|
maio 24, 2018
Chamada para colaborações: Arte&Ensaios 36 [Pública]
Arte & Ensaios é uma publicação semestral organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFRJ. A revista tem se destacado, ao longo de sua existência, pela publicação de textos relevantes para o campo da arte, contando com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros, professores e alunos do Programa. As colaborações de autores nacionais são extremamente importantes para a revista, pois exibem o universo de pesquisa acadêmica ao relacionar o estado do problema intelectual referido pelo tema da revista aos textos traduzidos de autores internacionais.
Envio de artigos, resenhas e ensaios visuais até 31 de julho de 2018
PÚBLICA quer tratar do espaço público como lugar de arte e ativismo, na medida em que a discussão sobre o tema é inseparável da noção de democracia. No feminino, o termo potencializa a noção de esfera pública para além das concepções espaciais e topológicas, e ainda se dissemina para as contribuições das mulheres e sua presença cada vez maior em todos os âmbitos da política e da vida pública.
O tema PÚBLICA abrange também as iniciativas artísticas colaborativas, os espaços de auto-gestão, o dilema da reificação da autoria, as relações entre público e privado, a esfera da recepção artística e o papel da crítica, frente às urgências contemporâneas.
PÚBLICA considera a interseção de todos os âmbitos da vida, pensando o público não somente como consenso, mas como dissenso e lugar da diferença.
Confira as diretrizes de publicação para artigos, resenhas e ensaios visuais
Debates da Arte Contemporânea: Erika Verzutti e José Augusto Ribeiro no Espaço das Artes ECA-USP, São Paulo
A oitava edição da série Debates da Arte Contemporânea traz uma conversa entre artista Erika Verzutti e o crítico e curador José Augusto Ribeiro, com mediação de Ilê Sartuzi, da ECA-USP.
28 de maio de 2018, segunda-feira, às 19h30
Espaço das Artes ECA-USP (antigo MAC-USP) - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo
Nesse encontro, Erika e José Augusto conversam sobre sua extensa produção artística bastante ligada à questões escultóricas, e sobre suas participações na 32ª Bienal de São Paulo (2016), e da 57ª Bienal de Arte de Veneza (2017). Enquanto as três obras de grandes dimensões de papier mâché e poliestireno expandido mostradas na Bienal de SP continuam uma longa pesquisa que Erika vem desenvolvendo sobre relevos de parede, com elementos cavados ou protuberâncias, as obras apresentadas na Bienal de Veneza desse ano ligam-se a seu trabalho com a figuração de animais, desde a exposição Pet Cemetery, em 2008.
Debates da Arte Contemporânea é um projeto desenvolvido por professores e graduandos do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP, que promove mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, criando um espaço de discussão contínua sobre a produção recente na arte contemporânea. A iniciativa pretende também colocar em pauta o debate já existente na esfera das artes na própria Universidade e no meio cultural da cidade.
Erika Verzutti é graduada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991) e fez mestrado em Fine Arts no Goldsmiths College (Londres, 1999), onde também obteve o título de Associate Research Student in Fine Arts (2000). Dentre suas exposições individuais, destacam-se uma panorâmica individual no Centro Cultural São Paulo (2012), com curadoria de José Augusto Ribeiro, Mineral (Tang Museum, Nova York, 2014), Swan with Stage (Sculpture Center, Nova York, 2015) e Cisne, Pepipo, Dinossauro (Pivô, São Paulo, 2016). Participou da 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013), 32ª Bienal Internacional de São Paulo (2016), 57ª Biennale de Venezia (2017), e de outras coletivas como 2013 Carnegie International (Carnegie Museum of Art, Pittsburgh, 2013), 34º Panorama da Arte Brasileira (Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2015) e Under the Same Sun: Art from Latin America Today (South London Gallery, 2016). Sua obra está presente em coleções como Guggenheim Museum de Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras.
José Augusto Ribeiro é doutorando em Teoria, História e Crítica de Arte na ECA-USP e curador senior da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trabalhou como Curador de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo, entre 2010 e 2012, e como pesquisador no projeto editorial ‘Arte no Brasil: Textos críticos do século XX’, coordenado pelo Museum of Fine Arts – Houston (EUA), entre 2006 e 2009. Autor do livro Erika Verzutti (Cobogó, 2013), realizou a curadoria de diversas exposições, das quais se destacam recentemente José Resende (2015), Fora da Ordem – Obras da Coleção Helga de Alvear (2016) e No Subúrbio da Modernidade – Di Cavalcanti 120 anos (2017), todas na Pinacoteca.
Ilê Sartuzi é artista e pesquisador, graduando no Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP. É um dos idealizadores e co-organizador da série Debates da Arte Contemporânea. Trabalhou no Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia da USP, na Galeria Fortes Vilaça e como pesquisador, produtor e assistente no projeto de entrevistas no Brasil do curador suíço Hans Ulrich Obrist. Atualmente desenvolve uma pesquisa de Iniciação Científica com apoio da FAPESP. Como artista já participou de exposições em instituições como o MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto, MAC-USP- Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, CCSP – Centro Cultural São Paulo, Galeria Vermelho entre outros.
maio 15, 2018
A Queermuseu e a judicialização da arte no Brasil na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage reunirá, nesta sexta-feira, cinco sumidades da área jurídica para debater a questão da censura, a partir da discussão gerada pelo cancelamento precoce da exposição Queermuseu. Uma ampla conversa sobre direitos constitucionais, arte e cultura.
18 de maio de 2018, sexta-feira, 18h30
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Salão Nobre
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
O sucesso do financiamento coletivo, promovido pela EAV no início deste ano, animou forças reacionárias com interações de órgãos públicos, entidades religiosas e membros do Legislativo. A desinformação tem gerado alegações vazias de que a Queermuseu conteria ofensas a ícones religiosos, além de promover a pedofilia ou zoofilia - o que definitivamente não ocorre. Mas essas articulações reverberam: no momento, tramita na ALERJ um projeto de lei para proibir determinadas expressões artísticas em equipamentos públicos do Estado. Por tudo isso, antes da abertura da mostra, a EAV – em parceria com Palma Guedes Advogados – promoverá um debate público entre as comunidades artística e jurídica do país. As interações entre a liberdade de expressão artística e outros direitos consagrados, tais como liberdade religiosa, proteção da criança e proibição da apologia ao crime, serão o centro da discussão.
Abertura
Fabio Szwarcwald: diretor-presidente da Escola de Artes Visuais EAV Parque Lage
Marcelo Viveiros de Moura: presidente do Conselho da AMEAV. Advogado. Mestre em direito (Cambridge). Autor de artigos em diversas matérias de direito empresarial e regulatório.
Mesa de debate
Daniel Sarmento: advogado e professor titular de direito constitucional da UERJ. Foi membro do Ministério Público Federal. Doutor em direito pela UERJ. É autor de diversos livros e artigos sobre direito constitucional e liberdades fundamentais.
Deborah Duprat: Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão (PGR/MPF). Mestre em direito pela UnB. Foi vice procuradora-geral da República. Autora de artigos sobre direito constitucional e proteção a minorias.
Joaquim Falcão: advogado e membro da Academia Brasileira de Letras. Ex-diretor e professor da FGV-Rio. Doutor em educação (Un. of Genève) e mestre em direito (Harvard). Foi membro do Conselho Nacional de Justiça. Autor de inúmeros livros e artigos.
Nélio Machado: advogado. Doutor em direito pela UFRJ. Foi defensor público da justiça penal militar e professor de diversos programas de pós-graduação. Autor de livros e artigos em direito criminal.
Demian Guedes (mediador): advogado e professor em programas de pós-graduação. Doutor em direito pela UERJ. Visiting Scholar no Max Planck Institute for Public Law. Autor de livros e artigos sobre direito público e combate ao autoritarismo.
maio 9, 2018
Curso Especialização em Gestão Cultural Contemporânea no Itaú Cultural, São Paulo
Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas
São 30 vagas ofertadas – sendo 7 para cotas afirmativas –, preenchidas por processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site itaucultural.org.br, acessando-se o link que será disponibilizado nesta página a partir da 00h01 do dia 15 de maio de 2018. O prazo para realizá-las termina às 23h59 do dia 29 deste mesmo mês, horário de Brasília – Brasil.
Visando complementar a formação do gestor a partir da ampliação de seu próprio repertório, o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Singularidades, oferece, pela primeira vez, a Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas – o primeiro curso 100% presencial, com foco em diversidade e representatividade.
Composto de nove módulos, o curso abarca cinco linhas de pesquisa: políticas públicas e direitos culturais, mediação cultural, crítica e curadoria, artes comparadas e modelos de liderança contemporânea. A carga horária é de 360 horas e, como forma de sistematizar o conhecimento adquirido sobre um objeto de estudo pertinente à temática proposta, os alunos e alunas deverão realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As aulas, previstas para começar na primeira semana de agosto deste ano, serão ministradas por educadores/artistas notórios – como o artista visual Jorge Menna Barreto, a nutricionista Neide Rigo, a doutora em educação Naine Terena, que falará sobre a cosmologia indígena, e o cantor e compositor Tiganá Santana –, e ocorrerão em quatro lugares: no Itaú Cultural (São Paulo/SP), no Teatro de Contêiner Mungunzá (São Paulo/SP), no Condomínio Cultural (São Paulo/SP) e na Fundação Casa Grande (Nova Olinda/CE), onde será realizado um estudo de caso.
Gratuito e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso é direcionado a profissionais com experiência comprovada de, pelo menos, três anos em atividades de gestão cultural – profissionais esses que não precisam, necessariamente, estar ligados a uma instituição cultural pública ou privada.
Inscrições, processo seletivo e resultado
São 30 vagas ofertadas – sendo 7 para cotas afirmativas –, preenchidas por processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site itaucultural.org.br, acessando-se o link que será disponibilizado nesta página a partir da 00h01 do dia 15 deste mês. O prazo para realizá-las termina às 23h59 do dia 29 deste mesmo mês, horário de Brasília – Brasil.
No ato da inscrição, além de preencher todas as informações solicitadas, o candidato deverá anexar o currículo e/ou carta institucional comprovando sua experiência de, no mínimo, três anos como gestor cultural e fazer upload de um vídeo de no máximo um minuto falando de sua experiência e rotina como gestor.
Todas as inscrições válidas serão analisadas pela coordenação do curso, que avaliará o formulário de inscrição, o currículos e/ou carta institucional e o vídeo. A lista de aprovados será divulgada neste site no dia 12 de julho.
O edital completo será disponibilizado nesta página também no dia 15 de maio. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.
maio 4, 2018
O MAC encontra os artistas 2018
O MAC USP retoma o programa O MAC Encontra os Artistas, agora sob orientação dos docentes curadores da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu, que atuam na mediação de cada encontro. Em seu novo formato, selecionamos os artistas participantes para que abordem sua trajetória e, dentro dela, tratem em especial de suas obras pertencentes ao acervo do MAC USP. Com isso, além de contribuir para a ampliação do debate em torno da produção artística contemporânea brasileira, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre a história do Museu e seu papel na história da arte no Brasil.
Sempre às terças-feiras, às 19h
MAC USP
Avenida Pedro Álvares Cabral 1301, Ibirapuera, São Paulo, SP
Entrada franca. Não é necessário fazer inscrição.
PROGRAMAÇÃO
8 de maio – Giselle Beiguelman (Ana Magalhães)
5 de junho – Regina Silveira (Katia Canton)
7 de agosto – Gilbertto Prado (Ana Magalhães)
4 de setembro – Evandro Carlos Jardim (Cristina Freire)
2 de outubro – Celina Yamauchi (Helouise Costa)
6 de novembro – Caciporé Torres (Edson Leite)
maio 2, 2018
Inscrições abertas para o Art Weekend São Paulo 2018
A Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT recebe inscrições de galerias de arte de todo Brasil, de 2 de maio a 15 de julho de 2018, para o evento que promove um final-de-semana de atividades culturais em São Paulo no mês de novembro. A programação do Art Weekend São Paulo divide a cidade em diferentes circuitos com roteiros gratuitos que vão desde aberturas de exposição, palestras a conversas com artistas, performances e muito mais
A 3ª edição do Art Weekend São Paulo acontecerá no final-de-semana dos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2018. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT, que congrega 50 galerias de arte em 6 estados brasileiros e no Distrito Federal. As galerias interessadas em participar deverão inscrever-se de 2 de maio a 15 de julho.
O Art Weekend São Paulo - AWSP é um evento idealizado e realizado pela ABACT desde 2016 que reúne diferentes galerias de arte na capital paulista, organizando um circuito com programação especial que inclui aberturas de exposições, visitas-guiadas, performances, conversas com artistas e curadores, entre outras atividades num mesmo final de semana.
A realização do AWSP busca ampliar o público e o alcance das galerias, promover e divulgar suas programações artísticas e culturais gratuitas, além de promover novos formatos de parcerias e negócios para as galerias de arte.
Na edição de 2017, com o lançamento da ação “Galerias Recebem Galerias”, em que uma galeria paulistana recebe em seu espaço expositivo uma galeria de fora da cidade, o Art Weekend São Paulo contou com a participação de 54 galerias locais, das quais 13 eram de outras cidades, somando mais de 110 mostras e eventos. Neste ano, a organização do evento pretende ampliar o alcance dessa ação com a realização de novas parcerias entre as galerias brasileiras.
O evento acontecerá no mesmo formato dos anos anteriores: as galerias associadas à ABACT não pagam para estarem no evento, mas galerias não associadas devem contribuir com uma taxa de participação.
Para inscreverem-se, os representantes das galerias devem enviar até 15 de julho de 2018 um e-mail para o endereço info@artweekend.com.br com o assunto: Art Weekend 2018 + NOME DA GALERIA.
A ABACT está em busca de parcerias e patrocínios para a realização do evento. Para mais informações, os interessados devem escrever para info@artweekend.com.br ou telefonar para a ABACT no telefone (11) 2365 0481.
Nas redes sociais e na internet: #artweekendsãopaulo, @artweekendsp
https://pt-br.facebook.com/artweekendsp/
https://www.instagram.com/artweekendsp/