|
setembro 30, 2019
Cildo Meireles - obra e trajetória em revista com Diego Matos no CPF do Sesc, São Paulo
O pesquisador Diego Matos, curador junto com Julia Rebouças da exposição Entrevendo do Sesc Pompeia, ministra curso no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc sobre a obra e trajetória de Cildo Meireles. Curso prevê visita guiada à exposição Entrevendo no Sesc Pompeia.
2, 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2019, quartas-feiras, das 10h30 às 13h; 26 de outubro, sábado, das 10h30 às 13h
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto 285, 4º andar, São Paulo, SP
11-3254-5600
Segunda a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 9h30 às 18h30
O curso é balizado em livro e pesquisa realizados por Diego acerca da obra de Meireles: "Cildo - Estudos, Espaços, Tempo" (Ubu Editora, 2017), com organização em parceria com Guilherme Wisnik, livro trilíngue que trouxe para a esfera pública um debate sistematizado da obra do artista em meio à completude de suas cinco décadas de atuação, confundindo-se em seus primórdios com a própria legitimação de um campo contemporâneo da nossa arte, aberta à radicalidade e experimentação em meados dos anos 1960; e a pesquisa acerca da obra de Cildo Meireles que adveio da tese de doutorado "Cildo Meireles - Espaço, modos de usar", realizada pelo pesquisador na FAU USP e concluída ainda em 2014.
Para além de uma abordagem dentro dos meandros da história e da cronologia, o curso propõe uma leitura crítica do legado desse artista à luz de outros repertórios que são também ensejados pela arte em questão, como: a conturbada história brasileira desde os anos da ditadura civil-militar, um conjunto de conceitos advindos das ciências humanas e exatas, a aproximação com as razões arquitetônicas e urbanísticas e, logicamente, a relação simbiótica com o binômio "arte e política".
Programaticamente são definidos seis encontros semanais nos quais é construída uma ampla perspectiva crítica da obra, do legado e da trajetória do artista, com duas motivações principais: uma mirada histórica, crítica e didática de sua trajetória e uma estrutura temática e conceitual de suas abordagens enquanto artista. Também, dentro dessa investida, não se perde de vista uma leitura em amplitude internacional, dada a influência da produção desse artista no circuito global.
A mostra Entrevendo será o tema final das discussões em sala de aula, e conta com uma visita guiada à exposição no Sesc Pompeia.
PROGRAMA
2/10 - Ponto de partida | Contexto, formação e trabalho, de meados dos anos 60 em diante.
9/10 - Conceitos | Espaço, tempo e situação (Modo e Meio, Inserções, "Fonômenos", Sinestesia, Blindhotland, entre outras questões).
16/10 - Lugar, iminência e deflagração | Instalações e amplitude especial e política da obra do artista.
23/10 - Síntese e razão crítica | Interpretações e fortuna crítica.
26/10 - Visita guiada à exposição Cildo Meireles: Entrevendo, no Sesc Pompeia.
30/10 - Entrevendo | O legado de Cildo Meireles e a construção de um novo sentido: apresentação conceitual do partido curatorial da exposição e a relação com o debate em torno da fortuna crítica sobre o artista e sua obra.
Diego Matos é pesquisador, professor e curador. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Concluiu mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, e trabalhou no Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. É autor do livro "Cildo - estudos, espaços, tempo" e curador junto com Julia Rebouças da exposição Entrevendo Cildo Meireles.
Leonilson por Antonio Dias: oficinas para crianças na Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro
Aberta ao público aos sábados, a partir das 10h, a exposição Leonilson por Antonio Dias – Perfil de uma coleção oferece oficinas gratuitas para crianças. As atividades serão realizadas no jardim, ou, em caso de chuva, no espaço expositivo.
5 a 26 de outubro de 2019, sábados, sempre das 11h às 13h
Pinakotheke Cultural
Rua São Clemente 300, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
21-2537-7566
5 de outubro
Memórias infinitas – Aprenda a fazer o seu diário nessa produção de pequenas encadernações. Para crianças de todas as idades. Não há inscrição prévia. As crianças serão direcionadas para as atividades por ordem de chegada.
12 de outubro
Oficina de bordado – Aprenda a usar o bordado para fazer sua obra de arte.
Para crianças a partir de sete anos. A oficina tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas por email com o assunto “Oficina de bordado”.
19 de outubro
Viagens imaginárias – Escolha a sua viagem nessa oficina de criação de postais. Para crianças de todas as idades. Não há inscrição prévia. As crianças serão direcionadas para as atividades por ordem de chegada.
26 de outubro
Caixa dos desejos “Buon Viaggio” – Crie sua caixa personalizada para guardar as futuras lembranças de viagens. Para crianças de todas as idades. Não há inscrição prévia. As crianças serão direcionadas para as atividades por ordem de chegada.
setembro 25, 2019
13ª Primavera dos Museus: Museus por dentro, por dentro dos museus, Porto Alegre
Visita técnica que oferece uma compreensão da estrutura funcional e organizacional, apresentando seus Núcleos técnicos e as funções desempenhadas.
No Centro H-C Santa Casa, 24 de setembro, terça-feira, às 13h30
No Memorial do RS, 25 de setembro, quarta-feira, às 14h
No MARGS, 26 de setembro, quinta-feira, às 14h;
Na Fundação Iberê Camargo, 27 de setembro, sexta-feira, às 14h
PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR
Comida e arte de cozinhar - frutas da estação
Oficina sobre o ato de cozinhar a partir de uma reflexão artística sobre práticas colaborativas. Serão realizados preparos coletivos a partir de frutas da estação, especialmente o morango, com confraternização e compartilhamento dos preparos.
28 de setembro, sábado, às 16h
MARGS - Foyer
Praça da Alfândega s/n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Informações: 51-3225-7551
Inscrições: presenciais, realizadas exclusivamente durante a visita técnica no MARGS (26.09.2019, às 14h) ou nas visitas técnicas a instituições parceiras: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (24.09.2019, às 13h30), Memorial do RS (25.09.2019, às 14h) e Fundação Iberê Camargo (27.09.2019, às 14h), com a equipe do Núcleo Educativo do MARGS. Vagas limitadas.
Parceiros: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Memorial do RS, Fundação Iberê Camargo e Artikin
setembro 22, 2019
Colecionismo é o primeiro tema de conversas e oficinas no Espaço casapark na Casa Cor Brasília 2019
De setembro a outubro, o casapark promove cpnversas na Casa Cor Brasília 2019, com a participação profissionais do segmento da criatividade, empreendedores e colecionadores de renome nacional e internacional com entrada gratuita. O espaço receberá também oficinas com artistas da cidade. A primeira conversa é sobre Colecionismo e reúne Fernando Bueno, Nei Vargas e Sérgio Carvalho, com mediação de Carlos Silva.
25 de setembro de 2019, quarta-feira, às 16h30
Casa Cor Brasília 2019 - Espaço casapark
Casa da Manchete - Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 1, número 975, Brasília, DF
Informações: 61-3403-5300
Inscrições por e-mail
APRESENTAÇÃO
Com a participação de alguns dos mais importantes nomes que atuam no segmento da criatividade e do empreendedorismo social, começa na próxima quarta-feira, 25 de setembro, a série de talks e oficinas promovidos pelo casapark em seu espaço na Casa Cor Brasília 2019. Os encontros trazem a Brasília arquitetos, designers, colecionadores, chef de cozinha e empreendedores sociais para falar sobre arte, arquitetura, design, produção, sustentabilidade, mercado e economia circular. Participam dos talks Gil Guimarães, Kátia Ferreira, Fernando Bueno, Sérgio Carvalho, Arthur Casas, Lígia Casas, Pedro Ávila, Seba Orth, Cris Rosenbaum e Lauro Andrade. Os bate-papos terão mediadores como Gracilene Bessa - Pé Lima -, Carlos Silva – curador, e as jornalistas Juliana Contaifer – Metrópoles -, Paula Santana – GPS Lifetime - e Sibele Negromonte – Revista do Correio | Correio Braziliense. Já para ensinar técnicas de fotografia, cerâmica e colagem, Cris Malheiros, curadora de conteúdo das oficinas convidou a fotógrafa Zuleika de Souza, a artista visual Desirée Feldmann e a ceramista Sara Soyaux.
Os talks casapark abrem espaço para que profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento e o público em geral interessado em conhecer mais sobre a produção e o trabalho realizado por pessoas que são referências nos segmentos em que atuam, tanto na indústria da criatividade como no empreendedorismo social. Com duração de 1 hora e 30 minutos, os Talks têm entrada gratuita, mediante inscrição e sujeita à lotação do espaço. Serão oferecidas 60 vagas para cada encontro. As inscrições serão realizadas pelo e-mail.
As oficinal têm como objetivo aproximar o público de artistas visuais que trabalham com linguagens e suportes diferentes, da fotografia digital à cerâmica, passando pela colagem com técnica tradicional e o uso de novas tecnologias que ajudam no processo criativo. As oficinas acontecem no Espaço casapark, com vagas limitadas a 20 participantes. Será cobrado um valor por participante e as inscrições serão realizadas pelo WhatsApp 61-99206-0307.
O Espaço casapark fica na Casa Cor Brasília 2019, Casa da Manchete - Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 1, número 975. Mais informações, telefone: 61-3403-5300.
PROGRAMAÇÃO
TALK casapark 1
Tema: Colecionismo
Talk com: Fernando Bueno e Sérgio Carvalho – Colecionadores
Mediado por: Carlos Silva – curador
Convidado especial: Nei Vargas | Pesquisador sobre coleções de arte contemporânea
Trata de: Como tudo começou | Como é formada a coleção | Porque coleciona | O papel do colecionador | Como começar a colecionar | Compartilhar a coleção, é possível?
Quando: 25 de setembro | quarta-feira |16h30
Entrada: Gratuita
Vagas: 60 lugares
Inscrições por e-mail
TALK casapark 2
Tema: Inovação e simplicidade em casa
Talk com Lígia Casas e Arthur Casas (Studio Arthur Casas e Studio Objeto)
Mediado por: Sibele Negromonte | Revista do Correio | Correio Braziliense
Trata de: arquitetura de interiores | construção | arte gráfica | desenvolvimento de objetos utilitários e decorativos | formação de equipe | relações com a indústria | contato com artesãos
Quando: 27 de setembro | sexta-feira | 16h30
Entrada: Gratuita
Vagas: 60 lugares
Inscrições por e-mail
TALK casapark 3
Tema: Criação de identidade e estética aplicada a espaços comerciais e residências
Talk com: Pedro Ávila e Seba Orth | Estúdio Orth
Mediado por: Juliana Contaifer | Metrópoles
Trata de: Códigos estéticos | Linguagem | estilo | criação de marca | branding
Quando: 2 de outubro | quarta-feira | 16h30
Entrada: Gratuita
Vagas: 60 lugares
Inscrições por e-mail
TALK casapark 4
Tema: Circularidades - Moda & Gastronomia
Talk com: Kátia Ferreira | da Apoena | e Gil Guimarães | Baco pizzaria, Parrilla Burger, Hop Capital, Brasília | Napoli Centrale, Distrito Urbano e C6, São Paulo
Mediado por: Gracilene Bessa | Pé de Lima e SOMOS +
Trata de: Comprar dos pequenos produtores, trabalho em parceira, busca da excelência por meio de troca de experiências, é possível fazer moda e gastronomia e criar uma cadeia produtiva justa para todos
Quando: 9 de outubro | quarta-feira |16h30
Entrada: Gratuita
Vagas: 60 lugares
Inscrições por e-mail
TALK casapark 5
Tema: Empreendedorismo
Talk com: Cris Rosenbaum - Feira Rosenbaum | Lauro Andrade – DW! São Paulo Design Weekend e High Design Home and Office Expo
Trata de: Processo de criação de empreendimento | feira como espaço de troca | criação de público
Mediado por: Paula Santana (GPS Lifetime)
Quando: 15 de outubro | terça-feira | 16h30
Entrada: Gratuita
Vagas: 60 lugares
Inscrições por e-mail
OFICINA 1
Tema: Oficina de colagem e o Processo Criativo
Com: Desirée Feldmann
Vagas: 20 lugares
Quando: 28 de setembro |sábado | das 14h às 18h30
Valor: R$280,00 | por pessoa
Inscrições: WhatsApp | 61-99206-0307
OFICINA 2
Tema: Oficina de Cerâmica - Modelagem Manual
Com: Sara Soyaux
Vagas: 20 lugares
Quando: 3 de outubro | quinta-feira | das 19h às 22h
Valor: R$230,00 | por pessoa
Inscrições: WhatsApp | 61-99206-0307
OFICINA 3
Tema: Oficina de fotografia no celular para produtos
Com: Zuleika de Souza
Vagas: 20 lugares
Quando: 6 de outubro | domingo | das 15h às 18h
Valor: R$ 120,00 por pessoa
Inscrições: WhatsApp | 61-99206-0307
Sobre o Espaço casapark na CASACOR Brasília 2019
Criado pelo escritório Choque Arquitetura e Design, da arquiteta Simone Turíbio e do designer Dimitri Lociks, vencedores da premiação casaproject 2019, o espaço apresenta ao público um ambiente que valoriza os elementos arquitetônicos vazados de diferentes formas e proporções, mobiliário que retoma a história de Brasília e se conecta com a contemporaneidade do design brasileiro e mundial, texturas e vegetação abundante. Os profissionais desenvolveram um projeto com base em três eixos. O primeiro, O acolhimento em mim, traz elementos importantes para que o visitante se sinta em casa, estabelecendo uma relação pessoal com o espaço. Em A casa em mim, o segundo eixo, o visitante se reconhece ao perceber espaços, objetos e texturas que dão a ideia de lar. O terceiro eixo, A cidade em mim, Brasília aborda o espaço urbano como extensão da casa. “São elementos arquitetônicos da cidade que fazem com que as pessoas se sintam em casa mesmo estando fora dela”, informam Simone e Dimitri. “O Espaço casapark é um convite para que a população volte a se reconectar com a cidade, repensar e resignificar os espaços”, afirma Ivana Valença, diretora de marketing do casapark.
Experiência virtual
Entre os dias 12 e 22 de setembro, o público que for ao casapark poderá realizar um passeio virtual pelo ambiente instalado na Casa Cor 2019. Em parceira com o escritório Choque Arquitetura e Design, o casapark oferecerá às pessoas uma experiência pelo local por meio de realidade virtual. Conduzida por monitores, a prática imersiva transportará o visitante para dentro do ambiente do casapark. Instalada na Praça Central, a experiência é gratuita e acontece de segunda a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. Cada visita virtual tem duração de um minuto e podem participar pessoas maiores de 13 anos.
setembro 18, 2019
Trilhas artísticas com Diego Groisman, Fabiana Faleiros e Marina Camargo no MARGS, Porto Alegre
Artistas e curadores compartilham os percursos de suas trajetórias e pesquisas em encontros mensais no MARGS. A primeira edição reúne Marina Camargo (artista visual), Diego Groisman (curador, pesquisador, tradutor, produtor cultural e gestor da Casa Baka) e Fabiana Faleiros (artista visual e pesquisadora). A mediação será de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS.
19 de setembro de 2019, quinta-feira, 14h às 17h30
MARGS - Auditório
Praça da Alfândega s./n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
51-3227-2311
Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada)
Entrada Franca
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá início a um ciclo de encontros que pretende trazer a público relatos de experiências sobre o desenvolvimento de trajetórias e pesquisas artísticas. Trata-se do projeto “Trilhas artísticas”, uma realização em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, que apresentará artistas e curadores abordando seus percursos e metodologias de trabalho. Inicialmente, serão três encontros, de setembro a novembro, sempre das 14h às 17h30min, no auditório do museu. A entrada é gratuita.
Os próximos dois encontros contarão com Daniel Escobar, Mayana Redin, Renata Sampaio, Elias Maroso, Richard John e Romy Pocztaruk (veja abaixo a programação completa). A coordenação do projeto “Trilhas artísticas” é da professora e pesquisadora Marina Câmara (UFRGS).
Sobre o “Trilhas Artísticas”
Trata-se de um ciclo de conferências de artistas e curadores abordando seus processos criativos e as metodologias de trabalho responsáveis pelo alcance de suas obras ou curadorias. Coordenada pela Profª. Marina Câmara, a iniciativa é uma parceria do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Prorext), com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).
Ao longo de três encontros, os participantes apresentam e compartilham com o público os modos de operação que permitiram que seus trabalhos tivessem projeção profissional inclusive para além da cena local ou para além da cena artística restrita. Cada conferência contará com a presença de três participantes e a mediação de um convidado. Por ser uma atividade de extensão, quem tiver 75% de presença em todo o ciclo, poderá solicitar certificado de participação como ouvinte.
PROGRAMAÇÃO
19 de setembro de 2019, quinta-feira, 14h às 17h30
- Diego Groisman
- Fabiana Faleiros
- Marina Camargo
Mediação: Francisco Dalcol, diretor-curador do Margs
4 de outubro de 2019, sexta-feira, 14h às 17h30
- Daniel Escobar
- Mayana Redin
- Renata Sampaio
Mediação: Igor Simões, professor e historiador da arte
1 de novembro de 2019, sexta-feira, 14h às 17h30
- Elias Maroso
- Richard John
- Romy Pocztaruk
Mediação: Marina Câmara
Marina Camargo
O relato de Marina Camargo é estruturado a partir de uma série de trabalhos que apontam momentos de transição dentro de sua pesquisa artística. Através de uma reflexão sobre o seu próprio percurso, Marina busca pensar sobre uma ética do fazer artístico, situando seu modo de trabalhar em relação à pesquisa e práxis do artista, da formação do trabalho (prática de ateliê e pesquisa) até a sua existência no mundo (realização física do trabalho e os modos de exposição).
Diego Groisman
Será abordada sua trajetória como curador, com ênfase nas atividades desenvolvidas por meio da atuação como gestor da Casa Baka, um espaço autônomo que, desde 2016, tem como foco a realização de exposições e uma programação voltada à arte contemporânea. Entre os projetos que serão destacados está a exposição coletiva anual Registro, com três edições já realizadas (2017, 2018 e 2019), da qual é co-curador, e a exposição dos finalistas do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, à qual assina a curadoria.
Fabiana Faleiros
A conversa tratará da tese de Doutorado de Fabiana Faleiros: Lady Incentivo – SEX 2018: disco sobre tese, amor e dinheiro. Nesse disco-tese, a artista se move entre a escrita acadêmica e a criação artística, tencionando escrita sobre si mesma, visões acerca da economia da cultura brasileira e ficção. A partir de teorias e práticas feministas decoloniais, Fabiana busca desmontar ficções históricas que criaram a categoria “mulher universal” conectando com projetos que desenvolveu ao longo de sua trajetória artística. Entre os blocos mais densos de texto, intercala uma escrita sonora feita ao vivo em redes sociais durante o processo da pesquisa.
Sobre os participantes do primeiro encontro
Marina Camargo [Maceió/AL, 1980]
Artista visual que trabalha em várias mídias, incluindo vídeo, fotografia, instalação e desenho. Sua formação se divide entre Porto Alegre, cidade na qual realizou Graduação e Mestrado em Artes Visuais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Barcelona e Munique, onde concluiu seus estudos na Akademie der Bildenden Künste. Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre e Berlim. Em sua obra, a noção de deslocamento define um modo de lidar com uma ordem estabelecida do mundo (tanto em relação ao deslocamento físico por espaços e lugares, como também conceitual). Referências cartográficas, históricas e geográficas são muitas vezes a base dos projetos que desenvolve.
Diego Groisman [Porto Alegre/RS, 1979]
Curador independente, pesquisador, tradutor e produtor cultural. É mestrando na linha de História, Teoria e Crítica no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em História da Arte pela mesma instituição. Desde 2005, dirige o espaço cultural Casa Baka, no qual vem desenvolvendo uma programação voltada à arte contemporânea. Em 2017, recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador UFRGS, na categoria Linguística, Letras e Artes, pela sua pesquisa sobre as origens da arte abstrata no Rio Grande do Sul. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos Incentivo Jovem Curador, promovido pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e pela Aliança Francesa/Institut Français. Sua pesquisa acadêmica atual trata da modernidade na arte no RS na década de 1950, a partir das relações entre artistas locais e da América Platina.
Fabiana Faleiros [Pelotas/RS, 1980]
Artista-pesquisadora que trabalha na intersecção entre arte, produção de subjetividade e invenção de pedagogias a partir de perspectivas feministas decoloniais. É doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a tese Lady Incentivo SEX 2018: um disco sobre tese, amor e dinheiro. Costuma criar ambientes instalativos ativados com música, vídeo, oficinas e objetos-resíduos de performances. Participou da 10ª Berlin Biennale com o Mastur Bar, projeto iniciado em São Paulo como exposição individual na Solo Shows Gallery, que já itinerou pela Colômbia no Festival de Cine e Arte Queer Kuir Bogotá, na exposição 89 noches, no Museo de Antioquia (Medellin); e por Cuba na exposição Portate Bien, entre outras. Participou da residência Capacete – Documenta 14, na Grécia, em 2017. Colabora com o coletivo Daspu desde 2013. Em 2016, publicou o livro O pulso que cai e as tecnologias do toque por meio do Prêmio Proac Livro de Artista. Em 2019, foi professora convidada da Escuela Incierta, na Colômbia.
COORDENAÇÃO
Marina Câmara
Professora de História da Arte no Instituto de Artes da UFRGS; Pós-Doutoranda pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP); Pesquisadora, crítica e curadora independente; Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Comunicação e Artes pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Especialista em Artes pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia (Iuav), na Itália; e possui Master em Comunicação pela Università di Siena, Itália.
setembro 15, 2019
Curso Complementar de Podcast no LabTec – CEFART, Belo Horizonte
A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CFEART, o Curso Complementar de Podcast, ministrado por André Veloso Junqueira. As aulas acontecerão no LabTec do CEFART e as estarão abertas até o dia 19 de setembro por meio do Sympla. O evento é gratuito.
23, 24, 25, 26 e 30 de setembro - Inscrições até 19 de setembro de 2019
LabTec – CEFART
Av. Afonso Pena 1.537, Centro, Belo Horizonte, MG
Informações: 31-3236-7400
Inscrições online até 19/09
O Podcast se destacou como uma importante mídia para distribuição de informação na internet, em forma de áudio, que pode ser ouvida a qualquer momento por quem tem acesso a rede por meio de computadores ou smartphones.
O Curso Complementar de Podcast apresentará de forma prática todos os passos necessários para a produção de um programa de áudio para web, desde a construção do roteiro, todas as etapas do trabalho com áudio digital (captação, edição, finalização) e publicação do podcast, utilizando-se de ferramentas facilmente disponíveis aos participantes.
O ministrante do curso André Veloso Junqueira é Bacharel em Ciência da Computação pela UFMG, engenheiro de áudio, sound designer e diretor de cinematografia, além de editor e finalizador de vídeo, consultor de tecnologia para áudio, cinema digital, arte digital audiovisual interativa, música e artes cênicas. Desde 2009, é membro do coletivo artístico Os Conectores.
Curso Complementar de Podcast
Público-alvo: Interessados na temática
Dias do Curso: 23, 24, 25, 26 e 30 de setembro.
Horário do Curso: 13h30 às 17h30
Carga horária: 20 horas
Local: LabTec - CEFART - Palácio das Artes
Inscrições online até 19/09
Arredores da imagem: Roger Lerina fala no MARGS, Porto Alegre
O terceiro encontro do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, cuja programação deste ano tem lugar no MARGS, tem como convidado o jornalista Roger Lerina, cuja fala se intitula “A tela porosa: o cinema que se infecta de imagens”.
17 de setembro de 2019, terça-feira, às 17h
MARGS - Auditório
Praça da Alfândega s/n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Capacidade: 60 lugares (por ordem de chegada)
“A TELA POROSA: O CINEMA QUE SE INFECTA DE IMAGENS”
Cinema expandido, transcinema, cinema ambiental. Desde meados dos anos 1960, cineastas e artistas vêm alargando o caráter convergente do cinema ao explorar cada vez mais a confluência de mídias no campo da imagem. Mas cinema e audiovisual são também indústria e comércio, atrelados à cultura de massas e ao sucesso financeiro. Essas imagens “contaminadas” de outras linguagens conseguiriam cativar um público mais amplo, para além do cinéfilo experimental e do apreciador de artes visuais?
Parceria entre o MARGS e a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ciclo de palestras Arredores da imagem configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.
ARREDORES DA IMAGEM
Os dois primeiros encontros tiveram como convidado o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva e a artista Vera Chaves Barcellos. Até dezembro, o ciclo de palestras vai trazer ao MARGS nomes de personalidades de destaque do cenário cultural, para conversar com o público em encontros mensais, às terças-feiras, sobre temas relacionados à imagem. A entrada é gratuita, e os espaços serão preenchidos por ordem de chegada. Entre os próximos convidados, estão Sandra Mara Corazza, Paola Zordan, Anelise de Carli, Edson Luiz André de Sousa, Claudio Levitan e Vanessa Silla (veja programação completa abaixo).
“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.
O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.
Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.
ARGUMENTO GERAL
Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.
ARREDORES DA IMAGEM – PROGRAMAÇÃO 2019
> 16/07/19: Juremir Machado da Silva
> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos
> 17/09/19: Roger Lerina
> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan
> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa
> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla
> Peça teatral El juego de Antonia, com Luciana Paz e Sergio Lulkin (horário e local a definir).
Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade.
Informações: autonomaz@ufrgs.br
O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br
SOBRE ROGER LERINA
Considerado um dos principais jornalistas culturais do Brasil, Roger Lerina é editor do site que leva sua marca, apresentador da Dicas de Quinta – uma coluna semanal de cultura no programa Sintonia da Rádio União FM, do podcast Cinema Falado na rádio Mínima, escreve uma coluna mensal no caderno Stilo do jornal NH e é repórter correspondente e comentarista de cinema do Canal Brasil (Globosat). Atua também como crítico de cinema, roteirista de eventos e projetos audiovisuais, curador de festivais de música e cinema, mestre de cerimônias em eventos e DJ nas (pouquíssimas) horas vagas, além de participar de júris em editais e premiações da área cultural.
Por quase 20 anos Roger trabalhou no jornal Zero Hora, onde tinha a coluna Contracapa – um espaço dedicado a notícias sobre música, cinema, artes visuais, teatro, dança e comportamento. Entre 2011 e 2015, apresentou o Programa do Roger, um programa de televisão diário dedicado à cultura na extinta TVCOM. É autor de três livros e tem artigos publicados em diversas revistas e coletâneas sobre cinema.
É autor dos livros "Mauro Soares – A Luz no Protagonista" (2015), volume da coleção Gaúchos em Cena, publicada pelo festival Porto Alegre Em Cena, “Ayrton Patineti dos Anjos: Lembranças, Sons e Delírios de um Produtor Musical” (Algo Mais Editora, 2018), biografia escrita em parceria com o jornalista Márcio Pinheiro, e “Escola Projeto 30 Anos: Livro, Música e Arte Fazendo Parte” (Editora Projeto, 2018). Participou com textos críticos das coletâneas “Os Filmes que Sonhamos: Coleção Lume Filmes Vol. 1” (Lume Filmes, 2011), “100 Melhores Filmes Brasileiros” (Abraccine/Letramento/Canal Brasil, 2016), “Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais” (Abraccine/Letramento/Canal Brasil, 2017) e “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” (Abraccine/ABCA/Letramento/Canal Brasil, 2018). Editou pela Artes & Ofícios Editora, entre outros títulos, a coletânea de textos "Cinema – Um Zapping de Lumière a Tarantino" (1995), de Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo.
Roteirizou os quatro episódios da série de documentários para a televisão "Sul sem Fronteiras" (2000), sobre aspectos da cultura e da história gaúchas, produzida pela Zeppelin Produções e veiculada nacionalmente pela rede TVE. Foi corroteirista da minissérie "Tá no Sangue – Os Fagundes", veiculada pela RBS TV em 2016.
Foi curador da Mostra de Longas-Metragens do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2018) e do 11º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2019).
Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.
setembro 5, 2019
Processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unespar – Mestrado Profissional em Artes - Inscrições
Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Profissional em Artes, da Universidade Estadual do Paraná (PPGARTES/UNESPAR). São ofertadas 20 vagas. As inscrições vão até 20 de setembro de 2019. O curso é inteiramente gratuito.
Quem pode se inscrever? Qualquer pessoa com curso superior completo.
O mestrado é exclusivo para professores? Não. O curso destina-se a profissionais da área cultural, artistas, pesquisadores e educadores.
Acessar Edital 010/2019 e ficha de inscrição.
setembro 1, 2019
Performance para gif na Galeria Ecarta, Porto Alegre
A Galeria Ecarta promove um workshop acerca da exposição em cartaz Como faremos para desaparecer, do artista Eduardo Montelli, a atividade propõe um trabalho de performance utilizando o corpo e objetos para a produção de animações em gif.
3 de setembro de 2019, terça-feira, das 14 às 17h
Fundação Ecarta
Av. João Pessoa 943, Farroupilha, Porto Alegre, RS
Inscrições: 51-4009-2970 ou por email
A partir da observação da mostra, haverá uma conversa sobre as múltiplas formas de pensar e fazer gifs pela perspectiva do processo artístico na contemporaneidade. Também serão apresentadas obras de artistas que ao longo da história desenvolvem experimentações referentes à performatividade própria das imagens em movimento, desde a fotografia, passando pelo audiovisual até o uso mais recente de gifs.
Os participantes devem trazer celular e algum objeto de escolha pessoal para os exercícios. O workshop é gratuito e integra o programa de curadoria educativa da Ecarta, elaborado pela artista Claudia Hamerski.