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março 26, 2020
Curso online: Temas da arte contemporânea com Tiago Mesquita
Neste curso, estudaremos episódios decisivos da produção artística feita depois da II Guerra Mundial. Reunidas em pequenos núcleos temáticos, muitas vezes ligados a episódios da história social, as aulas têm alguma independência. Cada uma trata de um artista ou um acontecimento que sintetize questões importantes de um debate estético das artes plásticas entre 1950 e 2010.
Professor: Tiago Mesquita
Sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h40
Google Hangouts
Os alunos terão cópias digitais dos slides e dos principais textos depois de cada encontro.
O pagamento é mensal, de R$ 330,00.
PROGRAMA
1) 05/03
AULA INTRODUTÓRIA: A mudança de sentido da obra de arte na sociedade de consumo. A modificação das vanguardas no século XX.
A imagem fotográfica como contraponto à imagem da arte: Eugene Delacroix e Eugene Durieu. Gustave Courbet e a fotografia. Édouard Manet e os impressionistas. O pictorialismo na fotografia. Sociedade de Consumo e Industria cultural. A arte no Pós Guerra.
Textos: DUBOIS, Philippe: O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução: Marina Appenzeller, Campinas, Papirus, 1993.
KRAUSS, Rosalind: “Os espaços discursivos da fotografia” em O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davee. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
SCHARF, Aaron: Art and photography. Penguin Books, 1979. (A primeira edição é de 1969).
PRIMEIROS ANOS DA HEGEMONIA DOS ESTADOS UNIDOS
2) 12/03
Robert Rauschenberg, Cy Twombly e o expressionismo abstrato. As fotografias de Aaron Siskind como contraponto.
Texto: CROW, Thomas: The long march of pop: art, music and design, 1930 – 1995, New Haven, Yale University Press, 2015.
3) 19/03
Jasper Johns e a colagem.
Texto: STEINBERG, Leo: “Jasper Johns: os sete primeiros anos de sua arte” em Outros Critérios. São Paulo Cosac Naify, 2008.
4) 26/03
Andy Warhol e a pop. A pop inglesa, James Rosenquist, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Ed Ruscha.
Textos: DANTO, A.C.: Andy Warhol. São Paulo, Cosac Naify, 2012.
CROW, Thomas: The long march of pop: art, music and design, 1930 – 1995, New Haven, Yale University Press, 2015.
5) 02/04
Andy Warhol, cinema, fotografia, mídia.
Textos: CRIMP, Douglas: Our kind of movies. Cambridge, MIT Press, 2014.
GIDAL, Peter: Blow Job. Londres, Afterall Books, 2008
6) 09/04
Philip Guston, Frank Stella, Ellsworth Kelly, Peter Bradley, Brice Marden e algumas respostas da pintura nos Estados Unidos nos anos 1950 e 1960.
Texto: ROTH, Philip: Desenhos de Guston. Em Entre nós: um escritor e seus colegas falam de trabalho. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
A RECONSTRUÇÃO DA EUROPA OCIDENTAL E A GUERRA FRIA
7) 16/04
Yves Klein e Piero Manzoni e o novo realismo na Europa
Textos: LOPES TORRES, Fernanda: “Yves Klein, Ícaro do modernismo” (na revista Ars, volume 11, número 21, 2013)
BOIS, Yve-Alain: A relevância de Klein hoje (revista Ars, ano 7, número 15)
8) 23/04
O grupo Fluxus, a arte e os meios de comunicação de massa.
Arte e mídia na América Latina.
Textos: HUYSSEN, Andreas: “De volta para o futuro: Fluxus contextualizado” em Memórias do modernismo. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ.
HOME, Stewart: O Assalto à Cultura, capítulos 09 e 10. São Paulo, Conrad.
9) 30/04
Joseph Beuys, Wolf Vostell, Grupo Zero, Grupo Cobra e a ideia de vanguarda no pós-guerra europeu.
Texto: DE DUVE, Thierry: Joseph Beuys: O último dos proletários.
10) 07/05
Gerhard Richter e o meio de arte alemão dos anos 1960. Otto Steinert, Joseph Beuys, Grupo Zero, o realismo socialista. Sigmar Polke, Blinky Palermo, Isa Genzken e o Realismo capitalista.
11) 14/05
Gerhard Richter e a pintura de imagens. Convenção, acervo e fotografia.
(Estudaremos também, o contexto intelectual de Dusseldorf).
Textos: JEAN-FRANÇOIS CHEVRIER: “Between the fine arts and the media (the German Example: Gerhard Richter)” (1992) em IWONA BLAZWICK E JANNA GRAHAM: Atlas, the reader (2003)
T.J. CLARK: “Grey panic” (2011) na London Review of Books de 17/11/2011
GERTRUDE KOCH: “The Richter Scale of Blur” (1992) BENJAMIN BUCHLOH (org.): Gerhard Richter (OCTOBER FILES).
12) 21/05
Ilyia e Emilia Kabakov e a União Soviética. A Guerra Fria na produção visual. Discutiremos a produção de Öyvind Fahlström. A produção artística na América Latina.
Textos: CURLEY, Jonathan: A ConspIracy of images.
TUPITSYN, Margarita: Moscow Vanguard Art (1922 – 1992).
BRASIL, ARTE DEPOIS DA DITADURA
13) 28/05
A arte no Brasil depois do golpe de 1964. Depois do neoconcretismo: Hélio Oiticica e Lygia Clark nos anos sessenta e setenta. O Cinema Marginal e as novas linguagens.
Textos: COELHO, Frederico: Livro ou livro-me
NAVES, Rodrigo: “Hélio Oiticica e Lygia Clark” em O vento e o moinho (2007).
14) 04/06
Lygia Pape e a geração AI 5.
Texto: OITICICA, Hélio: Esquema Geral da Nova Objetividade (1967) em O Museu é o mundo.
11/06: CORPUS CHRISTI
15) 18/06
Antonio Dias, Cildo Meireles, Artur Barrio e outros artistas dos anos setenta.
16) 25/06
Mira Schendel e outras questões contemporâneas brasileiras.
Textos: NAVES, Rodrigo: “Mira Schendel: O presente como utopia” e “Mira Schendel: pelas costas” em O vento e o moinho (2007).
OBJETO, ESCULTURA, SÉRIE, MINIMALISMO
17) 02/07
Minimalismo a diluição do sentido da obra no meio de Nova York
(Donald Judd, Robert Morris, Carl Andre, Sol LeWitt, Dan Flavin)
Textos: BATCHELOR, David: Minimalismo.
MEYER, James: Minimalism: art and polemics in the sixties.
18) 09/07
Agnes Martin, desenho e pintura
19) 16/07
Eva Hesse, Richard Serra, Robert Smithson e o pós-minimalismo
Textos: NAVES, Rodrigo: “Richard Serra: O desequilibrista” em O vento e o moinho (2007).
SMITHSON, Robert: “Entropy and the new monuments” em FLAM, Jack: Robert Smithson: Collected Writings”.
ARTE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
20) 06/08
Arte conceitual: arquivos, documentos, teoremas e testemunhos. A crítica ao objeto de arte como específico. As greves de artistas. A crítica institucional da arte no Atlântico Norte: Marcel Broodthaers, Daniel Buren, Michael Asher, Hans Haacke.
Textos: O’DOHERTY, Brian: No interior do cubo branco. São Paulo, Editora Martins Fontes.
BUCHLOH, Benjamin: “Conceptual Art 1962-1969: From the Aesthetic of Administration to the Critique of Institutions”, em Formalism and Historicity (2015).
ALBERRO, Alexandre: Conceptual Art and the politics of the publicity
21) 13/08
Bruce Nauman e os filmes em looping. Trataremos também da generalização da televisão, dos filmes Corações e Mentes, de Peter Davis e O ano do porco, de Emile De Antonio.
Textos: WAGNER, Anne M.: “Nauman’s Body of Sculpture”
BENETTI, Liliane: “Exercícios de contenção, saturação e reiteração” REVISTA ARS
22) 20/08
Dan Graham, a cultura de massa e a arte a partir da televisão.
Texto: GRAHAM, Dan: Rock my religion
23) 27/08
Arte e mídia na América Latina: Exposições no Brasil, Poesia visual, Tucuman Arde, Anabella Geiger, Letícia Parente, Regina Silveira,Carmela Gross,,Julio Plaza, Anna Maria Maiolino, Tucuman Arde, Centro de Arte y Comunicación, as experiências no México de1968 e do Peru.
REPENSANDO A IMAGEM FOTOGRÁFICA
24) 03/09
Jeff Wall e a fotografia para contemplação. A resposta ao sentido da fotografia na arte conceitual.
Textos: WALL, Jeff: “Marks of Indifference” e “Frames of Reference” em Selected Essays and Interviews. Nova York, The Museum of Modern Art, 2007.
FRIED, Michael: Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres, Yale University Press, 2008.
25) 10 e 17/09
A Escola de Dusseldorf de fotografia. Falaremos sobre artistas como Bernd e Hilla Becher, Thomas Ruff, Andreas Gurky, Candida Hoffer e Thomas Demand.
Texto: FRIED, Michael: Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres, Yale University Press, 2008.
26) 24/09
Cindy Sherman, Louise Lawler, Sherrie Levine. Picture Generation e a fotografia midiática falsificada.
Textos: DOUGLAS CRIMP: “A atividade fotográfica no pós-modernismo” em As ruínas do museu. São Paulo, Martins Fontes.
ROSALIND KRAUSS: “Cindy Sherman: Untitled” (1993). Em Cindy Sherman (October Files). MIT Press.
27) 01/10
Thomas Hirshhorn, Alfredo Jaar, Doris Salcedo, Renata Lucas e novas maneiras de formalizar os conflitos políticos.
Texto: FOSTER, Hal: O complexo arte e arquitetura e Bad New Days.
IMAGEM E HISTÓRIA
28) 08/10
Anselm Kiefer, a pintura de história e os paradoxos da pintura dos anos 1980. Baselitz, Basquiat, Schnabel, Transvanguarda Itaiana, Geração Oitenta e Casa 7.
Texto: ANDREAS HUYSSEN: “Anselm Kiefer: O terror da história, a tentação do mito” em: Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996
29) 15/10
A pintura como narrativa em Luc Tuymans.
Texto: PAULO PASTA, “O evento e a pintura” em A Educação Pela Pintura. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2012.
30) 22/10
Gabriel Orozco e a arte mexicana depois do terremoto.
TEXTO: OROZCO, Gabriel: Lecture (2001)
31) 24/10
Francis Alys, o situacionismo, e novos modos de arte radical.
Texto: DEBORD, Guy: A sociedade de espetáculo
QUESTÕES DE ÁFRICA E DA DIÁSPORA
32) 05/11
William Kentridge, o desenho e a história em meio ao conflito sul-africano.
Conversaremos sobre Wael Shawky, MEDU Art Ensemble, Dumille Feni,
Textos: CAMERON, Dan e CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn: William Kentridge. Londres, Phaidon Press, 1999.
TONE, Lilian: William Kentridge: fortuna. Instituto Moreira Salles, 2012.
33) 12/11
Kerry James Marshall, Harlem Renaissance, o debate racial nos Estados Unidos.
Durante a aula, pretendo mencionar algumas ideias do Harlem Renaissance, movimento Negritude, Frantz Fanon e W.B. Dubois.
Será a aula em que o modernismo afro-americano será pensado de maneira mais direta. Falaremos também de Wifredo Lam, Jacob Lawrence, Peter Bradley, Raymond Saunders, Alvin Loving, Fred Eversley, Betye Saar, Noah Purifoy e Chris Offili.
34) 19/11
Kara Walker e as imagens do passado escravista.
A produção será pensada em comparação com Abdias do Nascimento, Rosana Paulino, Victoria Santa Cruz, Pope. L, Jaime Lauriano, Adrian Piper, Senga Nengudi, Andres Serrano, Fred Wilson e Lorna Simpson.
35) 26/11
Representação e colonização.
El Anatsui, Ibrahim Mahama, Atlas Group, os conflitos e outras formas de repensar a nacionalidade.
NOVAS FORMAS DE EXPOSIÇÃO
36) 03/12
Anri Sala e a mudança de sentido das imagens. Os filmes para galerias de arte. Discutiremos trabalhos de Douglas Gordon, Pierre Huyghe, Tacita Dean, Philippe Parreno e Harun Farocki.
Texto: RANCIÉRE, Jacques: “Aquele que vem depois” em YOEL, Geraldo: Pensar o cinema. São Paulo, Cosac Naify, 2015.
37) 10/12
Os museus e a indústria do espetáculo desde a década de 1980.
(Estudaremos também os projetos dos chamados starchitects)
Texto: CHIN-TAO WU: Privatização da cultura. São Paulo, Boitempo Editorial, 2006.
38) 16/12
Questões sobre a produção brasileira recente.
INSCRIÇÕES
A inscrição é feita através de transferência bancária da primeira mensalidade. Pagamento comprovado, o convite para a aula é enviado ao aluno.
O valor da mensalidade é R$ 330,00 (favor enviar o comprovante).
Tiago dos Santos Mesquita
CNPJ.: 18.279.220/0001-61
Banco: Banco do Brasil
Ag.: 7003-3
C/C.: 6527-7
PROFESSOR
Tiago Mesquita atua como crítico de arte desde 1998. É Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) com uma tese sobre Andy Warhol e Gerhard Richter.
De 2000, até 2005, foi crítico do jornal Folha de São Paulo. Escreveu para Revista Bravo, Revista Reportagem, Revista Soma, Novos Estudos Cebrap e o jornal Público, de Lisboa, o caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo, revista Frieze e o site do Instituto Moreira Salles.
Para livros e publicações especiais, fez ensaios sobre Fábio Miguez, Paulo Monteiro, Nuno Ramos, Rodrigo Andrade, Cassio Michalany, Sérgio Sister, Franz Weissman, Amilcar de Castro, Germana Monte-Mór, Cristiano Lenhardt, José Bezerra, Andy Warhol.
Fez as curadorias das exposições Amilcar de Castro, Mira Schendel, Sergio Camargo, Willys de Castro, em parceria com o crítico de arte Rodrigo Naves, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e da exposição Imagem sobre imagem, de David Drew Zingg, no Instituto Moreira Salles. Organizou as exposições de Neves Torres e a de José Bezerra.
Leciona desde 2007. Já ensinou no Instituto Mariantonia, Casa do Saber, Fiam – Faam, Faculdade Belas Artes, Escola da Cidade, Instituto Itaú Cultural, e nas unidades do SESC Pompeia Consolação e Santos. Atuou como professor convidado no Instituto de Artes da Unesp e Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP).
março 18, 2020
Aula com Lucio Agra da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ao vivo no Facebook
Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o professor Lucio Agra, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vai ministrar as disciplinas de Oficina de Som e Movimento (13-16h) e Estudos da Performance (16-18h), ao vivo no Facebook.
20 de março de 2020, sexta-feira, das 13h às 18h
Facebook - Perfil de Lucio Agra
Lucio José de Sá Leitão Agra
O pesquisador defende o estado democrático e de direito. Luta pela valorização e manutenção da Educação Pública. Graduação (Bacharel) em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Licenciatura em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (empossado em abril de 2016). Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Semiótica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia - poética - arte e tecnologias, performance - artes do corpo, performance, poesia - poesia eletrônica e digital e performance- arte, tecnologia e vanguardas, teorias da comunicação. Além dessas atividades também é artista da performance e curador. (Texto informado pelo autor)
Fonte: Currículo Lattes
março 4, 2020
O Design e a Cidade: seminário + lançamento do Guia SP Design 2020 no IED, São Paulo
Seminário com a participação de Barão di Sarno, Camila Romano, Fernando do Amaral Nogueira, Francisco Albuquerque e Uriel Jaroslawski.
5 de março de 2020, quinta-feira, às 19h
IED - Istituto Europeo di Design
Rua Maranhão 617, Higienópolis, São Paulo
Inscrição online gratuita
O Guia São Paulo Design e o Centro de Inovação do IED Brasil (CRIED) promovem no próximo dia 5 de março, às 19h, um IED Parla sobre o Design e a Cidade. Com a presença de convidados dos campos do design, design estratégico, da inovação e das cidades inteligentes, o evento discutirá a visão do design para o futuro das cidades, e será realizado no auditório do IED, em São Paulo, aberto ao público.
O evento é gratuito, mas como o espaço é sujeito a locação se sugere a inscrição prévia pelo link www.ied.edu.br/designcidade
PROGRAMAÇÃO
19h – RECEPÇÃO
19h30 – ABERTURA: Stefano Carta Vasconcellos, diretor acadêmico do IED Brasil, e Cristiano Barata, do Guia SP Design.
19h40 – CIDADES DO FUTURO SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN ESTRATÉGICO – Francisco Albuquerque, da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo, sobre Smart/Future City, e Camila Romano, Head de Marketing no app urbano Colab, sobre “Engajamento Cidadão”.
20h45 – DESIGN PARA MOBILIDADE E SERVIÇOS – Fernando Nogueira, professor na FGV-SP, pesquisador e ativista em inovação pública, gestão de associações e investimento social privado, sobre inovação aberta para uma São Paulo mais inteligente; Barão di Sarno, fundador da QuesttoNó, em “A Cidade Precisa de Você”, e Uriel Jaroslawski, da Quicko, sobre Roteirização Intermodal.
Mediação: Stefano Carta Vasconcellos.
Minibios
Barão di Sarno – Designer, futurista e ativista, Barão Di Sarno é sócio-fundador da Questtonó, consultoria de inovação e design com mais de 160 prêmios conquistados, atuando em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis. É vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades através da ativação de espaços públicos.
Camila Romano – Head de Marketing do app urbano Colab, Camila Romano é publicitária e já atuou em diversas áreas do mercado, desde varejo até educação. O principal desafio hoje enfrentado é desenvolver inovações para governo e engajar o cidadão através do marketing digital.
Fernando do Amaral Nogueira – Professor na FGV-SP, instituição onde fez mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em inovação pública, gestão de associações e investimento social privado e atuou como Coordenador do Mobilab+ – Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e à Prodam, até fevereiro de 2020.
Francisco Albuquerque – Designer estratégico formado pelo IED, onde é coordenador e professor, Francisco Albuquerque é sócio-cofundador da Arco – Hub de Inovação, especializado na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Atua em projetos de inovação em negócios há mais de dez anos para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Google e Mapfre, e suas principais linhas de estudos são a cultura do design aplicada às estratégias de negócios e cidades do futuro sob a perspectiva do design estratégico.
Uriel Jaroslawski – Responsável por Produto e Tecnologia na Quicko desde novembro de 2019, é engenheiro em informática com mais de 14 anos de carreira no Mercado Livre, na área de desenvolvimento de produtos, onde por oito anos foi Head de desenvolvimento da unidade de negócios de Classificados para a América Latina e, nos últimos dois anos, atuou no desenvolvimento de produto do Markerplace no Brasil, formando também centros de desenvolvimento de software para o Mercado Livre no Chile, no México e na Venezuela.