|
janeiro 30, 2008
Dynamic Encounters International Art Workshops São Paulo
Dynamic Encounters International Art Workshops São Paulo
Palestrantes: Agnaldo Farias, Carmela Gross, Dudi Maia Rosa, Dora Longo Bahia, Iran do Espírito Santo, Lenora de Barros, Luiz Ernesto, Mônica Nador, Edith Derdyk, Laura Vinci
Instituições: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea, Galeria Baró Cruz, Galeria Nara Roesler, Galeria Tomas Cohn, Galeria Fortes Vilaça, Instituto Tomie Ohtake, Galeria Vermelho
28 de fevereiro a 2 de março de 2008
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou wats352@attglobal.net
Preço: R$ 1 mil (inclui o traslado em SP a partir do hotel Transamérica Victória Flat para os locais de visita e retorno ao mesmo)
Forma de pagamento: 2 vezes, primeira parcela no ato da inscrição e a segunda em 25 de fevereiro (enviar fax com comprovante de depósito para 21-2553-9224)
Depósitos: Banco Itaú - ag. 0389 conta corrente 38176-5
Favorecido: Electric Liaison Produções Ltda - CNPJ 00193613 / 0001-92
O Dynamic Encounters conduz grupos de pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos em arte, fazendo uma abordagem especulativa da produção contemporânea.
O projeto apresenta uma programação especial. Serão 4 dias de visitas a ateliês, galerias e instituições de São Paulo, incluindo encontros com artistas de renome internacional, profissionais que exercem uma carreira significativa no mundo da arte contemporânea.
Cada encontro proporciona o contato com a produção atual dos artistas, que mostram suas obras e discutem os processos de desenvolvimento que levaram até elas. São diálogos instigantes e abertos, dirigidos não apenas a galeristas e colecionadores interessados em acompanhar a produção artística contemporânea, mas também a qualquer pessoa que queira aprofundar seus conhecimentos sobre o processo criativo de concepção das obras.
O horário de realização do evento é integral em todos os dias com pausa para almoço. Um transporte sairá do Hotel Transamérica Victória Flat, na Rua Pedroso de Alvarenga, 1088, conduzindo todos os participantes e retornará ao mesmo local no fim do dia, todos deverão seguir juntos.
Curso Neo-Concretismo: ruptura e renovação na arte brasileira, com Paulo Herkenhoff na Casa do Saber, Rio de Janeiro
Curso Neo-Concretismo: ruptura e renovação na arte brasileira, com Paulo Herkenhoff
12, 14, 19, 21 de fevereiro, 19h30
Casa do Saber
Av. Epitácio Pessoa 1.164, Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
21-2227-2237
www.casadosaber.com.br
Ementa
Aula 1 - Década de 1940. O pioneirismo da arte abstrato-geométrica no Rio de Janeiro.
Aula 2 - Fundamentos filosóficos do Neoconcretismo. O projeto de Mário Pedrosa de um sistema de arte moderno para o Brasil.
Aula 3 - Singularidades Neoconcretas
Aula 4 - Significados do Neoconcretismo e seus desdobramentos
Paulo Herkenhoff é curador e crítico de arte. Foi diretor do Museu Nacional de Belas Artes(2003-2006), curador-adjunto do Museu de Arte Moderna de Nova York- MoMA (1999-2002), curador geral da 24ª Bienal de São Paulo (1998) e da 9ª Documenta de kassel (1992). É autor de diversos livros sobre arte e foi professor nas universidades de Duke, Harvard, Lisboa, Yale, entre outras. Escreveu e organizou exposições de artistas como Lygia Clark, Cildo Meireles, Louise Bourgeois.
janeiro 28, 2008
Curso Imagem e Inclusão Visual nos Processos Coletivos de Criação, com Doralice Araújo no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Curso Imagem e Inclusão Visual nos Processos Coletivos de Criação, com Doralice Araújo
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-3314 / 2244-5660 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Início: 13 de fevereiro de 2008
Horário: quartas, 10-13h, 8 aulas
O curso pretende experimentar e pesquisar o uso da imagem em projetos de inclusão visual e de pesquisa participativa. Nosso foco será o processo de criação coletiva de auto-retratos por diferentes grupos sociais, o que abrange não só o campo da Fotografia e do Vídeo, como o da Antropologia Visual e de outras metodologias de pesquisa em Ciências Sociais e Arte.
Durante o curso, também serão experimentadas diferentes técnicas de intervenção nos processos convencionais de criação da imagem, visando ampliar as possibilidades de expressão e construção da auto-imagem.
Temos como objetivo aprofundar o debate sobre o papel da arte na vida cotidiana - sobre a potência da arte como instrumento de intervenção cultural e inclusão visual. Tomando a arte como uma experiência ética que possibilita a construção e o resgate de estéticas periféricas.
Programa do Curso
I - Imagem e Inclusão Visual
- O que é inclusão visual?
- Diferentes metodologias de criação e pesquisa
Exercício/Prática - Dinâmica de integração e sensibilização do olhar
II- Auto-Imagem/Auto-Retrato
- O que é auto-imagem?
- O que é um auto-retrato?
- Diferentes modos de criação de um auto-retrato;
Exercício/Prática - Criando um auto-retrato
III - Imagem e Pesquisa Participativa
- Construção Coletiva de um auto-retrato
- Imagem e Pesquisa Participativa
- Elaboração de ProjetosSociais e de Pesquisa através da imagem
Exercício/Prática -Construção Coletiva de um auto-retrato e/ou elaboração de um projeto.
IV - "Não se vê com os olhos"
-Sobre a obra de Evgen Bavcar - fotógrafo e filósofo cego
-"O Desejo de Imagem"(Bavcar) - uma proposta de inclusão visual e intervenção cultural através da imagem
Exercício/Prática -"De Olhos vendados...."Uma cartografia sensorial da cidade.
Oficina de Raul Mourão e Crítica "ao vivo" com Débora Monnerat no SESC Tijuca, Rio de Janeiro
Realejo ArtesAndAndo
Oficina de Raul Mourão
Do manifesto neoconcreto a internet 2.0 - Um rápido olhar sobre 6 décadas de arte brasileira
5, 12, 19 e 26 de março, 18-21h
Crítica "ao vivo" com Débora Monnerat
27 de março, quarta-feira, 19h
SESC Tijuca - Sala de vídeo
Rua Barão de Mesquita 539, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Informações e inscrições: 21-3238-2076 / 3238-2168 ou tijuca.geringonca@sescrio.org.br / tijuca.jovem@sescrio.org.br
janeiro 24, 2008
Workshop Second Life, com Roberta Alvarenga, no Cafeína Estudio Criativo, São Paulo
Workshop Second Life, com Roberta Alvarenga
18 de fevereiro, segunda-feira, 9-17h30
Cafeína Estudio Criativo
Av. Dr Chucri Zaidan 940, Santo Amaro, São Paulo - SP
11-3589-7639 ou curso@cafeinaestudio.com.br
www.cafeinaestudio.com.br
Preço: R$ 580
Para efetuar sua inscrição é só enviar um e-mail para curso@cafeinaestudio.com.br com: Nome completo; Nome do avatar (se já possuir); CPF; Cidade/estado; Idade; e Telefone.
O curso que ocorrerá no dia 18 de fevereiro apresentará aos usuários conceitos de criação e planejamento de ações e presença no Second Life, assim como em outras plataformas virtuais.
A brincadeira que virou febre mundial entre os internautas de todas as idades é um dos alvos da Cafeína Estúdio Criativo. Pioneira nesse segmento, a Cafeína é especialista desenvolvendo ações para os maiores clientes na plataforma.
O curso, que abordará conceitos desde a introdução ao Metaverso, apresentará aos usuários conceitos de criação e construção, permitindo ao usuário elaborar tudo que a imaginação permitir dentro do maior ambiente 3D do planeta - o Second Life.
Será ministrado por Roberta Alvarenga, sócia-diretora da Cafeína Estúdio Criativo que pesquisa e explora as possibilidades dos mundos virtuais desde 2001, especialista no planejamento e desenvolvimento de projetos em ambiente 3D, já é considerada referência nacional quando se trata do futuro da Internet.
Além disso, o treinamento apresentará aos usuários ferramentas para organizar e montar seu próprio negócio dentro do Second Life, por meio de orientações sobre como criar e vender objetos e produtos no ambiente virtual. A primeira turma está com inscrições abertas, não perca tempo, mergulhe nesse universo!
janeiro 16, 2008
Curso O Processo Criativo, com Charles Watson no Parque Lage, Rio de Janeiro
O Processo Criativo - 2008/1
Charles Watson - Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Palestrantes convidados: Agnaldo Farias, Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake; Lia Rodriguez, Coreógrafa; Cadu, Artista Plástico; Luiz Alberto Oliveira, Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa Física - CBPF; Fernando Cocchiarale, Curador do MAM-RJ, professor da PUC-RJ
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições: 21-2538-1879/1091
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou wats352@attglobal.net
Horário: segundas e quartas, 19h30-21h30
Período: 11 de fevereiro a 28 de maio de 2008
De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Para isso contamos com a contribuição de profissionais de diferentes áreas como, inteligência artificial, cosmologia, física, dança e arte. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
O Workshop é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal. O curso vai partir da análise dos seguintes tópicos....
1º Parte
Consideracões Gerais
Definições da Criatividade na historia
Relação de Criatividade com Limites
Processos Perceptuais
Modelo do Universo / Fisiologia da percepção (Gregory / Dawkins)
Classificação & Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou 'Quando só lhe resta um martelo, tudo parece com prego.)
Dificuldade em Isolamento do Problema
Limitando a área do problema
olhar do outro / o passo para trás / o segundo olhar
Saturação: 1 & 2
Saturação 1 (como problema)
Saturação 2 (como solução) (Tehching Hsieh, Jan Fabre, Opalka, Long, sisyphus o herói existencial)
Estimulos sensoriais alternativos
Einstein e imagens musculares e visuais
Nicolas Tesla & visualização
Processos Emocionais
gene inútil (a analogia evolutiva) (Csikszentmihaly / Dawkins) / Sistemas não lineares
Motivação (Intrínsica / extrínsica, a cenoura ou o chicote)
Motivação Extrínsica:
Motivação Intrínsica:
Flow (Fluxo) / Autotelismo (Csikszentmihaly)
A engenharia do erro
Julgamento / avaliação prévia
A importância de não ter nada a perder
Ansiedade (dificuldade em gestação)
Convicção vs. Compulsão
Persistência
A habilidade em mudar de objetivo
Culturais / Ambientais
Inteligência
Tabu
Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusívas (Arthur Koestler)
Múltiplas inteligências (Howard Gardner)
inteligência linguistica
inteligência musical
inteligência / logico-matemática
inteligência espacial
inteligência corporal / cinestética
inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
Meio propício
Fantasia vs. realidade
Razão vs. intuição / polo subjetivo, polo objetivo
Tradição vs. mudança
Transfiguração do Lugar Comum
Michel Groissman
Lia Rodrigues
Oldenburg
Man Ray
Arthur Danto
Castanêda
2º Parte
Estratégias
Geração de Alternativas
Fragmentation / deconstrução
Re-estruturamento
Criando obstáculos para digestão
Infraestrutura tácita (David Bohm)
Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
Inversão
Estimulo aleatório
Analogía
Visualização
Imaginação
Desenho: (como meio de pensar)
Manipulação
Linguagem Adequada
Necessidade de um problema/ o problema como limite / o problema como forma
Brainstorming