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setembro 26, 2012
O Processo Criativo - estratégias e estruturas recorrentes com Charles Watson no Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre
O Processo Criativo - estratégias e estruturas recorrentes
Professor: Charles Watson
Com textos e vídeos, o escocês radicado no Rio de Janeiro desde os anos 70 demonstra que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera - frequentemente - a diferença entre as linguagens. A natureza da atividade é teórica e o objetivo não é ensinar ninguém a ser criativo, mas provocar os presentes para a reflexão sobre seus próprios processos de criação e trabalhar o “desbloqueio criativo”.
18 a 21 de outubro, quinta e sexta, 18h30-22h30; fim de semana, 14h30-18h30
Inscrições abertas.
As inscrições podem ser feitas diretamente na Koralle (José Bonifácio, 95), de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 15h. Mais informações pelo e-mail processocriativopoa@gmail.com ou pelo telefone (51) 9242-5267.
Investimento: R$ 480 (em 3 vezes ou R$ 430 à vista)
16 horas/aula
Museu de Arte Contemporânea - RS - Casa de Cultura Mario Quintana - Sala C2
Andradas 736, Porto Alegre - RS
51-9242-5267 ou processocriativopoa@gmail.com
http://www.processocriativopoa.blogspot.com.br/
INSCRIÇÕES: Koralle (José Bonifácio, 85 - Rua do Brique da Redenção, próximo a João Pessoa)
Programa do curso:
PROCESSOS EMOCIONAIS
• O Gene Inútil (o modelo evolutivo): Csikszentmihaly / Dawkins
• Sistemas não lineares: Luiz Alberto Oliveira
• Motivação (Intrínsica / extrínsica, “a cenoura ou o chicote”) Miles Davis/ Keith Jarret/ Bob Dylan/ Clarice Lispector/ Rollo May/ Antonioni/ Andrew Wiles/ Ellen McArthur/ Frank Gehry/
Motivação Extrínseca
Motivação Intrínseca
• Flow (Fluxo) / Autotelismo: Csikszentmihaly
• A engenharia do erro / Medo de errar / Medo de se arriscar
• Pré-julgamento / Avaliação prévia
• A importância de não ter nada a perder
• Ansiedade (dificuldade em gestação)
• Persistência
• A habilidade de mudar de objetivo
CULTURAIS / AMBIENTAIS
• Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusivas: Arthur Koestler
• Múltiplas Inteligências: Howard Gardner
Inteligência linguística
Inteligência musical
Inteligência / lógica matemática
Inteligência espacial
Inteligência corporal / cinestética
Inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
• Tabu
• Fantasia x Realidade
• Razão x Intuição / polo subjetivo, polo objetivo
• Tradição x Mudança
ESTRATÉGIAS
• Geração de Alternativas
• Fragmentação / Desconstrução
• Reestruturação
• Criando obstáculos para digestão
• Infraestrutura tácita: David Bohm
• Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
• Inversão
• Estímulo aleatório
• Analogia
Mais informações:
Começam nesta segunda-feira, 24 de setembro, as inscrições para o curso “O processo criativo - estratégias e estruturas recorrentes”, ministrado pelo professor Charles Watson. Referência no ensino de arte no país, desde o início dos anos 80 o pintor ministra cursos no Parque Lage (RJ). Sob sua orientação, passaram artistas de trajetória internacional como Adriana Varejão, Eduardo Berliner e Beatriz Milhazes.
O workshop acontece de 18 a 21 de outubro, com aulas no turno da noite na quinta e sexta-feira (das 18h30min às 22h30min) e no turno da tarde no fim de semana (das 14h30min às 18h30min), totalizando 16 horas/aula. Dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo, tem recebido profissionais de diferentes áreas de atuação, como artistas plásticos, jornalistas, médicos e arquitetos.
Com textos e vídeos, o escocês radicado no Rio de Janeiro desde os anos 70 demonstra que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera - frequentemente - a diferença entre as linguagens. A natureza da atividade é teórica e o objetivo não é ensinar ninguém a ser criativo, mas provocar os presentes para a reflexão sobre seus próprios processos de criação e trabalhar o “desbloqueio criativo”.
Desde 2004, “O processo criativo”, desenvolvido pelo professor, é recomendado pela University of the Arts London, responsável pelas faculdades: Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design e London College of Fashion.
Concorrido na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, o curso é ministrado naquela instituição fluminense durante um semestre. Quando o professor viaja com esse workshop, o divide em três módulos intensivos. O primeiro foi ministrado em abril em Porto Alegre. A edição de outubro corresponde ao segundo módulo, mas quem perdeu a anterior pode acompanhar as novas aulas pois os blocos são complementares, porém independentes.
O investimento é de R$ 480,00 (em 3 vezes ou R$ 430,00 à vista), com emissão de certificado para quem tiver no mínimo 75% de frequência e coffee break nos intervalos. Os encontros serão realizados na Sala C2 da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). As inscrições podem ser feitas diretamente na Koralle (José Bonifácio, 95), de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 15h. Mais informações pelo e-mail processocriativopoa@gmail.com ou pelo telefone (51) 9242-5267
Esta edição do curso conta com o apoio da Koralle, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e da Secretaria de Estado da Cultura e a promoção tem a parceria da Associação de Amigos do MAC/RS. A produção é de Flávio Gil e Júlia Bertolucci.
setembro 25, 2012
Reativando: curso de desenho com Daniel Caballero no espaço Hermes, São Paulo
Reativando: curso de desenho
Professor: Daniel Caballero
O curso, voltado para quem não tem intimidade com á pratica do desenho, propõe ativar a percepção, desenvolvendo maneiras eficazes de desenhar, tornando o desenho um hábito cotidiano. O desenho é encarado como ferramenta para entender, pensar e criar. Durante 5 aulas, de 3 horas cada, o aluno vai se familiarizar com materiais, apreender técnicas e conceitos importantes para conseguir registrar e representar o que quiser. Desenvolver intimidade com diferentes materiais e situações, ativar a memória e curiosidade visual, criar o hábito da observação e seleção de temas, apreender composição, melhorar velocidade, precissão e intenção de traço, criar sentido de representação.
15 de outubro a 7 de novembro de 2012, segundas e quartas, 16-18h
Investimento: R$ 500 ou 2x de R$ 250
Incrições: 99957-9884 ou hermesartes@gmail.com
Hermes Artes Visuais
Rua Hermes Fontes 167, Pinheiros, São Paulo - SP
hermesartes@gmail.com
www.jardimdohermes.com
caballeroland.blogspot.com
Temas:
Desenho livre de observação na mesa e em pé; linha e forma; massa e forma (algodão, vidro, plástico, pelúcia); velocidade e precisão (distante da mesa); Memória (objetos detalhados); composição I (distante da mesa); composição II (fora da mesa); observação livre (fora da mesa).
Atividades:
Desenho cego a partir do tato e seguindo a linha
Desenho de observação, hábito de não olhar o papel
Caderno de sketch (objetos domésticos, objetos urbanos, lugares, pessoas, situações)
Desenho pensando a área do papel
Desenho com outros materiais (bastão de grafite, etc.)
Desenho negativo com grafite em pó
Desenho sem linhas, com massas de tom
Desenho com colagem de recortes de papel
Desenhos rápidos com tempo crescente, diferentes ângulos
Desenhos do mesmo ângulo analisando simetria e proporção
Troca de desenhos entre os alunos
Desenhos rápidos mudando a composição
Desenho de observação e redesenho de memória
Decalque a partir de fotos e redesenho de memória
Desenho compondo com vários elementos, incluindo o fundo
Mesma composição papéis com formatos diferentes
Composições de objetos com o espaço
Selecionando composições rápidas, andar/parar/desenhar
Materiais:
Caderno A3 , lápis 9B, 4B, 3H, bastão de grafite, estilete, borrachas e canetas variadas, tesoura, cola, folhas de sulfite coloridas, flanela, grafite em pó, caderno de sketchbook.
Daniel Caballero é um artista visual que transita entre várias mídias, com mais ênfase em instalações e desenho. Pertence a uma nova geração de artistas que procura com seu trabalho, abrir espaços alternativos aos museus e galerias de arte, não como uma crítica ao sistema da arte, mas simplesmente criando espaços não institucionais onde outras formas de engajamento podem ser possíveis. Já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, destacando-se em 2012, no Paço das Artes, SP, a individual "Viagem Pitoresca através do espaço ao redor da minha casa" e na estação de metrô Trianon/MASP, SP, o Projeto Vitrines com a instalação “Diorama: Homem pensando sua natureza”. Participou também da exposição “About Change” no Banco Mundial em Washington, EUA. 2011, e em 2009, em Lisboa, Portugal no Carpe Diem/Arte e Pesquisa da coletiva "Entretempos".
setembro 24, 2012
O MAC encontra os artistas 2012 - 2o semestre
Desde 2010 o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo organiza - em conjunto com o Grupo de Estudos em Crítica e Curadoria do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP), o programa O MAC Encontra os Artistas, propondo novas relações entre o Museu, a arte contemporânea e os artistas da cidade e do país.
A série de encontros se constitui como um espaço de apresentação e debate da produção artística brasileira e plataforma para uma ação efetiva do MAC USP junto à comunidade artística, aos estudiosos da área e ao público em geral. Além de familiarizar a todos com a produção da nova geração de artistas, os encontros também propiciam que artistas já consagrados, e com obras no acervo do MAC USP, possam discutir suas trajetórias com todos os interessados.
Sempre às terças-feiras, das 18 às 20h
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo MAC USP - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3091-3559 ou ceema@usp.br
www.mac.usp.br
Entrada Franca; não é necessária inscrição prévia
Transmissão ao vivo: www.iptv.usp.br
PROGRAMAÇÃO
Agosto
07 Gabriel Borba
14 Lucas Simões
21 Luiz Braga
28 Márcio Banfi
Setembro
11 Gustavo von Ha
18 Theo Craveiro
25 Georgia Kyriakakis
Outubro
02 Yiftah Pelled
09 Angelo Venosa
16 Leda Catunda
23 Albano Afonso
30 Paulo Pasta
Novembro
06 Mauro Restiffe
13 Marcos Brias
27 Jac Leiner
Apoio do Fundo de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
Fonte: www.mac.usp.br/mac/conteudo/cursoseventos/mac_encontra/2012_2.asp
setembro 21, 2012
Workshop: Portfólio de artista – elaboração da forma e conteúdo com Inês Raphaelian no atelier a pipa, São Paulo
Workshop: Portfólio de artista – elaboração da forma e conteúdo
Orientadores: Inês Raphaelian
Segundas-feiras, a partir de 5/11, 7 encontros , 14-16h30
Duas parcelas de R$ 200,00
a pipa
Rua fidalga, 958 D | Vila Madalena (continuação da Rua Fidalga)
contato@atelierapipa.com.br ou 2506-0096
www.atelierapipa.com.br
O atelier a pipa vem atuando na arte contemporânea desde 2010. Idealizado pelas artistas Fernanda Izar e Luciana Felippe, é um espaço que se propõe a oferecer atividades para artistas, estudantes e interessados em trocar e discutir experiências sobre as artes visuais. Já foram realizados desde workshops a cursos, exposições, entre outras.
Apresentação dos elementos, conceitos e objetivos do portfolio de artista. Orientação e acompanhamento para a realização de portfólios para apresentação da produção artística – impresso e eletrônico (digital) e elaboração de currículo.
Inês Raphaelian é artista plástica, curadora independente, gestora e produtora cultural e professora universitária. Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP (1984) e mestrado em Artes Visuais pela FASM (2006). Produtora cultural e curadora adjunta do Escritório Poesia e Arte e do Espaço de Exposições Humberto Tecidos (1984 a 1986); curadora, produtora e coordenadora do Espaço de Exposições Eugénie Villien (1990 a 2000); diretora técnica e curadora do Museu Brasileiro da Escultura (1997 a 1999); curadora independente - escritório de produção cultural Área de Apoio (2000 a 2004) e produtora cultural do Paço das Artes (2004 e 2005). A partir de 2005, participa de diversos projetos e comissões da Secretaria Municipal de Cultura como diretora técnica e curadora da Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo (2005 a 2007) e do Museu da Cidade de São Paulo do Departamento de Patrimônio Histórico (2008 a 2010). Como artista plástica participa de exposições no Brasil e exterior desde 1981. Premiada com Bolsas Residência de Artista: em 1996 The Banff Centre for the Arts em Alberta, Canadá, em 2002 Instututo Sacatar, Bahia, Brasil e em 2011 Associação Cultural das Oficinas do Convento, Montemor-O-Novo, Portugal. Atualmente leciona na FASM (desde 1989) e doutoranda em Poéticas Visuais na ECA USP.
Programação de cursos no atelier a pipa - outubro, São Paulo
Programação de cursos no atelier a pipa - outubro
O atelier a pipa vem atuando na arte contemporânea desde 2010. Idealizado pelas artistas Fernanda Izar e Luciana Felippe, é um espaço que se propõe a oferecer atividades para artistas, estudantes e interessados em trocar e discutir experiências sobre as artes visuais. Já foram realizados desde workshops a cursos, exposições, entre outras atividades.
Orientadores: Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene, Carolina Soares e Galciani Neves
a pipa
Rua fidalga, 958 D | Vila Madalena (continuação da Rua Fidalga)
contato@atelierapipa.com.br ou 2506-0096
www.atelierapipa.com.br
Práticas contemporâneas em arte impressãcom Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene
Quartas-feiras de outubro,19- 21h
R$ 300,00
O curso “Práticas Contemporâneas em Arte Impressa” pretende analisar e promover um panorama crítico apresentando diversas frentes de trabalho, seja por artistas, coletivos, espaços institucionais, curadores, plataformas, e outros, visto que a arte impressa tem conquistado um lugar importante dentro do campo da arte contemporânea, por meio de eventos, exposições e feiras. O curso será realizado em 6 módulos com caráter teórico prático, onde os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos artísticos e trabalhos em arte impressa que resultarão em uma exposição com as obras desenvolvidas neste processo. O curso será ministrado pelo artistas Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene organizadores da plataforma de arte impressa sobrelivros www.pesquisandolivros.multiply.com
Bruno Mendonça atua com projetos colaborativos e interdisciplinares. Formado em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie. Mestrando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Integra o “Ateliê Fidalga” grupo de produção em arte contemporânea. Atualmente é pesquisador nos grupos “Criação e Comunicação nas Mídias” (CCM) e “Arte e Meios Tecnológicos” (AMT), ambos na PUC-SP. Bruno Mendonça - www.bmarteonline.blogspot.com.
Rafaela Jemmene é Mestre em Arte (linha de pesquisa em Poéticas visuais) pelo Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), graduada em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2008). Desde 2005 participa de exposições em salões de arte, galerias e espaços culturais. É membro do grupo de estudos e produção de arte contemporânea issotudoégrupo. Rafaela Jemmene – www.rafaelajemmene.multiply.com
Escritos de artista: interstícios críticos com Carolina Soares e Galciani Neves
quintas-feiras, 02, 09, 16, 23 e 30 de outubro, 20-22h
R$ 400,00
O objetivo do curso é debater a presença decisiva dos escritos de artistas como discussão crítica. Busca-seavaliar de que modo esses textos compartilham o domínio de discurso da crítica assim como da história da arte. Manifestos, cartas, entrevistas, textos ficcionais (também críticos e ensaísticos) e dissertações acadêmicas são reflexões teóricas e, portanto, críticas que se constituem a partir de problemas correntes do próprio trabalho plástico. Diante desse dado, torna-se válida a discussão sobre os mecanismos por meio dos quais os textos de artista acabam por se colocar em franco embate com o circuito de arte e assim, muitas vezes, solidários ao próprio questionamento do conceito de arte. O curso vale-se dos interstícios entre a produção teórica artística e o fazer da crítica para lançar questionamentos que permitam avançar no debate sobre alguns aspectos da arte contemporânea.
Carolina Soares é doutora em História da Arte pela ECA/USP. Foi curadora das mostras “Ficções – Nino Cais”, CCBNB, Fortaleza, 2012; “Realidades imprecisas”, SESC Pinheiros, São Paulo, 2009; “Fotografia em perspectiva”, MAM, São Paulo, 2007; dentre outras. Atualmente é coordenadora de conteúdo Base7 Produções Culturais.
Galciani Neves possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), com uma pesquisa sobre os processos de criação de livro de artista. É curadora e crítica independente e professora na FAAP e na PUC-SP, onde atualmente cursa Doutorado. Produz conteúdos para a Fundação Bienal de São Paulo, desde 2010. Realiza atividades de acompanhamento crítico de artistas, cursos de História da Arte e Livros de artista. E não passa um minuto longe de livros.
Programação de cursos no atelier a pipa - setembro, São Paulo
Programação de cursos: Setembro
O atelier a pipa vem atuando na arte contemporânea desde 2010. Idealizado pelas artistas Fernanda Izar e Luciana Felippe, é um espaço que se propõe a oferecer atividades para artistas, estudantes e interessados em trocar e discutir experiências sobre as artes visuais. Já foram realizados desde workshops a cursos, exposições, entre outras atividades.
Professores: Ana Sario e Renata de Bonis, Marcia Cymbalista, Melissa Szymanski
a pipa
Rua fidalga, 958 D | Vila Madalena (continuação da Rua Fidalga)
contato@atelierapipa.com.br ou 2506-0096
www.atelierapipa.com.br
Pintura: Acompanhamento e Reflexão com Ana Sario e Renata de Bonis
Quartas-feiras, 14 - 17h
R$ 290,00 /mês
O curso pretende refletir sobre a pintura a partir dos anos 80 e investigar suas possibilidades hoje. Será apresentado um panorama da pintura contemporânea, abordando artistas representativos, assim como um acompanhamento de trabalho de cada um, levando em conta as particularidades de cada produção, na tentativa de oferecer referências para o desenvolvimento da poética e pesquisa dos alunos.
Público alvo: o acompanhamento destina-se a jovens e adultos interessado em pintura.
Ana Sario é bacharel em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, entre suas exposições destacam-se a individual Lugar-Comum, na Galeria Virgílio em 2010; e as coletivas Os Primeiros dez anos, em 2011, e Energias na Arte, em 2009, ambas no Instituto Tomie Ohtake. Integra a publicação Pintura Brasileira Séc. XXI, da Editora Cobogó, e tem individual marcada para outubro de 2012 na Galeria Virgílio.
Renata de Bonis é bacharel em Artes Visuais pela FAAP, SP. Em 2009, participou da residência artística Joshua Tree Highland House, na Califórna. Em 2011 participa da exposição os primeiros 10 anos no instuto Tomie Ohtake, realizou a individual "The Damage Done" na Galeria Laura Marsiaj no Rio de Janeiro. Em 2010 foi selecionada para o programa Maumaus Independent Study Programme Lisbon ministrado no MAB, SP. Também em 2010 apresentou três exposições individuais: Harvest Memories na galeria Laura Marsiaj, RJ, Old Country Song no Paço Municipal de Porto Alegre e Lost Horse na galeria Oscar Cruz, SP. Além disso participou em 2009 do Prêmio Energias na Arte no Instituto Tomie Ohtake, e com o grupo 2000e8 das exposições Novos artistas para novas Pinturas no SESC Pinheiros, SP.Integra a publicação Pintura Brasileira Séc. XXI, da Editora Cobogó.É respresentada pelas galerias Moura Marsiaj (SP) e Laura Marsiaj (RJ).
Desenho Livre com Marcia Cymbalista
Sextas-feiras, 8h45 - 11h45 ou Quintas-feiras, 19h15 - 22h15
R$ 250,00/mês
Direcionado a alunos em estágios diferentes de desenvolvimento. O acompanhamento de cada projeto é feito individualmente. Ao longo das aulas, a professora indicará os materiais mais indicados para cada tipo de poética e trará referencias teóricas.
Márcia Cymbalista é artista plástica, professora e mestre em Artes Visuais pela ECA/USP. Cursou Artes Gráficas Livres na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e é licenciada e bacharel em Educação Artística pela UNICAMP. Faz parte do Grupo de Estudo Sobre a Gráfica na ECA/USP. Leciona desenho e pintura no Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina e desenho nos cursos de extensão da ECA/USP, entre outras instituições. Trabalha principalmente com desenho, gravura e pintura.
Curso básico de fotografia com Melissa Szymanski
sextas-feiras, 21 e 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11, 23/11 30/11, 07/12, 14/12 e Sábado, 15/12, 9-13h
R$ 470,00/mês
Apresentação da fotografia analógica e digital, em aulas práticas e teóricas e em ambientes internos e externos com iluminação natural e artificial. Esse curso é voltado aos alunos que queiram desenvolver os conceitos básicos de fotografia, as funcionalidades e os recursos da câmera e, ao final do curso, montar um portfólio próprio.
Melissa Szymanski é fotógrafa, formada em desenho de moda pela Faculdade Santa Marcelina em 2001, onde leciona atualmente o curso de extensão universitária em fotografia de moda, desde 2006. Também leciona na Escola São Paulo. Foi fotógrafa free lancer na Galerie GP/E commerce, entre 2009 e 2011, professora do Instituto Europeo di Design, SP, de 2010 a 2012, e coordenadora do workshop de fotografia de moda, em Santos, SP, entre 2011 e 2012. Foi assistente de fotografia do fotógrafo Márcio Del Nero e fotografa free lancer da Marilyn Agency Brasil/Way Model Management, entre outros (www.melissaszymanski.com).
setembro 20, 2012
Leitura de Portfólio com Paula Braga e Regina Johas no Veredas, São Paulo
Leitura de Portfólio com Paula Braga e Regina Johas
As Leituras de Portfólio são uma interessante oportunidade para ter o trabalho artístico visto e avaliado por um especialista. São indicadas para quem quer ter uma avaliação e uma análise crítica de sua produção plástica e visual, além de poder dar mais visibilidade a esta produção.
29 de Setembro de 2012, sábado, 13h - Inscrições até dia 21 de setembro - valor R$150
Veredas
Rua Lisboa, 328, Pinheiros, São Paulo
11 - 8444-4675 ou 8292 3069
veredas@veredas-sp.com
www.veredas-sp.com
Inscrições por email e depósito bancário.
setembro 18, 2012
Visita guiada à 30ª Bienal das Artes São Paulo com Paula Braga e Regina Johas pelo Veredas,São Paulo
Visita guiada à 30ª Bienal das Artes São Paulo
Orientadoras: Paula Braga e Regina Johas
24 de novembro, sábado, 14h30 - 16h30
Valor: R$ 250,00
Veredas-SP
Rua Lisboa, 328, Pinheiros, São Paulo
11 - 8444-4675 ou 8292 3069
veredas@veredas-sp.com
www.veredas-sp.com
Inscrições até dia 9 de novembro de 2012
30ª Bienal das Artes São Paulo Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea, e seu impacto no desenvolvimento das artes visuais brasileiras é notadamente reconhecido.
A Bienal de Arte, seu mais importante evento, não apenas apresenta aos diferentes públicos a produção de artistas brasileiros e estrangeiros, mas também atrai os olhares do mundo para a arte
contemporânea de nosso país.
Em 2012, chegaremos à 30ª Bienal de São Paulo, com o título “A eminência das poéticas”.
Paula Braga: Doutora em filosofia da arte pela FFLCH-USP e mestre em história da arte pela University of Illinois. Organizou o livro Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica (Perspectiva, 2008), Arte al Día Internacional (Miami) e Concinnitas (Rio de Janeiro). Atualmente é Pós-Doutourada no Instituto de Artes da UNICAMP e colaboradora da Revista Bravo!
Regina Johas: Artista plástica e pesquisadora. Doutora (2004) em Artes Visuais pela Escola de Comnicações e Artes/USP, graduada em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e especializada em História da Arte pela Universidade de Colônia, Alemanha (1989).
setembro 12, 2012
Formação e Crítica no Contexto com Roberto Traplev no CFAV, Recife
Formação e Crítica no Contexto
Orientador: Roberto Traplev
A oficina visa oferecer um panorama crítico sobre a prática artística contemporânea em especial de projetos editoriais, e projetos colaborativos. A partir de textos de artistas e teóricos se discutirá a expansão da atuação e do papel do artista, identificando questões pertinentes para atuar publicamente em diversas frentes.
Inscrições: de 10 a 21 de setembro de 2012
É necessária a entrega de currículo no ato da inscrição.
Até 15 participantes
Período: 24 a 28 de setembro, 9h30 - 12h30
Carga Horária: 16 horas, divididas em 5 encontros.
Valor: R$ 120,00
CFAV - Centro de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura do Recife
Pátio de São Pedro, casa 11 – Bairro de São José
81-33553152 e 33553153
http://cfavrecife.org
Neste grupo de ações e iniciativas pretende-se deflagrar um importante passo para uma atuação autônoma e formadora de contextos artísticos ampliando o campo das práticas do meio hoje. Textos de Ricardo Basbaum, Allan Kaprow, Marcel Broodthaers, Andréa Fraser, Helmut Batista, Ronaldo Brito entre outros artistas, críticos e teóricos, serão base para discutirmos ações referentes à atuação e crítica no contexto.
O contexto proposto pela oficina se relaciona não só ao “circuito de arte”, mas ao território em que se circula, se movimenta, se articula, se relaciona ou mesmo se ignora. Como proposta final ao grupo participante, realizaremos algumas ações nos campos que serão abordados durante a oficina entre elas intervenções públicas quer sejam urbanas, rurais, fluviais e ou etc.
O workshop acontece de 24 a 28 de setembro, no período da manhã e é voltado para artistas, professores, alunos, jornalistas, arquitetos, urbanistas, políticos, ativistas, funcionários públicos, geógrafos, filósofos, djs, e interessados em geral nos temas abordados. As inscrições custam R$ 120,00 e têm início no próximo dia 10 de setembro. Para obter maiores informações, é só ligar para o CFAV nos números 33553152 ou 33553153, ou através do e-mail cfav.recife@gmail.com.
Sobre o Ministrante:
Roberto Moreira Junior (Traplev)*
Traplev é o nome que Roberto Moreira Junior utiliza para assinar suas ações no campo das práticas artísticas. Roberto é Bacharel em Artes Plásticas (1999\2003) e Mestre em Artes Visuais (2005\2007) pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis.
Desde 2005 coordena as ações da Traplev Agenciamentos e ou Orçamentos, através da qual organiza seminários, projetos de expedições temporárias, workshops, materiais impressos, curadorias, exposições e projetos colaborativos.
É editor responsável e co-fundador da publicação RECIBO de artes visuais. RECIBO (http://issuu.com/recibo) é a publicação brasileira convidada para a edição especial organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León (MUSAC) da Revista Pulgar (Venezuela) que reuniu revistas independentes de arte da América Latina lançada em outubro de 2010 na Espanha. Como artista foi indicado ao Prêmio PIPA 2010 no Rio de Janeiro. Em 2011 foi contemplado pelo Edital Rede Nacional de Artes Visuais para realizar no ano de 2012 em Belém do Pará o Encontro Impresso (espaço 5) ciclo de discussão organizado em colaboração com outros artistas. Em 2012 é selecionado no 48º Salão de Pernambuco de Artes Plásticas em Recife com uma bolsa durante cinco meses.
setembro 11, 2012
Simpósio Internacional Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais na FAU-USP, São Paulo
Simpósio Internacional Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais
Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos. Os temas são: Arquivos do Futuro; Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente; O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais; e Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados.
Palestrantes: Ana Pato, André Stolarski, Annet Dekker, Arianne Vanrell, Beth Saad, Christiane Paul, Cicero Silva, Daniela Kutschat Hanns, Domenico Quaranta, Gabriela Previdello, Gerfried Stocker, Gilbertto Prado, Guilherme Kujawski, Gustavo Romano, José Luis de Vicente, Lucas Bambozzi, Manuela Naveau, Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss, Patricia Kunst Canetti, Paula Alzugaray, Pedro Puntoni, Renata Motta, Rudolf Frieling
Organização: Ana Gonçalves Magalhães, Ana Paola Salviano de Souza, Gerfried Stocker, Giselle Beiguelman, Manuela Noveau
Período: 1 a 5 de outubro de 2012
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP - Auditório
Rua do Lago, 876 subsolo, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Inscrições abertas
APRESENTAÇÃO
Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos.
A crescente produção artística com meios digitais e eletrônicos demanda a elaboração de procedimentos específicos para a preservação da memória de bens culturais que além de efêmeros, implicam novas tipologias e formas de processamento, diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes.
O simpósio visa contribuir com esse debate, combinando discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos curadoria de informação.
Outra questão que merece destaque é o fato desse simpósio discutir também questões relacionadas aos processos de informatização e digitalização das informações sobre acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus e que carece de uma discussão aprofundada e crítica no Brasil.
Merece relevo, ainda, assinalar que o simpósio Futuros Possíveis confronta essas questões com a necessidade de discutir os aspectos políticos e ideológicos das novas tecnologias de armazenamento.
TEMAS
Arquivos do Futuro
Este eixo temático é dedicado a novas abordagens em museologia, arquivística e biblioteconomia que estão lidando com a elaboração de procedimentos para a preservação e coleta de produtos da cultura digital propriamente dita, como obras de arte on-line, que dependem da preservação de seus contextos tecnológicos – algo raramente possível — para sua compreensão. Os desafios da museologia e da história da arte na era da obsolescência programada serão discutidos nos debates desse eixo temático.
Palestrantes:
Gerfried Stocker, Annet Decker, Guilherme Kujawski, Ana Pato, Rudolf Frieling
01/10 – FAU-USP. Cid. Universitária.
Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente
Apresenta e analisa as experiências de digitalização de diferentes tipos de coleções (impressas, pictóricas tridimensionais etc.), discutido questões conceituais e jurídicas relacionadas à publicação dessas informações, problemas relacionados à restauração de obras de arte eletrônica e digital e à elaboração de instrumentos e programas de catalogação das informações.
Palestrantes:
Gustavo Romano, Renata Motta, Gilbertto Prado, Manuela Naveau, Arianne Vanrell, Pedro Puntoni, Gabriela Previdello
03/10 – FAU-USP. Cid. Universitária. 11 às 20h.
O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais
Reflete sobre iniciativas pessoais, informais e não institucionais como UbuWeb, AAAAAAARG.org, WikiLeaks, por um lado, e também corporativas, Google, por outro, que vem criando uma contracultura do arquivamento e da musealização, para além do mundo acadêmico e fora da tradição institucional das práticas e políticas de memorização. Coloca em discussão seus impactos políticos e culturais.
Palestrantes:
Monika Fleishmann & Wolfgang Strauss, Cicero Silva, Lucas Bambozzi, Domenico Quaranta, André Stolarski, Patricia Canetti
04/10. FAU-USP – Cid. Universitária. 11 às 20h
Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados
Processos de visualização de dados e novas metodologias de organização e publicação das informações estão sugerindo não só novas práticas estéticas e culturais, mas também conceituações específicas e abordagens transdisciplinares entre as ciências de programação, da informação, o design e a museologia. Pensar e refletir sobre essas questões emergentes é a proposta desse eixo temático.
Palestrantes:
Daniela Kutschat, Paula Alzugaray, Jose Luis de Vicente, Christiane Paul (Keynote Speaker)
05/10 – FAU-USP. Cid. Universitária
PROGRAMA
01/10 Novas Memórias: Arquivos do Futuro
11h
Abertura
Ana Lúcia Duarte Lanna – FAU–USP, Brasil
11h30 – 13h
Gerfried Stocker - Ars Electronica, Áustria
Arquivo Ars Electronica: um perfil da artemídia e da arte digital
13h – 15h – Almoço
15h – 17h
Annet Dekker - Piet Zwart Institute in Rotterdam/ Virtuel Platform, Holanda
Net arte desafia a preservação
Guilherme Kujawski - Itaú Cultural, Brasil
Internacionalização dos Arquivos da Mídia Arte
Ana Pato - Videobrasil, Brasil
Arquivos digitais: a experiência do Videobrasil
17h – 17h30
Coffee break
17h30 – 19h30
Conferência
Keynote Speaker: Rudolf Frieling - San Francisco Museum of Modern Art, EUA
Refazer, reapresentar, rever (De colecionar a produzir um legado cultural em mídia-arte)
19h30 – 20h
Considerações finais e sistematização do dia
02/10 Programação externa com os palestrantes
03/10 Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente
11h -13h
Gustavo Romano - Proyecto Netescopio (MEIAC-Espanha), Argentina
NETescópio: Dez perguntas em aberto sobre a conservação de arte eletrônica
Renata Motta - Divisão de Museus Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Brasil
Museus paulistas e seus documentos
13h – 15h – Almoço
15h – 17h
Gilbertto Prado - ECA-USP, Brasil
Arte digital, diálogos e processos
Manuela Naveau – Ars Electronia, Áustria
Experimentando Arquivos
17h – 17h30
Coffee break
17h30–19h30
Arianne Vanrell – Museo Reina Sofía, Espanha
Estratégias de Conservação e Humanidades Digitais
Gabriela Previdello – FILE, Brasil
Entre a Contingência e a Permanência: o contraponto dos arquivos nas linguagens eletrônicas
Pedro Puntoni – Brasiliana – USP, Brasil
Brasiliana USP: uma biblioteca digital para todos
19h30 – 20h
Considerações finais e sistematização do dia
4/10 O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais
11h – 13h
Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss
Inter-Facing the Archive: The Media Art Portal netzspannung.org
Cicero Silva – UFJF, Brasil
13h – 15h – Almoço
15h – 17h
André Stolarski – Bienal de São Paulo, Brasil
Call to action: Trigésima Bienal de São Paulo
Patricia Canetti - Canal Contemporâneo
Arte como Rede Social
Beth Saad – ECA-USP
A memória da informação em rede: o poder do usuário
17h–17h30
Coffee Break
17h30 – 19h30
Lucas Bambozzi – arte.mov, Brasil
Esquecimento e conveniência
Domenico Quaranta - Accademia di Bella Arti di Brera, Itália
Salvo pela cópia
19h30 -20h
Considerações finais e sistematização do dia
05/10 Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados
Manhã: Programação externa com os palestrantes
15h – 17h
Daniela Kutschat – FAU-USP, Brasil
Por que visualizar dados?
Paula Alzugaray – PUC – SP, Brasil
Metaobra: A tradução de On Subjectivity
José Luis de Vicente – Medialab Prado / Proyecto Visualizar, Espanha
Armazenando a Si: sobre a produção social dos dados
17h – 19h
Conferência
Keynote speaker: Christiane Paul – The New School, New York
Arquivando o contexto: estratégias de preservação para a net art (um estudo de caso)
19h30 – 20h
Considerações finais: encerramento
setembro 5, 2012
ANPAP 21° Encontro Nacional - 2012 no Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro
ANPAP 21° Encontro Nacional - 2012
Vida e Ficção /Arte e Fricção
24 a 29 de setembro de 2012
Instituto de Artes da UERJ
Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã, 11º andar, Bloco E, Rio de Janeiro – RJ
21-2334-0423 – Ramal 25 ou anpaprio@gmail.com
www.anpap.org.br
Programação
25 Set I 17h
Palestrante: Jesús Maria Carrillo Castillo
[Universidade Autônoma de Madrid/ MNCARS]
O contador de histórias: poéticas e políticas da narração na cultura contemporânea
UERJ – Auditório 111 - Bloco F, 11º andar
MESAS DE DEBATES
MESA 1 I 26 Set I 10h
Deslocamentos e (des) territórios: fronteiras da arte e da vida
Moacir dos Anjos [Fundação Joaquim Nabuco]
Celso Favaretto [USP]
Mediadora: Paula Braga [UNICAMP]
UERJ – Auditório 111 - Bloco F, 11º andar
MESA 2 I 27 Set I 10h
Ficção, imagem e história
Rosângela Rennó [Artista]
Marcio Seligmann-Silva [UNICAMP]
Mediadora: Ana Maria Mauad [UFF]
UERJ – Auditório 71 - Bloco F, 7º andar
MESA 3 I 28 Set I 10h
Arte, instituição e subjetividade: fricções
Martin Grossman [USP]
Paulo Herkenhoff [Curador Independente]
Mediadora: Barbara Szaniecki [UERJ]
UERJ – Auditório 71 - Bloco F, 7º andar
SIMPÓSIOS
26, 27, 28 Set I 14h às 18h30
Programação completa
setembro 3, 2012
Dynamic Encounters ARTRIO, Rio de Janeiro
Dynamic Encounters ARTRIO
Com Angelo Venosa, Cadu, Daniel Senise, Eduardo Berliner, Fernanda Gomes, Lucia Laguna, Paulo Vivacqua
Professores / equipe:
Charles Watson: Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
Ronaldo Brito: Curador e professor da PUC-Rio
O Dynamic Encounters realiza há vinte anos workshops com foco em arte contemporânea e, em setembro de 2012, fará uma programação especial no Rio de Janeiro. Ao longo de 4 dias, visitaremos a ArtRio, a aguardada feira de arte contemporânea da cidade, ateliês de artistas e exposições em destacadas instituições culturais.
13 a 16 de setembro de 2012
Dynamic Encounters - ARTRIO
21-2553 3748 / 9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net
Programação*
13 SET // 13:00
Encontro do grupo no Ateliê Mundo Novo
[Apresentação do projeto por Charles Watson]
14:00 - ART RIO
Feira de arte contemporânea do Rio de Janeiro
14 SET // 10:00 - CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
[Antony Gormley: Corpos Presentes - Still Beings]
A exposição com obras, maquetes, gravuras, fotos e vídeos traça um panorama da carreira do escultor inglês Antony Gormley. Além do material exposto no CCBB, a instalação Event Horizon reunirá ao ar livre, no centro da cidade, figuras modeladas em tamanho real, a partir do corpo do artista.
12:00 Almoço
14:00 MAM
[Giacometti]
Retrospectiva do artista suíço Alberto Giacometti (1901-1966) reúne cerca de 200 trabalhos, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias e artes decorativas. As obras são provenientes da coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, em Paris, na França
16:30 - ATELIÊ MUNDO NOVO
[Conversa com a artista Fernanda Gomes]
15 SET // 10:00 - ATELIÊ
[Visita ao ateliê da artista Lucia Laguna]
12:00 Almoço
14:00 MAM
[Angelo Venosa]
Visita a exposição acompanhada pelo artista.
Mostra panorâmica do escultor Angelo Venosa, com cerca de 30 obras. A exposição cobre um arco de 1985 aos dias de hoje.
16:30 - CASA FRANÇA-BRASIL
[Waltércio Caldas: Cromática]
16 SET // 10:00 - ATELIÊ
[Visita ao ateliê do artista Eduardo Berliner]
12:00 Almoço
14:00 - ATELIÊ MUNDO NOVO
[Conversa com o artista Paulo Vivacqua]
16:00 - ATELIÊ MUNDO NOVO
[Conversa com o artista Cadu]
18:00 - Fim da programação