|
março 14, 2007
Inscrições e informações para o artista: 16ª Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil
16ª Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil
Eixos: Investigações Contemporâneas, Novos Vetores e Estado da Arte
Inscrições prorrogadas até 20 de abril de 2007
ATENÇÃO: Somente serão aceitos trabalhos que chegarem ao local de inscrição até 20 de abril de 2007
Associação Cultural Videobrasil
16ª Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil
Av. Imperatriz Leopoldina 1150, Vila Leopoldina, São Paulo - SP
CEP: 05305-002
11-3645 -0516 ou info@videobrasil.org.br
www.videobrasil.org.br
16ª Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil: 1º a 25 de outubro de 2007, no SESC Avenida Paulista, São Paulo
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS: Um júri especializado premiará um número a ser definido de obras ao final do Festival. Fica a critério do júri oferecer ainda menções especiais
GANHO PARA SELECIONADOS: Todas as obras que forem premiadas ou receberem menções no Festival serão incluídas no programa Itinerância Videobrasil 2008-2009, que viajará, nesse período, para locais de exibição no Brasil e no exterior.
GANHO PARA INSCRITOS: nenhum
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- As obras em vídeo devem ser submetidas em fitas VHS ou em DVD (NTSC ou PAL) + CD com de 3 a 5 fotos da obra e 1 foto do artista, em PB ou cor. As fotos devem estar em arquivo JPEG, ter 24 x 15 centímetros e resolução alta (300 dpi).
Atenção: nos materiais enviados de fora do Brasil, escrever na embalagem, de forma visível: FITA DE VÍDEO PARA FESTIVAL DE CARÁTER CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS. Para evitar problemas na alfândega, não declarar valor superior a R$ 5 (cinco reais) pelo pacote.
DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS: sem especificação
EXPOSIÇÃO
Todas as obras que forem premiadas ou receberem menções no Festival serão incluídas no programa Itinerância Videobrasil 2008-2009, que viajará, nesse período, para locais de exibição no Brasil e no exterior. Outras obras selecionadas poderão ser incluídas no mesmo programa, a critério da curadoria.
CESSÃO DE DIREITOS
Os selecionados serão convidados a ceder à Associação Cultural Videobrasil os direitos de transmissão, difusão, arquivo, uso de trechos para fins promocionais e por serviços de mídia digital (Internet, CD-ROM, DVD) incidentes sobre seus trabalhos
Regulamento
REQUISITOS
Serão aceitas obras produzidas a partir de maio de 2005 por artistas nascidos nos países da América Latina, Caribe, África, Sudeste Asiático, Europa do Leste, Oriente Médio e Oceania.
Não serão aceitas obras de conteúdo institucional, promocional e publicitário.
Ineditismo
Não serão aceitas obras que tenham participado de outros festivais no Estado de São Paulo.
Número de obras
Cada participante poderá submeter até 3 (três) obras, mas o Festival selecionará, no máximo, uma obra por autor.
INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita. A obra deve ser enviada pelo correio para o local de inscrição, nos formatos indicados no formulário de inscrição, acompanhada de todos os itens listados em Materiais e documentos. Trabalhos inscritos não serão devolvidos.
Formulário de inscrição
O Formulário de Inscrição pode ser preenchido e submetido on-line. Nesse caso, o envio gerará automaticamente um protocolo. O candidato deve imprimir o protocolo, assiná-lo e anexá-lo ao material a enviar.
Também é possível imprimir o Formulário de Inscrição e preenchê-lo à mão. Basta completar todos os campos, assinar o Formulário e anexá-lo ao material a enviar.
Só serão consideradas inscritas as obras que chegarem acompanhadas do protocolo (no caso de inscrições on-line) ou do Formulário de Inscrição impresso, além dos demais materiais aqui estabelecidos.
Prazo
Somente serão aceitos trabalhos que chegarem ao local de inscrição até 20 de abril de 2007.
Formatos
As obras em vídeo devem ser submetidas em fitas VHS ou em DVD (NTSC ou PAL). A organização do Festival não se responsabiliza por eventuais danos de transporte.
Materiais e documentos
Apenas serão considerados inscritos os trabalhos que chegarem ao local de inscrição acompanhados dos seguintes materiais:
* + Protocolo assinado (nos casos em que o Formulário for submetido on-line) ou Formulário de Inscrição impresso, com todos os campos preenchidos e assinado.
* + CD com de 3 a 5 fotos da obra e 1 foto do artista, em PB ou cor. As fotos devem estar em arquivo JPEG, ter 24 x 15 centímetros e resolução alta (300 dpi).
* + 1 cópia do Curriculum Vitae do(s) autor(es), contendo endereço, telefone e e-mail atualizados, em arquivo digital (cópia impressa opcional).
Local
As obras, materiais e documentos devem ser enviados para:
Associação Cultural Videobrasil
16ª Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil
Av. Imperatriz Leopoldina, nº 1150
Vila Leopoldina, São Paulo - SP
Brasil - CEP: 05305-002
Atenção: nos materiais enviados de fora do Brasil, escrever na embalagem, de forma visível: FITA DE VÍDEO PARA FESTIVAL DE CARÁTER CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS. Para evitar problemas na alfândega, não declarar valor superior a R$ 5,00 (cinco reais) pelo pacote.
SELEÇÃO
Parte das obras inscritas serão selecionadas, a critério do Festival, para integrar um dos três segmentos da mostra competitiva Panoramas do Sul: Investigações Contemporâneas, Novos Vetores e Estado da Arte.
Divulgação
Os resultados da seleção serão divulgados na primeira semana de junho de 2007, no site www.videobrasil.org.br.
Materiais extras
A todos os selecionados será solicitado:
* + 1 trailer de 30 segundos da obra.
* + Lista de diálogos em português, espanhol ou inglês.
Cessão de direitos
Os selecionados serão convidados a ceder à Associação Cultural Videobrasil os direitos de transmissão, difusão, arquivo, uso de trechos para fins promocionais e por serviços de mídia digital (Internet, CD-ROM, DVD) incidentes sobre seus trabalhos. As cópias das obras selecionadas ficarão em propriedade da Associação Cultural Videobrasil, como parte do acervo histórico do Festival, e poderão ser acessadas gratuitamente pelo público.
PRÊMIOS
Um júri especializado premiará um número a ser definido de obras ao final do Festival. Fica a critério do júri oferecer ainda menções especiais. O júri é soberano e sua decisão, final e irrevogável.
ITINERÂNCIA 2008-2009
Todas as obras que forem premiadas ou receberem menções no Festival serão incluídas no programa Itinerância Videobrasil 2008-2009, que viajará, nesse período, para locais de exibição no Brasil e no exterior. Outras obras selecionadas poderão ser incluídas no mesmo programa, a critério da curadoria.