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janeiro 26, 2010
Programa de Aprofundamento na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Com Glória Ferreira, Lívia Flores e Luiz Ernesto de Moraes
Inscrições até 12 de fevereiro de 2010
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1800 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Quem tiver mais de 21 anos e for artista visual em início de carreira tem agora uma chance única: o Programa de Aprofundamento, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. Como o próprio nome sugere, o projeto tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos novos artistas selecionados, bem como ajudar no desenvolvimento de uma visão crítica sobre suas produções. O programa é gratuito e ministrado pelos professores e artistas Glória Ferreira, Lívia Flores e Luiz Ernesto de Moraes. Mas atenção: as inscrições já estão abertas e vão até 12 de fevereiro de 2010.
Serão 24 encontros – um por semana – com um dos três professores do Programa, para apresentação e avaliação dos trabalhos dos alunos durante os períodos de março a junho e de agosto a novembro. Haverá também oito encontros com artistas – um por mês – para debates teóricos durante os mesmos períodos. Mas não para por aí: serão oferecidas, ainda, cinco palestras com convidados – uma a cada dois meses, abertas ao público em geral.
Ao final, será montada uma exposição na EAV-Parque Lage com a produção dos participantes, além de seminário e publicação sobre o Programa e suas atividades. Um projeto pioneiro, que poderá contribuir para o crescimento profissional de muitos futuros grandes artistas! Quem vai desperdiçar esta oportunidade?
Sobre as inscrições
Podem se inscrever artistas visuais brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que tenham idade superior a 21 anos. A ficha de inscrição, disponível no site www.eavparquelage.rj.gov.br, deve ser impressa e enviada pelo correio, juntamente com currículo resumido; Portfólio impresso em tamanho A4 (21cm x 29,7cm), contendo no mínimo dez imagens de seus trabalhos e trazendo no verso os dados técnicos das obras (nome do artista, título, dimensões, materiais utilizados e ano de execução); CD ou DVD, no caso de trabalhos desenvolvidos em vídeo, videoinstalação ou performance (com duração máxima de cinco minutos no formato mpeg); texto de, no máximo, duas laudas do próprio artista sobre as razões que o levaram a procurar o Programa; duas cartas de apresentação e referência e, por fim, envelope subscrito e pré-selado (para devolução do material). Lembrando que as inscrições estão abertas e vão até 12 de fevereiro de 2010. Os resultados da seleção serão publicados no site da Escola.
Curso Protect me from what I want / Proteja-me do que desejo com Daniela Labra no MAC, Niterói
Discutindo conceitos, teorias e procedimentos da arte contemporânea
Ministrante: Daniela Labra – crítica de arte e curadora independente
A segunda edição do curso, ministrado no MAC em 2009, aborda conceitos gerais da arte moderna e contemporânea, e traz para a discussão ideias como: a arte como filosofia; o artista como produtor de sentido; autoria e originalidade na era da reprodução digital; fazendo arte depois do fim da historia da arte.
16, 23 e 30 de março; 6,13, 20 de abril, terças-feiras, 10-12h30
R$ 250,00 ( 6 aulas)
Inscrições: Até dia 15/03, mediante pagamento realizado na bilheteria do MAC de Niterói.
Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC Niterói
Mirante da Boa Viagem s/nº, Boa Viagem, Rio de Janeiro - RJ
21-2620-2400 ou educacao@macniteroi.com.br (Falar com Fernanda Fernandes ou Suély Balo – produtoras culturais do MAC de Niterói)
www.macniteroi.com.br
Terça a domingo, 10-18h
janeiro 22, 2010
Cursos gratuitos para estudantes na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, abre inscrições para cursoss gratuitos destinados a estudantes a partir de 18 anos, matriculados em instituições de ensino fundamental, médio, superior, público ou privado.
Fundamentação – programa de formação
Ministrantes: Cadu, Ronaldo Macedo, Suzana Queiroga, Manata, João Goldberg, João Modé, Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim, Marcelo Campos
15 de março a 9 de junho de 2010
Inscrições abertas
Programa com três cursos de iniciação – Estudo do Plano: oficina de criação bidimensional (com Cadu, Ronaldo Macedo e Suzana Queiroga), Estudo do Espaço: oficina de criação tridimensional (com Franz Manata, João Goldberg e João Modé) e Teoria e História da Arte (com Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim e Marcelo Campos) – com três horas semanais cada. Portanto, são nove horas de aulas durante a semana em aulas especiais aos sábados com convidados. As inscrições para o primeiro semestre já estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de março de 2010. São 90 vagas no total, 30 por turno (manhã, tarde e noite). O Programa tem duração de quatro meses (15 de março a 9 de julho de 2010). Indicado para aqueles que procuram início de formação em artes.
Produção – cursos livres
Ministrantes: Luiz Alberto Zuñiga, Cíntia Kury Souto, Rogério Emerson, Thiago Barros
15 de março a 10 de maio de 2010 (primeira turma)
14 de junho a 9 de agosto de 2010 (segunda turma)
13 de setembro a 17 de novembro de 2010 (terceira turma)
Cursos livres que visam familiarizar o aluno com atividades de apoio ao sistema da arte – Design de Exposição (com Luiz Alberto Zuñiga e Cíntia Kury Souto), Iluminação para Arte (com Rogério Emerson) e Fotografia (com Thiago Barros) –. Cada curso oferece dois encontros semanais de 2h30 cada. Ao longo do ano, serão realizadas três edições de cada curso. As inscrições para a primeira turma já estão abertas. São 30 vagas por edição: 15 de março a 10 de maio (inscrições abertas); 14 de junho a 9 de agosto (inscrições em maio) e 13 de setembro a 17 de novembro (inscrições em agosto).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
As inscrições para o Programa Fundamentação e cursos de Produção devem ser feitas na secretaria da EAV - Parque Lage em formulário próprio, juntamente com comprovante atual de matrícula em instituição de ensino, documento de identidade e foto 3X4.
janeiro 18, 2010
Curso O Processo Criativo na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Para isso contamos com a contribuição de profissionais de diferentes áreas como, inteligência artificial, cosmologia, física, dança e arte. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
Palestrantes convidados: Agnaldo Farias, Cadu, Fernando Cocchiarale, Lia Rodriguez, Luiz Alberto Oliveira, Michel Groisman, Pedro França
1 de março a 23 de junho de 2010, segunda e quarta, 19h30-21h30
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
O Workshop é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal. O curso vai partir da análise dos seguintes tópicos:
1º Parte
CONSIDERACÕES GERAIS
Definições da Criatividade na historia
Relação de Criatividade com Limites
Processos Perceptuais
- Modelo do Universo / Fisiologia da percepção (Gregory / Dawkins)
- Classificação & Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou ‘Quando só lhe resta um martelo, tudo parece com prego.)
- Dificuldade em Isolamento do Problema
- Limitando a área do problema
olhar do outro / o passo para trás / o segundo olhar
Saturação: 1 & 2
Saturação 1 (como problema)
Saturação 2 (como solução) (Tehching Hsieh, Jan Fabre, Opalka, Long, sisyphus o herói existencial)
Estimulos sensoriais alternativos
Einstein e imagens musculares e visuais
Nicolas Tesla & visualização
Processos Emocionais
- Gene inútil (a analogia evolutiva) (Csikszentmihaly / Dawkins) / Sistemas não lineares (Luiz Alberto Oliveira)
- Motivação (Intrínsica / extrínseca, a cenoura ou o chicote)
Motivação Extrínseca:
Motivação Intrínseca:
- Flow (Fluxo) / Autotelismo (Csikszentmihaly)
- A engenharia do erro
- Julgamento / avaliação prévia
- A importância de não ter nada a perder
- Ansiedade (dificuldade em gestação)
- Convicção vs. Compulsão
- Persistência
- A habilidade em mudar de objetivo
CULTURAIS / AMBIENTAIS
- Inteligência
- Tabu
- Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusívas (Arthur Koestler)
- Múltiplas inteligências (Howard Gardner)
inteligência linguistica
inteligência musical
inteligência / logico-matemática
inteligência espacial
inteligência corporal / cinestética
inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
- Meio propício
- Fantasia vs. realidade
- Razão vs. intuição / polo subjetivo, polo objetivo
- Tradição vs. mudança
Transfiguração do Lugar Comum
- Michel Groissman
- Lia Rodrigues
- Oldenburg
- Man Ray
- Arthur Danto
- Castanêda
2º Parte
Estratégias
- Geração de Alternativas
- Fragmentation / deconstrução
- Re-estruturamento
- Criando obstáculos para digestão
- Infraestrutura tácita (David Bohm)
- Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
- Inversão
- Estimulo aleatório
- Analogía
- Visualização
Imaginação
Desenho: (como meio de pensar)
Manipulação
- Linguagem Adequada
- Necessidade de um problema/ o problema como limite / o problema como forma
- Brainstorming
Sobre os palestrantes
Agnaldo Farias
Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake SP
Cadu
Artista
Fernando Cocchiarale
Curador do MAM-RJ, professor da PUC-RJ
Lia Rodriguez
Coreógrafa
Luiz Alberto Oliveira
Físico, Cosmólogo, Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa Física - CBPF
Michel Groisman
Artista
Pedro França
Artista e Professor da Escola de Artes Visuiais - Parque Lage
janeiro 8, 2010
O Fotografo... a procura do método na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Olhando e admirando imagens de fotógrafos interessantes na história do meio, vamos entender a formação de uma “dramaturgia da imagem”; uma expansão do teatro dentro da realidade. O fotógrafo criador encontra seu assunto e método dentro desse conjunto de valores modernos expresso na fotografia.
Ministrante: Flávio Colker
13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2010, quarta e sexta- feira, 10-12h
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Inscrições : R$ 240,00
Ementa
Aula 1
Imagem e transformação da sociedade. O torso em Times Square, anunciando Calvin Klein e mudando a figura masculina na sociedade.
A tecnica simples. O sol. O valor dos elementos, das potencias. Manuel Alvarez Bravo. O surrealismo. A descoberta da imagem e o surrealismo. Kertesz. Brassai. Man Ray.
Muncacsi e a beleza no movimento.
Cartier Bresson, a fotografia e a invenção do instante na era moderna. Como o fotografo descobre um drama para alem da imagem e a fotografia se torna a pedra de toque da modernidade: a dramaturgia do instante e da imagem.
Aula 2
O surgimento da modernidade. A imagem do transitório, conceito de Baudelaire e Walker Evans, gótico Americano.
A fotografia Americana, a imagem engajada da era da depressão; Farm Security Administration Project.
William Eglestone, o gotico esquizofrenico do sul dos Estados Unidos. Lee Friedlander, Belloq.
Robert Frank, os beats e a transitoridade levada a novo patamar.
Surgimento da New Topography , o novo velho personagem.. a paisagem. Robert Adams, Louis Baltz, Frank Gohlke. Stephen Shore. O casal Becher.
Aula 3
Fotografia de moda, arte e fetiche erótico. De Herbert List a Bruce Weber. Do helenismo decadente da republica de Weimar a um dos maiores fotografos de moda do seculo XX. O preto e branco, a sensualidade nostalgica, da inocencia rural as imagens mais sedutoras capazes de criar imperios de moda. Os filmes e clipes. Chet Baker, golden retrievers e pet shop boys.
Alair Gomes , arte e voyeuriesmo. Fotografia e objetificação. Pierre et Gilles.
Aula 4
Fotografia de moda e fetiche erótico, segunda parte.
Helmut Newton e o teatro inocente de perversão. A mulher e o poder.
Robert Mapplethorpe e o teatro sado masoquista. Arte e aparencia.
Moda comercial quase arte; Steven Meisel. Steven Klein e o discipulo de Newton,: Terry Richardson, o brincalhão.
Aula 5
Identidade e fotografia
Richard Avedon. Anti glamour, retrato e dissolução da identidade na fotografia.
Thomas Ruff- dissolução do realismo na paisagem e no retrato.
August Sander- A construção da identidade na fotografia.
Annie Leibowitz. A farsa da identidade.
Aula 6
Irving Penn e o dominio da luz e composiçao.
Da Natureza morta ao retrato, moda e fotografia antropologica. Worlds in a small room. Um dos melhores livros da fotografia.
Fotografia comercial, belas artes, ilustração. O requinte da composição.
O jornalismo contemporaneo e a beleza: Claudine Doury.
Dois brasileiros e a fotografia de arte: Miguel Rio branco e Mauro Restiffe.
Aula 7
Fotografia alemã contemporanea. A relação transversal com o legado de August Sander. A dramaturgia da multidao, do social, a dissolução do individuo em Gurski, Thomas Ruff, Candida Hoffer.
Sugimoto e Fox Talbot. O contemporaneo se debruça sobre o século 19.
Fotografia Americana contemporanea. O legado de Les Krims. Diane Arbus. Belloq… O bizarro, o deformado, o monstruoso.
Duane Michals e os limites narrativos da fotografia. Lewia Baltz, a imagem, e a vigilancia.
Aula 8
A resposta da mulher a objetificação; a dramaturgia de Nan Goldin e Cindy Sherman.
Wolfgang Tillmans, humanismo, abstração e liberdade na Alemanha social democrata.
O simulacionismo.. a nova dramaturgia. Jeff Wall. Mouhamed Borouissa.
Loretta Lux e o maneirismo.
Rineke Djkstra.
janeiro 5, 2010
Oficinas da Imagem Gráfica – Gravura, Serigrafia, Fotografia e Mídias Digitais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
No dia 14 de janeiro, às 18h, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – reabre ao público suas oficinas de gravura e o laboratório de fotografia, reestruturados e equipados para abrigar as Oficinas da Imagem Gráfica. Entre as ações, estão a recuperação dos espaços físicos, a aquisição de mobiliário apropriado, a informatização, a reforma das prensas de gravura e a criação de um laboratório digital com projetor, impressora de plotters e computadores Macintosh. A iniciativa possibilita o intercâmbio com demais centros de ensino e cultura e incentiva a experimentação de diversas linguagens, como também oferece ótimas condições de trabalhos a professores, artistas e alunos.
Na ocasião, o público poderá conferir, ainda, a inauguração da exposição EX ORBIS da artista Regina Silveira com curadoria de Carlos Martins, além de cinco cursos gratuitos para estudantes.
O projeto das Oficinas da Imagem Gráfica, onde estão reunidas as tecnologias tradicionais de reprodução da imagem (Gravura em Metal, Litografia, Serigrafia e Xilogravura) e as mais atuais (Fotografia e Mídias Digitais) foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do ICMS/SEC e contou com o patrocínio do Oi Futuro – Instituto de Responsabilidade Social da Oi. O custo total foi de R$ 150.000 (cento e cinquenta mil reais).
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Salão Nobre
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
18 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010
Incrições até do dia 12 de janeiro de 2010
Sobre os cursos
Serão oferecidos cinco cursos gratuitos a estudantes a partir de 16 anos, que estiverem matriculados em instituições de ensino fundamental, médio ou superior. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de janeiro de 2010. Os interessados deverão preencher um formulário próprio na secretaria da EAV, levando comprovante atual de matrícula, documento de identidade e 1 (um) retrato 3x4. Será feita uma seleção seguida de entrevista. Limite de 15 vagas por turma.
Xilogravura, com Efrain Almeida;
Gravura em Metal, com Tatiana Grinberg;
Serigrafia, com Evany Cardoso;
Litogravura, com Tina Velho;
Fotografia, com Simone Rodrigues.