|
abril 14, 2005
MEMEFEST - inscrições abertas
MEMEFEST
Festival Internacional de Comunicação Radical
Inscrições até 20 de Maio de 2005
www.memefest.org/brasil
www.memefest.org
Idéias, perguntas ou colaboração com paulo.hartmann@memefest.org
Como resultado de nossa cultura globalizada, o MEMEFEST - FESTIVAL INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO RADICAL, tem por objetivo apoiar trabalhos e manifestações relacionadas à contra-cultura, discutir e estimular o pensamento crítico a respeito da relação entre arte, sociologia e comunicação. Criado na Eslovênia em 2001, hoje, o MEMEFEST é um dos mais importantes Festivais Internacionais de Comunicação Radical do mundo (com a participação efetiva de mais de 36 países), e gostaria de estender o convite a todos os estudantes e profissionais brasileiros das áreas de comunicação, arte, design e estudos sociais para que participem de sua 4ª edição.
Categorias
Artes Visuais
A categoria "Artes Visuais" esta relacionada à produção de trabalhos estáticos ou interativos, baseados na interpretação da "Carta de Comunicação dos Povos" ("The People's Communication Charter"), a proclamação insistente de uma sociedade utópica onde todos os cidadãos têm igual acesso à comunicação.
Além...
A categoria "Além", pede aos participantes, uma resposta ao mesmo texto indicado na categoria de "Artes Visuais", (Carta de Comunicação dos Povos - The People's Communication Charter), mas que cujo formato, rompa com as atuais convenções acadêmicas e estéticas da arte.
Comunicação" e "Sociologia
Estas categorias estão relacionadas a produção textual e pede aos participantes que redijam uma resposta ao um trecho do "Nowhere to Hide" ( "Sem Esconderijo" ), de Douglas Rushkoff , que questiona as tentativas subversivas publicitárias.
Júri e Seleção de Trabalhos
Todos os trabalhos enviados ao MEMEFEST serão avaliados e julgados de forma aberta. Este ano a comissão de jurados internacionais conta com a participação de 20 acadêmicos, teóricos, pesquisadores e artistas de renomados para que contribuam com seus argumentos. Juntamente com a resposta do júri será enviado a cada participante um relatório de observações e contribuições a respeito de seu trabalho.
Jurados
Brian Holmes, Giselle Beiguelman, Howard Rheingold, Andrej kerlep, Marcus Bastos, Zala Volcic, Tanja Kamin, Rastko Mocnik, Tanja Rener, Lucas Bambozzi, Nikola Janovic, Claire Pentecost, Chris Habib, PK Langshaw, Paul Shoebridge, Matt Soar, Zdravko Papic, Tom Liacas, Cleber Cardoso, Katherine Moline.
Sabendo da repercussão e produção dos artistas, designers, pesquisadores, teóricos e ativistas brasileiros no circuito internacional o júri do MEMEFEST este ano conta com a participação e contribuição especial de:
Giselle Beiguelman
É professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, editora da seção novo mundo da revista eletrônica Trópico, colaboradora da Leonardo, Iowa Web Review e Cybertext e responsável pelo site do projeto Arte/Cidade, coordenado por Nelson Brissac. Foi a única brasileira listada na seleção The 50 Best , realizada pelo international/media/art/award 2003 , promovido pelo ZKM, pelo projeto Paisagem0 , desenvolvido a convite do SESC em parceria com Marcus Bastos e Rafael Marchetti, e é representada pela Galeria Vermelho (São Paulo).
Lucas Bambozzi
Foi artista residente no Centro CAiiA-STAR (atualmente Planetary Collegium, no Reino Unido), onde atualmente finaliza seu MPhil (Master of Philosophy). Tem escrito inúmeros artigos e críticas sobre arte eletrônica e digital em publicações e catálogos no Brasil e no exterior. Foi o curador de novas mídias do Sonar Sound e um dos coordenadores do Digitofagia, ambos em 2004.
Marcus Bastos
É professor da PUC-SP. Pesquisa literatura experimental, com foco em tecnologias digitais. Foi editor do WebPaisagem0 (http://www.sescsp.com.br/sesc/hotsites/paisagem0/) É membro do Preguiça Febril (http://pfebril.net/)
Cleber Cardoso
Professor dos cursos de Comunicação Social das Faculdades JK, ICESP e FACITEC, todas no Distrito Federal. Atua como designer gráfico em projetos brasileiros de cooperação internacional voltados para a educação como FUNDESCOLA e Escola Aberta - Ministério da Educação. Mestrando em Arte Tecnologia pela Universidade de Brasília - UnB, artista performático interessando nas relações entre a autoria, co-autoria e a não autoria.
MEMEFEST 2004 recebeu mais de 350 trabalhos inscritos, de 36 países, e neste ano esperamos ultrapassar esses números.
O Festival é completamente on-line e todos os textos e formulários de inscrição podem ser encontrados no:
www.memefest.org/brasil
www.memefest.org
Equipe MEMEFEST Brasil 2005