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outubro 26, 2011

Arte brasileira contemporânea: O não-objeto com Ana Teixeira e Iara Freiberg na Ema Klabin, São Paulo

Professoras: Ana Teixeira e Iara Freiberg

Este curso pretende promover reflexões sobre a arte e o fazer artístico, facilitar o entendimento e a compreensão da arte contemporânea, por meio da apreciação e da contextualização de obras de artistas brasileiros que vêem trabalhando desde a segunda metade do século XX até hoje. Cada um dos quatro módulos enfocará um assunto ou formato específico que será apresentado por meio de uma série de obras de artistas brasileiros contemporâneos.

07, 19*, 21, 28 de novembro, 20-22h

Valor: R$ 280,00
(R$140,00 na inscrição + uma parcela de R$140,00)

Fundação Ema Klabin
Rua Portugal 43, Jd Europa São Paulo -SP
081-5845/2339.0767
www.projetocultura.com.br

* No sábado, dia 19 de novembro, das 11 às 13 horas, o grupo fará uma visita comentada pelas professoras do curso na mostra Panorama da Arte Brasileira 2011 no MAM-SP.

Sobre as Professoras:
Ana Teixeira (www.anateixeira.com) é artista e mestre em Poéticas Visuais pela USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil. Ministra cursos sobre arte e promove encontros reflexivos em bienais, museus e galerias.

Iara Freiberg (www.flickr.com/photos/iarafreiberg/sets) é artista formada pela ECA-USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil. Ministra cursos sobre arte e trabalha nas áreas de museologia e produção de exposições em instituições públicas e privadas.

Posted by Marília Sales at 6:40 PM

Oficina Caderno de Notas Práticas nº4 com Marcio Harum no CFAV, Recife

Oficina Caderno de Notas Práticas nº4

Orientador: Marcio Harum

As circunstâncias da vida profissional nos dias de hoje envolvem o que vimos chamar aqui de ‘mobilidade’. Pensando o sistema de arte em primeiro plano, diante de condições favoráveis, “o dever é ir aonde o trabalho nos chama”. Esta afirmação, sobretudo, lida com reações que surgem da junção de desejos: a rapidez de adaptação e a atitude de descobrir um novo entorno, de olhar o mundo com curiosidade, de produzir diferentes coisas reais ou imaginárias. Com base em coletânea de apontamentos pessoais voltada a reflexão sobre a arte e o seu contexto, esta oficina busca estabelecer contato dialógico entre temas comuns ao campo da produção artística e o da experiência curatorial-crítica: pesquisas de campo, visitas a ateliês e exposições em viagem, programas de formação não convencional e bolsas de residência. O que torna essencial a esta dinâmica coletiva é que o grupo de participantes possa contribuir com os debates a partir da organização de suas próprias anotações trazidas em todos os encontros.

Inscrições até 02 de novembro de 2011

Segunda a Sexta-feira, 14-17h (carga horária 15h/a)

R$ 20,00

Público Alvo- Interessados em artes visuais, curadores, críticos, artistas e pesquisadores.

CFAV – Centro de Formação em Artes Visuais
Pátio de São Pedro, casa 11, São José - Recife-PE
cfav.recife@gmail.com
81-3355.3153/3152
Enviar currículo resumido e carta de intenção: cfavrecife.org/agenda
O resultado da seleção (20 vagas) será enviado por e-mail no dia 04 de novembro de 2011


Sobre o curador:

Marcio Harum integra a equipe de críticos da Temporada de Projetos do Paço das Artes e do programa de exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Coordenou até 2010 os programas de oficinas ‘Experiências Dialógicas’ voltado às práticas curatoriais no Centro Cultural da Espanha (www.ccebrasil.org.br/talleres) e o Cada 2, orientado aos artistas em formação no SESC Pompéia, ambos em São Paulo. Participou do comitê curatorial do Rumos Artes Visuais 2008/ 2009 do Itaú Cultural e foi assistente curatorial da 27a Bienal de São Paulo em 2006. Em 2011 é júri da comissão e concebeu os seminários internacionais do 17o Videobrasil. Vive e trabalha em São Paulo.

Posted by Marília Sales at 5:16 PM

Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação no MAM, Rio de Janeiro

Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação

Coordenação: Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara
Colaboração: Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre
Participantes: Aracy Amaral, Bia Jabor, Carlos Vergara, Claudia Saldanha, : Cristiana Tejo, Danilo Streck, Elisa Bracher, Eugenio Valdes, Ernesto Neto, Frederico Coelho, Frederico Morais, Jailson Silva, Janna Graham, Jessica Gogan, José Roca, Juan Manuel Echavarría, Luiz Camillo Osorio, Luiz Guilherme Vergara, Mara Pereira, Marta Mestre, Mick Wilson, Monica Hoff, Oscar Muñoz, Pablo Helguera, Paulo Herkenhoff, Ricardo Basbaum, Sheila Cabo, Sofia Olascoaga, Wendy Woon

O seminário internacional “Reconfigurações do Público: Arte, Pedagogia e Participação”, um evento transdisciplinar que discutirá as perspectivas de atuação dos museus, instituições e espaços culturais alternativos no século 21. O evento, que terá mesas-redondas, oficinas e grupos de estudos, discutirá de que maneira artistas, curadores e educadores podem responder às demandas atuais da sociedade.

8 a 10 de novembro de 2011

Inscrições pelo: www.mamrio.com.br


Museu de Arte Moderna - MAM-RJ
Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4944/4899 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.org.br
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Fundação Roberto Marinho
Parceria: : Departamento de Educação e Programa Internacional do MoMA de Nova York, Casa Daros e Fundação Bienal do Mercosul

O seminário comemora um ano de existência do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio, uma experiência bem-sucedida interligada à curadoria do MAM, que busca afirmar uma nova perspectiva critica de atuação do Museu como laboratório de integração entre práticas curatoriais, artísticas e pedagógicas.

Este evento é resultado da parceria com o departamento de educação e o programa internacional do MoMA de Nova York, dando continuidade ao seminário realizado na instituição americana em julho último em colaboração com Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara. Estarão no seminário do MAM Rio Wendy Woon e Pablo Helguera, diretora do departamento de educação e diretor do programa acadêmico e de adultos do MoMA.

A Fundação Bienal do Mercosul, através do seu projeto pedagógico na 8ª Bienal do Mercosul, é uma outra parceira importante. Estarão presentes o curador-geral da 8ª Bienal do Mercosul, José Roca, o curador pedagógico Pablo Helguera e a coordenadora geral do projeto pedagógico Mônica Hoff.

Outro parceiro do seminário é a instituição carioca Casa Daros, ligada à Coleção Daros-Latinamerica, com sede em Zurique, Suíça, uma das maiores no mundo em obras contemporâneas latino-americanas. A Casa Daros estará presente no seminário através de seu diretor e sua gerente de arte e educação, Eugenio Valdés Figueiroa e Bia Jabor, e trará ainda os artistas colombianos Oscar Muñoz e Juan Manuel Echavarría, que têm obras na coleção suíça e estão à frente de projetos que unem arte e educação.

TRANSDISCIPLINAR
Além deles, o seminário terá a participação de artistas, educadores, historiadores, curadores, sociólogos, e especialistas de várias disciplinas, brasileiros e estrangeiros. Os participantes são os artistas Carlos Vergara, Ernesto Neto, Elisa Bracher e Ricardo Basbaum; as historiadoras de arte Aracy Amaral e Sheila Cabo; a diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Claudia Saldanha; Cristiana Tejo (Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco); Danilo Streck (Unisinos, do Rio Grande do Sul); Frederico Coelho (PUC Rio); Frederico Morais (crítico); Jaílson Silva (Observatório de Favelas); Lígia Dabul (UFF); Luciano Vinhosa (UFF); Mara Pereira (Núcleo do MAM Rio); Márcia Ferran (UFF); e Paulo Herkenhoff (crítico e curador). Também participarão do seminário Janna Graham (Serpentine Gallery, Londres); Mick Wilson (artista, educador e crítico, Dublin, Irlanda), e Irene Small (historiadora de arte, EUA) e Sofia Olascoaga (educadora e curadora, México).


PROGRAMAÇÃO:
MESAS-REDONDAS

8 de novembro de 2011, terça-feira

• 14h30 – Abertura

• 15h às 17h – Dilemas sociais na esfera pública da arte – perspectivas históricas e contemporâneas
Aracy Amaral, curadora, historiadora e crítica de arte
Paulo Herkenhoff, crítico de arte e curador
Moderador: Frederico Coelho, pesquisador e historiador (Departamento de Letras da PUC Rio)

• 17h30 às 19h30 – O Legado dos “Domingos da Criação” no MAM Rio para o futuro da criação
Exibição do filme “Um Domingo com Frederico”, de Guilherme Coelho, sobre os Domingos da Criação no MAM Rio, em 1971, seguido de um bate-papo entre o crítico Frederico Morais, o curador do MAM Rio Luiz Camillo Osorio e o artista Carlos Vergara.

9 de novembro de 2011, quarta-feira

• 11h às 13h – Zona limite: práticas artísticas sociais e culturais – projetos colombianos participantes da 8ª Bienal do Mercosul
Juan Manuel Echavarría, artista que realiza o projeto “La guerra que no hemos
visto",
Oscar Muñoz, artista e diretor do projeto “Lugar a Dudas”.
Moderador: Eugenio Valdes, diretor de arte e educação da Casa Daros

• 14h30h às 16h30h – Artistas, instituições e a esfera pública
Mick Wilson, artista, educador e critico (Dublin, Irlanda) - co-organizador da publicação “Curating and the Educational Turn”
Eugenio Valdes, diretor de arte e educação da Casa Daros
Debatedores: Ernesto Neto e Ricardo Basbaum
Moderador: Luiz Guilherme Vergara, departamento de arte, UFF, coordenador do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio e fundador do Instituto MESA


• 17h às 19h – O sentido do público: perspectivas e intercâmbios entre arte e pedagogia
Danilo Streck, professor no programa de pós-graduação em educação da UNISINOS, do Rio Grande do Sul
Pablo Helguera, artista e diretor do programa acadêmico e de adultos do MoMA
Debatedores: Claudia Saldanha, diretora da Escola de Arte Visuais do Parque Lage e Sheila Cabo, historiadora da arte, professora do Instituto de Artes da UERJ
Moderador: Jessica Gogan, coordenadora do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM Rio, fundadora do Instituto MESA, e doutoranda em história de arte pela Universidade de Pittsburgh, EUA

10 de novembro de 2011, quinta-feira

• 14h30h às 16h30h – Reconfigurações curatoriais e pedagógicas nas instituições: arquivo, projeto e publicação
Wendy Woon, diretora de educação do MoMA de Nova York
Mara Pereira, coordenadora de ações e conteúdo do Núcleo Experimental do MAM Rio
Janna Graham, curadora de projetos da Serpentine Gallery, Londres
Moderador: Cristiana Tejo, Fundação Joaquim Nabuco, Recife

• 17h às 19h: Zona limite - arte, cultura e agenciamentos: perspectivas curatoriais, artísticas e socioculturais
José Roca, curador geral da 8ªBienal do Mercusul – “Ensaios de Geopoética”
Elisa Bracher, artista
Jailson Silva, geógrafo e sociólogo, professor da UFF e fundador do Observatório de Favelas
Moderador: Marta Mestre, curadora-assistente do MAM Rio

GRUPOS DE ESTUDO

8 de novembro de 2011

• 10h às 13h – Arte, pedagogia e participação: Possibilidades, perguntas, dúvidas e desafios
Palestrantes do seminário, organizadores e convidados especiais.
Vagas limitadas: 30 pessoas

10 de novembro de 2011

• 10h às 13h – Perspectivas das curadorias educativas na América Latina
Bia Jabor, gerente de arte e educação da Casa Daros
Monica Hoff, coordenadora geral do projeto pedagógico da 8ª Bienal do MERCOSUL
• Sofia Olascoaga, educadora e curadora, México
• Palestrantes do seminário, organizadores e convidados especiais.
Vagas limitadas: 30 pessoas

O seminário será acompanhado pelos seguintes observadores/ensaístas
• Clarissa Diniz (crítica de arte e editora Revista Tatuí)
• Daniela Mattos (artista, pesquisadora e curadora
• Irene Small (historiadora da arte, EUA)
• Lígia Dabul, (sociologia, UFF)
• Luciano Vinhosa (arte, UFF)
• Márcia Ferran (Políticas Culturais – Produção Cultural, UFF)
• Sofia Olascoaga (educadora e curadora, México)

Posted by Marília Sales at 4:12 PM

O processo Criativo - Módulo 2 com Charles Watson no Cervantes, Brasília

O processo Criativo - Módulo 2

Professor: Charles Watson

Um workshop interdisciplinar dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas ideias seja fundamental.

01 e 02 de dezembro, quinta e sexta, 18h30 - 22h
03 e 04 de dezembro, sábado e domingo, 14 - 18h30

Instituto Cervantes de Brasília
SEPS 707/907 - Lote D - Asa Sul, Brasília - DF
61-3347 4327 ou processocriativo@esquadra.arq.br
www.esquadra.arq.br/workshops
www.esquadra.arq.br/blog

Desde 2004 recomendado pela University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications - como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte.

Posted by Marília Sales at 1:30 PM

outubro 17, 2011

O processo Criativo - Módulo 1 com Charles Watson na Univille, Joinville

O processo Criativo - Módulo 1

Professor: Charles Watson

O Workshop completo do Processo Criativo consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo.

Amplamente ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Entendendo os mecanismos que limitam a criatividade, podemos desenvolver estratégias que, ludicamente, contornam essas limitações.

9 a 11 de dezembro de 2011

Univille – Universidade da Região de Joinville
R. Paulo Malschitzki 10, Campus Universitário, Zona Industrial, Joinville - SC
www.oprocessocriativo.blogspot.com

Conteúdo programático

• Introdução / considerações gerais / definição
• O contexto / o campo semântico
• Criatividade e limites
• Dicotomias da inovação
• 10,000 horas / o laboratório
• Talento / trabalho duro
• Motivação
• A engenharia do erro
• Serendipity
• Etapas incipientes de estruturas úteis
• Modelo pós darwiniano o gene inútil / o modelo evolutivo
• olhar do outro / bootstrapping / domesticação do anárquico complexidade / emergence e inserção do randômico

Posted by Gilberto Vieira at 5:23 PM

Ciclo de palestras: Um Ponto de Ironia com Clarissa Diniz, Cristina Freire, Felipe Scovino, Paulo Silveira no MARGS, Porto Alegre

Ciclo de palestras: Um Ponto de Ironia

Palestrantes: Clarissa Diniz, Cristina Freire, Felipe Scovino, Paulo Silveira

A Fundação Vera Chaves Barcellos promove junto com o Museu de Arte do RS Ado Malagoli, o ciclo de palestras sobre a exposição Um Ponto de Ironia.

29 de outubro e 5 de novembro de 2011

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Praça da Alfândega s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre - RS
51-3228-1445 ou info.fvcb@gmail.com
www.margs.rs.gov.br
Promovido juntamente com a Fundação Vera Chaves Barcellos

Programa

29/10
14h: Paulo Silveira - IA-UFRGS: “A página como espaço alternativo: algumas possibilidades estéticas e intelectuais".
16h: Felipe Scovino - PPG Artes Visuais-UFRJ: "Táticas, posições e invenções: dispositivos para um circuito da ironia na arte contemporânea brasileira" Tese de doutorado, 2007.

05/11
14h: Cristina Freire - MAC/USP: “Temas de curadoria da arte latino-americana”.
16h: Clarissa Diniz - Revista Tatuí: "Outras ironias: Como se dá a ironia na produção recente do Brasil?"

Posted by Gilberto Vieira at 3:55 PM

outubro 14, 2011

Oficina do Projeto Respiração com João Modé na Universidade Católica de Petrópolis

Oficina do Projeto Respiração

Ministrante: João Modé

Nos dias 18 e 19 de outubro a Fundação Eva Klabin vai oferecer a Oficina do Projeto Respiração na cidade serrana de Petrópolis. Organizada em parceria com o Centro de Capacitação Frei Memória e comandada pelo artista plástico João Modé, a oficina reunirá professores de arte ligados à Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis. O objetivo é apresentar ao grupo o Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin e propor uma atividade que, a partir do conceito do projeto, proporcione uma reflexão sobre o objeto de arte, sua carga afetiva e seu potencial transformador na ocupação de espaços. A proposta é que os professores multipliquem e compartilhem esta experiência em sala de aula com seus alunos.

O Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin, criado em 2004 pelo curador Marcio Doctors, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange 4.000 anos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo. Em 2011, o Projeto Respiração está realizando oficinas de arte em diferentes espaços como a Biblioteca Parque de Manguinhos, o Solar Meninos de Luz e a Redes de Desenvolvimento da Maré, contando com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

18 e 19 de outubro de 2011

Universidade Católica de Petrópolis
Rua Benjamin Constant 213, Centro, Petrópolis – RJ
www.evaklabin.org.br
www.projetorespiracao.blogspot.com
Realização: Fundação Eva Klabin
Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Sobre o Ministrante

João Modé, que apresentou a intervenção Invisíveis na 10ª edição do Projeto Respiração em 2009, nasceu em Resende e vive e trabalha no Rio de Janeiro. Seu trabalho articula-se por uma noção plural de linguagens e espaços de atuação. Alguns projetos, como REDE – desenvolvido em diversas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim, Stuttgart e Rennes – e Constelações, envolvem a participação direta do público. Participou da 7ª Bienal do Mercosul [2009], da 28ª Bienal de São Paulo [2008], do Panorama da Arte Brasileira de 2007 e da Bienal de Praga [2003]. Exposições individuais recentes: João Modé, A Gentil Carioca; Para o Silêncio das Plantas, Cavalariças do Parque Lage [2011] ambas no Rio de Janeiro; De Sertão, MAMAM, Recife [2010]. Tem exposto também no exterior, em países como Suécia, Holanda, Suíça, Inglaterra e Alemanha, entre outros. Em 2011, publicou o livro Alguns Infinitos, pela editora Aeroplano. Possui formação em Arquitetura e Programação Visual, com mestrado em Linguagens Visuais pela UFRJ.

Posted by Gilberto Vieira at 4:02 PM

Metamorfoses do mercado de arte com Fabio Sá Earp e George Kornis no Atelier Subterrânea, Porto Alegre

Metamorfoses do mercado de arte

Professores: Fabio Sá Earp e George Kornis

O curso, ministrado na Subterrânea por George Kornis e Fabio Sá Earp, especialistas em economia da cultura, propõe 24h de debates sobre perspectivas e estratégias contemporâneas do mercado e do colecionismo de arte.

31 de outubro a 5 de novembro de 2011

Valor: R$600 (2 x R$300 ou 3 x R$200)

Atelier Subterrânea
Av. Independência 745, Subsolo, Porto Alegre - RS
contato@subterranea.art.br
www.subterranea.art.br

Programa

1ª aula:
Panorama histórico do mercado de arte
. a gênese do mercado
. o mercado de arte moderna
. o mercado de arte contemporâneo
(às 20h coffee break de 20min)
Estrutura e função dos agentes do mercado
. artistas
. comerciantes
. colecionadores

2ª aula:
Panorama do mercado mundial de arte
. centro e periferia
. principais mercados
. mercados emergentes
(às 20h coffee break de 20min)

3ª aula:
Breve histórico do mercado de arte no Brasil
. a gênese do mercado
. o desenvolvimento nos anos 70 e 80
. o novo mercado desde os anos 90
(às 20h coffee break de 20min)

4ª aula:
O mercado de arte no Brasil contemporâneo
. centro e periferia
. problemas e soluções
(às 20h coffee break de 20min)

5ª aula:
18 anos de lei Rounet: alguns resultados. Debate
(às 20h coffee break de 20min)
6ª aula (Debate aberto a público na Subterrânea):
Tema Estratégias Contemporâneas do Mercado e do Colecionismo de Arte

Posted by Gilberto Vieira at 3:27 PM

outubro 11, 2011

VIII Encontro arte&meios tecnológicos - Leituras críticas / Núcleo contemporâneo

VIII Encontro arte&meios tecnológicos

Participantes: Ana Paula Lobo, Ananda Carvalho, Cláudio Bueno, Christine Mello, Denise Agassi, Eduardo Salvino, Josy Panão, Leandro Carvalho, Lucas Bambozzi, Lyara Oliveira, Marcelo Salum, Mariana Shellard, Monique Allain, Paula Garcia

O VIII Encontro arte&meios tecnológicos coloca em diálogo aspectos da produção artística contemporânea relacionados a processos históricos, experimentais e de linguagem. Para tanto, investiga a produção artística brasileira baseada dos anos 1980-1990 até a atualidade. Apresenta, com isso, interesses relacionados a artistas como Artemis Moroni, Gilbertto Prado, Rejane Cantoni, Ricardo Basbaum e Rosângela Rennó (que iniciam sua produção nos anos 1980), assim como Cao Guimarães, Giselle Beiguelman, Lucas Bambozzi, Lucio Agra e luiz duVa (que iniciam a sua produção nos anos 1990).

Com o apoio do Intermeios – Casa de artes e livros, o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina e o Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) realizam o VIII Encontro arte&meios tecnológicos - Leituras críticas/Núcleo contemporâneo. O VIII Encontro é dividido em quatro partes, que acontecem de 20 de outubro a 8 de dezembro, na FASM (quintas-feiras, em outubro e novembro) e no Intermeios - Casa de artes e livros (quintas-feiras, em novembro e dezembro).

20 de outubro a 8 de dezembro de 2011

Intermeios - Casa de artes e livros
Rua Luis Murat 40, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2338-8851 ou joaquim@intermeioscultural.com.br
www.intermeioscultural.com.br

Faculdade Santa Marcelina - FASM
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824-5800 Ramal 808 ou pos-graduação@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br

Inscrições: gratuitas na secretaria do Mestrado, com Marina, ou pelo email pos-graduacao@fasm.edu.br. As inscrições deverão ser feitas até dois dias antes de cada uma das atividades relacionadas ao VIII Encontro.

Programação

VIII Encontro-Parte 1 (20 de outubro)
Abertura (18:30hs)
Artemis Moroni/Mariana Shellard (19-19:30hs)
Giselle Beiguelman/Ananda Carvalho (19:30-20:00)
Intervalo (20:00-20:30hs)
Debate (20:30-22hs)
Mediação: Denise Agassi
Local: FASM

VIII Encontro-Parte 2 (10 de novembro)
Abertura (18:30hs)
Cao Guimarães/Marcelo Salum (19-19:30hs)
Lucas Bambozzi/ Eduardo Salvino (19:30-20hs)
luiz duVa/ Lyara Oliveira (20-20:30s)
Intervalo (20:30-21hs)
Debate (21-22hs)
Mediação: Josy Panão
Local: Intermeios – Casa de artes e livros

VIII Encontro-Parte 3 (17 de novembro)
Abertura (18:30hs)
Lucio Agra/Ana Paula Lobo/Paula Garcia (19-20hs)
Rejane Cantoni/Claudio Bueno (20-20:30hs)
Intervalo (20:30-21hs)
Debate (21-22:00hs)
Mediação: Lyara Oliveira
Local: FASM

VIII Encontro-Parte 4 (8 de dezembro)
Abertura (18:30hs)
Rosangela Rennó/Monique Allain (19-19:30hs)
Gilbertto Prado/Christine Mello (19:30-20hs)
Ricardo Basbaum/Josy Panão/Leandro Carvalho (20-21hs)
Intervalo (21-21:30hs)
Debate (21:30-22:30hs)
Mediação: Paula Garcia
Local: Intermeios – Casa de artes e livros

Posted by Gilberto Vieira at 10:52 AM

outubro 10, 2011

Minicursos - 17º SESC_VIDEOBRASIL

Minicursos - 17º SESC_VIDEOBRASIL

Participantes: Almir Almas, Amílcar Packer, Ayrson Heráclito, EduAbad, Fernando Oliva, Gavin Adams, Laerte Ramos, Leandro Cardoso, Luciana Ohira, Marcos Muzi, Sergio Bonilha

Atividades práticas e teóricas voltadas para artistas, professores e estudantes que trabalham nas áreas de artes plásticas, literatura, música, vídeo e fotografia.

8 de novembro a 1 de dezembro de 2011

SESC Belenzinho - Internet Livre
Rua Padre Adelino 1000, Belenzinho, São Paulo - SP
11-2076-9700
www.sescsp.org.br

Sesc Pompeia
Rua Clélia 93, Pompéia, São Paulo - SP
11- 3871-7700
www.sescsp.org.br

Inscrições SESC Pompeia: no primeiro sábado do mês da atividade, nas Oficinas de Criatividade, a partir das 10h
Inscrições SESC Belenzinho: 3/11 e 7/12 a partir das 14h, na Central de Atendimento
Vagas remanescentes: nos dias 4/11 e 8/12, no local e pelo e-mail cursos@belenzinho.sescsp.org.br

Programação

Mobile streaming: gravação e transmissão de vídeos via celular em tempo real

Com: Almir Almas

Técnicas e programas para gravação e transmissão de vídeos ao vivo com celulares e internet. Para melhor aproveitamento, os participantes precisam ter mais de 14 anos, Smartphone e conta de dados nas operadoras.
Dias 8, 9 e 10.11, das 19h às 21h30 | Vagas: 20 | SESC Belenzinho | Internet Livre

Percepção | Imagem 3D | Estereoscopia

Com: Marcos Muzi e Gavin Adams

O curso aborda a filosofia e a história da tecnologia 3D, refletindo sobre os fundamentos da visão estereoscópica. Os participantes poderão criar imagens 3D em atividades experimentais.
Dias 11, 18 e 25.11, das 19h às 21h30 | Vagas: 20 | SESC Pompeia | Oficinas de Criatividade

Cartilha das nuvens, oficina de desenho

Com: Laerte Ramos

A partir de suas pesquisas com desenho e livros de artista, Laerte Ramos conduz os participantes na exploração e experimentação destas linguagens.
Dias 15, 22 e 29.11, das 14h às 17h | Vagas: 20 | SESC Belenzinho | exposição Panoramas do Sul

Espaço | Corpo | Percepção

Com: Ayrson Heráclito

A partir de conversas sobre percepção de espaço por meio dos sentidos, o artista conduz os participantes em atividades e práticas experimentais que exploram diferentes suportes e materiais.
Dias 17 e 24.11, e 1.12, das 19h às 21h30 | Vagas: 20 | SESC Pompeia | Oficinas de Criatividade

Caminhadas sensoriais

Com: Amílcar Packer | O artista conduz três encontros voltados à percepção sensorial e à performatividade que exploram experiências de intervenção e performance na arquitetura e nas obras de Olafur Eliasson.
Dias 23, 24 e 25.11, das 14h às 17h | Vagas: 20 | SESC Pompeia | Oficinas de Criatividade

Orientação: portfólios

Com: Fernando Oliva

O objetivo é orientar artistas a entender os critérios presentes em um contexto de seleção de projetos. Como estruturar a apresentação de um trabalho, tanto do ponto de vista do vocabulário e do desenho gráfico quanto das estratégias.
Dias 23 e 30.11, das 19h às 21h30 | Vagas: 25 | SESC Belenzinho | Internet Livre

Programação completa: www.videobrasil.org.br

Posted by Gilberto Vieira at 6:46 PM

outubro 7, 2011

Arte contemporânea: diálogos, experiências e processos com Ananda Carvalho, Cecilia Almeida Salles, Christine Mello, Galciani Neves na Intermeios, São Paulo

Arte contemporânea: diálogos, experiências e processos

Ministrantes: Ananda Carvalho, Cecilia Almeida Salles, Christine Mello, Galciani Neves

A arte contemporânea propõe alguns desafios críticos como não delimitação de mídias, linguagens e gêneros, diversidade de interações entre obra e processo, complexidade de relações entre fragmento e edição, jogos de representação e descentralização de circuitos. O Núcleo Intermeios de Crítica e Curadoria oferece uma série de encontros para debater a produção artística contemporânea, a partir das reflexões sobre o processo de criação como rede em construção. Essa abordagem crítica surge de estudos relacionais de uma grande diversidade de processos de distintas manifestações artísticas. Busca-se promover um diálogo que aborde em conjunto as experiências do artista, da crítica e da curadoria.

Outubro a dezembro de 2011, 14-17h (ver programação)

Valor: R$ 40 por encontro ou o curso completo por R$ 200
Inscrições abertas

Intermeios - Casa de artes e livros
Rua Luis Murat 40, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2338-8851 ou joaquim@intermeioscultural.com.br
www.intermeioscultural.com.br

Programação
27/10 Cecilia Almeida Salles: Redes da criação: a construção da obra de arte
03/11 Christine Mello: Percurso crítico: pesquisa, história e curadoria
10/11 Ananda Carvalho: Redes curatoriais: articulações e compartilhamentos
17/11 Christine Mello: Curadoria de processo: ampliações da experiência expositiva
24/11 Galciani Neves: Livros de artista: campos de procedimento como instrumentais crítico-curatoriais
01/12 Cecilia Almeida Salles: A arte contemporânea e a crítica dos processos criativos


Posted by Cecília Bedê at 1:41 PM

outubro 6, 2011

Curadoria, geopolítica e deslocamentos com Gerardo Mosquera e Mariana Fix no Centro Cultural da Espanha, São Paulo

Curadoria, geopolítica e deslocamentos

Convidados: Gerardo Mosquera e Mariana Fix
Mediação: Tatiana Ferraz e Gilberto Mariotti

Dando continuidade ao programa de oficinas Curadoria e Contexto do ano de 2011, realizado pelo Forum Permanente em parceria com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo, o terceiro encontro tratará do tema Curadoria, geopolítica e deslocamentos e contará com a participação da urbanista paulistana Mariana Fix e do curador cubano Gerardo Mosquera.

24 a 28 de outubro de 2011, 18-22h e atividade pública dia 27 de outubro, 19h30-22h30

Inscrições até a meia-noite de 10 de outubro de 2011

Centro Cultural da Espanha_SP
Av Angélica 1091, Higienópolis, São Paulo-SP
11-3822-2627 ou curadoria@forumpermanente.org
www.forumpermanente.org
ww2.ccebrasil.org.br

Como se inscrever
Inscrições de 19 de setembro a 10 de outubro mediante o preenchimento do formulário padrão disponível para download, contendo um pequena carta de intenção (máx. 500 caracteres com espaços), mini-CV (máx. 500 caracteres com espaços) e a síntese de um projeto curatorial articulado com o tema da oficina (até 2 páginas) para oficinas@forumpermanente.org.

Para aqueles que não puderem acompanhar a atividade pública de modo presencial, o evento será transmitido ao vivo no site do Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.

Não se pode pensar a arte hoje sem considerar a internacionalização de sua circulação, seja da obra ou do próprio artista. Será a condição transnacional da arte capaz de romper com polaridades até então estabelecidas, entre circuitos hegemônicos e periféricos, territorialidade e pertencimento, nacional e internacional? Até que ponto o surgimento das megalópoles modificou tais polaridades? Os processos de internacionalização esbarram igualmente na concepção contemporânea de cidade, com o surgimento das cidades globais a imposição de uma imagem coerente de cidade como modo de controle sobre o território.

No terceiro ciclo das oficinas Curadoria e contexto, o tema Geopolítica e deslocamentos será apresentado a partir do diálogo das experiências do curador cubano Gerardo Mosquera e da urbanista Mariana Fix. De modos diversos, os colaboradores trarão à tona questões compartilhadas acerca de como os processos políticos e econômicos recentes emergem nas práticas culturais, seja como expressão artística, seja como paisagem urbana.

Mosquera aponta para uma abordagem da prática curatorial a partir dos deslocamentos culturais como estratégia de formação identitária. A partir da internacionalização da arte será preciso entender como a condição transnacional rompe com a neurose da identidade e os estereótipos totalizadores que afetaram as poéticas e discursos artísticos na América Latina. Assim o desafio cultural colocado na prática de uma arte internacional residiria na construção de uma arte diversificada, com uma pluralidade de visões, experiências e imaginários que não operam circunscritas em suas diferenças, mas a partir delas, chegando a uma construção de circuitos "horizontais".

Fix, por outro lado, revela dinâmicas políticas e econômicas que radicam os grandes conflitos urbanos, como as conexões entre o mercado financeiro global e o mercado imobiliário local. As relações entre planejamento urbano e as operações imobiliárias. A ideologia presente nos projetos arquitetônicos que se pretendem fechados para a cidade, fortificados para uma experiência urbana burguesa anti-pública.

Posted by Cecília Bedê at 5:07 PM

outubro 5, 2011

Financiamento à Cultura no Brasil no CEMEC, São Paulo

Financiamento à Cultura no Brasil
Características, aplicações e controvérsias dos principais mecanismos

Professores: Fábio de Sá Cesnik, José Mauricio Fittipaldi, Aline Akemi Freitas, Sirlene Ciampi

O curso tem por objetivo apresentar os principais mecanismos de financiamento à cultura atualmente existentes, seus aspectos legais e implicações. Aliando aspectos práticos relacionados à estruturação, execução e prestação de contas dos projetos a uma reflexão sobre a eficácia dos investimentos públicos em cultura, o curso oferece uma abordagem objetiva, destinado aos profissionais do setor cultural em geral.

17, 19, 24 e 26 de outubro de 2011

Valor: R$ 660

CEMEC - Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura
Rua Professor Frontino Guimarães 302, Vila Mariana, São Paulo - SP
11-2389-5708
redecemec.com.br

Historicamente, tem competido ao Estado o fomento às artes e à cultura no Brasil. Os últimos 15 anos, contudo, têm marcado o aumento da parceria entre Estado e Sociedade por meio das leis de incentivo, baseados em sistemas de renúncia fiscal.

Além dos temas indicados, o curso discutirá também o modelo adotado pela Lei Rouanet (que canaliza aprox. R$ 1 bi por ano para o setor cultural) e apresentará as principais características do PROCULTURA, sistema idealizado pelo Ministério da Cultura em substituição à Lei Rouanet, mas ainda tramitando no Congresso Nacional.

Programa:

17 de outubro (segunda-feira)
ENCONTRO 1| Apresentação geral do mecanismo (Lei Rouanet), Indicadores, Funcionamento tributário do mecanismo, Princípios gerais da lei e sua regulamentação, Histórico - Fábio de Sá Cesnik

19 de outubro (quarta-feira)
ENCONTRO 2| Aspectos fiscais do funcionamento do benefício, Limitações e vedações, Aspectos controversos do mecanismo de incentivo e reflexão sobre o PROCULTURA - José Maurício Fittipaldi

24 de outubro (segunda-feira)
ENCONTRO 3| Aspectos relacionados à formatação de projetos, O sistema eletrônico de apresentaçao de projetos: SALICWEB, Oficina prática - Aline Akemi

26 de outubro (quarta-feira)
ENCONTRO 4| Gestão e prestação de contas de projetos pela Lei Rouanet - Sirlene Ciampi

- Alunos participantes de outros cursos do CEMEC tem desconto automático de 15% em qualquer forma de pagamento.

Formas de pagamento:

* À vista no boleto ou depósito em conta.
* Parcelado em até duas vezes no boleto.

Posted by Cecília Bedê at 4:44 PM

outubro 4, 2011

II Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural, Porto Alegre

II Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural
Autenticidade e Patrimônio Cultural

Ministrantes: Andréa Lacerda Bachettini, Ascensión Hernandéz Martinez, Gaudêncio Fidelis, Isis Baldini, Jukka Ilmari Jokilehto, Teresa Cristina Toledo de Paula

O sucesso da primeira edição do Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural Conceitos e Técnicas mostrou a carência e o desejo por parte dos profissionais em aprofundar as discussões em torno das bases teórico-conceituais que alicerçam a aplicação das técnicas restaurativas. Neste sentido, estamos organizando a segunda edição do curso contemplando novas áreas de atuação, buscando aproximar os profissionais envolvidos com a preservação de nosso patrimônio histórico, artístico e cultural com pesquisadores de destaque no cenário nacional e internacional.

Por meio da reflexão acerca do conceito de autenticidade em patrimônio cultural, buscamos promover o amadurecimento profissional e a conscientização do público em geral para o ato crítico e criterioso de restaurar. Dessa forma, acreditamos estimular a transparência na contratação e execução de serviços de restauração, a informação da população e a melhoria na qualidade das intervenções.Restaurar é acima de tudo o ato extremo em busca da manutenção da memória e, como tal, deve ser criteriosamente executado para que não se corra o risco de perder o que se pretende salvar.

8 de outubro a 9 de dezembro de 2011 (*ver programação)

Inscrições / Reserva de vagas: cursosacorrs@gmail.com
Vagas limitadas

Valores:
a) Curso completo: R$ 160 – público geral
R$ 80 – estudantes

b) Por palestra: R$ 50 – público geral
R$ 25 - estudantes

Público Alvo: profissionais que atuem em Museus, Arquivos, Bibliotecas, Prefeituras, Ministério Público, Universidades e público em geral.

Informações: Museu da UFRGS
51-3308-3390/4022 ou museu@museu.ufrgs.br
www.museu.ufrgs.br

Departamento de Educação Patrimonial Secretaria do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS
Rua Eng°. Luiz Englert, s/n°, sala 22 - Antigo Prédio da Química, Porto Alegre - RS
51-3308-3018/4216
www.predioshistoricos.ufrgs.br

PROGRAMAÇÃO

8 de outubro, sábado
Horário: 9h-13h
Tema: Preservação de Arte Contemporânea
Palestrantes: Isis Baldini / CCSP, Gaudêncio Fidelis / MARGS
Mediação: Nei Vargas - SPH/UFRGS
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS

19 de outubro, quarta-feira
Horário: 13h30-17h30
Tema: O Conceito de Autenticidade no Patrimônio Cultural
Palestrante: Jukka Ilmari Jokilehto / Roma
Mediação: Vera Barroso / Santa Casa
Local: Anfiteatro Hugo Gerdau (Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia)
Av. Prof. Annes Dias, 295 – Porto Alegre / RS

5 de novembro, sábado
Horário: 9-13h
Tema: Preservação de Têxteis
Palestrantes: Teresa Cristina Toledo de Paula / Museu Paulista / USP, Andréa Lacerda Bachettini / UFPEL
Mediação: Lígia Fagundes / Museu da UFRGS
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito
Av. João Pessoa, 80

9 de dezembro, sexta-feira
Horário: 9-13h
Tema: Autenticidade e Patrimônio
Palestrante: Ascensión Hernandéz Martinez / Universidad de Zaragoza Cultural
Mediação: Luiz Fernando Rhoden / ACOR-RS
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS

Isenção de pagamento para:
a) Sócios da ACOR-RS em dia com anuidades Promoção: ACOR-RS – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura, UFRGS (Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS e Museu da UFRGS)

Apoio: Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia

Posted by Cecília Bedê at 5:30 PM