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dezembro 16, 2019
Cursos de Verão 2020 na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Entre janeiro e fevereiro é possível aproveitar os cursos e oficinas pensados especialmente para as férias de verão. São cursos curtos, intensivos, especialmente planejados para quem deseja aproveitar as férias ou uma passagem rápida pela cidade do Rio de Janeiro, para investir seu tempo na experiência com alguma técnica, linguagem ou pensamento artístico, desfrutando ainda da experiência das professoras e dos professores da EAV Parque Lage.
Os cursos de verão são oferecidos entre os dias 6 de janeiro e 13 de fevereiro de 2020.
Os cursos contínuos também podem ser frequentados neste período de férias.
Programação destinada a crianças aqui.
Programação de férias e cursos contínuos para adultos aqui.
CURSOS DE FÉRIAS DE VERÃO
PROCESSOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale
VIDEOINSTALAÇÃO NA EAV
Analu Cunha
CAMINHANDO PELO PARQUE, VIVENCIANDO A FLORESTA
EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS – VERÃO NO PARQUE
Bia Amaral e Giodana Holanda
DESENHO COMO GESTO
Bia Amaral e Jac Siano
CARTOGRAFIAS, REDES, LOCALIZAÇÃO E … SITUAÇÃO
Cristina Ribas e Lucas Icó
CREATIVITY MASTERCLASS 01
Charles Watson
A FOTOGRAFIA BRASILEIRA E O MODERNISMO
GOMA BICROMATADA – AS POSSIBILIDADES DE UMA IMPRESSÃO FOTOGRÁFICA DO SÉCULO XIX
OFICINA CIANÓTIPO – UMA EXPERIÊNCIA FOTOSSENSÍVEL
Denise Cathilina
INVESTIGAÇÕES POÉTICAS TRIDIMENSIONAIS, AQUI-AGORA
Fabiana Éboli Santos
ARQUITETURA PARA ARTE
Ivan Pascarelli Ferreira e Marcelo Camargo
STENCIL EM BASE FOTOGRÁFICA – DA GRAVURA À ARTE PÚBLICA
Júlio Castro, Ana Clara Lemos e Pedro Ivo Mira
A ARTE DO SÉCULO XXI
Marcelo Rocha
INTRODUÇÃO À IMAGEM EM MOVIMENTO
Marcos Bonisson
LEITURA E ESCUTA DE BIOGRAFÓLIOS
Mariana Manhães
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ARTE IMPRESSA
RELAÇÕES RACIAIS
Nathanael Araújo
O JARDIM SECRETO: OFICINA DE ECOPRINT – IMPRESSÃO BOTÂNICA
Susana Spadaccini
EXPOSIÇÃO COMO MEIO
Sonia Salcedo
CURSOS CONTÍNUOS 2020
PINTURA ALÉM DO QUADRO
Bernardo Magina
QUESTÕES PRÁTICO-TEÓRICAS DA PINTURA NA CONTEMPORANEIDADE
Bruno Miguel e Luiz Ernesto
IMAGEM: DO DESENHO AOS OUTROS MEIOS
Carli Portella
A PRÁTICA DA PINTURA
Chico Cunha
A DESCONFIANÇA DO OLHAR
Daniel Lannes
ANTIFORMAS DE INTERVENÇÃO
David Cury
SERIGRAFIA NÃO FOTOGRÁFICA
Evany Cardoso
MODELO VIVO
Gianguido Bonfanti
ENCONTROS E REFLEXÕES
Iole de Freitas
GRAVURA: TEORIA, PRÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO
João Atanásio
QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA PINTURA
Luiz Ernesto
PRÁTICA DO ARTISTA: FIOS PARA LABIRINTO
Mariana Manhães
OFICINA DE TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS
Marcos Duarte
ARTE DA PINTURA
Ronaldo Macedo
POÉTICA EXPOSITIVA: DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS
Sonia Salcedo
LITOGRAFIA
Tina Velho
DESENHO DE OBSERVAÇÃO
Valerio Ricci Montani
Concurso público para professor de Escultura e Pintura - UFMG
Concurso para Professor Adjunto A (Nível 1) do Departamento de Artes Plásticas (Dedicação Exclusiva), em Pintura e Escultura, para Doutor em Artes Visuais ou áreas afins.
Inscrições pessoalmente, por procuração ou via postal até 30 de dezembro de 2019
Secretaria Geral da Escola de Belas Artes
Avenida Antônio Carlos 6627, Campus Pampulha I, Belo Horizonte, MG, 31270-901
Das 9 às 11 e das 14 às 16 horas
31-3409-5263
Mais informações no links para Pintura e Escultura
ÁREA DE CONHECIMENTO: Pintura
VAGA: 1 (uma)
CLASSE DE MAGISTÉRIO e REGIME DE TRABALHO: Classe A com denominação de Professor Adjunto A nível 1 - Regime de Trabalho – Dedicação Exclusiva
NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Doutorado em Artes Visuais ou áreas afins;
PERFIL DO CANDIDATO: Professor de Artes e Artista Visual com conhecimento prático e teórico nas modalidades técnicas da pintura, e produção artística comprovada por meio de portfólio, a ser avaliado na Prova de Títulos.
PROVAS:
FASE 1: PROVA ESCRITA COM CARÁTER ELIMINATÓRIO
FASE 2: PROVA DE TÍTULOS E PROVA DIDÁTICA
EDITAL: Edital nº 726, de 25 de outubro de 2019, publicado no Diário Oficial da União do dia 31 de outubro de 2019, Seção 3, páginas 67 a 69.
ÁREA DE CONHECIMENTO: Escultura
VAGA: 1 (uma)
CLASSE DE MAGISTÉRIO E REGIME DE TRABALHO: Classe A com denominação de Professor Adjunto A nível 1 - Regime de Trabalho – Dedicação Exclusiva
NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Doutorado em Artes Visuais ou áreas afins;
PERFIL DO CANDIDATO: Professor de Artes e Artista Visual com conhecimento prático e teórico nas modalidades técnicas de Escultura - madeira, pedra e metal, e produção artística comprovada por meio de portfólio, a ser avaliado na Prova de Títulos.
PROVAS:
- PROVA DIDÁTICA
- ARGUIÇÃO DE MEMORIAL
- PROVA DE TÍTULOS
EDITAL: Edital nº 727, de 25 de outubro de 2019, publicado no Diário Oficial da União do dia 31 de outubro de 2019, Seção 3, páginas 67 a 69.
dezembro 8, 2019
Arredores da imagem: Claudio Levitan e Vanessa Silla falam no MARGS, Porto Alegre
O encerramento da edição deste ano do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, cuja programação deste ano tem lugar no MARGS, tem como convidados a escritora Vanessa Silla e o músico e escritor Cláudio Levitan.
10 de dezembro de 2019, terça-feira, às 17h
MARGS - Auditório
Praça da Alfândega s/n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Capacidade: 60 lugares (por ordem de chegada)
Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade
Informações por email autonomaz@ufrgs.br
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) convida para o encerramento da edição deste ano do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, que em 2019 teve lugar no MARGS.
O sexto e último encontro, intitulado “Literatura é imagem”, será realizado na próxima terça-feira, 10.12.2019, tendo como convidados a escritora Vanessa Silla e o músico e escritor Cláudio Levitan. O evento começa às 17h, no auditório do museu.
LITERATURA É IMAGEM
Parte do princípio que o processo criativo, tanto na música como na literatura, passa pela imagem. O processo criativo precisa mergulhar nas profundezas da alma para resgatar as realidades sensíveis.
Cláudio Levitan e Vanessa Silla escreveram a quatro mãos o livro “A avoada e o distraído”, 2019.
Levitan aproxima sua lente na origem das suas imagens que permeiam o campo artístico, tanto na música como na arte de escrever. Enquanto Levitan vira para trás na busca de inspiração, Vanessa Silla mira o futuro. E é na intersecção que eles se encontram.
Deste espaço compartilhado, nasceu o último livro dos dois: “A avoada e o distraído”, um universo de trocas que invocam o futuro. Embalados na abordagem do impacto da tecnologia na literatura e nas artes, ambos provocam um panorama do porvir e da imutável permanência do digital em nossas vidas.
A consagração do avanço tecnológico os obriga a refletir e a imagem tem um papel marcado: qual o futuro da literatura? A imagem está sempre a favor da arte? Para este último bate-papo encerramos nossa proposta com muitas outras perguntas.
SOBRE OS PARTICIPANTES
Vanessa Silla nasceu em Porto Alegre, em 1961. Formada em Letras pela PUCRS, com especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Escrita Criativa PUCRS. Cursando o doutorado em Escrita Criativa, é autora de 9 livros publicados.
Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre, em 1951. Além de arquiteto — com mestrado na Inglaterra —, é músico (compositor, violão e banjo-bandolim) e escritor, especialmente de literatura infantil e infanto-juvenil, atuando também no teatro e nas artes gráficas. Autor de 6 álbuns(*), com prêmios, entre eles Açorianos, Tibicuera, Itaú Cultural e o reconhecimento da UNESCO com o seu trabalho “Minha Longa Milonga”. Autor de 10 publicações(**), entre livros, álbuns de quadrinhos e antologias coletivas, com o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001 e indicação ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil em 2007.
(*) “O Primeiro Disco”, “Minha Longa Milonga”, “Opereta Pé de Pilão”, “Levitan e os Tripulantes: Projeto LP”, “Canções do Livro das Crianças Perdidas” e “Avulsas”.
(**) “O Porão Misterioso”, L&PM, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques, L± a novela gráfica "A Vaca Transparente", Ed. Libretos, 2013; antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”; História em Quadrinhos do livro- poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana, L&PM (Edição esgotada).
ARREDORES DA IMAGEM
“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.
O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.
Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.
ARGUMENTO GERAL
Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.
PROGRAMAÇÃO 2019
> 16/07/19: Juremir Machado da Silva
> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos
> 17/09/19: Roger Lerina
> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan
> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa
> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla