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outubro 19, 2007
Inscrições: Processo de Seleção para candidatos ao Mestrado em Artes da UERJ, Rio de Janeiro
Processo de Seleção para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Linhas de Pesquisa: História e Crítica da Arte; Processos Artísticos Contemporâneos; Arte, Cognição e Cultura
Inscrições até 31 de outubro de 2007
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGARTES
Rua São Francisco Xavier 524 Sala 11026, Bloco E, 11º andar, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ
Informações: 21-2587-7985 ou ppgartes@uerj.br
www.ppgartes.uerj.br
Leia o edital
O Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 1º a 31 de outubro de 2007, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pósgraduação em Artes (PPGARTES), Curso de Mestrado, Área de Concentração em Arte e Cultura Contemporânea, para turma com início em 2008 / 1º semestre.
O Programa de Pós-graduação em Artes, com Área de Concentração em Arte e Cultura Contemporânea, estrutura-se em torno de três Linhas de Pesquisa, a saber:
1. História e Crítica da Arte - Inclui pesquisas em história, crítica e teoria da arte, destacando a multiplicidade contemporânea da instância teórica da arte e da cultura.
2. Processos Artísticos Contemporâneos - Reúne projetos de artes ligados à visualidade, à plástica, ao corpo, ao texto e ao som, articulando campo discursivo e processos de criação, recepção e difusão cultural.
3. Arte, Cognição e Cultura - Inclui projetos de ensino das artes, teoria da cultura e da arte, que abordem a dimensão cognitiva e as estruturas de significação presentes no fenômeno artístico, na percepção estética e nas manifestações multiculturais.
outubro 15, 2007
Projeto Pensamento Emergente: Oficina Alternativas a exposições ou exposições alternativas? Sobre boîte-em-valise e outras exposições portáteis, com Sérgio Rubira no MAMAM, Recife
Projeto Pensamento Emergente
Oficina Alternativas a exposições ou exposições alternativas? Sobre boîte-em-valise e outras exposições portáteis, com Sérgio Rubira
24 a 26 de outubro, 19-22h
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Rua da Aurora 265, Boa Vista, Recife - PE
81-3232-1688 / 2188
www.mamam.art.br
Informações: mamam@mamam.art.br
Vagas: 15
Concepção: Cristiana Tejo
Parceria: Fórum Permanente de Museus, Centro Cultural da Espanha, Canal Contemporâneo/Dois Pontos, Centro Cultural Brasil Alemanha e Centro de Formação em Artes Visuais da Prefeitura do Recife
O Centro Cultural da Espanha, o Fórum Permanente e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães apresentam de 24 a 26 de outubro de 2007, a oficina Alternativas a exposições ou exposições alternativas? Sobre boîte-em-valise e outras exposições portáteis, com o curador, crítico e editor espanhol Sérgio Rubira. O evento integra o projeto Pensamento Emergente, idealizado pela Diretora do MAMAM Cristiana Tejo, em parceria com o Fórum Permanente de Museus, Centro Cultural da Espanha, Canal Contemporâneo/Dois Pontos, Centro Cultural Brasil Alemanha e Centro de Formação em Artes Visuais da Prefeitura do Recife. O projeto Pensamento Emergente procura formular uma plataforma para o estabelecimento de redes de colaboração, discussão, intercâmbio, mapeamento de estratégias, trocas de idéias e experiências, formação, visibilidade e estímulo ao cultivo de novos talentos no campo da curadoria no Brasil. Sua atuação pode acontecer de várias maneiras, como seminários, workshops, publicações, estágios e residências em âmbito nacional e internacional. O workshop de Sérgio Rubira é a primeira ação do projeto e será seguido de outros workshops com curadores internacionais e de um seminário que ocorrerá no início de 2008.
Apresentação da Oficina
O que é uma exposição? Existem milhares de respostas a esta pergunta e nenhuma delas é satisfatória. Quase desde o momento de seu nascimento - com os salões no séc. XIX e as Exposições Universais - com as mostras surrealistas, o conceito de exposição está em crise. De maneira alguma é um fenômeno recente. Para tentar resolver esta crise foram propostas alternativas que por fim fracassaram, pois nunca deixaram de ser aquilo que se confrontavam: exposições. Talvez não consista tanto em encontrar novos dispositivos senão projetar outros modelos de exibição, exposições alternativas e não alternativas a exposição. Recuperar e fazer consciente, aspectos do modelo tradicional esquecido nesta busca febril pelo novo, que em alguns casos leva a esvaziar o conceito e converte em um mero exercício de estilo.
Esta oficina tem como proposta funcionar como um espaço para reflexão sobre o feito expositivo. Serão revistos alguns formatos e modelos, entre os quais destacaremos a idéia de exposição portátil que Duchamp desenvolveu com suas diversas versões de Boîte-en-valise, e o debate sobre os distintos papéis que adota um curador.
O resultado da oficina se concretizará na apresentação e discussão realizadas pelos participantes sobre diferentes propostas de "Exposições Portáteis".
Sergio Rubira (Madri, 1975). Doutor em Historia da Arte pela Universidade Computense de Madri, Curador, historiador e crítico de arte. Diretor-adjunto do grupo editorial EXIT Imagen y Cultura. Foi Redator Chefe da revista espanhola EXIT Express (2003-2005) e membro do conselho editorial de EXIT y EXIT Book (2003-2006).
Faz parte do coletivo de curadores RMS La Asociación, que desenvolveu as três edições das exposições Puntos de encuentro (2000, 2001 y 2002), Se Busca:proyecto com Pauline Fondevila (Hangar- Barcelona, 2004). Participou da coordenação de Madrid Abierto (2004, 2005, 2006 y 2007) e TestMadrid (2005), entre outros projetos. Desde 2005 dirige junto a Beatriz Herráez as Jornadas de Estudio de la Imagen série de conferencias organizadas pelo governo de Madri. Publicou e catálogos de exposiciones organizadas por instituições como a Fundación Marcelino Botín de Santander, la Sala Rekalde de Bilbao, PS1 de Nova York, Bienal de Veneza, entre outros.
outubro 11, 2007
Colóquio Internacional Visualidade e Educação na FINATEC, Brasília
Colóquio Internacional Visualidade e Educação
7 e 8 de novembro de 2007
FINATEC
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Auditório II
Av. L3 Norte, Ed. Finatec, Asa Norte, Brasília - DF
61-3348-0400
Realização: Grupo de Pesquisa - Educação e Cultura Visual FAV/UFG (UFSM/ UnB/ UNESP).
Taxa de inscrição: R$ 5, Estudantes de graduação; R$ 15, Estudantes da Pós-graduação; R$ 30, Professores; R$ 430, Outros
Vagas: 100
Sobre o evento:
O eixo principal do evento é a apreciação dos poderes da visualidade na sociedade contemporânea e o seu impacto na Educação. A discussão ressaltará os deslocamentos epistemológicos destas questões a partir da região Centro-oeste brasileira e promoverá a integração de instituições, saberes e práticas. O colóquio será um espaço de convergência que agregará pesquisadores, professores e praticantes de campos multidisciplinares.
O evento integra as atividades do Grupo de Pesquisa Educação e Cultura Visual da Plataforma do CNPq, ligado à linha de Pesquisa Culturas da Imagem e Processos de Mediação deste Programa de Pós-graduação em Cultura Visual da FAV/UFG. Assim, representa uma oportunidade de reunião do grupo para o aprofundamento das discussões em curso no programa, além de propiciar o intercâmbio de referenciais, pesquisas, estudos e problematizações com pesquisadores de outros programas e outros países. O evento é de vital importância para a PPG-Arte do IdA, que teve o seu programa de doutoramento em Artes recém aprovado e também por constituir-se em umas das primeiras atividades do núcleo de professores em Arte-Educação da UnB que estão promovendo por meio de eventos como esse as condições para a criação em breve de um curso de mestrado e um doutorado em arte educação no VIS/IdA.
Colóquio Internacional Visualidade e Educação - Programação:
7 de novembro, quarta-feira,
7h- Inscrição
8h: Abertura
As temporalidades e posicionamentos da Cultura Visual no Ensino de Artes no Brasil e nos Estados Unidos - Leituras regionais.
Mediador - Irene Tourinho UFG
8h30
Kevin Tavin OSU Ohio State University
10h
Raimundo Martins UFG
10h40
Belidson Dias UnB/VIS
11h20 Discussão
Tarde
Cultura visual: signos, representação e sentido.
Mediador Maria Luiza Fragoso UnB/VIS
14h30
Debbie Smith Shank OSU/UNI Ohio State University &
Northern Illinois University
15h40
Irene Tourinho UFG
16:20
Lêda Guimarães UFG
17h
Discussão
18h30
Lançamentos dos livros e periódicos da UFSM, Vis/IdA/UnB, FAV/UFG - Coquetel
A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Marilda Oliveira de Oliveira e Fernando Hernández (Orgs.) Editora da UFSM, Santa Maria, 2005.
A história do papel artesanal no Brasil. Therese Hofmann. Editora da ABTCP.
A tarefa infinita. Nelson Maravalhas Jr. Brasília: Editora Nelson Maravalhas Jr, 2007.
Arte, Educação e Cultura. Marilda Oliveira de Oliveira (Org.) Editora da UFSM, Santa Maria, 2007.
Espaço e Performance Maria Beatriz de Medeiros e Marianna F. M. Monteriro (orgs). Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da UnB, 2007.
Identidade e Interculturalidade - História e Arte Guarani, de Marilda Oliveira de Oliveira, Editora da UFSM, Santa Maria, 2004.
Materiais em Artes - Manual para a manufatura e prática. Editora Therese Hofmann . Autoras Therese Hofmann/Rosana de Castro/ Daniela Oliveira.
Seio Azul. Bia de Mello. Editora Thesaurus, 2005.
8 de novembro, quinta-feira,
Os locais de conflito da cultura visual no ensino de artes praticada hoje no
Brasil e seu impacto para a inovação de pedagogias.
Mediador Belidson Dias UnB
8h
Alice Fátima Martins UFG
8h40
Laura Coutinho UnB/FE
9h30
Rejane Coutinho UNESP
10h10
Marilda Oliveira UFSM
10h 50
Discussão
Visualidade: cognição, sentido, e suas tecnologias no ensino de artes.
Mediador: Lêda Guimarães UFG
14h30
Thérèse Hoffman UnB/VIS
15h40
Lúcio Teles UnB/FE
16h20
Suzete Venturelli UnB/VIS
17h
Discussão
Projeto Pensamento Emergente: Workshop de Curadoria - Curador Crítico, com Ellen Blumenstein no MAMAM, Recife
Projeto Pensamento Emergente
Workshop de Curadoria - Curador Crítico, com Ellen Blumenstein
Inscrições até 15 de outubro, 16h
Resultado da seleção: 16 de outubro, 9h
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Rua da Aurora 265, Boa Vista, Recife - PE
81-3232-1688 / 2188
www.mamam.art.br
Inscrições: mamam@mamam.art.br (os interessados devem enviar currículo e carta de intenção)
Vagas: 10
Concepção: Cristiana Tejo
Parceria: Fórum Permanente de Museus
Apoio: Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), Goethe Institut, Centro Cultural Brasil Alemanha, Canal Contemporâneo, Dois Pontos
Projeto Pensamento Emergente: Workshop de Curadoria - Curador Crítico: 16 e 17 de outubro, terça e quarta-feira, 15-18h. Local: CEFAV, casa 11, Pátio de São Pedro
O projeto Pensamento Emergente pretende estabelecer redes de colaboração, trocas de idéias, formação e experiências através de seminários, debates e oficinas para, assim, estimular o cultivo de novos talentos no campo da curadoria no Brasil.
Em sua primeira ação, em parceria com o Fórum Permanente de Museus e apoio do Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), Goethe Institut, Centro Cultural Brasil Alemanha e sites Canal Contemporâneo- Dois Pontos, trará ao Recife a escritora e curadora alemã Ellen Bluemenstein que, nos dias 16 e 17 de outubro, das 15h às 18h, irá ministrar o workshop Curador Crítico no CEFAV, casa 11, Pátio de São Pedro. Na oficina Curador Crítico, Ellen discutirá, principalmente, a importância de um posicionamento honestamente crítico no exercício do papel de curador.
O workshop será oferecido para um público de 10 pessoas, sendo o público-alvo jovens curadores e pessoas interessadas em iniciar um trabalho de curadoria. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção até o dia 15 de outubro, às 16h, para o endereço eletrônico mamam@mamam.art.br. A seleção será feita pelo Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e Fórum Permanente de Museus. O resultado da seleção deve ser divulgado publicamente no dia 16 de outubro, às 9h, no site do Fórum Permanente de Museus.
O Pensamento Emergente foi idealizado pela Diretora do Mamam, Cristiana Tejo e conta com a parceria do Fórum Permanente de Museus e apoio do Centro Cultural da Espanha, da Mondriaan Foundation, do Goethe Institut, do Centro Cultural Brasil Alemanha e dos sites Canal Contemporâneo/Dois Pontos. Suas atividades contarão ainda com outros workshops, publicações, estágios e residências em âmbito nacional e internacional e ainda um seminário com curadores de várias partes do Brasil programado para o primeiro trimestre de 2008, no Recife. Na programação de outubro haverá ainda, de 22 a 25, workshop com a curadora holandesa Ann Demeester e, em seguida, com o curador espanhol Sérgio Rubira que, de 24 a 26, abordará, em oficina, o tema Alternativas a exposições ou exposições alternativas?: sobre boîte-em-valise e outras exposições portáteis.
Workshop de Curadoria - Curador Crítico
Com Ellen Blumenstein
Independentemente dos diferentes estilos, interesses e temas da prática curatorial que qualquer um poderá desenvolver durante sua carreira, há uma habilidade essencial para este trabalho: a habilidade de articular e confrontar crítica e discussões profissionais. O curador é o mediador entre o trabalho artístico e o público. Diferentemente do artista que produz obras de arte quem pode falar por si mesmas, se necessário, o curador precisa comunicar-se e confrontar-se com diferentes opiniões. O trabalho diário do curador consiste em visitar ateliês de artistas, discutir interesses com colegas e em painéis de discussão, comunicar com instituições ou até mesmo brigar pela maneira certa de apresentar uma exposição. É uma posição de grande exigência, normalmente ninguém gosta de confrontos, preferindo aceitar concessões ao invés do confronto. Mas, ao mesmo tempo, o curador é responsável pelo "produto final" - a exposição - e o sucesso dela.
Este workshop visa à prática e ao desenvolvimento não apenas do pensamento crítico para realizar projetos de exposição instigantes, mas também propõe uma séria, honesta e produtiva crítica sobre outros trabalhos, idéias e posições. Por isso, no primeiro dia, a curadora Ellen Blumenstein fará uma rápida introdução de sua prática curatorial e discutirá como exemplo seu projeto atual "Männerphantasien" (Fantasias masculinas, Chung King Projects, Los Angeles, 2007) com os participantes. Parâmetros curatoriais básicos devem ficar claros neste ponto: como desenvolver um conceito a partir de uma idéia ou interesse, como pesquisar e comunicar com artistas e talvez produzir novos trabalhos e como realizar uma exposição. Em seguida, a curadora gostaria de discutir criticamente com os participantes sua abordagem e confrontá-la com as diferentes perspectivas dos participantes. O segundo dia está reservado para os projetos dos participantes que devem ser discutidos e examinados criticamente pelo grupo. Ellen irá coordenar a discussão e dar "conselhos críticos" para cada proposta, se desejado.
Palestrante
Ellen Blumenstein (1976) é curadora e escritora, vive em Berlim e Barcelona. É doutoranda em Teatro Moderno pela Universidade de Berlim, com a tese Experiência estética - sobre o potencial emancipatório das exposições de arte contemporânea. Entre 1998 e 1999 foi assistente do Diretor Artístico da Kunst Werke, Klaus Biesenbach, em Berlim, e no P.S. 1 Contemporary Art Center, Nova York. 2000 e 2001 foi curadora associada da Kunst Werke, em Berlim, gerenciando vários projetos nas instituições KW, P.S.1 e Museu Folkwang e desenvolvendo o programa de palestras "Mind the gap", com Thomas Wulffen, na Kunst Werke. Desde 2002 desenvolve projetos de exposições na KW, entre outros com: Abbas Kiarostami, Philipp Lachenmann, Holly Zausner, Sue de Beer, Bjargey Olafsdottir e Sebastian Diaz Morales. Em 2003, foi co-curadora da exposição Die 10 Gebote (Os Dez Mandamentos), no Deutsches Hygiene-Museum, em Dresden. Entre 2002 e 2005 co-curou com Klaus Biesenbach e Felix Ensslin a exposição Zur Vorstellung des Terrors: die RAF-Austellung (Olhando o terror: A exposição RAF), na KW e na Neue Galerie do Landesmuseum Joanneum, em Graz, Áustria. Em 2006, coordena projeção de filmes de verão no Jardim da Kunst Werke, com filmes de diferentes contextos nacionais: Brasil, Espanha, Islândia entre outros (Em cooperação com Katharina Fichtner). Neste ano, faz a co-curadoria com Felix Ensslin das exposições Between Two Deaths´(Entre Duas Mortes), ZKM, em Karlhuhe, Alemanha (publicação do livro pela editora alemã Hatje Cantz), e curadoria de Männefantasien (Fantasias Masculinas), no Chung King Projects, Los Angeles.
outubro 10, 2007
I Seminário de Produção e Gestão Cultural no Iguatemi, São Paulo
I Seminário de Produção e Gestão Cultural
Cinema, Tv, Artes Visuais, Exposições de Arte e Novas Mídias
10 e 11 de novembro, sábado e domingo, 9-12h
Shopping Iguatemi São Paulo - Cinemark - Sala 1
Av. Brigadeiro Faria Lima 2232, Jardim Paulistano, São Paulo - SP
Inscrições: Escola São Paulo 11-3081-0364 ou info@escolasaopaulo.org
Preço: R$ 350
O tema O Pensamento Estratégico dos Produtores e Gestores Culturais é o ponto de partida para dois dias de palestras e discussões sobre o universo da produção e gestão cultural, seus vários caminhos e formas de atuação nas diversas áreas da cultura.
O público conhecerá os bastidores do mundo cultura através de relatos de experiências de competentes profissionais do cinema, TV, vídeo e novas mídias, como também das artes visuais e exposições de arte.
Seis profissionais apresentarão questões relevantes sobre políticas culturais públicas e privadas, os processos de produção, planejamento, orçamentos, formação de equipe, captação de recursos e planos de comunicação, entre inúmeros outros temas.
"Por trás de cada realização, há o desenvolvimento cuidadoso de um conceito de cultura e entretenimento que demanda o trabalho de toda uma equipe de profissionais especializados, e a execução de um plano estratégico que mobiliza vários setores do mercado produtivo, conectados com a importância da difusão e intercâmbio cultural entre os vários setores da sociedade." diz Vera Barros, mediadora do Seminário.
I Seminário de Produção e Gestão Cultural - Programação:
10 de novembro, sábado, 9-12h
Maria Ignez Mantovani - Exposições de artes plásticas nacionais e internacionais
Solange Farkas - Novas linguagens e tecnologias - A experiência do Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil
Joël Girard - Experiência de gestão no Centre Georges Pompidou e programação do ano da França no Brasil 2009
mediadora Vera Barros
11 de novembro, domingo, 9-12h
Leonardo Monteiro de Barros - Produção executiva na Conspiração Filmes
Manoel Rangel - Políticas públicas de cinema no Brasil
Andréa Barata Ribeiro - Produção de TV, cinema e publicidade na O2
mediadora Vera Barros
BIOGRAFIAS DOS PALESTRANTES
Andréa Barata Ribeiro é diretora da O2 Filmes e produtora executiva dos filmes do cineasta Fernando Meirelles, como Cidade de Deus.
Joël Girard é conselheiro do Centre Georges Pompidou de Paris para a América Latina e foi quem implementou o mestrado de Admistração Cultural na École des Arts et Coulture de Paris.
Leonardo Monteiro de Barros é diretor executivo da Conspiração Filmes, responsável por filmes como "Eu Tu Eles", "O Homem do Ano", "Casa de Areia", "Casseta & Planeta, o Filme".
Manoel Rangel é diretor-presidente da Ancine - Agência Nacional do Cinema, órgão oficial do governo responsável pelas indústrias cinematográfica e videográfica no Brasil.
Maria Ignez Mantovani é diretora da Expomus - produtora responsável pela produção de importantes exposições exposições de arte no Brasil e Exterior
Solange Farkas é diretora do Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil e atualmente dirige também o Museu de Arte Moderna da Bahia.
outubro 8, 2007
Seminário Pintura e Fotografia na arte contemporânea, com Marco Giannotti no Collegio das Artes, São Paulo
Seminário Pintura e Fotografia na arte contemporânea. Reflexões sobre Andy Warhol, Gerhard Richter, Jeff Koons, Jeff Wall e Vik Muniz
Orientação: Marco Giannotti
20 de outubro, sábado, 15-17h30
Collegio das Artes
Rua Francisco Leitão 265, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
www.collegiodasartes.art.br
Vagas: 30
Preço: R$ 20
outubro 3, 2007
Inscrições: Dynamic Encounters - International Art Workshops New York- Philadelphia / 2007
Dynamic Encounters - International Art Workshops New York- Philadelphia / 2007
Professores: Agnaldo Farias: Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake - SP
Charles Watson: Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ
Denise Gadelha: Artista plástica e coordenadora do projeto Dynamic Encounters
Fernando Cocchiarale: Crítico e curador e professor EAV Parque Lage
Frederico Carvalho: Professor da Universidade Federal de Rio de Janeiro
Irving Sandler: Critico, curador e escritor - New York
Jailton Moreira: artista plástico e coordenador do Espaço Torreão - RS
Inscrições abertas
Informações: 21-2553-3748 / 2553-9224 / 2223-0710 ou wats352@attglobal.net
Período: 10 a 21 de novembro de 2007
Coordenação: Charles Watson
* A responsabilidade do projeto Dynamic Encounters é fornecer um evento completo de atividades. É importante frisar porém, que a participação em todos estes eventos não é obrigatória. A programação está sujeita a alterações até a data de início do curso.
Dynamic Encounters - International Art Workshops New York- Philadelphia / 2007 - Programação:
10 de novembro, sábado, 21h
Embarque aeroporto Tom Jobim (Galeão) Rio de Janeiro (ou 23h Guarulhos São Paulo)
11 de novembro, domingo,
6h30 - Chegada em JFK New York
7h - Imigração e alfândega
12h - Check in no Hotel Beacon
18h - Reunião com Charles e os professores
20h - Jantar com os professores e o grupo
12 de novembro, segunda-feira,
7h30 - café da manhã
8h30 - saída do hotel
9h - Museum of Modern Art: encontro com diretor international (Jay A. Levinson) / tour no museu sem público.
10h30 - Museum of Modern Art: com Agnaldo Farias e Fernando Cocchiarale sobre a coleção.
13h - Almoço
14h30 - exposições em cataz no Museum of Modern Art:
"50 years of Helvetica", "Panoramas of Moving Image: Mechanical Slides and Dissolving Views from Nineteenth-Century Magic Lantern Shows", "Focus: David Smith", "Focus: Alexander Calder", "Focus: Ellsworthy Kelly", "New Photography 2007: Tanyth Berkeley, Scott McFarland, Berni Searle", "RAW - exposição que apresenta três trabalhos - uma litografia de Bruce Nauman, uma escultura de Jenny Holzer e uma instalação de Natascha Sadr Haghighian - explorando a palavra escrita como meio de expressão", "Georges Seurat: The Drawings", "Martin Puryear" (Charles Watson, Frederico Carvalho)
16h - desenho: a coleção de desenho do MoMA (Charles Watson, Frederico Carvalho)
19h - Palestra: Fernando Cocchiarale
13 de novembro, terça-feira,
8h - café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Metropolitan Museum: O Renascimento, Pintura Holandesa sec. XVII; obras de Rembrandt, Vermeer, Claude, Poussin, Monet, Cézanne (Frederico Carvalho e Charles Watson)
13h - Almoço
14h30 - Metropolitan Museum: Expressionismo Abstrato / a Escola de Nova Iorque - Jackson Pollock, Mark Rothko, Clyfford Still, Barnett Newman e outros (Dr. Irving Sandler)
18h - saída do Metropolitan Museum
14 de novembro, quarta-feira,
8h - café da manhã
8h30 - saída do hotel
9h30-11h - trem para Philadelphia
11h30 - Philadelphia Museum of Art: visita coleção Marcel Duchamp
13h - Almoço
14h - Philadelphia Museum of Art / exposições temporárias: "Renoir Landscapes", "Clay, Wood and Paper: Materials for Koeran Art" e "Antonio Mancini - Nineteenth-Century Italian Master"
17h - Trem de volta para New York
15 de novembro, quinta-feira,
8h - café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Galeria Sperone Westwater: exposição de Mario Merz
11h30 - Galeria Alexander & Bonin: exposição "Michael Buthe: paintings"
12h30 - Galeria Anton Kern: exposição de Dan McCarthy
13h - Almoço
14h30 - Galeria Paula Cooper: exposição de Carl Andre
15h30 - Galeria Tanya Bonakdar: exposições "Uta Barth: Sundial" (galeria 1), "Took my hands off your
16h30 - Galeria Matthew Marks: exposição de Charles Ray
19h - Palestra: Jailton Moreira
22h30 - Blue Note Jazz Club: Cassandra Wilson ou Iridium Jazz Club (opcional)
16 de novembro, sexta-feira,
8h - café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Galeria Barbara Gladstone: exposição de Alighiero e Boetti
11h - Galeria Matthew Marks: exposição coletiva (artistas a definir)
12h- Galeria Andrea Rosen: exposição de Wolfgang Tillmans
13h - Almoço
14h30 - Galeria Luhring Augustine: coletiva "Portraits" (artistas a definir)
15h30 - Galeria Mary Boone: exposição de Ross Bleckner
16h30 - Galeria Sonnabend: exposição coletiva com Lawrence Beck, Gilbert & George, Clay Ketter, Barry Le Va, Rona Pondick e Clifford Ross
17h30 - Galeria James Cohan: exposição de Folkert de Jong / Les Saltimbanques
19h - Palestra: Fernando Cocchiarale / Frederico Carvalho
17 de novembro, sábado,
9h - café da manhã
10h - saída do hotel
11h - Drawing Center Soho: "Alan Saret: Gang Drawings" e "Kirstine Roepstorff: It's Not The Eyes Of The Needle That Changed"
12h30 - lanche
13:30 - Walter de Maria - Broken Kilometer
14h - Walter De Maria: Earth Room
15h - Livre
19h - Palestra: Denise Gadelha
22h - Stand Up Comedy: uma noite de comédia de palco para quem entende bem inglês (ou para quem quer fazer um estudo antropológico interessante).
18 de novembro, domingo,
8h - café da manhã
8h30 - saída do hotel
9h30 - 11h trem para Dia Beacon
11h - Dia Center Beacon:
Bernd & Hilla Becher, Joseph Beuys, Louise Bourgeois, John Chamberlain, Hanne Darboven, Walter de Maria, Dan Flavin, Michael Heizer, Robert Irwin, Donald Judd, On Kawara, Imi Knoebel, Sol LeWitt, Agnes Martin, Bruce Nauman, Max Neuhaus, Blinky Palermo, Gerhard Richter, Robert Ryman, Fred Sandback, Richard Serra, Robert Smithson, Andy Warhol, Lawrence Weiner.
13h - Lanche
14h - Dia Center Beacon: "Agnes Martin - Homage to (a) life (paintings 1990 - 2004)"
16h30 - Trem de volta para Manhattan
19h - Palestra de Fernando Cocchiarale (Arte Contemporânea)
19 de novembro, segunda-feira,
8h - café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Solomon Guggenheim Museum:
"Solomon's Gift: The founding collection of the Guggenheim (1937 - 1949)", "Richard Prince: Spiritual America" e "Photo: Modernity in Central Europe (1918-1945)"
13h - Almoço
15h - PS1 Contemporary Art Center. obras permanentes: James Turrel, Richard Artschwager, Lawrence Weiner, Pipilotti Rist, William Kentridge, entre outrosexposições temporárias: "Senso Unico" - seleção de reconhecidos artistas italianos, apresenta Paola Pivi, Francesco Vezzoli, Paolo Canevari, Adrian Paci e Pietro Roccasalva, Kris Martin, Min Tanaka, Adel Adbessemed,
Kathe Burkhart, Lovett/Codagnone, "Irrational Profusion" - esculturas de Nicole Cherubini, Marc Leuthold, Joyce Robins e Peter Schlesinger, Tony Fitzpatrick, "International and National Projects: Chris Evans", Diana Puntar, Eyal Danieli e Lisa Kirk.
19h - Palestra Agnaldo Farias
20 de novembro, terça-feira,
8h - café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Galeria Marian Goodman: "A selection (40 artistas de trinta anos de exposições da Marian Goodman Gallery - parte II)"
11h - Galeria David McKee: exposição coletiva, inclui trabalhos de Martin Puryear e Daisy Youngblood
12h- Galeria Mary Boone: exposição "Barbara Kruger: picture / readings (1978)"
13h - Almoço
15h - Whitney Museum of American Art: "Undone: Tom Holmes, Tony Matelli, Eileen Quinlan, and Heather Rowe" "Neither New nor correct: New York by Mark Bradford" "Danny Lyon: Montage, Film, and Still Photography" "Modernism" trabalhos da coleção do museu: apresenta George Bellows, Thomas Hart Benton, Paul Cadmus, Alexander Calder, Ralston Crawford, Charles Demuth, Marsden Hartley, Georgia O'Keeffe, Charles Sheeler e John Sloan, entre outros.
19h - Palestra / encontro: Fechamento do projeto
22h - Jantar de despedida
21 de novembro, quarta-feira,
8h - café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Livre
16h - Encontro no foyer
16h30 - saída para o aeroporto JFK
17h30 - check in no aeroporto JFK
20h30 - Vôo para o Brasil
Programação do Espaço, aceleração e amnésia no Paço das Artes, São Paulo
Segundo Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
Programação do Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade
28 a 30 de outubro de 2007
Inscrições prorrogadas até 22 de outubro de 2007
Paço das Artes Organização Social de Cultura
Av da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Informações: 11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com
www.pacodasartes.org.br
Idealização: Paço das Artes
Realização: Paço das Artes - Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Fórum Permanente.
Parceiro: Canal Contemporâneo
Apoio Cultural: Instituto Goethe, British Council, Consulado da França, Cultura Inglesa, Fundação Pro-Helvetia, Consulado da Suíça, Centro Cultural da Espanha em São Paulo - AECI: Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Secretaria de Estado da Cultura, UOL, CCE-USP, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (SEC-SP), Instituto Sergio Motta, CPFL(Transmissão TV), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP, Associação ALUMNI.
Pauta coletiva: Angela Santos, Daniela Bousso, Fórum Permanente, Kátia Maciel, André Parente, Carlos Eduardo Uchôa, Priscila Arantes, Juliana Monachesi, Fernando Oliva, Fernanda Albuquerque, Daniela Castro, Patrícia Canetti.
Colaborações: Elida Tessler, Divino Sobral, Márcio Botner, Lucas Bambozzi, Renata Motta.
Comissão Científica de Seleção: Priscila Arantes e Ana Letícia Fialho (Coordenação), Marcus Bastos, Priscila Farias, Silvia Laurentiz, Lucia de Oliveira, Jens Baumgarten, Carlos Eduardo Uchoa, Martin Grossman.
Coordenação dos relatos: Ana Letícia Fialho
Produção: Angela Santos, Márcia Galliani
Para se inscrever, preencha o formulário on-line no Fórum Permanente
Leia sobre o simpósio no Cursos&Seminários, Paço das Artes ou Fórum Permanente
PROGRAMAÇÃO
28 de outubro, domingo, 14h
Abertura
Daniela Bousso, diretora do Paço das Artes
14h30-16h
Conferência inaugural: "Espaço, aceleração e amnésia"
Palestrantes:
Roger Buergel - diretor artístico da 12 Documenta de Kassel
Marcio Selligmann - teórico
Mediação: Lúcia Santaella - teórica
Debatedores: M. Beatriz de Medeiros, Nelson Brissac, Suely Rolnik
Relatos: Fernando Oliva, Fernanda Albuquerque, Ana Weiss
16h
coffee-break
16h15-17h15
Debate
17h15-18h45
Mesa I: "Modos de produção em arte: estéticas, des-estéticas, arte e sociedade".
Temas: Mutualismos, agenciamentos, estéticas e ações compartilhadas, ativismo, movimentos anti-globalizantes, o social na arte.
Palestrantes:
Gabriela Salgado - curadora de programas públicos da Tate Modern
Marcio Botner - curador de A Gentil Carioca
Maurício Dias & Walter Riedweg - artistas
Mediação: Priscila Arantes - crítica e curadora
18h45-19h45
Debates Mesa I
Debatedores: Patrícia Canetti, Miguel Chaia, Fernando Oliva, Juliana Monachesi
Relatos: Jorge Menna Barreto, Márcia Ferran, Graziela Kunsch
29 de outubro, segunda feira
10-11h30
Mesa II: 'Paradigmas do pensamento em arte"
Temas: Capital privado versus instâncias públicas, conflito de interesse com o jogo de privatização da cultura, gigantismo expositivo, apropriação do espaço público, estratégias corporativas.
Palestrantes:
Manuel Oliveira - diretor do Centro Galego de Arte Contemporânea
Joerg Bader - diretor do Centre Photo Geneve, Suíça
João Ciaco - diretor de marketing da FIAT
Mediação: Daniela Bousso - curadora, diretora do Paço das Artes
11h30-12h30
Debates Mesa II
Debatedores: Sérgio Rubira, Marcos Cuzziol, Nancy Betts, Sylvie Parent
Relatos: Cristiana Tejo, Silvia Laurentiz, Luisa Duarte
12h30
almoço
14h30-16h
Mesa III: "Arquivos vivos I: o modo documental na arte"
Temas: Jogos entre o ficcional e o real, estratégias contra o esquecimento, registros em tempo real, registros de diferentes codificações, movimentos anti-globalizantes.
Palestrantes:
Sarah Zurcher - diretora do Centre d´Art Contemporain Kunsthalle, Suíça
Lucas Bambozzi - artista multimídia
Mabe Bethônico - artista
Mediação: Kátia Maciel - artista multimídia
16h
coffee-break
16h30-17h30
Debates Mesa III
Debatedores: Paulo Herkenhoff, Paula Azulgaray, Christine Mello
Relatos: Renata Motta, Ilana Goldstein, Thaís Gurgel
17h30-18h30
Mesa 1: Comunicações
Elaine Caramella - "Arte contemporânea e os processos de mudança na concepção de espaço (do espaço como lugar de exposição ao espaço como produtor de espacialidades)" "
Marcia de Noronha S. Ferran - "Thomas Hirschhorn e o Museu Precário Albinet: postura etnográfica e crítica urbana"
Gabriel Menotti - "Curadoria como programação do mais alto nível
Mediação: Ana Letícia Fialho
18h30-19h
Debates Comunicações (veja os selecionados)
30 de outubro, terça-feira
10-11h30
Mesa IV - "Arquivos vivos II: arquivos como fontes para a construção da história e de acesso à arte".
Temas: Memória do presente, distribuição e registro de informações, instituições como veículos. O que fica? Que tipo de registro vai nos garantir qualidade de absorção da informação? Como pensar o museu do futuro?
Palestrantes:
Peter Ride - curador e diretor do Centre for Arts Research Technology and Education, University of Westminster
Giselle Beilgueman - Galeria virtual Noema
Marcelo Araújo - diretor da Pinacoteca do Estado
Mediação: Martin Grossmann
11h30-12h30
Debate Mesa IV
Debatedores: André Parente, Cristiana Tejo, Gilbertto Prado
Relatos: Daniela Castro, Fernanda Albuquerque, Mario Gioia
12h30
almoço
14h30 às 15h30
Mesa 2: Comunicações
Beatriz Furtado - "Apontamentos sobre as imagens contemporâneas e uma estética do desaparecimento"
Cayo Honorato - "Aspectos político-educacionais das práticas artísticas"
Cristina Mura - "Algumas considerações sobre as artes plásticas do Brasil no âmbito da globalização"
Mediação: Carlos Eduardo Uchôa
15h30-16h
Debates Comunicações (veja os selecionados)
16h
Sessão plenária de encerramento com reunião de todos os palestrantes, debatedores, relatores e inscritos.
17h
Coquetel de confraternização
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade - Artigos selecionados
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade - Artigos selecionados
Beatriz Furtado - Apontamentos sobre as imagens contemporâneas e uma estética do desaparecimento
Cayo Honorato - Aspectos polítco-educacionais das práticas artísticas
Cristina Mura - Algumas considerações sobre as artes plásticas do Brasil no âmbito da globalização
Elaine Caramella - Arte contemporânea e os processos de mudança na concepção de espaço (do espaço como lugar de exposição ao espaço como produtor de espacialidades)
Gabriel Menotti - Curadoria como programação do mais alto nível
Marcia de Noronha S. Ferran - Thomas Hirschhorn e o Museu Precário Albinet: postura etnográfica e crítica urbana
Comissão Científica de Seleção: Ana Letícia Fialho e Priscila Arantes (Coordenação), Carlos Eduardo Uchôa, Jens Baumgarten, Lucia de Oliveira, Marcus Bastos, Martin Grossman, Priscila Farias, Silvia Laurentiz
Informações: 11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com
Realização: Paço da Artes e Fórum Permanente, em parceria com o Canal Contemporâneo
II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2007
Inscrições prorrogadas até 22 de outubro de 2007
Para se inscrever, preencha o formulário on-line no Fórum Permanente
Leia sobre o simpósio no Cursos&Seminários, Paço das Artes ou Fórum Permanente
Informações: 11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com
outubro 2, 2007
Resultado Programa de residências Residência lugar a Dudas/CAPACETE
Resultado Programa de residências Residência lugar a Dudas/CAPACETE
Selecionado: Ricardo Resende
lugar a dudas / calle 15N # 8N-41/ tel 6682335, Cali - Colômbia
www.capacete.net
Duração da residência: 2 meses
Organização: lugar a dudas, Colômbia
Apoio: Triangle Arts Trust de Londres, KISOKO Bolivia, CAPACETE Brasil, EL BASILSICO Argentina
Ricardo Resende é curador independente e coordenador do Projeto Leonilson, reside em Sao Paulo
Workshop A Foto-Matriz: panorama da imagem técnica, com Simone Rodrigues no Parque Lage, Rio de Janeiro
Workshop A Foto-Matriz: panorama da imagem técnica, com Simone Rodrigues
23, 25, 30 de outubro e 1° e 6 de novembro de 2007
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
2538-1091 / 1879
www.eavparquelage.org.br
Horário: terças e quintas, 9-12h
Preço: R$170, alunos do Atêlie da Imagem que têm carteirinha terão 10% de desconto
Um panorama da história da fotografia, seguindo as suas principais linhas de desenvolvimento técnico e estético, bem como seus desdobramentos culturais. Início na "pré-história" da fotografia, com usos da câmera escura pelos pintores do Renascimento: o "conhecimento secreto" (proposto por David Hockney) e "a perspectiva como forma simbólica" (de panofsky ) da visão de mundo científica do Ocidente. O papel da fotografia na transformação das funções e formas da arte nos tempos modernos. As rupturas e inovações do experimentalismo estético das vanguardas. A fotografia Dada, surrealista e o fotodinamismo futurista: Marcel Duchamp, Man Ray e A. Giulio Bragalia. Os preceitos da "Nova Visão": Moholy Nagy, a Bauhaus e a fotografia construtivista.
A fotografia vista como matriz das imagens técnicas, as quais incluem o cinema, a TV e o vídeo. A difusão das práticas fotográficas como fator determinante para uma renovação da produção de arte e da circulação de imagens na cultura de massa. A mudança de paradigmas: da imagem-mimese à imagem-ficção. Os contextos históricos e relações entre os movimentos fotográficos que se tornaram referenciais através das obras de seus principais criadores. O pós-guerra e a cultura de massa: a Pop Art e o movimento Fluxus: Andy Warhol, Rauschenberg e Lucas Samaras. A consumação do processo de hibridação e contaminação. A fotografia contemporânea: a foto como construção e ficção. Os deslocamentos da autoria e as narrativas da subjetividade: Richard Avedon, Naumann, Nan Goldin, Jeff Wall, Cindy Sherman, entre outros. Aulas baseadas em projeções de slides, filmes e data show.
Processo de Seleção 2008 para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais - Universidade Federal da Bahia
Processo de Seleção 2008 para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais - Universidade Federal da Bahia
Linhas de pesquisa: História da Arte Brasileira (ênfase no Norte e Nordeste); Processos Criativos nas Artes Visuais
Inscrições até 15 de outubro de 2007
Universidade Federal da Bahia - Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Av. Araújo Pinho 212, Canela, Salvador - BA 40110-150
www.mav.ufba.br
Ficha de inscrição
Vagas: 16 (8 para cada linha de pesquisa)
Documentação necessária:
a) Cópia autenticada do Diploma de curso de graduação na área de ARTES (os candidatos diplomados em outras áreas de conhecimento terão sua inscrição julgada pela Comissão de Seleção com base no currículo apresentado);
b) Cópia autenticada do Histórico Escolar oficial da Graduação;
c) Cópia autenticada de: documento de identificação (RG, CNH etc.), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista;
d) Curriculum Lattes impresso e comprovado com cópias dos documentos (para preencher este curriculum acessar o endereço http://lattes.cnpq.br);
e) 2 (duas) fotos 3x4;
f) Cópia dos textos publicados em periódicos, livros etc. apontados no curriculum;
g) Portfolio para os candidatos da linha de pesquisa Processos Criativos nas Artes Visuais, identificando o ano da produção dos trabalhos (evitar portfolios com formato muito grande e com materiais pesados e de difícil manuseio);
h) Projeto de Pesquisa contendo: TÍTULO, JUSTIFICATIVA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COMENTADA, OBJETIVOS, METODOLOGIA, PLANO DE DISSERTAÇÃO, BIBLIOGRAFIA, CRONOGRAMA.
i) Preenchimento da ficha de inscrição (clique AQUI para obter a ficha de inscrição);
j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Para obter a guia de pagamento, acessar o endereço http://www.gru.ufba.br/gru/imprgru.dll/menu, selecionar a opção IMPRESSÃO DA GUIA PARA SERVIÇOS UFBA, selecionar, no campo DESCRIÇÃO DO RECOLHIMENTO, a opção "SGC- INSCRIÇÃO P/SELEÇÃO CURSO PÓS (MESTRADO)", preencher, com suas informações pessoais, os campos CNPJ OU CPF e NOME DO CONTRIBUINTE, após o preenchimento clicar na opção GERAR GUIA, quando a guia aparecer no monitor, fazer a impressão através do menu do navegador (browser) clicando na opção Arquivo | Imprimir... (Ctrl+P) e efetuar o pagamento em qualquer agência, caixa eletrônico etc. do Banco do Brasil.
Obs: O Projeto de Pesquisa, o Curriculum Lattes e o Portfolio, se encadernados, devem ter encadernações distintas. A ficha de inscrição, os documentos de identificação, histórico e diploma não devem ser encadernados.
Bibliografia para a prova escrita:
ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaio sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
DOMINGUES, Diana (Org.). Arte e vida no século XXI. Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Unesp, 2003.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta. 3.ed. Rio de Janeiro: Revan, 1999.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
VERCELLONE, Federico. A estética do século XIX. Lisboa: Estampa, 2000.
WOLFE, Tom. Da Bauhaus ao nosso caos. Trad. Lia Wylu. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
ZILIO, Carlos. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Obs: A prova escrita será elaborada com base nas idéias contidas na bibliografia indicada devendo o candidato trabalhar com os conceitos apresentados pelos autores.
Curso à distância: Criatividade Coletiva - diálogos entre arte, tecnologia e política, com André Mesquita
Curso à distância: Criatividade Coletiva - diálogos entre arte, tecnologia e política, com André Mesquita
22 de outubro a 10 de dezembro de 2007
criatividadecoletiva@hotmail.com
www.leituraeescritura.com/criatividade
Clique aqui para conhecer as formas de pagamento
Apoio Acadêmico: Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes - ECA/USP
O curso é destinado não apenas a artistas e críticos de arte, mas a todos os interessados em articular conceitos e produzir textos com uma reflexão crítica acerca das práticas artísticas coletivas, relacionadas também ao conhecimento tecnológico e científico. Nesse sentido, os temas das aulas foram pensados a partir de uma bibliografia que oferece livros e textos-chave sobre os temas tratados. Boa parte dos artigos encontra-se na internet, publicados em sites ou em listas de discussão, facilitando a pesquisa e a livre-troca de idéias.
As lições do curso deverão abordar temas como produção em rede, ativismo político, coletivos de arte, intervenções urbanas, mídia tática e net ativismo, experimentos entre arte e ciência, instalações, criação de cartografias e sistemas dinâmicos. Além das lições, os alunos poderão esclarecer suas dúvidas por e-mail e em plantões de dúvidas, três vezes por semana.
Workshop Fotografia Contemporânea, com José Antonio Navarrete no NEF, Curitiba
Workshop de Fotografia Contemporânea, com José Antonio Navarrete
11 e 12 de outubro de 2007
Núcleo de Estudos da Fotografia
Rua Conselheiro Araújo 315, Curitiba - PR
41-3262-1362 ou nef@netpar.com.br
www.nucleofotografia.com.br
Horários: 11 de outubro, 19-22h30; 12 de outubro, 9-12h30 e 14-18h30
Preço: R$ 400 à vista ou 3xR$134; alunos do NEF 10% à vista
Workshop de Fotografia Contemporânea com José Antonio Navarrete
O curador venezuelano José Antonio Navarrete ministra o workshop "A fotografia como prática artística contemporânea", dias 11 e 12 de outubro, no Núcleo de Estudos da Fotografia, em Curitiba.
Navarrete, que atua atualmente como pesquisador e curador independente, falará sobre as mudanças na compreensão da arte nas últimas décadas do século XX, sobre os meios tecnológicos de criação de imagens e sobre as mídias na arte contemporânea, exemplificando as questões mencionadas com apresentação e análise de trabalhos de artistas latino-americanos destacados.
Programação:
A Fotografia como prática artística contemporânea
1. A mudanças na compreensão da arte nas últimas décadas do século XX. O que é a arte contemporânea?
2. Os meios tecnológicos de criação de imagens na arte contemporânea ou a descanonização dos meios das artes.
3. Cruzando milênios: as mídias na arte contemporânea entre a sofisticação discursiva e os novos modos de interação e circulação da obra artística.
Apresentação e análise de corpos de trabalhos de artistas latino-americanos destacados
José Antonio Navarrete
Atualmente atua como pesquisador e curador independente.
Participa ativamente de Festivais Internacionais de Fotografia como conferencista e leitor de portfolios: FotoRio (Rio de Janeiro - Brasil), Encuentros Abiertos (Buenos Aires - Argentina), Fotoseptiembre (Cidade do México - México).
Editor de la revista ExtraCámara, Venezuela (1997-2006). / Gerente de Investigaciones, Curaduría, Educación y Biblioteca del Museo de Arte Contemporáneo de Caracas Sofía Imber (2003-2004). / Profesor de Teoría Museológica en la Maestría en Museología de la Universidad Francisco de Miranda, Coro, Venezuela (1997-2002). / Asesor de la Gerencia de Pintura y Escultura del Museo de Bellas Artes de Caracas (1995-1997). / Curador general del Encuentro de Fotografía Latinoamericana, Caracas, 1993. / Asesor en la Dirección de Museos del Consejo Nacional de la Cultura (CONAC), Venezuela (1992). / Jefe del Dpto. de Investigaciones y Servicios Informacionales del Museo Nacional, Palacio de Bellas Artes, La Habana (1988-1991). / Curador de fotografía del Museo Nacional, Palacio de Bellas Artes, La Habana (1982-1988).