|
julho 21, 2004
11º Salão da Bahia - Inscrições abertas
11º Salão da Bahia
Inscrições até 3 de setembro de 2004
11º Salão da Bahia
Av. Contorno s/nº Solar do Unhão
Salvador BA 40015-166
Informações: 71-329-0660
salao@mam.ba.gov.br
arte@mam.ba.gov.br
http://www.mam.ba.gov.br
Segunda a sexta, das 10 às 12h e das 14 às 17h30.
Taxa de inscrição: R$ 5
Dados Complementares para emissão de Nota Fiscal:
CGC do MAM-BAHIA: 13 266 325/0001-62
As inscrições deverão ser entregues diretamente na Secretaria do Salão ou remetidas pelo correio até a data limite da inscrição.
Cada artista terá direito a apenas uma inscrição em uma categoria, seja Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Objeto, Performance, Pintura, Vídeo e outras, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo em outra categoria.
A Comissão de Seleção examinará os dossiês e selecionará obras de, no máximo, 30 artistas Todos os artistas selecionados receberão Prêmio Participação no valor de R$ 1 mil. O 11º Salão da Bahia conferirá 6 prêmios aquisição, cada um no valor de R$ 15 mil.
CRONOGRAMA
Inscrição: 19 de julho a 3 de setembro de 2004
Seleção: 8 a 10 de outubro de 2004
Comunicação aos selecionados: 11 e 13 de outubro de 2004
Comunicação aos demais participantes: a partir de 13 de outubro de 2004
Recepção das obras selecionadas: de 13 a 29 de outubro de 2004
Premiação: 2 de dezembro de 2004
Período de exposição das obras: 3 de dezembro de 2004 a 20 de fevereiro de 2005
EDITAL
1. REALIZAÇÃO
1.1 - O 11º SALÃO DA BAHIA, instituído pelo Governo do Estado através de decreto, será realizado no MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA, no período de 3 de dezembro de 2004 a 20 de fevereiro de 2005.
2. INSCRIÇÃO
2.1 - A inscrição será no período de 19 de julho a 3 de setembro de 2004. É aberta a artistas brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no Brasil há mais de cinco anos. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 5 (cinco reais) que poderá ser paga pessoalmente no ato da inscrição ou enviada pelo correio junto ao material para a Seleção.
2.2 - A inscrição será feita em ficha própria ou fotocópia acompanhada do dossiê do artista. É imprescindível o completo preenchimento da mesma, datilografada ou em letra de forma. Só serão aceitas fichas de inscrição assinadas pelo artista ou pelo seu procurador através de instrumento específico.
2.3 - O dossiê é composto pela ficha de inscrição preenchida, currículo e fotos das obras. Não serão aceitos dossiês maiores que 21×33cm (formato A4 ou ofício). Recomendamos fotos tamanho 20x25cm ou fotocópias dos três trabalhos a serem apresentados. Todas as fotos e fotocópias deverão conter no verso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado e ano de execução. Não serão aceitos slides, cds ou cd-rooms. Fitas de vídeo só serão aceitas para inscrições nas categorias Vídeo ou Performance. Não serão aceitas obras no ato da inscrição.
2.4 - Só serão aceitas inscrições de obras inéditas, produzidas a partir de 2003. Serão automaticamente desclassificadas, obras que tenham participado ou venham a participar de outra mostra até o término do 11º SALÃO DA BAHIA.
2.5 - Cada artista terá direito a apenas uma inscrição em uma categoria, seja Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Objeto, Performance, Pintura, Vídeo e outras, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo em outra categoria.
2.6 - Para trabalhos realizados em grupo, o representante não poderá estar inscrito individualmente em outra categoria. A relação dos demais integrantes deverá constar em anexo.
2.7 - Deverão ser inscritos obrigatoriamente três trabalhos, todos os três de uma mesma categoria, cabendo às Comissões de Seleção e Premiação determinar quais deverão participar da mostra. Dípticos, trípticos e polípticos são considerados obras únicas. Para inscrição em Instalação, Vídeo ou Performance serão aceitos um ou dois trabalhos, sendo selecionado apenas um.
2.8 - Artistas que inscreverem Instalações ou obras que só serão montadas para a abertura do Salão deverão anexar ao dossiê os projetos das mesmas. Estes poderão ser utilizados, também, para reprodução em catálogo no caso de seleção.
2.9 - O artista disporá das seguintes medidas máximas para a apresentação dos trabalhos:
§ Obras bidimensionais - 5,00m ( cinco metros ) de largura e 2,00m ( dois metros) de altura para o conjunto das três obras.
§ Obras tridimensionais - 1,20m (um metro e vinte centímetros) de largura e de profundidade, por 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de altura cada peça.
§ Instalações - 10m² (dez metros quadrados) de área, por 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) de altura cada instalação.
§ Instalações de parede - 5,00m (cinco metros) de largura, por 2,00m (dois metros) de altura.
Obras que excederem essas especificações não serão aceitas.
2.10 - Vídeos (PAL-M ou NTSC) deverão ter no máximo 5 (cinco) minutos de duração e devem ser repetidos até o final da fita. Caso seja selecionado, o artista enviará obrigatoriamente, no mínimo, 2 (duas) cópias do trabalho para apresentação. Performances deverão ter duração máxima de 15 (quinze) minutos.
2.11 - Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, dos funcionários do Museu e do público em geral.
2.12 - Deverão ser anexadas à ficha de inscrição instruções para montagem das obras.
2.13 - As inscrições deverão ser entregues diretamente na Secretaria do Salão ou remetidas pelo correio endereçadas ao 11º SALÃO DA BAHIA, Av. Contorno s/n, Solar do Unhão Salvador BA 40015-166. Só serão aceitas inscrições postadas até o dia 3 de setembro de 2004, último dia de inscrição.
2.14 - É vetada aos membros das Comissões de Seleção e Premiação a inscrição no Salão. À Comissão Organizadora e aos funcionários do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia é permitida a inscrição sem, no entanto, concorrerem à premiação.
2.15 - A Comissão Organizadora do Salão rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos deste Regulamento.
2.16 - O ato da inscrição implica automática e plena concordância com as normas deste Regulamento.
3. SELEÇÃO
3.1 - A seleção dos trabalhos será realizada em etapa única por uma Comissão composta por número ímpar de jurados, quando será lavrada a ata da sessão, onde estarão fundamentados os critérios adotados.
3.2 - A seleção será feita através de fotos, fotocópias, projetos e vídeos.
3.3 - A Comissão de Seleção examinará os dossiês e selecionará obras de, no máximo, 30 (trinta) artistas.
3.4 - O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e jornais locais. Todos os artistas selecionados serão comunicados por telefone e internet nos dois primeiros dias úteis após a seleção. Os demais serão avisados do resultado por correspondência, quando será devolvido o material enviado para a Seleção.
3.5 - Todo o material de inscrição dos artistas selecionados não será devolvido.
3.6 - O material de inscrição dos artistas não selecionados só será devolvido pelo correio se vier acompanhado de envelope selado com valor suficiente para o envio. Os dossiês serão guardados por no máximo 60 dias após a Seleção. Terminado este prazo o Museu estará isento de responsabilidade sobre os mesmos, podendo dar-lhes o destino que lhe convier.
3.7 - Somente serão expostas as obras selecionadas, não sendo permitidas substituições ou modificações das mesmas após a seleção. As obras selecionadas que não estiverem de acordo com as dimensões informadas na ficha de inscrição serão automaticamente desclassificadas.
4. TRANSPORTE
4.1 - Os artistas selecionados não residentes em Salvador deverão enviar suas obras por conta própria ao Museu de Arte Moderna da Bahia, endereçadas ao 11º Salão da Bahia.
4.2 - A devolução das obras dos artistas não residentes em Salvador será realizada com frete a cobrar, por transporte aéreo escolhido pelo Museu. Caso o artista tenha uma transportadora de sua preferência deverá informar a Secretaria do Salão e contactar a empresa para retirar os trabalhos no MAM-BAHIA, até 15 dias úteis após o encerramento do 11º Salão.
4.3 - Recomendamos que as obras selecionadas sejam acondicionadas em embalagens resistentes (caixa de madeira, tubo de PVC ou similares), com instruções para reembalagem anexadas, já que sua devolução será feita com reaproveitamento das mesmas embalagens.
4.4 - Os artistas residentes em Salvador terão 15 (quinze) dias úteis, após o encerramento do Salão, para retirarem suas obras. A não-observância desse prazo acarretará aos mesmos despesas com a devolução por transportadora especializada (frete a cobrar).
4.5 - O MAM-BAHIA oferece condições adequadas para a mostra; entretanto é aconselhável que o artista faça seguro das obras selecionadas, uma vez que o Museu está isento de qualquer responsabilidade em caso de eventuais sinistros.
5. MONTAGEM
5.1 - Caberá exclusivamente à Comissão Organizadora o conceito da montagem do Salão.
5.2 - As obras selecionadas serão montadas pela equipe do MAM-BAHIA, exclusivamente nas salas de exposição do Museu.
I - Equipamentos e materiais especiais, necessários à apresentação da obra, serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.
II - Trabalhos selecionados que exijam montagens ou salas especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica do Museu.
III - Obras que eventualmente tenham sido danificadas durante o transporte para o 11º Salão só serão expostas se houver tempo hábil para seu restauro e se a devida cobertura das despesas for efetuada pelo responsável.
5.3 - Os artistas selecionados na categoria Performance arcarão com todas as suas despesas e deverão, obrigatoriamente, apresentar o trabalho ao vivo na abertura do Salão. No transcurso do evento, o trabalho será apresentado em vídeo, devendo o artista colocar à disposição do MAM-BAHIA, no mínimo, 2 (duas) cópias.
5.4 - O artista selecionado na categoria Instalação poderá acompanhar a montagem de sua obra no local determinado pela Comissão Organizadora, em data a ser comunicada posteriormente.
6. PREMIAÇÃO
6.1 - A Premiação será realizada por uma Comissão composta por número ímpar de jurados, quando será lavrada a ata da sessão onde estarão fundamentados os critérios adotados.
6.2 - O 11º SALÃO DA BAHIA conferirá 6 (seis) prêmios aquisição, cada um no valor de R$ 15 mil (quinze mil reais), pagos até a data do encerramento do 11º Salão.
6.3 - Todos os artistas selecionados receberão Prêmio Participação no valor de R$ mil (um mil reais), pagos até à data do encerramento do 11º Salão.
6.4 - Os artistas selecionados e os premiados receberão seus prêmios em agência bancária no Brasil, onde sejam titulares de conta corrente individual ou conjunta. Não será aceita conta poupança ou de parentes.
6.5 - O conjunto da obra premiada será integralmente incorporado ao acervo do Museu, com todo o equipamento e material que a compuserem.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 - As obras não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento do 11º Salão da Bahia.
7.2 - Imagens de todas as obras selecionadas poderão ser usadas pelo MAM-BAHIA para divulgação do 11º Salão em toda a mídia. A cessão dos direitos autorais incidirá sobre as obras premiadas que integrarão o acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia.
7.3 - As Comissões de Seleção e Premiação atuarão, desde a sua formação, até que sejam lavradas e assinadas as respectivas atas, quando serão automaticamente extintas.
7.4 - As decisões das Comissões de Seleção e Premiação são irretratáveis e irrecorríveis.
7.5 - Ficará a cargo da Comissão Organizadora qualquer deliberação posterior à extinção das Comissões de Seleção e Premiação.
7.6 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Por favor, onde encontro a ficha de inscrição para o salão da bahia? entrei no site do museu e não tem informação tambem.obrigado
Posted by: nelson wilbert at julho 23, 2004 10:15 AMOI !... GENTE DO CANAL ... GOSTARIA DE INFORMAR , QUE A FICHA DE INSCRICAO PARA O SALAO DA BAHIA , AINDA , NAO EXISTE !... LIGUEI PARA ELES , ONTEM ¨ELES ESTAO PROVIDENCIANDO !... ALIAS , ELES SAO SUPER MAL ORGANIZADOS ..... UMA GRANDE BAGUNCA POR LA !!!!!!!.....ENFIM !... NOS CONTINUAMOS TRABAHLANDO!....MAIS , ACHO QUE NA ARTE , TAMBEM TEM QUE HAVER ORGANIZACAO..... O NEGOCIO É SERIO..
.....VAMOS AQUARDAR , ESTA TAO FALADA FICHA DE INSCRICAO !!!!!!BEIJOS PARA TODOS ... VERA... ENQUANTO ISSO , PODEMOS NOS INSCREVER , NO SALAO DO SESC AMAPA E DO PARA..... QUE PELO QUE ME PARECE , SAO MUITO MAIS PROFISSIONAIS.....
valeu patricia!
beijos
cs
tambem gostaria de saber da ficha de inscrição, por gentileza mandem por email per me.
grata
Por favor qual o numero da conta do llº salão da Bahia. a taxa é 5 reais. posso mandar no envelope junto a incrição.
Obrigado pela atençao: José Vilmar
gostaria de saber sobre ficha de inscrição e que por gentileza mandem por e-mail e o número da conta do 11 salao de bahia ( sobre taxa 5,00)
Posted by: christiane b. ruivo at julho 28, 2004 7:51 PMAgora teremos que pagar inscrição em salões oficiais? Tá certo que o salão da bahia é super badalado apesar da má organização que todo mundo já sabe, mas é muita sacanagem. A instituição é que precisa do artista, e não o contrário. Ao menos deveria ser. Axé irmãos.
Posted by: rodrigo lousada at julho 29, 2004 4:03 PMPessoal! Se a ficha não estiver disponível ainda no site, liguem para eles e os próprios mandarão pelo correio a ficha com o regulamento, recebi ambos hoje, pois solicitei semana passada... Qualquer dúvida tenho o regulamento no computador, mando por e-mail para quem quiser, lá tem os contatos... Abraços Adliz
Posted by: Adliz Jamile at julho 30, 2004 1:28 AMse algue puder me mandar a ficha de inscricao ficarei grato. giu.montijo@zipmail.com.br
grato giulianno montijo
10/08/04 estou meio atrasado
como posso receber a ficha de inscrição?
Obrigada
Adriana
bom..., procurei, fui no google, entrei no site...e não encontrei a dita cuja ficha de inscrição do mam-bahia.
Posted by: giorgia mesquita at agosto 18, 2004 3:53 PMPelo que eu entendi, só é possível receber a ficha para o correio. Enviem um e-mail com o endereço do local onde desejam receber a ficha para salao@mam.ba.gov.br.
Eu ainda não recebi a minha...
Pedro
Posted by: Pedro Victor Cadoso at agosto 20, 2004 12:59 PMPois é... ta uma piada essa lenga lenga da ficha de inscrição e dos dados da conta bancária do mam da bahia... se eu fosse pintor ou desenhista faria uma bem bonitinha e enviaria pra eles de presente... mas como não sou... será que alguem pode me enviar a danada por email?
Obrigado! Até lá!
Leo
leotafuri@hotmail.com
PRECISO DA FICHA DE INSCRIÇÃO. ALGUÉM TÊM?
COMO CONSIGO UMA?
Eu tenho a ficha de inscrição escaneada, pra quem quiser envio por e-mail.
sorte
Eu tenho a ficha de inscrição escaneada, pra quem quiser envio por e-mail. meu emial é diego@otres.com.br
sorte
olá diego, gostaria se possível que me enviasse a ficha de inscrição do salão da Bahia.
ABRAÇÃO e sorte prá nóis.
Gostaria de receber uma ficha de inscriçao que perdi
E-mail - julianapavanelli@hotmail.com
Obrigada
Juliana
Alguém poderia me enviar a ficha de inscrição via e-mail
Obrigado,
ioneamaral@ig.com.br
enoiamaral@hotmail.com
por favor mandem a ficha de inscrição, ainda tentarei chegar aos 44 de segundo tempo
Posted by: raïssa at setembro 3, 2004 12:45 AM