|
julho 9, 2007
Maria-Carmen Perlingeiro
Maria-Carmen Perlingeiro
Preço: R$ 80 + correio
Como comprar: clique aqui para se informar
Formato fechado: 21x28cm
Nº páginas: 200
Capa: capa dura com HotStamp em ouro
Impressão: 218 imagens a cores
Tiragem: 1.000 em português e 1.000 em francês
Peso: 1400g
Textos de Ronaldo Brito e Michael Jakob
Cronologia ilustrada (vida e obra de Maria-Carmen Perlingeiro): por Cecilia Leuenberger e Maria-Carmen Perlingeiro
Realização: Edição InFolio 2007, Suiça
Collection Archigraphy Monographies
Maria-Carmen Perlingeiro é uma artista brasileira que mora em Genebra há 22 anos.
Esse livro é um resumo de sua obra a partir dos anos 80, com texto de Ronaldo Brito, crítico de arte e professor no Rio de Janeiro; e de Michael Jakob, professor de literatura comparada e da teoria e história da paisagem em Genebra.
Uma viagem entre esculturas vivas, objetos flutuantes, desenhos gravados em ouro sobre pedra e esculturas em mármore e alabastro. O alabastro, uma pedra tão especial, que transita entre a opacidade e a transparência, encontra o ouro assim como a luz encontra as nuvens. Os objetos simples do dia a dia, gravados nessa pedra, possibilitam um outro olhar, como uma chave para apreender o nosso cotidiano. Provocam uma sensação de estranhamento e curiosidade, deslocados de seu espaço original e destacados em ouro, luz e pedra.
"A escultura de Maria-Carmen Perlingeiro empreende uma espontânea e despretensiosa reeducação estética, tarefa assombrosa de tão simples: refazer o nosso contato amoroso com as coisas." (Ronaldo Brito).
Maria-Carmen visita e explora os mundos mineral e vegetal e convida a reflexões surpreendentes como o seu Coração Aberto, feito no jardim da OMS (Organização Mundial de Saúde), com diferentes plantas verdes e vermelhas, que vivem e crescem conforme as estações.
"O interior do corpo - o coração - se desloca para o exterior para então ser interiorizado pela natureza que o cerca. O visitante participa da experiência e se põe ao mesmo tempo no coração da natureza e da arte." (Michael Jackob)
A obra de Maria-Carmen já foi mostrada em Paris, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova York, Miami, Genebra e Volterra, de onde vem o alabastro.
Estrutura da publicação:
Fluida escultura -
texto de Ronaldo Brito
Corpo de obras
Entre o corpo e a estrutura
Pequenas mentiras
Um fragmento, duas figuras
Cadernos de alabastro
Aquáticas
Piercings
O mundo maravilhoso dos objetos flutuantes
Do interior ao exterior e de volta - texto de Michael Jakob
Cronologia (vida e obra de Maria-Carmen Perlingeiro), por Cecilia Leuenberger e Maria-Carmen Perlingeiro