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julho 30, 2008
Ciclo de palestras Exposição Nicolas- Antonie Taunay no Brasil: Uma leitura dos trópicos na Pinacoteca do Estado, São Paulo
Ciclo de palestras
Exposição Nicolas- Antonie Taunay no Brasil: Uma leitura dos trópicos
Palestrantes: Alberto da Costa e Silva, ClauValladão de Mattos, Elaine Dias, José Murilo de Carvalho, Lilia Moritz Schwarcz, Luciano Migliaccio, Luiz Marques, Rodrigo Naves, Valéria Lima, Valéria Piccoli
2, 9, 16, 23 e 30 de agosto de 2008
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz 2, São Paulo - SP
11-3324-1000
www.pinacoteca.org.br
Programação:
2 de agosto, sábado, 15h
A Família Real no Brasil
Palestra com Alberto da Costa e Silva (Presidente da Comissão para Comemoração dos 200 anos da vinda da Família Real; Academia Brasileira de Letras) e José Murilo de Carvalho (UFRJ e Academia Brasileira de Letras).
9 de agosto, sábado, 15h
Paisagem e escravidão nas telas brasileiras de Nicolas Taunay
Com Rodrigo Naves (crítico de arte, co-curador da exposição) e Lilia Moritz Schwarcz (curadora da exposição, USP).
16 de agosto, sábado, 15h
Nicolas Taunay e os gêneros da pintura européia
Palestra com Luciano Migliaccio (USP) e Luiz Marques (Unicamp).
23 de agosto, sábado, 15h
Nicolas Taunay e os pintores da colônia Lebreton
Com Valéria Piccoli (Pinacoteca do Estado) e Valéria Lima (Unimep).
30 de agosto, sábado, 15h
Nicolas Taunay e seus descendentes: a questão da paisagem
Elaine Dias (Pós-doutoranda FAU/USP e equipe da curadoria da exposição) e ClauValladão de Mattos (Unicamp)
La Mirada Tactil - Oficina de Cena e Linguagem de Comunicação Audiovisual Interativos, com Rosa Sanchez e Alain Bauman no Sesc Pompéia, São Paulo
La Mirada Tactil - Oficina de Cena e Linguagem de Comunicação Audiovisual Interativos, com Rosa Sanchez e Alain Bauman
Inscrições até 5 de agosto de 2008
Sesc Pompéia
Rua Clélia 93, Pompéia, São Paulo - SP
Informações: 11-3871-7700 ou email@pompeia.sescsp.org.br
Oficina de Cena e Linguagem de Comunicação Audiovisual Interativos: 8 a 10 de agosto de 2008
Proposta de criação de uma oficina-laboratório para estudar a relação entre a escrita cênica e as linguagens audiovisuais. Uma oficina transdiciplinar que junta a instalação e a performance, que busca em tempo real, a relação entre o movimento, palavra, vídeo, áudio e dados digitais gerados em cena.
Introduz processos cênicos colaborativos baseados em sistema de comunicação interativo.
KÒNIC THTR busca criar uma estreita inter-relação entre os coreógrafos e diretores, intérpretes, músicos, realizadores, artistas digitais de modo que todas as partes se retro- alimentem para criar peças cênicas com valor artístico autônomo e transdisciplinar.
Objetivos:
Esta oficina propõe um processo de formação e criação em uma atividade teórico-prática, cujo objetivo final consistirá em desenvolver uma ou diversas peças de criação multidisciplinar que combina as artes cênicas com as tecnologias audiovisuais interativas. Através do estudo de projetos, modelos de obras artísticas existentes e dispositivos realizados por Kònic para compreender desde a análise a importância das linguagens tecnológicas aplicadas na criação contemporânea.
Linguagens Tecnológicas:
Sistema de Captura de dados em tempo real e escrita cênica.
Experiência teórica e prática que utiliza módulos interativos de sensores e câmeras de vídeo que capturam a gestualidade e o movimento humanos para processar áudio e vídeo em tempo real.
Estrutura:
Os participantes trabalharão em grupos e se alternarão sessões teóricas com sessões práticas utilizando as ferramentas disponibilizadas por Kònic.
A ultima sessão consistirá em uma jornada de portas abertas para compartilhar as experiências da oficina com o publico interessado.
Perfil dos Participantes:
Atividade multidisciplinar dirigida a profissionais da dança, performers, músicos, artistas visuais, informáticos e vídeo-realizadores.
Cursos de Arte Contemporânea, com Carlos Fajardo no Studio 17, São Paulo
Cursos de Arte Contemporânea, com Carlos Fajardo
Seminários sobre as transformações na Arte Contemporânea
Seminários sobre o uso da imagem fotográfica na Arte Contemporânea
Inscrições abertas
Studio 17
Avenida Heitor Penteado 220, São Paulo - SP
Informações e inscrições: 11-3081-8603 ou cfajardo@uol.com.br
Serão realizados, a partir de Agosto de 2008, com a duração de um ano, dois Seminários, sobre Arte Contemporânea, dados por Carlos Fajardo, artista plástico e professor doutor pela USP.
Os cursos têm por objetivo discutir as transformações que ocorreram nas artes visuais à partir dos anos 1960, dos quais o artista é testemunha e agente, e que envolvem novas relações temporais e espaciais nas artes visuais, promovidas particularmente pelas instalações, performances, vídeo-arte e fotografia, e que podem ser sintetizadas nos novos conceitos de uso do corpo físico do participante, no lugar específico de atuação das produções artísticas ou mais exatamente “ no espaço como lugar praticado”.
Programação:
Seminários sobre as transformações na Arte Contemporânea.
Os seminários serão desenvolvidos com leituras de textos geradores das mudanças que os discursos de representação conheceram durante o século XX, Serão discutidos pensadores como Walter Benjamin, Maurice Merleau-Ponty, Arthur C. Danto, Yve-Alain Bois ou Benjamin H.D. Buchloh e artistas como Robert Morris, Helio Oiticica e Donald Judd.
Horário: segundas ou terças, 10h30
Início: 4 de agosto
Seminários sobre o uso da imagem fotográfica na Arte Contemporânea
As aulas serão divididas em dois segmentos: no primeiro se discutirão, em seminário, textos sobre fotografia como “Câmara Clara” de Roland Barthes, “Ensaio sobre a fotografia” de Villém Flusser ou trabalhos de artistas diretamente relacionados com a fotográfia como Andy Warhol, Gherard Richter e Robert Smithson. No segundo os trabalhos de imagens fotográficas desenvolvidos pelos participantes conforme propostas de trabalho que surgirão no corpo dos debates.
Horário: quartas, 10h30
Início: 14 de fevereiro
julho 29, 2008
Cursos 2º semestre 2008 MAM, São Paulo
Cursos 2º semestre 2008 Museu de Arte Moderna de São Paulo
Professores: Dudi Maia Rosa, Eduardo Werneck, Gal Oppido, Luis Bayón, Magnólia Costa, Marcelo Greco, Mário Saladini, Sérgio Niculitcheff, Simonetta Persichetti, Teresa Berlinck, Tuneu
Inscrições abertas
Museu de Arte Moderna de São Paulo - Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo
Av Pedro Álvares Cabral s/nº, Parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo - SP
11-5085-1300
www.mam.org.br
Programação:
Desenho
Dudi Maia Rosa
Artista plástico
O desenho de observação, não como cópia ou prática acadêmica, mas como instrumento para o desenvolvimento da percepção visual e debate de questões ligadas à arte contemporânea. Aulas com modelo vivo e discussão da produção dos participantes durante o curso.
Público adulto
Turma 1
Horário: terças, das 17h às 19h30
Início: 5 de agosto
Duração: 4 meses
25 vagas
Mensalidade: R$ 200
Turma 2
Horário: terças, 19h30-22h
Início: 5 de agosto
Duração: 4 meses
25 vagas
Mensalidade: R$ 200
Desenho da figura humana
Teresa Berlinck
Artista plástica
Exercitar o olhar para a leitura e construção da imagem gráfica por meio desenho de observação da figura humana é o objetivo deste curso. Desenho de modelo vivo e de objetos relacionados ao corpo como roupas, acessórios, móveis e utensílios do cotidiano. Observação de aspectos como proporção, composição, luz e sombra e propostas que utilizam diferentes técnicas e materiais como grafite, lápis secos e oleosos, aquarela, nanquim e colagem com papel e tecido, fazem parte deste trabalho. Livros e catálogos de arte serão utilizados na troca de idéias e como referência para propostas desenvolvidas no ateliê do MAM e no Parque do Ibirapuera
Público adulto
Horário: terças, das 08h30 às 10h30
Início: 5 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 225
Introdução à pintura
Sérgio Niculitcheff
Artista plástico
Em um ateliê coletivo, os alunos realizam trabalhos com acompanhamento individual, privilegiando o uso da tinta acrílica sobre papel e a exploração de recursos de expressão desse meio. As técnicas utilizadas são exemplificadas com obras de artistas contemporâneos.
Público adulto
Horário: sextas, 17-19h
Início: 8 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 180
Ateliê de pintura
Sérgio Niculitcheff
Artista plástico
Oficina de pintura com enfoque na produção pictórica em arte contemporânea, execução e desenvolvimento de trabalhos práticos de atelier. Acompanhamento teórico e discussões sobre o processo artístico, dando encaminhamento a pesquisas e poéticas individuais. O curso é voltado para alunos que já possuam experiência com a técnica da tinta acrílica.
Público adulto
Horário: sextas, 19h30-21h30
Início: 8 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 180
Aquarela
Tuneu
Artista plástico
Desenvolvimento de linguagem pessoal, valorizando o desenho e vários procedimentos em pintura, utilizando os recursos da técnica da aquarela.
Público adulto
Horário: quartas, 8h30-10h30
Início: 6 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 180
Escultura em argila
Luis Bayón
Escultor
Iniciação à escultura por meio da técnica de modelagem em argila e processos de reprodução, tais como moldes e técnicas de fundição. A prática é norteada pela teoria, sendo apresentados os fundamentos estéticos da composição.
Público adulto e iniciante
Horário: quintas, 8-10h
Início: 7 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 180
Oficina de cenografia
Tridimensionais e o espaço cênico
Eduardo Werneck
Cenógrafo e artista plástico
Enfoca o papel da obra tridimensional nos espaços públicos e fechados. Os participantes realizam atividades práticas e teóricas por meio de pesquisa de estruturas e materiais. Todos são convidados a criar maquetes a serem inseridas posteriormente no espaço cênico. O coordenador do curso acompanha todos os projetos desenvolvidos individualmente.
Público adulto
Horário: quartas, 17h30-19h30
Início: 13 de agosto
Duração: 4 meses
20 vagas
Mensalidade: R$ 180
Fotografia – curso básico
Marcelo Greco
Fotógrafo
Aprender os fundamentos técnicos e conceituais da fotografia e sua história como ferramenta de expressão.
Público: iniciantes em fotografia
Horário: quartas, 20-22h
Início: 6 de agosto
Duração: 4 meses
25 vagas
Mensalidade: R$ 180
Fotografia
Luz marginal procura corpo vago
Gal Oppido
Fotógrafo
Critérios de reflexão sobre a imagem plana e estática servirão de baliza para exercícios de percepção da luz e suas fontes diversas, desde a solar até as discretas luzes domésticas. Na prática, a luz é usada como formadora de conteúdos plásticos, a partir da sua incidência nos corpos nus e em objetos e paisagens cotidianas.
Público: a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual. É necessário possuir equipamento 35 mm, com possibilidade de operação manual e tripé.
Horário: segundas, 20h30-23h
Início: 4 de agosto
Duração: 4 meses
25 vagas
Mensalidade: R$ 200
Fotografia autoral I
a fotografia como forma de expressão
Marcelo Greco
Fotógrafo
Auxiliar na conscientização do aluno para as escolhas temáticas e os interesses que o levam a fotografar. Inseri-lo nas condições culturais que o influenciam e orientá-lo no desenvolvimento da percepção de seu próprio olhar. Serão apresentados trabalhos de diversos fotógrafos conceituados historicamente, situando essa produção no tempo e nas condições culturais da época.
Público: a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual.
Horário: quintas, 20-22h
Início: 7 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 180
Fotografia autoral II
a fotografia como forma de expressão
Marcelo Greco
Fotógrafo
O objetivo fundamental é auxiliar o aluno no desenvolvimento de sua expressividade através do uso da imagem fotográfica. Depois de efetuar um percurso pelo desenvolvimento do olhar em Fotografia Autoral, este curso trata da fotografia contemporânea apresentando 12 fotógrafos e suas produções e quatro fotógrafos que serão apresentados conforme a estrutura e interesse do grupo. Será também discutido a produção e edição de um trabalho pessoal.
Público: para alunos que já participaram do curso Fotografia Autoral I ou mediante entrevista a ser agendada.
Horário: quintas, 17h30-19h30
Início: 7 de agosto
Duração: 4 meses
15 vagas
Mensalidade: R$ 180
História da fotografia
Simonetta Persichetti
professora e jornalista
Panorama histórico da fotografia, sua trajetória nos últimos 160 anos, as linguagens que se desenvolveram e a atuação dos fotógrafos mais importantes. A disseminação da fotografia e sua influência sobre as mudanças na representação do mundo. O mundo visto por meio das lentes fotográficas.
Público adulto
Horário: sábados, 10h30-12h30
Início: 9 de agosto
Duração: 3 meses
30 vagas
Mensalidade: R$ 180
Os pensadores da fotografia
Simonetta Persichetti
professora e jornalista
Cada vez mais a fotografia é o centro das atenções e de debates nos cenários internacional. Vamos compreender esta forma de expressão, lendo e estudando como vários pensadores, tais como Walter Benjamin; Roland Barthes, Rosalind Krauss, Boris Kossoy, entre outros, pensaram e discutiram a imagem fotográfica.
Público adulto
Horário: quintas, 20h15-22h15
Início: 7 de agosto
Duração: 2 meses
30 vagas
Mensalidade: R$ 180
Fotografia de moda e fotojornalismo
Simonetta Persichetti
professora e jornalista
Duas oficinas aprofundam duas linguagens fotográficas que crescem e são alvos de discussão: a fotografia de moda e o fotojornalismo. Como a cultura contemporânea, as mudanças tecnológicas e o momento sócio-histórico são refletidos nestas duas formas de comunicação de massa.
Público adulto
Horário: quintas, 20h15-22h15
Início: 9 de outubro
Duração: 2 meses
30 vagas
Mensalidade: R$ 180
História da arte no Ocidente
Do Renascimento à contracultura
Magnólia Costa
Crítica de arte
As manifestações artísticas mais relevantes entre os séculos XV e XX são analisadas em dois módulos, do ponto de vista da filosofia, sociologia e outras ciências, com objetivo de exercitar o olhar para o reconhecimento de técnicas e estilos.
Público adulto
Turma 1
Séculos XV ao XIX: do renascimento ao impressionismo
Horário: quintas, 15-17h
Início: 14 de agosto
Duração: 4 meses
30 vagas
Mensalidade: R$ 180
Turma 2
Século XX: do expressionismo à arte conceitual
Horário: quintas, 18-20h
Início: 14 de agosto
Duração: 4 meses
30 vagas
Mensalidade: R$ 180
TEATRO PARA ADULTOS
Professores da Casa do Teatro Célia Helena
Coordenação Lígia Cortez
Voltado para aqueles que querem, por meio do contato com o teatro, potencializar sua expressão pessoal. Aulas criativas de interpretação possibilitam um mergulho descontraído na vivência artística, estimulando a criatividade e a expressividade.
Público adulto
Horário: sábados, 11-13h
Início: 9 de agosto
Duração: 4 meses
30 vagas
Mensalidade: R$ 140
FIGURINO
coordenação Lívia Bellotto
figurinista
Paula Iglecio
figurinista
O processo de criação e execução de um figurino para cinema ou emissora de televisão, desde a leitura de um roteiro até a apresentação do projeto, com o estudo das cores e a escolha dos materiais. Noções da história da indumentária. O métier do figurinista.
público: estudantes e interessados em figurino
início: 4 de agosto
25 vagas
Horário: segunda, 18-20h
Mensalidade: R$ 180
Oficina de cor
Coordenação: Mário Saladini
Por meio de exercícios práticos, esta oficina tem como objetivo aperfeiçoar a construção da visualidade e da ambiência, destinando-se a profissionais ligados à moda, cenografia e audiovisual. Os exercícios de elaboração da cartela de cores são completados pela aplicação das formas e volumes, a partir da análise de trabalhos plásticos, fotografias e filmes.
Público: profissionais ligados ao audiovisual
Horário: segundas, 9-11h
Início: 04 de agosto
Duração: 2 meses
20 vagas
Mensalidade: R$ 180
Curso com Luiza Baldan no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Trajetórias da Fotografia Contemporânea, curso com Luiza Baldan
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-6930 / 2244-5660 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Horário: quartas, 19-22h
Preço: 2 parcelas de R$ 285 desconto à vista R$ 540
O curso tem como foco a produção fotográfica após a Segunda Guerra Mundial, especialmente a partir dos anos 1960. Cada aula apresenta um grupo de temas/fotógrafos por meio de projeções e discussões, que visam tornar familiares as idéias e táticas usadas na sua produção, em vez de apenas especular sobre sua singularidade histórica ou importância particular.
Programação:
Aula 1 – Paisagem (Landscape) | Paisagem aérea
[Ansel Adams, Edward Burtynsky, David Goldblatt, Emmet Gowin, Cássio Vasconcelos, etc.]
Aula 2 – Não-lugar (New Topography) | Arquitetura
[Robert Adams, Lewis Baltz, Jeff Brouws, Jack Pierson, Stephen Shore, etc.]
Aula 3 – Fotografia documental cotidiana
[Harry Callahan, Lee Friedlander, William Klein, Helen Levitt, Garry Winogrand, etc.]
Aula 4 – Viagem | Fotojornalismo | Guerra
[Larry Burrows, Cornell e Robert Cappa, Graciela Iturbide, Burk Uzzle, etc.]
Aula 5 – Fotografia colorida | Noturna | Com flash direto
[William Christenberry, Maria Cosindas, William Eggleston, Joel Sternfeld, Weegee, etc.]
Aula 6 – Família | Privadas | Instantâneas
[Tina Barney, Sally Mann, Nan Goldin, Nicholas Nixon, Mauro Restiffe, etc.]
Aula 7 – Retrato | Autorretrato
[Diane Arbus, John Coplans, Bruce Davidson, Neal Slavin, etc.]
Aula 8 – Moda | Nus
[Robert Heinecken, Helmut Newton, Irving Penn, Herb Ritts, Deborah Turbeville, etc.]
Aula 9 – Natureza e Animais | Macro | Abstrato | Natureza Morta
[Catherine Chalmers, Lucia Koch, Eliot Porter, Mike & Douglas Starn, Hiroshi Sugimoto, etc.]
Aula 10 - Ficcional | Digital
[Eleanor Antin, Nancy Burson, Paul Caponigro, Anna Gaskell, Joel- Peter Witkin, etc.]
Aula 11 - Pinhole | Polaroid
[Barbara Ess, Walker Evans, Paula Trope, Lucas Samaras, William Wegman, etc.]
Aula 12 - Apropriação de Arquivo
[Christian Boltanski, Zoe Leonard, Sherrie Levine, Rosângela Rennó, Lorna Simpson, etc.]
LUIZA BALDAN
Nascida no Rio de Janeiro em 1980, Luiza Baldan se formou em Artes Visuais (Fotografia e Time-based Media) na Florida International University (Miami, EUA) em 2002, onde recebeu prêmios e bolsas como “Color Express Award” e “Brown L. & Marion Whately Scholarship”. Atualmente cursa o mestrado em Linguagens Visuais na EBA/UFRJ. Recentemente foi selecionada pelo edital do Centro Cultural São Paulo – Galeria Olido para realizar exposição individual em agosto de 2008. Do seu curriculum também podemos destacar a menção da Fundação Iberê Camargo (2007), a exposição individual no Anexo da Laura Marsiaj Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, 2007), e a coletiva “BAC!”, no Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (Espanha, 2007).
julho 28, 2008
Dynamic Encounters International Art Workshops no Museu do Inhotim, Brumadinho
Dynamic Encounters International Art Workshops
Professores: Agnaldo Farias, curador do Instituto Tomie Ohtake, professor da USP; Charles Watson, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Cristina Freire, curadora do MAC-USP; Frederico Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pedro França
16 e 17 de agosto de 2008
Inhotim Centro de Arte Contemporânea
Rua b 20, Inhotim, Brumadinho - MG
31-3571-6638 ou info@inhotim.org.br
Informações: 21-2553-3748 ou bcawats@attglobal.net
O Dynamic Encounters conduz grupos de pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos em arte, fazendo uma abordagem especulativa da produção contemporânea.
Nesta edição será feita uma programação especial de dois dias, durante os quais visitaremos o Museu do Inhotim, o mais novo centro de arte contemporânea do Brasil. O Museu do Inhotim está em Brumadinho / MG e contém um acervo de aproximadamente 300 obras de mais de 60 artistas nacionais e internacionais. Entre eles estão: Janet Cardiff, Cildo Meireles, Franz Ackermann, Albert Oehlen, Chris Burden, Janine Antoni, Tunga, Paul MacCarthy, José Damasceno, Jarbas Lopes, Doris Salcedo, etc.
O projeto proporciona o contato com a produção atual dos artistas, que mostram suas obras e discutem os processos de desenvolvimento que levaram até elas. São diálogos instigantes e abertos, dirigidos não apenas a galeristas e colecionadores interessados em acompanhar a produção artística contemporânea, mas também a qualquer pessoa que queira aprofundar seus conhecimentos sobre o processo criativo de concepção das obras.
* sujeito a alterações
É aconselhável a reserva de vôos com a maior antecedência.
Professores:
Agnaldo Farias – curador do Instituto Tomie Ohtake, professor da USP
Charles Watson – professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ
Cristina Freire – curadora do MAC-USP
Frederico Carvalho – professor da Universidade Federal do Rio de janeiro
Pedro França – artista plástico e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Cursos segundo semestre Collegio das Artes, São Paulo
Cursos segundo semestre Collegio das Artes
Professores: Carlos Fadon Vicente, Dudi Maia Rosa, Eduardo Werneck, Eurico Lopes, Fábio Miguez, Felipe Cohen, Hildebrando de Castro, Marco Giannotti, Patricia Furlong, Paulo Whitaker, Rafael Vogt, Renata Pedrosa, Sara Muller, Teresa Viana
Inscrições abertas
Collegio das Artes
Rua Cônego Eugênio Leite 273, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
www.collegiodasartes.art.br
Matrícula: R$ 100
Programação:
Carlos Fadon Vicente
Formulação e Orientação de Projetos Imagem técnica / tecnológica contemporânea
Este curso tem por finalidade orientar e assistir à concepção, desenvolvimento e finalização de um projeto, individual ou coletivo, de expressão pessoal com ênfase no processo de criação e pesquisa, centrado na utilização da imagem técnica / tecnológica contemporânea – fotografia, hipermídia, vídeo etc.
Cada participante tem inteira liberdade de escolha temática e completa responsabilidade pela realização de seu projeto, observadas as diretrizes gerais de elaboração informadas na abertura do curso. Estando implícito que o projeto buscará atingir um bom [elevado] nível de elaboração estética, execução técnica e acabamento ao longo de um período letivo.
Conduzido em regime de ateliê, os participantes serão encorajados a partilhar e comentar o processo de trabalho em termos estéticos e conceituais.
Os recursos e custos de produção dos projetos competem aos participantes, sua apresentação ao longo do curso empregará as instalações e recursos disponíveis na instituição.
Pré-requisitos: conhecimento e experiência com recursos técnicos escolhidos, todavia uma formação artística não é obrigatória.
Horário: terças, 20-22h30
Período: 2 de setembro a 9 de dezembro de 2008
Vagas: 12
Mensalidade: R$ 256
Dudi Maia Rosa
Pintura
O curso busca orientar o aluno nas questões práticas e teóricas da arte contemporânea, seja ela figurativa ou abstrata, tendo como suporte a pintura.
Horário: quartas, 14h30-17h30
Período: 6 de agosto a 10 de dezembro de 2008
Vagas: 15 para cada turma
Mensalidade: R$ 256
Eduardo Werneck
Ateliê livre de criação plástica
A oficina busca fazer com que os participantes apresentem trabalhos de expressão plástica nas áreas que mais lhes interessam explorar, seja ela a pintura, o desenho, escultura, instalação, ou maquetes de criações cenográficas. Os trabalhos são analisados e discutidos de maneira contínua pelo orientador e pelo grupo, focando no conceito, composição, relações cromáticas, tridimensionais, espaciais e, quando necessário, colocações sobre história da arte serão levantadas e discutidas. A oficina é direcionada ao público jovem e adulto sem experiências significantes em criação plástica que desejam “experimentar” as preocupações plásticas e dificuldades de criar livremente no mundo contemporâneo.
Horário: terças, 20-22h
Período: 19 de agosto a 16 de dezembro de 2008
Vagas: 15 para cada turma
Mensalidade: R$ 206
Eurico Lopes
Acompanhamento de Projetos em Pintura – prática de ateliê
O objetivo deste curso é de proporcionar o desenvolvimento e o aprimoramento de projetos individuais de pintura com ênfase na prática de ateliê. Questões técnicas e teóricas serão discutidas ao longo do curso a fim ampliar as possibilidades pictóricas dos trabalhos para que cada um encontre sua própria definição artística. A aula será dividia em três momentos: uma breve apresentação teórica inicial, acompanhamento crítico dos trabalhos, e por fim, uma discussão sobre a produção diária dos alunos.
Horário: segundas ou terças, 15-18h
Período: 4 de agosto a 16 de dezembro de 2008
Vagas: 15 para cada turma
Mensalidade: R$ 256
Fábio Miguez
Pintura: ateliê orientado
O curso se propõe a acompanhar e discutir projetos em artes plásticas. Focado na produção dos alunos, as discussões terão como pano de fundo questões da arte contemporânea e da arte em geral.
Horário: quartas, 19h30-22h30.
Período: 13 de agosto a 17 de dezembro de 2008
Vagas: 13
Mensalidade: R$ 286
Felipe Cohen
O caminho do objeto
O curso pretende trabalhar com os alunos o desenvolvimento de uma idéia, conceito, ou mesmo sensação, para um objeto formalizado. Esse processo passa necessariamente pela discussão da potencialidade simbólica de uma idéia inicial, da elaboração de projetos a partir dela (desenho, maquete, etc.) e, finalmente, da discussão da melhor forma de realizar materialmente esse objeto. A proposta é, a partir desse desenvolvimento, trabalhar, além da formalização de um objeto, ou instalação, o aperfeiçoamento do uso da capacidade projetiva do desenho.
Nesse percurso esta compreendido necessariamente três momentos: a exposição e discussão através de livros e slides do desenvolvimento do objeto através da história da arte; o início da elaboração dos projetos pessoais a partir de desenhos, maquetes e outros modelos auxiliares e, finalmente, a discussão a partir da produção dos alunos, desde o projeto até sua disposição no espaço.
Horário: segundas, 20-22h
Período: 11 de agosto a 15 de dezembro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 236
Hildebrando de Castro Pintura a Óleo Figurativa
O aluno entrará em contato com estratégias de individualização das figuras, exercitando o olhar observador do retrato e da paisagem, estabelecendo um diálogo entre a contemporaneidade da arte e a técnica figurativa a óleo.
Horário: quartas, 10h30-13h30
Período: 13 de agosto a 17 de dezembro de 2008
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 236
Marco Giannotti
Prática de ateliê e discussão em pintura contemporânea.
O curso visa acompanhar o aluno no estudo da composição pictórica, por meio do método comparativo e do desenvolvimento técnico. Na primeira parte da aula, a orientação é individual e focaliza questões técnicas da pintura. Na segunda metade, a aula é coletiva e está centrada na discussão dos trabalhos produzidos em classe; obras de artistas relevantes no contexto contemporâneo aparecem como o contraponto para enriquecer a discussão.
Horário: quintas, 19h30-22h30
Período: 14 de agosto a 18 de dezembro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 286
Patricia Furlong
Desenho e cor.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades técnicas no que se refere ao uso do desenho e da cor em sua vasta gama de recursos materiais e possibilidades expressivas. Pretende ajudar o aluno a aprofundar seu pensamento poético se valendo dos instrumentos citados no uso de suportes bidimensionais em dimensões variadas. Inicialmente o desenho será explorado com lápis, crayon e tinta, sobre papéis e telas de dimensões reduzidas e em grandes formatos. Da mesma maneira serão exploradas as técnicas de aquarela e tinta acrílica. A atividade prática será amparada por literatura de suporte na medida em que as questões forem sendo levantadas, tanto pelo grupo quanto individualmente. Como fio condutor do aspecto conceitual do curso serão privilegiadas textos que abordem a pertinência da pintura como manifestação contemporânea e o sempre presente embate entre a figuração e a abstração.
Horário: terças, 10h30-13h30
Período: 12 de agosto - término: 16 de dezembro
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 256
Paulo Whitaker
Pintura Contemporânea.
Este curso visa o desenvolvimento da expressividade através das técnicas de pintura em óleo e acrílica sobre tela.
Horário: quintas, 14h30-17h0
Período: 14 de agosto a 18 de dezembro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 256
Rafael Vogt
Processos em arte e cultura contemporânea: teoria, discussão e proposta de exposição coletiva.
A idéia do curso é estabelecer um espaço de discussão de questões da arte e cultura contemporânea a partir da leitura de textos teóricos, apresentação e debate de propostas individuais e proposição de uma mostra coletiva como conclusão parcial das atividades.
Parte-se da noção de que o sistema das artes atuais pode ser visto mais como um território de diálogo e experimentação do que de um fazer disciplinado baseado em categorias estabelecidas a priori.
Horário: segundas, 20-22h30
Período: 4 de agosto a 13 de outubro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 256
Renata Pedrosa
Produção de Imagens a partir do Cotidiano
Esta oficina busca oferecer uma reflexão sobre a influência que as imagens presentes no cotidiano exercem sobre a produção de cada participante. Por meio da exposição de obras de artistas contemporâneos e de textos teóricos os participantes terão a oportunidade de discutir vários aspectos de sua própria produção, objetivando principalmente a compreensão das especificidades da construção de imagens na atualidade.
Horário: quintas, 19h30-22h30
Período: 14 de agosto a 11 de dezembro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 276
Sara Muller
Aquarela
O curso visa aprofundar questões das artes plásticas com foco nas manifestações pictóricas e gráficas trazidas pela aquarela. Trabalharemos no decorrer das aulas cor, tonalidade, luz, espaço.
Horário: segundas, 19h30-22h30
Período: 11 de agosto a 15 de dezembro de 2008
Vagas: 8
Mensalidade: R$ 236
Teresa Viana
Iniciação à Pintura
O curso visa estimular a sensibilidade da construção, misturas e relações cromáticas, exercitando o olhar e seu diálogo com a cor no seu fazer artístico.
Horário: quintas, 10h30-13h30
Período: 14 de agosto a 11 de dezembro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 256
Teresa Viana
O papel como suporte.
Este curso visa dar noções básicas sobre a pintura contemporânea e orientar projetos em desenvolvimento, tendo como fio condutor a cor e o processo pictórico. O curso é prático com orientação individual e com conversas sobre estética e História da pintura. Será estimulado a desenvolvimento de trabalhos em pequenas dimensões e sobre papel.
Horário: quartas, 15-18h
Período: 13 de agosto a 10 de dezembro de 2008
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 256
Curso para crianças
Educando o Olhar
Curso de desenho, pintura e escultura para criança e adolescente.
Este curso visa incentivar o fazer artístico, apresentando as técnicas do desenho, da pintura e da escultura a partir de suas necessidades. As aulas se desenvolvem a partir da expectativa de cada aluno, apontando o que pode ser melhorado na sua arte, como fazer, o que representar, como representar e que material utilizar. E, ainda, propomos a observação de obras de artistas históricos e contemporâneos, com a intenção de conhecer e investigar como esses artistas realizaram suas obras: como a fizeram, o que representaram, como representaram e que materiais utilizaram.
Horário: sextas, 14-16h30
Período: 15 de agosto a 12 de dezembro de 2008
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 156
julho 25, 2008
Ciclo de Palestras Iberê Camargo - Moderno no Limite na Iberê Camargo, Porto Alegre
Ciclo de Palestras Iberê Camargo - Moderno no Limite
Participantes: Ana Albani de Carvalho, Eduardo Veras, Fernanda Albuquerque, Glória Ferreira, Maria Helena Bernardes, Maria José Herrera, Mônica Zielinsky, Paulo Sergio Duarte, Robert Kudielka, Rodrigo Naves, Sônia Salzstein, Thierry de Duve
Inscrições abertas
Fundação Iberê Camargo
Avenida Padre Cacique 2000, Porto Alegre - RS
51-3247-8000 ou site@iberecamargo.org.br
www.iberecamargo.org.br
Preço: R$ 20 por palestra (50% de desconto para estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos, mediante comprovação).
Vagas: 100
Ciclo de Palestras Iberê Camargo - Moderno no Limite: 12 a 14 de agosto de 2008
A Fundação Iberê Camargo se prepara para inaugurar mais uma importante iniciativa dentro de sua programação permanente. O Ciclo de Palestras, que acompanhará todas as exposições realizadas em sua nova sede terá a primeira edição de 12 a 14 de agosto. Com o objetivo de estabelecer uma relação mais próxima entre o público e a arte moderna e contemporânea, a iniciativa reúne críticos, historiadores e curadores de arte brasileiros e estrangeiros para debater as obras dos artistas em exibição e promover uma reflexão a partir de suas produções artísticas. O primeiro Ciclo de Palestras, que aborda a exposição inaugural Iberê Camargo – Moderno no limite, está com as inscrições abertas a partir do dia 25, na loja da nova sede. As inscrições, abertas ao público, serão realizadas por palestra e cada pessoa poderá escolher até duas para participar. As vagas são limitadas.
Durante o Ciclo, três palestras diárias serão apresentadas, às 10h30, 14h30 e 18h30, onde a busca por caracterizar Iberê Camargo, um dos maiores nomes da arte brasileira, e estabelecer uma relação entre o percurso de sua produção artística e o período social em que está inserido serão alguns dos assuntos principais dos encontros. Além das conferências com os curadores da exposição Iberê Camargo – Moderno no Limite, Mônica Zielinsky, Coordenadora do Programa de Catalogação da obra de Iberê Camargo e do Centro de Documentação e Pesquisa em Arte contemporânea no Rio Grande do Sul, Paulo Sergio Duarte, crítico, professor de Teoria e História da Arte e coordenador geral de Estudos Culturais da Universidade Cândido Mendes e Sônia Salsztein, crítica de arte, professora de História da Arte no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e coordenadora da linha editorial de artes plásticas da Editora Cosac Naify; outros seis especialistas debatem temáticas diferentes a cada dia.
A Pintura Moderna será pano de fundo das palestras do dia 12, proferidas por Mônica Zielinsky, pela artista Maria Helena Bernardes; e pelo crítico de arte alemão Robert Kudielka, diretor do Departamento de Belas Artes da Akademie der Künste Berlin-Brandenburg. No dia 13, o tema Expressionismo é pauta das conferências apresentadas por Paulo Sergio Duarte, Rodrigo Naves, Doutor em Filosofia pela USP, historiador e crítico de arte, e pela argentina María José Herrera, Diretora Artística do Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) e presidente da Associação de Críticos de Arte AACA-AICA. A última data do ciclo, dia 14, aborda a Contemporaneidade, através das reflexões apresentadas pelo belga Thierry de Duve, curador, crítico de arte e professor de teoria da arte moderna e contemporânea na Université de Lille III; Glória Ferreira, Doutorada pela Universidade de Paris e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Sônia Salsztein.
Programação:
12 de agosto, terça-feira
Apresentação de Eduardo Veras
10h30: Mônica Zielinsky (Brasil)
14h30: Maria Helena Bernardes (Brasil)
18h30: Robert Kudielka (Alemanha)
13 de agosto, quarta-feira
Apresentação de Fernanda Albuquerque
10h30: Paulo Sergio Duarte (Brasil)
14h30: Rodrigo Naves (Brasil)
18h30: Maria José Herrera (Argentina)
14 de agosto, quinta-feira
Apresentação de Ana Albani de Carvalho
10h30: Thierry de Duve (Bélgica)
14h30: Glória Ferreira (Brasil)
18h30: Sônia Salzstein (Brasil)
Curso com Claudia Carliman na Eva Klabin, Rio de Janeiro
Curso com Claudia Carliman
Como Nova York Roubou de Paris a Cena das Artes Plásticas no Pós-Guerra
4, 5, 11 e 12 de agosto de 2008
Fundação Eva Klabin
Av Epitácio Pessoa 2480, Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
21-3202-8550 ou cultura@evaklabin.org.br
www.evaklabin.org.br
Vagas: 80
Preço: R$ 340 (curso completo); R$ 90 (palestra avulsa). Desconto de 50% para estudantes e idosos
O curso apresentado por Claudia Carliman vai analisar os principais artistas, obras de arte e movimentos do pós-guerra aos anos 1970, passando pelo Expressionismo Abstrato, Arte Pop, Minimalismo, Body art e Land art. Um dos destaques é o surgimento do Expressionismo Abstrato e sua relação com a nova força econômica centrada em Nova York. Nos anos 1960, o advento da Arte Pop e sua ênfase na cultura de massa e a nova relação com o espaço nas obras Minimalistas serão discutidas. A crítica aos museus e instituições de arte nos trabalhos dos anos 1970 serão analisados através da Body art e Land art, movimentos do período.
Claudia Calirman é doutora em História da Arte pela City University of New York. Ministra cursos livres de história da arte moderna, contemporânea e latino-americana no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e conduz visitas guiadas ao MoMA, Metropolitan Museum e Solomon R. Guggenheim Museum em Nova York. Ela é professora visitante do David Rockefeller Center para Estudos Latino-Americanos da Harvard University. Claudia Calirman é professora-adjunta da Parsons New School of Design e colaboradora das revistas de arte Art in America e Art Nexus.
Programação:
4 de agosto, segunda-feira, 19h
Deslocamento do eixo Paris-Nova York: Expressionismo Abstrato e Action Painting
A maneira como Nova York roubou a cena das artes plásticas de Paris no pós-guerra tornando Jackson Pollock um dos maiores artistas do seculo XX
5 de agosto, terça-feira, 19h
Pop Art
O mundo invade a tela nas obras de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, James Rosenquist e Claes Oldenburg
11 de agosto, segunda-feira, 19h
Minimalismo e Pós-Minimalismo
A noção de espaço é repensada através dos trabalhos de Donald Judd, Carl Andre, Dan Flavin e Richard Serra
12 de agosto, terça-feira, 19h
Os Anos Setenta: Body Art e Land Art
A arte se desloca dos museus e galerias nas obras de Chris Burden, Vito Acconci, Michael Heizer, Robert Smithson e Christo
Oficina de Alexandre Vogler e Crítica "ao vivo" com Luis Andrade no SESC Tijuca, Rio de Janeiro
Realejo ArtesAndAndo
Oficina de Alexandre Vogler
Arte Pública: ações em rede
6, 13, 20 e 27 de agosto, 18-21h
Crítica "ao vivo" com Luis Andrade
28 de agosto, quinta-feira, 19h
SESC Tijuca - Sala de vídeo
Rua Barão de Mesquita 539, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Informações e inscrições: 21-3238-2076 / 3238-2168 ou tijuca.geringonca@sescrio.org.br / tijuca.jovem@sescrio.org.br
http://projetogeringonca.blogspot.com
Alexandre Vogler. Artista Plástico, Mestre em Linguagens Visuais EBA/UFRJ e Professor do Instituto de Artes da UERJ.
O curso discorre sobre práticas de arte pública na última década com discussão de trabalhos que utilizam, como suporte, o conjunto dos meios de comunicação e informação.
Luis Andrade
Mestre em Linguagens Visuais EBA/UFRJ, graduado em Artes Cênicas (EBA) e com formação em Comunicação Visual na PUC-Rio.
julho 23, 2008
Curso Modernidade versus Modernismo no Brasil, com Paulo Herkenhoff na Casa do Saber, Rio de Janeiro
Curso Modernidade versus Modernismo no Brasil, com Paulo Herkenhoff
5, 12 e 19 de agosto de 2008
Casa do Saber
Av. Epitácio Pessoa 1.164, Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
Informações: 21-2227-2237 ou www.casadosaber.com.br
Horário: terças e quintas, 20h
O curso, desenvolvido em três aulas, reavalia o conceito de moderno na trajetória da arte brasileira, através de uma introdução geral, que inclui a modernidade anterior à Semana de 22, e de olhares específicos sobre Goeldi e Tarsila do Amaral.
Programação:
5 de agosto
Modernidade, apesar da semana - As diferentes modernidades do Brasil a partir do final do século XVIII e suas três etapas básicas: A primeira modernidade (séculos XVIII e XIX). O liberalismo. O neoclássico e o esgotamento social do barroco: Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. O projeto da Missão Artística Francesa para a implantação de um sistema de arte no Rio de Janeiro, capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A segunda modernidade. O final do século XIX. A modernidade que vem do século XIX: Belmiro de Almeida, Visconti e Castagneto.
O início do século XX: J. Carlos e Malta. O caso de Pernambuco. Modernos antes do modernismo. A terceira modernidade. A Semana de Arte Moderna e o modernismo.
Mário de Andrade: estratégias geopolíticas de apagamento da modernidade não-paulista.
7 de agosto
Oswald Goeldi, a modernidade em surdina - Uma abordagem da obra de Oswald Goeldi e seu lugar na modernidade brasileira. Expressionismo nos trópicos: melancolia e ética. Ismael Nery, Goeldi e Guignard. Arte e ciência na experiência de Goeldi. A Antropofagia. Goeldi na história da xilogravura ocidental.
12 de agosto
Sete vezes Tarsila - As sete Tarsilas: pós-impressionista, parisiense, pau-brasil, antropofágica, fase social, à deriva e neo-pau-brasil. Pressupostos estéticos, referências históricas, contradições e limites do projeto de pintura de Tarsila. Estratégias de prestígio. O Rio de Janeiro: o lugar central da carreira de Tarsila. Tarsiwald: o papel de Oswald na formulação do programa conceitual da obra de Tarsila. Tarsila x Malfatti.
Paulo Herkenhoff é curador e crítico de arte. Foi diretor do Museu Nacional de Belas-Artes (2003-2006), curador adjunto do MoMA (1999 e 2002) e curador geral da 24ª Bienal de São Paulo (1998). É autor de diversos livros sobre arte. Escreveu e organizou exposições de artistas como Lygia Clark, Cildo Meireles e Louise Bourgeois.
julho 21, 2008
Curso de Especialização Arte: crítica e curadoria na PUC, São Paulo
Curso de Especialização Arte: crítica e curadoria - Módulo II
Professores: Alécio Rossi, Amálio Pinheiro, Ana Maria D. Zilocchi, Ana Maria Salles Mariano, Anne Shyrlei Araújo, Cecília Salles, Christine Greiner, Daniela Bousso, Daniela K. Hanns, Elaine G. P. Caramella, Erson Martins, Fabio Cypriano, João Bandeira, Lais Guaraldo, Lenora de Barros, Lúcia Helena Sant'Agostino, Lúcio Agra, M. Aparecida Junqueira, Marcelo Araújo, Maria Inês Duarte, Miguel Chaia, Miriam Chnaiderman, Naira Chiotti, Noemi Jaffe, Priscila Arantes, Renata Vieira Mota, Sandra C. R. Mraz, Sônia Regis, Tera Queiroz, Vera Achatkim
Inscrições abertas
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3670-3300 ou infocogeae@pucsp.br
www.pucsp.br/cogeae
Coordenação: Norma Cristina Brasil Casseb, Regina Maria d’Aquino Fonseca Gadelha
Horário: Segundas e quartas, 14-18h
Início: 11 de agosto de 2008
Carga horária: 390 horas, divididas em quatro módulos seqüenciais
Preço do módulo: 6x de R$ 696
Promoção: PUC-SP – Faculdade de Comunicação e Filosofia (COMFIL)
Documentos necessários: curriculum vitae atualizado, cópia autenticada do diploma de graduação, carta justificando o interesse pelo curso, cópia do CPF, do RG, do comprovante de endereço (onde conste o CEP) e duas fotos 3x4
Local de Matrícula:
Unidade COGEAE João Ramalho
Rua João Ramalho 182, Perdizes, São Paulo - SP
11-3670-3300
Segunda a sexta, 9-20h30; sábados, 8-12h30
Curso de Especialização Arte: crítica e curadoria
A tradição dos estudos em Arte sempre esteve descolada de questões teórico-metodológicas e associada a normas e regimes, marcados pelo estudo descritivo e cronológico, com caráter historicista e impressionista.
A pós-graduação em "Arte: Crítica e Curadoria" quebra esse paradigma e apresenta uma proposta inovadora, reunindo os elementos plurais. A proposta contextualiza a produção artística às mudanças tecnológicas, aos jogos de mercado e às polêmicas atuais. Não se trata de negar a tradição, mas de repensá-la à luz de recortes teórico-metodológicos do presente.
Não é nosso objetivo atender de maneira mecânica às exigências do mercado de trabalho, mas ensinar o aluno a pensar e criar novos mercados de trabalho. Por isso, o forte embasamento teórico que visa a capacitar os profissionais para atuarem com competência crítica e senso de historicidade no cenário artístico cultural e no ensino superior.
Uma das principais características da pós-graduação é dar formação acadêmica para o crítico-curador, entendendo as ações do historiador, do crítico e do curador de arte como indissociáveis e complementares.
Ao fim do curso, o aluno estará apto para desenvolver atividades profissionais na interface entre história-crítica-curadoria de arte, podendo atuar na crítica de arte em empresas de mídia impressa e virtual, na consultoria de projetos artísticos e de artistas independentes e na curadoria e produção de eventos culturais de pequeno e grande porte em galerias, museus, centros culturais e institutos de arte. Outras linhas relacionadas são as de desenvolvimento de atividade docente em cursos superiores, além de organização de publicações, livros e catálogos de exposição, entre outras.
As disciplinas foram projetadas enfatizando a formação teórica e levando o aluno a ter um raciocínio relacional que permita um modo de pensar novo, percebendo as produções com alto teor de novidade artística e discernindo novos direcionamentos artísticos de modismos contemporâneos.
O conteúdo programático trata ainda da qualidade artística, da celebridade midiática e da responsabilidade da ação do crítico-curador como aquele que seleciona, exclui, atesta qualidade, divulga e propaga pela mídia, devendo ter consciência do valor de uma obra no mercado das artes para o processo cultural e para o processo histórico.
Além disso, o aluno é estimulado a entender o projeto de curadoria em seu sentido completo - desde a concepção até a execução -, o que inclui, o modo de organizar o espaço de exposição e saber fazer projetos de captação de recursos, além de entender das questões de materiais e procedimentos de montagem de exposição.
Acervo: Roteiros de Visita - Curso para Professores no MAC USP, São Paulo
Acervo: Roteiros de Visita - Curso para Professores
Inscrições de 23 de julho a 8 de agosto de 2008
Secretaria Acadêmica do MAC USP
Rua da Reitoria 109A, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Informações: 11-3091-3559 ou ceema@usp.br
Vagas: 25
Preço: R$ 50 (gratuito para professores da rede pública)
Coordenação: Carmen Aranha e Maria Angela Serri Francoio
Participação: Kátia Canton, Sylvio Coutinho, Evandro Carlos Nicolau, Andrea Amaral, Renata Sant’Anna
Acervo: Roteiros de Visita:15 de agosto a 28 de novembro de 2008
Seleção: Análise de Currículo, carta de intenção e entrevista
O curso Acervo: Roteiros de Visita é destinado a professores de artes e de outras áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Apresenta o material didático de mesmo nome, desenvolvido pela Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do MAC - com apoio da Fundação VITAE – com o objetivo de estimular a proximidade de professores e alunos com as obras do acervo do MAC USP, através de recursos que auxiliem o planejamento, aproveitamento e desdobramento das visitas ao museu. Serão oito encontros semanais de três horas, às sextas-feiras das 9 às 12 horas, seguidos de cinco semanas para a exploração do material na instituição onde atua o educador participante, incluindo as visitas dos seus educandos ao Museu. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados em seminários, em 3 encontros, também às sextas-feiras, no mesmo horário.
Espaço do Olhar: Cursos 2º Semestre de 2008 - Tomie Ohtake, São Paulo
Espaço do Olhar
Cursos 2º Semestre de 2008
Professores: Adrianne Gallinari, Agnaldo Farias, Bruno Dunley e Rodrigo Bivar, Deborah Paiva, Dudi Maia Rosa, Edith Derdyk, Fernando Vilela, Flávia Ribeiro, Grupo Contrafilé, Inaê Coutinho, Laura Vinci, Marcia Xavier, Maria Eduarda Arruk, Marina Saleme, Odilon Moraes e Fernando Vilela, Pablo Vilar, Paulo Pasta, Peter Pal Pelbart
Inscrições abertas
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações: 11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br
Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.
O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender aquele já especializado em arte, além de oferecer cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.
Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.
Curso do 2º semestre de 2008 na ação educativa do Instituto Tomie Ohtake
1. História da Arte
Agnaldo Farias
Arte Brasileira - Do Modernismo até o presente (12 encontros e muitas perguntas)
Público-alvo: Interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 19/08 a 04/11
Horário: terças, 14h30-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 250 / mês
Do Modernismo, isto é, do desejo de associar a pesquisa plástica com a construção de uma identidade nacional, ao panorama fragmentado da produção contemporânea.
- Modernismo
- As Correntes Abstratas
- Os anos 60
- Os anos 70
- A Geração 80
- Anos 90 em diante
Agnaldo Farias
Arte contemporânea – Direções recentes
Público-alvo: Interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 19/08 a 04/11
Horário: Terças, 19-22h
Vagas: 30
Valor: R$ 250 / mês
Esse curso, na prática um prolongamento do curso ministrado no primeiro semestre, mas que, em razão da amplitude do tema, não o exige como pré-requisito, pretende introduzir e aprofundar alguns aspectos decisivos para a compreensão da arte que vem sendo produzida nos últimos cinqüenta anos, nacional e internacionalmente.
Bruno Dunley e Rodrigo Bivar
Reflexões sobre arte contemporânea - Diálogos com a pintura
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 14-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês
O curso pretende refletir sobre a pintura dentro da história da arte contemporânea de maneira não cronológica a partir de leitura de textos, conversa com artistas convidados, apreciação de imagens, projeção de vídeos e filmes. O objetivo do curso é compreender a relação e a discussão da pintura com outros meios na produção contemporânea.
2. Filosofia
Peter Pal Pelbart
O pensamento contemporâneo
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 14/08 a 30/10
Horário: quintas, 18h30-20h30
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês
A partir de alguns filósofos contemporâneos, tais como Deleuze, Foucault, Negri, Lazzarato, o curso compõe um panorama das questões candentes de nossa atualidade. Serão abordadas três temáticas principais: a do desejo, a do acontecimento e a da multiplicidade. O curso pode servir tanto de introdução aos autores mencionados, como de aprofundamento às problemáticas citadas. Pretende-se, com isso, iluminar o contexto atual a partir de uma "filosofia do acontecimento".
Grupo Contrafilé
Manual de Filosofia Prática
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 20/08 a 05/11
Horário: quartas, 10-12h
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês
Manual, segundo o dicionário Aurélio, é um "livro que traz noções essenciais sobre uma matéria". O dicionário Houaiss, por sua vez, define manual como um "livro que orienta a execução ou o aperfeiçoamento de determinada tarefa; guia prático". Então, o que seria um “Manual de Filosofia Prática”? O grupo Contrafilé propõe o manual como metáfora para uma criação coletiva acerca de fatos do nosso cotidiano - individual e coletivo - como cidadãos urbanos e contemporâneos. Estes estudos serão feitos através de diferentes técnicas artísticas e de registro: conversas gravadas, entrevistas com artistas e outros profissionais, fotografia, desenho, intervenções na cidade e etc. Todo o material produzido ao longo do curso deverá compor, no final, um “Manual de Filosofia Prática”; uma peça gráfica para circular na rede.
3. Pintura
Deborah Paiva
Ateliê de Criação: Caminhos na Pintura e no Desenho
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês
“Caminante no hay camino, se hace camino al andar”- Antonio Machado
Esta oficina tem como objetivo ajudar o aluno a construir seu trabalho de arte, a encontrar na experiência de outros artistas afinidades com a sua produção, a escolher materiais e técnicas adequadas aos seus projetos e, principalmente, a privilegiar a reflexão sobre o seu próprio caminho.
Dudi Maia Rosa
Aquarela
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês
A aquarela pode ser considerada uma técnica que alia simplicidade de procedimento à complexidade formal. Estabelece um diálogo ágil com a pintura e com o desenho e permite discutir questões importantes estabelecidas pela modernidade e que se desdobraram na contemporaneidade. A partir de exercícios introduzidos a cada aula, o curso pretende abordar questões como representação, estrutura, experimentação, transparência, cromatismo, entre outras, e tomá-las como base para uma melhor compreensão do percurso individual do participante, bem como pensá-lo em relação à atualidade de nosso contexto cultural.
Fernando Vilela
Pintura – módulo I
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 18h30-21h30
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
O foco é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e telas para pintura a óleo, a têmpera e acrílica. As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas telas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.
Marina Saleme
Pintura e seu processo criativo
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 20/08 a 03/12
Horário: quartas, 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
Explorar, entender e potencializar o processo criativo é o foco deste curso para os interessados em pintura como linguagem e pensamento.
No ateliê, serão dadas propostas a cada aula visando a elaboração e execução de trabalhos aonde serão abordados os fundamentos da pintura como cor, contraste, espaço, figura-fundo, figuração- abstração. A idéia é desenvolver as diferentes possibilidades de realização de um trabalho pensando ao mesmo tempo as questões técnicas, como materiais, tintas e suporte e as questões criativas, fazendo com que o aluno, através de uma proposta coletiva desenvolva seu projeto.
Serão também apresentados trabalhos de diversos artistas com diferentes poéticas, em forma de livros ou vídeos para ilustrar e dialogar com as questões apresentadas nas aulas e proporcionando ao grupo um panorama da pintura contemporânea e eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.
Paulo Pasta
Pintura: prática e reflexão
Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 4 meses
Período: 20/08 a 03/12
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 35
Valor: R$ 180 / mês
A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.
4. Desenho
Adrianne Gallinari
Curso de desenho
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês
O curso pretende estabelecer uma investigação a partir do desenho de observação, despertando possibilidades onde o reconhecimento da imagem e percepção da forma se dará através de exercícios práticos utilizando bico-de-pena, lápis, nanquim e guache. No decorrer do curso desenharemos um diário de imagens, finalizando com um caderno.
Edith Derdyk
ESCRITURAS DO OLHAR: o espaço entre a palavra e a imagem
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 19/08 a 02/12
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
Este curso tem como eixo a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal. O ponto de partida para os encontros serão as leituras de alguns capítulos, contos ou poemas dos seguintes livros: Palomar de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H de Clarice Lispector, O partido das coisas de Francis Ponge, O livro de areia de J.L.Borges, A educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam motivações e formulações poéticas ao anunciar possibilidades da construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O curso pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, colagem, vídeo, livro-objeto.
Edith Derdyk
Linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 10-13h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
A partir da experiência de percorrer fisicamente os espaços - sejam eles públicos, privados, urbanos, rurais - adotando o enunciado do "caminhar como prática estética", prática esta que serviu como fundamento para a produção de muitos artistas, projetos e coletivos, iremos investigar os modos de captar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar poeticamente a relação entre o corpo, o olhar e o espaço.
A abordagem de algumas questões conceituais e históricas (mapa X território, medidas do corpo x tempo X espaço, intervenção na paisagem, registro X imagem, ação X caderno de viagem, Land Art, Land Walk, Arte Conceitual) com base na produção de artistas (entre outros Richard Long, Hamish Fullton, Robert Smithson, Dennis Oppenheim, Robert Morris, as experiências brasileiras do Arte_Cidade, Fronteiras, Nelson Felix, Artur Barrio, Paulo Brucski, Helio Oiticica, 3x3), visam gerar repertório para a pesquisa de uma poética pessoal.
Os encontros possibilitarão a experimentação de várias medias - o desenho, a fotografia, a escrita, o vídeo.
Flávia Ribeiro
Estudos da Imagem
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 19/08 a 02/12
Horário: terças, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês
Este curso tem como foco a construção da imagem e da visualidade, abordando questões relativas ao olhar e suas potencialidades, através do desenho e da fotografia. As aulas serão estruturadas a partir da projeção de vídeos/documentários (Cartier Bresson, William Kentridge, Man Ray, Win Wenders, dentre outros), análise de imagens, leitura de textos (Matisse, Certau, Walter Benjamim, Bill Viola etc), propostas práticas
e comentários sobre essa produção realizada a cada aula.
5. Ilustração
Odilon Moraes e Fernando Vilela
A imagem narrativa e ilustração de livros
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 19/08 a 02/12
Horário: terças, 18h30-21h30
Vagas: 25
Valor: R$ 180 / mês
O foco é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio de discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.
6. Fotografia
Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 1
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 20/08 a 03/12
Horário: quarta, 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
Introdução à fotografia, apresentando os equipamentos básicos e seus funcionamentos, além de habilitar os alunos a conhecer e se apropriar das diversas etapas do processo fotográfico, desde a captação até a ampliação da foto. Como o estímulo à percepção visual da luz são também apreciadas imagens significativas da história da fotografia. A fotografia é apresentada como linguagem expressiva inserida no contexto histórico, social e artístico contemporâneo. Além de aulas teóricas, são realizados exercícios práticos individuais e em grupo. Equipamento necessário: câmera fotográfica, preferencialmente com ajustes manuais.
Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 2
Público alvo: fotógrafos em formação e interessados em fotografia que dominem equipamento fotográfico de ajustes manuais.
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 9-12h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
Este curso visa estimular o desenvolvimento do “olhar fotográfico”. Como estímulo ao desenvolvimento da linguagem pessoal, são analisadas, sob o ponto de vista estético, imagens e autores significativos da história da fotografia. As questões técnicas da foto colorida (tanto em película quanto digital), como teoria da cor, filtragem e fotometria avançada, também são abordadas. Partindo de exercícios individuais e coletivos, há ainda reflexões sobre a produção dos alunos.
Marcia Xavier
Fotografia: pensamento visual
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 20/08 a 05/11
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês
A fotografia hoje pode ser usada como a escrita, cujo vocabulário são as imagens. Sendo assim, a foto não é o resultado do nosso trabalho, mas a matéria e o objeto deste curso. O propósito é desenvolver e estimular projetos individuais que usam a fotografia como linguagem. As aulas buscam promover a pesquisa das diversas maneiras de se usar a imagem, por meio de exercícios práticos - colagem/fotomontagem, auto-retrato, uso do computador e máquina de xerox -, textos e projeções. O objetivo é traçar um caminho para cada tipo de abordagem e discutir em grupo a evolução de cada aluno, fazendo com que desenvolvam um diálogo estreito com suas respectivas obras.
7. Instalação
Laura Vinci
Instalação e o espaço contemporâneo
Público-alvo: artistas em formação
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês
O curso tem como objetivo discutir e compreender o que é instalação e o espaço contemporâneo, por meio da reflexão e apreciação de obras atuais e da leitura de textos críticos e teóricos significativos. Além disso, é acompanhado de uma prática focada nos projetos individuais, proporcionando ao aluno um ambiente para o desenvolvimento e a elaboração de sua produção pessoal.
8. Montagem
Pablo Vilar – Estúdio Guaiamum
Curso de montagem
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 15/08 a 31/10
Horário: sextas, 10-13h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês
O curso proporciona conhecimentos práticos e teóricos sobre o trabalho de montagem de exposições de Arte. Por meio de exemplos práticos e imagens, pretende colaborar na formação de novos montadores, ou simplesmente orientar profissionais de outras áreas a solucionar assuntos ligados à montagem. Para isso, trata desde noções básicas de cuidados e manuseio, até o uso correto de ferramentas e outros recursos básicos.
9. Cenografia
Maria Eduarda Arruk
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 05/12
Horário: quintas e sextas, 14-17h
Vagas: 25
Valor: R$ 180 / mês
O curso propõe o estudo do espaço cênico através da diversidade e da interdisciplinaridade, no intuito de atender as novas demandas do teatro contemporâneo que agrega as noções de espaço, tempo e presença, alterando os conceitos de real e ficcional.
Será enfatizado o trabalho com a iluminação cênica, uma das mais fecundas áreas da prática teatral contemporânea, responsável por muitos aspectos da construção dos sentidos na cena e contribuindo de forma absoluta na maneira como o espectador recebe e experimenta um espetáculo.
julho 17, 2008
Curso O Processo Criativo, com Charles Watson no Parque Lage, Rio de Janeiro
O Processo Criativo - 2008/2
Charles Watson - Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Palestrantes convidados: Agnaldo Farias, Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake; Lia Rodrigues, Coreógrafa; Cadu, Artista Plástico; Luiz Alberto Oliveira, Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa Física - CBPF; Fernando Cocchiarale, Curador do MAM-RJ, professor da PUC-RJ
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições: 21-2538-1879/1091
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou wats352@attglobal.net
Horário: segundas e quartas, 19h30-21h30
Período: 4 de agosto a 26 de novembro de 2008
De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Para isso contamos com a contribuição de profissionais de diferentes áreas como, inteligência artificial, cosmologia, física, dança e arte. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
O Workshop é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal. O curso vai partir da análise dos seguintes tópicos....
1º Parte
Consideracões Gerais
Definições da Criatividade na historia
Relação de Criatividade com Limites
Processos Perceptuais
Modelo do Universo / Fisiologia da percepção (Gregory / Dawkins)
Classificação & Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou 'Quando só lhe resta um martelo, tudo parece com prego.)
Dificuldade em Isolamento do Problema
Limitando a área do problema
olhar do outro / o passo para trás / o segundo olhar
Saturação: 1 & 2
Saturação 1 (como problema)
Saturação 2 (como solução) (Tehching Hsieh, Jan Fabre, Opalka, Long, sisyphus o herói existencial)
Estimulos sensoriais alternativos
Einstein e imagens musculares e visuais
Nicolas Tesla & visualização
Processos Emocionais
gene inútil (a analogia evolutiva) (Csikszentmihaly / Dawkins) / Sistemas não lineares
Motivação (Intrínsica / extrínsica, a cenoura ou o chicote)
Motivação Extrínsica:
Motivação Intrínsica:
Flow (Fluxo) / Autotelismo (Csikszentmihaly)
A engenharia do erro
Julgamento / avaliação prévia
A importância de não ter nada a perder
Ansiedade (dificuldade em gestação)
Convicção vs. Compulsão
Persistência
A habilidade em mudar de objetivo
Culturais / Ambientais
Inteligência
Tabu
Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusívas (Arthur Koestler)
Múltiplas inteligências (Howard Gardner)
inteligência linguistica
inteligência musical
inteligência / logico-matemática
inteligência espacial
inteligência corporal / cinestética
inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
Meio propício
Fantasia vs. realidade
Razão vs. intuição / polo subjetivo, polo objetivo
Tradição vs. mudança
Transfiguração do Lugar Comum
Michel Groissman
Lia Rodrigues
Oldenburg
Man Ray
Arthur Danto
Castanêda
2º Parte
Estratégias
Geração de Alternativas
Fragmentation / deconstrução
Re-estruturamento
Criando obstáculos para digestão
Infraestrutura tácita (David Bohm)
Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
Inversão
Estimulo aleatório
Analogía
Visualização
Imaginação
Desenho: (como meio de pensar)
Manipulação
Linguagem Adequada
Necessidade de um problema/ o problema como limite / o problema como forma
Brainstorming
julho 14, 2008
Cursos Artes Visuais: Produção e Significado na CFAV, Recife
Cursos Artes Visuais: Produção e Significado
Professores: Alexandre Figueirôa, Aluízio Câmara, Betânia Corrêa de Araújo, Clarice Andrade, Cristina Machado, Eduardo Romero, Marília Azambuja, Nina Velasco, Regina Batista, Rodrigo Braga, Sílvio Meira, Tacyana Ramos
Inscrições até 31 de julho de 2008
Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV)
Pátio de São Pedro casa 11 Santo Antonio, Recife - PE
81-3232-2858 ou cefavartesvisuais@gmail.com
Horário: 19-21h30
As possibilidades de realização material e construção de significados nas artes visuais na contemporaneidade são cada vez mais complexas. Durante o Curso Artes Visuais: Produção e Significado treze convidados de notória experiência e atuação em distintos campos do conhecimento estarão refletindo com o público sobre três grandes temáticas de interesse para as artes visuais: criatividade e criação; leitura e significação; e exposição e exibição.
Cada temática constituirá um bloco do curso e contará com quatro convidados (à exceção do primeiro, que terá cinco convidados), que orientarão dois encontros semanais cada um. Os encontros seriam realizados entre os dias nos dias 04 de agosto e 29 de outubro de 2008, das 19h às 21h30min. As inscrições são gratuitas! Para o primeiro bloco, os interessados devem encaminhar currículo e carta de intenção para o Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV até o dia 31 de julho de 2008.
Programação:
Bloco 1: Criatividade e Criação
4 de agosto: Processos de Criação
Rodrigo Braga
Artista plástico com especial interesse pela fotografia. Integra o projeto REDE NACIONAL DE ARTES VISUAIS - FUNARTE, ministra workshops, e expõe suas produções no Brasil e no exterior.
6 de agosto: Processos de Criação
Cristina Machado
Artista plástica e ceramista iniciou sua formação em ateliês de desenho e pintura. Dedica-se ao desenvolvimento de técnicas de modelagem, desenho e pintura própria a esta matéria.
11 e 13 de agosto: Criatividade
Sílvio Meira
Professor de Engenharia de Software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).
18 e 20 de agosto: Ócio Criativo
Clarice Andrade
Gestora e produtora cultural. Doutoranda em Ócio e Potencial Humano pela Universidad de Deusto - Espanha. Atualmente atua como Diretora de Cultura da Cidade de Olinda.
25 e 27 de agosto: Ludicidade
Tacyana Ramos
Professora da graduação em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino-aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento humano.
Bloco 2: Leiura e Significação
1 e 3 de setembro: Leitura e História
Marília Azambuja
Professora do curso de História da Universidade Federal do Pernambuco. Trabalha no âmbito da História Social da Cultura, ocupando-se em particular da história da produção intelectual (escrita e artística).
15 e 17 de setembro: Leitura e Fotografia
Eduardo Romero
Mestre em Antropologia pelaUniversidade Federal de Pernambuco atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia, História das Artes Plásticas, Fotografia, Cultura e Tecnologia.
22 e 24 de setembro: Leitura e Audiovisual
Alexandre Figueirôa
Professor do curso de comunicação da Universidade Católica de Pernambuco coordena o Núcleo de Pesquisa Comunicação Audiovisual - INTERCOM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Crítica Cinematográfica.
29 de setembro e 1 de outubro: Leitura e Comunicação
Nina Velasco
Professora do curso de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Tecnologia, Arte e Comunicação, Arte e Ciência.
Bloco 3: Exposição e Exibição
6 e 8 de outubro: Museografia
Regina Batista
Museóloga e mestre em antropologia, membro do Fórum de Museus de Pernambuco. Atua na Consultoria Museológica Ltda, e na diretora administrativa da Associação dos Amigos da Oficina de Francisco Brennand.
13 e 15 de outubro: Mediação Cultural
Aluízio Câmara
Museólogo e mestre em Estética e Ciências da Arte, atualmente desenvolve seu doutorado também em Estética e Ciências da Arte na Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne - França. Tendo intensa atuação nas ações e instituições de artes visuais do Estado.
20 e 22 de outubro: Exposição e Significação
Betânia Corrêa de Araújo
Diretora do Museu da Cidade do Recife. Com Bacharelado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco e desenvolvendo a Pós - graduação de Economia da Cultura Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
27 e 29 de outubro: Planejamento Expográfico
Aluízio Câmara
julho 11, 2008
Curso Performance em expansão, com Lucio Agra
Curso Performance em expansão, com Lucio Agra
15 a 18 de julho de 2008
Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3383-3401 / 3255-7182 r 32/33 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Organização: Mariantonia – Centro Universitário da USP
Horário: 10-13h
Preço: R$ 170
Performance em expansão é o curso organizado pelo Mariantonia – Centro Universitário da USP, ministrado pelo performer e professor do curso de Comunicação e Artes do Corpo da PUC SP Lucio Agra. Com duração de quatro dias, o curso pretende apresentar uma análise da performance a partir de suas origens, abordando suas várias faces e articulações com outras práticas artísticas. As aulas contarão com a presença de artistas convidados, que estarão em São Paulo participando da mostra Verbo 08, na Galeria Vermelho.
Programação:
15 de julho, terça-feira, 10-13h
A multiplicidade das noções de performance, seus antecedentes no Brasil e a performance antropófaga
16 de julho, quarta-feira, 10-13h
Genealogia da performance; o happening e a interface com modalidades artísticas em desenvolvimento. Experimentos nas áreas de música, artes plásticas e tecnologias no Brasil
17 de julho, quinta-feira, 10-13h
Performance e oralidade, experimentos com a linguagem poética e a e-poetry; o trânsito com o Jazz e a stand-up comedy; a herança beat; performance e artes plásticas: limites e conexões
18 de julho, sexta-feira, 10-13h
Performance e ritual: construção do campo mítico; as idéias/práticas de Renato Cohen, Richard Schechner e Victor Turner; treinamentos psicofísicos
julho 9, 2008
Seminário Verbo Conjugado no CCSP, São Paulo
Seminário Verbo Conjugado
Participantes: Alice K, Amílcar Parker, Celso Favareto, Fabio Cypriano, Laura Lima, Lenora de Barros, Lucio Agra, Luiz de Abreu, Michel Groissman, Rose Akras, Rubens Machado Jr, Wilson Sukorski, Yiftah Pelled
Mediadores: Daniela Labra, Marcos Gallon, Martin Grossman
15 a 18 de julho de 2008
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho
Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo - SP
11-3383-3402 ou ccsp@prefeitura.sp.gov.br
www.centrocultural.sp.gov.br
O Centro Cultural São Paulo promove, de 15 a 18 de julho, o Seminário Verbo Conjugado, evento que propõe o encontro entre performers, teóricos e artistas das áreas de dança, teatro, artes plásticas e música para dialogarem sobre a perspectiva contemporânea da performance, fazendo emergir novas percepções e ações culturais, estéticas, teóricas, etc.
Programação:
15 de julho, terça-feira, 14-18h
Performance e Documentação:
Destaque: Yiftah Pelled - artista plástico - apresentação da performance
"Estratégias de performance no espaço da publicidade"
Amílcar Parker - artista plástico
Rubens Machado Jr. - professor da ECA-USP
Mediadora: Fernanda Albuquerque
16 de julho, quarta-feira, 14-18h
Performance e Reencenação:
Laura Lima - artista plástica
Lucio Agra - professor da Comunicação das Artes do Corpo - PUC-SP
Fabio Cypriano - Jornalista e professor da PUC-SP
Mediadora: Lara Pinheiro
17 de julho, quinta-feira, 14-18h
Performance e Resistência Cultural
Luiz de Abreu - coreógrafo
Celso Favareto - filósofo e professor da USP
Eduardo Vederame - artista plástico
Mediadora: Daniela Labra
18 de julho, sexta-feira, 14-18h
Performance Dança, Teatro, Artes Plásticas, Música
Lenora de Barros - artista plástica
Wilson Sukorski - músico e multi instrumentista
Rose Akras - coreógrafa
Alice K - performer e diretora teatral
Mediador: Marcos Gallon
Destaque: Apresentação da performance "Sirva-se" de Michel Groissman
julho 3, 2008
Curso de Especialização em Artes Visuais na UNICAMP, Campinas
Curso de Especialização em Artes Visuais
Corpo docente: Danilo Roberto Perillo, Lucia Eustachio Fonseca Ribeiro, Marcelo Edmilson Moscheta, Marcos Rodrigues Aulicino, Maria de Fatima Morethy Couto, Paula Cristina Somenzari Almozara, Priscilla Ramos da Silva, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago, Renata Gomes Cardoso, Sylvia Helena Furegatti, Tatiana Fecchio da Cunha Gonçalves
Inscrições até 31 de julho de 2008
UNICAMP - Instituto de Artes
Rua Elis Regina 50, Cidade Universitária Zeferino Vaz. Barão Geraldo, Campinas - SP
19-3521-4646 / 4647 / 4648 ou extecamp@extecamp.unicamp.br
www.iar.unicamp.br/extensão/especartesvisuais
Horário de funcionamento: sextas e sábados intercalados de 15 em 15 dias e domingos eventuais, sextas, 19-23h; sábados, 8h30-12h30 e 14-18h, domingos eventuais programados para visitações: museus, atêlies, palestras etc.
Vagas: 25
Duração: 3 semestres
Preço: 14 parcela(s) de R$ 386,16 através de boleto bancário
Critério de admissão: análise do curriculum vitae que deverá ser entregue junto aos demais documentos no ato da inscrição
Documentos necessários para inscrição: Cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais do RG e do comprovante de pré-requisito (certificado de conclusão ou diploma).
- Cópia do CPF.
- 01 foto 3x4 recente sem ser escaneada e sem rasuras.
- Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso assinado.
O Curso de Especialização Modalidade Extensão Universitária é oferecido pelo Departamento de Artes Plásticas/Instituto de Artes e será desenvolvido junto às comunidades internas e externas da universidade. Apresenta como linha de pesquisa o enfoque em processos criativos e em conceituação e contextualização da práxis artística nos diferentes períodos históricos e atuais da arte brasileira e geral pontuada por questões vinculadas à Arte Moderna e Contemporânea.
Destina-se a profissionais formados na área de Artes Visuais ou áreas afins que procuram um preparo específico e a renovação de seu campo de conhecimento da práxis e da teória sobre a contemporaneidade artística.
Curso Introdução portátil à Arte Contemporânea, com Agnaldo Farias no B_arco, São Paulo
Curso Introdução portátil à Arte Contemporânea, com Agnaldo Farias
21 a 24 de julho de 2008
Centro Cultural B_arco
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto 422, São Paulo - SP
11-3081-7406
www.obarco.com.br
Horário: segunda a quinta, 19h30-22h:30
Esse curso pretende introduzir alguns aspectos decisivos para a compreensão da arte que vem sendo produzida nos últimos cinqüenta anos, em particular algumas manifestações que colocaram em crise os preceitos da arte moderna, com destaque à cena artística norte-americana e à cena nacional.
Agnaldo Farias é Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Foi Curador de Exposições Temporárias do MACUSP (1990/1992) e Curador Geral do MAMRJ (1998/2000). Foi também Curador Adjunto da 23a. Bienal de São Paulo (1996), da 1a Bienal de Johannesburgo (1995) e Curador da Representação Brasileira da 25a Bienal de São Paulo (1992). Atualmente é consultor de curadoria do Instituto Tomie Ohtake.
É autor dos livros "As Naturezas do Artifício - Amélia Toledo". SP: Editora W11, 2004; "Daniel Senise - The piano factory". RJ: Andréa Jacobsen, 2003, e "Arte brasileira hoje". SP: Publifolha, 2002, entre outros.