Página inicial

Livraria do Canal

 

A Livraria on line:

- como comprar

- como vender

Pesquise na livraria:

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 5, 2009

Revista Arte&Ensaios nº 18

a&e 18 - capa - 72 dpi.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 18 (2009)

Preço: R$ 42 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Ano de publicação: 2009
Formato fechado: 24x19cm
Nº páginas: 200 pp
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ


Sumário

Apresentação

No território da fronteira
Entrevista com Dias & Riedweg

Artigos
Imaginário Periférico: impasses, propostas e principais questões - Renata Gesomino
A arte de Konstantin Christoff: possibilidades do estudo de uma região do norte de Minas Gerais e sua relação com a estética do grotesco - Maria Elvíra C. Christoff
Jeff Wall e a imagem quase transparente na fotografia contemporânea - Leonardo Ventapane
Cindy Sherman - retardo infinito - Cezar Bartholomeu
Na fronteira da pintura e do teatro: Tadeusz Kantor e Valère Novarina - Ângela Leite Lopes
As decorações carnavalescas cariocas, um breve histórico - Helenise Guimarães

Colaborações
Limites do tempo - Vera Beatriz Siqueira
O desvio de Cildo Meireles: um modo de estar no mundo contemporâneo - Sylvia Ribeiro Coutinho
Vem cá minha Teresa... - Marta Lúcia Pereira Martins
A comunidade inventada da Puente México, Tijuana: participação e acolhimento no projeto de arte pública de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde na fronteira entre dois mundos - Luiz Sérgio de Oliveira

Homenagem
Vida ativa
Glória Ferreira e Sonia Gomes Pereira

Reedição
Da Antropofagia à Tropicália - Carlos Zilio

Temáticas
Sucessos e fracassos quando a arte muda - Allan Kaprow
Refazendo passaportes: o pensamento visual no debate sobre multiculturalismo - Néstor García Canclini
A arte e o 11 de setembro - Arthur C. Danto
Repensando o Ocidente - A. Raghuramaraju

Página Dupla
Alvo fácil: jogue a bomba aqui - Ronald Duarte

Resenhas
Caminhos da arte popular. O vale do Jequitinhonha - Rosza vel Zoladz
Nova Arte Nova - Felipe Scovino
Cildo Meireles - Rodrigo Krul
Estética relacional - Luciano Vinhosa
As ilhas sonham - Marisa Flórido César


Texto de Apresentação

Agradecemos aos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg a capa e a entrevista concedida à equipe de Arte & Ensaios 18. Sua produção estabelece laços de interesse com a temática desta edição, "fronteiras". Igualmente somos gratas a Paulo Herkenhoff por sua participação especial nesta conversa com os artistas.

A presente edição, fruto do trabalho dedicado da equipe editorial, composta pelos estudantes do PPGAV, mantém a singular estrutura que caracteriza nossa revista. A todos que participaram de sua organização, nossos agradecimentos.

As pesquisas dos discentes e docentes do programa, na seção Artigos, revelam o interesse de aprofundamento e amplitude dos estudos no âmbito de nossa pós-graduação. Compondo a seção Colaboradores, estudiosos e pesquisadores de diferentes universidades debruçam-se sobre questões e artistas brasileiros, oferecendo oportunidade de diálogo.

As traduções apresentadas reúnem um corpo singular de pensadores cujas abordagens transitam pela temática "fronteiras"; Atlan Kaprow preocupa-se com os limites da arte e educação; Canclini conduz seu estudo a partir da tríade produção artística, identidade e transnacionalização; Arthur Danto debate a pertinência de a prática artística dar conta da realidade da vida, explorando as motivações do fatídico 11 de setembro; o pensador indiano Raghuramaraju problematiza o termo Ocidente e seus sentidos na modernidade, envolvendo a discussão do colonialismo, identidade e alteridade. Esperamos que tais contribuições favoreçam abordagens críticas e amplas da cultura e da arte contemporâneas.

Na Página Dupla, damos visibilidade ao artista Ronald Duarte, com trabalho de 2008, fruto da Bolsa Iberê Camargo, realizado no Museu Serralves, no Porto, Portugal.

Quanto às resenhas, além da análise de publicações de interesse, contemplamos a seção com abordagens críticas de mostras recentes: A Nova Arte Nova, no CCBB, Rio de Janeiro (2008); Cildo Meirelles, na Tate Modern, Londres (2008/2009) e a X Bienal de Havana, em abril de 2009.

Finalmente, presidiu a escolha do texto da Reedição, Da Antropofagia à Tropicália, o duplo interesse de homenagear Carlos Zilio e manifestar reconhecimento a sua produção intelectual. Nele, Zilio aponta a centralidade da obra de Hélio Oiticica, lugar de tensão da emergência da contribuição brasileira para o campo da arte, com formulação marcada pela confluência da herança dadaísta e da arte construtiva. Trata-se de escrito de relevância para os estudiosos da cultura brasileira, publicado originalmente pela editora Brasiliense, cuja autorização para a inclusão nesta edição agradecemos.

Nesta homenagem, endossamos as palavras de Glória Ferreira e de Sonia Gomes Pereira, no destaque ao papel desse artista/intelectual no âmbito da produção e reflexão sobre a arte e a formação do artista. Estamos certas de que sua aposentadoria da UFRJ neste 2009, apenas mudou o lugar de onde continuará contribuindo com o PPGAV.

As Editoras

Posted by Ana Maria Maia at 5:07 PM

agosto 4, 2009

Revista Arte&Ensaios nº 15

a&e 15 - capa - 72 dpi.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 15 (2007)

Preço: R$ 42 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 24x19cm
Nº páginas: 216 pp.
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B.
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ

Sumário

Apresentação

A desconstrução dessas "certezas"
Entrevista com lole de Freitas

Artigos
Como se existisse a humanidade - Marisa Flórido César
Como fazer cinema sem filme? - Livia Flores
As narrativas fotográficas de Marcel Gautherot: estudo visual do guerreiro alagoano e do bumba-meu-boi maranhense - Patrícia Pereira Peralta
Cotidiano e cultura no Rio de Janeiro na década de 1950: os cinejornais da Agência Nacional - Renata Vellozo Gomes
Arquitetura moderna brasileira e as experiências de Lúcio Costa na década de 1920 - Ana Slade
Imagens migrantes - Janaina Garcia

Colaborações
O Ateliê livre de gravura do MAM-Rio 1959/1969: projeto pedagógico de atualização da linguagem - Maria Luisa Luz Tavora
Exercícios estéticos de ampliação de espaço e liberdade - Maria Luiza Tristão de Araújo
A estética fenomenológica de Merleau-Ponty - Rosa Werneck
A utopia expressionista de Kandinsky - Sheila Cabo Geraldo
Instauração: um conceito na filosofia de Goodman - Noéli Ramme
A ironia e suas estratégias na obra de Cildo Meireles - Felipe Scovino
Arte contemporânea brasileira nas fronteiras do pertencimento - Marcelo Campos
Off register. o retrato por Andy Warhol - Fernanda Lopes Torres
Universos paralelos: Paul Klee e Mira Schendel - Beatriz Rocha Lagoa
Compreender é julgar - Entrevista de Danièle Cohn a Glória Ferreira e Cezar Bartholomeu

Homenagem
Jean Baudrillard - enigmas e paradoxos da imagem na era do simulacro - Rogério Medeiros

Reedição
Modelos europeus na pintura colonial - Hannah Levy

Temáticas
Gênese de uma pintura de Paul Gauguin: manifesto e auto-analise de um pintor - Dario Gamboni
Buren sobre Ryman, Moritz sobre Winckelmann: a crítica constitutiva da história da arte - Roland Recht
Estúpida - Yve-Alain Bois
Arte e política - Ana Mendieta
Táticas para viver da adversidade. O conceitualismo na América Latina - Mari Carmen Ramírez
Francastel e Panofsky: o espaço como problema - Jean Duvignaud

Página Dupla
Carlos Murad

Resenhas
O documentário de Eduardo Coutinho: cinema, televisão e vídeo - Beatriz Pimenta
Auto Retrato - exposição na Fundação Serralves - Márcia Valéria Teixeira Rosa Manet: uma mulher de negócios, um almoço no parque e um bar - América Cupello
O fim da história da arte - Mauro Trindade
Escritos de artistas - anos 60/70 - Isabela Pucu


Texto de Apresentação

Passados 14 anos de seu primeiro número, a revista Arte & Ensaios publica, pela primeira vez, duas edições num só ano: a de número 14, realizada em parceria com o centro de pesquisas TrAIN-Transnational Art, Identity and Nation, da University of the Arts London (UAL), e a de número 15 agora lançada. A partir de 2008, Arte & Ensaios será semestral, periodicidade que estava em projeto desde 2005. Sua linha editorial, porém, permanece igual, sendo mantida a estrutura de suas seções.

Com capa e entrevista de lole de Freitas, este número dá continuidade à publicação de depoimentos atuais de importantes artistas brasileiros. Agradecemos à artista, que recebeu Arte & Ensaios em seu ateliê, falando sobre seu trabalho e sua participação na 12a edição da Documenta de Kassel. Estendemos nossos agradecimentos a Ana Linnemann, que participou da conversa como convidada.

Na seção Artigos, divulgamos as pesquisas de mestres e doutores recentemente formados pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de amostra das dissertações e teses realizadas no âmbito das linhas de pesquisa do PPGAV – EBA/UFRJ. A arte como relação ao mesmo tempo hostil e hospitaleira é o tema de Marisa Flórido, que repensa a noção de comunidade estética. Ana Slade escreve sobre projetos ecléticos e neocoloniais de Lúcio Costa, realizados no período que antecede sua produção moderna. Com abordagens diversas, cinema e fotografia estão presentes nos textos de Livia Flores, Janaina Garcia, Patrícia Peralta e Renata Vellozo Gomes.

Agradecemos a Danièle Cohn, cuja entrevista a Glória Ferreira e Cezar Batholomeu integra a seção Colaborações. Com satisfação, publicamos nessa mesma seção cinco artigos de pesquisadores vinculados ou formados em reconhecidas e diferentes instituições, e quatro de autoria de pesquisadores ligados a nossa Pós-Graduação. Todos apresentam pontos de vista originais e análises significativas, contribuindo para a reflexão sobre a arte moderna e contemporânea nos contextos brasileiro e internacional.

O sociólogo e filósofo francês Jean Baudrillard, falecido em 2001, é homenageado em artigo de Rogério Medeiros que destaca a influência de seu pensamento sobre a vida intelectual francesa e internacional ao longo de 40 anos.

"Modelos europeus na pintura colonial", texto de Hannah Levy publicado originalmente em 1944 pelo Sphan, foi escolhido para a reedição devido a sua relevância para os historiadores da arte no Brasil colonial.

O imaginário e o questionamento da cultura aceita, a interação entre arte e política, a possibilidade de compreender e julgar a arte, a relação da arte com a história são temas que permeiam os artigos das diversas seções dessa edição. Diálogos não previstos acontecem, como o que se percebe entre "A ironia e suas estratégias na obra de Cildo Meireles", colaboração de Felipe Scovino, e "Táticas para viver da adversidade. O conceitualismo na América Latina", artigo de Mari Carmen Ramírez publicado em Temáticas. Esta última seção poderia receber o título "Entre prática e teoria - diálogos entre artistas e teóricos". Interessa-nos discutir como as práticas artísticas não se deixam aprisionar em teorias ou molduras estéticos; e como os historiadores da arte procuram atuar frente a essa capacidade dos artistas em surpreender e escapar de esquemas e rótulos. Nossos agradecimentos a Dario Gamboni, Roland Recht, Yve-Alain Bois e Mari Carmen Ramírez, cujos textos inéditos no Brasil e ora traduzidos compõem essa seção, juntamente com a declaração proferida por Ana Mendieta em 1982 e o artigo de Jean Duvignaud, de 1914. Falecido este ano, o professor Duvignaud é homenageado pela profa. Rosza vel Zoladz em depoimento que publicamos ao final das Temáticas.

Agradecemos a Carlos Murad, artista e professor do PPGAV, cujo trabalho é exposto na Página dupla. Por fim, a seção de resenhas cumpre a função de apresentar e avaliar criticamente o conteúdo de livros ou exposições recentes.

Graças ao trabalho da equipe editorial e, em especial, à generosa colaboração de Glória Ferreira, acreditamos que a presente edição da Arte & Ensaios responde bem ao desafio de manter o nível de excelência que trouxe reconhecimento à publicação.

A editora.

Posted by Ana Maria Maia at 5:13 PM

Revista Arte&Ensaios nº 14

a&e 14 - capa - 72 dpi.jpg

Revista Arte&Ensaios nº 14 (2007)

Preço: R$ 42 + correio

Como comprar: clique aqui para se informar

Formato fechado: 19,5 x 24 cm
Nº páginas: 416
Ilustrações em cores e/ou p&b: capa + caderno de 8 pp. em cores; restante em P&B.
Organização: PPGAV-EBA/UFRJ
Editora: PPGAV-EBA/UFRJ


Sumário

Edição Especial - Correspondência Transnacional

Editorial

Entrevista
Livros, botes e pássaros - Sutapa Biswas entrevistada por Michael Asbury

Colaborações
Longe ou perto demais para saber do que se trata - Moacir dos Anjos
Sombras / Shadows - Michael Asbury
A re-locação da autenticidade e os dilemas transnacionais - Oriana Baddeley
O sonho americano (sonhos que o dinheiro pode comprar) - Notas sobre o inter-nacionalismo na cultura moderna - Guilherme Bueno
Diálogos espaciais: os derramamentos de caramelos de Felix Gonzalez-Torres - Deborah Cherry
Arte e política à margem do multiculturalismo - Fernando Cocchiarale
Capítulos à parte - Glória Ferreira
Este Corpo é Todo Poros - Milton Machado
Vicissitudes do valor da anglicidade em Hamburgo do século 19: Nikolaikirche, a prefeitura e o sistema de água e esgoto - Toshio Watanabe
Mira Schendel: rumo a história de um diálogo - Isobel Whitelegg
Goeldi: um expressionista nos trópicos - Paulo Venancio Filho
Justamente o contrário - Carlos Zílio

Entrevista
Gostava da arte que produziam e gostava deles como pessoas. Assim, nos tornamos amigos - Entrevista de Guy Brett a Linda Sandino

Textos de referência
Introdução de Information - Kynaston McShine
Rumo a uma nova localidade: as bienais e a "arte global" - Hou Hanru
Nosso Bauhaus, barraco dos outros - Rasheed Araeen
Modernos fora dos eixos - Paulo Sergio Duarte
Da arte nacional brasileira para a arte brasileira internacional - Tadeu Chiarelli
O tango local e a dança global: Uma conversa inacabada entre Vasif Kortun e Cuauhtémoc Medina - Cuauthémoc Medina e Vasif Kortun

Dossiê - Correspondências
Introdução - Malu Fatorelli
Carta à mãe - Édouard Manet
Carta a Anita Malfatti - Mário de Andrade
Carta à família - Mário Pedrosa
Carta a Mira Schendel - Vilém Flusser
Carta a Hélio Oiticica - Lygia Clark
Carta a Lygia Clark - Hélio Oiticica
Brígida Baltar - Conversas por e-mail com Amal Saade e Christine Lemke, 2001

Página Dupla
David Medalla
Lúcia Nogueira

Resenhas
I shall be the tropical sun - Suzana Vaz
Doubtful Strait: um modelo da celebração da incerteza - Joanne Harwood
Tópicos sobre coletivos de artistas - Daniela Mattos/Alexandre Sá
London, London - Cristina Salgado
Questionando a necessidade de circular; fisicamente. Um encontro com Judy Freya Sibayan - ErikaTan


Editorial

Arte & Ensaios é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Esta edição especial resulta de um projeto de colaboração entre o PPGAV e o centro de pesquisas TrAIN-Transnationai Art, Identity and Nation, University of the Arts London (UAL).

Representantes das duas instituições se encontraram, em setembro de 2006, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde iniciaram discussões visando ao estabelecimento de um campo de conhecimento sustentável e dinâmico, para tratar da arte contemporânea produzida fora da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. O projeto culmina com a realização de um colóquio na Tate Modern, com a duração de dois dias (14 e 15 de setembro de 2007), quando serão discutidas as formas de articulação e negociação entre os contextos nacional e internacional, no que tange à produção, exposição e interpretação da arte. O colóquio coincide com a exposição Hélio Oiticica: a body of colour, naTate Modern. Na verdade, Oiticica ocupa uma posição central no debate sobre a prática artística no contexto transnacional, e não surpreende que seja recorrentemente referido ao longo das páginas desta revista.

Editado por Michael Asbury, Guilherme Bueno, Glória Ferreira e Milton Machado, este número mantém o formato padrão da revista, bem como suas seções constituintes. Uma exceção é a encomenda feita à artista Sutapa Biswas do projeto da capa, que pela primeira vez é desenhada por um não-brasileiro. Ela, assim, se junta a um prestigioso grupo de artistas que, antes dela, assinaram a capa, tais como Amilcar de Castro, Aluísio Carvão, Antônio Dias, Carmela Gross, Cildo Meireles, Abraham Palatnik, Lygia Pape, Eduardo Sued e Carlos Zilio. Entrevistada por Michael Asbury, Biswas discute seu trabalho e a relação deste com sua experiência de vida.

Além de professores dos dois departamentos, que contribuíram com ensaios especialmente escritos para esta edição ou com textos relativos ao tema publicados anteriormente, foram convidados a participar os curadores Moacir dos Anjos e Fernando Cocchiarale. De modo geral, essas contribuições reconhecem que o estudo da arte em nível transnacional é inevitavelmente informado pela posição geopolítica individual e institucional de cada um. Observa-se também que o prefixo "trans" invoca uma idéia de fluxo e, se cabe recorrer a uma analogia científica, que tal movimento é produzido pela desigualdade, por um diferencial de forças agindo sobre um determinado corpo. Daí ser importante que esta edição não se ocupe exclusivamente do eixo Brasil-Grã-Bretanha, mas que possa oferecer um amplo conjunto de perspectivas voltadas para o desenvolvimento das práticas transnacionais na arte e suas articulações, em função das limitações de ordem geopolítica.

O envolvimento de Guy Brett com artistas que trabalham fora da Europa e dos Estados Unidos começou em meados dos anos 60, quando a atenção de artistas e críticos britânicos era dirigida principalmente para o que se passava em Nova York. Em entrevista a Linda Sandino, especialmente comissionada para esta edição, ele discute o papel desempenhado pelos artistas brasileiros em sua trajetória de crítico de arte, e a disseminação da arte das assim chamadas culturas periféricas em finais da década de 1980, um período marcado pela combinação de preconceitos residuais com uma gradual abertura de possibilidades para a atuação de artistas de localidades "não-centrais" no contexto das "capitais culturais".

Como tem sido o caso em edições anteriores de Arte & Ensaios, alguns textos de referência foram também selecionados e aqui incluídos. O papel dessa seção é introduzir novas audiências - principalmente por via das traduções - ao pensamento crítico de autores importantes. Já foram publicados textos de Roy Ascott, Hans Belting, Guy Brett, Benjamín Buchloh, Douglas Crimp, Hubert Damisch,Thierry de Duve, Hal Foster, Michael Fried, Jean-Claude Lebensztejn, Craig Owens, Jean-Luc Nancy e Gilles Tiberghien. Por se tratar de uma edição bilíngüe, o papel de iniciação que a seção desempenha funciona aqui em duas direções, e para nós é gratificante que os autores de ensaios fundamentais, originalmente escritos em português ou inglês, tenham generosamente permitido a republicação e a tradução de seus trabalhos. Os textos de referência incluídos nesta edição fornecem um breve histórico dos desenvolvimentos de uma prática curatorial "transnacional": da introdução de Kynaston McShine à exposição Information (1970, MoMA, Nova York) ao surgimento de exposições conscientemente transnacionais. Ensaios de Rasheed Araeen e Hon Hanru, ao lado das correspondências trocadas entre Vasif Kortun e Cuauhtémoc Medina, introduzem certos temas que têm influenciado e continuam influenciando o campo da prática de curadoria. Originalmente escritos em português, os ensaios de Paulo Sergio Duarte e Tadeu Chiarelli trazem análises esclarecedoras, a partir de uma perspectiva brasileira.

Artistas, estudantes e professores do PPGAV são freqüentemente convidados a contribuir com material visual para Arte & Ensaios. Esta edição apresenta dois artistas não ligados ao PPGAV, mas particularmente identificados com o projeto em questão: David Medalla, artista filipino baseado principalmente em Londres, e Lúcia Nogueira, artista brasileira que viveu em Londres, onde faleceu. Somos gratos a David Medalla, a Guy Brett e à Anthony Reynolds Gallery por terem facilitado a reprodução dessas imagens.

A seção de resenhas traz leituras críticas de exposições, livros e eventos recentes, com contribuições de Joanne Harwood, Daniella Mattos e Alexandre Sá, Cristina Salgado, ErikaTan e Suzana Vaz.

Esta edição especial inclui ainda um dossiê de cartas históricas de artistas, coordenado por Malu Fatorelli. Exemplos literais de correspondência transnacional vão de uma carta datada de meados do século dezoito, escrita no Rio de Janeiro por Manet, a uma troca contemporânea de e-mails, pela artista Brígida Baltar.

Somos gratos ao Centre for Brazilian Studies da University of Oxford por seu generoso apoio, particularmente ao professor Leslie Bethell, por ter acreditado na importância do projeto, em um momento crucial de sua implementação. Apoios complementares foram fornecidos pelos departamentos de pesquisa TrAIN e UAL, do Camberwell College of Arts e do Chelsea College of Art and Design.

Os Editores

Posted by Ana Maria Maia at 4:52 PM