|
maio 14, 2013
Arte Digital e Sistema da Arte: desafios e oportunidades com Debora Aita Gasparetto no Mamute, Porto Alegre
Arte Digital e Sistema da Arte: desafios e oportunidades
Este curso visa proporcionar um conhecimento básico sobre a história da arte digital, o reconhecimento das principais linguagens englobadas pelo termo, bem como situar a produção no sistema da arte, mapeando oportunidades e evidenciando desafios, criando um vasto repertório.
Professora: Debora Aita Gasparetto
Inscrições abertas - 4 encontros, início em 18 de maio - R$ 180
Estúdio Galeria Mamute
Rua Caldas Júnior, 375, Centro Histórico, Porto Alegre
51-3286 2615
www.galeriamamute.com.br
A arte em interface com as tecnologias digitais tem ganhado destaque na mídia e espaço nos festivais e eventos do gênero, os quais tem atraído um público ansioso para interagir. Entretanto, esta produção pouco circula pelas tradicionais instituições da arte e ainda é um mito para muitos curadores, historiadores e críticos. Nota-se um déficit na formação nesta área, na maioria das universidades brasileiras. Este curso visa proporcionar um conhecimento básico sobre a história da arte digital, o reconhecimento das principais linguagens englobadas pelo termo, bem como situar a produção no sistema da arte, mapeando oportunidades e evidenciando desafios, criando um vasto repertório.
O intuito é oferecer um levantamento dos principais eventos, festivais e referências do circuito, discutindo a arte digital em diversas instâncias de legitimação (mercado, instituições, revistas, prêmios, bienais). Além da bagagem teórica, as aulas oportunizarão a produção de textos críticos e a formulação de projetos curatoriais, contribuindo para a formação de profissionais atualizados e em diálogo com as especificidades da produção.
Quem pode participar?
Estudantes dos cursos de artes visuais e áreas afins (design, comunicação, informática) e profissionais da área (curadores, críticos, produtores culturais e artistas).
Ministrante:
Débora Aita Gasparetto é Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/ UFRGS (2012), em História, Teoria e Crítica de Arte, na linha Obra, Discurso e Campo Artístico, com Bolsa CAPES REUNI, orientada pela Profª. Drª. Blanca Luz Brites. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (2010-2012), na linha de pesquisa Arte e Tecnologia, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, com Bolsa CAPES, orientanda da Profª Drª Nara Cristina Santos. Débora é integrante do LABART/CNPq (Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea Tecnologia e Mídias Digitais) e Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq. Atuou como professora junto à UNIJUÍ, no curso de Comunicação Social (2012) e trabalhou como Planejamento Comercial/Marketing no Grupo RBS Santa Maria (2006 – 2010).
Cronograma do Curso: 4 encontros
Carga horária: 12h/aula
Dias: 18 de maio (9h às 12h), 24 de maio (18h30 às 20h30), 07 de junho (18h30 às 20h30) e 15 de junho (9h às 12h)
Valores (*): R$ 180, à vista ou R$ 144,00 antecipado (até 16 de maio por depósito bancário) ou 2x R$ 108,- parcela (maio e junho) ou R$ 90, - estudantes e inscritos no Núcleo de Vídeo RS (Inclui certificado mediante 75% de frequência*).
maio 10, 2013
O MAC encontra os artistas 2013 - 1o semestre
Desde 2010 o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo organiza - em conjunto com o Grupo de Estudos em Crítica e Curadoria do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP), o programa O MAC Encontra os Artistas, propondo novas relações entre o Museu, a arte contemporânea e os artistas da cidade e do país. A série de encontros se constitui como um espaço de apresentação e debate da produção artística brasileira e plataforma para uma ação efetiva do MAC USP junto à comunidade artística, aos estudiosos da área e ao público em geral.
Sempre às terças-feiras, das 19 às 21h
MAC USP Nova Sede
Avenida Pedro Álvares Cabral 1301, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Apoio do Fundo de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
PROGRAMAÇÃO
(ver links na página para mais informações e assistir ao vídeo do encontro)
Abril
09 Nazareno
16 Carlito Carvalhosa
23 Rommulo Vieira Conceição
30 Claudio Cretti
Maio
07 Marco Buti
14 Daniel Acosta
21 Marcelo Moscheta
28 Thiago Honório
Junho
04 Sandra Cinto
11 Marcelo Silveira
18 Débora Paiva
25 Edith Derdyk
maio 8, 2013
Dynamic Encounters - Veneza-Londres 2013
Em 2013, o Dynamic Encounters completa 21 anos e realizará uma programação em Veneza e Londres. Nos 5 dias de trabalho em Veneza, visitaremos a Bienal além de outros eventos relacionados. Na visão do curador Massimiliano Gioni, a 55ª Bienal de Veneza - Il Palazzo Enciclopedico - trata da vontade humana de reunir a um só tempo o conhecimento universal e da tentativa de reconciliar o “self” com o universo. Em Londres, faremos 5 dias de visitas aos principais museus, galerias de arte e ateliês com ênfase em arte contemporânea.
Professores: Agnaldo Farias, Charles Watson, Luiz Alberto Oliveira, Pedro França
17 a 30 de Junho 2013
Dynamic Encounters - International Art Workshops
21-2553-3748 / 9224, 2223-0710 ou bcawats@attglobal.net
PROGRAMAÇÃO
(sujeito a mudanças)
Todas as aulas e palestras em português
- Bienal de Veneza – Arsenale e Giardini
- Museu Peggy Guggenheim
- Palazzo Fortuny
- Palazzo Grassi
- Punta della Dogana
- National Gallery
- Courtauld Institute
- Tate Modern
- Tate Britain
- Institute of Contemporary Art
- Saatchi Gallery
- Serpentine Gallery
- Whitechapel Gallery
18 JUN
Chegada em Veneza
Dia livre
20h - Jantar do grupo no Lido
19 JUN
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - PALAZZO GRASSI
Rudolf Stiegl
12h30 - Almoço
15h - PUNTA DELLA DOGANA
20h30 - Jantar livre
20 JUN
8h - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - BIENAL DE VENEZA - GIARDINI
12h30 - Almoço
14h - BIENAL DE VENEZA - GIARDINI
20h30 - Jantar livre
21 JUN
8h - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - BIENAL DE VENEZA - ARSENALE
12h30 - Almoço
14h - BIENAL DE VENEZA - ARSENALE
20h - Jantar livre
22 JUN
8h - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - PALAZZO FORTUNY
13h - Almoço
15h - BIENAL DE VENEZA - ARSENALE
19h - Jantar livre
23 JUN
8h - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - PEGGY GUGGENHEIM
Robert Motherwell
13h - Almoço
14h30 - BIENAL DE VENEZA - GIARDINI
21h - Jantar livre
24 JUN
8h - Café da manhã
CHECK-OUT
TRANSLADO AO AEROPORTO
CHEGADA EM LONDRES
TRANSLADO AO HOTEL
20h - Jantar livre
25 JUN
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - NATIONAL PORTRAIT GALLERY
Discussão da tradição do retrato em todas as suas manifestações históricas e contemporâneas.
Michael Landy: Art World Portraits
12h - Almoço no Saint Martin’s Cript Café
13h30 - NATIONAL GALLERY
Do Renascimento aos séculos XVI-XVII_ obras de Van Eyck, Van der Weyden, Escola de Flandres, Ticiano, Rembrandt, entre outros.
20h - Jantar livre
26 JUN
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - COURTAULD INSTITUTE
Impressionismo e século XIX na coleção_ obras de Claude Monet, Van Gogh, Auguste Renoir, Seurat, Edgar Degas, Paul Cézanne, entre outros.
12h30 - Almoço
14h - WHITE CUBE
Julie Mehretu
16h - ATELIÊ*
20h - Jantar livre
27 JUN
8h - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - SAATCHI GALLERY
New Order: British Art Today .
Richard Wilson 20:50_instalação site-specific.
12h30 - Almoço
14h - TATE BRITAIN
Pré-rafaelitas e coleção contemporânea.
Colour and Line: Turner's Experiments - coletânea de obras de William Turner na coleção
Tate Britain Commission 2013: Simon Starling Phatom Ride
Artist Rooms: Douglas Gordon
18h30 - ATELIER*
20h30 - Jantar livre
28 JUN
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - TATE MODERN
Coleção de arte moderna e contemporânea_ obras de Joan Miró, Henri Matisse, Kasimir Malevich, Edvard Munch, Marcel Duchamp, Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, Jackson Pollock, Mark Rothko, Mona Hatoum, entre outros.
13h - Almoço
14h30 - TATE MODERN
17h30 - HAYWARD GALLERY
The Alternative Guide to the Universe
19h30 - Jantar no South Bank Centre
29 JUN
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - SERPENTINE GALLERY
Sou Fujimoto
Outdoor Commission 2013: Fischli/Weiss
12h30 - Almoço
14h - LISSON GALLERY
Rodney Graham
16h - WHITECHAPEL GALLERY
Giuseppe Penone: Spazio di Luce
Projeto para fachada: Rachel Whiteread
18h30 - ATELIER*
20h - Jantar do grupo
30 JUN
VOLTA AO BRASIL
maio 3, 2013
II Seminário Panorama do Pensamento Emergente no Espaço Fonte, Recife
Mapeando os rumos da curadoria de arte no Brasil: evento aberto ao público reúne dez curadores brasileiros no Recife, traçando o perfil de uma jovem geração de profissionais atuantes no contexto da era digital
Participantes: Ana Maria Maia (PE-SP), Beatriz Lemos (RJ),Clarissa Diniz (PE-RJ), Cristiana Tejo (PE), Felipe Scovino (RJ), Fernanda Albuquerque (RS), Julia Rebouças (SE-MG), Kamilla Nunes (SC), Luisa Duarte (RJ), Luiza Proença (SP), Marisa Flórido Cesar (RJ), Renan Araújo (SP), Thereza Farkas (SP); idealizado por Cristiana Tejo (PE)
22 e 23 de maio de 2013, quarta e quinta-feira, 9h30 às 18h - inscrições gratuitas entre 8 e 15/5
Espaço Fonte
Av. Dantas Barreto 324 / 4o andar, ed. Pernambuco, Recife
Inscrições pelo pensamento.emergente@gmail.com
APRESENTAÇÃO
Nos dias 22 e 23 de maio acontece no Recife a segunda edição do Seminário Panorama do Pensamento Emergente, iniciativa pioneira que busca refletir sobre o campo da curadoria de arte contemporânea no Brasil.
O evento (aberto ao público mediante inscrição prévia)reunirá dez curadores brasileiros que emergiram ou solidificaram suas carreiras no final dos anos 2000, traçando o perfil de uma jovem geração de profissionais atuantesno contexto da era digital. Entre os temas abordados nas discussões estão a formação do curador e as questões que movimentam os interesses curatoriais, além dosaspectos éticos e econômicos da curadorias.
Idealizado pela crítica de arte e curadora independente Cristiana Tejo, o Seminário Panorama do Pensamento Emergenteé um evento cíclico, acontecendono Recife a cada cinco anos. Em 2013, o time de convidados inclui Ana Maria Maia (PE-SP), Beatriz Lemos (RJ),Clarissa Diniz (PE-RJ), Felipe Scovino (RJ), Fernanda Albuquerque (RS), Julia Rebouças (SE-MG), Kamilla Nunes (SC), Luiza Proença (SP), Renan Araújo (SP) e Thereza Farkas (SP). A eles se junta, diariamente, um crítico ou curador de trajetória consolidada, em debates mediados pelas críticas de arte e curadoras Cristiana Tejo, Luisa Duarte e Mariza Florido.
CONTEXTO E RELEVÂNCIA
A solidificação da indústria cultural vem disparando transformações aceleradasno segmento de artes visuais. Uma rearticulação de papéis dos agentes da cadeia produtiva, assim como a emergência de novas necessidades institucionais e a descentralização do circuito de arte são algumas das consequências evidentes desse processo.
A importância que a curadoria ganhou nas últimas décadas e as modificações no status e no campo de atuação do crítico são sintomas desta nova configuração “O curador responde hoje a uma mudança maior que é a da intensa globalização do mercado de arte. No Brasil, a curadoria já é profissão: todo projeto tem curador, e a universidade ensina curadoria. Com isso, as pessoas entram cada vez mais jovens no mercado.Há quem comece com 18 anos, e a ascensão é rápida, levando a funções relacionadas a poder e tomada de decisões em pouco tempo de carreira”, comenta Cristiana Tejo.
É neste contexto que o Seminário Panorama do Pensamento Emergente se propõe a debater o papel da curadoria no cenário mutante das artes visuais. A primeira edição da iniciativa (realizada entre outubro de 2007 e março de 2008) possibilitou workshops reunindo curadores brasileiros e estrangeiros, e fomentou debates sobre as estratégias adotadas por profissionais atuantes nos mercados brasileiro e internacional. A ação fomentou uma grande troca de experiência entre gerações de curadores de diversas regiões do país, e gerou ainda a publicação de um livro sobre o tema (editora Zouk, 2011).
A escolha do Recife como cidade a sediar o seminário também é baseada em razões especiais. Há mais de uma década, Pernambuco forma curadores de destaque no cenário crítico nacional, a exemplo de Moacir dos Anjos, Cristiana Tejo, Júlia Rebouças, Ana Maria Maia e Clarissa Diniz. Entretanto, o desmanche de projetos e de instituições locais que colaboravam para o cultivo de talentos no campo da Arte Contemporânea (comoa extinção do SPA das Artes e o crescente desinvestimento no MAMAM, entre outros) tem posto em risco esta vocação. Dos dez participantes da edição 2013, três têm conexão direta com Pernambuco. Ana Maria Maia e Clarissa Diniz são oriundas do Recife. Júlia Rebouças é de Aracaju, mas estudou na UFPE.
O II Seminário Panorama do Pensamento Emergente será realizado através do prêmio do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição, do Ministério da Cultura.
INSCRIÇÕES
O seminário será realizado no Espaço Fonte (avenida Dantas Barreto, 324, ed. Pernambuco, 4o andar) durantes os dias 22 e 23 de maio de 2013, conforme programação abaixo.A participação é aberta a agentes culturais, artistas, professores de arte,jornalistas, estudantes e interessados em geral. Para se inscrever, é preciso enviar email para pensamento.emergente@gmail.comno período de 8/5 a 15/5. Há cem vagas disponíveis.
PROGRAMAÇÃO
22/5 – PRIMEIRO DIA
9h30 - 13h - Apresentações de Ana Maria Maia, Beatriz Lemos e Clarissa Diniz
13h - 14h30 - Almoço
14h30 - 18h - Apresentações de Felipe Scovino, Fernanda Albuquerque e Júlia Rebouças
23/5 – SEGUNDO DIA
9h30 - 13h - Apresentações de Kamilla Nunes, Luiza Proença e Renan Araújo
13h - 14h30 - Almoço
14h30 - 15h30 - Apresentação de Thereza Farkas
15h30 - 18h - Debate com os participantes
17h – Lançamento dos livros Salto no escuro – curadoria de arte como experimento, de Cristiana Tejo, Conversa com curadores e críticos de arte, organização Renato Rezende e Guilherme Bueno e A Nuvem, antologia de textos de referência para a curadoria da 9a Bienal do Mercosul.