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março 31, 2009
O Poder da Cultura com Leonardo Brant no Ateliê Brant Associados
O Poder da Cultura
Curso para gestores culturais, coordenado por Leonardo Brant, explora relações de poder e apresenta novos conteúdos sobre políticas culturais e relações de mercado em seus quatro módulos: O Poder da Política, O Poder do Mercado, O Poder do Mecenato e O Poder da Diversidade.
A partir de 29 de abril, todas as quartas-feiras, 19-22h
Ateliê Brant Associados
Rua Prof. Frontino Guimarães 302, Vila Mariana, São Paulo - SP
Informações: 11-50821-2111 ou atelie@brant.com.br
Com apenas 20 vagas, O Poder da Cultura possibilita a troca de experiências e opiniões, e estimulando a criação de uma rede de agentes preparados e dispostos a desenvolver ferramentas para superar seus desafios profissionais de maneira mais lúcidas, livre e condizente com a realidade.
Atuar no setor cultural é algo cada vez mais complexo e dinâmico. Além de ser o mercado que mais cresce no mundo, gerando inúmeras oportunidades de trabalho, é um dos mais difíceis de atuar, pois exige uma profunda compreensão das diversas nuances do ofício em diálogo com todas as esferas da sociedade.
O Poder da Cultura é um programa de aprimoramento profissional voltado para a ampla discussão da cultura em sua função política e mercadológica. Apresentando conceitos e propostas contemporâneas, cria um ambiente democrático de discussão, abrindo espaço ao surgimento de perspectivas inovadoras para a atuação no setor.
Coordenado pelo consultor e pesquisador Leonardo Brant, O Poder da Cultura oferece ao participante um panorama completo do conceito, estrutura e funcionamento de organismos culturais, nacionais e internacionais, tais como, empresas públicas e privadas, governos, institutos e organizações da área, incluindo análise de casos e bastidores do poder.
"A experiência de Leonardo Brant é algo raro de encontrar no universo da gestão e da política cultural. Além disso, se soma às suas qualidades e capacidades o aprofundamento crítico, tanto no que tange os conceitos, quanto os aspectos "sociais" e de articulação em âmbito nacional e internacional. Diria que é uma passagem obrigatória para todos que desejam se atualizar e se qualificar no trabalho e na reflexão sobre o universo cultural”, analisa Piatã Stoklos Kignel, Supervisor de Cultura da Subprefeitura de Pinheiros.
Contando com literatura especializada e debate com material audiovisual de pouco acesso, o programa promoverá ainda seminários com convidados especiais e profissionais experientes da área, estimulando a pesquisa e a troca de conteúdos, através de um sistema on line criado exclusivamente para o grupo.
“Participar desta iniciativa foi uma experiência única na minha formação profissional e pessoal. Raramente vemos um curso com tamanha interação entre os participantes e com tal sofisticação nas discussões propostas. Ali encontramos um espaço livre para compartilhar visões e debater idéias sobre cultura e política. A diversidade do olhar do grupo, que misturava num só fórum advogados, acadêmicos, profissionais de comunicação e marketing, pensadores, produtores culturais e jornalistas atuantes na área cultural, permitiu um aprendizado coletivo e carregado de sentido e significado”, aponta Minom Pinho, Produtora Cultural e Diretora da Casa Redonda Produções.
Conteúdo Programático:
Módulo 1 – O Poder da Política
29 de abril a 27 de maio de 2009
1. Cultura: chave-mestra da sociedade
2. Política Cultural: teoria e prática
3. Cidadania Cultural
4. O Estado e a organização da cultura
5. Provocação e diálogo
Módulo 2 – O Poder do Mercado
3 de junho a 1 de julho de 2009
1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro
2. O Estado e o mercado
3. Negócios culturais sustentáveis
4. Indústrias culturais na era global
5. Provocação e diálogo
Módulo 3 – O Poder do Mecenato
26 de agosto a 23 de setembro de 2009
1. História do Mecenato
2. Marketing Cultural
3. Cultura e Cidadania Corporativa
4. Responsabilidade Cultural
5. Provocação e diálogo
Módulo 4 – O Poder da Diversidade
30 de setembro a 28 de outubro de 2009
1. Globalização e Culturas Locais
2. Direitos e Liberdades Culturais
3. Depois da Convenção da Unesco
4. Cooperação Internacional
5. Encontro dialógico
Sobre Leonardo Brant
Leonardo Brant é presidente da Brant Associados, empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado, que atua como consultoria especializada em gestão e políticas culturais, Laboratório de pesquisas e Ateliê – espaço de integração, com foco no diálogo e na construção coletiva e compartilhada de conhecimentos; oferecendo uma programação de cursos, projeções, experimentos e mostras.
Criador e editor do Cultura e Mercado - um dos mais influentes blogs sobre políticas culturais no Brasil -, é fundador do Instituto Pensarte e do Divercult, com sede em Barcelona, na Espanha. Atuou, de 2002 a 2006, como vice-presidente da International Network for Cultural Diversity (INCD), com destacada participação em torno da Convenção da Unesco.
Conferencista internacional, já atuou na África do Sul, Argentina, China, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Senegal. Em 2007 foi laureado com a Medail de Vermeil da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras.
É autor dos livros “Mercado Cultural”, “Políticas Culturais vol.1”, “Diversidade Cultural” e “Responsabilidade Cultural”, este ainda inédito.
março 27, 2009
Oficinas de História da Arte com Fernanda Pequeno no Espaço Alternativa Cultura
Introdução à Arte Moderna: o curso apresenta os principais debates da arte da primeira metade do século XX. O objetivo é introduzir produtores, atores, músicos, estudantes e interessados em geral aos principais movimentos de Arte Moderna (Vanguardas Históricas, Realismo Social e Expressionismo Abstrato).
25 de abril a 30 de maio de 2009; sábados, 10-12h
Introdução à Arte Contemporânea: o curso apresenta as principais questões que envolvem a produção artística européia e norte-americana a partir dos anos 1960. O objetivo é possibilitar que atores, produtores, músicos, estudantes e interessados em geral tenham uma introdução à Arte Contemporânea (Pop Arte, Minimalismo, Arte Conceitual, Pós-Modernismos).
6 de junho a 11 de julho de 2009; sábados, 10-12h
Espaço Alternativa Cultura
Rua do Catete 347/533,Largo do Machado, Rio de Janeiro - RJ
21-2556-0339 ou info@alternativacultura.com.br
www.alternativacultura.com.br
Carga horária: 10 horas - 5 aulas
Investimento por módulo: R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) à vista ou duas parcelas de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais). 10% de desconto na inscrição dos 2 módulos.
Fernando Pequeno
Pesquisadora, Crítica de Arte e Professora de Artes Visuais e História da Arte do CAP/UERJ
Oficina teórica Poéticas Gravadas - Matrizes de Sentidos com Maria Luisa Tavora no Museu Victor Meirelles
Em complementação à exposição “Gravuras”, que se encontra aberta ao público na sala de exposições temporárias até o dia 17 de abril, das 10 às 18h, o Museu Victor Meirelles oferecerá uma oficina teórica gratuita sobre o tema com a professora Maria Luisa Tavora, da Escola de Belas Artes (UFRJ). A oficina tem como objetivo apresentar e destacar a contribuição da gravura artística no quadro conceitual das manifestações e tendências da arte moderna no Brasil.
O programa prevê a apresentação e a análise da produção da gravura artística realizada nos anos 1950/60, no Rio de Janeiro, além de considerações sobre as condições históricas que favoreceram a ativação deste meio de expressão, entendido como elemento de criação nos termos da arte moderna. Serão abordadas questões artísticas que atravessaram esta produção, por meio da abordagem crítica de artistas e de obras significativas.
16 e 17 de abril de 2009, 14-18h - inscrição até 12 de abril
Museu Victor Meirelles
Sala multiuso
Rua Victor Meirelles 59, Florianópolis - SC
48-3222-0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 12 de abril de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 13 de abril.
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?
Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.
Programa:
1. Diálogo histórico:
O pensamento moderno sobre a gravura: a obra e a ação dos pioneiros Oswald Goeldi, Lívio Abramo, Raimundo Cela, Carlos Oswald.
A ativação da gravura nos anos 1950/60 - referências estéticas, o ensino como seu fundamento:
1951 - o ateliê da Escola Nacional de Belas Artes: matriz expressionista.
1959 - o ateliê livre do MAM-Rio: matriz francesa.
O artista-gravador, a busca de um perfil: idéias do debate público no Jornal do Brasil (1957-1958); oportunidades e experimentações contemporâneas.
2. Diálogos poéticos:
Geometrias experimentais: Lygia Pape e Rossine Perez.
Entrelaçamento de subjetividades: Edith Behring e Fayga Ostrower.
Figurações da abstração: Anna Bella Geiger e Anna Letycia.
Faces outras do expressionismo: Isa Aderne, Newton Cavalcanti e Adir Botelho.
Sobre a ministrante:
Maria Luisa Tavora (EBA/UFRJ). Historiadora da arte, com pesquisas sobre a arte brasileira do século XX, em especial a gravura artística, com artigos publicados sobre o assunto em diversas revistas especializadas. Co-organizadora da série “GRAVURA HOJE: depoimentos”, em três volumes (1995, 1996 e 1997), publicada pelo SESC do Rio de Janeiro. Doutora em História Social (História e Cultura) pelo IFCS/UFRJ, com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales/ Paris. Mestre em História da Arte pela EBA/UFRJ; Professora de História da Arte na Escola de Belas Artes/EBA/UFRJ nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, de cuja revista Arte & Ensaios é atualmente co-editora. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP. Participa também da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e AICA (Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte). Pesquisadora do CNPq.
março 25, 2009
Dynamic Encounters - International Art Workshops - Art Basel / Bienal de Veneza 2009
Em 2009, ano em que o DE comemorará seu 17º aniversário, faremos uma programação especial unindo dois dos eventos mais importantes da arte contemporânea mundial. Pela primeira vez, desde o inicio de suas atividades, o DE terá a oportunidade de oferecer a seus participantes um único programa que incluirá a 40ª ArtBasel, a feira mais importante de arte contemporânea, e a 53ª Bienal de Veneza. Serão 10 dias de palestras e discussões sobre arte começando por Basel e terminando em Veneza.
Professores / Palestrantes: Agnaldo Farias, Charles Watson, Fernando Cocchiarale, Frederico Carvalho, Jailton Moreira, Denise Gadelha
9 a 20 de Junho de 2009
Informações: 21-2553-3748 / 2553-9224 / 2554-8890 / 2223-0710 ou wats352@attglobal.net
todas as aulas e palestras em português
março 24, 2009
Curso de pós-graduação a distância: Arteduca: arte, educação e tecnologias contemporâneas
Professores: Angela Maria dos Santos Faria, Adriana Conde Rocha, Antonio Biancho Filho, Carla Medianeira Antonello, Flávia Narita, Getúlio Rosário Caetano, Leci Mª Augusto de Castro Costa, Leda Maria de Barros Guimarães, Luzirene do Rego Leite, Maria de Fátima Borges Burgos, Maria de Fátima Guerra de Souza, Nely Matter, Rosamaria de Medeiros Arnt, Sheila Mª Campello, Soraia Silva, Suzete Venturelli, Terezinha Losada
Oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, o curso de especialização Arteduca é destinado à formação de professores e profissionais da educação, de qualquer área de conhecimento e que atuem no contexto escolar, para o planejamento e implementação de projetos de aprendizagem relacionados com a arte e a cultura.
Inscrições online até 31 de março de 2009
Grupo Arteduca - UnB
61-3307-2320 ou arteduca@arteduca.unb.br
www.arteduca.unb.br/inscricoes/arteduca-2009
Coordenação: Suzete Venturelli e Sheila Campello
Informações sobre o curso
A distância: com uso do ambiente virtual de aprendizagem do Grupo Arteduca, baseado na plataforma Moodle.
Nível de formação: especialização
Certificação: emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).
Taxa de matrícula: R$ 55,00
Mensalidades: 15 parcelas de R$ 306,47
Obs: professores da SEEDF terão desconto de 20%, para o pagamento em dia
Calendário
Inscrições - de 10/03/2009 até 31/03/2009
Etapa 1 - Estudos preliminares - complementação do processo seletivo - início em 02/04/2009 e término em 25/06/2009.
Etapa 2 - Estudos específicos - início em 03/08/2009 e término em 29/03/2010
Etapa 3 - Trabalho de Conclusão de Curso - início em 30/03/2010
e término em 31/07/2010
Programa
ETAPA 1 - ESTUDOS PRELIMINARES E PROCESSO SELETIVO
Módulo 1 - Fundamentos do Arteduca
Apresentação dos fundamentos do curso - programa, objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento.
Módulo 2 - Fudamentos da aprendizagem em rede:
Aprender a aprender em Educação a Distância (EAD); estratégias de aprendizagem a distância; abordagens teóricas aplicadas à EAD - abordagens teóricas sócio-interacionistas e teoria autopoiática proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela.
Encerramento da etapa seletiva
ETAPA 2 - ESTUDOS ESPECÍFICOS
Módulo 3 - A Arte-educação no Brasil e processo histórico
Estudos teóricos referentes à educação em arte na primeira metade do século XX - a educação em arte no Brasil, educação geral e o processo histórico; a influência de John Dewey na Educação em Arte no Brasil; a Educação Tradicional versus Educação Nova; a “livre expressão” e a Educação através da Arte; a influência de Piaget e Vigotsky na educação brasileira.
Módulo 4 – Bauhaus
Breve histórico sobre a escola alemã; a influência no ensino das escolas de arte, design e arquitetura durante o Sc. XX e início do Sc. XXI; os propósitos pedagógicos, os cursos preliminares (vorkurs), algumas oficinas e o curso de Arquitetura.
Módulo 5 – Construção de uma identidade nacional
O Modernismo e a Semana de 22; as influências das vanguardas européias do século XX; Brasília - o projeto de ensino da arte para a nova capital; a proposta de Lúcio Costa para o ensino do desenho, a Escolinha de Arte do Brasil; a abordagem teórica proposta por Paulo Freire para um novo modelo nacional de educação; concretos e neoconcretos.
Módulo 6 – Construção de uma síntese dialética
A educação em arte em uma perspectiva pós-moderna; a Proposta Triangular para a aprendizagem da Arte - origens e pressupostos; o Festival Arteduca.
Módulo 7 – Arte e cultura popular
Indentidade e diversidade cultural. A interculturalidade e a estética do cotidiano.
Módulo 8 – Políticas públicas educacionais e a educação e arte
Estudos a respeito das implicações da reforma curricular brasileira na educação em arte; reflexões a respeito das políticas públicas para o uso das mídias na educação; a EAD no Brasil.
Módulo 9 – Tecnologias Contemporâneas na escola
O uso do software livre na arte; análise do potencial dos programas governamentais para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nos contextos escolares; o uso das mídias nas escolas.
Módulo 10 - Arte, comunicação e tecnologia
História de alguns conceitos sobre a relação da arte e dos meios de comunicação utilizados na educação a distância, tais como o rádio, os correios e a Internet. A arte no pós-humano.
Módulo 11 - Prática pedagógica na escola
O ensino das Artes Visuais, da Música e do Teatro no contexto escolar: reflexões a respeito da prática pedagógica das linguagens artísticas na escola.
Início da etapa de aplicação dos projetos nas escolas
ETAPA 3 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Módulo 12 – Projeto de pesquisa na escola
Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade em projetos de aprendizagem.
Levantamento e análise de propostas teórico-metodológicas para a elaboração de projetos de pesquisa nos contextos escolares. Elementos do projeto de pesquisa - temática e objeto de pesquisa, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma e estratégias de implementação. Estudos individuais e colaborativos para elaboração de projetos de ensino e aprendizagem e análise das possibilidades de aplicação no contexto escolar.
Módulo 13 – Trabalho de Conclusão de Curso
Monografia, envolvendo o planejamento e a aplicação do projeto de pesquisa na escola.
Módulo 14 – Seminário de Conclusão do Curso
Ementa: Seminário Presencial - Seminário de encerramento e avaliações do curso. Apresentação dos projetos finais.
Relato do seminário Revisões e Propostas: desafios para o circuito de arte brasileiro no Instituto Inhotim
Arte Contemporânea em debate
Instituto Inhotim recebe mais de 70 especialistas para discutir propostas para a arte no país
Cerca de 94% da população brasileira nunca teve acesso a instituições de arte. Esse dado foi apontado pelo assessor do Ministério da Cultura, Afonso Martins Luz, na abertura do seminário "Revisões e propostas: desafios para o circuito de arte brasileiro", na tarde de sexta feira (20), no Instituto Inhotim. O seminário, promovido pelo Ministério da Cultura, Fundação Athos Bulcão e Instituto Inhotim, conta com a participação de 70 especialistas da área cultural de todo o país. A abertura oficial do evento contou ainda com a presença do diretor executivo adjunto do Inhotim, Hugo Vocurca e do presidente do conselho de administração do Inhotim, Bernardo Paz.
Na primeira mesa redonda, a crítica de arte Glória Ferreira falou sobre a expansão que o circuito de arte mundial e brasileiro vive atualmente e a necessidade de uma nova estrutura para a história de arte no Brasil. Já o expositor e jornalista Celso Fiovarante apontou as dificuldades que vive hoje o mercado midiático de artes plásticas no país. "Sem mercado anunciante é muito difícil que as artes plásticas tenham maior espaço nos jornais e revistas", concluiu. Participaram desse debate a curadora e crítica de arte Luisa Duarte, o crítico de arte Paulo Sérgio Duarte, além dos jornalistas Celso Fiovarante e Marcelo Rezende.
A segunda mesa redonda do seminário, com o tema Grandes exposições e bienais: Crise depois da crise, contou com a presença da mediadora Maria Angélica Melendi (pesquisadora da UFMG), das expositoras Mabe Bethônico (artista plástica) e Solange Farkas (diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia e curadora do VídeoBrasil) e do debatedor Martin Grossman (diretor, Centro Cultural São Paulo).
A artista plástica Mabe Bethônico abriu sua exposição lendo um texto e projetando slides que mostravam as críticas e as dificuldades que grandes exposições brasileiras já enfrentaram. Solange Farkas abordou os desafios que enfrenta como gestora do Museu de Arte da Bahia e a experiência que possui como curadora do VídeoBrasil. Para ela, o momento de crise enfrentada pelo mundo é propício para se pensar novas estratégias. "A crise pode gerar boas parcerias como trocas de exposição e publicações entre as instituições. Este é o momento de se pensar nas estratégias, sobretudos nas mostras e grandes exibições como a Bienal de São Paulo", enfatizou.
Com a frase, “Estamos aqui para profissionalizar, criar estratégias e canais de mediação e comunicação com o público", o curador do Inhotim, Rodrigo Moura, abriu a terceira e última mesa redonda do seminário "Revisões e propostas: desafios para o circuito de arte brasileiro", ocorrido no Instituto Inhotim na manhã do sábado (21). Também estiveram presentes na discussão o diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo, o diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte, Ricardo Rezende, e o crítico e membro do comitê gestor do Projeto Brasil Arte Contemporânea, Jacopo Crivelli.
Em sua fala, Marcelo Araújo contou sobre a experiência que tem como diretor da Pinacoteca e lembrou o prêmio ARCO de Coleção Internacional recebido pelo presidente do conselho de administração do Inhotim, Bernardo Paz. Ricardo Rezende, recém empossado no cargo de diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte, apresentou as ações que pretende desenvolver para potencializar os trabalhos já desenvolvidos pela Funarte. Para ele, a arte educação é de extrema importância neste momento. "Pretendemos formar um público crítico e ativo para a arte contemporânea através da educação pela arte. Acho mais importante educar para a arte do que investir na produção artística", afirmou.
Durante a discussão, o crítico de arte Jacopo Crivelli questionou as exposições feitas para grandes públicos. Segundo ele, "uma mostra com muito público se transforma em um produto vendável, mas a qualidade deixa de ser importante". Jacopo também lembrou o dado apontado pelo assessor do Ministério da Cultura, Afonso Martins Luz, de que 93,4% da população brasileira não possui acesso a instituições de arte. "Se 6,6% da população do país possui acesso a essas instituições, então são cerca de 10 milhões de pessoas. Eu não acho que seja tão pouca gente assim", conclui.
Em dois dias de evento, o seminário "Revisões e propostas: desafios para o circuito de arte brasileiro", promovido pelo Ministério da Cultura, Fundação Athos Bulcão e Instituto Inhotim, reuniu cerca de 70 especialistas da área cultural de todo o país e discutiu as estratégias de inserção da arte contemporânea brasileira.
março 20, 2009
Cursos gratuitos para estudantes na EAV - Parque Lage
Estudos do plano - oficina de criação bidimensional, com Cristina Salgado, Daniel Senise e João Magalhães; Estudos do Espaço - oficinal de criação tridimensional, com Afonso Tostes, João Goldberg e João Modé; Teoria e História da arte; Fotografia de obra de arte, com Beto Felício; Iluminação para arte, com Rogério Emerson; e Design de exposição, com Luiz alberto Zuñiga e Cintia Kury Souto
Inscrições para processo seletivo até 28 de março de 2009 - aulas de 6 de abril a 31 de julho de 2009
Público alvo: estudantes a partir de 16 anos, matriculados em instituições de ensino fundamental, médio, superior
Documentos Necessários: comprovante atual de matrícula em instituição de ensino e documento de identidade
240 vagas
Escola de Artes Visuais - Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Segunda a quinta, 9-21h; sexta, 9-17h; sábado, 10-13h
SOBRE OS CURSOS
Neste semestre, serão oferecidas 240 vagas para os cursos gratuitos, mais que o dobro do número oferecido nos cursos de verão. Os alunos terão a chance de aprender e conhecer o trabalho de verdadeiros expoentes das artes visuais. Artistas como Daniel Senise, Cristina Salgado e Fernando Cocchiarale são alguns dos que fazem parte do grupo de professores.
Além de participar das aulas práticas e teóricas, fazer um dos cursos da EAV significa, também, uma oportunidade de qualificação e experiência profissional. Vinte alunos que se destacaram durante os cursos de verão vão permanecer na Escola como monitores.
Podem participar da seleção estudantes, a partir dos 16 anos, com matrícula comprovada em instituições de ensino fundamental, médio, superior, público ou privado. As inscrições vão até o dia 2 8 de março na própria secretaria da EAV.
A programação inclui cursos de Iniciação: Estudos do plano, Estudos do Espaço e Teoria e História da Arte, e Livres: Fotografia de obra de arte, Iluminação para arte e Design de exposição. Os interessados devem preencher um formulário e os selecionados participarão de entrevista, nos dias 1 e 2 de abril. O resultado sairá no dia 4 de abril no site www.eavparquelage.org.br
PROGRAMAÇÃO
I - Fundamentação - programa de formação
Programa com três cursos de iniciação que visam fundamentar a formação do aluno: Estudos do plano, Estudos do espaço, Teoria e História da arte. (03 horas de aula por semana)
Estudos do Plano - Oficina de criação bidimensional : Cristina Salgado, Daniel Senise, João Magalhães
(03 horas de aula por semana)
Estudos do Espaço - Oficina de criação tridimensional :- Afonso Tostes, João Goldberg,João Modé (o3 horas de aula por semana)
II - Produção - cursos livres
Design de exposição: Luiz alberto Zuñiga e Cintia Kury Souto
A proposta visa proporcionar ao aluno a experiência do projeto de montagem de exposições. Serão apresentadas de forma dinâmica imagens, plantas e maquetes de diversos projetos, bem como as possibilidades formais e processos de beneficiamento de materiais não convencionais.
Iluminação para arte: Rogério Emerson
O curso objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos básicos em iluminação cênica, de exposição, de shows de cinema, e a compreensão das especificidades da iluminação de cada ambiente ou objeto.
Fotografia de obra de arte: Beto Felício
A observação da luz e do objeto de arte são fundamentais para o entendimento da obra e para a realização de sua fotografia. Durante o curso serão abordados aspectos relacionados a natureza e propriedade da luz, diferentes câmeras e suas características e possibilidades, além da observação do objeto de arte como forma, contraste, volumetria e textura.
CRONOGRAMA
Entrevista
1 e 2 de abril de 2009
10-12h e 14-18h
Resultado
4 de abril de 2009 no site www.eavparquelage.org.br
Início das aulas
6 de abril de 2009
Término das aulas
31 de julho de 2009
Curso Entre a imagem e o espaço com Rubens Mano no Collegio das Artes
Através da análise de textos, da leitura do projeto de determinados artistas e do acompanhamento do trabalho dos participantes, pretende-se discutir a correspondência existente entre a transformação de espaços e a maneira como percebemos e 'acionamos' tais ambientes. O curso se apoia nas articulações entre imagem e espaço, ou entre fotografia e arquitetura, para entender como essas relações podem revelar a presença de uma dinâmica da produção de imagens nos processos de produção do espaço, e vice-versa.
A partir de 7 de abril de 2009 - terças-feiras, 20-22h30
Collegio das Artes
Rua Cônego Eugênio Leite 273, Pinheiros - SP
11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
www.collegiodasartes.art.br
10 vagas
SOBRE RUBENS MANO
Rubens Mano estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e fez mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou os projetos Contemplação Suspensa, na Pinacoteca do Estado (São Paulo), em 2008, Let’s Play, na Galeria Casa Triângulo (São Paulo), em 2008, e Permeáveis, no Museu Victor Meirelles (Florianópolis), em 2005. Entre as mostras coletivas das quais participou estão a Bienal de São Paulo, em 2008 e 2002, o inSite (Tijuana/San Diego), em 2005, e a Bienal de Sydney, em 2004.
Curso com Carlos Fajardo no Estúdio 17
Um dos artistas mais renomados da arte contemporânea brasileira, Carlos Fajardo, abre seu ateliê para novas turmas em seus dois cursos. Os cursos têm por objetivo discutir e entender as transformações que ocorreram nas Artes Visuais a partir dos anos 60 com o surgimento de novas formas de expressão como as instalações, performances, a vídeo-arte e a utilização freqüente do suporte fotográfico nas artes plásticas. Aberto a todos os públicos independente de sua formação profissional.
Curso 1: Transformações na Arte Contemporânea - terças, 10h30-12h30; segunda e terça, 20-22h
Curso 2: O uso da imagem fotográfica na Arte Contemporânea - quarta, 10h30-12h30; 20-22h
Estúdio 17
Avenida Heitor Penteado 220, estúdio 17, São Paulo - SP
11-3675-6081 ou cursosfajardo@uol.com.br
Mensalidade: R$300
12 vagas por turma
Ementas
Curso 1: Transformações na Arte Contemporânea.
As aulas serão desenvolvidas com leituras de textos geradores das mudanças que os discursos de representação conheceram durante o século XX. Serão discutidos artistas como Marcel Duchamp; Andy Wharol; Gerhard Richter; Robert Smithson e Helio Oiticica.
Curso 2: O uso da imagem fotográfica na Arte Contemporânea
As aulas serão divididas em dois segmentos: no primeiro se discutirão, em seminários, textos sobre fotografia como “Câmara Clara” de Roland Barthes, “Ensaio sobre a fotografia” de Villém Flusser ou trabalhos de artistas diretamente relacionados com a fotografia como Andy Warhol, Gerhard Richter e Robert Smithson. Também serão debatidos trabalhos de imagens fotográficas desenvolvidas pelos participantes.
março 19, 2009
Workshop Processo Criativo - Módulo II com Charles Watson na Bauhaus Educação Cultura e Arte
De natureza interdisciplinar, o curso aborda vários aspectos do processo de criação e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera freqüentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências. Apesar de ser uma continuação do primeiro curso ministrado pelo professor em outubro/08, o workshop aborda novas matérias, podendo funcionar também como produto isolado e completo para quem entrar somente agora.
21 a 24 de maio de 2009 - inscrições abertas
Horários: quinta e sexta, 18h30-22h, sábado, 9h30-12h e 13h30-16h, domingo, 9-13h
Público-alvo: designers, arquitetos, decoradores, artistas, publicitários, empresários e outros para quem a geração de novas idéias é fundamental, seja a nível profissional ou pessoal
Valor: 1x R$ 350 à vista, 2x R$ 200 ou 3x R$ 150
Bauhaus Educação Cultura e Arte
Av. Saturnino Rangel Mauro 488, Jardim da Penha, Vitória - ES
27-3227-6507
www.bauhausvitoria.com.br
Segunda a sexta, 11-17h
PROGRAMA
PROCESSOS EMOCIONAIS: O Gene Inútil (o modelo evolutivo): Csikszentmihaly/Dawkins, Sistemas não lineares: Luiz Alberto Oliveira; Motivação (Intrínsica/extrínsica. Miles Davis/Keith Jarret/Bob Dylan/Clarice Lispector/Rollo May/Antonioni/Andrew Wiles/Ellen McArthur/Frank Gehry; Flow (Fluxo)/Autotelismo: Csikszentmihaly; A engenharia do erro/Medo de errar/Medo de se arriscar; Pré-julgamento/Avaliação prévia; A importância de não ter nada a perder; Ansiedade (dificuldade em gestação); Persistência; A habilidade de mudar de objetivo.
CULTURAIS/AMBIENTAIS: Humor/o encontro de duas matrizes mutuamente exclusivas: Arthur Koestler; Múltiplas Inteligências: Howard Gardner; Inteligência lingüística; Inteligência musical; Inteligência lógico matemática; Inteligência espacial; Inteligência corporal/cinestética; Inteligências pessoais (intrapessoal/interpessoal); Tabu - Fantasia x Realidade; Razão x Intuição/pólo subjetivo, pólo objetivo; Tradição x Mudança.
ESTRATÉGIAS: Geração de Alternativas; Fragmentação/Desconstrução; Reestruturação; Criando obstáculos para digestão; Infraestrutura tácita: David Bohm; Pontuando o mundo / Observação precisa/Pedágio de Pensamentos; Inversão; Estímulo aleatório; Analogia.
SOBRE CHARLES WATSON
Professor e palestrante em assuntos relacionados ao Pensamento Criativo / Problem Solving, e História da Arte. Formado na Bath Academy of Art na Inglaterra em Arte e Literatura. Desde 1982 integra o quadro de professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde, de 1987 a 1993 foi coordenador do núcleo de pintura e desde 2002 ministra um projeto interdisciplinar, “Estratégias Criativas”. Mentor do Dynamic Encounters International Art Workshop, projeto que, desde 1995, realiza viagens educacionais de visitas `a instituições, museus de arte, e estúdios de alguns dos mais atuantes artistas no cenário mundial em cidades como Nova Iorque, Chicago, Londres, Amsterdam, Berlin, Düsseldorf, Colônia, Veniza, Paris, Madri, Filadéfia, Barcelona (34 até hoje). No Centro de Arte Hélio Oiticica/RJ foi curador das exposições de Daniel Burren, Lygia Pape, Sean Scully e Tehching Hsieh entre outros. Palestrante sobre O Processo Criativo para diversas empresas, entre elas Globosat/RJ, Oi telefonia, Santander Cultural/RS, SESC/RJ, Escala Comunicação e Marketing/RS, Canal Futura/RJ, PUC RJ - depto de Design, Instituto Tomie Ohtake/SP, Ecco Espaço Cultural Contemporâneo/DF, D’Cult Marketing Cultural/MG, Escola Superior de Propaganda e Marketing/RS, Dufry do Brasil – Duty Free Shop.
Curso recomendado desde 2004 pela University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas, Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications, como um curso de preparação para bacharelado/mestrado em arte.
Fórum Como olhar a obra: conversa entre artistas, críticos e psicanalistas no b_arco
Encontros mensais para que são convidados um artista, um crítico de arte e um psicanalista para falar sobre esse tema "Como olhar a obra" a partir da produção daquele artista que ali se encontra. A idéia é criar um espaço em que possa haver uma conversa entre esses três e com o público que ali esteja presente. Algo informal e enriquecedor para todos, sem inscrição prévia.
Março a novembro de 2009 - 1 sexta-feira/mês, 20h30
b_arco
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3081-6986
www.obarco.com.br
Realização: Grupo de Arte e Psicanálise do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo
PROGRAMAÇÃO:
27 de março
Edith Derdyk
José Bento Ferreira
Andrea Masagão
24 de abril
Laura Vinci
Juliana Monachesi
Sílvia Nogueira de Carvalho
22 de maio
Gustavo Rezende
Marisa Flórido Cesar
Patrícia Badari
26 de junho
Marilá Dardot
Paula Alzugaray
Elaine Armenio
28 de agosto
Nuno Ramos
Thaís Rivitti
Zelia Villar
25 de setembro
Wagner Malta Tavares
Guy Amado
Carlos Godoy
30 de outubro
Cristiano Mascaro
Henrique Siqueira
João Frayze-Pereira
27 de novembro
Fabiano Gonper
Marília Panitz
Alessandra Monachesi Ribeiro
março 13, 2009
VI Colóquio Franco-Brasileiro de Estética: O Sensível Contemporâneo na UFBA
VI Colóquio Franco-Brasileiro de Estética
O Sensível Contemporâneo
O VI Colóquio sedimenta e amadurece as pesquisas realizadas desde o ano de 2002 e estreita as relações entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA e a Universidade de Paris 8 através da troca de conhecimentos e intercâmbios de professores, da participação de pesquisadores, artistas e da comunidade, trazendo para a academia os saberes do cotidiano popular como forma de refletir novas analogias para a pesquisa científica nas artes, na história, na filosofia e na educação.
1 a 5 de junho de 2009
Inscrições para apresentação de comunicações em GTs (Grupos de Trabalhos)
2 de março a 27 de abril de 2009
Inscrições
2 de março até 20 de maio de 2009
Conferências e Mesas Redondas
Auditório da Reitoria da UFBA - Universidade Federal da Bahia
Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador - BA
GTs, Mini-cursos e Oficinas
Escola de Belas Artes
Rua Araujo Pinho 212, Canela, Salvador - BA
Informações
55-71-3283-7923/7920 ou vicoloquiofrbr@ufba.br
www.vicoloquiofrbr.eba.ufba.br
OBJETIVO GERAL
Solidificar as ligações entre os pesquisadores franceses, brasileiros e latino-americanos e ampliar o grupo RETINA-Brasil para âmbito de RETINA América Latina. Dar visibilidade à produção de conhecimento desenvolvido por pesquisadores, objetivando o amadurecimento do caráter sensível contemporâneo na produção artística e científica. Leia mais sobre o evento.
Público alvo: Professores, Pesquisadores, Estudantes de Artes e Artistas
Inscrições: de 02/03/2009 até 20/05/2009
Estudante: R$ 50
Profissional: R$ 80
PROGRAMAÇÃO
1º de junho - segunda-feira
Auditório da Reitoria da UFBA
18h - Conferência de Abertura
Prof. Dr. François Soulages (Paris 8)
20h30 – Abertura da exposição e Apresentações Artísticas
Escola de Belas Artes
Coquetel de abertura
2 de junho - terça-feira
Auditório da Reitoria da UFBA
9h – Mesa Redonda
Coordenação: Prof. Dr. Alberto Olivieri
Palestrantes: Prof. Dr. François Soulages (Paris 8);
Prof. Dr. Jean Bertrand Pontális (Filósofo – Dir. da Editora Gallimard Paris FR);
Prof. Dra. Maria do Carmo Nino (Universidade Federal de Pernambuco)
10h45 - Pausa para Café
11h – Mesa Redonda
Coordenação: Prof. Ms Ariadne Moraes (FAU – UFBA)
Palestrantes: Prof. Dr. Prof. Dra. Dilma Melo (USP – São Paulo);
Prof. Dra. Silvana Bernades Rosa (Universidade do Estado de Sta. Catarina);
Prof. Dra. Suzete Venturilli (Instituto de Artes da UNB – DF).
12h45 – Intervalo almoço
14h30 – Mesa Redonda
Coordenação: Prof. Dra. Maria do Carmo Nino (Universidade Federal de Pernambuco)
Palestrantes: Prof. Dra. Sandra Rey (Universidade Federal de Porto Alegre RS);
Prof. Dr. Prof. Nara Cristina Santin (Universidade de Santa Maria – RS);
Prof. Ms. Ariadne Moraes (FAU – UFBA)
16h15 – Mesa Redonda
Coordenação: Prof. Dra. Sandra Rey (Universidade Federal de Porto Alegre RS)
Palestrantes: Prof. Dra. Ivone Pinni ( Revista 10 – Universidade Nacional da Colômbia – Bogotá- Colômbia);
Prof. Dr. Sérgio Rojas (Universidade de Santiago – Santiago Chile);
Prof. Dr. Joaquim Viana Neto (Universidade Federal da Bahia - Brasil).
3 de junho – quarta-feira
Auditório da Reitoria da UFBA
9h - Mesa-redonda
Coordenação: Prof. Dra. Maria Fernanda Troya (Universidade de São Francisco – Quito Equador)
Palestrantes: Prof. Ms. Airson Heráclito (UFRB); Prof. Dr. Ricardo Barreto Biriba Escola de Belas Artes UFBA).
10h45 – Pausa para Café
11h – Mesa Redonda
Coordenação: Ricardo Barreto Biriba (UFBA)
Palestrantes: Prof. Dr. Gilberto Prado (Universidade de São Paulo); Profª. Dra. Leliana Santos de Souza. UNEB; Prof. Ms. Marcos Rodrigues. Grupo RETINA / UNIFACS
12h45 – Intervalo almoço
14h30 – Mesa Redonda
Coordenação: Prof. François Soulage Marc Famisier (França – Paris 8); Prof. Dr. Michel Constantine (França- Paris 8); Prof. Dra. Maria Fernanda Troya (Universidade de São Francisco – Quito Equador).
18h30 Conferência
Apresentação: Prof. Dr. Alberto Olivieri
Coordenação: Prof. François Soulage
Conferencista: Júlia Kristeva (França- Paris 7) - A confirmar
4 de junho – quinta-feira
Escola de Belas Artes
GTs Grupos de Trabalho – Comunicações de 20 minutos
9h-17h30, com intervalo para almoço de 12-14h
Coordenação José Antônio Carneiro Leão
GT01 – Estética e Contemporaneidade
Coordenação: Dr. Alberto Olivieri
GT02 – Fotografia e as Linguagens Artísticas
Coordenação: Ms. Edgard Oliva
GT03 – Arte Educação e Contemporaneidade
Coordenação: Dr. Ricardo Barreto Biriba
GT04 – Filosofia e História da Arte
Coordenação: Dra. Rosa Gabriela
GT05 – A Crítica de Arte
Coordenação: Ms. Ariadne Moraes
GT06 – Processos Criativos em Artes Visuais
Coordenação: Prof. Dra. Maria Celeste de Almeida Wanner
Gt07 – Performance e Arte Intermédia
Coordenação: Prof. Ms. Airson Eráclito
GT08 – Arte Pública
Coordenação: Dr. Roaleno Amâncio Ribeiro Costa
5 de junho – sexta-feira
Escola de Belas Artes
Mini-Cursos e oficinas
9-12h e 14-17h
Coordenação Ariadne Moraes
MC01 – Performance e Arte de Ação
MC02 – O Sensível e a Fotografia
Prof. Ms. Valécia Ribeiro
MC03 – Arte, Educação e Interdisciplinaridade
Prof. Dra. Ricardo Biriba
MC04 - A leitura da Obra de Arte
Prof. Dr. Alberto Olivieri
MC05 – Produção e Análise da imagem (francês)
Prof. François Soulage
17h - Conferência de encerramento
Auditório da Reitoria da UFBA
Presidente do Grupo RETINA: Professor François Soulages
Escolha do tema do VII Colóquio
ORGANIZAÇÃO
Presidência Internacional Grupo RETINA: François Soullages
Presidência RETINA-América Latina: Alberto de Carvalho Olivieri
Coordenação VI Colóquio: Ricardo Barreto Biriba e Alberto de Carvalho Olivieri
Presidente da Comissão Científica: Alberto de Carvalho Olivieri
Coordenação de Mini-Cursos: José Antonio de Carneiro Leão
Coordenação de GTs (Grupos de Trabalho): Ariadne Moraes
Coordenação Cultural: Amélia Vitória de Souza Conrado
Coordenação de Programação Visual: Marcos Rodriges
Equipe Técnica: Erica Ribeiro de Andrade
Cursos de Arte e Fotografia no Ateliê da Imagem
Desenho Contemporâneo I, com Mauro Bandeira
Trajetórias da Fotografia Contemporânea, com Luiza Baldan
Projeto em Artes, com João Wesley
Inícios em 11 de março, 1 e 3 de abril de 2009
Ateliê da Imagem
Av. Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-3314/6930 ou 22445660
www.ateliedaimagem.com.br
Desenho Contemporâneo I, com Mauro Bandeira
Início: 11/03 - quartas - 10-13h (8 aulas)
Investimento: 2 x R$230,00
O curso é voltado para artistas e estudantes de arte que queiram aprofundar seus conhecimentos e desenvolver projetos que usem o desenho como uma das ferramentas de trabalho.
Trajetórias da Fotografia Contemporânea, com Luiza Baldan
Início: 01/04 - quartas - 18h30-21h (10 aulas)
Investimento: 2 x R$285,00
O curso é indicado para fotógrafos, artistas, designers, arquitetos e outros profissionais e curiosos que lidam com imagem. O foco do programa é a produção fotográfica após a Segunda Guerra Mundial, especialmente a partir dos anos 1960.
Projeto em Artes, com João Wesley
Início: 03/04 - sextas - 10-13h (aulas quinzenais - grupo até julho)
Investimento: R$160,00 por mês
O curso irá conduzir o artista visual na identificação de sua inclinação poética e na elaboração do seu projeto de arte, e, desta forma, viabilizar sua participação nas bolsas de arte e financiamento institucionais.
Revisões e propostas: desafios para o meio de arte brasileiro, Seminário em Inhotim
Arte Contemporânea Brasileira é tema de seminário em Inhotim
Com o intuito de debater as estratégias de inserção internacional da arte contemporânea brasileira, o seminário será gratuito e contará com pesquisadores, críticos e curadores da arte contemporânea brasileira como Luisa Duarte, Martin Grossman e Jacopo Crivelli.
20 e 21 de março de 2009
Instituto Inhotim
Rua B 20, Inhotim, Brumadinho - MG
Informações: 31-3227-0001 ou info@inhotim.org.br
Realização: Ministério da Cultura, Fundação Athos Bulcão e Inhotim
A sustentabilidade e a as estratégias da arte no Brasil serão foco de discussão
A troca de experiências, o planejamento e a oferta de oportunidades de cooperação entre diferentes agentes do circuito serão temas discutidos no seminário. Com o encontro, espera-se criar regimes de reciprocidades e agendas em comum buscando estratégias de colaboração entre o Estado e a sociedade para promover a sustentabilidade do meio de arte brasileiro.
As inscrições poderão ser feitas pelo site do Inhotim (www.inhotim.org.br/seminario). Serão 70 vagas com entrada franca, sendo 35 para transmissão simultânea. Todos os presentes receberão certificados de presença. O seminário vai acontecer no espaço Tamboril, em Inhotim, e terá a seguinte programação:
Sexta-feira, 20 de março
13h30 - Abertura
Hugo Vocurca, diretor executivo adjunto do Instituto Cultural Inhotim
José Luiz Herência - Secretário de Políticas Culturais do MinC e responsável pela área de economia da cultura, incluindo a das artes visuais
14h - Mesa 1: Crítica de arte e projetos editoriais: Estratégias de inserção
Glória Ferreira (crítica de arte, Rio de Janeiro)
Celso Fioravante (jornalista e curador, São Paulo)
Wander Melo Miranda (editora UFMG)
Mediação: Luisa Duarte (curadora e crítica de arte, São Paulo)
Debatedores: Marcelo Rezende (editor e jornalista, São Paulo)
16-16h30 - Intervalo
16h30 - Mesa 2: Grandes exposições e bienais: Crise depois da crise
Mabe Bethônico (artista, Belo Horizonte)
Solange Farkas (diretora, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, e curadora do VídeoBrasil, São Paulo)
Victoria Noorthoorn (curadora, Bienal do Mercosul, Porto Alegre).
Mediação: Maria Angélica Melendi (pesquisadora, UFMG)
Debatedores: Martin Grossman (diretor, Centro Cultural São Paulo, São Paulo).
Sábado, 21 de março
10h - Mesa 3: Entre o público e o privado: Estratégias de formação de acervo
Marcelo Araújo (diretor, Pinacoteca do Estado de São Paulo)
Luiz Fernando de Almeida (representante do Iphan)
Ricardo Resende (FUNARTE).
Mediação: Rodrigo Moura (curador do Inhotim, Minas Gerais).
Debatedores: Jacopo Crivelli
março 10, 2009
Curso História e Estética da Artemídia com Christine Mello na FASM
Vagas na categoria “aluno especial” para a disciplina do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina
O curso tem como objetivo promover uma revisão entre a história da arte e suas relações com a artemídia, tendo como ênfase relações da arte contemporânea com os meios tecnológicos, ressaltando as transformações da sensibilidade por meio da análise crítica de suas práticas artísticas. Seus conteúdos programáticos são: a história da arte e a estética no campo da complexidade; modelos centralizados e descentralizados de história da arte; a história da arte e suas relações com os novos meios; a história da arte na cultura digital; preâmbulos de uma cultura da mobilidade e dos fluxos informacionais; análise de práticas artísticas contemporânea; extremidades do vídeo: experiências internacionais e brasileiras; campos conceituais da desconstrução, contaminação e compartilhamento do vídeo e das novas mídias.
Inscrições até 19 de março
19 de março a 25 de junho de 2009, quintas, 14-18h
Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina
Rua Dr. Emílio Ribas 89, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824-5808 com Marina ou pos-graduacao@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br
Sobre Christine Mello:
Crítica, curadora e pesquisadora de arte, é professora do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina e da FAAP-Artes Plásticas. Coordenadora do grupo de pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/Fasm), é autora do livro Extremidades do vídeo (Editora Senac, 2008) e uma das curadoras do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008-2009.
março 9, 2009
Encontro de Capacitação de Professores Iberê Camargo: um ensaio visual
“Iberê Camargo: um ensaio visual é um convite para se ver certos aspectos das obras de Iberê conservadas pela fundação que leva seu nome. Como toda coleção, faz parte de um todo, que é a produção completa do artista. Com base no fragmento que representa esse importante acervo foi realizada uma leitura que procura interpretar visualmente algumas das mensagens que Iberê deixou para todos nós”, María José Herrera, curadora.
19 e 20 de março de 2009
Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique 200, Porto Alegre - RS
51-3247-8001
www.iberecamargo.org.br
Programação
19 de março, quinta-feira, 14-17h30 e 18-20h30
14h – Projeção do vídeo Matéria de memória
14h40 - Palestra com a equipe do Programa Educativo: Iberê Camargo, biografia e obra
15h30 - Intervalo
16h - Palestra com a curadora da exposição de acervo Iberê Camargo: Um Ensaio Visual, Maria José Herrera
17h30 - Intervalo
Programação especial – Conversa com o Artista convidado do Ateliê de Gravura: Jorge Macchi
18h – Projeção de vídeos o artista argentino Jorge Macchi
18h30 – Conversa com Jorge Macchi sobre a sua participação no Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura
18-20h30 – Translado do público com ônibus gratuito para o Centro
20 de março, sexta-feira, 14-18h
14h – Recepção
14h30 - Apresentação do Programa Educativo: temporada 2009
15h30 – Intervalo
15h50 - Atividade prática de ateliê dirigida para educadores
17h - Visita mediada à exposição de acervo Iberê Camargo: Um Ensaio Visual
18h – Translado do público com ônibus gratuito para o Centro
março 6, 2009
FILE Symposium no Oi Futuro
O FILE Symposium acontece com o objetivo de criar um novo ponto de referência fora do eixo Europa/EUA, para discutir a cultura digital eletrônica em suas relações internacionais e ampliar o diálogo sobre a cultura digital em sua extensão interdisciplinar. O FILE Symposium, um espaço para o debate sobre as novas mídias, terá mesas das quais participarão artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia. O Symposium também é uma oportunidade para ver apresentações de artistas que estão mostrando trabalhos na Galeria.
10 e 11 de março de 2009 - inscrições abertas
Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo - nível 7, Rio de Janeiro - RJ
21-3131-3060
www.file.org.br
Clique aqui para fazer sua inscrição
Programação
10/03/2009
18h00
Giselle Beiguelman & Maurício Fleury [BRA]
Mobile Tagging e a Era da Inteligência Distribuída
18h30
Diego Diaz & Clara Boj [ESP]
Cidade híbrida: uma seleção dos projetos de pesquisa do Lalalab
19h00
Jarbas Jácome [BRA]
Sistemas Interativos de Tempo Real para Processamento Audiovisual Integrado
19h30
Hugues Bruyère [CAN]
Presence [também chamado de Soft n’ Silky]
11/03/2009
18h00
Casilda Sánchez [ESP]
"O Espectador" e outros olhares confrontados
18h30
Julio Obelleiro [ESP]
Da Lanterna Mágica à Tocha Mágica
19h00
Jane de Almeida & Eunézio A. Souza [BRA]
Rede Kyatera: infraestrutura para transmissão online de cinema em super-alta definição
19h30
Daan Brinkmann [NLD]
skinstrument / Lines - uma instalação intermediária
março 3, 2009
Oficina Desenho etc: interfaces de uma arte plural com Jeims Duarte no CFAV, Recife
Nosso objetivo primordial não é o de formar desenhistas (apesar de estar prevista a prática de várias técnicas tradicionais do desenho), mas instigar o amadurecimento de observadores críticos da história do Desenho enquanto Arte e enquanto discurso sócio-cultural. Com isso, esperamos estimular a tolerância para com as diferentes formas de expressão tomadas pelo Desenho artístico ao longo do tempo, ofertando aos alunos a chance de aprimorarem sua versatilidade (enquanto artistas e consumidores de Arte) e seu senso de diversidade e alteridade
16 de março a 15 de abril de 2009
segunda e quarta, 18h30 - 21h30
Máximo de alunos: 15
Inscrições: Os interessados deve mandar seu currículo junto a uma carta de intenção
Material solicitado: 1 bloco de papel canson branco tamanho A3; lápis 6B e fusein
Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV)
Pátio de São Pedro casa 11, Santo Antonio, Recife - PE
81-32322858
março 2, 2009
Dynamic Encounters - International art workshops
4 dias de visitas com palestras e discussões sobre arte contemporânea nos principais museus, galerias de arte, e ateliês do Rio de Janeiro
Professores / Palestrantes: Charles Watson, Franz Manata, Reynaldo Roels
Encontro com os artistas: Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Cadu Costa, Cildo Meireles, Daniel Senise, Eduardo Berliner, José Damasceno, Lucia Laguna, Waltercio Caldas
05 a 08 de Março 2009
Informações: 21-2553-3748 / 2553-9224 ou wats352@attglobal.net / bcawats@attglobal.net
Programação*
05 de março (quinta-feira)*
10:00 encontro no Parque Lage com Waltercio Caldas - artista
11h30 conversa com Charles Watson
12h00 saída de onibus do Parque Lage - almoço
14h00 encontro com Adriana Varejão
16h00 conversa com Franz Manata – curador independente e professor da escola de artes visuais
06 de março (sexta-feira)*
10h00 encontro no Parque Lage com José Damasceno - artista
11h30 lanche
13h00 encontro com Beatriz Milhazes - artista
16h00 encontro com Cildo Meireles - artista
07 de março (sábado)
09h00 saída de ônibus do Parque Lage
10h00 encontro com Daniel Senise - artista
12h00 almoço
14h00 MAM; retrospectiva Vik Muniz - “Vik”, encontro com Reynaldo Roels – curador do mam, critico e professor da escola de artes visuais
17h00 Galeria Laura Marsiaj: exposição "Estúdio” com a artista Lúcia Laguna
08 de março (domingo)
09h00 saída do Parque Lage
10h00 encontro com Cadu - artista
12h00 almoço
14h00 encontro com Eduardo Berliner - artista
16h00 fechamento
* a programação está sujeita a mudanças