|
julho 26, 2011
Orientação em Projetos e Práticas Artísticas na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo
Orientação em Projetos e Práticas Artísticas
Professores: Daniela Castro, Fabio Cypriano, Lisette Lagnado, Marcos Moraes, Marilá Dardot, Mirtes Marins de Oliveira, Mauricio Ianês
Programa voltado tanto para artistas recém-formados como para aqueles com experiências expositivas de seus trabalhos, interessados em um diálogo criativo com professores, artistas, críticos e curadores para uma troca que articule a produção em contexto local e outro, de maior âmbito.
A partir de 15 de agosto de 2011, segundas, terças e quartas, eventualmente aos sábados,19-22h40
Inscrições até 15 de agosto de 2011
Pelo site: www.fasm.edu.br
Investimento mensal: R$ 650
Faculdade Santa Marcelina - FASM
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824-5800
www.fasm.edu.br
Público alvo: Artistas recém formados ou aqueles com experiências expositivas que desejem um acompanhamento e orientação qualificada para suas práticas. O programa interessa também àqueles que pretendem, além da orientação, o desenvolvimento de uma monografia, que dará a certificação do programa como especialização.
Carga horária: 360h
Processo seletivo: Apresentação por escrito de projeto de trabalho, portifólio e entrevista
Objetivos
O programa, com duração de 01 ano (360 horas), tem como objetivo oferecer um ambiente estimulante à produção artística com apoio em interlocuções qualificadas para desenvolvimento de um ou mais projetos em arte contemporânea. O programa será conduzido por artistas, curadores, críticos e pesquisadores voltados às questões da produção artística atual.
Conteúdo Programático
Os encontros de trabalho se desenvolverão duas vezes por semana e eventualmente aos sábados (em visitas orientadas à exposições e ateliês), a partir dos seguintes eixos/disciplinas/seminários:
- Estudo orientado: textos fundamentais da arte contemporânea – 80 H
- Leitura crítica da produção artística própria – 160 H
- Visitas orientadas: exposições e ateliês – 40 H
- Encontro com artistas – 60 h
- Orientações para desenvolvimento de textos (para aqueles que pretendem o certificado de especialização) – 20 H
Dynamic Encounters especial Rio de Janeiro
Dynamic Encounters especial Rio de Janeiro
Professores: Charles Watson, Frederico Carvalho, Luiz Ernesto, Pedro França
O Dynamic Encounters realiza há dezenove anos workshops com foco em arte contemporânea e, em agosto de 2011, fará uma programação especial no Rio de Janeiro. Ao longo de 4 dias, faremos visitas a ateliês de artistas, galerias de arte e exposições em destacadas instituições culturais da cidade. Os artistas plásticos que vão receber o grupo abordarão seus processos de criação e falarão sobre seus recentes trabalhos.
Ateliês e espaços a serem visitados:
Alice Miceli / Cadu / Eduardo Berliner / Lucia Laguna / Luiz Alberto Oliveira / Marco Veloso / Paulo Vivacqua / Tunga / Caixa Cultural / Casa França Brasil / MAM
11 a 14 agosto de 2011
R$1.450 à vista
EAV–Parque Lage
Jardim Botânico 414, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 / 2553 3748 / 2553 9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net
Em breve programação detalhada
Arte brasileira contemporânea: introdução a uma história sem fim com Ana Teixeira e Iara Freiberg na Fundação Ema Klabin, Rio de Janeiro
Arte brasileira contemporânea: introdução a uma história sem fim
Professoras: Ana Teixeira e Iara Freiberg
A história das obras de arte e das práticas artísticas paira, ainda, como uma grande incógnita para o público em geral. Como “entender” a arte contemporânea? Como localizar a arte contemporânea dentro do contexto brasileiro?
Este curso pretende promover reflexões sobre a arte e o fazer artístico, facilitar o entendimento e a compreensão da arte contemporânea, por meio da apreciação e da contextualização de obras de artistas brasileiros que vêem trabalhando desde a segunda metade do século XX até hoje.
Cada um dos quatro módulos enfocará um assunto ou formato específico que será apresentado por meio de uma série de obras de artistas brasileiros contemporâneos.
Agosto a novembro de 2011, 20-22h
(ver programação por módulos)
Aula Introdutória gratuita (vagas limitadas): 8 de agosto, segunda-feira, 20h
Inscrições: pelo e-mail contato@projetocultura.com.br ou pelos telefones: 3081-5845 / 2307-0767 / 2339-0767
Valor: R$ 280 por módulo (R$140 na inscrição + uma parcela de R$140)
20% Desconto para pagamento dos 4 módulos = 4 parcelas de R$ 224 para pagamento até 31/07
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo
Informações no ProjetoCultura: 3081-5845 / 2307-0767
www.projetocultura.com.br
Módulo 1 - Materialidade como discurso (o olhar através do objeto)
15, 22, 29 de agosto e 5 de setembro
Módulo 2 - Imaterialidade como discurso (a obra além do objeto)
12,19,26, de setembro e 03 de outubro12
12/09 - Desde quando a arte passa a ter importância além do objeto
19/09 - Arte conceitual
26/09 - Arte política
03/10 - Video arte
Módulo 3 - O discurso dos meios – a obra-objeto (a imagem como discurso, o objeto como discurso)
10, 17, 24, 31 de outubro
10/10 - A pintura e a escultura tradicionais
17/10 - A pintura e a escultura hoje
24/10 - Arte Postal
31/10 - Os artistas que não fazem mais a obra
Módulo 4 - Outros discursos (o não-objeto)
07, 14, 21, 28 de novembro
07/11 - Performance vs. Ações
14/11 - Arte relacional
21/11 - Obras sonoras
28/11 - A palavra nas obras
Professoras
Ana Teixeira (www.anateixeira.com) é artista e mestre em Poéticas Visuais pela USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil. Ministra cursos sobre arte e promove encontros reflexivos em bienais, museus e galerias.
Iara Freiberg (www.flickr.com/photos/iarafreiberg/sets) é artista formada pela ECA-USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil. Ministra cursos sobre arte e trabalha nas áreas de museologia e produção de exposições em instituições públicas e privadas.
Conteúdo
Introdução à arte contemporânea, A arte além da pintura e da escultura, Instalação/site specific/diferença de intervenção, Land art/arte urbana.
julho 20, 2011
O que é e para que serve a crítica de arte? com Pedro Duarte de Andrade no POP, Rio de Janeiro
O que é e para que serve a crítica de arte?
Professor: Pedro Duarte de Andrade
Na modernidade, a crítica ganhou presença marcante em nossa cultura, abrindo um espaço de pensamento decisivo até hoje para entender o cenário contemporâneo da arte. O objetivo deste curso é esclarecer a razão de ser filosófica, a formulação teórica e os desafios práticos da crítica de obras de arte, sejam elas plásticas, literárias, poéticas, teatrais, cinematográficas, entre outras.
31 agosto a 28 setembro de 2011
Valor: R$340,00
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico Rio de Janeiro-RJ
21-2286-3299 / 2286-3682
www.polodepensamento.com.br
Programa
31 de agosto
O que é a autonomia do sentimento estético? A diferença do juízo de gosto diante do moral e do cognitivo; o livre jogo da imaginação; a crítica reflexiva.
14 de setembro
Por que gosto se discute? A natureza subjetiva do juízo de gosto e sua pretensão à validade universal, segundo Kant; o pensamento sem conceitos da estética.
21 de setembro
Como assimilar o novo? A crítica romântica centrada na obra original, e não mais nas regras clássicas ou na figura do artista.
28 de setembro
Qual a linguagem da crítica? O desafio intelectual e ético de falar sobre a arte; a temporalidade das obras e a crítica, segundo Walter Benjamin.
Sobre Pedro Duarte de Andrade
Pedro Duarte de Andrade é doutor em filosofia pela PUC-Rio e professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UniRio. É pesquisador e tem artigos publicados nas áreas de estética, filosofia contemporânea e história da filosofia, tanto em periódicos especializados quanto na grande mídia. É autor de Estio do tempo: romantismo e estética moderna (Zahar, 2011).
Leis de incentivo à cultura e formatação de projetos culturais com Adriana Donato e Daniel Bende no no Santander Cultural, Porto Alegre
Leis de incentivo à cultura e formatação de projetos culturais
Ministrantes: Adriana Donato e Daniel Bende
Os tópicos do curso são: leis de incentivo, conceitos de gestão cultural: lei rouanet, pró-cultura e fumproarte; e elaboração de projetos e captação de recursos.
11 e 12 de Agosto de 2011
Valor: 250,00 (duzentos e cinquenta reais) ou 200,00 (duzentos reais) para pagamento antecipado até o dia 05 de agosto
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro 1028, Centro Histórico, Porto Alegre - RS
51-3264-5541, 14-17h ou gaiusmaecenas@gmail.com
www.santandercultural.com.br
Programa:
LEIS DE INCENTIVO, CONCEITOS DE GESTÃO CULTURAL: LEI ROUANET, PRÓ-CULTURA E FUMPROARTE:
1. Política Cultural – Estrutura do poder Público
2. Espaços Culturais
3. Leis de Incentivo à Cultura: Federal, Estadual e Municipal
4. Renuncia Fiscal, Fundos e Prêmios
5. Entendendo a Lei Rouanet (Mecenato, FNC e SICONV)
6. Pró Cultura (LIC e FAC)
7. Fumproarte
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
1. Como elaborar um Projeto - Técnicas
2. Como elaborar um projeto Lei Rouanet
3. Fontes de Financiamento
4. Como elaborar um projeto para o LIC e Fumproarte
5. Fontes de Financiamento, LIC e Fumproarte
6. Projeto de venda
7. Captação de recursos
Sobre os ministrantes:
Adriana Donato:
Exerce atividades em Consultoria e Gestão Cultural. Pós-Graduanda em Economia da Cultura - UFRGS; Graduada em Artes Visuais - UFRGS. É pesquisadora em Políticas Culturais e Incentivos Fiscais e Diretora da Gaius Maecenas; Parecerista do Ministério da Cultura nas áreas: Artes Visuais e Infraestrutura Cultural e Professora de Legislação Cultural do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica na FATO. Ministra cursos sobre o assunto há mais de dois anos.
Daniel Bender:
Consultor, historiador e mestrando em Memória Social e Bens Culturais; produtor cultural; ex diretor da Lei de Incentivo à Cultura do RS; conselheiro da comissão do FUMPROART; fundador e integrante da Organização Caminhos da Cultura (Oscip). Como consultor, atua em trabalhos de elaboração, formatação, gestão administrativa, orientação para a captação de recursos e prestação de contas de projetos visando o seu enquadramento nas leis de incentivo e convênios. Atualmente realiza cursos de Elaboração de Projetos para Mobilização de Recursos, Aspectos Legais da Organização da Sociedade Civil e Gestão para a Sustentabilidade, e é Parecerista do Ministério da Cultura.
Fotografia Contemporânea – Linguagem e pensamento no CCBNB, Fortaleza
Fotografia Contemporânea – Linguagem e pensamento
Participantes: Bertrand Lira, Cássio Vasconcelos, Cristiana Parente , Eder Chiodetto, Flavya Mutran , Isabel Amado , Marcelo Brodsky, Mariano Klautau , Mauro Kourye, Miguel Chikaoka, Patrícia Veloso , Ricardo Peixoto, Rubens Fernandes, Silas de Paula, Tiago Santana
Com o Seminário de Fotografia Contemporânea, Linguagem e Pensamento, o Centro Cultural do Banco do Nordeste, em parceria com o Fórum da Fotografia-Ceará, proporcionam um espaço de reflexão e debate aglutinador de olhares diferenciados com a presença de importantes pesquisadores, acadêmicos, curadores e fotógrafos para promover um amplo debate crítico, com a finalidade de expandir a discussão sobre a linguagem e o pensamento fotográfico.
A proposta é de apresentar um painel de debates sobre os estudos, reflexões e experiências estéticas desenvolvidos pelos convidados, assegurando uma visão ampla sobre as questões pertinentes da linguagem fotográfica, com abertura para um campo de possibilidades relacionadas às escrituras e às leituras da imagem e proporcionar uma reflexão sobre a presença da imagem fotográfica na cultura contemporânea.
16 a 20 de agosto de 2011
Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3108 ou jacquerlm@bnb.gov.br
www.ccbnb.art.br
Programação
16/08
18h - Palestra de abertura da exposição com Marcelo Brodsky, Cássio Vasconcelos e Tiago Santana
Local: CCBNB-Fortaleza
17/08
16-18h - Palestras:
Bertrand Lira(PB): O retrato como fonte para um inventário de fotógrafos.
Patrícia Veloso(CE): Chico Albuquerque e a fotografia Moderna no Brasil.
Miguel Chikaoka(PA): Fototaxia - em busca do elo perdido
18h30 - Visita guiada por Marcelo Brodsky (Argentina) / Cássio Vasconcelos (SP)/ Tiago Santana (CE) às exposições do CCBNB
19-21h - Debate: galeristas Eduardo Brandão (SP) e Max Perligueiro (RJ)
Local: CCBNB-Fortaleza
18/08
16-18h - Palestras:
Mariano Klautau (PA), ), Belém - Outros circuitos fotográficos. Outro posto de observação
Ricardo Peixoto (PB), Panorama da fotografia brasileira produzida na parahyba
Silas de Paula (CE), Fotografia Contemporânea (O retrato no Ceará)
19-21h – palestra com Rubens Fernandes (SP) e lançamento Livro da coleção Photo Poche -Tiago Santana.
Local: CCBNB-Fortaleza
19/08
16-18h30 - Palestras:
Flavya Mutran (PA), EGOSHOT: território do rosto ágrafo.
Mauro Kourye (PB), Imagem Fotográfica na Academia Brasileira Atual.
Cristiana Parente (CE), A Fotografia Contemporânea e o Jovens Fotógrafos Cearenses
Local: CCBNB-Fortaleza
20/08
10-12h30 – Workshop Fotografia e Mercado de arte com a galerista Isabel Amado (SP)
Local: auditório do Dragão do Mar
16h30 - Debate com Curador Eder Chiodetto (SP) e prof. Silas de Paula (CE): Fotografia Contemporânea.
Local: CCBNB-Fortaleza
Movimento e Ação: Arte da Performance na Escola Angel Viana, Belo Horizonte
Movimento e Ação: Arte da Performance
Professores: Angel Vianna, Dudude, Fernando Mencarelli, Garrocho,Gil Amâncio, Glória Reis, Irene Ziviane, Marcelo Kraiser, Marco Paulo Rolla, Marco Heleno Barreto, Marcos Hill, Paola Rettore, Rodrigo Campos, Ricardo Garcia, Rocio Infante e artistas convidados.
A Faculdade Angel Vianna, em parceria com Paola Rettore CASA, oferecem em Belo Horizonte o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Movimento e Ação: Arte da Performance. O curso propõe-se a abordar a performance em seus vários aspectos e é destinado a artistas, professores e estudantes de artes e áreas afins.
Inscrições até 22 de agosto de 2011
Período de realização: de agosto de 2011 a novembro 2012 – Quinzenal – Sábados e Domingos
Paola Rettore CASA
Rua Nova Era, 147 - Sion - Belo Horizonte – 30315-380
31-9871-2414 e 21-2551-0099
www.escolaangelvianna.com.br
julho 19, 2011
Cidade-Dispositivo no Oi Futuro, Rio de Janeiro
Cidade-Dispositivo
Participantes: Alain Fleischer, Carolina Gonçalves, Cezar Migliorini, Cláudio da Costa, Maia Da-Rin, Marina Meliande, Robin Rimbaud
Era uma vez... trará ao espaço Oi Futuro Ipanema obras produzidas na consagrada escola francesa Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, dirigida pelo cineasta e escritor Alain Fleischer. Haverá projeções também em espaços culturais nas comunidades da Maré, Vidigal e Cidade de Deus. O Oi Futuro Ipanema funcionará como uma base em que o visitante terá um mapa do Rio de Janeiro onde serão vistas as três comunidades envolvidas no evento. Cada uma das localidades será mostrada nesse mural através de câmeras de vigilância, que transmitirão imagens apenas das salas expositoras.
11 de agosto a 5 de setembro de 2011
Oi Futuro Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 54 - Ipanema
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil
21 -3201-3010
www.oifuturo.org.br
Programação
11/8 – Carolina Gonçalves, Maia Da-Rin e Marina Meliande (alunas brasileiras que estudaram em Le Fresnoy)
17/8 – Robin Rimbaud (performer musical) e Cezar Migliorini (professor e pesquisador do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF)
25/8 – Cláudio da Costa (Instituto de Artes da Uerj) e Dominique Païni (ensaísta e crítico de cinema)
1/8 – Vídeos Comunidades
5/9 – Alain Fleischer (fundador e diretor de Le Fresnoy)
julho 13, 2011
V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber 2011 na UFSC, Florianópolis
V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber 2011
Palestrantes: Cícero Inácio da Silva, Enrique Rivera, Joasia Krysa e Jon Ippolito, Giselle Beiguelman
V Simpósio Nacional da ABCiber abre-se como um espaço para discussão e reflexão acerca de temáticas que envolvem a cibercultura. Tais reflexões são fundamentais uma vez que a própria cibercultura tornou-se o nosso mundo, a nossa atmosfera material e imaterial, simbólica e imaginária, a configuração específica da vida humana em sua fase histórica presente. Pretendemos, com esse Simpósio, fomentar a produção científica e artística que derivem de tópicos do ciberespaço, destacando o papel da arte digital neste (já não tão) novo cenário social-histórico. O V Simpósio da ABCiber, com as palestras, mesas temáticas, plenárias especiais, oficinas, apresentações, performances e exposições, irá refletir sobre novas práticas das poéticas do ciberespaço e suas metodologias de criação e apropriação; sistematizar o conhecimento produzido em rede; mapear o contexto histórico; e construir a memória desta produção incluindo o circuito, os currículos das IES e as iniciativas de fomento na área.
Inscrições até 13 de novembro de 2011
Realização: 16 a 18 de novembro de 2011
Valor: taxas variam de acordo com a data de inscrição (ver no site)
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus da Trindade - Florianópolis - SC
abciber2011@gmail.com
www.simposio2011.abciber.org
Programação:
16/11
9-12h: Cadastramento
11-15h: Oficinas
13-17h: Apresentações
17-19h: Plenária Especial: Hacktivismo com Giselle Beiguelman
19h30-21h30: Keynote Speakers com Joasia Krysa e Jon Ippolito
21h30: Abertura de exposição com coquetel
17/11
9-12h: Palestrante e Mesas Temáticas
11-15h: Oficinas
13-17h: Apresentações
17-19h30: Plenária Especial: Laboratórios e Nós de Produção com Enrique Rivera
19h30-21h20: Assembleia Geral
21h30: Lançamento de livros
18/11
9-12h: Palestrante e Mesas Temáticas
11-15h: Oficinas
13-17h: Apresentações
17-19h30: Planária Especial: Arte e Cultura Digital com Cícero Inácio da Silva
19h30-21h30: Discussão das apresentações, plenárias e mesas temáticas / Encerramento
julho 11, 2011
Laboratório de pesquisa e prática de texto em arte com Douglas de Freitas e Fernanda Lopes no Atelier A pipa, São Paulo
Laboratório de pesquisa e prática de texto em arte
Ministrantes: Douglas de Freitas e Fernanda Lopes
Coordenado por Fernanda Lopes e Douglas de Freitas, a proposta visa a prática da escrita em arte com o desenvolvimento periódico de textos sobre a produção de artistas e exposições em cartaz para a discussão em grupo. Os encontros acontecem semanalmente e também propõem o estudo da história da crítica de arte a partir da análise de seus principais autores e a discussão de textos fundamentais para a crítica e a história da arte, sempre tendo como referência a produção artística da época em que o texto foi produzido.
Início: 15 de agosto de 2011, quintas-feiras, 20-23h
Valor: 4 x R$300 mensais
Rua Fidalga nº 958, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2506-0096 / 8389-9755 ou contato@apipa.com.br
www.apipa.com.br
Sobre os ministrastes
Fernanda Lopes é curadora do Centro Cultural São Paulo e pesquisadora residente do Projeto Ateliê Aberto #5 da Casa Tomada (SP). Mestre em História e Crítica de Artes pela EBA/UFRJ, jornalista e pesquisadora, atua desde 2000 na área de artes visuais. Sua tese de mestrado A Experiência Rex: "Éramos o Time do Rei" ganhou o prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça, pela Funarte, em 2006, na categoria Monografia, publicada pela editora Alameda Editorial (SP,
2009). Foi curadora da sala dedicada ao Grupo Rex na 29ª Bienal de São Paulo.
Douglas de Freitas é Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, com formação complementar em desenho de exposições, história da arte, crítica e curadoria; foi estagiário na curadoria de artes plásticas do Centro Cultural São Paulo entre 2006 e 2008. Atualmente integra a equipe de curadoria e programação do Museu da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, onde é responsável pela coordenação da produção do I Edital de Arte na Cidade da Prefeitura e pela curadoria da Capela do Morumbi.
Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem com Edith Derdyk na Intermeios, São Paulo
Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem
Orientação: Edith Derdyk
Estes encontros terão como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal na interação teórica e prática.
O ponto de partida para cada encontro será sempre a leitura de alguns fragmentos de livros, tais como: Palomar, de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, O partido das coisas, de Francis Ponge, Livro de Areia, de J. L. Borges, e poemas de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas, anunciando possibilidades de construção do olhar como gerador de múltiplos significados.
Os encontros pretendem proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, xerox, colagem, vídeo, livro-objeto.
Período de realização: 9 a 30 de agosto de 2011, terças, 20-22h
Editora Intermeios - Casa de Artes e Livros
Rua Luís Murat 40, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2338-8851
www.intermeioscultural.com.br
julho 8, 2011
Para compreender a arte contemporânea: uma história multilinear da complexidade da arte atual no Instituto Cervantes, São Paulo
Para compreender a arte contemporânea: uma história multilinear da complexidade da arte atual
Coordenação: Daniela Bousso e Lucia Santaella
Este curso tem por objetivo levar as pessoas a conhecerem a história da arte, tendo em vista compreender, refletir e desenvolver práticas relativas à arte atual. O curso busca, também, inserir a arte tecnologia ou a mídia art no contexto da arte contemporânea, demonstrando que as novas mídias não são segmentadas, mas integradas à história da arte desde o Modernismo com seus antecedentes históricos, até a atualidade.
17 de agosto a 7 de dezembro, quartas-feiras, 18h30-21h30.
Inscrição
- As inscrições deverão ser realizadas no Instituto Cervantes no dia 16 de agosto, terça-feira, 11-16h ou 17 de agosto, quarta-feira, 16-18h
- As vagas serão preenchidas por ordem de chegada
Email para reserva de vagas: suelymo@yahoo.com.br
Valor: R$ 360*
Instituto Cervantes - SP
Av. Paulista 2439, Cerqueira César, São Paulo - SP
11-3897-9609 ou informasao@cervantes.es
www.saopaulo.cervantes.es
Público Alvo
Estudantes de arte, jornalistas culturais, artistas, professores de arte, profissionais da área de museus, arte educadores, aspirantes à crítica e curadoria, profissionais da área da cultura, estudantes e profissionais de comunicação e semiótica e todos que estiverem voltados a uma atualização cultural.
Pré-requisito
Graduação na área de humanas
Este curso tem por objetivo levar as pessoas a conhecerem a história da arte, tendo em vista compreender, refletir e desenvolver práticas relativas à arte atual. O curso busca, também, inserir a arte tecnologia ou a mídia art no contexto da arte contemporânea, demonstrando que as novas mídias não são segmentadas, mas integradas à história da arte desde o Modernismo com seus antecedentes históricos, até a atualidade.
A partir desses níveis de capacitação, o objetivo final é habilitar o (a) estudante para a identificação dos procedimentos e recursos das linguagens da arte, de modo a estabelecer analogias diversas entre obras e artistas, desenvolvendo relações criativas de sincronia no tempo e no espaço que são fundamentais para o exercício da atividade crítica, curatorial e educacional.
Para isso, o curso apresentará um panorama da história da arte, com ênfase no último século e meio, como base para o estabelecimento de intersecções da arte com suas técnicas e suportes, das artes entre si e da arte nos seus contextos.
Será oferecido certificado de conclusão dos módulos.
*Condições de matrícula e pagamento
4 cheques pré-datados no valor de R$ 90
Formação em arte contemporânea - SESC_Videobrasil
Formação em arte contemporânea - SESC_Videobrasil
Coordenação: Valquíria Prates
Um ciclo de formação em arte contemporânea voltado a educadores abre, em agosto, a programação da Curadoria Educativa do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Com foco especial em professores do ensino formal, arte-educadores e estudantes de arte.
Os inscritos participam de uma série coordenada de oficinas, que preparam para uma abordagem educativa dos conteúdos do Festival e exploram caminhos da produção contemporânea por meio de obras presentes na Videoteca Videobrasil, instalada na unidade.
Inscrições a partir de 25 de julho de 2011
Realização: 6 de agosto a 8 de outubro, sábados, 10h30-13h
Vagas limitadas
As inscrições podem ser feitas no SESC Pinheiros.
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme 195, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3095-9496
www.sescsp.org.br
Oficinas
6 de agosto de 2011
Joseph Beuys: arte como educação, educação como arte
13 de agosto de 2011
O vídeo na arte contemporânea e como dispositivo na educação
3 de setembro de 2011
Linguagens em convergência na arte contemporânea – Experimentação de processos criativos na escola
10 de setembro de 2011
Performance, ação, registro – Arte como política na escola
1 de outubro de 2011
O ateliê é o mundo – Projetos de inserção e transformação de contextos
8 de outubro de 2011
Arte, vida e narrativa em processos de formação
Encontro Sul Americano – Inventando o Lugar no CCBNB, Fortaleza
Encontro Sul Americano – Inventando o Lugar
Idealização e curadoria: Beatriz Lemos e Yuri Firmeza
Em formato de mesas-redondas, workshops e intervenções este encontro pretende reunir agentes formadores e articuladores de cenas artísticas em países da América do Sul. Com o intuito de apresentar e discutir o panorama das artes visuais na contemporaneidade o encontro tem como base a idéia de mobilidade, deslocamento e intercâmbio entre países deste continente focando em iniciativas, projetos e obras que estimulem ou problematizem a questão. Como conseqüência, as conversas pretendem discutir as realidades políticas e sociais de cada país representado através de suas respectivas dinâmicas de circulação internas e externas. O encontro reunirá críticos, curadores, artistas visuais e pesquisadores que estarão envolvidos - em sua maioria - em mais de uma atividade proposta para o evento, reconhecendo, assim, as diferentes atuações desses profissionais.
10 a 14 de Agosto de 2011
Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3238 ou cultura@bnb.gov.br
www.bnb.gov.br/cultura
Programação
Ciclo de mesas
Mesa 1 - quarta-feira, 18-21h
Dinâmicas para mobilidade
Pensar e pontuar estratégias de mobilidade na arte a partir de uma proliferação de programas de residência na América do Sul. Em que momento esses programas se consolidam e passam a legitimar artistas e críticos? Quais são seus paradoxos, diferenças e impactos no sistema de arte?
Mediação: convidado de Fortaleza
Paulina Varas / CRAC (Valparaíso, Chile)
Wallace Masuko (São Paulo)
Francisca Caporalli / JACA (Belo Horizonte)
Mesa 2 - quinta-feira, 14-17h
Arquivo e memória do presente
Que atitudes operar para que se ative a potência da memória no presente em detrimento de mero arquivo nostálgico? A circulação de conhecimento que potencializa um (re)conhecimento entre mundos.
Mediação: Solon Ribeiro (Fortaleza)
Maria Fernanda Cartagena (Quito, Equador)
Lia Colombino (Assunção, Paraguai)
Newton Goto (Curitiba)
Mesa 3 - quinta-feira, 18-21h
Produção crítica e deslocamento
Pensar é pensar em rede? Qual a importância crítica em acompanhar este movimento de intercâmbios em contexto sul-americano? A crítica/curadoria e o contexto cultural.
Mediação: Pablo Assumpção (Fortaleza)
Rodrigo Quijano (Lima, Peru)
Esteban Alvarez (Buenos Aires, Argentina)
Clarissa Diniz (Recife)
Mesa 4 - sexta-feira, 18-21h
Arte, especificidade e globalização
Local/global. Híbridos. Clausura. Identidade. Representação. Fluxo. Antropofagia.Em que regime de produção os artistas se inserem ao transitarem incessantemente entre lugares? Como e o que produzem nos lugares por onde passam? Deixam resquícios?
Mediação: Enrico Rocha (Fortaleza)
Maria Isabel Rueda (Bogotá, Colômbia)
Elisita Balbontin (Santiago, Chile)
Giseli Vasconcellos (Belém)
Oficinas
Fotografia - Maria Isabel Rueda (Colômbia) – quarta a sexta-feira, 9-12h
Serigrafia - Elisita Balbontin (Chile) – quarta a sexta-feira, 9-12h
Encontro com curadores
Quarta a sexta-feira, 14-17h
Rodrigo Quijano
Esteban Alvarez
Maria Fernanda Cartagena
Apresentações/performances
Makaroni (Chile)
Uirá dos Reis (Fortaleza)
13 de agosto, sábado, 18h
Alpendre
Rua José Avelino 495, Praia de Iracema, Fortaleza - CE
Lançamentos de Publicações e websites como iniciativas de intercâmbio
Exposição/difusão de publicações independentes. Canal de intercâmbios e circulação de trabalhos entre diferentes países.
12 de agosto. sexta-feira, 22h
Salão das Ilusões
Rua Coronel Ferraz 80, Centro, Fortaleza - CE
Apresentação
As mesas constituem um território de identificação entre as diferentes cenas e terão como abordagens as iniciativas que impulsionam a mobilidade artística; a atual produção crítica que tensiona fronteiras e produz deslocamentos; as pesquisas e a construção de uma memória coletiva e a produção artística que dialoga com um pensamento social e político.
Como momento pontual para trocas entre artistas, curadores e público as oficinas (ou workshops) estabelecem a comunicação direta, na prática, das experiências e pesquisas desenvolvidas pelos participantes. Situa-se, na idéia norteadora do encontro, a oportunidade de aproximação entre os artistas, fato que, muito provavelmente, gerará parcerias e desdobramentos.
Haverá, dentro da programação do evento, a apresentação e experiência do projeto Percursos Urbanos, idealizado pela ONG Mediação de Saberes. A ocasião será como uma “pesquisa de campo” dentro do ônibus, discutindo a relação da arte nos espaços públicos e da arte em esfera pública na cidade de Fortaleza.
Propomos como norte de pensamento as seguintes questões:
*De onde parte a necessidade de deslocamento e o que implica na produção artística?
*Trata-se de necessidade profissional ou demanda legitimadora da qual os artistas/pensadores/curadores são cada vez mais solicitados a “cumprir”?
*Viajar para que? Pela experiência individual do artista? Pela relação que estabelece com o contexto ao qual se insere? Que relações seriam essas?
Criação de games com Luiz Carneiro na Intermeios
Criação de games
Professor: Luiz Carneiro
O objetivo do curso é a criação de protótipos de games de baixa fidelidade (tabuleiro), com base em teorias específicas dos games, em teorias dos meios de comunicação e no apontamento de referências artísticas. Os games serão examinados como forma de comunicação independente e como um meio que agrega em si diferentes linguagens. As propriedades específicas de um projeto de game serão abordadas (átomos de game, conceito, narrativa, documento de design de game, iteração) e receberá ênfase especial a criação de uma proposta criativa diferenciada, com base em estruturas clássicas de jogos de tabuleiro e de games, no exame de games clássicos de várias plataformas (via emuladores e, na medida do possível, em consoles originais) e na experimentação livre baseada nas preferências e referências pessoais dos alunos.
18, 20, 22, 25, 27 e 29 de julho de 2011
Valor do curso: R$150,00
Intermeios - Casa de artes e livros
Rua Luis Murat 40, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2338-8851 ou joaquim@intermeioscultural.com.br
www.intermeioscultural.com.br
Sobre Luiz Carneiro
Luiz Carneiro é professor das disciplinas "Adaptação de obra original" e "Narrativas de ficção para as novas mídias" na pós-graduação em Roteiro Audiovisual do Senac Lapa-Scipião. Também é professor de "Linguagens e estruturas do discurso" na FMU, e de "Narrativas de games" na Alpha Channel. É pesquisador de linguagens, com mestrado desenvolvido na PUC-SP sobre a estrutura narrativa de Watchmen, desenvolvendo trabalhos nas áreas de games, histórias em quadrinhos e literatura. Ministrou curso de Criação de Games Literários no Museu da Língua Portuguesa e curso de Criação Artística na Casa das Rosas.
Dynamic Encounters Texas / New York
Dynamic Encounters Texas / New York
Professores/Equipe: Charles Watson, Frederico Carvalho, Jailton Moreira, Pedro França
Em 2011, ano em que o DYNAMIC ENCOUNTERS comemora seu 19º aniversário, faremos uma programação especial nos Estados Unidos visitando New York e, pela primeira vez, cidades do Texas. No Texas, faremos 4 dias de visitas a instituições de destaque em Houston e Marfa. Em New York, serão 8 dias de palestras e discussões sobre arte nos principais museus, galerias de arte e ateliês de artistas, com ênfase em arte contemporânea.
09 a 24 novembro de 2011
Dynamic Encounters
21-2553-3748 / 9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net
Programação
09 NOV
CHEGADA EM HOUSTON
Dia livre
20:00 Jantar do grupo
10 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00
ROTHKO CHAPEL
Fundada com intenções filantropistas por Johne Dominique de Menil em 1971, a Rothko Chapel é um santuário íntimo disponível para pessoas de todas as crenças. Um ambiente tranquilo e meditativo é criado a partir das amplas telas de Mark Rothko, a Rothko Chapel recebe anualmente mais de 60.000 visitantes.
CY TWOMBLY GALLERY
Uma colaboração entre a Menil Collection, a Dia Foundation e o proprio artista, a Cy Twombly Gallery reflete não só o compromisso da família Menil em trabalhar com artistas contemporâneos chave, mas também um padrão de apresentação que garante aos visitantes uma experiência intima e sem mediação com a obra do artista. Os trabalhos em exposição na Cy Twombly Gallery compreendem uma autêntica retrospectiva da carreira do artista e incluem telas, esculturas e séries de pinturas e desenhos.
12:00 Almoço
13:30 THE MENIL COLLECTION
_na coleção.
Dan Flavin, Arshile Gorky, Willem de Kooning, Walter de Maria, Jasper Johns, Ellsworth Kelly, Yves Klein, Barnett Newman, Jackson Pollock, Robert Rauschenberg, Mark Rothko, Jean Tinguely, Cy Twombly, Andy Warhol, entre outros.
15:30 DAN FLAVIN INSTALATION
Em 1990, Dominique de Menil solicitou ao escultor minimalista Dan Flavin a criação de uma instalação permanente, site-specific, para o Richmond Hall, na época um espaço anexo de exposições da Menil Collection. Flavin concluiu o o design para o espaço em 1996, apenas 2 dias antes de sua morte. O estúdio do artista foi responsável pela conclusão da obra.
20:30 Jantar livre
11 NOV
Café da manhã
Saída do hotel
Vôo Houston-El Paso
Chegada em El Paso
Viagem de ônibus a Marfa
Chegada em Marfa
Jantar livre
12 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 CHINATI FOUNDATION
Carl Andre, Ingólfur Arnarsson, John Chamberlain, Dan Flavin, Roni Horn, Donald Judd (incluindo 100 Untitled Works in Mill Aluminum,
15 Untitled Works in Concrete e The Arena), Ilya Kabakov, Richard Long, Claes Oldenburg & Coosje van Bruggen, David Rabinowitch, John Wesley
13:00 Almoço
14:30 GALPÃO JOHN CHAMBERLAIN
16:00 DONALD JUDD’S STUDIO
20:00 Jantar livre
13 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 JUDD FOUNDATION
A Judd Foundation detem e conserva os espaços de trabalho e da vida privada do artista Donald Judd em Marfa, Texas.
13:00 Almoço
14:30 CHINATI FOUNDATION
Esculturas externas nos jardins da instituição
19:00 Encontro do grupo
21:00 Jantar livre
14 NOV
Café da manhã
CHECK-OUT
Traslado ao aeroporto de El Paso
Chegada em NYC
Traslado ao Hotel
Jantar livre
15 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
09:30 METROPOLITAN MUSEUM OF ART
_Renascimento
_Século XVII
Rembrandt e a pintura holandesa
_Século XIX
Manet, Monet, Cezanne, Van Gogh, Seurat, Pissarro
12:00 Almoço
13:30 METROPOLITAN MUSEUM OF ART
_Século XX
Escola de NY – Pollock, Rothko, Newman, Still / Pop Art / décadas de 80 e 90
_After the Gold Rush: Contemporary Photographs from the Collection
James Casebere, Mayra Davey, Hans Haacke, Christopher Williams, Robert Gober, Laurie Simmons, Philip-Lorca diCorcia
_Paper Trails
Marcel Duchamp, Jean Dubuffet, Franz Kline, Kara Walker, Kiki Smith, Anne Ryan, Lucas Samaras, Kurt Schwitters, Alison Saar, Jim Dine
20:00 Jantar livre
16 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 ATELIÊ
13:00 Almoço
14:30 WHITNEY MUSEUM
_Real / Surreal
Edward Hopper, Charles Sheeler, Yves Tanguy, Helen Lundeberg, Mabel Dwight, George Tooker, entre outros
_Sherrie Levine: Mayhem
_na coleção
Andy Warhol, Arshile Gorky, Bruce Nauman, Carl Andre, Chris Burden, Chuck Close, Dan Flavin, Doug Aitken, Edward Hopper, Felix Gonzalez-Torres, Janine Antoni, Jasper Johns, Jeff Koons, John Baldessari, Kiki Smith, Louise Bourgeois, Mark Rothko, Matthew Barney, Nan Goldin, Robert Rauschenberg, Sol LeWitt, Vito Acconci, entre outros.
20:00 Jantar livre
17 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 GALERIAS CHELSEA
Alexander & Bonin Gallery
David Zwirner Gallery
_Michaël Borremans
_Neo Rauch
Anton Kern Gallery
_Jim Lambie
Pace Gallery
_Hiroshi Sugimoto
12:00 Almoço
13:30 GALERIAS CHELSEA
Mary Boone Gallery
_Jim Isermann
Metro Pictures Gallery
_Claire Fontaine
_Sara Van der Beek
Gladstone Gallery
_Jim Hodges
Cheim & Read Gallery
_Joan Mitchell: The Last Decade
20:00 Jantar livre
18 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 ATELIÊ
12:30 Almoço
14:30 MoMA PS1
_September 11
Diane Arbus, Janet Cardiff, John Chamberlain, Christo, Thomas Demand, William Eggleston, Harun Farocki, Felix Gonzalez-Torres, Susan Hiller, Roger Hiorns, Thomas Hirschhorn, Alex Katz, Ellsworth Kelly, Barbara Kruger, Mark Lombardi, Gordon Matta-Clark, Mike Nelson, Cady Noland, Roman Ondák, Yoko Ono and John Lennon, John Pilson, Willem de Rooij, George Segal, James Turrell, entre outros.
21:00 Jantar livre
19 NOV
08:00 Café da manhã
10:00 Saída do hotel
11:00 NEW MUSEUM
_Carsten Höller: Experience
_Isa Genzken: Rose II
13:00 Almoço rápido
14:00 WALTER DE MARIA
The New York Earth Room
The Broken Kilometer
15:30 ATELIÊ
20:00 Jantar livre
20 NOV
08:00 Café da manhã
09:30 Saída do hotel
10:00 DIA BEACON
_na coleção
Joseph Beuys, Dan Flavin, Michael Heizer, Robert Irwin, On Kawara, entre outros.
_Franz Erhard Walther: Work as Action
_Imi Knoebel: 24 Colors—for Blinky, 1977
_Sol LeWitt: Drawing Series...
12:30 Almoço
14:00 DIA BEACON
21:00 Jantar livre
21 NOV
08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 MoMA
_de Kooning: A Retrospective
_New Photography 2011
_Harun Farocki: Images of War (at a Distance)
13:00 Almoço
14:30 MoMA
_na coleção
Alberto Giacometti, Aleksandr Rodchenko, Alfredo Jaar, Anselm Kiefer, Barnett Newman, Bruce Nauman, Donald Judd, Frank Stella, Gerhard Richter, Henri Matisse, Jackson Pollock, Jake & Dino Chapman, James Turrell, Jasper Johns, Joseph Beuys, Marlene Dumas, Richard Serra, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Sigmar Polke, Sol LeWitt, Willem de Kooning, William Kentridge, entre outros
21:00 Jantar do grupo
22 NOV
SAÍDA PARA O BRASIL
[Vôo a definir]
julho 7, 2011
Colônia de Férias no Ateliê 397, São Paulo
Colônia de Férias
Participantes: André Komatsu, Carla Zaccagnini, Carolina Soares, JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), João Loureiro, Marcelo Amorim, Mariana Trevas, Nino Cais, Runo Lagomarsino, Thais Rivitti, Túlio Pinto
O Ateliê397 convida para o programa “Colônia de férias” no mês de julho. Por seu caráter imersivo, “Colônia de férias” assemelha-se a uma residência artística, onde o convívio e as trocas intersubjetivas têm papel fundamental. O programa é coordenado pelo Ateliê397 e dirige-se a artistas e curadores que buscam, por meio de discussões teóricas, workshops, e conversas com diversos agentes do meio da arte, aprofundar suas próprias pesquisas.
18 a 29 de julho de 2011, segunda a sexta-feira,14-20h
R$ 350,00 à vista ou em duas parcelas de R$ 175,00
Ateliê 397
Rua Wisard 397, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-3034-2132 ou 397atelie@gmail.com
www.atelie397.com
Terça a sábado, 14-18h
Atividades
Apresentação das pesquisas individuais
Os participantes serão convidados a apresentar sua pesquisa de duas formas: montando os trabalhos no espaço físico do ateliê, tal como uma “exposição relâmpago” (no caso de artistas) e também por meio de uma apresentação pública, com a duração máxima de 40 minutos, que poderá contar com a projeção de fotos e projetos. As produções individuais serão discutidas coletivamente por meia hora e na presença de artistas convidados, diferentes a cada dia.
Conversa com artistas convidados
Artistas experientes são convidados a apresentar parte de sua trajetória aos participantes do programa. A apresentação será seguida por um debate.
Artistas convidados: André Komatsu, Túlio Pinto, Carla Zaccagnini, JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), João Loureiro, Nino Cais, Runo Lagomarsino.
Workshops
“Apresentação de trabalhos de arte”: como fazer seu portifólio, site e apresentações públicas, por Marcelo Amorim artista visual e designer gráfico
“Editais para artistas e curadores”: conheça as principais oportunidades de financiamento de trabalhos de arte e exposições abertas por editais. Entenda as características de cada um deles e como se inscrever, por Mariana Trevas produtora e pesquisadora de arte
“Pesquisa em arte”: as possíveis relações entre pesquisa acadêmica e as práticas artísticas e curatoriais – quando artistas a teóricos podem procurar programas de pós-graduação, por Carolina Soares, doutoranda em História, Teoria e Critica de Arte pela ECA - USP
Grupo de discusão: Coordenado pela crítica de arte e curadora Thais Rivitti, a atividade consiste em um grupo de estudos de curta duração (quatro encontros), que promoverá a leitura e discussão conjunta de textos fundamentais da arte contemporânea.
Sessão fim de tarde
Projeção de documentários que tratam do mundo da arte.
File Symposium 2011 no CCSP, São Paulo
File Symposium 2011
o FILE SYMPOSIUM proporcionará gratuitamente o acesso às palestras com profissionais nacionais e internacionais, com tradução simultânea. As palestras também serão transmitidas em tempo real na página do SYMPOSIUM, no site do FILE.
19 a 22 de julho de 2011
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo - SP
11-3383-3402 ou ccsp@prefeitura.sp.gov.br
www.centrocultural.sp.gov.br
Veja aqui a programação completa
julho 4, 2011
I Simpósio Internacional Estratégias de Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais – Espaços da Mediação no MAC, São Paulo
I Simpósio Internacional Estratégias de Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais – Espaços da Mediação
Dentro de um contexto de proliferação de espaços, artistas, curadores, há que se repensar o projeto da arte como conceito e como instituição. Temos aqui o privilégio de ouvir e de compartilhar vozes polifônicas, representando práticas e formas de pensamentos artísticos para discutir o contexto contemporâneo. Eis um ótimo motivo para organizarmos este 1º. Simpósio Internacional Estratégias de Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais – Espaços da Mediação.
Inscrições até 30 de julho de 2011 das 14-16h na Secretaria do Programa de Pós Graduação Interunidades
Realização: 15 a 17 de agosto de 2011
Taxas:
Até 20 de julho - R$ 30,00
De 21 a 30 de julho – R$ 50,00
Auditório do MAC USP Cidade Universitária
Rua da Praça do Relógio 160 – Cidade Universitária – SP
11-3091-3327 ou eventosmac@usp.br
Com mais de 8.000 obras, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo possui um dos mais importantes acervos artísticos da América Latina. Ao mesmo tempo, para além do valor de sua coleção, ele se coloca na condição de um museu universitário e, portanto, como local privilegiado de pesquisa e experimentação. Juntando esses elementos, o MAC USP torna-se agora um espaço propício ao pensamento coletivo, voltado para questões que nutrem um acirrado debate sobre os sentidos da arte contemporânea: seu valor na educação.
Numa sociedade como a nossa, na qual a batalha pela ampliação de horizontes culturais perde terreno quase que diariamente para um consumo voraz e de tendências homogenizantes, cabe a pergunta: onde podemos situar a cultura hoje? E como podemos pensar sua instrumentalização ou sua potência educativa, dentro de um contrafluxo de modelos culturais dispersos, sem definições precisas?
A questão principal aqui dirige-se ao nosso comprometimento com a produção científico-cultural que, no panorama colocado, pode reproduzir um sistema desgastado pelo abarcamento de modelos externos ou, por outro lado, gerar um pensamento que possa distinguir os aspectos das reais condições de organização da cultura, assim como marcar produtos que espelham de fato sua expressão.
Dentro de um contexto de proliferação de espaços, artistas, curadores, há que se repensar o projeto da arte como conceito e como instituição. Temos aqui o privilégio de ouvir e de compartilhar vozes polifônicas, representando práticas e formas de pensamentos artísticos para discutir o contexto contemporâneo. Eis um ótimo motivo para organizarmos este 1º. Simpósio Internacional Estratégias de Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais – Espaços da Mediação.
PROGRAMA
15/08 – 2ª feira
14h00 – 14h30 Abertura Oficial
14h30 - 15h30 "Mediação não é catequese” - Ana Mae Barbosa (Professora Titular aposentada da USP e Professora da Universidade Anhembi Morumbi)
Coordenação: Kátia Canton (Docente MAC USP)
15h30 – 16h00 Intervalo
16h00 – 18h00 Mesa I: "O Museu e o Ensino da Arte" Rosa Iavelberg Docente da Faculdade de Educação / USP)
Paulo Portela Coordenador do Serviço Educativo do MASP, educador e artista plástico)
Luiz Vergara Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Consultor-Curadoria Executiva do Paço Imperial do Rio de Janeiro e Coordenador do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-RJ) Coordenação: Evandro Nicolau (Coordenador do Setor Educativo MAC USP)
18h00 – 18h30 Debate
16/08 – 3ª feira
09h30 – 12h00 Drawing to Learn (1ª parte do curso)
Eileen Adams (Coordenadora do “Power Drawing”, O Programa Educacional da Campanha Nacional de Desenho, do Reino Unido)
14h00 – 15h00 "Escuela Panamericana del Desasosiego” - Pablo Helguera artista e educador, diretor do Adult and Academic Programs do MoMA, de Nova York)
Coordenação: Kátia Canton (Docente MAC USP)
15h00 – 15h30 Intervalo
15h30 – 17h30 Mesa II: Os Diversos Públicos e o Museu
Mila Chiovatto (Artista e Coordenadora do Núcleo de Ação Educativa
da Pinacoteca do Estado de São Paulo)
Stella Barbieri (artista plástica, educadora e contadora de histórias. Curadora
do projeto educativo da 29.ª Bienal de Arte de São Paulo)
Renata Bittencourt Gerente do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural)
Coordenação: Kátia Canton Docente MAC USP)
17h30 – 18h00 - Debate
17/08 – 4ª feira
09h30 – 12h00 Drawing to Learn (2ª parte do curso)
Eileen Adams (Coordenadora do “Power Drawing”, the Educational Programme of the National Campaign for Drawing, Londres)
14h00 – 15h00 “Learning through drawing”
Eileen Adams (Coordenadora do “Power Drawing”, O Programa Educacional da Campanha Nacional de Desenho, do Reino Unido) Coordenação: Carmen Aranha (Docente MAC USP)
15h00 – 15h30 Intervalo
15h30 – 17h30 Mesa III: Artista Educador / Educador Artista
Cláudio Cretti (Artista e Coordenador do Núcleo Educativo do Paço das Artes)
Evandro Nicolau (Coordenador Divisão Técnico Cientifica de Educação e Arte MAC USP)
Patrícia Naka (Educadora e Pesquisadora do MAM SP)
Coordenação: Kátia Canton (Docente MAC USP)
17h30 – 18h00 Debate
18h00 Entrega dos certificados e encerramento do evento.
julho 1, 2011
Matrizes prováveis da arte contemporânea latino-americana com Santiago García Navarro no Centro Cultural Maria Antônia (SP) e EAV Parque Lage (RJ)
Matrizes prováveis da arte contemporânea latino-americana
Professor Santiago García Navarro
O curso propõe considerar algumas obras do período de 1920 a 1960 como antecedentes possíveis da arte atual (mesmo não existindo uma genealogia entre eles), e, ao mesmo tempo, interpretar algumas obras históricas do ponto de vista de criações mais recentes. Assim, substitui-se a concepção linear da história por um sistema de relações intra-históricas multidirecionais, e a pergunta pelas origens e identidades torna-se uma pergunta sobre o potencial do presente. Serão analisadas obras de Armando Reverón, Francis Alÿs, Liliana Porter, Leon Ferrari, Jorge Macchi e David A. Siqueiros, entre outros
13, 14, 20 e 21 de julho de 2011, quartas e quintas, 20-22h
Valor: R$ 170
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antonia 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3123-5213 / 5214 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
18,19,25 e 26 de julho de 2011, segundas e terças, 19-22h
Valor: R$ 220
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Programação
Aula 1. Armando Reverón / Oscar Muñoz / Francis Alÿs
Segundo Luiz Pérez Oramas, a pintura “performática” do venezuelano Armando Reverón constituiria o primeiro monocromo latino-americano. Mas, ao mesmo tempo, trata-se de um antecedente sem herdeiros no relato convencional da história da arte. Seguindo o conceito de “constelação” utilizado em alguns ensaios históricos recentes, é possível, no entanto, aproximar a obra de Reverón à de artistas contemporâneos como o colombiano Oscar Muñoz e o “belgicano” Francis Alÿs. Sobre os trabalhos desses três artistas pode-se afirmar que propõem uma paradoxal “incorporação do desvanecimento”.
Aula 2. Coletivo Siqueiros / Tucumán Arde
A partir da releitura de uma operação artístico-política dos anos 60 como Tucumán Arde (Rosario e Buenos Aires, 1968), é possível repensar a estrutura, o sentido e o alcance político do Retrato da burguesia, realizado por David Alfaro Siqueiros, Josep Renau e companheiros no Sindicato Mexicano de Eletricistas (Cidade de México) entre 1939 e 1940. Considerando o tipo de colaboração entre artistas e não-artistas, implicada na construção da obra, nos parece mais apropriado pensar em “ação mural” coletiva do que na típica pintura mural de autor.
Aula 3. Tupamaros / Internacional Errorista
Na reinterpretação da história do conceitualismo latino-americano que o artista Luis Camnitzer fez no seu recente livro Didáctica de la liberación, o grupo guerrilheiro-performático Tupamaros (Uruguai, anos 70) aparece, inesperadamente, como um antecedente direto das práticas de vários artistas da época. A “lição” dos Tupamaros, no entanto, poderia ser trazida para o presente, e confrontada com as “absurdas ações revolucionárias” da Internacional Errorista (coletivo argentino com “aliados” em vários continentes), para a qual a revolução não ficou na história, mas mudou de sentido.
Aula 4. Ferrari / Porter /Macchi
Saltos do objeto à imagem e da imagem ao objeto. Jogos de realidade e representação na arte argentina do último meio século. Análise de algumas obras de Liliana Porter e Jorge Macchi, a partir do Quadro escrito (1965), de León Ferrari.
Sobre o professor
Santiago García Navarro
- Escritor, crítico de arte y docente.
- Profesor en Letras por la Universidad Católica Argentina (1996).
- Durante todo 2010 y principios de 2011 se desempeñó como co-editor de la colección de libros de arte argentino contemporáneo de la editorial Adriana Hidalgo, de Buenos Aires.
- Entre 2007 y 2010 colaboró en la revista Inrockuptibles.
- Desde 2008 es miembro de la redacción de la revista de literatura y artes Otra Parte, ambas de Buenos Aires.
- Entre 2004 y 2010 fue corresponsal en la Argentina de la revista de arte contemporáneo Exit (Madrid), y colabora esporádicamente en la revista Frieze (Londres).
- Entre 1997 y 2001 trabajó como redactor especializado en artes visuales en el diario La Nación, de Buenos Aires.
- Colaboró en diversas revistas de Brasil, Chile, Costa Rica, Alemania, España, México, Venezuela, Suecia y Estados Unidos, entre otros países.
- Organizó las exposiciones “Formas de pensar” (MALBA, Buenos Aires, 2004), “Paisajes privados, prisiones colectivas” (galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, 2003) y “U Turn. Fotografías de una generación” (galería Arte x Arte, Buenos Aires, 2000), así como el ciclo anual de curaduría y discusión “Debate estético contemporáneo” (Fundación Proa, Buenos Aires, 2000).
- Fue curador adjunto de la exposición “Far Sites” (Museum of Fine Arts, San Diego – Centro Cultural Tijuana, Tijuana).
- De 2005 a 2007 dictó clases en el seminario “Arte y ciudad”, dentro del programa de maestría “Historia y cultura de la ciudad” de la Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires.
- En 2008 y 2009 dictó cursos cuatrimestrales de Historia del Arte Latinoamericano moderno y contemporáneo en el Centro Cultural Ricardo Rojas, y desde 2010 dicta el seminario “Relaciones obra-cuerpo-mundo en el arte latinoamericano del último siglo”, Universidad Di Tella, Buenos Aires.
- Obtuvo el “Premio a la Experiencia del Año” (por el proyecto “Formas de pensar”), Asociación Argentina de Críticos de Arte, Buenos Aires, 2005, y fue dos veces residente en Capacete (Rio de Janeiro, 2004, y Sao Paulo, 2010).
- Con sus compañeros de Duplus (colectivo de investigación sobre prácticas estético-políticas radicales), coordinó talleres de pensamiento con artistas (2003-2004), organizó el “Encuentro de Proyectos de Gestión Independiente de América latina y el Caribe” (Fundación Proa, 2003), y escribió y editó el libro El pez, la bicicleta y la máquina de escribir (Fundación Proa, 2006).
- Fue miembro de los colectivos Ensayos en vivo (con el publicó el libro Antología I) y El amor está raro.
- El libro El siluetazo (Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2008), incluye un ensayo suyo.
- Escribió el libro Pigment, Piano, Marble (Berlín: Revolver, 2006) como parte de un proyecto en colaboración con el artista alemán Mandla Reuter. Está escribiendo otro libro junto con el artista argentino Adrián Villar Rojas.
- “Hacerse un cuerpo”, su ensayo para el libro monográfico sobre la obra de Mónica Giron, se publicará próximamente por editorial El Ateneo, de Buenos Aires.
- Desde hace tres años trabaja en un proyecto ensayístico y de ficción titulado Final de temporada, que espera publicar próximamente.
- Tiene una visa de residencia temporaria en Brasil desde marzo de 2011. Vive en Rio de Janeiro.