|
fevereiro 2, 2005
4ª Bienal de Cultura e Arte da UNE
4ª Bienal de Cultura e Arte da UNE
Inscrições até 12 de fevereiro de 2005
Secretaria da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE
Rua Anhanguera 484
Barra Funda São Paulo
01135-000 SP
Informações: cuca@une.org.br ou pelo telefone 11-3392-4505
www.une.org.br
4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE reunirá estudantes de todo continente
Entre os dias 25 de fevereiro a 02 de março, São Paulo - cidade que melhor sintetiza a diversidade cultural do país - será palco de um grande encontro com nossa América. Trata-se da Bienal de Arte e Cultura da UNE que, na sua 4ª edição traz o tema Soy Loco por ti, celebrando a união de artistas e estudantes de toda América Latina.
Inscrições de trabalhos - As inscrições (no Brasil) para as mostras - nas áreas de artes cênicas; cinema e vídeo, artes visuais; música; literatura; ciência e tecnologia - estão abertas até o dia 12 de fevereiro. Para participar, basta ter sido estudante do ensino superior no ano de 2004 e preencher a ficha disponível no site da UNE. O documento pode ser entregue pessoalmente ou enviado à Secretaria da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE (Rua Anhanguera, 484 - Barra Funda - CEP: 01135-000 - São Paulo).
Integração cultural - Além de fazer circular os bens culturais produzidos nas universidades, o principal objetivo da Bienal é promover uma ampla reflexão sobre as possibilidades de integração da América Latina, a partir do diálogo entre a cultura de seus povos. Neste ano, a Bienal da UNE acontece juntamente com o XIV Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes (CLAE), que ajudará a viabilizar a vinda de um grande número de participantes de outros países. "A idéia é buscar uma identidade comum e uma rede de trocas culturais entre as diversidades que compõem nosso continente", explica o presidente da UNE, Gustavo Petta.
Programação - A 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE será um grande festival de cultura latino-americana, contando com uma rica programação de mostras universitárias, mostras convidadas, debates, oficinas e apresentação de projetos desenvolvidos pelo poder público, pelas entidades estudantis, ONG's, sociedades científicas e universidades. Todos as noites haverá um grande show para encerrar as atividades do dia.
História - Com a realização da primeira Bienal em 1999, na cidade de Salvador, a UNE retomou seu papel de referência no cenário da produção cultural universitária, área em que sempre teve papel de destaque. A Bienal reuniu cerca de 5.000 estudantes, além de diversas personalidades do mundo acadêmico, científico e artístico, como os músicos Leline, Chico César e o grupo Racionais MC's.
A iniciativa se consolidou de vez em fevereiro de 2001, com a realização da 2ª Bienal da UNE, no Rio de Janeiro. Mais de 8.000 jovens participaram. Nesta edição, as presenças marcantes foram Augusto Boal, Ziraldo, Oscar Niemeyer, O Rappa e Tom Zé.
Já a Bienal realizada em Recife, em fevereiro de 2003, pela primeira vez passou a concentrar seus debates em torno de um tema específico. Naquele ano, a partir da temática "Um encontro com a cultura popular", a Bienal trouxe uma programação que discutiu a identidade e a diversidade cultural brasileira. A 3ª Bienal também consolidou um projeto que vêm sendo desenvolvido pela UNE: o Circuito Universitário de Cultura e Arte, chamado de CUCA. (www.une.org.br/cuca). Os nomes de destaque desta edição foram o ministro Gilberto Gil e escritor Ariano Suassuna.
Atividades da Bienal
Mostras Universitárias - Apresentação dos trabalhos selecionados de acordo com o regulamento da Bienal nas áreas de artes cênicas; cinema e vídeo, artes visuais; música; literatura; ciência e tecnologia. Oportunidade de divulgação dos jovens artistas, as mostras serão também o momento de se observar e traçar o panorama da produção cultural dentro das universidades latino-americanas.
Oficinas e Mini-cursos - Atividades em que os participantes terão contato com diversas formas de produção e expressão cultural. As oficinas terão cunho artístico e serão divididas em dois níveis: iniciação e aprimoramento. Os mini-cursos, ministrados por professores universitários, irão capacitar os inscritos para trabalharem com a temática da história artístico-cultural brasileira.
Grupos de trabalho permanentes - A organização desses grupos, com a participação de representantes de todos os países da América Latina, vai gerar um Fórum de Discussão permanente, que funcionará como comitê de articulação para a 5ª Bienal, em 2007.
Bienal Itinerante - O objetivo é que a Bienal não fique restrita aos espaços do evento e se relacione com a comunidade local. Serão realizadas atividades em diversos espaços da cidade, buscando uma intensa troca de experiência e interação com as expressões artísticas de São Paulo.
Os contatos com Secretaria da Bienal podem ser feitos pelo endereço eletrônico cuca@une.org.br ou pelo telefone (11) 3392.4505. Faça sua inscrição, arrume a mochila e leve sua criatividade.
Mais informações: Site oficial da UNE: www.une.org.br.
"São Paulo - cidade que melhor sintetiza a diversidade cultural do país"
esse cara jah viajou pra outro lugar entre os 7.000 km2 de extensao?
pelo amor de deus, eh muito umbiguismo!