|
outubro 31, 2018
Seminário Internacional O MASP de Lina - 50 anos do edifício na avenida Paulista
Para marcar o aniversário do prédio, o museu promoverá o seminário internacional “O MASP de Lina - 50 anos do edifício na avenida Paulista” organizado por André Mesquita, coordenador de mediação e programas públicos do MASP, Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, e Guilherme Giufrida, assistente curatorial.
5 de novembro de 2018, segunda-feira, das 10h às 18h30
MASP Auditório (primeiro subsolo)
Avenida Paulista 1578, Cerqueira César, São Paulo, SP
Ingressos seminário: grátis (retirada de ingressos duas horas antes)
APRESENTAÇÃO
MASP comemora aniversário do prédio com seminário internacional em novembro
Na década de 1960, momento em que se intensificava a verticalização da avenida Paulista com a construção de grandes prédios comerciais, sede de corporações, empresas e bancos, a grande novidade na paisagem foi a construção do MASP, projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).
A edificação, que agora completa cinco décadas, foi inaugurada no antigo terreno Belvedere do Trianon, que havia sido demolido, em 1951, e, depois, abrigou o pavilhão temporário da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro de São Paulo, o MASP foi transferido oficialmente para a atual sede no dia 7 de novembro de 1968. Com base no uso de vidro e concreto, Lina mesclou em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão.
O projeto de Lina manteve a vista para o centro, criando entre a parte suspensa e as dependências subterrâneas do museu uma grande esplanada, o Vão Livre - pensado como uma praça pública para uso da população.
Para marcar o aniversário do prédio, o museu promoverá, no dia 5 de novembro, o seminário internacional “O MASP de Lina - 50 anos do edifício na avenida Paulista” organizado por André Mesquita, coordenador de mediação e programas públicos do MASP, Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, e Guilherme Giufrida, assistente curatorial. O evento será gratuito, terá tradução simultânea para português e para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início da programação, na bilheteria do museu.
A discussão será dedicada à arquitetura do edifício, aos impactos do projeto na vida cotidiana da cidade de São Paulo e aos usos sociais e políticos do vão do MASP. O caráter coletivo e a fruição pública definem a arquitetura do MASP, expressando o posicionamento de Lina diante de questões socioculturais e o papel da arquitetura nesse debate. Os espaços amplos, arejados e transparentes do edifício propõem um contato franco não apenas com os frequentadores do museu, mas também com a população que circula na avenida.
O seminário de um dia contará com apresentações de arquitetos, historiadores e curadores nacionais e estrangeiros que discutirão a história do edifício, sua concepção e seus usos nos últimos anos. Também apresentará diálogos entre arquitetos e engenheiros que trabalharam com Lina na construção do prédio e, além disso, entre fotógrafas que realizam ensaios inéditos sobre o prédio. As imagens serão publicadas, junto aos artigos dos palestrantes e outros materiais, em um catálogo com previsão de lançamento para abril de 2019.
O seminário e livro antecedem a exposição Lina Bo Bardi: Habitat que o MASP realizará em parceria com o Museu Jumex (México) e o MCA Chicago (EUA), em 2019, ano que o museu se dedicará ao eixo curatorial histórias das mulheres, histórias feministas.
A outra novidade é que, em 2017, o MASP obteve aporte do programa Keeping It Modern, da Fundação Getty, cujo objetivo é desenvolver pesquisas voltadas à conversação de edifícios modernos no mundo. O objetivo do trabalho, completado neste ano, foi estabelecer um plano com diretrizes de conservação e manutenção permanente.
A equipe responsável pelo projeto, coordenada pelo arquiteto Silvio Oksman, da Metrópole Arquitetos Associados, e gerenciada pela gerente de projetos do MASP, Miriam Elwing, é formada pela arquiteta do corpo técnico do Museu, Lúcia Furlan, ao lado de consultores externos das áreas de arquitetura e engenharia e pelo arquiteto Martin Corullon, da Metro Arquitetos, que desde 2015 desenvolve os projetos expográficos e de adequação do edifício, entre esses, a volta dos cavaletes de cristal à pinacoteca do MASP.
A pesquisa inédita trouxe informações pouco estudadas e que permitem, a partir de agora, atuar com maior segurança na preservação do prédio.
PROGRAMAÇÃO
10h-12h
1ª sessão: Contexto e contemporaneidade do edifício do MASP
Marina Grinover, arquiteta (Base Urbana)
Eduardo Rosetti, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Zeuler de Lima, professor do departamento de Design e Artes Visuais da Sam Fox School, Washington University, EUA
Silvio Oksman, arquiteto (Metrópole Arquitetos)
12h15-13h15
2ª sessão: Como fotografar o MASP
Nair Benedicto, fotógrafa
Lucia Guanaes, fotógrafa
Luiza Baldan, fotógrafa
14h30-16h
3ª sessão: A construção do edifício do MASP: projeto é processo
Roberto Rochlitz, engenheiro
Marcelo Suzuki, arquiteto
Marcelo Ferraz, arquiteto (Brasil Arquitetura)
16h30-18h30
4ª sessão: O projeto do edifício do MASP e a (pós-)modernidade
Guilherme Wisnik, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Barry Bergdoll, professor do departamento de História da Arte da Columbia University, EUA e curador do departamento de Arquitetura e Design do MoMA (Nova York)
Olivia de Oliveira, arquiteta, butikofer de oliveira vernay sàrl (Lausanne, Suíça)
outubro 24, 2018
Flavio-Shiró: oficinas gratuitas para crianças na Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro
Aberta ao público aos sábados, a partir das 10h, a exposição Flavio-Shiró, na Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro, oferece oficinas gratuitas para crianças de todas as idades. A capacidade é de 30 crianças por atividade. Não há inscrição prévia. As crianças serão direcionadas para as atividades por ordem de chegada.
27 de outubro a 17 de novembro de 2018, sábados, 11h às 13h
Pinakotheke Cultural
Rua São Clemente 300, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Sábados na Pinakotheke
· 27 de outubro
Criaturas incríveis – Personagens que saem dos sonhos das crianças para o papel.
· 3 de novembro
Oficina de Origami – A tradicional técnica de dobradura japonesa.
· 10 de novembro
Desenhando em formato Emaki – Uma forma diferente de utilizar o espaço do desenho e da pintura.
· 17 de novembro
Lançamento do livro "Como desenhar um dinossauro" com a presença do autor Jonas Meirelles e oficina.
outubro 21, 2018
Curso e Mostra Petrobras de Cinema 4xNelson no MAM, Rio de Janeiro
O Museu de Arte Moderna presta uma homenagem a Nelson Pereira dos Santos, recentemente falecido, com o Curso e Mostra Petrobras de Cinema 4xNelson. Mantenedora do MAM, a Petrobras viabiliza a realização do curso e da mostra sobre Nelson Pereira dos Santos, que completaria 90 anos em 22 de outubro de 2018.
27 de outubro e 3, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25 de novembro - sexta, sábado e domingo - 9h às 13h (aula) e 15h, 16h, 18h e 19h (exibições)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Inscrição online gratuita
Certificado de participação para 75% de presença, 3 aulas
Informações por email
Dentre os pais fundadores do cinema brasileiro – Humberto Mauro, Moacyr Fenelon, Roberto Santos, Glauber Rocha, Roberto Miller, Helena Solberg, Arthur Omar -, certamente Nelson Pereira dos Santos apresenta-se como o nome de maior consenso quanto à influência, variedade formal, nacionalismo e experimentação de sua obra fílmica. No entanto, suas realizações não esboçam uma diversidade temática tão grande quanto o volume e longevidade de sua filmografia fariam supor. Ao contrário, a retomada de tempos em tempos de questões, personagens e fontes de origem comum revelam a coerência e o compromisso com um projeto artístico, político e cultural que, se esboçado, na juventude, jamais será abandonado ou completamente reformulado ao sabor dos acontecimentos e das conjunturas. Em verdade resistirá à tentação das promessas históricas. Consciente de que ditaduras e fascismos, projetos mirabolantes e redentores, e corrupções e corruptores jamais saem de cena de fato, concentrará suas atenções em uma macro-história invisível, a da massa humana que forma a sociedade brasileira, moderna e contemporânea. Esmiuçará como ela resiste e existe em meio ao caos histórico que constitui o Brasil.
4xNelson abordará quatro dessas formações sociais e culturais que permeiam o conjunto da obra, a saber: Cidade, Religião, Literatura e Música. A mostra de filmes que acompanhará o curso apresentará três títulos para cada campo, procurando evidenciar permanências e variações. No centro de sua arte sempre esteve a busca de uma estética de si brasileira, uma ética do ser brasileiro em meio a forças contrárias das mais distintas naturezas. Resistir é ser brasileiro, constituição precária, fugidia e ao mesmo tempo basilar em meio a um longo processo de desagregação e apagamento, contra o qual só é possível contrapor construções que se erigem nesses mesmo campos formadores. O que o cinema possibilita é a catálise dessa resistência, uma contra-narrativa que emerge das resistências cotidianas e suas apropriações políticas.
PROGRAMAÇÃO
sáb 27 out
09h_aula_NELSON E A CIDADE
sáb 3 nov
09h_aula_ NELSON E A RELIGIÃO
sex 9 nov
19h_exibição_Rio, Zona Norte + roda de conversa
sáb 10 nov
09h_aula_NELSON E A LITERATURA
13h_intervalo
16h_ exibição_El Justiceiro
18h_ exibição_Brasília 18%
dom 11 nov
16h_ exibição_Fome de Amor
18h_ exibição_Na estrada da vida + roda de conversa
sex 16 nov
19h_exibição_Amuleto de Ogum + roda de conversa
sáb 17 nov
09h_aula_NELSON E A MÚSICA
16h_exibição_Tenda dos milagres
18h_exibição_Jubiabá
dom 18 nov
16h_exibição_A música segundo Tom Jobim
18h_exibição_A Luz do Tom
sex 23 nov
19h_exibição_Boca de Ouro + roda de conversa
sáb 24 nov
16h_exibição_Azyllo muito louco
18h_exibição_A terceira margem do rio
dom 25 nov
15h_exibição_Memórias do Cárcere
BIBLIOGRAFIA
AVELLAR, José Carlos (Org.). Alex Viany: o processo do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Novo, anos 60-70: a questão religiosa. In: SCHWARTZ, Jorge; SOSNOWSKI, Saúl (Org.). Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: Editora da Unesp, 1994.
D'AVILA, Roberto (Org.). Nelson Pereira dos Santos. In: D‟AVILA, Roberto (Org.). Os cineastas: conversas com Roberto D‟Avila. Rio de Janeiro: Editora Bom Texto, 2002.
FABRIS, Mariarosaria. Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: EDUSP, 1994.
MACHADO, Hilda. Rio 40 graus, Rio zona Norte: o jovem Nelson Pereira dos Santos. Dissertação (Mestrado). São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 1987. Orientador: Prof. Dr. José Teixeira Coelho Neto. Record, 1996.
MONTEIRO, Ronald F. Nelson Pereira dos Santos. In: PARANAGUA, Paulo A. Le cinéma brasilien. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987.
_________ . O cinema de perspectiva popular. In: NOVAES, A. (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano, Senac Rio, 2005.
PAPA, D. (org.). Nelson Pereira dos Santos: uma cinebiografia do Brasil. Rio de Janeiro: Onze do Sete, 2005.
SADLIER, D. J. Nelson Pereira dos Santos. Chicago: University of Illinois Press, 2003.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema nacional. Rio de Janeiro: Record, 1996.
SANTOS, N. P. dos. Três vezes Rio: Rio 40 graus, Rio Zona Norte e O amuleto de Ogum. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
outubro 10, 2018
Jornadas de Outubro na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Enquanto o Dia da Criança no Brasil é festejado em 12 de outubro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage estende a comemoração ao mês inteiro com jornadas dedicadas a crianças de todas as idades. São as Jornadas de Outubro, programa público da EAV Parque Lage, que entra na sua terceira edição, oferecendo diversas oficinas criativas e encontros educativos. Outubro é a data que a EAV elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças.
12 a 27 de outubro de 2018
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
21-2334-4088
PROGRAMAÇÃO
>>> Dia 12/10 (Dia das crianças/sexta-feira)
13h: haverá uma programação musical.
CINE CAPELINHA:
Filmes da série Juro que Vi
Local: Capelinha
Horário: 14h às 15h
Aberto ao público
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.
Filmes da série Juro que Vi, dos diretores Humberto Avelar e Sergio Glenes, é uma série de curtas-metragens de animação brasileira que conta as histórias de personagens do folclore brasileiro, tais como o saci, a Iara e o curupira. Os episódios, realizados entre 2003 e 2010, são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito.
DEMOCRACIA, 2016 (PERFORMANCE COLETIVA COM PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO)
Com Adriana Maciel, Martha Niklaus e Suely Farhi
Horário: 15h às 17h
Local: Cavalariças
Aberto ao público* [25 vagas para crianças de todas as idades]
As artistas convidam crianças de todas as idades para interagir com a faixa da Democracia (2016), um objeto facilitador de relações. Móvel e mutante, a faixa multicolorida com a palavra DEMOCRACIA possibilita vários jogos. Vira tapete, jogo de palavras, parangolé coletivo, túnel, cabana, minhoca, capa e o que mais se inventar. O objeto se transforma a partir do desejo e da escuta do coletivo, é um exercício lúdico de Democracia.
>>> Dia 13/10 (Sábado)
PROGRAMA ARTE EM FAMÍLIA (PARQUINHO LAGE)
Oficina de faixas e amuletos, com Priscila Fiszman, Ana Luiza Fonseca e Anitta Boavida
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Cavalariças
Aberto ao público*
Oficina de confecção de faixas e amuletos para passear nossos sonhos e protestos. As faixas e amuletos poderão ser colocados na testa, no braço, no tornozelo, na rua, no peito, no bolso, na casa, servir de presente…Vamos pensar juntos e ativar desejos e urgências que queremos para o mundo.
14h haverá programação musical.
CINE CAPELINHA:
Filme: Historietas Assombradas
Diretor: Victor-Hugo Borges
Horário: 15h às 17h
Local: Capelinha
Aberto ao público
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.
Historietas Assombradas (2017), do diretor Victor-Hugo Borges, conta a história de Pepe, uma criança de 12 anos que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais.
>>> Dia 20/10 (Sábado)
ARTE EM FAMÍLIA:
Esconde-esconde em duplas
Com: Alexis Zelensky, Ana Luiza Fonseca, Keyna Eleison e Luana Vieira.
Horário: das 10h30 às 11h30
Local: Bosque de piquenique
Aberto ao público* [15 vagas]
A brincadeira será entre crianças de todas as idades, dentro da floresta, em duplas! Uma dupla de pegadores contam até certo número com os olhos fechados e as outras duplas se escondem. Os que se escondem têm que voltar ao lugar onde os pegadores contaram e bater no ponto de partida. Os últimos a serem pegos pelos pegadores, serão os próximos a bucar os escondidos na floresta.
12h: haverá uma programação musical.
OFICINA DE SLIME [DE CRIANÇA PARA CRIANÇA]:
Com: Sofia Schnoor (10 anos)
Horário: das 13h30 às 15h
Local: Sala das crianças
Aberto ao público* [10 vagas]
A tradução de SLIME para a língua portuguesa é algo líquido viscoso, grosso, desagradável de tocar. Mas o certo é que essa massa é febre em crianças de todas as idades, difundida principalmente em tutoriais de canais de redes sociais. Aqui na nossa Jornadas a professora será Sofia Schnoor, mestra em fabricação de SLIME, com várias gradações de viscosidades e texturas.
CINE CAPELINHA:
Programação: Curtas de George Méliès
Horário: das 15h às 17h
Local: Capelinha
Aberto ao público
Retirar senha na porta da Capelinha 1 hora antes da sessão começar.
Georges Méliès, (1861 – 1938) cineasta francês, ilusionista, conhecido também como o “mágico do cinema’, foi um inovador através do uso de efeitos especiais e técnicas como o stop-motion. Foi um dos primeiros cineastas a usar exposições múltiplas, a câmera rápida, as dissoluções de imagem e o filme colorido. Entre seus filmes mais famosos, estão: Le voyage dans la Lune (1902) , Voyage à travers l’impossible (1904) e Le Manoir du Diable (1896).
>>> Dia 27/10 (Sábado)
ENCERRAMENTO DAS JORNADAS DE OUTUBRO
PISCINA LIVRE E MINI SERES DO MAR
Horário: das 15h às 17h
Local: Piscina, palacete
Aberto ao público*
Mini seres do mar >> com formação inusitada para um bloco de Carnaval, com violino e sanfona, os mini seres nasceram em 2016 com a singela proposta de se apresentar na festa de um ano do filho de um de seus fundadores. De lá para cá, o cardume só fez aumentar. Caranguejos, peixes e peixões, sereias, lagostas e tubarões, pescadores, marinheiros e piratas, se preparem! O Bloco de Carnaval que há dois vem fazendo sucesso entre nenéns, crianças e adultos, estará nas Jornadas de Outubro com um repertório de clássicos do cancioneiro infantil e da MPB, dentro da temática marinha. Sanfona, violino, sopros e zabumbas estão a postos para levar a todos numa viagem pelos ritmos brasileiros.
CINE LAGINHO:
Curtas: filmes realizado pelas crianças dos cursos Filme sem Câmera e Criação de Documentário
Longa: Outubro Acabou, Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes
Horário: das 17h às 19h
Local: Piscina
Aberto ao público*
outubro 5, 2018
ArtHub #1 Visita ao Inhotim
Na primeira edição do Art Hub, a Assemblage viaja até Minas Gerais para conhecer e apresentar o acervo do Instituto Inhotim com a participação de dois curadores convidados.
2 a 5 de novembro de 2018
Assemblage - realização e produção
Informações: 11-98047-9743 ou por email
APRESENTAÇÃO
O Art Hub é o projeto da Assemblage que oferece ao público a oportunidade de conhecer as Artes Visuais desde seu centro: espaços de arte e ateliês de artistas com a presença de curadores e críticos de arte convidados para desdobrar os assuntos referentes às pesquisas artísticas apresentadas.
Na primeira edição do Art Hub, a Assemblage viaja até Minas Gerais para conhecer e apresentar o acervo do Instituto Inhotim com a participação de dois curadores convidados. Com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes, o Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
Douglas de Freitas, curador, bacharel em Artes Visuais, atua desde 2011 como curador de Artes Visuais do Museu da Cidade de São Paulo.
Fernanda Lopes, crítica de arte e pesquisadora, mestre e doutora em História e Crítica de Arte pela EBA-UFRJ, é professora da EAV do Parque Lage. Desde 2016 atua como curadora assistente do MAM Rio.
NOSSO ROTEIRO
02/11 - 01º Dia – SP/RJ/CWB > CONFINS > HOTEL
03/11 - 02º Dia – BH > BRUMADINHO - INHOTIM > BH
04/11 - 03º Dia – BH > INHOTIM > BELO HORIZONTE
05/11 - 04º Dia – BELO HORIZONTE - CONFINS > SP/RJ/CWB
VIAJE CONOSCO!
Quando: 2, 3 e 4 de novembro de 2018
Onde: Brumadinho - MG
Inclui: Vôos (ida/volta)
Hotel (três diárias com café da manhã)
Transfers
(Confins/BH > Inhotim > BH/Confins)
Visita Guiada (ingressos inclusos)
Investimento: R$ 2.000,00 (parceláveis)
*consulte valor promocional para estudante
IMPORTANTE
Não efetivar a compra antes de informar o local de origem do vôo. Os locais e datas de compra podem modificar o valor do pacote. Entre em contato por email para confirmar as condições
Inscreva-se aqui
outubro 3, 2018
Arte no Cinema - programação de outubro na Roberto Marinho, Rio de Janeiro
Arte no Cinema - Sessão Philos
Programação de outubro
FORMATO CINEMA (longas)
SÁBADOS
06.10 | 16h30 O Grupo de Picasso
13.10 | 16h30 Rembrandt, Da Luz À Escuridão
20.10 | 16h30 Warhol, O Profeta da Pop Art
27.10 | 16h30 Velázquez, A Pintura Toma O Poder
FORMATO DINÂMICO
(exibição de curtas sempre em looping)
02 a 05.10
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Interior Holandês I de Joan Miró (9 min)
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Girafa em Chamas de Salvador Dalí (9 min)
09 a 12.10
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Passeio de Marc Chagall (9 min)
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Doces Sonhos de Paul Gauguin (9 min)
16 a 19.10
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Garota com fita no cabelo de Roy Lichtenstein (9 min)
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Interior de Anselm Kiefer (9 min)
23 a 26.10
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Um Inglês em Moscou de Kasimir Malevich (9 min)
Documentário “A Casa” de Antonio Carlos da Fontoura (14 min)
Obras de Arte Inesquecíveis: Campo Feliz de Jean Dubuffet (9 min)
SINOPSES
O Grupo de Picasso
Ano: 2015 | Duração: 51 min | Diretores: Amélie Harrault, Pauline Gaillard, Valerie Loiseleux
Picasso responde a Matisse com a pintura “Les Demoiselles d'Avignon”. A tela provoca um escândalo e evidencia a estética do cubismo. A série mergulha na vida parisiense na virada do século XX, época de uma excepcional efervescência artística, revelando os escândalos, tragédias e os triunfos que moldaram o período da Arte Moderna.
Rembrandt, Da Luz À Escuridão
Ano: 2015 | Duração: 52 min | Diretor: Christophe Alaof
Rembrandt encontra a originalidade em uma forma rara de contrastar luz e escuridão, conhecida como “clair-obscur". Esta técnica reflete sua própria vida: Rembrandt sucessivamente passa por glória e solidão, amor e dor, riqueza e falência. Sua primeira obra de arte, La Leçon d'Anatomie, foi sucesso imediato. A série traz uma coleção de perfis de grandes artistas junto a suas obras-primas.
Warhol, O Profeta da Pop Art
Ano: 2015 | Duração: 55 min| Diretor: Christophe Alaof
Andy Warhol afirmava de forma provocativa que ele só existia na superfície, que era apenas uma personalidade, desprovido de história. Um homem perturbado que tentou esconder suas emoções toda a vida para criar o artista pop. A série traz uma coleção de perfis de grandes artistas junto a suas obras-primas.
Velázquez, A Pintura Toma O Poder
Ano: 2015 | Duração: 55 min | Diretor: Thibaut Sève
“As meninas” é a obra mais emblemática de Velázquez e seu único autorretrato. Um casal real, uma princesa, servos, bobos da corte e o próprio artista. Colocar um pintor ao lado da família real é um ato ousado no século XVII e revela um pouco de sua face ambiciosa. A série traz uma coleção de perfis de grandes artistas junto a suas obras-primas.
Série Masterworks
Ano: 2014 | Duração: 9 minutos | Diretor: Reiner E. Moritz
A série Obras de Artes Inesquecíveis é referência mundial para os amantes da arte. Cada episódio aborda uma obra-prima de destaque e nos leva a uma fascinante viagem para o contexto histórico e a uma visão mais profunda daquela pintura.
SERVIÇO
Instituto Casa Roberto Marinho
Rua Cosme Velho 1105, Rio de Janeiro, RJ
21-3298-9449
Terça a domingo, das 12h às 18h
Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia entrada). Às quartas-feiras, a entrada é franca. Aos domingos, “ingresso família” a R$ 10 para grupos de quatro pessoas. A CRM respeita todas as gratuidades previstas por lei.
Estacionamento gratuito para visitantes, em frente ao local, com capacidade para 30 carros.
A Casa Roberto Marinho é acessível a portadores de deficiências físicas