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março 30, 2011
Visita guiada ao Instituto Inhotim com Denise Gadelha, Brumadinho
Visita guiada ao Instituto Inhotim
Ministrante: Denise Gadelha
Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto um rico acervo de obras de arte (pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações) de artistas nacionais e internacionais (Adriana Varejão, Cildo Meirelles, Vik Muniz, Hélio Oiticica,Paul McCarthy, Zhang Huan etc.), além das belezas naturais do Parque Tropical, onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo e cujo projeto contou com a colaboração do paisagista Roberto Burle Marx.
29 de abril a 1 de maio de 2011
ProjetoCultura Cursos e Palestras
11-3081-5845
www.projetocultura.com.br
O acervo artístico do Instituto Inhotim dispõe de cerca de 500 obras de mais de 100 artistas, que estão espalhadas pelas galerias do Parque Botânico, cercado pela mata nativa. Nesse espaço de 300 mil m² convivem harmoniosamente a arte, a preservação ambiental, a educação e a pesquisa, tornando-se um importante pólo turístico e cultural.
Antes do embarque, no dia 27 de abril, das 18h30 às 20h30, a profa. Denise Gadelha ministrará uma aula aos participantes do grupo, para esclarecer a programação e apresentar com mais detalhes o roteiro desenvolvido. Esse encontro será na Fundação Ema Klabin, parceira do ProjetoCultura, em sua sede localizada à Rua Portugal, 43 (Jardim Europa).
Programação
27 de abril, quarta-feira
18h30 às 20h30 – Aula com a professora Denise Gadelha na Fundação Ema Klabin.
29 de abril, sexta-feira
16h30 - Encontro no aeroporto de Congonhas.
17h23 - Embarque em voo com destino a Belo Horizonte - Confins. Voo Gol 1264.
18h50 - Chegada ao aeroporto de Confins. Traslado com destino à Brumadinho.
20h30 - Chegada a Pousada Fazenda Nova Estância em Brumadinho. Jantar (incluso).
30 de abril, sábado
08h30 – Café da manhã.
09h10 – Encontro no saguão da pousada para saída em van para Inhotim.
09h30 – Chegada em Inhotim e visita à coleção com o acompanhamento e explicações da Profª Denise Gadelha.
13h00 – Almoço no Buffet de Inhotim (incluso).
14h30 – Visita à coleção com o acompanhamento e explicações da Profª Denise Gadelha.
17h30 – Saída com destino à pousada.
18h00 - Chegada à pousada.
19h00 – Aula informal com a Profª Denise Gadelha para comentar a visita.
20h30 – Jantar na pousada (incluso).
1 de maio, domingo
08h30 – Café da manhã.
09h00 – Check out dos quartos. Encontro no saguão da pousada, já com as bagagens, e saída para Inhotim.
09h20 – Chegada em Inhotim e visita à coleção com o acompanhamento e explicações da Profª Denise Gadelha.
12h30 – Almoço no Buffet de Inhotim (incluso).
14h00 – Visita a coleção com o acompanhamento e explicações da Profª Denise Gadelha.
17h20 – Saída com destino ao aeroporto de Confins.
19h00 – Chegada ao aeroporto de Confins, Belo Horizonte.
21h02 – Embarque com destino a São Paulo no voo Gol 1273.
21h58 – Chegada ao aeroporto de Congonhas.
Valor da Viagem
Nossos preços incluem
- Acompanhamento da professora Denise Gadelha e de responsável do ProjetoCultura.
- Todo o transporte citado no roteiro será realizado em uma Van Sprinter, com 14 lugares. Acima deste número utilizaremos um micro-ônibus com capacidade para 27 passageiros. A empresa contratada possui mais de 30 anos de experiência, conta com moderna frota e ótimos motoristas.
- Duas diárias na Pousada Fazenda Nova Estância.
- Todas as refeições (exceto bebidas e sobremesas).
- 2 entradas no Instituto INHOTIM com transporte interno (sábado e domingo).
- A viagem será realizada a partir de um número mínimo de 10 inscritos e máximo de 24.
Parte Terrestre
Suíte Simples
Individual : R$ 1.894,00
Duplo: R$ 1.790,00
Suíte Standard
Individual: R$ 1.990,00
Duplo: R$ 1.890,00
Suíte Master
Individual: R$ 2.174,00
Duplo: R$ 1.984,00
Formas de pagamento
Os valores podem ser pagos em 4X sem juros ou à vista com 5% de desconto. Para fazer sua reserva entre em contato, pelos telefones 11-2307-0767 ou 11-3165-6145.
Nossos preços não incluem
- Passagem e taxas aéreas
- Despesas pessoais
- Refeições não descritas como inclusas
- Outras atividades que não as estritamente especificadas no roteiro.
Parte Aérea
Voo Data Origem/Destino Partida/Chegada
GOL 1256 29/04/2011 São Paulo/Belo Horizonte 17h23 / 18h50
GOL 1273 01/05/2011 Belo Horizonte/São Paulo 21h02 / 21h58
Forma de pagamento parte aérea: poderá ser feira em até 6 vezes sem juros, dependendo da tarifa. Entre contato conosco para auxiliarmos na reserva e emissão de seu bilhete aéreo.
Sobre o ProjetoCultura
O ProjetoCultura é um empreendimento inovador, que tem como objetivo propiciar – com uma linguagem clara e acessível - a disseminação do conhecimento, por meio de cursos e viagens culturais guiadas, desenvolvidos por conceituados especialistas. Esse espaço cultural é parceiro da Fundação Ema Klabin e foi idealizado por Philippe Racy Takla, doutorando e Mestre em Arqueologia pelo MAE/USP (Museu de Arqueologia e Etnologia). Sua sede funciona no mesmo endereço da Fundação, (Rua Portugal, 43- Jardim Europa- São Paulo), onde são ministrados os cursos.
Sobre a Fundação Ema Klabin
A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin abriga uma coleção com mais de 1500 peças, vindas de quatro continentes e diversas civilizações. Há gravuras de Rembrandt, pinturas de Chagall, figuras chinesas em terracota e um belo jardim projetado por Burle Marx.
março 28, 2011
Arte de dados com Mariano Sardón no MIS, São Paulo
Arte de dados
Professor: Mariano Sardón
O workshop propõe refletir sobre os paradigmas artísticos e tecnocientíficos envolvidos no manejo de dados: sua relação com a representação, descrição e conceitualização, ou seja, o mapeamento do mundo através de sua materialização sonora, visual etc. Ao longo do curso, serão estudadas as diferentes tradições de mapeamento de dados na ciência e na arte e desenvolvidos projetos de investigação interdisciplinares.
6 a 9 de abril, quinta a sábado, 14 -19h
Público alvo: artistas visuais, cientistas, arquitetos, realizadores audiovisuais, músicos e interessados na exploração das possibilidades estéticas e pedagógicas do manejo da informação.
Material do aluno: cinco imagens de obras, gravações, publicações, projetos, e/ou site.
Vagas: 12
Seleção: mediante formulário de inscrição e análise de currículo (máximo de 500 palavras para labmis@mis-sp.org.br).
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-21174777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
O workshop será ministrado em espanhol
Sobre o ministrante
Estudou física na UBA e arte na Internationale Akademie für Kunst Bildende Salzburgo, na Áustria. Inicialmente, dedicou-se à pintura, partindo, depois, para o vídeo e para instalações envolvendo vídeo e tecnologias analógicas e digitais. Aliou, à sua formação artística, a investigação científica em ambientes sensoriais utilizando tecnologias digitais interativas e aplicando conceitos científicos ao seu processo artístico na Escola de Teatro, Cinema e TV da UCLA (Estados Unidos). Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas. Suas instalações e obras interativas estão em coleções particulares e museus na Argentina e no exterior. Atualmente, é professor de electronic arts na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina) e coordena o Programa de Artes Interativas do Espacio Fundación Telefónica.
março 25, 2011
Procedência & Propriedade (Módulo 2) - Workshop Londres 2011, Londres
Procedência & Propriedade (Módulo 2) - Workshop Londres 2011
International Art Workshops
Professores: Charles Watson, Cadu, Eduardo Berliner, Frederico Carvalho, Luis Alberto Oliveira, Solange Hoppen
Em Julho de 2011, celebrando 20 anos de sua existência, o projeto Procedência & Propriedade (workshop intensivo de desenho e conceitualização) será realizado nos principais museus da cidade de Londres.
Julho de 2011
Procedência & Propriedade
21-2553-3748/9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net
O trabalho vai aproveitar a vasta coleção de objetos, artefatos e tecnologia do presente e do passado em algumas instituições da cidade. O desenho será utilizado como ferramenta de construção de idéias, e não apenas como meio de codificá-las ou expressá-las. Assim como no Procedência & Propriedade (Módulo 1), os materiais serão limitados à grafite e papel (tanto em folhas como no formato de cadernos ou sketchbooks). O trabalho será feito em regime intensivo na tentativa de atingir os patamares de energia já associados ao curso.
A atividade criativa é alimentada, entre outras fontes, pela pesquisa e busca de elementos visuais. O projeto, portanto, será uma espécie de expedição em direção a matéria-prima formal e conceitual, enfatizando visualização e mais especificamente, desenho como meio para esta investigação.
Instituições:
British Museum, Victoria & Albert Museum, Hunterian Museum, Imperial War Museum, Natural History Museum, Science Museum, Transport Museum, Design Museum, London Aquarium.
O curso é recomendado para designers, arquitetos, artistas, professores, e para todos cujo trabalho depende da utilização de inteligência visual e da geração de novas ideias.
A inclusão/participação no curso será garantida através de entrevista, com preferência dada aos participantes do Procedência & Propriedade Módulo 1 dos últimos anos. As vagas são limitadas a 25 pessoas e o projeto será lançado em Julho de 2010 para adiantar os preparatívos do evento.
É recomendado que os participantes entrem nos sites dos museus para já se familiarizarem com as coleções que serão abordadas.
http://www.britishmuseum.org/ http://www.britishmuseum.org/
http://www.nhm.ac.uk/ http://www.nhm.ac.uk/
http://www.sciencemuseum.org.uk/ http://www.sciencemuseum.org.uk/
http://www.iwm.org.uk/ http://www.iwm.org.uk/
http://www.rcseng.ac.uk/museums/ http://www.rcseng.ac.uk/museums/
http://www.rcseng.ac.uk/museums/wellcome/ http://www.rcseng.ac.uk/museums/wellcome
Além da equipe permanente de professores, o projeto será acompanhado pelo físico e cosmólogo Luiz Alberto Oliveira, nosso “Cientista em Residência”, que vai abordar assuntos como Complexidade / Emergência contextualizando as visitas.
Equipe permanente:
Charles Watson: professor da Escola de Artes Visuais, Parque Lage, palestrante
Cadu: artista plástico, professor da PUC RJ, e da EAV Parque Lage
Eduardo Berliner: artista plástico, professor da PUC RJ
Frederico Carvalho: professor da Universidade Federal – RJ
Luis Alberto Oliveira: professor e pesquisador do CBPF e da UFRJ – RJ
Solange Hoppen: apoio e organização
O programa está sujeito a mudanças de acordo com a programação das instituições visitadas
Todas as aulas e palestras em português
As artes midiáticas. O cinema e o vídeo “expandidos” com Hernán Marina no MIS, São Paulo
As artes midiáticas. O cinema e o vídeo “expandidos”
Ministrante: Hernán Marina
A oficina propõe analisar as mudanças ocorridas na produção artística audiovisual nos últimos quarenta anos, tendo como ponto de partida o conceito de “cinema expandido”, cunhado por Gene Younblood nos anos 1970. Esse conceito analisava a produção audiovisual, que saía do espaço convencional da sala de cinema e, anos depois, geraria cruzamentos interessantes com outros campos, como: a performance, o gênero documental, a televisão e o cinema.
27 e 28 de abril, quarta e quinta-feira, 14-19h
Público alvo: Interessados em geral
Vagas: 66
Seleção: Disponibilidade de vaga
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-21174777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
O workshop será ministrado em espanhol
Além do entrecruzamento de linguagens e campos na produção audiovisual, serão pontos para reflexão e discussão, a incorporação de novos meios de intervenção e desenho dos espaços, que deram lugar às vídeoinstalações e às chamadas mídias.
Sobre o ministrante
É artista plástico. Foi professor adjunto de meios audiovisuais na UADE (1994-1995), docente da disciplina projeto criativo na Escuela de Creativos Publicitarios (2004-2006) e, desde 2005, ministra regularmente seminários sobre projetos, análise de obra e arte contemporânea. Realizou exposições individuais ao redor do mundo: Galeria Doque, Barcelona (2002); Galeria Mirta Demare, Roterdã (2002); Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (2003); Coloso (Intervenciones III, Malba; 2004); Galeria Zavaleta lab. (2004). Participou de exposições coletivas em locais como Fondo Nacional de las Artes (1999); City Editings, Fundação Proa (1999); Fundação Proa (2002); ARCO 04 (2004); Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri (2007); LOOP Barcelona 07 (2007); Art Rotterdam 09 (2009); Expo Reabertura Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Premio MALBA - Fundación Telefónica (2010).
Clique aqui para se inscrever no workshop As artes midiáticas. O cinema e o vídeo “expandidos”
Arte eletrônica com Leo Nuñez no MIS, São Paulo
Arte eletrônica
Ministrante: Leo Nuñez
A arte eletrônica propõe aos artistas desafios técnicos que englobam a informática, a mecânica e a eletrônica. Esse workshop propõe iniciar uma discussão da arte tecnológica e os caminhos percorridos pelas distintas técnicas de programação, linguagens, softwares (eyesweb, processing), assim como uma introdução à eletrônica básica (pic, arduino) para o desenvolvimento de obras tecnológicas.
12 a 15 de abril, terça a sexta, 14-19h
Público alvo: Interessados em arte e programação de obras tecnológicas e interativas
acima de 16 anos (preferencialmente, com experiência em programação ou desenho)
Vagas: 12
Seleção: Disponibilidade de vagas
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-21174777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
O workshop será ministrado em espanhol
Sobre o ministrante
É professor titular interino de artes multimídias desde 2007 no Instituto Universitario Nacional del Arte, professor titular interino de desenho multimídia desde 2009 na Universidad Nacional de La Plata e professor adjunto interino de ateliê de imagem desde 2008 na Universidad Nacional de Tres de Febrero. Algumas de suas principais exposições foram ARCO, Madri, Espanha (2008); Centro Cultural Geral, San Martín, Argentina (2008); Premios Mamba, Fundación Telefónica, Argentina (2008); Onedotzero_BuenosAires, Centro Cultural Recoleta, Argentina (2007); I/O Informático – Obsoleto, Espacio Fundación Telefónica, Peru (2007).
Clique aqui para se inscrever no workshop Arte eletrônica
A instalação ou a obra de arte como campo expandido com Augusto Zanela no MIS, São Paulo
A instalação ou a obra de arte como campo expandido
Ministrante: Augusto Zanela
Baseado no conceito de “campo expandido” enunciado pela teórica americana Rosalind Krauss, o workshop pretende oferecer ao participante as ferramentas necessárias para abordar a produção e interpretação de instalações artísticas de variadas complexidades, a partir de análises de obras emblemáticas que funcionem como elemento motivador para a prática pessoal.
2 a 5 de abril, sábado a terça-feira, 14-19h
Público alvo: Estudantes e profissionais da área de Arte
Vagas: 12
Seleção: Disponibilidade de vagas
Material: máquina fotográfica digital e/ou equipamento de vídeo
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-21174777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
O workshop será ministrado em espanhol
Sobre o ministrante
É arquiteto de formação. Foi contemplado pelo programa de bolsas Guillermo Kuitca para Jovens Artistas, promovido pelo Governo da Cidade de Buenos Aires, pelo programa do Instituto Cooperación Iberoamericana e pelo Centro Cultural Borges. Desde 1991, organiza e dirige a oficina de fotografia da Faculdade de Arquitetura, Design e Planejamento da Universidade de Buenos Aires. Algumas de suas exposições individuais foram Apunte (Museu de Arte Moderna, Buenos Aires, 2005); C.B.A (XIII Festival de la Luz, Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, 2004); Anamorfías (Teatro Auditórium, Centro de las Artes, Mar de Plata, 2002).
Clique aqui para se inscrever no workshop A instalação ou a obra de arte como campo expandido
março 21, 2011
Dynamic Encounters - Berlim-Veneza 2011
Dynamic Encounters - Berlim-Veneza 2011
Professores / Equipe De Apoio: Charles Watson, Frederico Carvalho, Jailton Moreira, Pedro França, Solange Hoppen
Em 2011, o DYNAMIC ENCOUNTERS completa 19 anos e realizará uma programação em Berlim e Veneza. Serão 5 dias de trabalho em Berlim com palestras e discussões sobre arte nos principais museus, galerias de arte, ateliês de artistas com ênfase em arte contemporânea. Nos 4 dias de trabalho em Veneza, visitaremos a Bienal além de outros eventos relacionados. A Bienal de Veneza chega a sua 54ª edição com o título de ILLUMInations. A curadoria é de Bice Curiger, que pretende buscar na produção contemporânea a questão da luz como forma de expressão, tendo como ponto de partida o legado do pintor italiano Tintoretto.
4 a 16 de junho de 2011
Dynamic Encounters
21-2553348 / 9224 / 22230710
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net
Programação sujeita a mudanças
Todas as aulas em português
Instituições
Alte Nationalgalerie
Neue Nationalgalerie
Hamburger Bahnhof
Coleção Hoffmann
Coleção Boros
Bienal de Veneza - Arsenale e Giardini
Museu Peggy Guggenheim
Palazzo Fortuny
Palazzo Grassi
Punta della Dogana
Professores e equipe de apoio
Charles Watson
Professor – EAV Parque Lage – RJ
Frederico Carvalho
Professor – UFRJ
Jailton Moreira
Professor E Coordenação – Espaço Torreão – RS
Pedro FrançA
Professor – EAV Parque Lage – Rj
Solange Hoppen
Coordenadora
Curso de pintura contemporânea com Teresa Viana no ateliê da artista, São Paulo
Curso de pintura contemporânea
Ministrante: Teresa Viana
O curso visa estimular a sensibilidade da construção, misturas e relações cromáticas, exercitando o olhar e seu diálogo com a cor no seu fazer artístico. O curso tem como objetivo atrair o público iniciante em arte, estudantes, jovens artistas em processo de formação e interessados em ter maior contato com a cor na pintura contemporânea. As aulas serão práticas, pontuadas com conversas sobre a história da pintura.
24 de março a 30 de junho de 2011, quintas-feiras, 10h30-13h30; 14h30-17h e 19h30-22h
8 vagas
Preço: R$ 280 (mensal)
Ateliê Teresa Viana
Rua Fidalga 575, casa 3, Vila Madalena
11-3034-5940 ou terviana@gmail.com
www.teresaviana.com.br
A inscrição poderá ser feita até o dia da primeira aula ou enquanto houver vagas disponíveis.
Conograma
1ª turma - quinta-feira, das 10:30h às 13:30h
2ª turma - quinta-feira, das 14:30h às 17:30h
3ª turma - quinta-feira, das 19:30h às 22:30h
Teresa Viana - apresentação
Teresa Viana nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Vive e trabalha em São Paulo.
Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.
Recebeu a Bolsa Pesquisa da The Pollock-krasner Foundation, EUA, em 2001. Participou de coletivas no Paço das Artes de São Paulo; Funarte, RJ; Museu de Arte do Espírito Santo; Pinacoteca do Estado de SP; Museu de Arte de Ribeirão Preto, SP; MAM-SP; MAC-Niterói, RJ; MAC-Ceará, CE; MAM-Recife, PE; entre outros.
Participou de exposições importantes como Panorama de Arte Brasileira do MAM – SP, (MAM-SP, MAC-Niterói, RJ; MAC-Ceará, CE; MAM-Recife, PE) (1999 e 2000); Pintura Anos 90, MAM-SP, (2000); 9º Festival Estúdio Abierto, Buenos Aires, (2006); II Bienal Internacional Ceará de Gravura - Gravura Contemporânea Brasileira, MAC-CE, (2006); Pintura Brasileira no Acervo do MAM-SP, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo – Vitória (2007).
Participou de feiras internacionais de arte contemporânea, Arco 2002, Madri; Art Miami Fair, (EUA, 2002); ArteBA (Buenos Aires, 2003); Art Santa Fé/2008 ( México, 2008) e SP Arte, (SP, 2008 e 2009).
Presente em coleções públicas e privadas como, Mam-SP, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura, SP);Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Curitiba, PR); João Carlos Figueiredo Ferraz; Geraldo Abondanza; Eliane Senna; Maria Baró; Marton; Rômulo Fialdini;
Ultimamente Teresa tem realizado exposições individuais de pinturas e site specifics. Entre elas, “ painting in Progress”, na Galeria Virgílio, (SP, 2009); Site Specific, Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea 2007/2008, (RJ, 2008); Pintura Expandida, no Paço das Artes de SP, (SP, 2005); Pinturas, no Espaço Cultural Sérgio Porto, (RJ, 2005); Colagem, Centro Universitário Mariantonia, (SP, 2002); Pinturas, Galeria Baró Senna, (SP, 2001).
março 11, 2011
Atelier Audiovisual com luiz duVa, São Paulo
Atelier Audiovisual
Professor: luiz duVa
O Atelier Audiovisual é um espaço para reflexão, prática, análise e desenvolvimento de projetos de instalação ou performances que utilizem na sua criação, produção ou apresentação técnicas de manipulação de som e imagem em tempo real. Tem como alvo artistas em início de carreira ou artistas já estabelecidos que queiram conhecer ou se aprofundar em técnicas de edição de audio e vídeo em tempo real para uso em seus próximos trabalhos.
Inscrições até 4 de abri de 2011. Envios de portfólios devem ser feitos para luizduva@gmail.com
Duração: 3 meses
Valor: R$394/mês
Estúdio do artista
Rua Major Sertório 557. Ap.8a, Vila Buarque - São Paulo - SP
11-2158-1921 / 9144-8954
As atividades incluem:
- Análise de portfólios, orientação e acompanhamento de projetos inéditos;
- Aulas teóricas e práticas sobre a linguagem e o uso de softwares de manipulação de AV em tempo real;
- Estudo de textos e referências audiovisuais;
- Encontros com artistas e pesquisadores externos ao grupo.
Pré-requisitos:
- Ter domínio técnico e teórico da sua área de atuação;
- Ter domínio básico técnico de captação e edição de som e imagem;
- Ter familiaridade com plataforma Apple;
- Trazer seu próprio laptop e dispositivo de captura de imagem e som.
Sobre o grupo:
- Grupo de 6 a 8 artistas, de perfis diferentes, para que possamos nos aprofundar nas discussões e desenvolvimento dos projetos de forma participativa e autogestionada.
Infra-estrutura:
- Amplo estúdio para encontros e trabalho com internet bandalarga + equipamento de captação e edição de imagens e sons.
Periodicidade:
- 10 encontros de 4 horas cada que acontecem a cada 10 dias durante 3 meses + 1 encontro extra.
Total 10 encontros, 44 horas.
Horário e dia da semana:
- Será marcado de acordo com a disponibilidade dos participantes.
Data de início:
- 1ª semana de Abril de 2011
Forma de seleção:
- Mediante análise de portfólio e carta de interesse dos candidatos.
Artes Visuais: Modernidade e Sentimentos - Invenções com Jorge Coli na Augôsto Augusta, São Paulo
Artes Visuais: Modernidade e Sentimentos - Invenções
Professor: Jorge Coli
Baudelaire foi, por sua poesia, a consciência, a vítima e o herói da modernidade. Mas de que modernidade se trata? A sua não corresponde ao projeto radical (reformador ou revolucionário), ao qual essa noção foi associada e vivida no século XX.
O século XIX recebeu a herança de Sade, inventou modos de sentir, embriagou-se com a metrópole industrial contemporânea. Desvendou novas sensações poéticas de si no mundo. A arte inventou um mundo imaginário, que nunca esteve tão distante e tão próximo ao mesmo tempo. Exaltou as asperezas, repugnâncias e o fascínio exercidos pelo desejo moderno. Preparou, atingiu e prolongou-se durante o século XX. Mostra, hoje, uma vigorosa atualidade.
São os caminhos ramificados, tentaculares, dessa modernidade nos comportamentos e nas artes que buscaremos percorrer.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 11-3082-1830 ou pelo fax 11-3088-1013
Período de realização: 15 de março a 27 de junho de 2011, terças, 16h30-18h30
Valor: R$290/mês
Augôsto Augusta
Rua Augusta 2161, São Paulo - SP
11-3082-1830 ou augosto@uol.com.br
www.augosto.com.br
VII Encontro arte&meios tecnológicos na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo
VII Encontro arte&meios tecnológicos
Ministrantes: Ana Paula Lobo, Ananda Carvalho, Claudio Bueno, Christine Mello, Denise Agassi, Eduardo Salvino, Josy Panão, Leandro Carvalho, Lyara Oliveira, Marcelo Salum, Mariana Shellard, Monique Allain, Paula Garcia
Público alvo: pesquisadores em arte, artistas, historiadores, críticos, curadores, arte educadores e estudiosos em geral, interessados em explorar aspectos contemporâneos dos processos da arte.
O VII Encontro arte&meios tecnológicos aborda maneiras com as quais a arte contemporânea rearticula processos históricos e de linguagem. Para tanto, investiga a produção artística brasileira baseada nos anos 1920-1990. Apresenta, com isso, interesses relacionados aos artistas Mario Peixoto, Flavio de Carvalho, Abraham Palatnik, Waldemar Cordeiro, Helio Oiticica, Lygia Clark, Mira Shendel, Julio Plaza, Regina Silveira e Rafael França.
Início: 17 de março de 2011
As inscrições deverão ser feitas até dois dias antes de cada uma das atividades relacionadas ao VII Encontro.
Faculdade Santa Marcelina - FASM - Sala 207
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824-5800 Ramal 808 ou pos-graduação@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br
INTERMEIOS - Casa de artes e livros
Rua Luis Murat 40, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-2338-8851 ou cecilia@intermeioscultural.com.br
Programação:
17 de março, quinta-feira
VII Encontro - Parte 1 - ANOS 1960-1970
18-20h: Helio Oiticica: Claudio Bueno e Leandro Carvalho
20-22h: Lygia Clark: Josy Panão e Monique Allain
Local: FASM/Sala 207
30 de abril, sábado
VII Encontro - Parte 2 - ANOS 1920-1960
14h: Abertura
15-16h: Mario Peixoto: Ana Paula Lobo
16-17h: Flavio de Carvalho: Paula Garcia
17-18h: Abraham Palatinik: Eduardo Salvino
18-19h: Debate
Local: INTERMEIOS - Casa de artes e livros
19 de maio, quinta-feira
VII Encontro - Parte 3 - ANOS 1960-1970
19-20h: Waldemar Cordeiro: Denise Agassi
20-21h: Mira Shendel: Marcelo Salum
21-22h: Debate
Local: FASM/Sala 207
18 de junho, sábado
VII Encontro - Parte 4 - ANOS 1970-1990
14h: Abertura
14h: Julio Plaza: Ananda Carvalho e Mariana Shellard
16-17h: Regina Silveira: Christine Mello
17-18h: Rafael França: Lyara Oliveira
17-18h: Debate
Local: INTERMEIOS - Casa de artes e livros
Sobre o grupo de pesquisa:
O Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos investiga os processos artísticos tendo em vista uma posição crítica e experimental no campo das relações da arte com as mediações tecnológicas. Tem início em janeiro de 2007 e integra a Linha de Pesquisa História, Crítica e Pensamento Curatorial do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Desenvolve atividades relacionadas a projetos de pesquisa, grupos de estudo, encontros abertos, exposições, produção artística, crítica, curatorial e bibliográfica. De acordo com o atual projeto de pesquisa, Amplificação (triênio 2010-2012), é formado por: Christine Mello, Denise Agassi e Paula Garcia (coordenação), Ana Paula Lobo, Ananda Carvalho, Cláudio Bueno, Eduardo Salvino, Josy Panão, Leandro Carvalho, Lucas Bambozzi, Lyara Oliveira, Marcelo Salum, Mariana Shellard e Monique Allain. Nele, a reflexão teórica e artística estreitam suas relações.
março 10, 2011
Arte e fenomenologia: anos 60/70 com Cauê Alves no Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo
Arte e fenomenologia: anos 60/70
Ministrante: Cauê Alves
As ligações entre arte e filosofia, a partir dos conceitos centrais do pensamento de Maurice Merleau-Ponty e da análise da trajetória de artistas como Mira Schendel e Hélio Oiticica, entre outros. A discussão parte das referências teóricas presentes, mesmo que de maneira dispersa, em seus escritos e trabalhos de épocas diversas, abrangendo desde as poéticas construtivas até a arte conceitual e seus desdobramentos mais recentes.
Período de realização: 15, 22, 29 de março e 5 de abril, terças, 20-22h
Valor: R$170
Descontos: 20% para estudantes e professores, 40% para terceira idade e 30% para Associação de Amigos do Maria Antonia
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antonia 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3123-5213 / 5214 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Inscrições
Centro Universitário Maria Antônia
3° andar – sala de cursos
Segunda a sexta, 10-18h
Programa
15 de março: Gestalttheorie e fenomenologia: arte concreta e neoconcreta; a teoria do Não-Objeto e a superação do dualismo clássico
22 de março: Hélio Oiticica: Bilaterais, Relevos Espaciais, Núcleo, Parangolé e metafísica
29 de março: Arte conceitual e fim arte; o fim da metafísica e o limite da linguagem
5 de abril: Transparência, tempo, espaço e as mandalas de Mira Schendel
Sobre Ministrante
Cauê Alves é doutor em filosofia pela FFLCH-USP, crítico e curador, professor da FAAP, do curso Arte: história, crítica e curadoria da PUC-SP e de História da Arte na Escola da Cidade. É curador adjunto da 8ª Bienal do Mercosul.
Curadoria e gestão/produção com Gustavo Wanderley e Maria Ignez Mantovani no Centro Cultural da Espanha_SP, São Paulo
Curadoria e gestão/produção
Ministrantes: Gustavo Wanderley e Maria Ignez Mantovani
Mediação: Ana Letícia Fialho
Faz parte do trabalho curatorial a reflexão sobre a gestão e análise da viabilidade orçamentária do projeto a ser realizado, como também a familiaridade com o contexto cultural, econômico e mercadológico onde está inserido o projeto, aí incluídos as instituições envolvidas e os potenciais apoiadores/patrocinadores do projeto. Nesta oficina serão discutidos exemplos de negociação/articulação entre o projeto curatorial conceitual e sua viabilidade gerencial e orçamentária, uma vez que delas dependem o impacto social, os desdobramentos, a circulação e distribuição que o projeto venha a ter.
Inscrições até 18 de março
Período de realizacão: 28 de março a 1 de abril
Centro Cultural da Espanha_SP
Av Angélica 1091, Higienópolis, São Paulo-SP
11-3822-2627 ou curadoria@forumpermanente.org
www.forumpermanente.org
ww2.ccebrasil.org.br
Estão abertas até 18 de março as inscrições para a primeira oficina do Programa de oficinas Curadoria e Contexto, a ocorrer no Centro Cultural da Espanha em São Paulo. O programa será formado por quatro oficinas intensivas, com duração de cinco dias cada, entre os meses de março e novembro. Cada oficina irá abordar o exercício da curadoria em relação a outra área:
1. Curadoria e gestão/produção
2. Curadoria e mediação
3. Curadoria e deslocamentos
4. Curadoria e as tecnologias de acesso e memória cultural
Como se inscrever
Para se inscrever os interessados devem enviar uma carta de intenção curta (até 500 caracteres), um mini-currículo (até 500 caracteres) e a síntese de um projeto curatorial próprio (já realizado ou que só exista como projeto) articulado com o(s) tema(s) das oficinas (até duas páginas A4, incluindo eventuais imagens, preferencialmente no formato PDF) para o email curadoria@forumpermanente.org. No assunto do email deve constar a frase "Inscrição para o Programa de oficinas Curadoria e contexto" e os anexos devem ser enviados nos formatos .rtf, .doc e/ou .pdf. No corpo do email incluir nome completo, email, telefones de contato e informar se gostaria de participar do programa como um todo ou de uma outra oficina específica.
Serão selecionados até 15 participantes por oficina. Aqueles que tiverem interesse em participar do programa integral ou que tenham interesse particular em um dos temas devem mencionar isso em sua carta de intenção, indicando de qual ou quais oficinas gostariam de participar. Além do programa das oficinas, exclusivas para os selecionados, serão organizadas sessões abertas ao público em geral, com transmissão online simultânea pelo Fórum Permanente.
março 3, 2011
Programação de Cursos do MAM - 1º semestre de 2011, São Paulo
Programação de Cursos do MAM - 1º semestre de 2011
Inscrições abertas pelo telefone 5085-1312 ou pelo email cursos@mam.org.br
Desenho
Ministrante: Dudi Maia Rosa
O desenho de observação é usado como instrumento para o desenvolvimento da percepção visual e como ponto de partida para a discussão de questões ligadas à arte contemporânea. Aulas com modelo vivo alimentam o debate sobre a produção dos participantes.
Início: 15 de março de 2011, terças, 17-19h30
Duração: 4 meses
Valor: R$270 / mês
Aquarela
Ministrante: Tuneu
Desenvolvimento de linguagem pessoal, valorizando o desenho e investigando recursos da técnica da aquarela.
Início: 16 de março de 2011, quartas, 8h30-10h30
Duração:4 meses
Valor: R$250 / mês
Fotografia - Luz marginal procura corpo vago
Ministrante: Gal Oppido
Critérios de reflexão sobre a imagem estática pautam exercícios de percepção da luz, desde a solar até as discretas luzes domésticas. A luz é entendida como formadora de conteúdos plásticos, a partir da sua incidência em corpos nus, objetos e paisagens cotidianas. Além das aulas no ateliê, há sessões em estúdio. É necessário possuir equipamento fotográfico com possibilidade de operação manual e tripé.
Início: 14 de março de 2011, segundas, 20h30-23h
Duração: 4 meses
Valor: R$270 / mês
Ensaio Fotográfico
Ministrante: Eder Chiodetto
O objetivo do curso é finalizar uma edição de fotos em formato audiovisual, livro ou projeto expositivo, de caráter experimental, artístico ou documental. São apresentadas formas de abordagem e de imersão sobre temas, para que os alunos encontrem a melhor forma de representar o de sua escolha. Discutem-se edição e formas de tornar a produção coesa.
Início: 15 de março de 2011, terças, 20-22h30
Duração: 4 meses
Valor: R$350 / mês
História da Arte Contemporânea
Ministrante: Pedro França
O curso oferece um panorama das principais questões que perpassam a produção artística dos últimos cinquenta anos. Todas as aulas serão ministradas através da projeção de filmes e imagens e discussão de textos de artistas, críticos e historiadores, com indicação de bibliografia sobre cada tema.
Início: 17 de março de 2011, quintas, 11-13h
Duração: 3 meses
Valor: R$250 / mês
História da Arte - Arte e Ilusão
Ministrante: Magnólia Costa
Investigação da simulação da realidade na arte ocidental. Estilos e procedimentos técnicos serão estudados em vários momentos da história, do século XVI ao XXI, na obra de artistas que estabeleceram novos paradigmas na arte de representar o mundo e as fantasias da imaginação.
Início: 17 de março de 2011, quintas, 15-17h
Duração: 4 meses
Valor: R$250 / mês
História da Arte - Século XX
Ministrante: Magnólia Costa
As manifestações artísticas mais relevantes do século XX são abordadas numa perspectiva multidisciplinar, segundo conceitos da filosofia, da sociologia e da psicologia. A obra é inserida no contexto em que foi produzida e analisada como expressão cultural. O curso se divide em dois módulos continuados, porém independentes.
Módulo 1: A emergência das vanguardas
Início: 17 de março de 2011, quintas, 18-20h
Duração: 2 meses
Valor: R$250 / mês
Módulo 2: Bases da arte contemporânea
Início: 12 de maio de 2011, quintas, 18-20h
Duração: 2 meses
Valor: R$250 / mês
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP
11-5085-1300
www.mam.org.br
Arte feita de não-arte com Rafael Campos Rocha no CFAV, Recife
Arte feita de não-arte
Ministrante: Rafael Campos Rocha
O workshop tem como objetivo informar o público sobre correntes atuais da arte
contemporânea como arte-etnografia, arte-feminismo e intervenção social, ao mesmo
tempo em que estimula exercícios de criação artística partindo de campos não-artísticos,
ou pelo menos não pertencentes à tradição das Belas Artes, como diagramação e artes
gráficas, Ecologia e pesquisas científicas em geral. A principal atividade durante do workshop
será a confecção de uma publicação contendo os temas de interesse não-artístico dos
participantes, além das aulas expositivas sobre temas da arte contemporânea como os
citados no parágrafo acima.
Inscrições: até 23 de março
Período: 28 de março a 1 de abril de 2011, 14h-17h
Enviar currículo resumido e carta de intenção para o e-mail: cfav.recife@gmail.com
Centro de Formação em Artes Visuais
Pátio de São Pedro, casa 11, bairro de São José, Recife - PE
81-3355-3152 / 3153 ou cfav.recife@gmail.com
www.recife.pe.gov.br
Programação:
Aula 1- foto e arquivo – de Atget a Peter Piller
Aula 2- O artista como etnógrafo – O caso Rennè Green
Aula 3- arte feminista – de Valie Export à Oriana Duarte
Aula 4- Arte e a cidade – do Urbanismo à Intervenção urbana
Aula 5- Os quadrinhos na arte contemporânea – de George Herriman à Wilhelm Sasnal
Sobre o ministrante:
Rafael Campos Rocha nasceu em São Paulo, em 1970. Expõe sua obra plástica com
regularidade desde 2001, destacando-se as individuais no Paço das artes em São Paulo
(2010), na galeria noó, em Barcelona (2008), no Centro Universitário Maria Antônia (2003)
e na galeria virgílo (2005), entre outras. Dentre as coletivas destacam-se mostras no Paço
das Artes (2007), na Sala Canal de Isabel em Madrid (2008) e Bienal do Mercosul (2010). Foi
colaborador da galeria gerida por artistas 10,20 x 3,60 em São Paulo e fundador das galerias
ateliê397, também em São Paulo e noó, em Barcelona. É professor independente de História
da Arte desde 1999, além de lecionar em instituições como Instituto Tomie Ohtake, SESC,
EdEn e collegio das artes. Como crítico de arte, escreveu para catálogos e livros de artistas
além de colaborar para publicações como Revista Novos Estudos, Nossa história, Tatuí e
a publicação digital Canal Contemporâneo. Desde 2010, trabalha principalmente como
cartunista, colaborando para publicações como Caros Amigos, Revista Piauí, Novos Estudos,
Tatuí, Jornal de Resenhas, e como colaborador regular do caderno Ilustríssima, do jornal A
Folha de São Paulo. Desde 2007 escreve, desenha e publica o fanzine digital “O poder do
pensamento Negativo – como destruir a sua vida e das pessoas que vc ama em 2 lições.
março 2, 2011
Memória e arte contemporânea com Marcelo Campos no CCBNB, Fortaleza
Memória e arte contemporânea
Professor: Marcelo Campos
O objetivo do curso é analisar criações de arte contemporânea que se vinculem às questões da memória, das autoficções, da primeira pessoa. Serão discutidas obras que trazem uma poética ao mesmo tempo autoreferente e autônoma. A arte reelabora predicados a objetos que muitas vezes já os possuíam: fotografias de família, cartas, diários, etc.
Período: 16 a 18 de março de 2011, 18h30-20h30
Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3108 ou jacquerlm@bnb.gov.br
Site do CCBNB