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dezembro 12, 2005
Brasil experimental arte/vida: proposições e paradoxos, de Guy Brett
Brasil experimental arte/vida: proposições e paradoxos
Guy Brett
Organização: Kátia Maciel / Tradução
Preço: R$ 85 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar
Formato fechado: 17 X 21cm
Nº páginas: 288
Peso: 649g
149 ilust. em cores e p & b
Contra Capa
Prefácio de Katia Maciel
GUY BRETT escreve sobre arte desde a década de 1960. Seus artigos, ensaios e livros têm revelado, no contexto da crítica internacional, uma posição singular voltada para a produção mais experimental, à revelia de todos os formalismos, e caracterizada por um repertório de conceitos que se baseiam na convivência com os artistas e suas obras.
A profícua interlocução que estabeleceu com a arte no Brasil nessas mais de quatro décadas tem favorecido bastante a difusão mundial da produção dos artistas brasileiros.
Brasil Experimental reúne 21 de seus textos sobre 15 desses artistas.
Mais que reflexões ou documentos sobre as obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Sérgio Camargo, Mira Schendel, Cildo Meireles, Antonio Manuel, Tunga, Waltercio Caldas, Regina Vater, Roberto Evangelista, Maria Theresa Alves, Jac Leirner, Ricardo Basbaum e Sonia Lins, trata-se aqui sobretudo de descrições nascidas de uma delicada e respeitosa reciprocidade entre estes e o autor.
Sumário:
Prefácio - Katia Maciel
Introdução
Uma cronologia de encontros, 1964-2005
Hélio Oiticica
Lygia Clark
Lygia Clark e Hélio Oiticica
Lygia Pape
Sérgio Camargo
Mira Schendel
Cildo Meireles
Antonio Manuel
Tunga
Waltercio Caldas
Regina Vater e Roberto Evangelista
Maria Thereza Alves
Jac Leirner
Ricardo Basbaum
Sonia Lins
Filme e subjetividade, de Rogério Luz
Filme e subjetividade
Rogério Luz
Preço: R$ 28 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar
Formato fechado: 16 X 23cm
Nº páginas: 156
Peso: 299g
Contra Capa
A experiência estética do mundo da natureza e do mundo da cultura, quando problematizada e intensificada pela arte, não se opõe, mas também não se subordina, aos imperativos do saber ou da conduta política e moral.
Tal experiência é, ao contrário, o movimento pelo qual podem ser criadas uma nova lógica e uma nova ética da sensação e do convívio, um novo pensamento sobre ser e sociedade.
A imagem, entendida em seu papel constitutivo da função sujeito, é forma originária: mundo e subjetividade são pólos gerados no elemento da imagem, o qual lhes é, portanto, anterior e exterior. É nesse elemento que, primeiramente, sujeito e mundo se diferenciam.
Os dez artigos reunidos investem nas relações entre produção de imagem e processos de subjetivação. Ao enfatizar o papel da imagem de arte nesses processos, em particular o filme, querem ser breves intervenções de um certo modo de pensar, na e pela escrita, as formas de sociabilidade e comunicação hoje hegemônicas.
Sumário:
Introdução
Arte como escrita
Estética e existência
O que será da arte, hoje?
Cinema e violência
Sujeito e narração no cinema
Notas sobre a construção da narrativa cinematográfica
A imagem em chamas
Brasilidade e cinema brasileiro
A experiência do espectador comum de cinema
Luz e letra: ensaios de arte, literatura e comunicação, de Eduardo Kac
Luz e letra: ensaios de arte, literatura e comunicação
Eduardo Kac
Preço: R$ 56 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar
Formato fechado: 16 X 23cm
Nº páginas: 432
Peso: 755g
Contra Capa
Apresentação de Abraham Palatnik e Prefácio de Paulo Herkenhoff
Reúne textos teóricos, manifestos, artigos, depoimentos, entrevistas e documentos publicados nos anos 1980 pelo artista plástico e poeta experimental Eduardo Kac.
Durante essa década, sua atuação crítica e sua prática como artista demarcaram uma plataforma de intervenção cultural calcada na mídia e em exposições, palestras, performances e publicações.
Radicado desde 1989 em Chicago, nos Estados Unidos, onde se projetou internacionalmente com sua bioarte e suas obras de telepresença, Kac mantém viva sua arte no Brasil.
Apresentados em conjunto pela primeira vez, estes textos revelam o engajamento apaixonado do artista e pulsam com a vitalidade e a originalidade com que foram escritos.
Mais que um documento da história cultural do Brasil, Luz & Letra ilumina a permanente reflexão de Eduardo Kac sobre o mundo a sua volta.
Sumário:
Prefácio - Paulo Herkenhoff
Introdução
I. Artes plásticas
1982
A arte xerox de Hudinilson Jr.
1985
Arte e satélite
A revolução high-tech
A holografia feminista de Harriet-Casdin Silver
Novos meios / Multimeios
A arte eletrônica em espaço microscópico
1986
Arte high-tech brasileira
Em Brasil High-Tech, o xeque ao pós-moderno
Os artistas do século XXI
O satélite e a obra de arte na era das telecomunicações
A arte digital de Andy Warhol
Palatnik, pioneiro da arte tecnológica no Brasil
Arte robótica
1987
Em questão a vanguarda: depoimento a Reynaldo Röels Jr.
Imagem, espaço
Ramiro: arte pelo telefone
A interferometria emocional de Margaret Benyon
Muntadas: arte, ciência e mídia
O sonho holográfico de Alexander
1988
Wilson Sukorski: música e inteligência artificial
Telearte em rede
O cinema abstrato
Arte satélite: entrevista com Nam June Paik
Parangolés, entre samba e construtivismo
O abraço via satélite de Paik
O videoteatro de Otávio Donasci
Arte, Heidegger, técnica: a comutação do mistério
II. Tecnologia e Comunicação
1985
Laser, câmera, ação! A imagem tridimensional no cinema e na televisão
Holografia e som
1986
Cinema e teletransporte: A mosca
Brasileiro, ilustre, desconhecido: Landell de Moura
O Museu de Holografia de Nova Iorque
1987
O cinema do futuro
1987 [1985]
A holografia impressa
1988
'Auika!' Nacional Kid contra os Incas Venusianos
Memória by design: a preservação da arte gráfica brasileira
A nova visão do corpo
Holografia erótica
Imagens impossíveis: a computação gráfica de Ormeu Botelho
III. Literatura
1983
As três faces da moeda: poesia brasileira nas décadas de 1960 e 1970
Rebelde sem calça
Escracho
Pimenta nos meus olhos é refresco
1984
Eletropoesia
Poesia holográfica: as três dimensões do signo verbal
1985
Poesia holográfica: a ruptura fotônica
Lumisignos
1986
As façanhas de um jovem Apollinaire
porque holopoesia
1987
A teia do desconhecido: entrevista com Luis Aranha
Ideogramas de Apollinaire
Poesia experimental em Portugal
Richard Kostelanetz, poeta multimídia
Ana Hatherly: o prodígio da experiência
A poesia da nova era
A videopoesia de Melo e Castro
Do rádio ao Neoconcretismo e além: entrevista com Reynaldo Jardim
Wordsl
1988
Letrismo: redução e radicalidade
Sintaxe, leitura e espaço na holopoesia
Holopoesia: de Holo/Olho a Quando?
Atlas: mapa plástico de ousadias
IV. Documentos
1984
Holoscape
1986
Art Sat Link, projeto de arte satélite
Pequena cronologia de arte e tecnologia no Brasil, 1883-1986
1988
Esboço para o Projeto Ornitorrinco
Fontes
Índice onomástico
Índice analítico
Table of contents
Eduardo kac
sobre o mundo a sua volta.
dezembro 1, 2005
Concinnitas N. 7
CONCINNITAS - Revista do Instituto de Artes da UERJ
Número 7, ano 6, dezembro de 2005
Preço: R$25 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar
Formato fechado: 192 x 231 mm
Nº páginas: 204
Editora: UERJ
Editora responsável: Sheila Cabo
Co-editores: Luiz Felipe Ferreira e Roberto Conduru
Conselho editorial: Alberto Cipiniuk, Arlindo Machado, Carlos Zilio, Christine Mello, Cristina Salgado, Eduardo Kac, Evandro Salles, Gilles Tiberghien, Gustavo Bonfim, Hélio Fervenza, Hugo Segawa, Isabela Nascimento Frade, Jorge Luiz Cruz, José Thomaz Brum, Kátia Maciel, Lorenzo Mammi, Luciano Migliaccio, Luis Andrade, Manuel Salgado, Márcia Gonçalves, Maria Beatriz de Medeiros, Maria de Cáscia Frade, Maria Luiza Saboia Saddi, Mario Ramiro, Michael Asbury, Milton Machado, Nanci de Freitas, Nuno Santos Pinheiro, Paulo Sergio Duarte, Rafael Cardoso Denis, Ricardo Basbaum, Rodrigo Naves, Rogério Luz, Sonia Gomes Pereira, Vera Beatriz Siqueira e Vitor Hugo Adler Pereira.
Contato: concinni@uerj.br
Artigos - Revista Concinnitas 7
Cristina Rossi Los nuevos de entonces
Jorge Romero Brest Dossiê Jorge Romero Brest
Ileana Pradilla Desafios para a tarefa crítica
Thierry De Duve Reflexões críticas: na cama com Madonna
Robert Kudielka O olho ictérico - Crítica de arte e as falácias do historicismo
Maria Luiza Saboia Saddi Portfólio
Ronaldo Brito Conversa com Ricardo Basbaum, Roberto Conduru, Sheila Cabo e Vera Beatriz Siqueira
Sheila Cabo Conversas sobre fotografia e arte: confluências e intersecções
Angela Magalhães e Nadja Peregrino Fotografia brasileira contemporânea - uma arte sem fronteiras
Antonio Fatorelli A fotografia no contexto das novas tecnologias da imagem
Cezar Bartholomeu Rastro e impureza
Paula Trope Tempo, corpo, alteridade
Rosângela Rennó Conversas sobre fotografia e arte
Maria de Fátima Morethy Couto Émile Zola, o Impressionismo e a pintura de Paul Cézanne
Nuno Santos Pinheiro O azulejo
Eduardo Kac A imaginação dialógica na arte eletrônica
Paul Valéry Pequeno discurso aos pintores gravadores
Fernanda Torres Ansiedade de uma crítica
Ana Angélica Costa Algumas questões sobre o fotográfico na arte moderna e contemporânea
Jonathan Gomes Henrique Eduardo Sued - A experiência da pintura