Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

junho 30, 2010

Dasartes - Ano 2, Jun - Jul 2010 – Número 10

Dasartes - Número 10

dasartes_10.jpg

Tipo de publicação: Bimestral
Preço: R$ 17,90 + correio

Como comprar:clique aqui para se informar

Formato fechado: 23 x 29 cm
Nº páginas: 116 páginas
Impressão: Em cores
Tiragem: 8000 exemplares
Peso: 536 g
Edição: Editora O Selo
Capa: Pablo Picasso, Dora Maar in an armchair, 1939

Editor- Chefe: Guilherme Bueno

Colaboradores: César Oiticica, Cristiane Olivieri, Daniela Labra, Eduardo Veras, Felipe Scovino, Fernanda Lopes, Fernando Coelho, Fernando Gerheim, Ivair Reinaldim, Ivan Hegenberg, Jaqueline Finkelstein, João Candido Portinari, Marcos Florence, Mariana Gomes Paulse, Pedro Mastrobuono, Ricardo Ohtake, Roberta Prestes, Samuel Conceição, Tatiana Martins.

Sumário

10. Expediente

12. Cartas

12. Hypertexto

14. Agenda

22. De Arte a Z
Mosaico de notícias e informações

28. Outras Notas
O restauro do Cristo Redentor, Spiral Jetty no Santander Cultural e Neville D'Almeida no Oi Futuro

33. Alto Falante
Ruído Manso
Guy Amado comenta sobre a oficialização da pichação pela Bienal

34. Entrevista
Jards Macalé
Pelos olhos do músico, conhecemos a intimidade de Hélio, Lygia e seus contemporâneos

40. Capa
Picasso
Por que a exposição em Nova Iorque merece tanta atenção?

48. Notícias de
Rivane Neuenschwander
A artista mineira expõe em um dos maiores museus de Nova Iorque

52. Em Foco
A moda como nossa tela
Quem nunca confundiu moda e arte?

56. Outra Margem
Gary Hill
Um dos pioneiros do vídeo fala com exclusividadde à Dasartes

62. Destaque
Hélio Oiticica
Homenagem a um dos expoentes da arte contemporânea brasileira

70. Dossier
Os Direitos Autorais
um assunto tão complexo que continuamos nessa edição

76. Resenhas e Críticas*

84. Atualidades
Descaso pelo popular
Literalmente, a gota d'água

86. Objeto do Desenho
O design sustentável de João Bird

88. Garimpo
Bernanrdo Pinheiro e yana Tamayo

90. Arte-Educação-Cultura
Toda arte é participativa
Quem ensina arte, deve saber mostrar onde ela termina

92. Obra dos Sonhos
Ricardo Boechat e Ibeê camargo
O jornalista ainda sonha com o quadro que já adornou a sua sala

96. Flashback
Brasília, marco da arquitetura modernista
Nascimento e desenho de uma cidade

102. Turismo e Arte
New Museum Pompidou e Lucian Freud
O beaubourg, sempre atual, levanta polêmica com a exposição do pintor inglês

104. Coleção
Marco antônio e Pedro Mastrobuono
Conhecidos pelas obras de Volpi que possuem, pai e filho mostram que têm DNA para arte

106. Valor
SP-Arte: um olhar na perspectiva quantitativa
Mais um ano de sucesso na feira, avaliado por dois colecionadores

108. Notas do Mercado
Últimas notícias, vendas e recordes

110. Leilões
Nacionais, internacionais e resultados

112. Coluna do Meio
Veja quem esteve nas aberturas e lançamentos de exposições

116. Observatório
Entre intelectualização e academicismos
Quão necessária é a formação acadêmica para o artista? Glória Ferreira reflete sobre o assunto

*A pintura em pânico - Fotomontagens de Jorge de Lima, Caixa Cultural, Rio de Janeiro, mar-mai/10, por Tatiana Martins
Flávio de Carvalho, Museu de Arte Moderna de São Paulo, mar-jun/10, por Marcos Florence
Carla Guagliardi: o lugar do lugar, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo, mar-mai/10, por Felipe Scovino
Carla Guagliardi: o lugar do lugar, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo, mar-mai/10, por Ivan Hegenberg
Refrações - Arte contemporânea em Alagoas, Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, mar-mai/10, por Fernando Coelho
Caminos de la Vanguarda Cubana, MALBA-Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires,mar-mai/10, por Flávia Custódio
Fabrício Lopez - Xilogravuras, Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, mar-mai/10; Galeria Estação, São Paulo, mai-jun/10, por Ivair Reinaldim
Tempo matéria, Museu de Arte Contemporânea- MAC Niterói, mar-mai/10, por Fernando Gerheim
Convivência espacial, Fundação ECARTA, Porto Alegre, mar-abr/10, por Roberta Ribeiro Prestes
Iberê Camargo: origem e destino, vera Beatriz Siqueira, CosacNaify e Fundação Iberê Camargo/2009, por Mariana Gomes Paulse
Entrevistas,Hans-UlrichObrist, Editora Cobogó/2010, Volume I e II, por Eduardo Veras


Apresentação
Dasartes chega a mais um número dando continuidade à sua proposta de levar ao público temas que movem o mundo da arte no Brasil e no exterior. A grandiosa exposição de Picasso, em cartaz no Metropolitan Museum de Nova Iorque, impô-se espeontaneamente como tema de nossa capa por conta de sua enorme repercussão em todos os cantos. No cenário local, a mostra de Hélio Oiticica, em cartaz no Itaú Cultural de São Paulo, possibilitou ao público, mais uma vez, reconhecer a importância desse artista fundamental na história de nossa arte contemporânea. A obra do carioca também é um dos assuntos abordados na segunda parte de nosso dossier, no qual além de atualizar questões discutidas no número anterior, estendeu seu foco para o problema da defesa patrimonial do ponto de vista do artista e de seus representantes. dito de outro modo, questionamos: quais são os desafios enfrentados por eles na manutenção de acervos de relevância maior, mas cujos instrumentos de amparo nem sempre são objetivos? Cremos que tal debate poderá contribuir para discutir os mecanismos dispponíveis no apoio a coleções particulares por sua propriedade, mas públicas por sua dimensão cultural.

A revista conta ainda com uma matéria sobre Rivane Neuenschwander, uma de nossas principais artistas atuais, que abre exposição em Nova Iorque; e uma entrevista com Gary Hill, que recentemente esteve em cartaz no país. E, seguindo um de nossos enfoques editoriais, resenhas de mostras e livro das diferentes regiões do país, esboçando assim uma perspectiva nacional de nossa cena artística, além das colunas de Glária Ferreira e Guy Amado, abordando temas que mobilizam a mesma.

Esperamos que, desse modo, a revista siga seu dever de fórum para o público especializado e fonte de informação para aqueles que acompanham, com curiosidade, o que se passa no campo da arte.


Posted by Marília Sales at 5:58 PM

junho 23, 2010

Concinnitas – Revista do Instituto de Artes da UERJ – Número 16


capa_16.jpg


Concinnitas – Número 16

Tipo de publicação: Semestral
Preço: R$ 25.00 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 192 x 231mm
Peso: 200g
Nº páginas: 208 páginas
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa colorida / miolo p&b com de imagens colorido

Capa e Ensaio do artista Romuald Hazoumé. A boca do Rei (detalhe), sem data. Foto do artista.

Articulistas: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, Ana Hupe, Antônio Rogério da Silva, Felipe Abdala, Guilherme Bueno, Jens Baumgarten, Karl Enenkel, Leidiane Carvalho, Luciana M. Silveira, Maria Adélia Menegazzo, María Amalia García, Maria Berbara, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Mauro Trindade, Patricia Camera, Paula Braga, Raphael Fonseca, Regina de Paula, Roberto Conduru, Romuald Hazoumé, V. Y. Mudimbe, Viviane Matesco, Yayo Aznar

Organização: Sheila Cabo Geraldo

Editora: Sheila Cabo Geraldo

Sumário

Apresentação

Dossiê desequilíbrio de afetos: arte e dor
Apresentação - Maria Berbara
Abordagens sobre a iconografia da violência e da dor - Jens Baumgarten
Cega obsessão de Yasuzo Masumura - Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Martírios do corpo feminino: Orlan e Hannah Wilke - Raphael Fonseca
A dor de Catarina de Siena, Teresa de Ávila e Madalena Pazzi nas artes visuais - Maria Berbara
A interpretação do Mestre de Petrarca - Karl Enenkel

Ensaio - Romuald Hazoumé

Apresentação - Roberto Conduru

Tradução
A invenção da África - V. Y. Mudimbe

Artigos | Articles
Palestina: cuando ver es perder el centro - Yayo Aznar
Fotografia no cenário artístico brasileiro - Patricia Camera e Luciana M. Silveira
O professor de arte na esfera da inclusão em classes regulares - Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
O branco suprassensorial de Hélio Oiticica - Paula Braga
Não-habitável [SSCC] - Regina de Paula
Tensiones entre tradición e innovación - María Amalia García
Conceitos à deriva - Antônio Rogério da Silva e Mauro Trindade
A vida: outro modo de usar- Maria Adélia Menegazzo

Resenhas
Mil trilhas - Guilherme Bueno
Escultura como lugar, contato e pensamento - Viviane Matesco
As mulheres de Sophie Calle - Ana Hupe
7a Bienal do Mercosul - Grito e escuta - Felipe Abdala e Leidiane Carvalho


Apresentação
Sheila Cabo Geraldo
Editora

Nossa capa reproduz um detalhe da instalação A boca do rei, de Romuald Hazoumé, artista que nasceu e vive no Benim. A instalação, uma recriação de um navio negreiro, revela de maneira forte a forma poética com que Hazoumé traduz a relação entre África e Ocidente. Com uma organização quase que obsessiva de máscaras feitas pela manipulação de vasilhames plásticos utilizados para transportar gasolina da Nigéria para a cidade de Porto Novo, no Benim, tanto se refere ao passado de aviltação explícita do homem e do continente, quanto ao presente, em que a situação é outra, mas semelhante. O transporte de gasolina na fronteira, que gira a engrenagem da sobrevivência, é ainda objeto de registros fotográficos do artista, que também reproduzimos no ensaio encartado no corpo desta edição. Nas fotos, nas instalações e nas máscaras, que são, ainda, mostradas isoladas, como o próprio artista diz, sob a força de Fá, estão concentrados tanto a tradição Yorubá como o cotidiano vivido, marcado eventualmente pelo símbolo de uma das grandes indústrias de petróleo, deixado ali para que não nos deixemos levar por uma mitificação cultural. A capa, assim como a oportunidade de edição desse ensaio, devemos ao pesquisador em arte das relações entre a África e o Brasil, Roberto Conduru, que a partir de um contato com o artista organizou as imagens e assinou o texto que as apresenta.

Não diretamente ligado ao ensaio de artista, mas de alguma maneira o completando, publicamos a tradução que a pesquisadora Daneila Kern fez do texto A invenção da África, do pensador angolano Valentim Yves Mundimbe.

Esta edição publica também, como colaboração, o dossiê Desequilíbrio dos afetos: arte e dor, com artigos dos pesquisadores Jens Baumgarten, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, Raphael Fonseca, Karl Enenkel e Maria Berbara, que organizou o dossiê. Como escreveu Berbara, os artigos são reflexões sobre as maneiras como a dor pode se relacionar com o processo e a manifestação artística.

Concinnitas tem recebido, ainda, como colaboração, inúmeros artigos e ensaios de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, dentre os quais publicamos os de Yayo Aznar, Patricia Camera e Luciana M. Silveira, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Paula Braga, Regina de Paula, María Amalia García, Antônio Rogério da Silva e Mauro Trindade e Maria Adélia Menegazzo.

Finalizando esta edição, trazemos a público a resenha que a pesquisadora Viviane Matesco fez sobre o livro Ser crânio, de George Didi-Huberman, e a que o professor Guilherme Bueno preparou sobre a exposição Rumos, do Itaú Cultural, assim como a resenha de Ana Hupe sobre a exposição Cuide de si, de Sophie Calle, e a que nos enviaram Felipe Abdala e Leidiane Carvalho sobre a 7ª Bienal do Mercosul.

Posted by Marília Sales at 6:49 PM