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junho 2, 2006
Inscrições e Informações para o artista: Temporada de Projetos 2007-2008 no Paço das Artes, São Paulo
Temporada de Projetos 2007-2008
Comissão de seleção: Ivo Mesquita, Kiko Goiffman e Jurandir Muller (Paleo TV), Vitória Daniela Bousso, Diretora do Paço das Artes, Juliana Monachesi, Cauê Alves e Daniela de Castro e Silva (grupo de críticos da instituição)
Inscrições de 15 de junho a 22 de setembro de 2006
Paço das Artes
Av. da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP 05508-040
11-3814-4832 ou pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br
www.pacodasartes.sp.gov.br/tempo.htm
Segunda a sexta, 14-18h
Regulamento e ficha para impressão: www.pacodasartes.sp.gov.br/edital.doc
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS PARA SELECIONADOS:
- a exposição, sem pró-labore
CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Cabe ao Paço das artes oferecer equipe de montagem para assistência ao artista, convite, folder e/ou catálogo (definido a critério da Instituição), coquetel de abertura e divulgação por meio de assessoria de imprensa
GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM
CUSTOS OPERACIONAIS:
- Um projeto de exposição para o Paço das Artes, material visual fotográfico (em papel) e em cores de no mínimo 5 (cinco) trabalhos recentes, sendo imprescindível que cada imagem esteja devidamente identificada. As imagens poderão ser encaminhadas também em CD-Rom (arquivos formatados para leitura somente em PC). No caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitas somente fitas no formato VHS/NTSC e DVDs editados com tempo máximo de duração de 15 minutos.
DEVOLUÇÃO PARA SELECIONADOS E NÃO-SELECIONADOS:
- O Paço das Artes não se compromete a devolver os portifólios, que permanecerão à disposição dos inscritos pelo período de três meses após a seleção. Após esse prazo, o Paço das Artes dará aos mesmos o encaminhamento que melhor aprouver à instituição.
SEGURO, TRANSPORTE, ENVIO E REGRESSO DAS OBRAS, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ESPECIAIS
- os encargos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras, bem como de materiais específicos para montagem
- fornecer equipamentos e materiais especiais, eventualmente previstos e não disponíveis no Paço das Artes. A instituição apoiará fornecendo cartas e auxiliando nos contatos e nas negociações.
- os encargos de confecção de material para a peça gráfica e divulgação da mostra (fotografias, cromos etc.), dentro das normas especificadas pelo Paço das Artes.
REGULAMENTO
1. INSCRIÇÃO
1.1.O Paço das Artes, órgão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, abre inscrições para sua Temporada de Projetos 2007-2008, abrangendo as modalidades de pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, fotografia, instalação, performance, happening, intervenções e obras que criem interfaces com mídias eletrônicas e digitais, como videoinstalações, CD-Rom, DVD-Rom, ambientes imersivos e interativos, fotografia digital, NET.arte e software art (a partir do 2o semestre de 2006, haverá um espaço reservado no site da instituição para exposições online no intuito de viabilizar tais práticas artísticas).
1.2.Nesta edição serão aceitas inscrições de projetos de exposições individuais ou de grupos de artistas, bem como de curadores emergentes.
1.3. Projetos de curadoria deverão ser enviados com memorial descritivo de até no máximo 3 laudas (3.600 toques), incluindo currículo do proponente, linha conceitual da proposta, obrigatoriamente de cunho contemporâneo. O número de artistas para projetos de curadores limita-se ao espaço de 200m2. O Paço das Artes oferece equipe de montagem, convite, folder e/ou catálogo (definido a critério da instituição), coquetel de abertura e divulgação por meio de assessoria de imprensa. O texto referente à curadoria será executado pelo curador selecionado.
1.4. No caso de projetos de exposições individuais ou de grupos de artistas, o Paço das Artes oferece um espaço de até 80 m2 para cada projeto selecionado, equipe de montagem para assistência ao artista, convite, folder e/ou catálogo (definido a critério da Instituição), coquetel de abertura e divulgação por meio de assessoria de imprensa. Os textos referentes aos artistas e sua produção serão executados por autores indicados pelo Paço das Artes, ficando excluída a possibilidade de publicação de texto sobre o artista executado pelo mesmo.
1.5. A proposta museográfica da mostra e a montagem do conjunto apresentado serão definidas pela equipe do Paço das Artes, em diálogo com os artistas e críticos.
1.6.Os portifólios deverão conter:
1.6.1 Um projeto de exposição para o Paço das Artes, material visual fotográfico (em papel) e em cores de no mínimo 5 (cinco) trabalhos recentes, sendo imprescindível que cada imagem esteja devidamente identificada (título e dimensões da obra, data e demais dados que se façam necessários). As imagens poderão ser encaminhadas também em CD-Rom (arquivos formatados para leitura somente em PC). Não serão consideradas imagens em slides. No caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitas somente fitas no formato VHS/NTSC e DVDs editados com tempo máximo de duração de 15 minutos.
1.6.2 Currículo sucinto do artista, resumindo sua trajetória, acompanhado de memorial descritivo e/ou conceitual do projeto de até no máximo 2 laudas (2.200 toques). Se no decorrer do período que antecede a exposição houver mudanças substanciais no projeto aprovado, ficará a critério da direção do Paço das Artes decidir por sua realização.
1.6.3 O material especificado deve estar contido em envelope ou embalagem apropriada, com o nome do artista, devendo ser dirigido a:
Paço das Artes / Produção
Temporada de Projetos 2007-2008
Av. da Universidade, 1 - Cidade Universitária
São Paulo-SP - CEP 05508-040
1.7.Os portifólios, acompanhados de ficha de inscrição devidamente preenchida, deverão ser enviados por correio ou entregues pessoalmente de 15 de junho a 09 de agosto de 2006, inclusive. No caso de inscrições realizadas diretamente no Paço das Artes, os candidatos deverão se dirigir a esta instituição de segunda a sexta-feira, no período das 14:00 às 18:00 horas.
1.8.O artista poderá inscrever-se tanto com propostas individuais como em grupo.
1.9.O artista poderá inscrever-se em mais de uma modalidade; poderá, também, inscrever projetos que integrem mais de uma linguagem.
1.10.Nesta edição, a decisão da participação de artistas que já integraram a Temporada de Projetos 2005-2006 será ponderada pelo júri de seleção.
1.11. Não poderão inscrever-se membros da comissão organizadora, do júri de seleção e funcionários do Paço das Artes.
1.12.O Paço das Artes não se compromete a devolver os portifólios, que permanecerão à disposição dos inscritos pelo período de três meses após a seleção. Após esse prazo, o Paço das Artes dará aos mesmos o encaminhamento que melhor aprouver à instituição.
1.13.O período de inscrição é de 15 de junho a 09 de agosto de 2006.
1.14.O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste regulamento.
1.15.Serão rejeitadas inscrições que não atendam aos termos deste regulamento.
2. SELEÇÃO
2.1. A seleção será realizada por comissão composta por Ivo Mesquita, Kiko Goiffman e Jurandir Muller (Paleo TV), além de Vitória Daniela Bousso, Diretora do Paço das Artes. Contará, ainda, com integrantes do grupo de críticos da instituição, Juliana Monachesi, Cauê Alves e Daniela de Castro e Silva.
2.2.A seleção se dará no período de 9 a 11 de outubro de 2006.
2.3.A divulgação dos selecionados ocorrerá durante o mês de novembro, no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no site do Paço das Artes www.pacodasartes.sp.gov.br. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone. Também será enviada nota à imprensa com o resultado da seleção.
2.4.As mostras dos artistas selecionados serão organizadas de acordo com programação definida pelo Paço das Artes. Os artistas realizarão exposições individuais em espaço coletivo, no decorrer dos anos de 2007 e 2008.
3.AOS ARTISTAS SELECIONADOS CABERÃO AS SEGUINTES OBRIGAÇÕES
3.1.Os encargos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras, bem como de materiais específicos para montagem.
3.2.Fornecer equipamentos e materiais especiais, eventualmente previstos e não disponíveis no Paço das Artes. A instituição apoiará fornecendo cartas e auxiliando nos contatos e nas negociações.
3.3.Os encargos de confecção de material para a peça gráfica e divulgação da mostra (fotografias, cromos etc.), dentro das normas especificadas pelo Paço das Artes.
3.3.Aos artistas selecionados é obrigatória a assinatura do termo de compromisso com o Paço das Artes. A não assinatura implica no cancelamento da exposição.
3.4.O(s) expositor(es) contarão com prazo de 5 (cinco) dias para montagem dos trabalhos e mais 5 (cinco) para desmontagem dos mesmos. Com o término do período de desmontagem cessa a responsabilidade do Paço das Artes sobre os mesmos, que poderão ser, a critério da Instituição, deslocados para um depósito.
3.5.Os artistas participantes deverão obter autorização para utilizar, dentro da abrangência prevista neste regulamento, quaisquer obras intelectuais e artísticas de terceiros que eventualmente estejam incluídas ou adaptadas, de qualquer forma, em suas criações. O artista selecionado colocará à disposição do Paço das Artes as referidas autorizações a qualquer tempo. A não apresentação da documentação dentro do prazo solicitado poderá acarretar na desclassificação do candidato. Em caso de contestação o artista ficará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas vinculadas ao Paço das Artes de qualquer responsabilidade a respeito.
4.DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1.As imagens das obras selecionadas poderão ser utilizadas para divulgação em quaisquer meios de comunicação a critério do Paço das Artes.
4.2.Os esclarecimentos referentes à Temporada de Projetos serão prestados pelo telefone 3814-4832, das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br
4.3.Casos omissos serão resolvidos pela diretoria do Paço das Artes.
Este edital e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis também no formato folder em instituições e galerias de arte de São Paulo.