|
março 14, 2007
Além da Pureza Visual, de Ricardo Basbaum
Além da Pureza Visual, de Ricardo Basbaum
Preço: R$ 32 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar
Formato fechado: 16 x 23 cm
Nº páginas: 160
Impressão: P&B
Peso: 254g
Este livro, que reúne textos da dissertação de mestrado do artista a ensaios mais recentes, é outra chance de experimentar seu pensamento crítico, uma leitura integrada: configurar um quadro operativo de discussão crítica, que inclua, junto à configuração visual do trabalho de arte, sua dimensão discursiva.
Texto de Orelha, de Cecilia Cotrim
Mais do que a imagem de palavras fixadas nestes planos que se desdobram a partir do próprio conjunto de dicções de um livro, orelha remete, no ambiente da obra e dos escritos de Ricardo Basbaum, a um outro momento, há mais ou menos vinte anos, indicando um possível traço do percurso de atuação desse artista, em um campo que vai bem "além da pureza visual". Pois Orelha também é o nome [junto a outras inscrições no circuito de arte carioca 80/2000, como A Moreninha, Dupla Especializada, Agora, item, agentedupla] de uma revista/um grupo de artistas/uma série de intervenções das quais Basbaum foi um dos principais agentes.
Artista-etc, propondo vias alternativas para a difusão da arte contemporânea no Brasil, Ricardo Basbaum deixa no circuito indícios de sua "sede de crítica" e da "migração das palavras para a imagem", em uma produção de/convivência com textos de múltiplas ênfases: artigos sobre arte contemporânea + ligeiras ficções em prosa + composições musicais [algumas delas sob a discreta assinatura de Filix Jair] + diagramas + desenhos coreográficos + organização de livros/catálogos + edição de revistas + curadorias de exposições, agências, jogos.
Este livro, que reúne textos da dissertação de mestrado do artista a ensaios mais recentes, é outra chance de experimentar seu pensamento crítico. Como escreve Basbaum na apresentação, "Com o livro, o que se ganha é a chance de uma leitura integrada [...]: configurar um quadro operativo de discussão crítica, que inclua, junto à configuração visual do trabalho de arte, sua dimensão discursiva". O livro provoca um mergulho na intimidade da escrita com a arte, mas um "mergulho ao avesso" - um "lançar-se para fora de si", um movimento que promete a instauração de territórios atravessados por novos fluxos. [Novas Bases para a Personalidade?]
Sumário
Prefácio
O artista e a imagem do pensamento
Apresentação
Parte I
Além da pureza visual
Migração das palavras para a imagem
O campo ampliado da arte contemporânea
Arte moderna como um território híbrido
Combate e captura
Inversão do pensamento
Texto e obra de arte
Duchamp: objeto e nome
Ver-ler
Kosuth: o artista como crítico
On Kawara: verbalização do instante
Oiticica: Parangolés e Transobjetos
Pensar com arte: o lado de fora da crítica
Conexões
Complexidade
Sintonia atenta: o lado de dentro
O lado de fora
Convergências
Diagramas e processos de transformação
Diagrama como signo
Diagrama como conceito
Trabalhando com diagramas
Ricas articulações
Dupla mobilização
Texto de artista, texto como obra
Dispositivo: diagrama
Intervenção: projeto plástico-conceitual
Parte II
Quatro características da arte nas sociedades de controle
Ética e arte: turbulências no campo ampliado
Limite, excesso, grotesco, Jeff Koons
Bibliografia
Notas