|
agosto 25, 2019
Cultura integra pela primeira vez a Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT, São Paulo
Terceira edição do evento terá um dia inteiramente dedicado a painéis culturais, com debates palestras e apresentações artísticas.
28 de agosto de 2019, quarta-feira, 8h15
Praça das Artes
Av. São João 281, Centro Histórico, São Paulo, SP
Programação e inscrições online
A 3ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT será realizada entre 25 de agosto e 1 de setembro, na Praça das Artes, no centro histórico da cidade. Pela primeira vez, a conferência terá um eixo totalmente voltado para a cultura com atividades realizadas no dia 28 de agosto. Ao longo deste dia, serão promovidos painéis com atividades diversas, como debates, palestras e recital de poesias.
O objetivo do evento é fortalecer a diversidade nos eixos turismo, negócios e cultura. A proposta é movimentar a economia do país e reconhecer a significativa participação do público LGBTI+, enquanto consumidor e/ ou mpreendedor, no fomento a esses setores.
A iniciativa, promovida pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT, é destinada a empresas, entidades, destinos, poder público e profissionais interessados em debater a diversidade no âmbito do turismo, das empresas e da cultura
LGBTI+.
Um dos destaques do dia da Cultura na Conferência é a participação do secretário municipal de Cultura, Alexandre Youssef, às 8h10 no dia 28 sobre “Diversidade e a Cultura em São Paulo”; e da diretora-presidente da Spcine, Laís Bodanzky, que a partir das 12h, aborda o tema “Cinema Nacional”.
A participação da Secretaria Municipal de Cultura no evento está em consonância com as ações da Pasta voltadas à diversidade e ao público LGBTI+. O Teatro Décio de Almeida Prado, por exemplo, vem se consolidando com programação de diferentes linguagens como teatro, cinema e debates com a temática da diversidade.
PROGRAMAÇÃO CULTURA
8h15 – 8h45 - Credenciamento
8h45 – 8h55 - Abertura do dia e boas vindas
8h55 – 9h10 – A Diversidade e a Cultura em São Paulo
Alexandre Youssef – Secretário Municipal de Cultura de São Paulo
9h10 – 9h30 - Atração Artística
Sylvia Patricia convida Laura Finocchiaro e Nila Branco
Família Stronger
9h30 – 10h – Cultura para Lésbicas
Dana Picoli – Escritora e Executiva da Olivia Records - EUA
10h – 11h - Painel Direito Arte e Liberdade
Mediador Cris Olivieri
Danilo Miranda - Sesc
Renata Carvalho – Atriz
11h – 11h05 – Poesia
11h25 – 12h00 – LGBTI+ no Cinema
Paulo Barata - Diretor da Universal Channel Brasil
12h00 – 12h50 - Cinema Brasileiro
Lais Bondanzki – diretora presidente da Spcine
12h50 - 13h00 - Poesia
Tatiane Dell Campo Belo - ONG Florescer
agosto 19, 2019
Gabriela De Laurentiis fala sobre Modos feministas de criar na Murilo Castro, Belo Horizonte
Palestra de Gabriela De Laurentiis "Modos feministas de criar: caminhos pela arte brasileira" aborda uma perspectiva teórica ligada aos estudos que questionam os modelos do feminino estabelecidos historicamente.
22 de agosto de 2019, quinta-feira, às 19h30
Galeria Murilo Castro
Rua Benvinda de Carvalho 60, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG
Informações: contato@murilocastro.com.br ou 31-3287 0110 ou @galeriamurilocastro
Inscrições online sujeito à lotação
A Galeria Murilo Castro (Belo Horizonte) receberá a artista Gabriela De Laurentiis para a palestra Modos feministas de criar: caminhos pela arte brasileira a palestra refere-se a uma perspectiva teórica ligada aos estudos que questionam os modelos do feminino estabelecidos historicamente. Um movimento para potencializar os trabalhos das artistas e compreender suas especificidades nas condições de circulação e de produção no sistema da arte. A palestra abordará trabalhos de artistas como Anna Bella Geiger, Djanira, Maria Auxiliadora, Maria Martins, Leticia Parente, Lygia Clark e Lygia Pape.
Gabriela De Laurentiis (1987) Artista visual e pesquisadora é autora do livro Louise Bourgeois e modos feministas de criar. É graduada em Ciências Sociais na PUC-SP e mestra pelo Departamento de História Cultural na UNICAMP. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da FAU-USP, com uma pesquisa sobre Anna Bella Geiger.
agosto 4, 2019
EAV de Portas Abertas na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Quer conhecer nossos cursos e nossos professores? Não sabe qual curso escolher? Gostaria de saber como cada professor trabalha seus temas? Tem interesse em conhecer nossas oficinas e espaços de aula?
Professores: Ana Clara Lemos, Ana Miguel, Brigida Baltar e Clarissa Diniz, Anna Costa e Silva, Bernardo Magina e Ronaldo Rego Macedo, Bia Amaral e Giodana Holanda, Bob N e Edmilson Nunes, Bruno Miguel e Luiz Ernesto, Carli Portela, Charles Watson, Chico Cunha, Daniela Seixas e Deise Alcântara, Denise Cathilina, Evany Cardoso, Fabia Schnoor, Fernando Cocchiarale e Marcos Bonisson, João Magalhães, Marcelo Rocha, Mariana Manhães, Millena Lízia, Nadam Guerra, Pedro Rocha, Rodrigo Torres e Pedro Varela, Sonia Salcedo, Susana Spadaccini, Valerio Ricci
5 a 10 de agosto de 2019
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
21-2334-4088 ou cursos.eavparquelage@gmail.com
As inscrições serão feitas na hora, por ordem de chegada. As atividades são sujeitas a lotação.
Participe da EAV Parque Lage de Portas Abertas, uma semana de atividades gratuitas, com aulas, palestras e ateliês abertos onde será possível tirar dúvidas sobre os cursos e as metodologias adotadas pelos professores e professoras. Semana dedicada a apresentar aos interessados – alunos, ex-alunos, futuros alunos – as várias possibilidades de formação e experimentação que fazem da EAV Parque Lage uma escola livre de artes.
⠀
PROGRAMAÇÃO*
SEGUNDA-FEIRA – 05/08
14:00 – 16:00 – Aula aberta O Desenho na Arte Contemporânea. Das Vanguardas Artísticas à Contemporaneidade, com Valerio Ricci
Aula aberta no qual o professor fará a apresentação do curso, mostrando o percurso didático a partir do trabalho dos ex-alunos e de uma seleção do material das aulas teóricas.
Capacidade: 30 pessoas
14:00 – 16:00 – Aula aberta Stencil, com Ana Clara Lemos
O stencil, no âmbito da arte urbana no Brasil, obteve um crescimento e aprimoramento do uso da imagem fotográfica, acentuada pelas novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes. Na aula introdutória, se propõe demonstrar o processo de criação do stencil (molde vazado) e suas possibilidades de desdobramentos seja na arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados como se dão os processos digitais e práticos após a criação da imagem em photoshop, a montagem e a relação de corte das matrizes e a impressão final, seja ela em pequena ou grande escala.
Capacidade: 20 pessoas
14:00 – 16:00 – Aula aberta Xilogravura, com Pedro Rocha
O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. Na aula prática se propõe que os participantes sejam estimulados a produzir e a refletir coletivamente sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam, associando a procedimentos da gravura como um todo e seus desdobramentos possíveis.
Capacidade: 7 pessoas
16:00 – 18:00 – Roda de conversa sobre Pintura, com Bruno Miguel e Luiz Ernesto
Os professores apresentarão o curso questões Prático-teóricas da pintura, ministrado por ambos e Questões fundamentais da pintura, há anos orientado por Luiz Ernesto, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados em cada proposta.
Capacidade: 20 pessoas
16:00 – 18:00 – Aula aberta Palavra Impressa, com Pedro Rocha
A palavra Impressa busca desenvolver as possibilidades da poética da palavra no espaço do papel e seus desdobramentos como livro objeto, cartaz etc. Na aula introdutória prática, propõe-se instrumentalizar os participantes da oficina com as técnicas da gravura, criando matrizes e formas de gravar alternativas.
Capacidade: 7 pessoas
17:15 – 19:15 – Aula aberta sobre Pintura, com João Magalhães
Os professor apresentará o curso Pintura II tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados.
Capacidade: 15 pessoas
TERÇA-FEIRA – 06/08
14:00 – 16:00 – Aula aberta sobre Pintura, com João Magalhães
Os professor apresentará o curso Pintura I tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados.
Capacidade: 15 pessoas
14:00 – 16:00 – Aula aberta Imagem: Do Desenho aos Outros Meios, com Carli Portela
Aula aberta, de caráter prático, na qual a professora vai convidar os participantes: visitantes, alunos e ex-alunos, a experimentar os principais objetivos deste curso, que é praticar o desenho, a pintura, a colagem e seus segmentos, baseados em estudos e pesquisas da história da arte moderna e contemporânea, incluindo a utilização de recursos referentes aos desenho e as diversas técnicas e materiais pictóricos.
Capacidade: 16 pessoas
19:00 – 21:00 – Roda de conversa sobre Pintura, com Bernardo Magina e Ronaldo Rego Macedo
Conversa sobre a importância do desenvolvimento de um pensamento plástico para elaboração e consolidação de uma linguagem pictórica para, por fim, construir um projeto de obra consistente.
Capacidade: 30 pessoas
19:00 – 21:00 – Roda de conversa sobre Práticas Artísticas de Vida, com Anna Costa e Silva
Encontro introdutório sobre o curso Práticas Artísticas de Vida. Conversaremos sobre as motivações e expectativas do semestre e realizaremos uma dinâmica performativa em grupo. Projetos, ideias e textos para serem lidos coletivamente são bem vindos.
Capacidade: 20 pessoas
19:00 – 21:00 – Roda de conversa E Agora? Arte?!, com Bob N e Edmilson Nunes
Um encontro para uma conversa franca sobre o que esperar da arte e de artistas no momento que vivemos: Seguir inquietações pessoais? Formular proposições que lidem com questões urgentes? Como se posicionar diante dos sistemas institucionais e do mercado e o que esperar deles?
Capacidade: 20 pessoas
19:00 – 21:00 – Aula aberta Poética Expositiva: Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos, com Sonia Salcedo
Aula aberta na qual a professora fará a apresentação do curso, metodologia e temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 15 pessoas
QUARTA-FEIRA – 07/08
10:00 – 12:00 – Exposição Fios para labirintos, com Mariana Manhães, alunas e alunos das edições passadas do curso Fios para labirintos
Sabemos o quanto o trabalho de ateliê pode ser solitário, levando-nos a passagens sombrias e becos sem saída. A intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca, a fim de apontar uma ou mais luzes no fim do túnel. Ao longo dos meses, o calor da conversa presencial estabelecida entre os participantes se transforma em uma parceria que é, ela própria, o fio condutor que nos ajuda a caminhar nos labirintos de nossos próprios processos poéticos. Ao apresentarmos uma exposição com os trabalhos produzidos buscamos mostrar e, principalmente, celebrar a produção dos artistas do grupo.
10:00 – 12:00 – Aula aberta Conversações sobre Escritos de Arte, com Fernando Cocchiarale e Marcos Bonisson
Aula aberta na qual os professores farão a apresentação do curso e os temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 15 pessoas
14:00 – 16:00 – Aula aberta Conversas de Arte, com Ana Miguel, Brigida Baltar e Clarissa Diniz
Em diálogo com as professoras e com os alunos que já participam do Conversas de arte, a metodologia do curso será apresentada através do programa de aulas 2018/2019, bem como por meio do compartilhamento do processo de concepção de suas exposições de conclusão, quando os alunos tornam públicas as pesquisas que desenvolveram ao longo de um ano.
Após essa apresentação, será realizado um exercício coletivo de levantamento de inquietações dos participantes do encontro, entrecruzando interesses que, por sua vez, orientarão as atividades a serem desenvolvidas no próximo semestre – período no qual também será elaborada a mostra final de 2019.
Capacidade: 20 pessoas
19:30 – 21:30 – Aula aberta O Processo Criativo, com Charles Watson
Aula aberta de apresentação do curso O Processo Criativo, que é desenhado para grupos multidisciplinares e para todos que se interessam pelo processo de inovação. Com uma abordagem instigante, este curso aponta os mais diversos fatores que fazem a diferença para um desempenho criativo otimizado. Amplamente ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes de disciplinas variadas, as aulas demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Entendendo os mecanismos que limitam a criatividade, podemos desenvolver estratégias que, ludicamente, contornam essas limitações.
Capacidade: 100 pessoas
19:00 – 21:00 – Exposição À mostra – Fotografia expandida, com Denise Cathilina, alunas e alunos do curso
Ocupação da sala de fotografia exibindo os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do primeiro semestre. Os artistas estudantes e a professora estarão presentes recebendo os visitantes, falando sobre o curso e sobre o processo de trabalho .
Capacidade: 30 pessoas
19:00 – 21:00 – Aula aberta A gravura em outras bases e em todos os níveis, com Susana Spadaccini
Conversa sobre os privilégios das técnicas abordadas no curso e os materiais base que serão necessários para o desenvolvimento dos projetos individuais. Além disso, será realizada visita de apresentação da oficina, onde os futuros alunos entenderão melhor o processo e visualizarão trabalhos já finalizados por outros integrantes. Busca-se provocar uma aproximação dos visitantes com as novas técnicas sustentáveis de produção de imagem na gravura.
Capacidade: 16 pessoas
19:00 – 21:00 – Aula aberta do curso A Arte do Tarô : A forma é o conteúdo ou como ler imagens, com Nadam Guerra
O professor Nadam Guerra vai realizar uma aula demonstração do Curso A Arte do Tarô, traçando paralelos entre arte e oráculo, demonstrando como funciona a leitura de imagens e dialogando sobre a fisiologia da forma do entendimento.
Capacidade: 22 pessoas
QUINTA-FEIRA – 08/08
14:00 – 16:00 – Apresentação do curso Colagem como Linguagem, com Rodrigo Torres e Pedro Varela
Encontro no qual os professores farão uma apresentação da dinâmica do curso, projeção da produção artística dos professores e dos resultados obtidos pelos participantes do curso anterior.
Capacidade: 30 pessoas
14:00 – 16:00- Aula aberta Vanitas e Memento Mori. Diálogo em produção em arte contemporânea, com Valerio Ricci
Aula aberta no qual o professor fará a apresentação do curso, mostrando o percurso didático a partir do trabalho dos ex-alunos e de uma seleção do material das aulas teóricas.
Capacidade: 30 pessoas
14:00 – 16:00 – Aula aberta Serigrafia não-fotográfica, com Evany Cardoso
Aula introdutória e prática em torno da serigrafia não-fotográfica – maneira de trabalhar com a matriz serigráfica sem necessidade de aparelhagem especial como a câmara escura ou utilização de emulsão foto-sensível.
Capacidade: 8 pessoas
14:00 – 16:00 – Aula aberta zonas de contato, de negociação, de ferida, de contágio, de cicatrização, de resistência, de organização, de proteção, de elasticidade, de porosidade, de experiência, de produção sensível, com Millena Lízia
Roda de Conversa, em torno das questões do curso Experiências Epidérmicas, na qual os participantes serão convidades a se disporem lado a lado, em composição ancestral-utópica da roda, para realizarem algo muito simples: dizer quem são, se apresentar. Na simplicidade deste gesto guardam grandes questões, pois nos movimentarmos no sentido das nossas apresentações é pensarmos em nossas presenças. E nossas presenças não se fazem de modo igual.
19:00 – 21:00 – Aula aberta Arte do Século XXI, com Marcelo Rocha
O curso Arte do Século XXI apresenta e analisa a grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo de hoje, em busca de reconstituir o painel rico e complexo de ideias e obras que caracteriza a arte de nosso tempo. No evento EAV de Portas Abertas, faremos uma apresentação sobre o surgimento da arte contemporânea nos anos 60, com o objetivo de esclarecer as condições que definirão a arte do século XXI.
Capacidade: 16 pessoas
19:00 – 21:00 – Aula aberta Experiências gráficas, com Bia Amaral e Giodana Holanda
Apresentação de projeção com trabalhos de alunos que frequentaram as edições anteriores do curso, explicando o método de trabalho, seguida de visita às oficinas de gravura.
Capacidade: 15 pessoas
19:00 – 21:00 – Aula aberta Da curadoria a expografia: concepção e prática expositiva, com Sonia Salcedo
Aula aberta na qual a professora fará a apresentação do curso, metodologia e temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 15 pessoas
SÁBADO – 10/08
10:00 – 12:00 – Aula aberta Laboratório de Pesquisa: introdução e metodologia, com Fabia Schnoor
Apresentação da metodologia do Laboratório de Pesquisa: Respirar, Comer e Dormir e breve introdução ao pensamento de Aby Warburg e Giulio Camillo, principais referências do curso.
Capacidade: 20 pessoas
10:00 – 12:00 – Aula aberta Arte no Parque, com Daniela Seixas e Deise Alcântara
Através de proposições e experimentos, busca-se uma aproximação significativa e ao mesmo tempo divertida com a arte feita na contemporaneidade e sua relação com o mundo. Ao explorar gestos, materiais e ambientes diversos, investe-se na potência criativa e curiosa das crianças e no desenvolvimento de sua capacidade de perceber, produzir e refletir sobre suas realizações. Dentro da sala e no parque, os interesses individuais e do grupo são trabalhados de maneira processual.
Capacidade – 15 pessoas – Faixa etária: 04 a 12 anos
10:00 – 12:00 – Aula aberta sobre Pintura, com Chico Cunha
Os professor apresentará o curso A prática da pintura, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados. É necessário trazer material de pintura.
Capacidade: 10 pessoas
12:00 – 18:00 – A Arte do Tarô, com Nadam Guerra
Os alunos da aula A Arte do Tarô, com o professor Nadam Guerra, jogam com os baralhos autorais produzidos durante a oficina para o público. Dividindo assim um pouco do processo com os participantes. A ação será realizada sábado e domingo, como parte da programação da Feira Tijuana
Capacidade: Jogos curtos de 5 a 20 minutos. Por fila de espera.
* Confirme a programação no website da EAV Parque Lage