|
fevereiro 27, 2021
O Processo Criativo com Charles Watson - Aula aberta online na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
No dia 3 de março, 19h30, acontece a Palestra Aberta, online e gratuita, que inaugura a nova edição do workshop O Processo Criativo, em parceria com a EAV / Parque Lage. A palestra acontecerá pelo Zoom, com vagas limitadas, e será transmitida ao vivo pelo Youtube da Escola.
A nova turma do workshop semestral O Processo Criativo - Assoviando e Chupando Cana começa dia 8 de março, em parceria com a EAV Parque Lage. São 4 meses de curso online, todas as segundas e quartas às 19h30, e é a única forma de entrar em contato na íntegra com a ampla pesquisa do educador e palestrante Charles Watson.
Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como dizem os físicos: "Não há boca livre no universo".
Assim sendo, "estratégias" ou "técnicas" criativas só se tornam eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação.
Com uma abordagem instigante, O Processo Criativo - Assoviando e Chupando Cana aponta os mais diversos fatores que fazem a diferença para um desempenho criativo otimizado. O curso tece uma teia de conexões improváveis entre uma ampla variedade de assuntos supostamente desconexos: desde arte contemporânea, design, música e negócios à genética, Neo-Darwinismo, neurociência e até comédia stand-up. Desenhado para grupos multidisciplinares, para todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias é fundamental.
As inscrições na aula aberta e no workshop podem ser feitas pelos links: Aula Aberta e O Processo Criativo.
Mais informações: 21-99232-8162 / 98838-9588 ou cursos@eavparquelage.org.br, contato@dynamicencounters.com.br
fevereiro 26, 2021
Semana EAV Parque Lage de portas abertas de 26/02 a 05/03
Para inaugurar o primeiro semestre de 2021, os professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage reúnem-se em uma programação online – gratuita e aberta ao público – em torno de uma única questão: "Por que estudar arte hoje?".
As transmissões se dedicam a apresentar aos interessados – alunos, ex-alunos, futuros alunos – as várias possibilidades de formação e experimentação que compõem esta escola de arte livre. Diante de tantas urgências, num mundo fraturado e em franca transformação, a EAV Parque Lage propõe uma discussão pública em torno da potência da imaginação, da realização e da criação. As conversas provocarão uma reflexão crítica sobre as ideias e formas que realizamos no mundo. A arte, a partir das experiências contemporâneas e históricas, será abordada como um terreno complexo, híbrido – altamente afetado pelas transformações sociais em curso. Criada de maneira coletiva, a programação aposta no cruzamento entre professores de áreas distintas, provocando atravessamentos entre diferentes poéticas, cursos e linguagens.
De 26 a 28 de fevereiro
Partindo da pergunta sobre arte, por meio de diálogos transmitidos ao vivo, nossos professores e professoras de diversos cursos se reúnem em duplas ou trios para compartilhar suas reflexões em torno desta e de outras questões.
De 1º a 5 de março
Durante este período, todos os links de acesso aos cursos on-line oferecidos pela Escola de Artes Visuais estarão disponíveis gratuitamente. Ao longo das aulas abertas, será possível conhecer um pouco de cada professora e professor, tirar dúvidas sobre os cursos, suas metodologias e abordagens. A participação é livre e ilimitada.
Por que estudar arte hoje? - Confira os cursos
fevereiro 22, 2021
Cursos do primeiro semestre de 2021 na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Escola de Artes Visuais do Parque Lage inicia o primeiro semestre com cerca de 50 cursos online, teóricos e práticos
A Escola de Arte Visuais do Parque Lage (EAV) abre inscrições para os cursos do primeiro semestre de 2021, planejados a partir de recortes temáticos que partem da arte, do fazer artístico e da história da arte como ferramentas para pensar a atualidade em todas as suas dimensões e múltiplas linguagens. Além de proporcionarem o contato com técnicas distintas e a construção de processos, os cursos discutem artistas, movimentos e correntes teóricas de referência para a contemporaneidade. Contemplando grande diversidade de métodos e temas, os encontros acontecem ao vivo, por videoconferência, em ambiente digital interativo. Os cursos, teóricos e práticos, são voltados para a formação continuada de artistas, bem como para profissionais do meio e pessoas interessadas em descobrir a arte ou ampliar o repertório cultural.
NÚCLEO DE PINTURA E DESENHO
O núcleo “Pintura e Desenho” é formado por cursos que abordam a pintura e o desenho, nos quais os alunos podem investigar os aspectos técnicos, poéticos e históricos destas linguagens, a partir das articulações com a contemporaneidade. São oferecidos módulos independentes de iniciação e aprimoramento, onde é possível aprender sobre técnicas, materiais e procedimentos, e trocar experiências e olhares em torno do desenvolvimento da pintura e do desenho na história.
Gianguido Bonfanti
Composição: Como ler obras bidimensionais
Bernardo Magina
Cor e forma
Dinâmica das cores
Bia Amaral e Giodana Holanda
Experiências Gráficas: Narrativas Cotidianas
Bruno Miguel e Luiz Ernesto
Questões prático teóricas da pintura na contemporaneidade
Chico Cunha
A prática da pintura
Luiz Ernesto
Exercícios fundamentais de pintura
Valerio Ricci Montani
Desenho de observação. Processos e outras práticas poéticas
O desenho na arte contemporânea. Das vanguardas artísticas à contemporaneidade
NÚCLEO DE VOLUME E ESPAÇO
Núcleo formado por cursos que investigam o espaço, a tridimensionalidade e a arquitetura, além da sonoridade. A palavra volume aqui assume um caráter duplo: conectada à pesquisa escultórica, que extrapola o plano, pode também ser lida como o estudo da intensidade dos sons, com intersecções no campo da música e das sonoridades experimentais. Neste núcleo são oferecidos cursos ou módulos independentes que articulam um reconhecimento do espaço tridimensional a partir da materialidade dos objetos.
Fabiana Eboli Santos
Oficina de pesquisa de linguagens do espaço e tempo
Franz Manata e Saulo Laudares
Arte sonora
Marcos Duarte
Oficina de transformação de materiais
Sonia Salcedo
Poética expositiva - desenvolvimento e acompanhamento de projetos
NÚCLEO DE OFICINAS GRÁFICAS E FOTOGRÁFICAS
Núcleo formado por cursos que investigam a impressão em diversos suportes. Os encontros são orientados a partir da experimentação com processos associados à impressão nos ateliês, aliando processos ora analógicos, ora digitais. Os meios técnicos possibilitam uma experimentação prática das questões em torno da reprodutibilidade das imagens. Este é o núcleo onde se inserem as discussões em torno da fotografia e seus desdobramentos, historicamente conectados à técnica da gravura. Os cursos desenvolvem-se em ateliês equipados para a experimentação das técnicas tradicionais da gravura e suas possíveis subversões.
Lucas Icó
Gráfica de ação coletiva
Simone Rodrigues
Fotografia artevida: histórias e experiências
Vejo suas fotos com interesse: experiência n. 2
Thiago Barros
Fotografia iniciante
Bia Amaral e Giodana Holanda
Experiências gráficas: narrativas cotidianas
Denise Cathilina
Fotografia e imagens técnicas - desenvolvimento de projetos
Fotografia expandida [edição especial]
Julio Castro e Ana Clara Lemos
Stencil em base fotográfica - da gravura à arte urbana
Pedro Varela
Colagem como forma de pensamento
Julio Castro
Xilogravura e conexões
Tina Velho
Litografia
NÚCLEO DE IMAGEM EM MOVIMENTO
Núcleo formado por cursos teóricos e práticos que se dedicam à investigação dos universos da imagem e seus desdobramentos nas linguagens do cinema e do vídeo. Abarca a concepção, criação e produção de experiências que tenham a imagem em movimento como base para investigação artística, podendo integrar também reflexões sobre os processos de recepção e as dimensões históricas do cinema e do vídeo. Aborda a montagem cinematográfica como recurso narrativo que se intersecciona a outras linguagens da arte.
Marcos Bonisson
Linguagens visuais: teorias e prática em videoarte e fotografia
NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS/POÉTICAS
Núcleo dedicado à investigação dos processos de criação, no desenvolvimento da poética e na formação profissional do artista. É formado por cursos que privilegiam o espaços de diálogo, a troca de experiências e a orientação de práticas e projetos artísticos em desenvolvimento, no qual os participantes encontram professores artistas, curadores e pesquisadores que promovem espaços de diálogos e trocas de experiências com base nos projetos trazidos pelos participantes.
Lucas Icó
Arte e(m) contexto
Charles Watson
O processo criativo - assoviando e chupando cana
Millena Lízia
Experiências epidérmicas/epidêmicas: movimentos para organizações de cadernos de artistas-pesquisadoras/es
Anna Costa e Silva
Práticas artísticas de vida
David Cury
Antiformas de intervenção
Iole de Freitas
Encontros e reflexões
Mariana Manhães
Ao sentir cheiro de floresta
O processo do artista: fios para labirintos
Sonia Salcedo
Poética expositiva - desenvolvimento e acompanhamento de projetos
NÚCLEO DOS CORPOS
Núcleo formado por cursos que tem o corpo como tema, plataforma, poética e espaço de investigação. Lida com pesquisas em torno da performance e das artes vivas. Reconhece a materialidade do corpo como possibilidade para investigações que convocam uma reestruturação dos saberes. Quando o corpo é assumido enquanto trabalho, rearticula-se a separação entre artista e obra. Não se trata de produzir novas representações sobre o corpo ou tematizá-lo, mas de entendê-lo como suporte.
Millena Lízia
Experiências epidérmicas/epidêmicas: movimentos para organizações de cadernos de artistas-pesquisadoras/es
Nadam Guerra
A arte cura
NÚCLEO DE ESTUDOS CRÍTICOS E CURATORIAIS
Núcleo formado por cursos e grupos de estudos que abordam a prática curatorial, a crítica, a história e a produção de narrativas sobre a arte. Tem especial interesse pelas produções contemporâneas, por modos de circulação, reflexão e difusão e pelos saberes dos diferentes agentes que constituem o campo da arte. As formações deste núcleo almejam as intersecções entre curadoria, educação, expografia, crítica de arte, museologia e gestão cultural.
Bruno Miguel
Exercícios críticos do olhar
Julia Baker e Stella Paiva
Exposições de arte visuais - da ideia à realização de uma exposição - desenvolvimento de projetos
Lucas Icó
Arte e(m) contexto
Millena Lízia e Walla Capelobo
Composteiras: saberes regenerativos com beatriz nascimento
Nathanael Araujo e Rodrigo Rosm
Design. designers negres: perspectivas ativistas
Sonia Salcedo Del Castillo
Da curadoria a expografia: concepção e pratica expositiva
Exposições como meio
Poética expositiva - desenvolvimento e acompanhamento de projetos
Bernardo Magina e Clarissa Diniz Pintura brasileira: lado b
Bruno Miguel
Portfólio, apresentação, desenvolvimento e estratégias de carreira
Chico Cunha
Conceito e narrativas na figura pintada
Clarissa Diniz
Problemáticas em curadoria
Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli
Tópicos essenciais de curadoria e montagem de exposições de arte
Fernando Cocchiarale e Marcos Bonisson
Conversações sobre escritos de arte
Franz Manata
Arte como conhecimento
Gustavo Matos e Bob N
Pintura hoje: os melhores artistas de todos os tempos da última semana
Nathanael Araujo e Patricia Reinheimer
Rastros e saudades em evocações narrativas: eav parque lage, jardim botânico e rio de janeiro
Paulo Couto
Arte brasileira - passagens e permanências
Arte figurativa, arte abstrata, arte conceitual - fronteiras e continuidades
PARQUINHO LAGE
Arte no parque
Curso semestral, aos sábados, 6 de março a 26 de junho de 2021, de 11h às 12h.
Curso para crianças de 6 a 10 anos.
Arte em família (gratuito)
Aos sábados pela manhã, cada criança pode trazer um adulto para a escola.
O objetivo é despertar novas formas de diálogo a partir de uma atividade em comum. São várias opções de cursos.
Acesse a página da EAV Parque Lage, para saber mais sobre os cursos oferecidos e poder buscá-los por dia da semana, turno e faixa etária.