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setembro 27, 2007
Inscrições: Simpósio Terceira Margem: educação para a arte / arte para a educação na UFRS, Porto Alegre
6ª Bienal do Mercosul
Simpósio Terceira Margem: educação para a arte / arte para a educação
Inscrições até 14 de outubro de 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Salão de Atos
Avenida Paulo Gama 110, Porto Alegre - RS
Inscrições on-line: www.bienalmercosul.art.br
Realização: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Simpósio Terceira Margem: educação para a arte / arte para a educação: 17 e 18 de outubro de 2007
A realização do simpósio tem como objetivo estimular e subsidiar os professores no que diz respeito às questões pedagógicas da arte, além de promover a integração entre arte e pedagogia, entre artistas e educadores. Estarão reunidos em Porto Alegre teóricos, artistas e educadores com experiências em diversos países, como Espanha, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Suécia, Argentina e Brasil.
Participam da discussão o curador-geral da 6ª Bienal do Mercosul, Gabriel Pérez-Barreiro, e o curador pedagógico Luis Camnizter. O artista Harrell Fletcher, integrante da mostra Zona Franca, está entre os debatedores da primeira mesa-redonda, com o tema-título do simpósio: Educação para a Arte/Arte para a Educação
Este é o segundo simpósio de arte-educação programado pela 6ª Bienal do Mercosul para 2007. O primeiro aconteceu em abril, nos dias 11 e 12, quando foi apresentado o Material Educativo, dando início aos trabalhos do Projeto Pedagógico da Bienal. No total 1,2 mil pessoas participaram, entre professores, estudantes e artistas.
Simpósio Terceira Margem - Programação:
17 de outubro, quarta-feira, 18h
Abertura
Gabriel Pérez-Barreiro - Curador Geral da 6ª. Bienal do Mercosul.
Luis Camnitzer - Curador Pedagógico da 6ª. Bienal do Mercosul.
Bruce Ferguson - Crítico e curador independente que trabalhando internacionalmente há mais de 30 anos. Entre seus projetos recentes, destacam-se o planejamento de um novo instituto para mídia, arte e cultura na Arizona State University. Bruce é bacharel em História da Arte pela University of Saskatchewan e mestre em Comunicação pela McGil University, em Montreal, no Canadá. Atualmente, reside em Nova York.
18 de outubro, quinta-feira
9-12h
Mesa 1 - Educação para a Arte/Arte para a Educação
Participantes: Antón Vidokle - Artista plástico, participou de mostras como a Bienal de Veneza e a Bienal de Dakar. Com Julieta Aranda, fundou o e-flux vídeo rental. Foi co-curador do Manifesta 6 e, atualmente, trabalha no projeto unitednationsplaza, em Berlim. Vidokle nasceu em Moscou e reside, atualmente, em Nova York e Berlim.
Harrell Fletcher - Artista plástico e professor de Arte na Portland State University, no Oregon, EUA. Trabalhou individualmente e como colaborador em uma série de projetos interdisciplinares e engajados socialmente por mais de uma década. Participou da Whitney Biennial de 2004 e, em 2002, juntamente com Miranda July organizou o website participativo, ainda atuante, Learning to love you more. Reside em Portland, Oregon, EUA.
Roberta Scatolini - Pós-graduanda em Psicodrama Clínico pela Escola Paulista de Psicodrama e psicóloga pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é arte-educadora do Instituto Paulo Freire, onde atua no Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e na Secretaria Socioambiental e Intertranscultural do Instituto. Reside em São Paulo.
14-17h
Mesa 2 - Público para a arte: Arte para o público?
Participantes: Simon Scheikh - Curador, crítico de arte, professor-assistente de Teoria da Arte e coordenador do Programa de Estudos Críticos na Malmö Art Academy, na Suécia. Reside em Berlim e Copenhagen.
Santiago Eraso - Diretor de Arteleku, Centro de Arte e Cultura Contemporânea, em São Sebastião, Espanha, de 1986 a 2007. Atualmente, integra a equipe de conteúdos de "Arte e pensamento" da Universidade Internacional de Andalucia e é assessor independente de diferentes instituições. Reside em Sevilha, Espanha.
Gabriel Pérez-Barreiro - Doutor em História e Teoria da Arte pela Universidade de Essex (Reino Unido). Desde 2002, atua como curador de arte latino-americana no Blanton Museum, da Universidade do Texas, em Austin, EUA. Atualmente, é curador geral da 6ª Bienal do Mercosul.
19-22h
Mesa 3 - Educ(ação) Comunitária
Participantes: Ted Purves - Artista, escritor, professor no California College of the Arts, em São Francisco, e chefe do Graduate Curriculum for Social Pratice (Currículo de Graduação para a Prática Social). Seus projetos públicos e curatoriais são centrados na investigação da prática da arte ao redor do mundo, particularmente, em como esta se dirige a questões de localismo, participação democrática e mudanças inovadoras na posição da audiência. Reside em Oskland, EUA.
Marcos Villela - Doutor em Educação e Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS. Presta assessoria a inúmeros organismos públicos e privados do país.
Alfredo Olivera - Radio Colifata - Licenciado em Psicologia pela UBA (Universidade de Buenos Aires). Criador e atual diretor da LT22, "La Colifata", primeira rádio no mundo a transmitir de um hospital neuropsiquiátrico. É empreendedor social de Ashoka, entidade que oferece ajuda a pessoas que possuem uma idéia inovadora e reproduzível. Trabalha atualmente na França na elaboração de dois projetos de rádio. Reside em Buenos Aires, Argentina.
setembro 24, 2007
Oficina Objeto Performance, com Nadam Guerra no Parque Lage, Rio de Janeiro
Oficina Objeto Performance, com Nadam Guerra
Convidados: Domingos Guimaraens, Gabriela Duvivier, Jaya Pravaz, Michel Groisman
9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de outubro de 2007
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879
www.eavparquelage.org.br
Horário: terças e quintas, 19h30-22-30
Mostra de performances: 1 de novembro
A oficina pesquisa na prática, corporalmente e coletivamente as possibilidades expressivas de performances baseadas em objetos, formas e outros materiais. Serão criadas ações desenvolvendo linguagens pessoais híbridas com diversas abordagens da performance como arte.
Performance visual - o corpo e objeto como imagem
Performance pessoal - o eu como objeto
Experiência corporal - o corpo como instrumento
Performance invisível - a audiência como parte
setembro 21, 2007
Seminário SESC_Videobrasil no SESC Avenida Paulista, São Paulo
16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil
2 a 5 de outubro de 2007, 10-12h30
SESC Avenida Paulista
Avenida Paulista 119, Paraíso, São Paulo - SP
Informações e inscrições: 11-3179-3700 / 3716 ou seminario@avenidapaulista.sescsp.org.br
www.sescsp.org.br
Taxas de inscrição: Integral (todas as palestras): R$ 5 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, estudante, aposentado e professor da Rede Pública), R$ 10 (usuário matriculado), R$ 20 (demais interessados). Unitário: R$ 6
Formas de pagamento:
Depósito bancário
Nome: Serviço Social do Comércio - SESC Avenida Paulista
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0235
C/C: 1307-5
Rede SESC
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito em todas as unidades pelo Sistema Ingresso SESC.
A inscrição será validada após o envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o fax 3179-3765. O fax deve ser acompanhado da ficha de inscrição ou conter nome completo, telefone e e-mail do inscrito.
Zona de Reflexão
O SESC Avenida Paulista recebe o maior festival de vídeo e arte eletrônica da América Latina. Em sua 16ª edição, o SESC_Videobrasil propõe atividades paralelas à sua programação com o intuito de adensar as reflexões em torno das práticas artísticas e expandi-las ao longo do período que antecede a realização do Festival. Com esse objetivo, foi desenvolvida uma série de ações culturais em colaboração com pesquisadores, professores, artistas e instituições, dentre elas a realização de Seminários que compõem o núcleo Zona de Reflexão.
Programação:
2 de outubro, terça-feira
(Des)Limites: hibridizações na imagem contemporânea
Mediador> Maria Dora Mourão
Debatedor> Ivana Bentes
Palestrantes> Peter Greenaway, Jean-Paul Fargier, Arlindo Machado
3 de outubro, quarta-feira
Imagem e alteridade
Mediador> Esther Hamburger
Debatedor> Eduardo de Jesus
Palestrantes> Bouchra Khalili, Ivan Marino, Ayrson Heráclito
4 de outubro, quinta-feira
Imagem: outras mediações e experimentações
Mediador> Gilbertto Prado
Debatedor> Giselle Beiguelman
Palestrantes> Jorge La Ferla, Edgard Navarro, Christine Mello
5 de outubro, sexta-feira
A imagem em narrativas múltiplas
Mediador> Silvia de Laurentiz
Debatedor> Marcos Moraes
Palestrantes> Tom Van Vliet, Maria Esther Maciel, Rejane Cantoni
setembro 20, 2007
Curso O Processo Criativo, com Charles Watson, no Santander Cultural, Porto Alegre
Curso O Processo Criativo, com Charles Watson
18 a 21 de outubro 2007
Santander Cultural
Rua Setembro 1028, Porto Alegre - RS
51-3287-5582
www.santandercultural.com.br
Informações: 51-81100118, com Flávio Gil
Inscrições: Loja do Margs: 51-3228 8533 / Palavraria: 51-3268 4260
Horário: quinta e sexta, 17h30-22h30; sábado e domingo, 14h30-19h30
Duração: 20 horas
Preço: R$ 350
O Workshop é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal. O curso parte dos seguintes tópicos:
Estratégias / Táticas
. Geração de alternativas
. Fragmentação
. Re-estruturamento
. Introdução do fator anárquico
. Formação da analogia
. Inversão
. Visualização
setembro 17, 2007
Poéticas Fotográficas: desenvolvendo uma linguagem autoral, com Claudia Linhares Sanz no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Poéticas Fotográficas: desenvolvendo uma linguagem autoral, com Claudia Linhares Sanz
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-3314 / 2244-5660 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Início: 2 de outubro de 2007, 12 aulas de 3 horas
Horário: terças, 19-22h
Preço: 3 parcelas de R$200 ou R$540, à vista
Poesias, contos, filmes e trabalhos de fotógrafos renomados são utilizados no curso como gatilhos de criação, tendo como objetivo a construção de projetos e ensaios a partir de uma perspectiva autoral. Nesse sentido, serão propostos em aula temas e dinâmicas que auxiliem o desenvolvimento de uma linguagem fotográfica pessoal.Além dos exercícios práticos sugeridos em sala, o aluno deverá também trabalhar as diferentes fases que constituem a poética fotográfica: a elaboração de um projeto, a edição das fotografias e a organização da narrativa. Ao final do curso o aluno deverá apresentar um ensaio próprio, fechando o ciclo do trabalho.
Claudia Linhares Sanz é doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Mestre (2005) e graduada (1998) em Comunicação pela mesma Universidade. Pós-graduada em Fotografia pela Universidade Cândido Mendes (2201).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia, atuando e lecionando principalmente nos seguintes temas: temporalidade e tecnologia, Fotografia Moderna e Contemporânea, filosofia e imagem. Como fotógrafa já trabalhou para o Jornal do Brasil e para as principais Editoras do país, como Editora Abril, Globo e Símbolo, e realizou projetos fotográficos como "Santos festeiros", "Casa das meninas" e "A volta ao Araguaia".
setembro 10, 2007
Workshop: o espaço entre a palavra e a imagem, com Edith Derdyk no Collegio das Artes, São Paulo
Workshop: o espaço entre a palavra e a imagem, com Edith Derdyk
29 de setembro, sábado, 10-18h
Cursos Collegio das Artes
Rua Francisco Leitão 265, Pinheiros, São Paulo - SP
Inscrições: 11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
www.collegiodasartes.art.br
Vagas: 20
Preço: R$ 120
Veja o portfolio de Edith Derdyk no Canal Contemporâneo
Este encontro terá como foco a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal. O ponto de partida para o encontro será a leitura de alguns fragmentos dos seguintes livros: Palomar de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector e O partido das coisas de Francis Ponge. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas ao anunciar possibilidades da construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O encontro pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, xerox, colagem, vídeo, livro-objeto.
Antídoto - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito no Itaú Cultural, São Paulo
Antídoto - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito
24 a 26 de setembro de 2007
Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, estação Brigadeiro do metrô, São Paulo - SP
11-2168-1776 / 1777 ou atendimento@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Lotação: 255 lugares; ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
Estacionamento com manobrista: R$ 7 até três horas, mais R$ 2 p/ hora adicional
Acesso para deficientes físicos
Seminários da segunda edição do Antídoto reúnem personalidades da Colômbia, Honduras, Inglaterra e Brasil em torno de ações culturais em zonas de conflito
De 24 a 26 de setembro, o Itaú Cultural realiza em parceria com o grupo carioca AfroReggae o Antídoto II - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito. Entre os convidados que discutirão a arte como ferramenta de transformação em áreas de conflitos sociais, étnicos, bélicos e religiosos estão o colombiano Hugo Acero, ex-secretário de Segurança e Convivência da Prefeitura de Bogotá; a apresentadora Regina Casé; a criadora da ONG Davida e da grife Daspu, Gabriela Leite; o músico MV Bill e o colombiano Cesar Lopez, criador da "escopetarra": guitarra feita sobre a estrutura de um fuzil AK-47. A programação é gratuita e será transmitida pelo site do instituto (www.itaucultural.org.br).
Antídoto - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito - Programação:
24 de setembro, segunda-feira, 16h30
Abertura
Hector Ivan Mejia e Fernando Salgado (Honduras), oficiais ligados ao Ministério da Segurança de Honduras e MV Bill (Brasil), músico e um dos fundadores da Central Única de Favelas - CUFA
Mediação: Renata Bittencourt (Brasil), gerente do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural
19h30
As Contradições dos Conflitos e da Cultura
Hugo Acero, sociólogo e ex-secretário de Segurança e Convivência da Prefeitura de Bogotá (Colômbia) e Danilo Santos de Miranda, especialista em ação cultural e diretor do Departamento Regional do SESC - SP (Brasil)
Mediação: Renata Bittencourt (Brasil)
25 de setembro, terça-feira, 16h30
Cotidiano: Relatos e Experiências
Bárbara Santos (Brasil), socióloga e coordenadora geral do Centro de Teatro do Oprimido - CTO e Washinton Rimas (Brasil), ex-dono de tráfico em Acari (RJ) e atual agente de projetos do AfroReggae nas comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas e Luke Dowdney (Inglaterra), antropólogo inglês criador do projeto sócio-esportivo Luta Pela Paz, instalado desde 2000 no Complexo da Maré
Mediação: Damian Platt (Inglaterra), ex-funcionário da Anistia Internacional em Londres, atualmente integra o departamento de Parcerias Institucionais do Grupo Cultural AfroReggae
19h30
O Preconceito da Cultura Leva ao Conflito?
Regina Casé (Brasil), apresentadora dos programas Minha Periferia" e "Central da Periferia", e Gabriela Leite (Brasil), criadora da Organização Não-Governamental Davida e da grife Daspu
Mediação: Edson Natale (Brasil), gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural
26 de setembro, quarta-feira, 16h30
A Juventude não Conhece Muros
Valdênia Paulino (Brasil), ex-coordenadora do projeto Casa das Meninas e atual Conselheira Nacional de Direitos Humanos, Dagmar Garroux (Brasil), pedagoga que há 14 anos trabalha com crianças e jovens no Capão Redondo, em São Paulo, e Laura Ribeiro (Brasil), advogada mineira trabalhou com direitos humanos em países de conflito e hoje coordena a campanha de direito à educação na universidade de Birzeit, em Ramallah
Mediador: Marcelo Loureiro (Brasil), ex-empresário que integra o conselho Instituto Rukha, atuante da Zona Sul de São Paulo
19h30
Religião, Cultura e Conflito
Brendan Meagher (Irlanda) e Pastor Marcos (Brasil), presidente da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias que desenvolve atividades de mediação de conflitos em presídios
Mediação: José Júnior (Brasil), coordenador executivo do AfroReggae, Organização Não-Governamental que desenvolve projetos para tirar crianças do caminho do tráfico e do sub-emprego no Rio de Janeiro
setembro 6, 2007
Oficina de intervenção urbana com Felipe Barbosa e Crítica "ao vivo" de Daniela Labra no SESC Tijuca, Rio de Janeiro
Realejo ArtesAndAndo - Oficina de intervenção urbana O Espaço Urbano na Arte e a Arte no Espaço Urbano, com Felipe Barbosa
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Crítica "ao vivo" de Daniela Labra
26 de setembro, 3, 10 e 17 de outubro, 18-21h
SESC Tijuca
Rua Barão de Mesquita 539, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Informações e inscrições: 21-3238-2076 / 3238-2168 ou tijuca.geringonca@sescrio.org.br / tijuca.jovem@sescrio.org.br
Chamada para submissão de artigos: I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ, Rio de Janeiro
I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ
Arte e cultura contemporânea: produções, lacunas, insubordinações
Envio de artigo até 5 de outubro de 2007
Universidade do estado do Rio de Janeiro - Secretaria do PPGArtes
Rua São Francisco Xavier 524, 11° andar Bloco E, sala 11026, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ 20550-900
21-2587-7491 ramal 05 ou seminarioppgartes2007@gmail.com
Ficha de inscrição
I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ: 6 a 8 de novembro de 2007
A inscrição deverá ser realizada por e-mail através do envio da ficha de inscrição preenchida, artigo, resumo e currículo resumido do participante para o endereço: seminarioppgartes2007@gmail.com.
Também deve ser enviada por correio, via sedex, uma cópia impressa do artigo e do resumo para:
I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ
(Secretaria do PPGArtes)
Rua São Francisco Xavier 524, 11° andar Bloco E, sala 11026.
Maracanã Rio de Janeiro RJ
CEP 20550-900
Telefone: 2587-7491 ramal 05
Os trabalhos inscritos receberão confirmação de sua inscrição até 48 horas após o envio do e-mail.
I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ
O corpo discente do Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ (PPGArtes) abre inscrições para o I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ: "Arte e cultura contemporânea: produções, lacunas, insubordinações", a realizar-se de 6, 7 e 8 de novembro de 2007. As inscrições devem ser efetuadas via e-mail e pelo correio até o dia 5 de outubro de 2007.
Nosso objetivo é promover um encontro presencial entre pesquisadores das mais diversas instituições dedicadas ao estudo das artes, com o intuito de pensar e discutir algumas questões da arte e da cultura contemporânea. Este convite se estende a pesquisadores de demais áreas do conhecimento, à medida que possam contribuir para o debate da arte e da cultura na atualidade.
Para isso, propomos a articulação de três eixos conceituais: produções, lacunas e insubordinações, aos quais os pesquisadores são convidados a contribuir, devendo indicar, na ficha de inscrição, o eixo ao qual sua pesquisa se aproxima.
Os eixos conceituais
As produções se tornaram a medida da relação entre os corpos. O produto, como efeito da coisa produzida, é antes um fazer inerente à vida. Na contemporaneidade, entende-se que esta operação constitui o parâmetro das trocas sensíveis, dentro do pensamento das produções de subjetividade. Neste sentido, as relações interpessoais se atualizariam somente por meio das produções? Considerando que algumas relações acontecem a partir de produções deslocadas de seu valor inerente, longe do seu próprio fazer, qual seria então o papel da arte neste contexto?
As lacunas são espaços a que geralmente se atribui o sentido de falta como ausência negativa. Não obstante, podem ser consideradas como um espaço de possibilidades. A lacuna permite o aberto, uma virtualidade necessária entre os elementos da arte e da cultura. Espécie de hiato em textos, obras, projetos, realizações. Em que medida poderia, por exemplo, o "coeficiente artístico" atualizar relações também a partir de outras áreas da produção de conhecimento, como desdobramento do conceito de lacunas?
As insubordinações no âmbito da linguagem, da arte e da cultura, assumem um aspecto de renovação, um movimento que se afasta da vida para nela mesma agir. No mundo atual, com o poder infiltrado nos corpos, há indivíduos que se transformam em agentes de pensamento estratégico por processo de insubordinação, articulando redes de sentidos entre arte, política e vida. Pode-se pensar a arte como insubordinação em função da sua forma de inserção no mundo?
Critérios para seleção de trabalhos
São critérios de seleção para os trabalhos a serem apresentados na forma de "comunicação" (20 minutos de apresentação):
1. Estar incluído em um dos eixos do Seminário: produções, lacunas ou insubordinações, e contribuir para a continuidade do debate a partir dos eixos conceituais propostos e de sua pesquisa.
2. Apresentar argumentação que contribua ao debate imprimindo autenticidade na pesquisa desenvolvida.
3. Significar contribuição teórica (epistemológica, metodológica, conceitual, entre outras) e ou prática para um dos campos de pesquisa e produção das artes e da cultura contemporânea.
4. Possuir base teórica coerente com a pesquisa realizada.
5. Apresentar um resumo em torno de 1.000 a 2.000 caracteres e um texto de 10.000 a 15.000 (sem espaço, sem considerar imagens, tabelas, bibliografia e notas de rodapé). As especificações para os textos submetidos são: fonte arial 11, espaçamento 1,5 cm, margens superior e inferior 3 cm, e laterais 2,5 cm.
6. Estar de acordo com as normas ABNT.
A inscrição deverá ser realizada por e-mail através do envio da ficha de inscrição preenchida, artigo, resumo e currículo resumido do participante para o endereço:
Ficha de inscrição I Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ
"Arte e cultura contemporânea: produções, lacunas, insubordinações"
Nome:
Título da comunicação:
Eixo conceitual: [ ] Produções
[ ] Lacunas
[ ] Insubordinações
Instituição à qual se vincula:
Linha de Pesquisa:
Dados pessoais:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Telefone:
E-mail:
Currículo (em até 5 linhas):
__________________________
Assinatura
Local:
Data:
setembro 5, 2007
Simpósio Internacional Concretismo e Neoconcretismo: Cinqüenta anos depois no Museum of Fine Arts Houston, EUA
Simpósio Internacional Concretismo e Neoconcretismo: Cinqüenta anos depois
Palestrantes: Francisco Alambert, Universidade de São Paulo
Aracy Amaral, especialista independente e curadora, São Paulo
Yve-Alain Bois, Institute for Advanced Studies, Princeton University, New Jersey
Ronaldo Brito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Paulo Sérgio Duarte, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro
Maria Amalia García, Universidad de Buenos Aires, Bs. As.
Héctor Olea, escritor, editor de publicações e traduções do ICAA, Houston
Luiz Camillo Osório, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ann Reynolds, The University of Texas at Austin
Nicolau Sevcenko, Universidade de São Paulo e Harvard University
Paulo Venâncio Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Alexander Wollner, artista e desenhista gráfico, São Paulo
13 e 14 de setembro de 2007
Museum of Fine Arts - Houston
American General Special Events Room / Nível mezzanino
Edifício Audrey Jones Beck, Houston - EUA
713-639-7308 ou asaxe@mfah.org
www.mfah.org
Organização: International Center for the Arts of the Americas (ICAA) - The Museum of Fine Arts, Houston e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Coordenação: Ana María Belluzzo, Universidade de São Paulo e FAPESP, São Paulo; Mari Carmen Ramírez, Curadora Wortham de Arte Latinoamericano e Directora do Centro Internacional para as Artes do Continente (ICAA), MFAH
Apresentações em inglês e/ou português, com tradução simultânea.
Vagas: 713- 639-7308 (Sonia Montoya), ou smontoya@mfah.org
Mari Carmen Ramírez, Curadora Wortham de Arte Latinoamericano e Directora do Centro Internacional para as Artes do Continente (ICAA), MFAHA recente aquisição da Coleção Adolpho Leirner de arte construtiva brasileira incentivou o Museum of Fine Arts, Houston, a organizar um simpósio. Concretismo e neoconcretismo: Cinqüenta anos depois faz um balanço do estado atual da pesquisa relativa aos artistas de vanguarda e grupos que forjaram esse capítulo crítico da arte de após-guerra no Brasil. A descoberta do valor intrínseco da obra de Lygia Clark e Hélio Oiticica, no âmago do mundo da arte na década de noventa, gerou, também, um maior interesse para aqueles artistas menos conhecidos desse período hoje histórico. Além do mais, há necessidade de sustentar mais a pesquisa crítica nesse importante período da arte brasileira de vanguarda.
Com a reunião de um distinto grupo de artistas-chave, críticos e especialistas, Concretismo e neoconcretismo procura gerar balizamentos atuais e novos roteiros de pesquisa para a interpretação daquelas tendências que se interpenetram. O ponto de partida desta revisão historiográfica serão alguns depoimentos apresentados por participantes desses grupos, e por críticos cuja contribuição operou entre a vanguarda latino-americana e formas internacionais de abstração.
O simpósio internacional é apresentado de maneira conjunta com a exibição chamada Dimensions of Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection [Dimensões da arte construtiva no Brasil: a Coleção Adolpho Leirner] onde se congregam mais de uma centena de obras e ficará ao alcance do público, no MFAH, até o domingo 23 de setembro de 2007.
Workshop Poéticas da matéria - experiências com a terra, coordenação de Ana Rondon no Parque Lage, Rio de Janeiro
Workshop Poéticas da matéria - experiências com a terra
Palestrantes: Brígida Baltar, Fernanda Junqueira, Xico Chaves, Martha Niklaus, Ricardo Ventura, Jorge Emmanuel, Luiz Áquila, Charles Watson, Raquel Silva, D. Agostinha da Comunidade Chapéu Mangueira
Professores "Experiências com a terra": Ana Rondon e Adriana Fontes
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1878 / 1091
www.eavparquelage.org.br
Palestras com artistas convidados: 19 a 21 de setembro, 17h30-19h30. Aberta ao público
Oficinas práticas: 24 a 28 de setembro, 17h30-19h30. Preço: R$200,
Coordenação: Ana Rondon
Objetivo
Poéticas da matéria propõem um espaço para a reflexão e a prática do uso da argila em poéticas de artistas contemporâneos e em processos educativos.
Neste workshop pretende-se dar continuidade a um trabalho que incorpora no manuseio da argila a interatividade com o outro, o confronto de memórias subjetivas individuais em experiências plásticas alternando o individual e o coletivo.
Primeira semana: De 19 a 21 de setembro - "Poéticas da Matéria "
Palestras com a presença de artistas contemporâneos apresentando processos artísticos que envolvam o uso da terra como matéria. Projeção de imagens em DVD e debate com os participantes do workshop.
Segunda semana: De 24 a 28 de setembro -" Experiências com a terra"
Aulas práticas com as artistas e arte educadoras Adriana Fontes e Ana Rondon. Oficinas interativas onde os participantes vivenciam várias etapas com técnicas e procedimentos diversos alternando processos criativos individuais e coletivos.
Programação:
Palestras
19 de setembro, 17h30-19h30
Fernanda Junqueira e Brigida Baltar;
20 de setembro, 17h30-19h30
Xico Chaves e Martha Niklaus
21 de setembro, 17h30-19h30
A Experiência de Celeida Tostes com a presença e depoimentos de Agostinho da Comunidade do Chapéu Mangueira, Luiz Áquila, Ricardo Ventura, Charles Watson, Raquel Silva e Jorge Emmanuel.
Segunda semana: aulas práticas e oficinas interativas, alternando processos criativos individuais e coletivos.
24 a 28 de setembro, das 17h30 às 19h30
Chamada para submissão de artigos e pôsteres: II Ciclo de Investigações da Pós-Graduação em Artes Visuais do Ceart - UDESC, Florianópolis
II Ciclo de Investigações da Pós-Graduação em Artes Visuais do Ceart - UDESC
Arte e Pesquisa: aporias e constelações
Chamada para submissão de artigos e pôsteres
Inscrições prorrogadas até 5 de outubro de 2007
CEART - UDESC
Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis, SC
48-3321-8314 / 8315
Envio de trabalhos para: ciclodeinvestigacoes.udesc@gmail.com
Informações sobre como enviar artigos: http://ppgav.ceart.udesc.br/ppgav.htm
Submissão de trabalhos: R$20
II Ciclo de Investigações da Pós-Graduação em Artes Visuais do Ceart - UDESC: 31 de outubro e 1° de novembro de 2007
Pagamento: O pagamento da taxa única de R$ 20 deverá ser efetuado por depósito bancário. O número do mesmo deverá ser informado na ficha de inscrição e o comprovante enviado pelo correio.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1011
Conta Corrente: 0543-3
Operação: 003
Procedimentos:
Envio do artigo com resumo e abstract, e da ficha de inscrição por e-mail ou pelo correio. Envio do arquivo pôster* em ppt e da ficha de inscrição por e-mail ou um modelo do pôster impresso em formato A3 e da ficha de inscrição pelo correio.
*Obs: a impressão do pôster selecionado é de responsabilidade do pesquisador.
Por e-mail:
ARTIGO
artigo, resumo e abstract. Formato rtf, tamanho A4; ficha de inscrição; comprovante de depósito original*
PÔSTER
arquivo em ppt; ficha de inscrição; comprovante de depósito original. Na inscrição via e-mail o comprovante deverá ser enviado por correio.
Por correio:
ARTIGO
artigo, resumo e abstract. Impresso em papel A4 e arquivo em rtf em CD; ficha de inscrição ; comprovante de depósito original
PÔSTER
impresso em tamanho A3; ficha de inscrição; comprovante de depósito original
Programação:
31 de outubro, quarta-feira, 8h30-12h e 14-18h30
Comunicações e pôsteres
18h30
Lançamento dos livros
"Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas" e "Escritos de Artistas: Anos 60 e 70", com a presença e fala da autora Glória Ferreira.
1° de novembro, quinta-feira, 8h30-12h e 14-18h30
Comunicações e pôsteres
18h30
Palestra "Lugares Moles" de Jorge Menna Barreto
setembro 3, 2007
Curso Laboratório de Criação: Processos Híbridos na Arte Contemporânea, com Sandra Rey no Senac-Poço, Maceió
Curso Laboratório de Criação: Processos Híbridos na Arte Contemporânea, com Sandra Rey
Inscrições abertas
Senac-Poço
Rua Pedro Paulino 77, Poço, Maceió - AL
82-3216-7801
www.al.senac.br
Inscrições: 82-8856-5030 ou anaglafira@anaglafira.art.br
Carga Horária: 15h (certificado será fornecido com 80 % de freqüência)
Horário: 7, 8 e 9 de novembro, 15-18h; 10 de novembro, 9-12h e 14-17h
Preço: R$ 25
Realização: Fórum de Artes Visuais de Alagoas
Apoio: SEBRAE/AL e APL Cultura em Jaraguá
Objetivo
Trabalhar implicações conceituais e operacionais visando ampliar a compreensão de questões que permeiam a arte contemporânea e o debate de obras, com o objetivo de adensar os processos criativos dos participantes; Trabalhar noções conceituais e operacionais da arte contemporânea; Desenvolver instrumental conceitual para análise do trabalho pessoal.
Uma exposição para ser exibida no SENAC e em outros espaços, poderá ser gerada como desdobramento do curso.
Profª Drª Sandra Rey / UFRGS
Professora no Departamento de Artes Visuais da UFRGS onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É artista visual, Doutora em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I, França (1993). Viveu na França entre 1988-93 (realização de doutorado) e 2002 e 2003 onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto à Universidade de Paris VIII desenvolvendo de pesquisa em Arte Contemporânea e Tecnologia da Imagem, em colaboração com o artista e teórico Edmond Couchot e o filósofo e especialista da fotografia François Soulages.
Conteúdo programático:
-Exposição sobre questões e conceitos fundamentais para compreensão da arte
contemporânea.
-Discussão e análise das principais problemáticas da arte contemporânea e apresentação
de um recorte de obras.
-Análise das propostas artísticas apresentadas pelos participantes com vistas a
Identificar conceitos operatórios, seguindo as seguintes etapas.
a) colocação em palavras: formular o pensamento através da descrição das
etapas do processo
b) identificação e discussão dos operadores de construção técnica e
conceituais do trabalho.
c) descrição e análise dos procedimentos
d) análise de possíveis desdobramentos do processo criativo.
* O valor de R$ 130,00 é referente ao pró-labore da Instrutora e despesas operacionais com a mesma em Maceió. A inscrição com o SEBRAE só será realizada após o preenchimento de todas as vagas (informaremos aos inscritos este momento) e caso haja desistência, o desistente terá a responsabilidade de buscar quem o substitua (lista de espera será passada para o mesmo), e só será devolvido o valor da inscrição após a conclusão deste processo. Estamos trabalhando com vagas limitadas e para plena consecução do curso, é necessário estas normas, caso contrário o desistente estará prejudicando a realização do mesmo. A inscrição implica na aceitação deste termos;
* Inscrição poderá ser realizada com Ana Glafira. Procedimento de cheque pré-datado ou divisões do valor da inscrição, poderá ser combinado através do telefone 8856.5030, ou e-mail anaglafira@anaglafira.art.br .