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novembro 24, 2010
Workshop de Curadoria e produção com com Andrés Hernández no atelier a pipa
Professor: Andrés Hernández
Serão cinco encontros onde se discutirá o que implica a criação de um projeto de exposição, através da definição de tarefas e grupos de trabalho, e que resultará na realização de uma exposição com obras a serem definidas pelos alunos a partir de uma seleção inicial do professor. Será analisada também a linha curatorial e expográfica da exposição, dentro do espaço do atelier a pipa.
Sistema de arte, Leis de incentivo, Conservação de obras e Salões de arte são alguns dos conceitos que o professor/curador/produtor dará destaque.
31 de Janeiro a 05 de Fevereiro de 2011, seguna a sexta 20-22h
Atelier a pipa
Rua Fidalga 958, Vila Madalena São Paulo - SP
acesso pela R. Rodesia
Fernanda: 8389-9755 ou Luciana: 9131-4280
Visita com hora marcada
Valor: R$ 200,00
Andrés Hernández atua na área de curadoria, produção e montagem de exposições. Foi coordenador executivo da curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 2005 a 2010. Também é autor de textos e publicações sobre arte contemporânea e juri de seleção em salões, projetos e editais.
novembro 16, 2010
Oficina: O Processo Criativo - pensamento criativo e conceitualização módulo III com Charles Watson no Tomie Ohtake, São Paulo
O Workshop de palestras completo de O Processo Criativo consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo ao longo de 4 dias consecutivos. Os módulos podem ser administrados separadamente ao longo de um ano, completando um total de 48 horas e assim cobrindo a maioria dos aspectos deste vasto assunto.
Amplamente ilustrado com textos, vídeos e exercícios, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. E, que, entendendo os mecanismos que podem limitar a criatividade, podemosdesenvolver melhores estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
02 a 05 de dezembro de 2010, quinta e sexta, 19-23h; sábado e domingo, 10-15h
Vagas: 60
Valor: R$400
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900 ou instituto@institutotomieohtake.org.br
www.institutotomieohtake.org.br
PIESP - Programa Independente da Escola São Paulo
O PIESP é um programa para formação de artistas e curadores que buscam o desenvolvimento de linguagem e de novos projetos. O núcleo central do programa é baseado numa metodologia pouco disseminada no Brasil, composta de um seminário crítico, no qual, a cada semana, o trabalho de um dos participantes é apresentado e discutido em grupo.
Outras atividades incluem palestras e encontros individuais com artistas, críticos e curadores ativos no circuito de arte contemporânea brasileiro e internacional.
O objetivo do programa é ampliar o horizonte de possibilidades críticas e artísticas do participante, oferecendo uma série de pontos de vista e de ferramentas conceituais para avaliação e desenvolvimento de sua obra bem como a possibilidade de conhecer e interagir com trabalhos mais maduros. O programa é concebido e dirigido pelo crítico e curador Adriano Pedrosa, que desenvolveu a Bolsa Pampulha em Belo Horizonte.
Direção: Adriano Pedrosa
Inscrições e envio de portfólio até 10 de dezembro de 2010
Vagas limitadas, os artistas e curadores serão selecionados por análise de portfólio e entrevista.
12 parcelas de R$990
Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239 - Metrô Consolação - São Paulo - SP
11-3060-3636 ou info@escolasaopaulo.org
www.escolasaopaulo.org/
Segunda a sexta, 9-20h;sábado, 9-18h
INSCRIÇÃO
Para entrar no processo seletivo deve ser encaminhado à Escola São Paulo (Rua Augusta, 2239 – CEP: 01413-000 / São Paulo – SP) um envelope contendo:
- Currículo resumido, com data de nascimento, formação, telefone e e-mail (uma página A4);
- Artistas visuais: portfólio contendo registro fotográfico da obra do artista, apresentando, no mínimo 20 e, no máximo, 30 imagens (impressas ou em formato digital). Além do portfólio físico, deve ser entregue um CD com o portfólio digitalizado. Os trabalhos em vídeo deverão ser encaminhados em um DVD com até 15 minutos de duração;
- Curadores: um texto crítico, de até 2 mil palavras, e um projeto de exposição, de até 2 mil palavras. Os textos devem ser entregues impressos e em um CD com as informações digitalizadas.
OBS.: cada imagem ou DVD deve ser acompanhado de uma ficha técnica (autor, título da obra, data, dimensões e técnica).
Seminário Mapeando o Campo Artístico: O lugar do educador e outros lugares no Murillo La Greca, Recife
O Seminário Mapeando o Campo Artístico: O lugar do educador e outros lugares integra o programa de atividades anuais do Grupo de Pesquisa Experimental Sobre Arte Contemporânea do Museu Murillo La Greca que, havendo iniciado seu trabalho em 2010, é parte das ações de formação voltadas para educadores que vêm sendo desenvolvidas pelo Museu.
Reunindo convidados, educadores e público interessado, desejamos debater poética e metodologicamente acerca dos pontos de intersecção entre as artes visuais e a educação, pensando sobre as possibilidades de atuação do educador entre esses campos.
22 a 26 de novembro de 2010, 19-21h
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim, Recife - PE
81-3355-3127 ou murillolagreca@recife.pe.gov.br
Informações e inscrições: 81-3355-3126/3127 ou murillolagreca@gmail.com
Programação
Dia 22- Campo e de artes visuais: dois conceitos em debate
Palestrantes: Alexandro de Jesus (PE) e Bitu Cassundé (PE)
Mediação: Geíza Brasil (PE)
Dia 23- A relevância, a questão e o problema da imprensa e do público
Palestrantes: Olívia Mindêlo (PE) e Júlio Cavani (PE)
Mediação: Carolina Campos (PE)
Dia 24-Sobre arte e o significado de se posicionar politicamente hoje
Conferencista: Paulo Marcondes (PE)
Mediação: Gilson Almeida (PE)
Dia 25- Das funções e disfunções da instituição
Palestrantes: Cristiana Tejo (PE) e Cristiano Piton/GIA (BA)
Mediação: Vanildo Queiroz (PE)
Dia 26- A educação como experimentação.
Palestrantes: Janaina Melo (MG) e Cayo Honorato (SP)
Mediação: Flávia Costa (PE)
novembro 12, 2010
Oficina de formatação de projeto e portfólio com Fernando Oliva na Casa Tomada, São Paulo
Ministrante: Fernando Oliva
18 de novembro de 2010, quinta-feira, 20-22h
15 vagas
Público alvo: Artistas
Casa Tomada
Rua Brás Cubas335, Aclimação, São Paulo - SP
www.casatomada.com.br
Para inscrever-se, envie carta de interesse e currículo ao e-mail inscricao@casatomada.com.br
Sobre a Historicidade da Arte Contemporânea no Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo
Através de uma série de conferências com críticos, acadêmicos e artistas, o ICC - Instituto de Cultura Contemporânea, em conjunto com o Centro Universitário Maria Antonia e o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira – ECA/USP oferecem ao público interessado em discutir as questões pertinentes a Arte, os resultados das pesquisas efetuadas nos últimos anos pelo grupo coordenado pela Professora Doutora Sonia Salzstein no Simpósio “Sobre a Historicidade da Arte Contemporânea” que pretende traçar um panorama da produção contemporânea da Arte Brasileira de época recente.
22 a 26 de novembro de 2010
90 vagas presenciais e 70 vagas em transmissão simultânea
Entrada Franca. Retirar senha no local com 30 minutos de antecedência.
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia 294, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3255-7182 ou mariantonia@edu.usp.br
www.usp.br/mariantonia
www.pensaraarte.com.br
Informações: 11-3123-5216, com Tuca
PROGRAMA
22/11/2010 – Segunda-Feira
14h: Palestra com a Professora Sônia Salzstein de abertura do evento
16h: Palestra com o crítico de arte Thierry De Duve sobre Jeff Wall
20h30: Encontro com a artista Carmela Gross
23/11/2010 – Terça-Feira
14h: Palestra com o crítico de arte Tadeu Chiarelli sobre Ana Tavares
16h: Palestra com a crítica de arte Thais Rivitti sobre Rubens Mano
20h30: Encontro com a artista Leda Catunda
24/11/2010 – Quarta-Feira
14h: Palestra com o crítico de arte Moacir dos Anjos sobre Marepe
16h: Palestra com Liliane Benetti (doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pela USP) sobre Bruce Nauman
20h30: Encontro com o artista Jorge Macchi
25/11/2010 – Quinta-Feira
14h: Palestra com o professor Paulo Venâncio sobre Lygia Clark
16h: Palestra com o crítico de arte Carlos Eduardo Riccioppo sobre Leonilson
20h30: Entrevista com a artista Jac Leirner
26/11/2010 – Sexta-Feira
14h: Palestra com o professor e curador do Clube da Gravura (MAM-SP) Cauê Alves sobre Mira Schendel
16h: Palestra com o crítico Pedro Arantes sobre Frank Gehry
20h30: Palestra com Serge Guilbaut, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de British Columbia, sobre a cena cultural na frança de 1954
Performance: corpo, política e tecnologia na UnB e Faculdade Dulcina de Moraes, Brasília
O debate-encontro “Performance: corpo, política e tecnologia” proposto visa discutir a linguagem artística performance, campo híbrido da arte contemporânea: corpo, coletivo, cidade e tecnologia, ou seja, a relação temporal e efêmera dos corpos no espaço, potencializada por tecnologia, como atitude política.
23 a 27 de novembro de 2010
Informações: performancecorpopolitica@gmail.com
Endereço: www.performancecorpopolitica.net
Programação
23 e 27 de novembro
Workshop: Configurando Redes e o Trabalho Colaborativo nas Artes Visuais
Lílian Amaral [SP]
Daniel Toso [Argentina/Espanha]
23/11 de 15 às 19h
Local: Sala Saltimbancos, VIS/IdA/UnB
24 de novembro
9 h às 12 h
Mesa: Conceito de arte da performance
Maria Beatriz de Medeiros [DF]
Daniel Toso [Argentina/Espanha]
Lúcio Agra [SP]
Debatedora: Daniela Labra [RJ]
Local: Teatro Dulcina de Moraes. CONIC. SDS
25 de Novembro
9 h às 12 h
Open space: Outras palavras
Mediação: Rita Gusmão[MG], Diego Azambuja[DF] , Fernando Aquino Martins[DF]
Local: Teatro Dulcina de Moraes, CONIC
14 h às 18 h
Mesa: Performance e novas tecnologias
Shima [SP]
Malu Fragoso [RJ]
Online:Ivani Santana [BA] , Adriana Varella [Brasil/EUA]
Debatedora: Daniela Félix [BA]
26 de Novembro
8 h às 12 h
Mesa: Relações de poder e performance
Ze Mário [BA]
Simone Michelin [RJ]
Online:Yara Guasque [SC], Zalinda Cartaxo [RJ]
Debatedora: Maicyra Leão [SE]
14 h às 17h 30 min
Mesa: Performance, cidade e coletivos
Lilian Amaral [SP]
Patrícia Canetti [RJ]
Evando Nascimento [RJ]
Debatedora: Bianca Tinoco [DF]
18 h às 20 h
Open Space: Trabalhos conclusivos
Mediação: Maria Beatriz de Medeiros [DF]
Local: Teatro Dulcina
27 de Novembro
De 15 às18 h
Workshop: Performance e monstrutivismo
Lúcio Agra
Local: Sala Saltimbancos, VIS/IdA/UnB
novembro 11, 2010
II Seminário de Política Cultural “Cultura, Comunicação e Educação” no CCBNB, Fortaleza
O II Seminário BNB de Política Cultural é uma iniciativa do Ambiente de Gestão da Cultura e da Universidade Corporativa do Banco do Nordeste e tem como objetivo discutir a política cultural na contemporaneidade em suas mais diversas expressões a partir de amplas perspectivas analíticas. Nesta segunda edição do evento, o tema específico é "Cultura, Comunicação e Educação", cujo intuito é aprofundar a discussão em torno da convergência entre as políticas de cultura, de comunicação e de educação, compreendendo que estes três campos são fundamentais para a formação cidadã e para o fortalecimento da democracia.
PÚBLICO: Gestores públicos municipais, estaduais e federais; militantes dos movimentos sociais; pesquisadores, professores e alunos de cursos de Ciências Humanas; profissionais do campo cultural e interessados na temática.
16 a 18 de Novembro de 2010
Inscrições: cultura@bnb.gov.br ou na recepção até o primeiro dia do evento
Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3108 cultura@bnb.gov.br
www.bnb.gov.br/cultura
Terça a sábado, 10-20h; domingo, 10-18h
Programação
Dia 16/11 – Terça-Feira:
16h às 18h – Credenciamento
18h às 19h – Abertura – Banco do Nordeste / Ministério da Cultura-Representação Regional Nordeste / CULTCOM
19h às 21h – Programa Papo XXI – Tema: “Convergências entre cultura, comunicação e educação na contemporaneidade”
Expositor: Muniz Sodré (UFRJ e Fundação Biblioteca Nacional)
Mediador: Alexandre Barbalho (UECE)
Dia 17/11 – Quarta-Feira:
16h às 18h – Painel 1- Cultura e Comunicação: Interfaces acadêmicas
Expositores: Lia Calabre (FCRB) e Silas de Paula (UFC).
Mediador: Alexandre Barbalho (UECE)
18h às 18h30 – Lançamento do segundo livro da Coleção Textos Nômades - Políticas Culturais no Brasil: História e Contemporaneidade, de autoria de Lia Calabre.
18h30 às 20h30 – Painel 2 – Cultura, Comunicação e Educação: Experiências
Expositores: Fabiano dos Santos (Ministério da Cultura), Raquel Gadelha e Maria Amélia Mamede (Via de Comunicação-CE). Mediador: Tibico Brasil (BNB)
Dia 18/11 – Quinta-Feira:
16h às 18h – Painel 3 - Cultura e educação: Interfaces acadêmicas
Expositores: Albino Rubim (UFBA) e Aldo Victorio Filho (UERJ).
Mediadora: Jacqueline Medeiros (BNB/UERJ)
18h às 18h30 – Intervalo
18h30 às 20h30 – Painel 4 – Cultura, Comunicação e Educação: Políticas
Expositores: Secult-FOR, Secult-CE e Ministério da Cultura.
Mediador: Kadma Marques (UECE)
novembro 8, 2010
Workshop Edição de Séries e Processo Criativo com Gui Mohallem no Espaço f/508, Brasilia
O Workshop Edição de Séries e Processo Criativo traz para o centro da discussão o processo de criação, o discurso imagético e noções estéticas e de estilo. O WS oferece aos participantes a oportunidade de exercitar, individual e coletivamente, diferentes caminhos de edição aplicáveis aos seus próprios trabalhos e dos outros, visando à organização de portfólios ou outros formatos de apresentação de trabalhos conceitualmente estruturados.
Com Gui Mohallem
3 e 4 de dezembro, Sexta-feira, 18h30-22h30, Sábado, 14-19h
Carga horária: 9h/aula
R$ 380,00
Público-alvo: Fotógrafos, profissionais ou amadores, que invistam em um trabalho autoral e no desenvolvimento de séries fotográficas.
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113, Asa Norte, Brasília - DF
61-3347 3985 / 8414 8926 ou fotoclubef508@gmail.com
www.fotoclubef508.com
Segunda a sexta, 14-20h
Vagas limitadas
Cronograma
03/12 (sexta-feira), 18h30-22h30
A partir da apresentação de trabalhos de renomados fotógrafos, como Alec Soth, Nan Goldin e Alessandra Sanguinetti, será realizado um bate-papo acerca dos tipos de associações feitas pelos autores em suas séries e de como se dá o processo de amadurecimento das mesmas.
Prática: Edição individual e coletiva de material fornecido pelo professor, visando à organização deste material em séries. Com intuito de capacitar os alunos para a análise de imagens e o estabelecimento de ligações entre elas, o exercício induz os participantes a buscarem os significados que surgem a partir das conexões entre imagens individuais ou constituintes de séries fotográficas.
.04/12 (sábado) – Manhã
Período livre para que os alunos providenciem a impressão de suas imagens. Os participantes devem fazer uma pré-seleção de seu material e levá-lo para a aula, impresso*, em tamanho 10x15 ou 13x18.
*Em função do manuseio, é aconselhável que as cópias fotográficas sejam feitas em mini lab.
.04/12 (sábado), 14-19h
“Estética - encontrando a própria técnica”
gUi Mohallem mostrará parte do seu trabalho e falará sobre as séries já abandonadas, as primeiras tentativas de seriação, os fracassos e os últimos projetos. O artista utilizará sua própria experiência para dar exemplos concretos de como o processo de seriação do trabalho é um contínuo aprendizado, que está intimamente relacionado ao domínio da leitura de imagens, à interpretação do universo simbólico imagético, e a um profundo conhecimento de si mesmo e das questões que perpassam e estimulam o processo criativo de cada artista.
Prática: Com olhar imparcial e objetivo, cada participante deverá realizar o processo de seriação do trabalho de outro. Ao final do exercício, será feita uma avaliação de cada edição proposta, confrontando a opinião do autor das imagens, do professor e dos demais participantes.
Sobre Gui Mohallem
Mineiro de Itajubá, formou-se em Cinema e Vídeo pela ECA-USP em 2003, especializando-se em cinematografia. Participou de projetos de fotografia e educação na França e na Austrália, onde realizou estudos de aperfeiçoamento e ministrou workshops. Durante mais de 3 anos foi educador e colaborador pedagógico de projetos sociais de cinema e educação, tais como Instituto Criar de TV e Cinema e as Oficinas Cine Tela Brasil. Em meados de 2007, passou a se dedicar exclusivamente ao seu trabalho como fotógrafo. Desde então, expôs em Minas Gerais, São Paulo, Paraty (RJ) e Nova York (EUA). Em abril de 2010, juntamente com os fotógrafos Breno Rotatori e Felipe Russo, inaugurou o Projeto Incubadora, em que séries em andamento dos três fotógrafos são discutidas entre eles e um grupo de metacriadores, sob orientação de Ronaldo Entler. Atualmente, além de ministrar workshops, fotografa para periódicos e empresas como Folha de São Paulo e editora Abril (Revista Bravo!) e é representado no Brasil pela Galeria de Babel.
novembro 5, 2010
Fotografia de moda e arte: uma fronteira sem limites com Klaus Mitteldorf no MAM-SP, São Paulo
O objetivo do curso é mostrar que a arte fotográfica não tem limites nem regras a partir de duas etapas práticas: foto em locação externa e em estúdio. Cada artista desenvolve sua própria linguagem, segundo sua personalidade e vivência pessoal.
26, 27 e 28 de novembro, sexta-feira, das 19- 22h, sábado e domingo, das 10-16h
Duração: 3 dias
15 vagas
R$ 600 (em 2x)
MAM-SP: Parque do Ibirapuera
av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3
cursos@mam.org.br ou 11- 5085-1312
Na fotografia autoral e na de moda muitas vezes são utilizadas as mesmas linguagens. Para muitos fotógrafos, esses dois campos são um só, no qual a criatividade do autor define a qualidade do trabalho. Mitteldorf explica como criou a relação entre foto autoral e de moda em sua produção e põe em prática as experiências que realizou em muitos anos de trabalho.
O curso tem duas fases práticas: produção de um ensaio fotográfico em locação externa, com modelos, produção de moda, maquiagem e luz artificial; e produção de um ensaio fotográfico em estúdio, com modelos, produção de moda e objetos, maquiagem e luz artificial de cinema.
novembro 4, 2010
Mapa do jogo: O som nos games com Lawrence Rocha Shum no MIS, São Paulo
professor: Lawrence Rocha Shum
Dando sequência ao ciclo de workshops "Mapa do Jogo: práticas, teorias & produção de games", que tem curadoria de Lúcia Santaella, este módulo discute o conceito de topologia sonora, que designa a concepção dos possíveis lugares em um game (onde possa haver som) e suas correlações com o planejamento, criação, emprego e distribuição dos elementos sonoros (vozes, músicas e ruídos), estabelecendo, assim, uma relação entre os lugares do jogo e as suas sonoridades.
A palavra lugar tem aqui um sentido amplo e pode representar espaços, ambientes, níveis, fases, nós, mapas, fluxogramas, cidades, reinos, universos, mundos, cenas opcionais e planos narrativos.
23 de novembro a 16 dezembro, terças e quintas, 14h30-17h
Sala de Workshop / Estúdio de Áudio
R$ 60 (desconto de 50% para estudantes)
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
Público alvo: Comunidade gamer e interessados pelo assunto
Seleção: Disponibilidade de vaga
Sobre o ministrante
É mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, membro do NuPH (Núcleo de Pesquisas em Hipermídia da PUCSP) e docente no curso de graduação em Tecnologia e Mídias Digitais, da PUC-SP.
novembro 3, 2010
Encontro reflete o lugar dos museus na contemporaneidade no Palácio Rio Branco, Salvador
II Encontro Baiano de Museus vai discutir Inovação e Sustentabilidade
17, 18 e 19 de novembro de 2010
Palácio Rio Branco
Pça. Tomé de Sousa - Centro Histórico
Salvador- BA
Inscrições serão gratuitas e realizadas pelo telefone: (71) 3117-6381 ou pelo email encontrobaianodemuseus@gmail.com.
Gestores culturais, profissionais de museulogia, estudantes e pesquisadores estarão reunidos em Salvador no II Encontro Baiano de Museus, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Palácio Rio Branco em Salvador. Realizado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, o evento lançará um olhar para a temática “Inovação e Sustentabilidade”, reunindo os principais nomes do assunto no país, a exemplo de Daniel Rangel (diretor da DIMUS), Solange Farkas (Diretora do MAM), Moacir dos Anjos (curador da Bienal Internacional de São Paulo), Rodrigo Moura (Instituto Inhotim) entre outros nomes. O objetivo do encontro é contribuir para formação dos profissionais da área, mas especialmente proporcionar um espaço para troca de conhecimento e experiências, avançando para reflexão sobre o novo papel que esses espaços desempenham na contemporaneidade e a própria ressignificação do lugar dos museus, mais abertos e próximos da sociedade.
Uma nova escrita para uma nova arte na Cinemateca do MAM-RJ, Rio de Janeiro
Esses encontros pretendem explorar as várias intersecções entre texto e imagem, não só nos trabalhos de artistas visuais, como também na produção literária, poética e musical de uma geração de artistas que investe justamente nas fronteiras entre esses espaços criativos. Em cada encontro estarão dois palestrantes cujas trajetórias profissionais cruzam com a temática proposta para o dia, sempre com mediação de Frederico Coelho, assistente de curadoria do MAM.
28 de setembro a 30 de novembro, terças-feiras, 18-20h
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21.2240.4944
www.mamrio.org.br
Preço por palestra: R$ 20
Preço dos oito encontros: R$ 160
Capacidade: 60 vagas (a inscrição deverá ser feita na bilheteria do MAM, entre 12h e 17h, ou no dia de cada palestra, meia hora antes de sua abertura).
Programação:
09 de novembro – Tatiana Grinberg / Ana Paula Kiffer (O corpo da escrita)
16 de novembro – Sérgio Martins / em consulta (A palavra sobre a arte)
23 de novembro – Eucanaã Ferraz / Carlito Carvalhosa (O livro e a arte)
30 de novembro – Frederico Coelho / Sergio Cohn (Revistas)
Cidade e cultura: tensões na arquitetura e na arte com Vera Pallamin no Maria Antonia, São Paulo
ProfessorA: Vera Pallamin
Os processos de estetização urbana no contexto do estreitamento das relações entre cultura e mercado e a formalização desses valores em obras de arquitetura e ações artísticas na cidade, com seus aspectos críticos e desdobramentos em várias dimensões da vida social, colocando em destaque as tensões atuais entre o estético e o político, as mudanças de estratégias e a ascendência da arquitetura em projetos urbanos e os espaços da arte na metrópole contemporânea.
16, 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro, terças-feiras, 20-22h
R$ 170,00
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia 294, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3255-7182 ou mariantonia@edu.usp.br
www.usp.br/mariantonia
Programa
16 de novembro:
Cidade e cultura: tensões contemporâneas, o capitalismo financeiro e sua lógica cultural
23 de novembro :
Mudanças de estratégias em projetos urbanos e as recentes paisagens do capital excedente
30 de novembro :
Arquitetura e espaços da urbanidade mercadológica, modos atuais de ascendência da arquitetura sobre a cidade
7 de dezembro:
Arte e espaço urbano, tensões atuais entre o estético e o político.
Vera Pallamin é professora da FAU-USP. No exterior, conduziu pesquisas de pós-doutorado sobre a relação entre arte e esfera pública. É autora de Arte urbana (Annablume, 2001) e Cidade e cultura (Estação Liberdade, 2002).
Arte, história e sociedade: Lukács, Bloch e Kracauer com Carlos Eduardo Jordão Machado no Maria Antonia, São Paulo
Professor: Carlos Eduardo Jordão Machado
Uma revisão de alguns dos conceitos centrais da modernidade estética diretamente ligados à cultura e à vida material, a partir da obra de três pensadores: Georg Lukács e a originalidade de sua crítica ao fenômeno da reificação social, Ernst Bloch e seu resgate da utopia para o materialismo histórico e sua crítica a Freud, e finalmente Siegfried Kracauer e sua leitura aguda da cultura da República de Weimar, vista como espécie de antessala de nossa situação atual.
11,18 e 25 de novembro e 2 de dezembro, quintas-feiras, 20-22h
R$ 170,00
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia 294, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3255-7182 ou mariantonia@edu.usp.br
www.usp.br/mariantonia
Programa
4 de novembro:
Georg Lukács: a alma e as formas, a teoria do romance, o conceito de reificação social
11 de novembro:
Ernst Bloch: o espírito da utopia, o conceito de não-contemporaneidade, o pensar fabulando, a crítica a Freud
18 de novembro:
Siegfried Kracauer: a biografia da sociedade, as operetas e a política como farsa no Segundo Império francês, as Passagens de Walter Benjamin
25 de novembro :
Kracauer e a crítica da cultura: o ornamento da massa, o culto da distração, massa e propaganda
Carlos Eduardo Jordão Machado é professor do Depto. de Filosofia da UNESP. Publicou As formas e a vida: estética e ética no jovem Lukács (Unesp, 2004), entre outros, e traduziu O ornamento da massa (Cosac Naify, 2009), de Siegfried Kracauer.