|
novembro 17, 2005
Curso de Pós-Graduação do Instituto de Artes / UNB - Inscrições
Curso de Pós-Graduação do Instituto de Artes / UNB - Inscrições
Inscrições até 7 de dezembro de 2005
Instituto de Artes da UnB - Prédio SG 01
Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Artes Visuais
Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília - DF, 70.910-900
Inscrições: segunda a sexta, 10-12h e 14-17h30
www.unb.br
Edital para Inscrições e Seleção de Candidatos ao Curso de Pós-Graduação do Instituto de Artes/ Universidade de Brasília do ano de 1º/2006.
1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Arte do Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), no uso de suas atribuições, considerando a aprovação da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Arte, na sua reunião do dia 13 de outubro de 2005 de acordo com os termos do Regulamento do Programa e as exigências da Resolução CEPE 91/2004, torna público o processo de seleção de candidatos(as) ao Curso de Pós-graduação em Arte, em nível de Mestrado, nos termos estabelecidos neste Edital.
2. Das Vagas:
Estão abertas 30 (trinta) vagas para o Curso de Mestrado na Área de concentração: Arte contemporânea.
3. Das Linhas de Pesquisa do Mestrado
Os(as) candidatos(as) deverão, no ato da inscrição, escolher uma dentre as Linhas de Pesquisa do Programa: Arte e Tecnologia, Poéticas Contemporâneas, Processos Composicionais para a Cena, Teoria e História da Arte - vinculadas à Área de Concentração: Arte Contemporânea.
4. São Professores Orientadores da Pós-Graduação em Arte:
1. Elisa de Souza Martinez
2. Elyeser Szturm
3. Fernando Antônio Pinheiro Villar de Queiroz
4. Lygia Maria M. Sabóia
5. Marcus Mota
6. Maria Beatriz de Medeiros
7. Maria Eurydice de Barros Ribeiro
8. Nelson Maravalhas Junior
9. Pedro Alvin
10. Roberta K. Matsumoto
11. Silvia Adriana Davini
12. Sílvio Perini Zamboni
13. Soraia Maria Silva
14. Suzete Venturelli
15. Tânia Fraga
16. Vicente Martinez Barrios
5. Das Inscrições
As inscrições serão feitas, em dias úteis, de 07 de novembro a 07 de dezembro de 2005, das 10h às 12h e de 14h às 17h 30min, na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UnB, Prédio SG 01, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70.910-900, Brasília (DF).
Todos os documentos, abaixo listados, devem ser autenticados ou acompanhados do original (que será devolvido no ato da inscrição, após confirmação de autenticidade da cópia fornecida). Ao inscrever-se na Seleção para o Mestrado em Arte, o(a) candidato(a) estará reconhecendo as normas estabelecidas neste edital. Aqueles(as) que não puderem comparecer à Secretaria da Pós-Graduação em Arte poderão inscrever-se por procuração ou por correspondência, até 07 de dezembro de 2005, via SEDEX (nesse caso, toda a documentação deverá estar autenticada). O comprovante da data da postagem será o carimbo do correio.
5.1. Da Homologação
A homologação das inscrições do Mestrado em Arte será divulgada no dia 12 de dezembro às 14 horas, na Secretaria da Pós-Graduação do VIS/IdA/UnB.
6. Dos Documentos Exigidos para a Inscrição na Seleção ao Mestrado em Arte:
a)Ficha de inscrição preenchida, obtida na Secretaria de Pós-Graduação ou no endereço eletrônico http://www.unb.br/dpp/editais.htm;
b)Projeto de Pesquisa (em cinco vias);
c)Cópia do Diploma de Graduação autenticado;
d)Currículo Lattes (disponível para download e preenchimento no endereço http://lattes.cnpq.br) em cinco vias. Recomenda-se que neste conste um endereço de e-mail válido;
e)Cópia do documento de identidade,CPF, título de eleitor e comprovante da última votação. Todos os documentos devem ser autenticados ou as cópias devem ser apresentadas com seus respectivos originais;
f)Documentação relativa à produção artística ou teórica do(a) candidato(a).
7. Da Seleção:
O Processo de Seleção constará de quatro etapas:
1ª Avaliação escrita do Conteúdo Específico da Linha de Pesquisa escolhida pelo(a) candidato(a). A bibliografia referente a esta avaliação encontra-se no item 14.
2a Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Estrangeira: inglês ou francês. A prova consistirá de interpretação de texto da área e as respostas serão elaboradas em língua portuguesa. Será permitido o uso de dicionário por 30 minutos.
3ª Análise do Projeto e do Currículo.
4ª Argüição Oral. A argüição será realizada no período estipulado no cronograma
item 10.
8. Do Calendário e Local da Seleção
A Seleção será feita no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Prédio SG-01, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília (DF).
A etapa de avaliação Escrita de Conteúdo Específico será realizada no dia 13 de dezembro de 2005. A prova terá duração máxima de 2 (duas) horas. Não será permitido qualquer tipo de consulta. O resultado da prova será divulgado na Secretaria de Pós-Graduação do VIS/IdA, no dia 14 de dezembro de 2005, às 14 horas.
A Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Estrangeira será realizada no dia 15 de dezembro de 2005, às 9 horas. A prova terá duração máxima de 2 (duas) horas. O(a) candidato(a) poderá consultar dicionário durante os primeiros 30 minutos desta. O resultado da prova será divulgado na Secretaria de Pós-Graduação do VIS/IdA, no dia 16 de dezembro de 2005, às 9 horas.
A Análise dos Projetos e dos Currículos estará condicionada à aprovação do(a) candidato(a) na Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Estrangeira. O resultado da avaliação dos Projetos e dos Currículos será divulgado na Secretaria de Pós-Graduação doVIS/IdA, no dia 16 de dezembro de 2005, às 17 horas.
A Argüição Oral acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro de 2005, distribuída em diferentes horários entre 9h e 18h. Estes horários serão divulgados juntamente com o resultado da Análise de Currículos e Projetos de Pesquisa.
O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro de 2005 às 10 horas, e afixado na Secretaria de Pós-Graduação do VIS/IdA.
9. Da Avaliação
Todas as etapas serão eliminatórias.
Nas quatro etapas serão atribuídas notas de zero a dez, exceto à Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Estrangeira.
A atribuição de nota inferior a 5,0 (cinco) na Prova Escrita de Conteúdo Específico elimina o(a) candidato(a), impedindo-o(a) de continuar no processo de seleção. O mesmo critério aplica-se à Análise do Projeto e do Currículo, e à Argüição Oral. O(a) candidato(a) que não comparecer às provas e à Argüição Oral será considerado(a) como tendo desistido da seleção.
A nota final do(a) candidato(a) será resultante da média ponderada das notas obtidas a partir da Análise do Projeto e do Currículo (peso 2), da Argüição Oral (peso 1), e da Prova Escrita de Conteúdo Específico (peso 1). Serão aprovados(as) os(as) candidatos(as) com as mais altas médias finais.
Para fins de desempate serão consideradas, pela ordem, a nota da Análise do Projeto e do Currículo e a nota da Argüição Oral.
A Comissão de Seleção será composta por cinco professores do Programa de Pós-Graduação em Arte.
10. Do Projeto de Pesquisa:
O projeto de pesquisa deverá respeitar rigorosamente a seguinte estrutura:
· Título;
· Introdução;
· Objetivos;
· Justificativa;
· Metodologia;
· Plano de Trabalho
· Cronograma
· Referências bibliográficas.
O Projeto deverá ser elaborado e apresentado em cinco vias, com o mínimo de 8 e o máximo de 10 laudas, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, observadas as normas da ABNT. Na capa do projeto deverá ser indicado o nome do candidato e titulo do projeto. Não incluir anexos.
Cada projeto será avaliado pela Comissão de Seleção, que atribuirá uma nota entre 0 e 10.
11. Da Avaliação escrita de Conteúdo Específico
A Prova Escrita de conteúdo específico consistirá de uma questão dissertativa relativa a Linha de Pesquisa escolhida pelo(a) candidato(a). O(a) candidato(a) deverá demonstrar conhecimento e capacidade de análise crítica no desenvolvimento da questão. No caso de candidatos estrangeiros, nesta etapa será avaliado, ainda, o domínio deste em língua portuguesa.
12. Da Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Estrangeira
A Prova de Interpretação e Compreensão de texto em Língua Estrangeira consistirá na leitura e compreensão de um texto, nos idiomas inglês ou francês. O aspecto a ser avaliado será a capacidade de compreensão de texto, na língua estrangeira escolhida, através de respostas em língua portuguesa.
13. Da Análise de projetos, de currículos.
· O projeto deverá ser apresentado conforme item 9 deste edital. Serão avaliados os seguintes aspectos: apresentação, formulação de objetivos, metodologia, coerência e relação com a proposta acadêmica do programa; plano de trabalho e cronograma.
O(a) Candidato(a) deverá apresentar um currículo que será avaliado segundo os seguintes critérios:
· Formação Acadêmica;
· Experiência Profissional;
· Produção Intelectual ou Artística.
14. Da Argüição Oral
O(a) Candidato(a) deverá ser argüido oralmente pela Comissão de Seleção composta por cinco professores do Programa de Pós-Graduação em Arte.
Na arguição, o(a) Candidato(a) deverá destacar a compatibilidade do Projeto com uma das Linhas de Pesquisa do Programa, bem como suas qualidades e condições teóricas e práticas para a concretizá-lo.
15. Bibliografia
15.1. Arte e Tecnologia
BURREAUD, Annick e MAGNAN, Nathalie. Connexions. Art, réseaux, media. Paris: ed. Ëcole Nationale Supérieure des Beaux-arts, 2002.
DOMINGUES, Diana. (Org.) A arte do século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
---------- Arte e vida no século XXI. São Paulo: ed. UNESP, 2003.
LEMOS, André. "Cyborgização da Cultura Contemporânea". In: http://www.facom.ufba.br/pesq./cyber/lemos/cyborg.html (05/01/2004).
LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: EDUSP, 1993.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974.
PARENTE, André. (Org.). Imagem-Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
VENTURELLI, Suzete. Arte. Espaço_tempo_imagem. Brasília: ed. UnB, 2004.
VIRILIO, Paul, A máquina de visão. Do fotograma à videografia, holografia e infografia(computação eletrônica): a humanidade na "era da lógica paradoxal". Ed. José Olympio, Rio de Janeiro, 1994 (1988).
WIENER, Norbert. Cibernética e Sociedade: O uso humano dos seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1954.
15.2. Poéticas Contemporâneas
BAUDRILLARD, Jean, "Photography, or the writing of light 1", CTHEORY, vol.23, no 1-2, article 83 04/12/2000. www.ctheory.com
BOURRIAUD, Nicalos. Esthétique relationnelle. Paris: ed. Lês presses du réel, 1998.
CABANNE, Pierre. Duchamp & Co. Paris: Terrail, 1997.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus. 1990.
HALL, Doug, FIFER, Sally Jo, Illuminating Video. An essential guide to video art, Aperture/BAVC, 1990. Capítulos : 51-70: história; 153-167 e 205-209: vídeo-instalação; 226-241: feminismo; 249-258: crítica, cultura, apropriação.
MEDEIROS, Maria Beatriz (org.) Arte e tecnologia na cultura contemporânea. Brasília: ed. Pós-graduação em Arte da UnB, 2001.
---------- A arte pesquisa, volumes 1 e 2. Brasília: ed. Pós-graduação em Arte da UnB, 2003.
---------- Arte em pesquisa, volumes 1 e 2. Brasília: ed. Pós-graduação em Arte da UnB, 2004.
---------- revista COMA 1. Brasília: ed. Pós-graduação em Arte da UnB, 2004.
TADEU, Tomaz. Deleuze o o currículo. Goiânia: FAV-UFG. 2004.
15.3. Processos Composicionais para a Cena
CARLSON, M. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.
---------- Performance: a critical introduction. Londres & New York: Routledge, 1996
CARREIRA, A.L.A., VILLAR, F., GRAMMONT, G. ROJO, S. Mediações performáticas latino-americanas II. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: ed. Perspectiva, 2002.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch. Dança-teatro. Repetição e transformação. São Paulo: ed. Huicitec, 2000.
GOLDBERG, Roselee. Performance art. Londres, New York: Thames & Hudson, 1988.
PAVIS, P. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 1999.
---------- Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SPANGHERO, Maíra. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
15.4. Teoria e História da Arte:
AMARAL, A Arte para quê: a preocupação social na arte brasileira, 1930/1970. São Paulo: Nobel,1984.
ARGAN, G.C. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
BAZIN, G. História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FRANCASTEL, P. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GOMBRICH, E. H. Norma e forma. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
HAUSER, A. Arte e sociedade. Lisboa: Presença, 1984.
NAVES, R. A. A forma difícil: ensaios sobre a arte brasileira. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva,1979.
WÖLFFLIN, H. Conceitos fundamentais da História da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZANINI, Walter (org.) História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983,2v.
15.5. A bibliografia deve constituir uma referência do conhecimento que a Banca Examinadora espera do(a) candidato(a). A Banca Examinadora não é obrigada a retirar a questão dissertativa da Prova Escrita literalmente da referida bibliografia. A questão pode ser correlata à bibliografia supra citada.
16. Disposições Finais
A inscrição na Seleção somente será efetivada após o atendimento, pelo(a) candidato(a), das exigências do item 3 deste Edital. Todos(as) os(as) candidatos(as), no ato da inscrição, devem tomar ciência e aceitar por escrito todos os itens deste Edital.
A divulgação dos resultados de todas as etapas será afixada no quadro de avisos da secretaria de Pós-Graduação.
Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:
· Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.
· Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste edital.
· Não confirmar a sua participação no programa, em caso de aprovação.
· Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos.
A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do Programa por um período de até 3(três) meses após divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope, endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio.
Dos(as) candidatos(as) portadores(as) de documentos expedidos por instituições estrangeiras será exigida, a critério da Comissão, a tradução dos mesmos para a língua portuguesa feita por tradutor juramentado.
À luz do presente edital, pedidos de reconsideração e recursos podem ser interpostos em um prazo de 2(dois) dias úteis a partir da divulgação do resultado final. São cabíveis pedidos de consideração à Comissão de Seleção, além de recursos ao o Colegiado de Pós-Graduação e á Câmara de Pesquisa de Pós-Graduação. Ao Colegiado do Programa e somente serão cabíveis recursos por vício de forma.
O Programa oferece bolsas da CAPES cuja concessão se efetuará em função da disponibilidade das mesmas e segundo critérios definidos pelas agências de fomento e pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.
O registro dos(as) candidatos(as) junto à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) será feito de acordo com o calendário afixado pela mesma.
O registro de alunos(as) que tenham qualquer matrícula ativa na UnB só será efetivado se o(a) mesmo(a) solicitar desligamento do curso ao qual se encontre vinculado(a).
Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação do Mestrado em Arte do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, ouvida a Comissão de Seleção.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Nome:
Data de Nascimento: Naturalidade:
Identidade: CPF: Estado Civil:
Endereço:
CEP: Cidade: Estado
Telefone: Fax: E-Mail:
Estudos Superiores:
Universidade ou Escola Curso Início Término Grau obtido:
_______________, ______ de _____________ de 2005.
Declaro conhecer e aceitar p edital de seleção de alunos da Pós-graduação em Arte/UnB para o primeiro semestre de 2006.
Assinatura: ______________________________________________
PARA INSCRIÇÃO À SELEÇÃO NO MESTRADO EM ARTE, APRESENTE EM ANEXO:
( ) Ficha de inscrição preenchida;
( ) Projeto de Pesquisa em 5 (cinco) vias;
( ) Cópia do Diploma de Graduação autenticada;
( ) Currículo em 5 (cinco) vias;
( ) Cópia do documento de identidade e do CPF com apresentação do original, ou autenticados;
( ) Carta do candidato ao Programa, contendo o tempo e os meios de que dispõe para cursar a Pós-Graduação;Apresentação imagética relativa à produção artística;
Caros Srs.
sou professora da Universidade Federal de Uberlândia, históriadora e mestre em educação. Tenho interesse em participar do processo de seleção do Mestrado em Arte e Poética Contemporâneas. Como o prazo está exíguo, gostaria de receber informaçõs se UnB faz proceso seletivo para o segundo semestre. Diante do interesse, aguardo resposta.
Atenciosamente
Professora Lucinete Araújo