|
maio 31, 2012
Desafios Contemporâneos 2012: Oficinas de performance por Ronald Duarte e Simone Michelin na UFRR
Desafios Contemporâneos 2012 - Oficinas de performance
Roraima vai receber as primeiras oficinas do programa da Funarte, Desafios Contemporâneos 2012. Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Oficina “Performance como Acontecimento”, com Ronald Duarte, de 4 a 8 de junho (40 horas)
Oficina “Performance”, com Simone Michelin, de 11 a 15 de junho (40 horas)
Inscrições até 1º de junho de 2012
Universidade Federal de Roraima - Centro Multicultural
Orla Taumanan e Palácio da Cultura, Boa Vista - RR
Centro de Artes Visuais da Funarte: 21-2279-8089
SOBRE OS ARTISTAS
Ronald Duarte é mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem vasta produção artística desde 1997, destacando-se mais recentemente o trabalho “Nimbo//Oxalá”, apresentado em 2012 no 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco; em 2011 na Art Basel (Miami, EUA), na Europália (Bélgica), no ABERTO Brasília – CCBB, em OK Höhen Rausch.2 “Einladung Zur Eröffnung (Áustria); e, em 2010, na 29ª Bienal de São Paulo, como artista convidado. “O Brilho dos Olhos”, “Traçantes”, “Choque de Monstro”, “Estrela de Luz”, “Fumacê do Descarrego”, “Caixinha de Surpresas” estão entre outros expostos no país e no exterior. Foi premiado também no Prêmio Faperj (Uniarte), Prêmio Marcantonio Vilaça (Funarte/MinC), e Bolsa Iberê Camargo, além de publicações em várias revistas e livros na área das artes visuais.
Simone Michelin investiga a natureza do espaço público, enfocando a convergência entre arte, arquitetura, ciência e tecnologia. Doutora em Artes Visuais (EBA/UFRJ; CAIIA-STAR/UK), tem exposto seu trabalho e feito conferências no Brasil e exterior desde os anos 1980. Recentemente participou da Décima Bienal de Havana e da 7ª Bienal do Mercosul. Entre seus trabalhos estão a mostra “Video Links Brazil: An anthology of Brazilian video art”, Tate Modern, London (2007); “LILLIPUT, elogío à superfície”, criado para a inauguração do Instituto Cultural Telemar (2005) e que recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, tendo sido exibido no ZKM Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Karlshure, Alemanha (2006) e na Bienal de Havana (2009). Em 2005, Simone teve uma retrospectiva de seus vídeos organizada pelo Videoformes, dentro do ano Brasil-França, como parte da Bienale d’Art Contemporain de Lyon (França) e da Bienale de l’Image en Mouvement de Genebra (Suíssa); desenvolveu, ainda, “ADA, Anarquitetura do Afeto” para a Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial 2.0: Divergências Tecnológicas.
SOBRE O PROGRAMA
Roraima vai receber as primeiras oficinas do programa Desafios Contemporâneos 2012, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Com o tema “Performance como Acontecimento”, a primeira ocorrerá de 4 a 8 de junho e será ministrada pelo artista visual Ronald Duarte, que vai abordar a performance e a sua contextualização no espaço onde é realizada.
Na programação, artista e alunos vão discutir o conceito de performance a partir de vídeos de ações performativas históricas na arte contemporânea brasileira. Também está prevista uma roda de criação para proposições de ações instantâneas e interativas com o público local. E, no último dia, será realizada uma performance coletiva, reunindo o que foi apresentado e debatido no decorrer da oficina.
A segunda oficina será ministrada pela artista Simone Michelin, entre os dias 11 a 15 de junho. Com o tema “Performance”, o curso vai abordar o corpo, suas representações e sua atualização como matéria da obra de arte; a ideia de arte contemporânea; e a ideia de paisagem no mundo contemporâneo. Após as atividades, haverá leitura de textos, exibição de vídeos e, ao final, produção de trabalhos coletivos.
Parte do programa Desafios Contemporâneos, as oficinas de artes visuais objetivam contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
FONTE
www.funarte.gov.br/artes-visuais/funarte-realiza-oficinas-de-artes-visuais-em-roraima/
maio 29, 2012
Dynamic Encounters // Kassel-Paris 2012
Dynamic Encounters // Kassel-Paris 2012
Em 2012, ano em que o Dynamic Encounters comemora seu 20º aniversário, faremos uma programação em Paris e Kassel, onde acontecerá a 13ª edição da Documenta. Em Kassel, faremos 4 dias de palestras e discussões sobre arte na Documenta (13), um dos mais importantes eventos no calendário de arte internacional. Em Paris, serão 6 dias de visitas a museus e galerias de arte, com ênfase em arte contemporânea.
Professores: Charles Watson, Frederico Carvalho, Paulo Miyada e Pedro França
5 a 18 setembro de 2012
Dynamic Encounters
Informações: 21-2553-3748 / 9224, 2223-0710
bcawats@attglobal.net
PROGRAMAÇÃO
06 SET
16h - Chegada a Kassel
Instalação no hotel / Tarde livre
20h30 - Jantar do grupo
07 SET
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - DOCUMENTA: Pavilhões
Artistas confirmados até o momento:
Emily Jacir, William Kentridge, Giuseppe Penone, Mariana Castillo Deball, Alejandro Jodorowski, Pierre Huyghe, Lawrence Weiner, entre outros. (programação detalhada a ser divulgada na proximidade do evento)
13h - Almoço
14h30 - DOCUMENTA: Pavilhões
20h - Jantar livre
08 SET
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - DOCUMENTA: Pavilhões
13h - Almoço
14h30 - DOCUMENTA: Pavilhões
19h - Discussão com o grupo no hotel
20h - Jantar livre
09 SET
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - DOCUMENTA: Pavilhões
13h - Almoço
14h30 - DOCUMENTA: Pavilhões
20h - Jantar livre
10 SET
8h - Café da manhã
9h30 - Saída do hotel
10h - DOCUMENTA: Pavilhões
13h - Almoço
14h30 - DOCUMENTA: Pavilhões
19h - Discussão com o grupo no hotel
20h - Jantar livre
11 SET
17h - Traslado para Paris
Dia livre
20h30 - Jantar livre
12 SET
7h30 - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - LOUVRE
– Século XVII: pintura holandesa, círculo de Rembrandt e outros
– Século XIX: Corot, Ingres, Dellacroix, entre outros
– Panorama da paisagem: Poussin, Claude Lorrain, Corot, Courbet e Escola de Fontainebleu
13h30 - Almoço
14h30 - LOUVRE
19h - Volta para o hotel
20h - Jantar livre
13 SET
7h30 - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - MUSÉE D’ORSAY
Museu nacional de arte do século XIX: Bonnard, Caillebotte, Cézanne, Courbet, Daumier, Degas, Gaugin, Manet, Monet, Pissaro, Renoir, Rousseau, Sisley, Seurat, Signac, Valotton, Van Gogh, Vuillard, Whistler, entre outros.
– Misia, reine de Paris
13h - Almoço
14h30 - MUSÉE D’ORSAY
18h - Volta para o hotel
20h - Jantar livre
14 SET
8h - Café da manhã
10h - Saída do hotel (ônibus)
11h30 - GIVERNY - Visita à casa e aos jardins de Claude Monet
13h30 - Almoço
15h - GIVERNY
17h - Volta para o hotel (ônibus)
20h - Jantar livre
15 SET
7h - Café da manhã
9h - Saída do hotel
10h - GALERIAS NO MARAIS
Emmanuel Perrotin, Yvon Lambert, Daniel Templon, Marian Goodman, Gagosian, Chantal Croussel, Laurent Godin, Florence Loewy, entre outras.
13h30 - Almoço
14h30 - GALERIAS NO MARAIS
17h - FONDATION CARTIER POUR L’ART CONTEMPORAIN
Fundação dedicada à arte contemporânea
– Show and Tell
19h - Volta para o hotel
20h - Discussão com grupo no hotel
Jantar livre
16 SET
8h - Café da manhã
9h15 - Saída para o hotel
10h - L’ORANGERIE
– Cézanne, Renoir, Derain, Picasso, Modigliani, Gauguin, Rousseau, Sisley, Matisse, Soutine, Utrillo, Van Dongen, entre outros.
– Les Nymphéas, de Monet
13h - Almoço
14h30 - JEU DE PAUME
Instituição de arte contemporânea com enfoque em fotografia e vídeo
– Laurent Grasso "Uraniborg"
– Eva Besnyö
– Rosa Barba “Back Door Exposure”
19h - Volta para o hotel
20h - Jantar livre
17 SET
8h - Café da manhã
10h - Saída para o hotel
11h - CENTRE GEORGES POMPIDOU
Museu nacional de arte moderna e contemporânea
– Obras dos principais movimentos da arte do século XX: Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Vanguarda Russa, Expressionismo Abstrato, Pop Art, Fluxus, Minimalismo, Arte Povera e Arte Conceitual.
– Arte contemporânea: Gerhardt Richter, Sigmar Polke, Anselm Kiefer, Roman Opalka, Chuck Close, Matthew Barney, Richard Long, Tony Cragg, Bill Viola, Orlan, Christian Bolthanski, Anette Messager, Sophie Calle, Anish Kapoor, Hilla & Bernd Becher, Andreas Gursky, Thomas Ruff, Nan Goldin, Cindy Sherman, Peter Doig, Andy Goldsworthy, Sean Scully, Marlene Dumas, John Currin, Ernesto Neto, Tunga, entre outros.
13h - Almoço
14h30 - CENTRE GEORGES POMPIDOU
19h - Volta para o hotel
20h - Discussão do grupo no hotel
21h - Jantar do grupo
18 SET
Retorno ao Brasil
PROFESSORES
Charles Watson
Professor EAV-Parque Lage – RJ
Frederico Carvalho
Professor da UFRJ e EAV-Parque Lage – RJ
Paulo Miyada
Curador e Professor do Instituto Tomie Ohtake – SP
Pedro França
Professor EAV-Parque Lage – RJ,
Instituto Tomie Ohtake – SP e MAM – SP
Seminário/Crítica de arte ABCA Rio 2012 - Inscrições e Programação
Seminário/Crítica de arte ABCA Rio 2012
O Deslocamento da Crítica de Arte: A Atualidade no Brasil
Palestrantes: Agnaldo Farias (USP), Almerinda da Silva Lopes (UFES), Cauê Alves (SP), Glória Ferreira (UFRJ), José Roberto Teixeira Leite (SP), Katia de Marco (RJ), Lisbeth Rebollo (USP), Marcus DE Lontra Costa (RJ), Marek Bartelik (Presidente da AICA), Mônica Zielinsky (UFRGS), Raul Córdula (PE), Sonia Gomes Pereira (UFRJ), Stéphane Huchet (UFMG), Viga Gordilho (UFBA)
28 e 29 de junho de 2012, quinta e sexta-feira, 9-18h - Inscrições até 8 de junho
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Enviar ficha de inscrição preenchida e comprovante bancário para inscricaoabca.rio2012@gmail.com
Valor: R$30 (Membros da ABCA e professores da EBA isentos)
* Os dados bancários para o pagamento constam na ficha de inscrição a ser baixada.
PROGRAMAÇÃO
28 de junho, quinta-feira
9h - Credenciamento
9h30 às 10h - Mesa de Abertura
Dr Marek Bartelik - Presidente da AICA
Drª Lisbeth Rebollo (USP) - Presidente da ABCA
Drª Angela Ancora da Luz (UFRJ) - Vice-presidente da ABCA
Dr Carlos Terra (UFRJ) - Diretor da EBA/UFRJ
Drª Maria Cristina Volpi (UFRJ) - Coordenadora do PPGAV/EBA/UFRJ
Sr Wanderley G. dos Santos (FCRB) - Presidente da FCRB
Drª Ana Pessoa (FCRB) - Diretora do Centro de Memória e Informação - FCRB
Ms José Nascimento Júnior (IBRAM) - Presidente do IBRAM
10h às 12h - Conferência Internacional
Dr Marek Bartelik - Presidente da AICA
Mediadora - Drª Angela Ancora da Luz (UFRJ)
12h - Almoço
14h às 15h - Mesa 1 • Os múltiplos papéis da crítica de arte no mundo contemporâneo
Sr. Marcus DE Lontra Costa (RJ)
Mediadora - Drª Angela Ancora da Luz (UFRJ)
15h às 15h30 - Banca Revistas e Livros
15h30 - Café
16h às 17h30 - Mesa 2 • A crítica e a prática
Dra. Glória Ferreira (UFRJ)
Dr. Cauê Alves (SP)
Mediadora - Drª Maria Luisa Tavora (UFRJ)
17h30 - Performance
Ms Ronald Duarte (UFRJ)
19h30 - Jantar de adesão
29 de junho, sexta-feira
9h30 às 11h30 - Mesa 3 • O cenário da crítica de arte no Brasil
Drª Mônica Zielinsky (UFRGS)
Dr Agnaldo Farias (USP)
Dr Raul Córdula (PE)
Mediadora - Drª Sonia Gomes Pereira (UFRJ)
11h30 às 12h - Banca Revistas e Livros
12h - Almoço
13h30 às 15h30 - Mesa Redonda 4 • Curadores, teóricos, críticos e artistas
Ms Ronald Duarte (UFRJ)
Dra. Viga Gordilho (UFBA)
Dr. José Roberto Teixeira Leite (SP)
Mediadora - Drª Isis Braga (UFRJ)
15h30 - Café
15h30 às 17h30 - Mesa 5 • A crítica de arte e o campo acadêmico: atualidade no Brasil
Ms. Katia de Marco (RJ)
Dr. Stéphane Huchet (UFMG)
Dra. Almerinda da Silva Lopes (UFES)
Mediadora - Drª Miriam Ribeiro (UFRJ)
17h30 - Mesa de encerramento
Drª Lisbeth Rebollo (USP) - Presidente da ABCA
Drª Angela Ancora da Luz (UFRJ) - Vice-presidente da ABCA
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação Evento
Prof.ª Drª Angela Ancora da Luz (UFRJ)
Prof.ª Drª e Produtora Cultural Kenny Neoob (UFRJ)
Prof.ª Drª Nara Cristina Santos (UFSM)
Bolsistas
Camila Luísa da Cunha Silva
Claudio Seichi Kawakami Savaget
Roberto Campaneruti Júnior
Nathalia Giovannini S. Ribeiro
Shannon Botelho
(Acadêmicos Curso História da Arte - EBA/UFRJ)
maio 22, 2012
A imagem em movimento e as artes plásticas com Tiago Mesquita no Maria Antônia
A imagem em movimento e as artes plásticas
com Tiago Mesquita, graduado em Ciências Sociais pela USP e mestrado em Filosofia pela mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte.
O diálogo entre a imagem em movimento e as linguagens mais tradicionais da arte, com destaque para o uso das técnicas de cinema por artistas modernos e contemporâneos.
30 de maio e 13, 20 e 27 de junho, quartas-feiras, 16 às 18h - R$ 170
Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3123-5213/5214 ou cursosma@usp.br
http://mariantonia.locaweb.com.br
www.facebook.com/maria.antonia.usp
twitter.com/mariantonia_usp
Inscrições no 3° andar, sala de cursos, segunda a sexta, 10-18h
Descontos: 20% para estudantes e professores; 40% para terceira idade
PROGRAMA
30 de maio
A grande pintura americana, colagem e filme de autor:
Brackhage e a pintura de ação/ Maya Dehren e Gorky
13 de junho
O uso do filme no trabalho de Andy Warhol
20 de junho
Caravaggio no cinema e o cinema através de Caravaggio
27 de junho
Novos sentidos da imagem em vídeo: Anri Sala,
Christian Marclay, Bruce Nauman
maio 16, 2012
Procedência e Propriedade: Workshop intensivo de desenho e conceitualização - com Charles Watson, Eduardo Berliner, Frederico Carvalho, Pedro França, Solange Hoppen no Atelier Mundo Novo, Rio de Janeiro
Procedência Propriedade: Workshop intensivo de desenho e conceitualização - com Charles Watson, Eduardo Berliner, Frederico Carvalho, Pedro França, Solange Hoppen
Ministrantes: Charles Watson, Eduardo Berliner, Frederico Carvalho, Pedro França, Solange Hoppen
13 de julho a 18 de agosto de 2012
Atelier Mundo Novo
Rua Mundo Novo 1045, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições: 21-25533748 / 9224
bcawats@attglobal.net ou wats352@attglobal.net
O workshop Procedência e Propriedade é um curso intensivo que usa o desenho como seu principal veículo. O desenho é visto como meio de construir ideias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las. A proposta de imersão durante cinco semanas resulta normalmente em um volume de produção equivalente a um ano de trabalho. O curso é concebido para artistas plásticos, arquitetos, designers e para todos cujo trabalho depende da utilização de inteligência visual.
Desde 2004 recomendado como um curso preparatório para bacharelado / mestrado em arte pela University Of The Arts London e suas escolas de arte afiliadas – Camberwell College of Arts, Central ST.Martins College Of Art And Design, Chelsea School Of Art And Design, The London College Of Fashion, The London College Of Communications
maio 11, 2012
Encontro Impresso (Espaço 5) na Faculdade de Artes Visuais, Belém
Encontro Impresso (Espaço 5)
Com Carla Zaccagnini, Orlando Maneschy, Paulo Vivacqua, Raquel Stolf, Traplev
O “encontro impresso” é um híbrido de seminário com debates e apresentações artísticas e tem um caráter colaborativo e multidisciplinar, onde se cria a oportunidade de agregar diversas linguagens no(s) dia(s) da(s) apresentação(ões) em um espaço periódico e portátil, neles apresenta-se várias liguagens como vídeo-instalação, performance, áudio-arte, site-specific, encenações, intervenção, culinárias, palestras, debates, publicações e etc.
28, 29 e 30 de maio de 2012, segunda, terça e quarta feira, 17-20h
Faculdade de Artes Visuais
Ateliê de Artes - Unversidade Federal do Pará, Campus do Guamá - Setor Profissional
Rua Agusto Corrêa 1, Guamá, Belém - PA
81-9826-3201 ou recibo0@gmail.com
http://traplev.multiply.com/ | http://issuu.com/recibo
https://www.facebook.com/pages/Traplev-Or%C3%A7amentos/158222857581447
Produção: Traplev Orçamentos
Apoio: Programa de Extensão: Processos Artísticos e Curatoriais Contemporâneos (ICA/UFPA)
Programa
(sempre a partir das 17h no ateliê de artes da faculdade de artes da UFPA):
28 de maio: Encontro com artista Traplev e Carla Zaccagnini + lançamento de publicações;
29 de maio: Proposição “abafador de ruídos” da artista Raquel Stolf e encontro com Orlando Maneschy ;
30 de maio: Apresentação do artista Paulo Vivacqua + encerramento sonoro
O “encontro impresso” é um híbrido de seminário com debates e apresentações artísticas e tem um caráter colaborativo e multidisciplinar, onde se cria a oportunidade de agregar diversas linguagens no(s) dia(s) da(s) apresentação(ões) em um espaço periódico e portátil, neles apresenta-se várias liguagens como vídeo-instalação, performance, áudio-arte, site-specific, encenações, intervenção, culinárias, palestras, debates, publicações e etc.
Essa plataforma de Traplev Orçamentos, surgiu como desdobramento da publicação recibo* de artes visuais para estender a parte impressa oportunizando em espaço físico o encontro e a troca de experiências entre os profissionais em colaboração.
A cada encontro (sempre com distribuição de publicações) é convidado um grupo de colaboradores para apresentar um trabalho específico em alguma linguagem. O espaço funciona como uma plataforma móvel experimental de apresentações e lançamentos de trabalhos relacionados à produção artística em geral.
Para Belém serão cinco artistas (Carla Zaccagnin, Raquel Stolf, Paulo Vivacqua, Traplev e Orlando Maneschy) que desenvolverão durante três dias encontros com artistas, debates, apresentação, intervenções sonoras, e distribuição de publicações como Recibo, Caderno e.i-1, revista Piseagrama entre outros.
Encontros Impressos (espaço) é coordenado pelo artista Traplev (Roberto Moreira Junior) e iniciou-se em 2010 no Rio de Janeiro em colaboração com Capacete, onde houve três encontros no Espaço Cultural Sérgio Porto. Em 2011 aconteceu a quarta edição do projeto com o foco na discussão de publicações de arte no Brasil com convidados e lançamento da publicaçãorecibo entre outras publicações no Centro Cultural São Paulo, capital.
Durante os dias em Belém será produzido um número especial da publicação recibo que será lançado e distribuído até agosto de 2012.
*RECIBO é uma publicação experimental de artes visuais que surgiu em 2002 em Florianópolis editada pelo artista Traplev. A publicação se define como uma "plataforma curatorial-gráfica", e tem como príncipio agenciar projetos e ações relacionadas às práticas artísticas de análise crítica, circulação e dispersão de idéias. Em 2009 recibo é selecionado no Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura para produzir seis novos números que estão sendo finalizados em 2012.
maio 10, 2012
Seminário Museus e Cidades Criativas - Inovação, Conexões e Cultura no Salão Nobre da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Seminário Museus e Cidades Criativas - Inovação, Conexões e Cultura
Convidados: Adriana Teixeira da Costa, Alexandre Abdo, André Stolarski, Bruno Natal, Carlos Gradim, Hugo Sukman, Lucimara Letelier, Luiz Guilherme Vergara, Luiza Marcier, Marcus Vinícius Faustini, Marina Toledo, Regina Miranda, Rosa Maria Araujo, Rosane Maria Rocha de Carvalho, Suellen Moreira Fernandes
Curadoria de Luis Marcelo Mendes
Para uma cidade ser chamada de “criativa” - independentemente da sua escala, situação econômica e contexto - deve apresentar três características fundamentais: inovação, conexão e cultura. Se o conceito de economia criativa, em si, é um conceito novo no Brasil – chegou ao país há menos de dez anos – a aplicação dessa perspectiva de inovação, conexão e cultura para a área de museus é uma discussão que está apenas começando a ganhar força.
O seminário é uma boa oportunidade para se debater como esse conceito de desenvolvimento socioeconômico pode ser incorporado ao setor e discutir as relações de museus com os novos modelos de organização urbana, branding, educação, novas mídias e ferramentas de relacionamento com os diferentes públicos.
14 de maio de 2012
A programação é gratuita e limitada a 100 participantes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail programacao.smu@cultura.rj.gov.br.
EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Programação
10h
Abertura
Mariana Várzea
Superintendente de Museus SEC-RJ
Boas-vindas aos participantes do evento
10:10h
Keynote
Museus e Desenvolvimento Institucional
Lucimara Letelier
Diretora Assistente de Artes
British Council
10:40h
Mesa
O desafio da construção de relacionamentos
Rosane Carvalho (Consultora independente)
Suellen Moreira (Instituto Cultural Inhotim)
Mariana Varzea (SMU/SEC)
entrevistam Lucimara Letelier
Perguntas e respostas com o público
11:30h
Estudo de Caso
Uma antena do tempo
Luiza Marcier
Museu da Moda
Participação especial:
Hildegard Angel, Instituto Zuzu Angel
12:10h
Palestra
Branding e os modelos de financiamento à cultura
André Stolarski
Bienal de São Paulo/ Tecnopop
12:40h
Intervalo/Brunch
13:40h
Curtos Circuitos
Oportunidades com GLAM
Alexandre Abdo
Wikimedia Brasil
14h
Estudo de Caso
Redes sociais
Adriana Costa
Museu das Minas e Metais
14:40h
Mesa
Eixos: Museus, circuitos e cidades
Luiz Guilherme Vergara entrevista:
Marina Toledo (Museu da Língua Portuguesa)
Carlos Gradim (Circuito Cultural Praça da Liberdade)
Regina Miranda (Coordenadora Fórum Cidade Criativa)
Perguntas e respostas com o público.
15:40h
Curtos Circuitos
Mobilização: Recompensa e engajamento
Bruno Natal
Queremos
16:00h
Intervalo
16:20h
Curtos Circuitos
A relação de Museus e Jovens
Marcus Faustini
Agência de Redes para a Juventude
16:40h
Estudo de Caso
O novo MIS
Rosa Maria Araujo
Hugo Sukman
17:20h
Encerramento
Convidados
Adriana Teixeira da Costa é consultora em educação, graduada em psicologia (PUC-SP), pós-graduada em História do Brasil (PUC-SP), especializada em Política Internacional (Escola de Sociologia e Política – SP), em Arte – Educação (MAC/SP) e Pedagogia Dialógica (USP). Ela também tem participação em projetos de cooperação internacional, tais como o Programa de Voluntariado das Nações Unidas – Pesquisa sobre crianças de rua (América Central e Equador), Projeto de Cooperação África/ Brasil/ Suécia – Curso de Desenvolvimento Comunitário – Moçambique e foi selecionada como empreendedora pelo grupo Fellow Ashoka em 1998. Curadora do Programa Educativo do Museu das Minas do Metal desde 2008.
Alexandre Abdo é cientista de formação começou a editar a Wikipédia em 2005 e, desde 2008, organiza voluntariamente atividades de promoção dela e de outros
projetos do Movimento Wikimedia, envolvendo insituições culturais e comunidades interessadas no compartilhamento e colaboração livres sobre obras educativas e culturais. Integrante do comitê de aconselhamento de dotações da Wikimedia Foundation, mantém contato com iniciativas do Movimento Wikimedia em museus, bibliotecas,arquivos e galerias ao redor do mundo.
André Stolarski é designer formado pela USP. Dirigiu a área de design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1998 a 2000, tendo realizado mais de vinte exposições neste período. Em 2002, associou-se à Tecnopop, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais. Como membro do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, traduziu os livrosElementos do estilo tipográfico, Pensar com tipos e O ABC da Bauhaus. É Coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, tendo liderado o projeto visual da 29ª e da 30ª edição da Bienal de São Paulo. Possui diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.
Bruno Natal é um dos criadores e fundadores do Queremos!, mestre em documentário, formado pela Goldsmiths, University of London, e jornalista. Dirigiu e produziu filmes sobre Chico Buarque, Maria Bethânia, Jota Quest, Vanessa da Matta, Eumir Deodato, "Dub Echoes" (sobre a influência da música jamaicana) e a série “Nós 3” do Multishow. É colunista do jornal O Globo, co-edita o porta OEsquema, o blog URBe e é um dos criadores da festa Calzone.
Carlos Gradim é ator, diretor de teatro, publicitário, professor, produtor cultural e de cinema, fundador da Odeon Companhia Teatral. Atualmente é Gerente-executivo do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, foi coordenador do programa Plug Minas e do Projeto Valores de Minas, Diretor de Produção do Festival Internacional de Teatro – FIT-BH. Desde Agosto de 2007 exerce as funções de empreendedor Público II na Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais –SEC.
Hugo Sukman é jornalista. É autor do livro "50 anos de música brasileira: histórias paralelas" (Casa da Palavra, 2011), e co-autor do livro "Heranças do samba" (Casa da Palavra, 2004), um panorama do samba contemporâneo, e das biografias de Moacir Santos (in “Cancioneiro Moacir Santos”, editora Jobim Music, 2006) e Djavan (in “A música de Djavan”, editora Luanda, 2008). Foi repórter de Cultura, editor, crítico de cinema e música popular do jornal O GLOBO por dez anos. Pelo mesmo jornal, foi correspondente em Paris entre 2000 e 2003. Trabalhou no Jornal do Brasil e em diversas publicações brasileiras. É gerente de comunicação da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, e colabora para diversas publicações no Brasil. É o curador das exposições permanentes do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que será inaugurado em 2013.
Lucimara Letelier é Diretora Assistente de Artes do British Council. Foi diretora do Management Center Brasil, consultoria global de planejamento estratégico e capacitação para organizações culturais e sociais. Fundou a Artefoco Consultoria, com pioneirismo em implantação de áreas de Desenvolvimento Institucional para organizações culturais no Brasil. Antes, foi diretora de captação da ActionAid Brasil, gerente de marketing da Orquestra Sinfônica Brasileira, e atuou em museus/centros culturais como The Children's Museum Boston, Guggenheim Museum NY, Caixa Cultural e Bienal de Artes de São Paulo. Mestre em Arts Administration pela Boston University (EUA) e professora do MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes(RJ), cursou o National Arts Fundraising School, na Inglaterra. É membro do comitê de Development da International Society for the Performing Arts e coordena o Grupo de Cultura da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Luiz Guilherme Vergara é professor do Departamento de Arte da UFF. Coordena o Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio, inaugurado em 2009. Tem Mestrado em Artes e Instalações Ambientais Studio Art and Environmental Program. Art Department. New York University e doutorado no Programa de Arte e Educação no Departamento de Arte da Universidade de Nova Iorque (New York University), desenvolvendo a pesquisa sobre Identidade e Função dos Museus de Arte Contemporâneo.
Luiza Marcier é diretora da Casa da Marquesa dos Santos e do Projeto Museu da Moda, na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Designer de moda, formada pela ESDI, atua desde 1998 como criadora da marca carioca À Colecionadora, tendo participado de vários desfiles e exposições. Desenvolve figurinos para espetáculos de teatro, cinema e video. Atualmente também é supervisora da habilitação em moda na graduação de Design da PUC RIO.
Marcus Vinícius Faustini é cineasta, escritor e diretor teatral. Fundou o Projeto Reperiferia, a Escola Livre de Teatro da Zona Oeste, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e a Escola Livre da Palavra na Lapa.Foi Secretário de Cultura de Nova Iguaçu e Assessor especial de Cultura e território da Secretaria de Direitos Humanos/RJ. Autor do Guia afetivo da Periferia, foi também Superintendente de Cultura e Sociedade/CulturaRJ e coordena atualmente a Agência de Redes para Juventude.
Marina Toledo, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa. Mestre em Artes pela USP - Bacharel em Artes pela FAAP/SP. Fez parte do Educativo do Museu Afro Brasil, coordenou o Educativo de exposições temporárias, tais como MAM[na}OCA e atualmente "Pioneiros e empreendedores" em Fortaleza. Lecionou Artes em várias escolas de São Paulo.
Regina Miranda é artista e gestora cultural. É Presidente do Fórum Rio Cidade Criativa; Diretora da Cidade Criativa / Transformações Culturais e Diretora de Arte & Cultura do Laban Institute, em NY. Atua como conferencista em eventos como o Seminário International de Arte (Oman, 2011); Conferência da Associação Internacional de Liderança (Praga, 2009; Boston, 2010); e o Forum de Diplomacia Cultural (Espanha, 2009). É autora de O Movimento Expressivo, de Corpo-Espaço e de Laban Lead, onde investiga a atuação do artista enquanto agente de transformação cultural. É Bacharel pela Universidade do Estado de Nova Iorque, com pós-graduação pelo Laban Institute e Mestrado em Ciências, pela Universidade de Grand Canyon/ Faculdade de Negócios Ken Blanchard.
Rosa Maria Araujo é presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som. Doutora em História pela Universidade John Hopkins (EUA), mestra pela Universidade de Paris X-Nanterre. Autora de Vocação do prazer – A cidade e a família no Rio republicano, entre outros títulos. Pesquisadora do CPDOC e do Iuperj, foi chefe do Departamento de História da Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora da Programação Cultural da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Também escreveu, ao lado do pesquisador Sergio Cabral, o musical Sassaricando e É com esse que eu vou.
Rosane Maria Rocha de Carvalho - Museóloga, Relações Públicas, Doutora em Ciência da Informação (IBICT – UFRJ), realizou Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); professora concursada da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. É especialista em Comunicação, Marketing e Pesquisas de Público em Museus. Atualmente coordena o Plano Museológico para o Novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em construção na Av. Atlântica em Copacabana, para a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Suellen Moreira é administradora, com MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC e estudos desenvolvidos sobre Projetos no Terceiro Setor e Economia Criativa, tem experiência em instituições do terceiro setor voltadas para educação e cultura. Atualmente coordena o projeto de captação de recursos junto à pessoa física, Amigos do Inhotim, no Instituto Inhotim, no qual teve participação efetiva desde o planejamento inicial. É também voluntária como gestora de um projeto de socorro a crianças em risco social em países subdesenvolvidos.