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novembro 27, 2016
Estudo inédito sobre Lei Rouanet marca segunda etapa de seminário no Studio Clio, Porto Alegre
Ex-Secretário de Fomento do MinC, Henilton Menezes, realiza sessão de autógrafos do livro "A Lei Rouanet muito além dos (f)atos".
29 de novembro, a partir das 17h, no café do Studio Clio
Academia-Seminário A Reinvenção da Produção Cultural - que acontece no Studio Clio, em Porto Alegre/RS - discute o uso estratégico das leis de fomento e inovação na captação de recursos para projetos culturais.
28 e 29 de novembro, das 19h às 22h, e 29 e 30 de novembro, das 9h às 12h, no Studio Clio
Studio Clio
Rua José do Patrocínio 698, Centro, RS
51-3254-7200 ou clio@studioclio.com.br
Inscrições online
APRESENTAÇÃO
Nos dias 28, 29 e 30 de novembro acontecem os dois últimos módulos da Academia-Seminário A Reinvenção da Produção Cultural, promovida pelo StudioClio, em Porto Alegre/RS. O Seminário conta com a participação de renomados gestores do país e de Porto Alegre, e contribui para a busca de alternativas inovadoras para a organização, o financiamento, a comunicação e a mobilização de novos públicos para a realização de diferentes tipos de projetos culturais.
A colaboratividade, o crowdfunding, a participação da pessoa física no uso estratégico das leis de fomento e o uso das tecnologias digitais para potencializar os modos de financiamento serão os temas analisados no módulo que acontece nos dias 28 e 29. Os palestrantes Aline Bueno (fundadora e gestora do Vila Flores, complexo cultural colaborativo do 4º Distrito de Porto Alegre), Solanda Steckelberg (criadora do mais bem sucedido sistema de captação junto à pessoa física do Brasil) e Vitor Ortiz (gestor cultural, ex-Secretário-Executivo do MinC) discutem novas formas de viabilizar projetos culturais.
O último módulo da Academia-Seminário apresenta o estudo inédito - recentemente desenvolvido pelo ex-Secretário de Fomento do MinC, Henilton Menezes - sobre os 25 anos de existência da lei Federal de Incentivo à Cultura, em análise ponderada de seu desempenho histórico e seu impacto na vida dos brasileiros. Denise Viana Pereira, que foi diretora do sistema LIC, compara e analisa o desempenho da lei Estadual.
Na ocasião, Menezes autografa o seu recém-lançado livro A Lei Rouanet muito além dos (f)atos. Com uma linguagem acessível, a publicação é um dos mais completos estudos sobre a Lei, no que diz respeito à análise de dados do Sistema de Apoio à Lei de Incentivo à Cultura - Salic, e dos impactos nas áreas da cultura, envolvendo todos os seus agentes - proponentes, investidores e captadores de recursos. A sessão de autógrafos é aberta ao público e acontece no dia 29 de novembro, a partir das 17h, no café do Studio Clio.
As inscrições para o Seminário estão abertas. Serão oferecidas duas turmas - uma pela manhã e outra à noite - com vagas limitadas. Quem se inscrever para os dois módulos recebe um exemplar do livro gratuitamente. Já quem se inscrever apenas para o último módulo, tem desconto de 50% na compra do livro. Confira abaixo o serviço completo e os valores.
PROGRAMAÇÃO
Módulo 3 - A participação da pessoa física no incentivo à cultura, o crowdfunding e a colaboratividade
Turma 1: 28/11 - segunda-feira - das 19h às 22h
Turma 2: 29/11 - terça-feira - das 9h às 12h
:: Novas formas de viabilizar projetos culturais. A tecnologia digital com suas novas formas e soluções impactam a produção cultural e potencializam os modos de financiamento à cultura. A colaboratividade, o crowdfunding e a participação da pessoa física no uso estratégico das leis de fomento são analisadas nesta mesa, que conta com a participação de Aline Bueno (fundadora e gestora do Vila Flores, complexo cultural colaborativo do 4º Distrito de Porto Alegre), Solanda Steckelberg (criadora do case Vivas de captação junto à pessoa física de Belo Horizonte) e Vitor Ortiz (gestor cultural, ex-Secretário-Executivo do MinC).
Aline Bueno - Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (2002), possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RS (2004) e Especialização em Economia da Cultura, pela UFRGS (2014). Breve passagem pela Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (2010-2011). Atualmente, trabalha como autônoma na gestão de projetos no Vila Flores - Centro de Cultura, Educação e Negócios Criativos e realiza trabalho voluntário no Projeto Vizinhança, ambos em Porto Alegre, RS.
Solanda Steckelberg - Jornalista, relações públicas, gestora e produtora cultural, sócia da Vivas Cultura e Esporte e da empresa Ateliê 22 Arte e Cultura. Atuou nos âmbitos federal, estadual e municipal como funcionária, conselheira, consultora, jurada e empreendedora. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado, Diretora Executiva da Fundação Municipal de Cultura, Assessora da Presidência da República - SECOM. Também trabalhou em instituições privadas de pequeno, médio e grande porte, com iniciativas independentes e participou de missões internacionais. Especializada em Gestão do Patrimônio Cultural e Gestão e Comunicação Empresarial. Atualmente é estudante de Direito.
Vitor Ortiz - Foi Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, diretor da Funarte no Rio de Janeiro e secretário de cultura de Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão. Integrou o grupo redator da Agenda 21 da Cultura, documento de referência para a gestão cultural de governos de cidades nos cinco continentes, traduzido para 19 idiomas. Atualmente, é um dos coordenadores do projeto Virada Sustentável POA e participa da gestão de diversas outras iniciativas culturais.
Módulo 4 - Um balanço dos 25 anos da Lei Rouanet e uma análise do Sistema Pró-Cultura
Turma 1: 29/11 - terça-feira - das 19h às 22h
Turma 2: 30/11 - quarta-feira - das 9h às 12h
A lei Rouanet muito além dos (f)atos e a LIC-RS em perspectiva. A mesa apresenta o estudo inédito - recentemente desenvolvido pelo ex-Secretário de Fomento do MinC, Henilton Menezes - sobre os 25 anos de existência da lei Federal de Incentivo à Cultura, em análise ponderada de seu desempenho histórico. O trabalho está publicado em livro que será lançado concomitantemente à realização desta Academia-Seminário. Denise Viana Pereira, que foi diretora do sistema LIC, compara e analisa o desempenho da lei Estadual.
Denise Viana Pereira - Bacharel em Comunicação Social, é Especialista em Economia da Cultura pela UFRGS e Teoria de Jornalismo e Comunicação de Massas pela PUC/RS. Atuou na gestão pública de cultura por 16 anos. Foi Diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do RS de 2011 a 2014 sendo a responsável pela implantação do Fundo de Apoio à Cultura do RS e pelo lançamento de 14 editais para seleção de projetos culturais. Atualmente trabalha na equipe da Virada Sustentável de Porto Alegre e na Liga Produção Cultural.
Henilton Menezes - Autor do recém-lançado livro A Lei Rouanet muito além dos (f)atos - um estudo sobre os vinte anos da Lei Rouanet, é jornalista, gestor cultural, produtor musical e produtor cinematográfico. Foi gestor de cultura do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) entre 2003 e 2009, sendo responsável pela concepção e gestão dos editais de cultura e pela instalação e gestão dos centros culturais do BNB em Sousa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE). Exerceu a função de Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura entre 2010 e 2013. Atualmente é sócio-diretor da Grimpa Consultoria e Gestão Cultural.
VALORES
2 encontros: R$ 398,00 (na inscrição para os dois módulos, o participante recebe gratuitamente o livro A Lei Rouanet muito além dos (f)atos, de Henilton Menezes)
1 encontro: R$ 199,00 (com direito a desconto de 50% para a compra do livro)
Somente o livro: R$ 100,00
Formas de pagamento:
Pagamento 5% de desconto à vista
Pagamento em até 3 vezes nos cartões de crédito.
novembro 6, 2016
III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília
O III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília vai ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro de 2016, com três conferências de importantes críticos, historiadores e curadores da arte brasileira: Tadeu Chiarelli, Luiz Camillo Osorio e Michael Asbury. As conferências estão marcadas para o auditório do Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios, e as diversas mesas redondas e apresentação de trabalho de pesquisa na Biblioteca da Universidade de Brasília - UnB. (Ver programação completa abaixo.)
Inscrições online para ouvintes - acesse aqui
Tadeu Chiarelli é professor-titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, leciona na graduação e pós-graduação, orientando pesquisas em História, Crítica e Teoria da Arte. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atualmente, coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de 2015, assumiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, como Diretor Geral. Entre os livros publicados encontram-se “Um Modernismo que veio depois” (2012), “Pintura não é só beleza. A crítica de arte de Mário de Andrade” (2007), “Arte Internacional Brasileira” (1999), “Um Jeca nos Vernissages” (1995).
Luiz Camillo Osório é crítico de arte, curador independente e professor de estética no departamento de filosofia da PUC-RJ. Desde 2009, é curador do Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), colaborador da EXIT-Express (Madri) e participou do conselho de curadoria do MAM/SP. Publicou, entre outros livros, "Flavio de Carvalho” (2009), "Abraham Palatnik" (2004) e “Ângelo Venosa” (2008), todos pela editora Cosac Naify.
Michael Asbury é historiador de arte, crítico e curador anglo-brasileiro. É Professor Assistente no Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation (TrAIN) na University of the Arts London (UAL). Em seu PHD, investigou a obra de Hélio Oiticica e sua relação com o modernismo e as culturas populares brasileiras. Como curador, trabalhou em diversas instituições, entre elas: Tate Modern, Camden Arts Centre, Embaixada Brasileira em Londres, Galeria Milan, Galeria Nara Roesler (SP) e no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Suas exposições e seus textos incluem diversos artistas brasileiros com reflexões sobre as esculturas e as experiências artísticas em espaços abertos e fechados.
Nas duas últimas edições, o Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte debateu o papel do artista como professor e a produção da História da Arte no Brasil atual. No segundo colóquio houve mais de 300 participantes, e é o único evento dessa natureza no centro-oeste. Além das conferências, estão agendadas mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos, selecionado pela comissão científica formada pelos críticos e historiadores da arte Ana Maria Pimenta Hoffmann, Fernanda Pitta, Taísa Palhares, Paula Braga, Bruno Sérgio Martins, e Biagio D'Angelo. A programação completa em documento anexo.
PROGRAMAÇÃO
DIA 9/11/2016
16h – 20h: Recepção e credenciamento
Local: Museu Nacional
18h30 – 19h: Sessão de abertura
Local: Museu Nacional
19h-20h30 Conferência: Prof. Dr. Tadeu Chiarelli (ECA-USP)
Local: Museu Nacional
DIA 10/11/2016
9h-10h30: Mesa coordenada 1 - Arte e crítica no Brasil e na Europa: diálogos I
Local: VIS - Auditório
9h-9h15 - Maria da Conceição Lima Alves (UnB) - Crítico e pintor na periferia da periferia: o olhar de Chabloz sobre Chico da Silva
9h15-9h30- Milena Lamoia Guerson (UFT) -Singularidades da crítica na abordagem da obra de Vieira da Silva e Arpad Szenes
10h45-11h - Renata Rocco (PPGEA/USP) - O caso de Danilo di Prete: recepção e atuação junto à crítica de arte italiana e brasileira
11h15-11h30 - Marina Barzon Silva (PPGEA/USP) - Lionello Venturi, a prática crítica e a história da arte
10h-10h15 - Debate
10h15-10h30 - Intervalo
9h-10h30: Mesa coordenada 2 - A crítica perante a ditadura: arte, repressão e democratização
Local: VIS – Sala 6
9h-9h15 - Rachel Vallego Rodrigues (PPGEA/USP) - I Ciclo de debate do Teatro Casa Grande - autoconfissão pública da cultura brasileira
9h15-9h30 - Uriel Bezerra (UFBA) - Crise da crítica, crise da arte: os espaços da crítica de arte no Brasil após o AI-5
9h30-9h45 - Fabricia Lira Jordão (PPGAV/ECA-USP) - A requalificação do fazer politico nos anos 80: artes visuais e a redemocratização
9h45-10h - Debate
10h-10h30 – Intervalo
10h30-12h: Mesa coordenada 3 - Arte e crítica no Brasil e na Europa: diálogos II
Local: VIS - Auditório
10h30 -10h45 - Ludmila Patriota (PPGS/UFPE) - O exercício crítico da "obra de arte como situação”: Beckett pelos Irmãos Guimarães
11h-11h15 - Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP) - Notas sobre a historiografia da arte italiana e sua presença no Brasil
11h15-11h30 - Adriana Nakamuta (Colégio de Aplicação/UFRJ) - Hannah Levy - História e Crítica da Arte no Brasil
11h30-11h45 – Debate
10h30-12h: Mesa coordenada 4 - Outros espaços I: mercados
Local: VIS – Sala 6
10h30-10h50 - Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) - O papel do mercado na legitimação artística e os reflexos para uma história da arte em construção
10h50-11h10h - Gabriela Caspary (PPGARTES/UERJ) - Petite Galerie (1954-1988) - um recorte sobre quatro décadas de arte no Brasil
11h10-11h30 - Paula Martins Borela (UFU) - A formação do mercado de artes plásticas em Uberlândia: documentação e crítica
11h30-11h45 - Debate
12h-14h - Almoço
14h - 15h30: Mesa coordenada 5 - Outros espaços II: instituições
Local: Biblioteca – Auditório
14h -14h15 - Anna Paula da Silva (UFBA) - A crítica de arte na aquisição de obras para os acervos de museus: o catálogo do 15º Salão de Artes da Bahia
14h15-14h30 - Ana Maria Maia Antunes (ECAUSP) - Nascidos pós-1964: a representação da juventude no Antarctica Artes com a Folha
14h30-14h45 - Renato de Andrade Maia Neto (FAU/USP)- 10a. Bienal de SP (1969): o boicote da crítica e dos artistas
14h45-15h - Luiza Malder (PPGEA/USP) - Por uma arte pobre: um estudo de caso das mostras Arte y Ideologia e Do Corpo à Terra
15h-15h15 - Debate
14h - 15h30: Mesa coordenada 6 – Século XIX e as questões do restauro
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
14h-14h15 - Maria Antonia Couto da Silva (IARTE/UFU) - Crítica de arte no Brasil no final do século XIX
14h15-14h30 - Maria do Carmo Couto da Silva (UnB) - A arte francesa na crítica de José Duarte Ramalho Ortigão e de Mariano Pina
14h30-14h45 - Pedro Augusto Vieira Santos (USP) - O reconhecimento da obra de arte - diálogo entre crítica, história da arte e restauro
14h45-15h - Debate
15h – 15h30 Intervalo
15h30 – 17h30 - Mesa-redonda: Re-Pensamentos: a ética do olhar na arte contemporânea
Local: Biblioteca – Auditório
15h30-15h50 - Biagio D’Angelo (UnB) - Questões de céu. De Correggio a Carmela Gross
15h50-16h10 - Luís Edegar Costa (UFRGS) - O espectador dos metaesquemas
16h10-16h30 - Maria Adélia Menegazzo (UFMS) - A beleza entre a pedra e a pluma: ética na poética contemporânea
16h30-16h50 - Marcelo Mari (UnB) - Arte de rua e as manifestações Fora Temer
16h50-17h30- Debate
19h – 20h30 Conferência - Prof. Dr. Luiz Camillo Osorio (PUC-RJ)
DIA 11/11/2016
9h- 10h30: Mesa coordenada 7 - Contextos e especificidades: crítica, cidades e culturas I
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
9h-9h15 - Ricardo Taga (UnB) - O debate crítico no contexto carioca dos anos 60 e 70
9h15-9h30 - Pedro Ernesto Freitas Lima (PPGARTE/UnB) - A bica de Marepe: representação e reconstrução
9h30-9h45 - Marcelo Mari (UnB) - Brasília na encruzilhada: plano, realidade e exclusão
10h-10h15 - Debate
10h15 -10h30 - Intervalo
9h - 10h30: Mesa coordenada 8 - A voz do artista
Local: Biblioteca – Auditório
9h-9h15 - Matheus Silva Furtado (PPGARTE/UnB) - Marcelo Grassmann - um imaginário sob entrevista
9h15-9h30 - Mariana Lacerda (PPGHA/UNIFESP) - Abstracionismo informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros
9h30-9h45 - Maria Beatrice Trujillo Rodrigues e Jaime Solares Carmona - Hiatos Secos
9h45-10h15 – Debate
10h15 – 10h30 - Intervalo
10h30 - 12h: Mesa coordenada 9 - Contextos e especificidades: crítica, cidades e culturas II
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
10h30-10h45 - Carolina Barbosa de Melo (PPGHA/UNIFESP) - Flávio Motta indisciplinar - recontextos no final da década de 1960
10h45-11h00 - Maria Zmitrowicz Lopes (PPGEA/USP) - Cidade Nova Síntese das Artes
11h-11h15 - Tatiana Sampaio Ferraz (IARTE/USP) - ANOS 1970: a virada urbana e o experimentalismo na arte
11h15-11h30 - Debate
10h30 - 12h: Mesa coordenada 10 - O oficio do crítico
Local: Biblioteca - Auditório
10h30-10h45 - Fernanda Lopes (PPGAV-EBA/UFRJ) - Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite
10h45-11h - Maykson Cardoso (PPGAV-EBA/UFRJ) - A profanação como outro paradigma na apropriação da arte contemporânea brasileira.
11h-11h15 - Renata Rufino (PPGHIS/UFRJ; CEFET/RJ) - A crítica modernista de Sérgio Milliet em revistas de vanguarda dos anos 1920
11h15-11h30 - Beatriz Morgado de Queiróz (Pós-ECO/UFRJ) - Oiticica e Brett: o artista, o crítico e o fazer curatorial na Experiência Whitechapel
11h30-11h45 - Debate
12h15-14h – Almoço
14h - 15h30: Mesa coordenada 11 - Discursos contra-hegemônicos: crítica, gênero e raça
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
14h-14h15 - Roberta Ferreira Aleixo (IFRJ) - A crítica como contribuição a uma história da arte afro-brasileira
14h15-14h30 - Raisa Ramos de Pina (PPGARTE/UnB) - O feminino contemporâneo: uma leitura de My Bed de Tracey Emin como natureza-morta
14h30-14h-45 - Marilene Corrêa Maia (EBA/UFRJ) - O olhar singular de Luiz Saia - a emergência da noção arte popular brasileira
14h45-15h -Debate
15h15-15h30 - Intervalo
14h - 15h30: Mesa coordenada 12 - A crítica perante o Outro
Local: Biblioteca – Auditório
14h -14h15 - Flavia Damato (IAD/UFJF) - A potência criadora de Alceu Rodrigues
14h15-14h30 - Paula Vaz Guimarães de Araújo (PPGARTE/UNIFESP) - Artistas ou alienados - evidências de um debate crítico
14h30-14h45 - Victor Raphael Vidal (PPGCA/UFF) - Mário Pedrosa no Japão: crítica e curadoria
14h45-15h - Natalia Candido (SEMED/MACAÉ; SEEDUC-RJ). Um estudo sobre o gênero feminino na produção das artistas Cindy Sherman e Sophie Calle
15h-15h15 - Debate
15h15-15h30 – Intervalo
15h30 - 17h00: Mesa coordenada 13 - Discursos híbridos: fronteiras das artes e da crítica de arte
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
15h30 -15h45 - Tammy Senra Genú (IAD-UFJF) - Homenagem a Oswaldo Goeldi
15h45-16h - Thamara Venâncio de Almeida (IAD/UFJF) - A videoarte nos anos 1970 na visão de críticos e historiadores brasileiros
16h-16h15 - Marília Solfa (FAU/ USP) - Aproximações contemporâneas entre arte e design: distintas interpretações críticas
16h15-16h30 - Ana Paula França (UFPR) - Bienal Brasileira de Design, curadoria e crítica: dimensões do discurso de Adélia Borges
16h30-16h45 – Debate
15h30 - 17h00: Mesa coordenada 14 - Territórios da teoria
Local: Biblioteca – Auditório
15h30- 15h45 - Antonio Leandro de Souza Barros (IFCH/UNICAMP) - O não-dado de uma história da arte antes da historia da arte
15h45-16h - Francisco Dalcol (PPGAV/UFRGS)- Antagonismo e dissenso frente ao julgamento ético da intencionalidade artística
16h-16h15 - Sávio Damato Mendes (PPGLETRAS/UFJF)- Desdobramentos e influências da crítica e pensamento modernista na contemporaneidade
16h15-16h30 – Debate
19h30 – 21h30 Conferência - Michael Asbury (University of the Arts, Londres)
Local: Museu Nacional