|
outubro 21, 2004
28º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - Inscrições
Inscrições
28º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - Bolsa Pampulha
Inscrições até 30 de novembro de 2004
Museu de Arte da Pampulha
Av. Otacílio Negrão de Lima 16.585
Belo Horizonte MG
31-3277-7946
Regulamento e ficha de inscrição: www.pbh.gov.br
Realização: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Cultura, Museu de Arte da Pampulha e Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha.
O Museu de Arte da Pampulha, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e a Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha, tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para o 28º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/Bolsa Pampulha. As inscrições estão abertas de 8 de outubro a 30 de novembro de 2004 e devem ser feitas a partir do envio pelo correio da ficha de inscrição, original ou fotocopiada, devidamente preenchida e assinada. O regulamento do 28º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/Bolsa Pampulha, com ficha de inscrição anexa e orientação sobre a documentação exigida, encontra-se disponível no site www.pbh.gov.br, a partir do qual pode ser baixado, e está afixado no Museu de Arte da Pampulha, em escolas de arte e outras instituições ligadas às artes visuais.
A Bolsa Pampulha é um evento voltado para artistas emergentes ou em início de carreira. A intenção do projeto é criar maior engajamento do Museu com a produção emergente, propiciando, por sua vez, o contato do artista jovem com um amplo leque de leituras sobre sua obra.
O processo de seleção, de âmbito nacional, vai resultar na escolha de 10 artistas entre os inscritos para receber uma bolsa mensal de R$ 1.000, durante um ano. Ao longo deste período, o artista-bolsista receberá acompanhamento de críticos, curadores e artistas que, mensalmente, visitarão individualmente o bolsista visando a discussão e a troca de idéias sobre sua produção. Ao longo de 2005 o artista deverá fixar residência em Belo Horizonte, cidade onde acontecerá o processo de acompanhamento. Este processo culminará em uma exposição individual de cada artista selecionado, no ano de 2006, no Mezanino do Museu ou em espaços alternativos da instituição, paralelamente à programação do Museu.
Os nomes dos dez artistas selecionados serão anunciados no dia 12 de dezembro de 2004, quando será lançada uma publicação com o registro da primeira edição da Bolsa Pampulha, ocorrida no período de 2003-2004. Está prevista uma segunda publicação, a ser lançada no final de 2006, com o objetivo de documentar o processo desta que é a segunda edição da Bolsa.
A Bolsa Pampulha foi concebida como um desdobramento do Projeto Pampulha, parte do programa de exposições do Museu que se dedica a realizar exposições individuais de artistas em início de carreira. A iniciativa da Bolsa se afirma como uma alternativa inovadora ao modelo histórico do salão, que tem sua origem no século 19, e é uma iniciativa pioneira no Brasil.
O Museu de Arte da Pampulha é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte, dirigido por Priscila Freire e tem curadoria de Rodrigo Moura. Está instalado no antigo Cassino, parte do Conjunto arquitetônico da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer de 1940-42 encomendado pelo então prefeito Juscelino Kubitschek e marco da moderna arquitetura brasileira mid-century. O Museu dedica-se exclusivamente à arte contemporânea e é o único no Brasil que organiza, cura e produz todas as exposições que abriga. O atual programa de exposições tem como foco esculturas e instalações, em diálogo com a forte arquitetura do edifício, com ênfase na produção brasileira mais recente.
Jovens pintores,pintores desconhecidos,pintores tardiamente reconhecidos ou não,nada de ódio,revolta ou ilusão.vocês não terão chance!!
Nesta jovem arte moderna,concreta,neoconcreta,contemporânea,(SEM CHANCE)neste país,do terceiro mundo com a idade da monalisa,onde críticos,curadores e outros pensam e agem como a cinquenta anos atrás eles odeiam pintura e pintores,tirem retratos eles vão adorar.Não gastem seu dinheiro com potifólios.