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junho 30, 2010
Viagem guiada com Paula Braga para Inhotim, Brumadinho
O ProjetoCultura está organizando esta viagem para Inhotim entre os dias 30 de Julho à 01 de Agosto 2010. A professora Paula Braga, doutora em Filosofia da Arte pela USP, acompanhará o grupo durante todas as visitas.
Quem leva: Paula Braga
30 de Julho à 01 de Agosto 2010
Valor: R$ 1.746,00 (3% de desc) ou 4x R$ 450,00 (c/ suíte individual)
R$ 1.552,00 (3% de desc) ou 4x R$ 400,00 (c/ suíte dupla)
Contato: Philippe 11-2307-0767 ou 11-8128-5521
Programação
O ProjetoCultura está organizando esta viagem para Inhotim entre os dias 30 de Julho à 01 de Agosto 2010. A professora Paula Braga, doutora em Filosofia da Arte pela USP, acompanhará o grupo durante todas as visitas, apresentando as obras de arte desta maravilhosa coleção. O grupo também terá a oportunidade de conhecer, além das obras, todo o paisagismo, que conta com diversos espécimes da flora nacional.
Antes de partirmos, acontecera uma aula na Fundação Ema Klabin, localizada na Rua Portugal, 43, onde o grupo terá a oportunidade de conhecer um pouco dos trabalhos dos artistas que compõem a coleção. A aula de duas horas sera ministrada pela prof. Paula, no dia 29 de Julho quinta-feira, das 18:30 as 20:30.
Histórico
Inhotim - Centro de Arte Contemporânea - foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.
A propriedade particular ia se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.
Cronologia:
2002 - foi fundado o Instituto Cultural Inhotim, uma instituição sem fins lucrativos, destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que também desenvolve ações educativas e sociais.
2005 - o extenso acervo cultural e ambiental abria suas portas timidamente, com pré-agendamento de visitas somente da rede escolar da região de Brumadinho e de grupos específicos.
2006 - com estrutura completa, a obra particular chega ao grande público, com o Instituto passando a receber visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.
2008 - nos últimos 12 meses, cerca de 110 mil pessoas já visitaram Inhotim. São visitantes de diversas partes do pais e do mundo.
Um pouco mais sobre Inhotim
O Instituto Inhotim é um complexo museológico original, constituído por uma sequência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e do meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico.
Criado em 2005, Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira, possui um importante acervo de arte contemporânea e uma extensa coleção botânica. Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, e são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo nas mais diversas áreas.
O representativo acervo de arte contemporânea de Inhotim vem sendo formado desde meados da década de 1980, e tem como foco obras criadas a partir dos anos 1960. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.
O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. A enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.
Com um acervo de aproximadamente 500 obras de mais de 100 artistas, a coleção de Inhotim vem sendo formada desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente nos anos 1960 até os nossos dias. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo parque botânico.
Pavilhões abrigam exposições permanentes de Tunga e Cildo Meireles. Em março de 2008, foram inauguradas duas novas galerias, uma dedicada a obras da artista Adriana Varejão e a segunda para abrigar o trabalho Neither (2004), da artista colombiana Doris Salcedo. Uma série de projetos especialmente comissionados por Inhotim estão atualmente em andamento e envolvem artistas como Doug Aitken, Matthew Barney, e Pipilotti Rist.
Alguns dos artistas presentes no acervo
Adriana Varejão // Anri Sala // Chris Burden // Cildo Meireles // Dan Graham // Doug Aitken // George Bures Miller // Helio Oiticica // Janet Cardif // Janine Antoni // Jorge Macchi // Luiz Zerbini // Mathew Barney // Pipilotti Rist // Rivane Neuenschwander // Tunga // Valesca Soares // Vik Muniz.
Inhotim conta com uma direção artística que pretende responder às próprias características complexas da instituição. A curadoria está a cargo de Allan Schwartzman, Jochen Volz e Rodrigo Moura. O fato de ser dividida entre profissionais, respectivamente, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Brasil, é um reflexo de como a instituição pensa internacionalmente, promovendo livre trânsito entre a arte produzida no Brasil e no exterior. Os curadores são responsáveis, conjuntamente, pelas exposições e pela expansão da coleção, além de darem apoio de conteúdo ao desenvolvimento institucional de Inhotim com projetos de educação e publicações, e outros aspectos da política cultural da instituição.
Bienalmente uma nova mostra é apresentada, com o intuito de divulgar as novas aquisições e criar reinterpretações da coleção, e novos projetos individuais de artistas são inaugurados, fazendo de Inhotim um lugar em constante evolução.
Botânica e Meio Ambiente em Inhotim
Os jardins de Inhotim, onde estão instaladas de forma perene obras de consagrados artistas da contemporaneidade, são reconhecidos pela sua beleza singular e pela disposição paisagística do seu acervo botânico. Mas os jardins de Inhotim não são somente um local de contemplação estética.
É neste contexto de rara beleza que Inhotim realiza estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas, conservação ex situ e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade. Tais características conferem ao parque o status de Jardim Botânico, cuja missão relaciona-se a divulgar e sensibilizar sobre importância da biodiversidade vegetal para a sobrevivência humana.
Acesse também o site de Inhotim - http://www.inhotim.org.br
Programação
Quinta-feira, 29 de Julho
18:30 às 20:30 – Aula com a professora Paula na Fundação Ema Klabin.
Sexta-feira, 30 de Julho
Encontro no aeroporto de Congonhas para embarque no voo:
Número do voo ainda a ser definido
Origem: SAO-Congonhas-SP
Destino: Belo Horizonte - Confins
Chegada ao aeroporto de Confins, Belo Horizonte, embarque na van com destino ao Hotel Mercure, no bairro de Lourdes, Belo Horizonte.
Chegada ao Hotel.
Sábado 31 de Julho
Café da manhã (incluso).
09:00 – encontro no saguão da pousada para saída de van com destino a Inhotim.
10:00 – Chegada em Inhotim e visita à coleção com o acompanhamento e explicações da Prof. Paula.
13:00 – Almoço no Buffet de Inhotim (incluso).
14:30 – Visita à coleção com o acompanhamento e explicações da Prof. Paula.
17:30 – Saída com destino ao Hotel.
18:00 - Chegada no Hotel.
19:00 – Aula informal com a Professora Paula Braga para comentar a visita.
20:30 – Jantar na pousada (incluso).
Domingo, 01 de Agosto
Café da Manhã (incluso).
09:00 – Encontro no saguão da pousada para saída de van para Inhotim.
10:00 – Chegada em Inhotim e visita à coleção com o acompanhamento e explicações da Prof. Paula.
13:00 – Almoço no Buffet de Inhotim (incluso).
14:30 – Visita a coleção com o acompanhamento e explicações da Prof. Paula.
17:30 – Saída com destino ao aeroporto de Confins, Belo Horizonte.
19:30 – Chegada ao aeroporto de Confins.
Voo ainda a ser definido
Origem: Belo Horizonte - Confins
Destino: SAO-Congonhas-SP
Chegada ao aeroporto de Congonhas, São Paulo.
Obs – Estão inclusos no valor da parte terrestre todas as refeições citadas (exceto bebidas) e os ingressos para os dois dias de visita a Inhotim.
A viagem será realizada a partir de um número de 10 inscritos.
O número de inscritos não excedera 18 pessoas.
Todo o transporte citado no roteiro será realizado em uma Van Sprinter, com 14 lugares. Acima deste número utilizaremos um microônibus com capacidade para 27 passageiros. A empresa contratada possui mais de 30 anos de experiência, conta com moderna frota e ótimos motoristas.
Água e refrigerantes, bem como petiscos, são servidos em todos os trajetos.
Valor da Viagem
Parte Terrestre
Os valores podem ser pagos em 4X sem juros ou a vista com 3% de desconto.
Suite Individual
4 parcelas de R$ 450,00 ou R$ 1.746,00 à vista
Suite Dupla
4 parcelas de R$ 400,00, ou R$ 1.552,00 à vista
Para fazer sua reserva entre em contato com Philippe, pelo telefone 11 2307-0767 ou 11 8128-5521.
Parte Aérea
Momentum Viagens
Contato Ana Silvia de Souza 3539-5586
Quem Leva
Paula Braga é doutora em Filosofia da Arte pela Universidade de S. Paulo, mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), EUA, e bacharel em pintura também pela UIUC. Organizou o livro “Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica” (Editora Perspectiva, 2008).
junho 22, 2010
Simbologia - Entre ver e olhar: um jogo de olhares com Simonetta Persichetti no MAM, São Paulo
A fotografia protagoniza uma nova forma de expressão do século XXI. Neste curso, ela é apresentada e discutida na perspectiva da arte contemporânea, no contexto das galerias e dos museus.
Ministrante: Simoneta Persichetti
20, 21 e 22 de julho, terça, quarta e quinta, 20-22h
Vagas: 30
Valor: R$ 220
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera s/nº, portão 03, São Paulo - SP
cursos@mam.org.br
Inscrições pessoalmente no MAM, de segunda a sexta, 10-18h; sábado, 12-18h
O pagamento pode ser feito a vista ou em 2x no cheque ou cartão
junho 21, 2010
Curso de Especialização Arte: Crítica e Curadoria na PUC, São Paulo
*Professores: Professores: Alécio Rossi, Ana Maria Salles Mariano, Anne Shirlei Araújo, Carmen Lúcia José, Cecília Salles, Christine Greiner, Daniela Bousso, Daniela K. Hanns, Elaine G. P. Caramella, Erson Martins, João Bandeira, Lenora de Barros, Lúcia Helena Ferraz Sant’Agostino, Lúcio Agra, Marcelo Araújo, Maria Inês Duarte, Naira Neide Ciotti, Noemi Jaffe, Priscila Arantes, Renata Vieira Mota, Sandra Camargo R. Mraz, Sonia Regis, Vera Cecília Achatkin
*Sujeito a alterações
Coordenação: Elaine G. P. Caramella
Vice-coordenação: Cecília Salles
Matrículas abertas
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3670-3300 ou infocogeae@pucsp.br
www.pucsp.br/cogeae
Horário: Segundas e terças, 19-23h
Início: 2 de agosto de 2010
Duração: 390 horas
Preço do módulo: 6x de R$ 696
Promoção: PUC-SP – Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Valor do curso: R$ 15.380,00 / Parcelado em 20x: Matrícula: R$ 769,00 + 19 parcelas de R$ 769,00
Documentos necessários:
Curriculum vitae atualizado, cópia autenticada do diploma de graduação, carta justificando o interesse pelo curso. Apresentar os originais do CPF, do RG, do comprovante de endereço (onde conste o CEP) e duas fotos 3x4.
Local de Matrícula:
PUC-SP - Unidade Consolação
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3124-9600
Horário de Atendimento: 9-20h30; sábado, 8-12h30
APRESENTAÇÃO
A tradição dos estudos em Arte sempre esteve descolada de questões teórico-metodológicas e associada a normas e regimes, marcados pelo estudo descritivo e cronológico, com caráter historicista e impressionista.
Este curso quebra esse paradigma e apresenta uma proposta inovadora, reunindo os elementos plurais. A proposta contextualiza a produção artística às mudanças tecnológicas, aos jogos de mercado e às polêmicas atuais. Não se trata de negar a tradição, mas de repensá-la à luz de recortes teórico-metodológicos do presente.
A formação acadêmica proposta pelo curso para o crítico-curador parte da concepção de que as ações do historiador, do crítico e do curador de arte são indissociáveis e complementares.
Ao final do curso, o aluno estará apto para desenvolver atividades profissionais na interface entre história-crítica-curadoria de arte, podendo atuar na crítica de arte em empresas de mídia impressa e virtual, na consultoria de projetos artísticos e de artistas independentes e na curadoria e produção de eventos culturais de pequeno e grande porte em galerias, museus, centros culturais e institutos de arte. Outras linhas relacionadas são as de desenvolvimento de atividade docente em cursos superiores, além de organização de publicações, livros e catálogos de exposição, entre outras.
DIRIGIDO A
Graduados em Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Letras, Ciências Sociais, Filosofia e outros profissionais que comprovem experiência na área.
ESTRUTURA E CARGA HORÁRIA
390 horas, divididas em quatro módulos, a serem cumpridas em dois anos, sendo 360 horas de disciplinas, além de 30 horas dedicadas à monografia.
junho 18, 2010
Dynamic Encounters // 29º Bienal de São Paulo
Em 2010, ano em que o D.E. comemora seu 18º aniversário, faremos uma programação especial para a Bienal de São Paulo e eventos paralelos. Serão quatro dias de encontros com profissionais e discussões sobre o tema, contexto e obras expostas.
Professores: Agnaldo Farias, Charles Watson, Denise Gadelha, Eduardo Brandão, Fernando Cocchiarale, Franz Manata, Frederico Carvalho, Luiz Ernesto Moraes, Moacir dos Anjos, Pedro França
30 de setembro a 03 de outubro de 2010
Valor: 1350,00
contato: wats352@attglobal.net / bcawats@attglobal.net
informações: 21-2553 3748 / 21-2553 9224
*Professores / Equipe de apoio
Agnaldo Farias: professor e curador da 29ª Bienal de São Paulo
Charles Watson: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
Denise Gadelha: artista e professora da Casa do Saber - SP
Eduardo Brandão: diretor da Galeria Vermelho e professor da FAAP - SP
Fernando Cocchiarale: curador independente e professor da EAV – Parque Lage
Franz Manata: curador independente e professor da EAV – Parque Lage – RJ
Frederico Carvalho: professor da Universidade Federal – RJ
Luiz Ernesto Moraes: artista e professor da EAV – Parque Lage
Moacir dos Anjos: curador da 29ª Bienal de São Paulo
Pedro França: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
Serão 02 dias na Bienal e 2 dias em eventos paralelos, onde haverá encontros com profissionais e discussões sobre o tema, contexto e obras expostas.
As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
*sujeito a alterações
Dynamic Encounters // Chicago / New York 2010
Em 2010, ano em que o Dynamic Encounters comemora seu 18º aniversário, faremos uma programação especial nos Estados Unidos visitando as cidades de Chicago e New York. Serão 10 dias de palestras e discussões sobre arte nos principais museus, galerias de arte, e ateliês das duas cidades, com ênfase na arte contemporânea. Em Chicago visitaremos o novo e reformado Modern Wing, do Art Institute of Chigago, agora o maior museu de arte moderna / contemporânea dos Estados Unidos.
Professores: Agnaldo Farias, Charles Watson, Denise Gadelha, Fernando Cochiaralle, Frederico Carvalho, Pedro França
07 a 19 novembro de 2010
contato: wats352@attglobal.net / bcawats@attglobal.net
informações: 21-2553 3748 / 21-2553 9224 / 21-2223-0710
*Instituições
Chicago Art Institute
Chicago Art Institute (Modern Wing)
Museum of Contemporary Art, Chicago
Photography Museum (MoCP)
Dia Beacon
New Museum Contemporary Art
MoMA
Guggenheim Museum
Metropolitan Museum
PS1
Whitney Museum
entre outros
*Professores / Equipe de apoio
Agnaldo Farias: professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake – SP
Charles Watson: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
Fernando Cochiaralle: professor da Escola de Artes Visuais e PUC-RJ
Denise Gadelha: professora da Casa do Saber-SP
Frederico Carvalho: professor da Universidade Federal – RJ
Pedro França: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
*sujeito a alterações
junho 2, 2010
Workshop Internacional sobre Desenho no Espaço Cento e quatro, Belo Horizonte
O objetivo desta realização é potencializar o desenho como mote para a organização de um evento internacional, reconhecendo a importância de estimular pontos de vista flexíveis nas discussões a respeito da imagem. Acreditamos que somente esta flexibilidade pode nos conduzir para além dos recorrentes preconceitos institucionais, nos ajudando a superar mentalidades genericamente especulativas advindas das mais diversas situações de mercado.
Ministrantes: Dora Longo Bahia, Irene Kopelman, Marcelino Peixoto, Marginália
Período: 05 a 25 de julho de 2010
Vagas: 20
Inscrições: 01 a 15 de junho de 2010 (gratuita)
Os artistas interessados em participar do processo de seleção deverão enviar, via SEDEX, Ficha de Inscrição (modelo anexo) e a documentação exigida abaixo, em envelope lacrado para o seguinte destinatário:
CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte
a/c Jaqueline Castro
DESENHO; – SELEÇÃO DE CANDIDATOS - WORKSHOPS
RUA da Bahia, 1148 – sala 1708
CEP 30.160-906 - BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
Informações ou esclarecimento de duvidas sobre este edital: 31 3284-3455 / 31 8728-8804 ou desenho@ceia.art.br
Estrutura do evento
A programação do DESENHO; é composta por :
1. Quatro workshops
2. Um Ateliê Coletivo, com mediação de quatro artistas, e participação de diversos artistas nacionais e internacionais.
3. Relatos de artistas participantes do Ateliê Coletivo
4. Palestras
5. Abertura do Ateliê coletivo para visitação pública
6. Publicação do livro de registro do evento
O CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte torna público o processo de inscrições e seleção de candidatos, visando participação nos workshops os quais serão oferecidos no evento DESENHO; a se realizar em Belo Horizonte, no período de 05 a 25 de julho de 2010.
Podem participar do workshop: artistas e estudantes de artes, brasileiros ou estrangeiros, que tenham interesse em explorar a linguagem do desenho. Cada candidato devera escolher um entre os três workshops oferecidos.
Dos workshops:
Workshop 1
Notas sobre a representação
Ministrante: Irene Kopelman (Argentina)
Sinopse: O workshop irá explorar, como o título sugere, as noções de representação e, mais especificamente, a representação da paisagem. Não somente a paisagem entendida em sentido literal como "paisagem natural", mas também desenvolvida através de representações culturais que têm sido historicamente e culturalmente aprendidas e ordenadas artificialmente.
O workshop será essencialmente prático e com base na compreensão do desenho como um processo fundamental de aquisição de conhecimento. Entre os principais temas do worshop serão trabalhados os métodos de cada artista na resolução dos seus próprios trabalhos.
Período de realização: De 06 a 16 de julho de 2010, das 09 às 17 horas, de 2ª. a 6ª.
Número de vagas: 15
Workshop 2
Projetar e projetar-se: desenho como projeto de algo a saber.
Ministrante: Marcelino Peixoto (Minas Gerais - Brasil)
Sinopse: O que propor... o Desenho é sempre uma ação ontológica que se estabelece como problema de si mesmo; coincide com a idéia de projetar-se na medida em que se realiza e existe quando se mobiliza na ação do corpo que o projeta sobre o suporte, quando se desprende no tempo deixando ver a presença do movimento que o determina.
Este workshop tem por objetivo possibilitar que o desenho se desprenda do corpo que o executa e se instaure nos diversos formatos/dimensões e espaços/territórios/lugares possíveis, fazendo do ato de riscar uma ação de projetar especulações.
Período de realização: De 12 a 23 de julho de 2010, das 09 às 17 horas, de 2ª. a 6ª.
Número de vagas: 15
Workshop 3
Desenho - Território
Ministrante: Dora Longo Bahia (São Paulo - Brasil)
Sinopse: Investigar aspectos da configuração do espaço e do tempo contemporâneos, explorando o desenho enquanto forma de designar um território plástico. Todos os dias, pela manhã, haverá um período de análises teóricas e de temas desenvolvidos a partir de recursos visuais e da utilização de bibliografia especializada. O período da tarde será destinado a trabalhos práticos e à orientação do mediador sobre os resultados gerados.
Período de realização: De 12 a 23 de julho de 2010, das 09 às 17 horas, de 2ª. a 6ª. Feira
Número de vagas: 20
Workshop 4
Projetologia improvável
Ministrante: Marginália
Sinopse: Propõe uma abordagem do desenho a partir de suas operações de síntese e representação, buscando tornar visíveis projetos irrealizados e irrealizáveis
Período de realização: Dias 14, 15 e 16/07 e 20 e 21/07 – das 09 às 17 horas
Número de vagas: 15
1. Das inscrições:
1.1. Serão disponibilizadas ate 20 vagas para cada workshop.
1.2. A inscrição e a participação no workshop são gratuitas.
1.3. O candidato deverá indicar, na ficha de inscrição, o workshop de sua preferência, sugerindo segunda e terceira opções.
1.4. Os candidatos selecionados serão distribuídos em cada workshop de acordo com: a análise do currículo e da carta de intenção; o número disponível de vagas; e a ordem de preferência sugerida pelo candidato.
1.5 - O prazo para inscrições é de 01 a 15 de junho de 2010 (último dia de postagem das propostas)
1.6 - Os artistas interessados em participar do processo de seleção deverão enviar, via SEDEX, Ficha de Inscrição (modelo anexo) e a documentação exigida abaixo, em envelope lacrado para o seguinte destinatário:
PARA: CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte
a/c Jaqueline Castro
DESENHO; – SELEÇÃO DE CANDIDATOS - WORKSHOPS
RUA da Bahia, 1148 – sala 1708
CEP 30.160-906 - BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
1.7 - Não serão aceitas propostas enviadas fora do prazo estipulado por este edital.
1.8 - Não serão aceitas propostas, cuja documentação esteja incompleta.
1.9 - Não será admitido o envio de propostas por meio de fax, e-mail ou instrumento similar.
2. Da documentação exigida:
TODO O MATERIAL DEVER SER GRAVADO EM CD OU DVD, ENVIAR SOMENTE O DVD, COM AS INFORMAÇÕES PEDIDAS.
O DVD ENVIADO NÃO SERA DEVOLVIDO AO CANDIDATO.
Mandar os arquivos em formato Word ou pdf.
- Ficha de Inscrição (modelo anexo)
- Xerox de Identidade e CPF
- Currículo resumido com no máximo duas laudas.
- Carta de intenção, dizendo porque deseja fazer este workshop.
- Portfólio contendo características da obras produzidas: titulo, dimensões, ano, técnica
3. Da Seleção:
O critério de seleção dos candidatos ficará a cargo do CEIA.
4. Do Resultado:
A lista dos selecionados será divulgada no site oficial do CEIA – www.ceia.art.br, no dia 22 de junho de 2010
5. Das responsabilidades dos candidatos selecionados:
5.1 – Cumprir horários determinados para a realização do workshop.
5.2 - Acatar normas e condições estabelecidas pela produção do DESENHO;
6. Das responsabilidades do CEIA:
6.1 – Garantir boas condições de segurança e adequação dos locais para realização dos workshops
6.2 - Emitir certificado de participação, sendo que o certificado só será emitido ao participante que tiver pelo menos 75% de freqüência.
7. Das Condições Gerais:
7.1 - Todos os processos dos workshops serão registrados em vídeo e fotografia. Este material deverá ser utilizado pelo CEIA, posteriormente para publicação de um livro sobre a realização do DESENHO;.
7.2 - Todos os participantes deverão assinar termo de concordância referente à veiculação de sua imagem ou de seu trabalho, em todos os veículos de comunicação com a finalidade de divulgar o evento DESENHO; bem como utilizar tais imagens na publicação do livro bilíngüe a ser editado pelo CEIA, após o evento.
Novos cursos de artes visuais no MAM, Salvador
Voltadas para jovens e adultos, as atividades buscam estimular a criatividade e a expressão do aluno-pesquisador, que através do domínio das técnicas, articula conceitos teóricos e operacionais ao realizar projetos e produtos nas artes visuais. Além disso, buscam a inserção na produção de bens culturais, provendo competência profissional nas questões de criação, produção, gestão, distribuição, recepção e análise crítica.
Professores: Evandro Sybine, Iara Kastrup, Renato Fonseca, Rener Rama
Período de Inscrição: 24 de maio a 01 de julho de 2010
Horário das Inscrições: 9-12h; 1418h
Seleção: 05 a 09 de julho de 2010
Local: Galpão de Oficinas do MAM
Inicio das Aulas: 12 de julho de 2010
Vagas Limitadas
Museu de Arte Moderna da Bahia - Solar do Unhão
Av. do Contorno s/nº, Salvador - BA
71 3117-6143 ou mam@mam.ba.gov.br
www.mam.ba.gov.br
Universo das Artes Visuais
Com Rener Rama, cujo objetivo é oferecer um curso teórico-prático sobre os conceitos fundamentais e as possibilidades de experimentação do universo das artes visuais.
A rota afro-íbero-americana: uma zona mal iluminada
Com Iara Kastrup, na qual a mesma propõe um mapeamento e discussão da persistência e da re-elaboração da influência da expansão marítima e da colonização nos países de língua espanhola e portuguesa, no sentido de enfocar as interatividades oriundas da língua, da história, da cultura e da literatura em contextos coloniais e pós-coloniais.
A gravura em metal
Com Evandro Sybine, cujo objetivo é refletir sobre os procedimentos da gravura na atualidade e capacitar o público interessado nas possibilidades desta técnica artística.
Litogravura
Com Renato Fonseca, cuja proposta é propiciar ferramentas ao público para entender os fundamentos básicos desta técnica através de estudos teóricos e práticos.
junho 1, 2010
Processo Criativo: workshop de pensamento criativo e conceitualização na EAV – Parque Lage, Rio de Janeiro
Professor: Charles Watson
Palestrantes
Agnaldo Farias — espaço na arte, poesia e música
Alice Miceli — geração de alternativas
Cadu — sistemas
Lia Rodrigues — inteligência espacial/ corporal
Luiz Alberto Oliveira — sistemas não lineares
Fernando Cocchiarale — quem tem medo de arte contemporânea?
Curso interdisciplinar dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas idéias seja fundamental.
2 de agosto a 29 de novembro de 2010 - segunda e quarta, 19h30-21h30
EAV - Parque Laje
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2553-3748 / 21-2553-9224 / 21-3257-1800 ou wats352@attglobal.net
Desde 2004 recomendado pelo University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas – Camberwell College of Arts, Central St.Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications – como um curso preparatório para bacharelado/mestrado em arte.
Workshop Circuit Bending com Cristiano Rosa no MIS, São Paulo
O workshop apresenta os aspectos técnicos, filosóficos e teóricos do Circuit Bending, que pode ser entendido como uma técnica acessível para a criação e modificação de instrumentos musicais eletrônicos. Por meio de procedimentos simples, com a utilização de brinquedos, teclados baratos e componentes eletrônicos básicos, são criadas sonoridades novas e inesperadas.
Durante o workshop, será proposto a realização de projetos e trabalhos práticos por parte dos participantes. Ao final, cada participante terá construído seu próprio instrumento (ou conjunto de instrumentos), e todos poderão tocar juntos em uma jam de finalização dos encontros.
Museu da Imagem e do Som - Laboratório de novas mídias do Brasil
Av Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
Informações: 11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
Período: 16 a 22 de julho de 2010 infelizmente, erramos a data e o workshop ocorreu em junho
Horário: 15h40-19h
Vagas: 15
Valor: 60,00 (50% de desconto para estudantes)
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Sobre Cristiano Rosa (Pan&Tone)
Trabalha com instrumentos eletrônicos em seu projeto pan&tone, através de brinquedos antigos modificados pela técnica de Circuit Bending e aparelhos eletrônicos construídos. Produtor de música experimental desde 1989, quando fazia colagens com fita cassete amassadas, microfonias e percussão em sucata. A partir de 2006, começou a fazer shows utilizando como base Circuit Bending, samplers e alguns sintetizadores. Participou de diversos espetáculos com músicos como: Zbigniew Karkowski (Polônia), Cristof Kurzmann (Áustria), La Kut (Chile), Bernhard Gal (Áustria), Duplexx, Henrique Iwao, Mário Del Nunzio e Colorir (Brasil). Em 2008 criou o instrumento denominado quadbox contendo uma coleção de gravações experimentais de vários colaboradores ao redor do mundo.