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agosto 11, 2021
Concurso para professor de Cerâmica na FAV-UFG - Inscrições
Área e subárea: Cerâmica/Subárea: Escultura Contemporânea
Formação exigida: Graduação em Artes Visuais: Bacharelado ou Licenciatura, Mestrado em Artes ou áreas afins e Doutorado em Artes ou áreas afins.
Período de inscrição: 2 de agosto a 27 de setembro de 2021
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva
Unidade Acadêmica: Faculdade de Artes Visuais/Regional Goiânia/UFG
Informações: https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/concurso/cd_concurso/2694
Remuneração mensal (vencimento básico + retribuição por titulação)
Graduação: R$ 4.472,64
Especialização: R$ 5.367,17
Mestrado: R$ 6.708,96
Doutorado: R$ 9.616,18
Faculdade de Artes Visuais - FAV/UFG - Câmpus II (Samambaia)
Av. Esperança, s/n, Câmpus Samambaia - Goiânia/GO. CEP: 74690-900
62-3521-1444 ou administrativa.fav@ufg.br
www.fav.ufg.br
Crítica de Arte Agora com Ana Avelar no Zait_seLecT
Live com Ana Avelar e Daniela Labra sobre o curso na quarta-feira, 11 de agosto, às 17h, nas redes: youtube.com/c/selectartbr e @revistaselect. Assista!
O curso aborda a análise e produção de textos de crítica de arte, por meio da pesquisa de textos críticos, livros ou periódicos de notório reconhecimento na área e/ou contribuições recentes disponibilizadas digitalmente. São examinados textos críticos objetivando a instrumentalização des alunes para a produção textual da mesma natureza, e ao mesmo tempo compor um panorama de referências críticas brasileiras que auxiliem na constituição de uma voz crítica.
De 25 de Agosto a 22 de Setembro. Quartas-feiras das 16h-18h (Horário de Brasília)
Ementa
Este curso teórico-prático divide-se em 4 módulos: Crítica de arte e o ofício do crítico; Crítica de arte no Brasil; Diferentes abordagens do texto crítico, Crítica de arte agora. A partir da apresentação, problematização e produção de textos críticos, este curso visa instrumentalizar alunes para encontrar sua própria voz como críticos e críticas de arte.
Tendo em vista o gradual apagamento do lugar da crítica no Brasil pelo menos desde a virada curatorial nos anos 1990, serão abordados textos produzidos pela crítica brasileira contemporânea a fim de constituir um panorama dessas ideias e mesmo observá-las em discursos curatoriais atuais. Visando ampliar e atualizar a discussão, o curso contará com apoio de vídeos, discussão da produção e consequente escrita de textos.
Metodologia
Proposição semanal de atividades supervisionadas pela docente, acompanhadas de indicações de leitura e vídeos. Os textos indicados para cada módulo serão disponibilizados pela docente em pdf ou acessados online nas fontes indicadas. Os módulos serão trabalhados sequencialmente, mas todo o material ficará disponível na plataforma da Zait. Reuniões coletivas de atendimento para orientação de trabalhos integrarão as aulas, além de debates sobre os temas do curso.
Valor R$ 420,00 - O plano de 4 meses dá acesso às aulas ao vivo e gravações + acesso ao Fórum de conteúdos do curso
Inscrições online
Ana Avelar é Chefe do Departamento de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília e membro fundadora do grupo de pesquisa Academia de Curadoria.
Projeto de exposição: da concepção à realização com Luiza Mello no Zait
Projeto de exposição: da concepção à realização
Com Luiza Mello. Curadora, produtora executiva e diretora da Automatica
Início 16 de Agosto, segunda-feira, das 10:30h às 12:30h (Brasília)
> Chamada para 1 Bolsa integral e 1 bolsa de 50%! Envie sua carta de interesse para zaitcursos@gmail.com até 13 de agosto, sexta-feira 23:59 (Brasília)
O curso teórico-prático de 5 aulas ao vivo tem como objetivo apresentar as etapas necessárias para a produção de uma exposição, desde a concepção até sua realização. Com base na análise do projeto da sexta edição da mostra coletiva “Travessias”, no Galpão Bela Maré, os alunos poderão entender todo o processo de produção de uma mostra expositiva de arte contemporânea interdisciplinar.
De 16/08 a 13/09
Segundas-feiras, das 10:30h às 12:30h (Brasília)
Programa
Aula 1
Apresentação da mostra de arte contemporânea que será analisada durante o curso. Noções básicas de como montar um projeto de exposição: conceito, redação do projeto, realização de orçamento, inscrição em leis de incentivo.
Aula 2
Introdução das etapas necessárias para a produção de um projeto de exposição: pré-produção/preparação, produção (composição de equipe de trabalho, montagem, comunicação, divulgação, programação, desmontagem), gestão e prestação de contas.
Aula 3
Detalhamento das etapas de pré-produção/preparação, introdução as etapas de produção.
Aula 4
Detalhamento das etapas de produção.
Aula 5
Detalhamento das etapas de gestão e prestação de contas.
Valor R$ 450,00 (acesso às aulas ao vivo, gravações e Fórum de conteúdos do curso por 6 meses)
Inscrições online
Luiza Mello é formada em História pela USP e História da Arte pela Sorbonne (Paris I), possui pós-graduação em História da Arte e Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio. Desde 2000, atua como produtora executiva de exposições de arte contemporânea. Em 2006 funda a produtora Automatica e desde então atua como coordenadora de projetos e diretora geral da empresa. Em 2011 funda a Automatica Edições com Marisa Mello e atua como editora de livros de arte. Em 2018 foi curadora das exposições Dreaming Awake no Marres, House for Contemporary Culture, em Maastricht, Holanda; Mufa Caos, do artista Barrão, no Jacarandá, Rio de Janeiro e Perspectives on Contemporary Brazilian Art, na Art Berlin, Alemanha. Em 2020 foi curadora da mostra Travessias 6 no Galpão Bela Maré.
Programa Entre Livros: Ana Vaz conversa com Juliana Fausto no Canal Pivô
Ana Vaz conversa com Juliana Fausto no segundo episódio do programa Entre Livros - Conversa entre artista e filósofa parte do livro de Fausto A cosmopolítica dos animais
Entre Livros
Ep. 2: Ana Vaz e Juliana Fausto, a partir do livro A cosmopolítica dos animais
Estreia: 11 de agosto, 19h
www.pivo.org.br
O segundo episódio do programa Entre Livros trará o encontro da artista Ana Vaz e da filósofa Juliana Fausto, partindo do livro da autora, A cosmopolítica dos animais (n-1 edições, 2020). A obra investiga, desde um ponto de vista filosófico, a vida política dos animais outros que humanos no contexto do Antropoceno. A conversa estará disponível no Canal Pivô no YouTube a partir de 11 de agosto, com mediação da curadora e pesquisadora Pollyana Quintella e interpretação em Libras.
Criado a partir de uma colaboração entre o Pivô e a livraria Megafauna, e inaugurando uma parceria estimulada pela vizinhança dos dois espaço no Edifício Copan, o projeto Entre Livros propõe o encontro, a troca e a construção de zonas de contato entre os campos da arte e da criação literária, através de conversas mediadas entre artistas e autores. A concepção do projeto é de Paula Signorelli, que divide a curadoria de títulos, artistas e autores com Pollyana Quintella.
A cada mês um artista e um autor são convidados para compartilhar uma lista de livros que tenham sido importantes para sua trajetória e formação, ou que sejam pontos de interesse na pesquisa atual. Estes livros são reunidos na estante da livraria Megafauna, que fica na recepção do Pivô. A partir desta seleção inicial, tanto o Pivô quanto a Megafauna fazem também suas indicações, completando a estante e propondo um diálogo através de títulos literários.
Sobre as participantes
Ana Vaz (1986) vive e trabalha em Paris, Lisboa e Brasília. Seus filmes foram apresentados e discutidos em festivais de cinema, seminários e instituições tais como a Berlinale Forum Expanded, New York Film Festival, TIFF Wavelengths, Cinéma du Réel, CPH:DOX, Flaherty Seminar, Tate Modern, Palais de Tokyo, Jeu de Paume, LUX Moving Images, Courtisane, entre outros. Exposições recentes do seu trabalho incluem: 36º Panorama de Arte Brasileira “Sertão” no MAM (São Paulo), “Meta-Arquivo 1964-1985: Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura” no Sesc-Belenzinho (São Paulo), Profundidad de Campo no Matadero (Madrid, Espanha) e “The Voyage Out” no LUX Moving Images (Londres). Em 2015, recebeu o Kazuko Trust Award concedido pela Film Society of Lincoln Center em reconhecimento da excelência artística e da inovação do seu trabalho em imagem em movimento. Em 2019, recebeu o apoio do Sundance Documentary Film Fund para completar o seu primeiro longa-metragem. É integrante e fundadora do coletivo COYOTE, juntamente com Tristan Bera, Nuno da Luz, Elida Hoëg e Clémence Seurat, um grupo interdisciplinar que trabalha nos campos da ecologia e ciência política através de formas experimentais (conversas, derivas, publicações, eventos e performances).
Juliana Fausto nasceu na zona norte do Rio de Janeiro, é formada em Filosofia pela UFRJ, fez mestrado em Letras na PUC-Rio e doutorado em Filosofia na mesma universidade. Hoje é pesquisadora de Pós-Doutorado com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR. É pesquisadora do species – Núcleo de Antropologia Especulativa. Escreve e fala diante de e com extra-humanos e dissidentes do cisheteropatriarcado em uma miríade de contextos. Vive e trabalha em Curitiba.
Pollyana Quintella (1992) vive e trabalha no Rio de Janeiro. É curadora, escritora e pesquisadora independente. Formada em História da Arte pela UFRJ (2015), é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ (2018), com pesquisa sobre o crítico Mário Pedrosa e doutoranda pela mesma instituição. Sua prática transita entre a curadoria institucional e ação independente e experimental, buscando aproximar as artes visuais, poesia e literatura.
Sobre a Megafauna
Localizada no térreo do Edifício Copan, a Megafauna abriu as portas em novembro de 2020 com a proposta de expandir a ideia de livraria como um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo. O projeto, coordenado por um grupo de profissionais ligados ao meio editorial e literário, busca oferecer programações culturais voltadas à difusão do livro e, de forma mais ampla, à literatura, às ciências e às artes.
Sobre o Pivô
Fundado em 2012, o Pivô é um espaço de arte autônomo que oferece uma plataforma para a experimentação artística e o pensamento crítico de artistas, curadores, pesquisadores e público em geral. O programa é composto por exposições, residências, palestras públicas e publicações de artistas locais e internacionais. A instituição já realizou mais de 200 residências nos últimos anos e os recentes comissionamentos incluem os artistas Katinka Bock, Eduardo Navarro, Erika Verzutti, Mário Garcia Torres, Letícia Ramos, Rodrigo Hernandez e a mostra coletiva “imannam” de Anna Maria Maiolino, Ana Linnemann e Laura Lima.
agosto 6, 2021
Encontros ABACT estreia com o tema Programa Artístico mediado por Marcello Dantas
Galerias de arte contemporânea abrem diálogo sobre o setor - “Encontros ABACT” reunirá galeristas em série de debates sobre mercado de arte
Como construir uma marca artística? Como formar uma forte equipe de vendas para o mercado de arte? Como selecionar os artistas? Como é a relação com curadores? Essas e muitas outras perguntas serão amplamente debatidas no projeto “Encontros ABACT”, série de conversas semanais com os principais galeristas do Brasil e mediação de grandes nomes do circuito de arte, que acontecerá via zoom às quintas-feiras, sempre às 17h30, com estreia marcada para 12 de agosto.
Idealizado pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT, que ao longo de 14 anos acompanhou o desenvolvimento das principais galerias do país - algumas com relevante inserção no mercado internacional, o projeto visa dividir e disseminar experiências nos temas propostos, com exemplos práticos para questões essenciais de profissionalização e gestão do negócio em arte no mercado primário.
Em cada encontro, galeristas experientes e galerias jovens terão a oportunidade de fazer conexões para o desenvolvimento do mercado de arte no Brasil que, diferente de outros países, ainda é pouco explorado em relação ao seu potencial econômico, e, por isso, tem espaço para se desenvolver e chegar aos patamares mundiais.
Segundo a pesquisa The Art Market conduzida pelo Arts Economics, com dados de 2020, a pandemia do COVID-19 causou uma queda de 20% nas vendas, mas os números ainda permaneceram acima da queda ocorrida na recessão de 2009. Para se ter uma ideia, com uma rápida adaptação para o mundo digital em 2020, o setor de artes e antiguidades atingiu um recorde de US $12,4 bilhões, dobrando de valor em relação ao ano anterior.
O primeiro evento será no dia 12 de Agosto, às 17h30, com a presença Renato Silva, da galeria Mendes Wood DM, Eliana Finkelstein da Galeria Vermelho e mediação de Marcello Dantas que recentemente assumiu a curadoria do SFER IK Museion no México. Os convidados debaterão o tema "Programa Artístico".
O segundo encontro, marcado para 19 de Agosto, contará com Alexandre Gabriel (Fortes D'Aloia e Gabriel) e Jaqueline Martins (Galeria Jaqueline Martins), com mediação do curador Ricardo Sardenberg (Projeto Vênus), que abordarão o tema 'Relações Institucionais'.
Já o terceiro ocorrerá em 26 de Agosto e reunirá Alexandre Roesler (Nara Roesler Galeria) e Alessandra D’Aloia (Fortes D'Aloia e Gabriel) com mediação de João Paulo Siqueira (Art Consulting Tool), com as 'Vendas' como tema central.
A participação é aberta a todos mediante aquisição de ingresso. Para se inscrever, basta acessar: https://abacashi.com/p/encontros-abact.
Para mais informações, acesse: www.abact.com.br, Instagram (@_abact), ou e-mail.
agosto 1, 2021
Cursos do segundo semestre de 2021 na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A partir das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, a Escola de Arte Visuais do Parque Lage (EAV) repensa sua experiência pedagógica que, há 45 anos, acontece em torno da maior floresta urbana do mundo. No dia 2 de agosto de 2021, a instituição abre o segundo semestre com 50 cursos remotos e presenciais.
Um corpo docente de aproximadamente 40 professores/artistas oferece proposições bastante diversas, com valores a partir de R$ 330. Os cursos estão subdivididos em oito núcleos artísticos: pintura e desenho, imagem em movimento, estudos críticos e curatoriais, volume e espaço, corpos, desenvolvimento de projetos/poéticas, oficinas gráficas e fotográficas e parquinho lage.
“Com base na experiência bem-sucedida com os cursos de julho, quando tivemos alunos de 18 estados brasileiros, trabalhamos ainda mais fortemente na formatação de cursos na plataforma digital para o segundo semestre. Seguimos muito entusiasmados com a possibilidade de novas experiências de troca entre pessoas de todo o país. As salas de aula virtuais passaram a ser um ponto de encontro da diversidade cultural brasileira e isso é de uma riqueza inestimável para alunos, artistas e professores”, avalia Yole Mendonça, diretora da EAV Parque Lage.
As aulas remotas eliminam fronteiras e estabelecem um fluxo de comunicação potente com públicos de outros países, inclusive, como observa a mexicana Pamela Conde Veja:
“Quando soube dos cursos on-line da EAV, fiquei grata pela oportunidade de construir novas expressões artísticas e de trocar pontos de vista bastante diversos com pessoas de todo o Brasil. Enxergar além das fronteiras que nos dividem está sendo uma experiência muito enriquecedora, inesperada e inspiradora”, comenta a aluna que assiste da Cidade do México ao curso de julho ‘Arqueologia do Cotidiano – O acontecimento e o trivial como instrumento de produção em arte’, da professora Fabia Schnoor.
Ulisses Carrilho, curador da EAV, ressalta que o programa pedagógico da instituição é pensado a partir das urgências da atualidade: “Nos interessa a arte que se pensa afetando e afetada pelo seu tempo e pela produção das imagens das pessoas. Esta é a gênese da EAV, desde a sua fundação em 1975, por Rubens Gerchman: a criação de uma escola que faça sentido diante das circunstâncias desse país, cada vez mais comprometida com a sociedade e preocupada em fazer da arte uma possibilidade de invenção para um número maior de pessoas”, afirma.
Sobre os desafios de migrar para o ambiente digital, o professor Bernardo Magina, que dá aulas de pintura, diz que foi preciso repensar do zero a dinâmica de seus cursos: “De início, foquei numa abordagem mais teórica e, a partir da própria experiência com os alunos, desenvolvi um modelo de exercícios práticos que vem funcionando muito bem on-line. Foi interessante observar a troca colaborativa entre alunos de diferentes gerações: os mais jovens orientando os mais velhos sempre que surgiam dúvidas tecnológicas. Ao final, todos se adaptaram.”
Em 2019, o aluno Leo Stuckert buscou o curso ‘Colagem como forma de pensamento’, de Pedro Varela, com o objetivo de levar para a pintura o raciocínio da colagem. A transferência das aulas para o ambiente digital não o afastou da EAV Parque Lage: “Nas aulas presenciais podíamos desenvolver os trabalhos com a interação do professor e dos colegas. A chegada da pandemia mudou a dinâmica e as propostas do Pedro passaram a ser apresentadas via fotografia, sem o compartilhar físico dos trabalhos. Por outro lado, a plataforma utilizada nos permitiu uma análise mais focada dos trabalhos e acesso infinito à produção de outros artistas, além da presença de alunos de regiões distintas do Brasil e do mundo”, avalia.
Cursos de curta duração
Artistas mulheres no brasil – módulo 1 | Fernanda Lopes e Carolina Martinez
Fotografia artevida: histórias e experiências | Simone Rodrigues
Experiências gráficas: narrativas e memórias do cotidiano | Bia Amaral e Giodana Holanda
Muito além da superfície | Susana Spadaccini
Atelier da escuta | Ana Emerich
Artistas mulheres no brasil – Módulo 2 | Fernanda Lopes e Carolina Martinez
Amor: cura ou loucura | Ana Benjó e Maria Teresa Melloni
Relações entre escultura-objeto-corpo | Paulo Couto
Aparecer e significar a arte abstrata | Paulo Couto
Composteiras: saberes regenerativos com Beatriz Nascimento | Millena Lízia e Walla Capelobo
Dimensões expositivas: da visualidade à cena | Sonia Salcedo Del Castillo
Exercícios críticos do olhar | Bruno Miguel
Exposições de arte visuais – da ideia à realização | Julia Baker e Stella Paiva
Fotografia iniciante | Thiago Barros
Portifólio de artista: estratégias de apresentação e desenvolvimento de carreira | Bruno Miguel
Cursos contínuos
Práticas artísticas de vida | Anna Costa e Silva
Questões prático teóricas da pintura na contemporaneidade | Bruno Miguel e Luiz Ernesto
Antiformas de intervenção | David Cury
Encontros e reflexões | Iole de Freitas
Xilogravura e conexões | Julio Castro
Exercícios fundamentais de pintura | Luiz Ernesto
Poética expositiva – desenvolvimento e acompanhamento de projetos | Sonia Salcedo Del Castillo
Litografia | Tina Velho⠀⠀
Desenho de observação. processos e outras práticas poéticas | Valério Ricci Montani⠀⠀
O desenho na arte contemporânea | Valério Ricci Montani
Cursos semestrais
A prática da pintura | Chico Cunha
Composição: como ler obras bidimensionais | Gianguido Bonfanti
Cor e forma | Bernardo Magina
Dinâmica das cores | Bernardo Magina
Experiências epidérmicas/epidêmicas: movimentos para organizações de cadernos de artistas-pesquisadoras/es | Millena Lízia
O processo criativo – assoviando e chupando cana | Charles Watson
Pintura hoje: produção e mapeamento em tempo real | Gustavo Matos e Bob N
Linguagens do espaço e tempo – volta ao mundo físico | Fabiana Éboli Santos
Oficina de pesquisa de linguagens do espaço e tempo | Fabiana Éboli Santos
Stencil em base fotográfica – da gravura à arte urbana | Julio Castro e Ana Clara Lemos
Oficina de transformação de materiais | Marcos Duarte
Fotografia e imagens técnicas – desenvolvimento de projetos | Denise Cathilina
Cor e forma 2 – aprofundando questões pictóricas | Bernardo Magina
Pintura brasileira: lado B | Bernardo Magina e Clarissa Diniz
Laboratório de pesquisa e prática de escrita em arte | Fernanda Lopes
Conversações sobre escritos de arte | Fernando Cocchiarale e Marcos Bonisson
Fotografia expandida | Denise Cathilina
Fios para labirintos | Mariana Manhães
Colagem como forma de pensamento | Pedro Varela
A arte cura | Nadam Guerra
Tópicos de curadoria e montagem de eventos de arte | Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli
Linguagens visuais: teorias e prática em videoarte e fotografia | Marcos Bonisson
Arte no parque [Pontes online] | Daniela Seixas e Deise Alcantara
Luz e cena | Iza Valente e Rogério Emerson Magalhães
Entre ontem e amanhã: laboratório de pesquisa e acompanhamento | Fábia Schnoor
Acesse as informações completas no dite da EAV Parque Lage