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julho 31, 2006

Inscrições: III Mostra Nacional de Teatro Universitário do festival riocenacontemporanea

III Mostra Nacional de Teatro Universitário do festival riocenacontemporanea

Inscrições até 4 de setembro de 2006

Regulamento e ficha de inscrição: www.riocenacontemporanea.com.br

Grupos teatrais universitários de todo o Brasil já podem se inscrever na III Mostra Nacional de Teatro Universitário do riocenacontemporanea 2006 - festival internacional de artes cênicas do Rio de Janeiro - que acontecerá entre os dias 06 e 15 de outubro. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do festival: www.riocenacontemporanea.com.br - até o dia 04 de setembro. Para participar da mostra, os grupos de teatro devem ser filiados às Instituições de Ensino de Nível Superior ou às Escolas de Teatro Martins Pena (RJ), CAL - Casa das Artes de Laranjeiras (RJ) e Escola Tablado (RJ).

A seleção das melhores peças inscritas será feita por profissionais de artes cênicas convidados pela coordenação do festival, e o resultado será divulgado a partir do dia 18 de setembro. Cada grupo participante fará quatro apresentações durante o riocenacontemporanea, em outubro.

Em 2005, a II Mostra Nacional de Teatro Universitário selecionou 18 peças. Grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Bahia se apresentaram no teatro da UniverCidade, na Casa da Ciência (UFRJ), na Casa da Matriz e nas Lonas Culturais da Prefeitura do Rio.

O riocenacontemporanea 2006 - festival internacional de artes cênicas do Rio de Janeiro - será realizado entre os dias 06 e 15 de outubro, transformando a cidade em palco da cena contemporânea. O festival integra a cidade e o público ocupando centros culturais, teatros convencionais, espaços alternativos e espaços públicos como praças e ruas. O riocenacontemporanea promove encontros, debates, conferências, intervenções urbanas, entre outras manifestações artísticas e formativas.

O riocenacontemporanea 2006 é: Bia Junqueira, César Augusto, Fabio Ferreira, Isabel Lito, Márcia Dias

Posted by João Domingues at 12:31 PM

Fórum Brasileiro de TV Digital no Arte SESC, Rio de Janeiro

Fórum Brasileiro de TV Digital

18 de agosto, sexta-feira, 10-18h

Arte SESC
Rua Marquês de Abrantes 99 - Auditório, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-3138-1020

Inscrições: IETV
Rua Barão do Flamengo 32 - 3° andar, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2558-8606 ou 2285-6347 ou cursos@ietv.org.br
www.ietv.org.br
Preço: R$ 100; R$ 50 (estudantes)


Fórum Brasileiro de TV Digital no Arte SESC

O Instituto de Estudos de Televisão realiza, no dia 18 de agosto, a terceira edição do Fórum Brasileiro de TV Digital, que vai apontar os caminhos da televisão após a definição do padrão brasileiro, anunciado no dia 29 de junho pelo Governo.

Os temas a serem abordados no Fórum incluem as pesquisas que resultaram na definição do padrão e seu desenvolvimento, os modelos de programação a serem adotados pelas emissoras, a questão da portabilidade - em especial a transmissão para aparelhos celulares - os novos paradigmas na construção de conteúdo e os passos que estão sendo tomados para o financiamento do sistema, inclusive da indústria de eletro-eletrônicos.

Entre os palestrantes confirmados estão Ricardo Benneton (diretor do CPqd), Luis Fernando Soares (PUC-RJ), Guido Lemos (diretor do departamento de informática da UFPB) Liliana Nakonechnyj (diretora de tecnologia da TV Globo), Mauricio Neves (Chefe do Dep. de Industria de Eletrônicos, BNDES), Mário Baugarten (Diretor de Tecnologia, SIEMENS), Benjamin Sicsú (vice-presidente de negócios da SAMSUNG), Alexandre Fernandes (Diretor de produtos e serviços, VIVO), Paulo Bernadocki - Diretor de produtos e tecnologia, ERICSON

O Instituto de Estudos de Televisão está envolvido há mais de três anos no estudo do impacto da implantação das plataformas de Televisão Digital Terrestre no país. Realizou dois seminários sobre o assunto, um curso de atualização para profissionais e participa do Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Fórum Brasileiro de TV Digital - Programação:

18 de agosto, sexta-feira,
10-10h45
O Sistema Brasileiro de TV Digital

11- 11h45
Os radiodifusores e a TV Digital

12- 12h45
A TV Digital por assinatura

15- 15h45
A indústria de eletro-eletrônicos

16- 16h45
O papel das teles

17- 17h45
TV Digital e portabilidade

Posted by João Domingues at 11:20 AM

julho 25, 2006

Curso Gráfica Contemporânea, com Laurita Salles no Collegio das Artes, São Paulo

Curso Gráfica Contemporânea, com Laurita Salles

Inscrições abertas

Collegio das Artes
Rua Francisco Leitão 265, Pinheiros, São Paulo - SP
Inscrições: 11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
Vagas: 12
Horário: terças-feiras, 19h30-22h30
Período: 15 de agosto até 19 de dezembro de 2006
Preço: 5 parcelas de R$ 245

O ateliê pretende introduzir o aluno quanto às possibilidades do campo da gravura e da gráfica e seus desdobramentos na arte contemporânea. O curso apresentará inicialmente a prática da monotipia e da incisão independente (com possível desdobramento para a gravura em metal) com a apresentação paralela de questões sobre a construção da imagem mediada da gráfica como um duplo: matriz e estampa.

O programa é voltado para a experiência livre de atelier e focado na produção do aluno. Por ser um curso de introdução à área gráfica, a cada mês apresentará diferentes possibilidades de trabalho. Resumidamente:

1) A monotipia. Exercícios práticos de introdução à monotipia. O desenho gráfico. A linha indireta por pressão da tinta impregnada no papel. O papel impregnado pela tinta sob calco (fluxo) por capilaridade. A marca e o vestígio. A emergência do evento e do tempo na imagem em série.

2) A monotipia e a pintura. A cor gráfica: os diversos papéis e sua absorção diferenciada.

3) Incisão direta e independente. Carimbos, marcas e incisão.

4) Mês de trabalho intensivo visando a intensificação de um processo que possibilite o surgimento de um corpo de trabalho ou conjunto de imagens articuladas.

Posted by João Domingues at 2:00 PM

Inscrições 4ª edição do Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, no Espaço SESC, Rio de Janeiro

4ª edição do Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança

Inscrições até 18 de agosto de 2006

Espaço SESC
Rua Domingos Ferreira 160 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Procedimentos de pré-seleção: enviar currículo para curriculos@dancaemfoco.com.br
Informações: 21-2265-1793 / 3816-0939
www.dancaemfoco.com.br
Vagas limitadas
Criação e produção: Leonel Brum, Paulo Caldas, Regina Levy e Eduardo Bonito
Patrocínio: Telemar e Sesc Rio
4ª edição do Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança: 28 de agosto a 12 de setembro de 2006

4ª edição do Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança

Além das oficinas e cursos, a programação deste ano, que conta com patrocínio da Telemar e Sesc Rio, inclui apresentações da Mostra Internacional de Videodança, palestras, minicursos e mesa-redonda. O destaque este ano fica por conta do lançamento, dia 30 de agosto, no Centro Cultural da Telemar, da primeira publicação brasileira voltada exclusivamente à videodança. O livro trilíngue (português, espanhol e inglês) será distribuído no Brasil e em diversos países.

Projeto Dança em Foco

Criado em 2003, o festival é o pioneiro no Brasil na interação entre dança, cinema e vídeo. Dedicado aos profissionais dessas áreas e ao público em geral, o evento busca discutir e lançar reflexões sobre a evolução da dança contemporânea e do audiovisual. Desde 2004 é associado ao Festival Internacional de Videodanza del Uruguay e Festival Internacional de Video-Danza de Buenos Aires, formando o Circuito Videodança Mercosul.

O Dança em Foco é uma criação e produção do pesquisador e diretor artístico Leonel Brum (fundador dos festivais Dança Brasil e Dança Criança), do coreógrafo Paulo Caldas (criador da Cia. Staccato Dança Contemporânea), da produtora cultural Regina Levy e de Eduardo Bonito (diretor do Panorama de Dança) como produtor internacional.

Posted by João Domingues at 12:49 PM

julho 21, 2006

Inscrições: Dynamic Encounters - International Art Workshops New York / 2006

Dynamic Encounters - International Art Workshops New York / 2006
Professores: Agnaldo Farias: Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake - São Paulo
Charles Watson: Professor da Escola de Artes Visuais
Fernando Cocchiarale: Curador do MAM - RJ e professor EAV Parque Lage
Frederico Carvalho: Professor da Universidade Federal de Rio de Janeiro,
Irving Sandler: Critico, curador e escritor - New York
Luiz Alberto Oliveira, cosmólogo, professor, e pesquisador do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisa Física )
Stella Gambling: Palestrante da National e Tate Gallery (London), PHD em História da Arte
Stephen Polcari: Critico, curador e escritor - New York

Inscrições abertas

Informações: 21-2553-3748 / 2553-9224 / 2554-8890 / 2223-0710 ou wats352@attglobal.net
Período: 11 a 23 de novembro de 2006
Coordenação: Charles Watson
Visitas a ateliers em fase de agendamento: James Casebere, Jeff Koons, Robert Longo, Roni Horn, Nan Golding, Terry Winters, Francesco Clemente, Julian Schnabel, Eric Fischl, Michal Rovner, Nancy Spero, Ursula von Rydingsvard, Richard Prince.

Dynamic Encounters - International Art Workshops New York / 2006 - Programação:

11 de novembro
21h - embarque aeroporto Tom Jobim (Galeão) Rio de Janeiro (ou 23h Guarulhos São Paulo)


12 de novembro
6h30 - Chegada em JFK New York
7h - Imigração e alfândega
12h - Check in no Hotel Beacon
18h - Reunião com Charles e os professores
20h - Jantar com professores e grupo.

13 de novembro
7h30 - Café da manhã
8h30 - saída do hotel
09h - Museum of Modern Art: encontro com diretor international (Jay A. Levinson) tour no museu sem público.
10h30 - Museum of Art: com Agnaldo Farias e Fernando Cocchiarale sobre a coleção.
13h - Almoço
14h30 - Museum of Modern Art: Manet e a Execução de Maximiliano; Brice Marden uma retrospectiva; "Out of Time" -- trabalhos que tratam do tema tempo com Bill Viola, Mona Hatoum, Rineke Dijkstra, Luc Tuymans, Cady Noland e Cai Guo-Qiang entre outros (Charles Watson, Frederico Carvalho)
16h - desenho: a coleção de desenho do MoMA (Charles Watson, Frederico Carvalho)
19h - Palestra: Fernando Cocchiarale

14 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Metropolitan Museum: O Renascimento, Pintura Holandesa sec. 17, Rembrandt, Vermeer, Claude, Poussin, Monet, Cezanne,(Dra. Stella Gambling)
13h - Almoço
14h30 - Metropolitan Museum: Sean Scully, Wall of Light (Charles Watson)
15h - Metropolitan Museum: Expressionismo Abstrato / a Escola de Nova Iorque - Jackson Pollock, Mark Rothko, Clyfford Still, Barnett Newman et al: (Dr. Irving Sandler)
19h - encontro com Tehching Hsieh (artista de extrema performance -"Time Clock" entre outros).

15 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Frick Collection: Cimabue, Duccio, Gentile da Fabriano, Bellini, Bronzino, Holbein, Hobbema, Rembrandt, Vermeer entre outros (Dra. Stella Gambling)
13h - Almoço
14h30 - Galeria Marian Goodman: exposição John Baldessari
15h30 - Galeria David McKee: exposição de Loren Masden (encontro com diretor da galeria)
16h30 - Galeria Mary Boone: exposição de Barry Le Va
19h - Palestra: Agnaldo Farias

16 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saida do hotel
10h - Galeria Sperone Westwater: exposição Susan Rothenberg (encontro com diretora Angela Westwater)
11h30 - Galeria Alexander Bonin: exposição de Victor Grippo: encontro com Carolyn Alexander (diretora da galeria)
12h30 - Galeria Anton Kern: exposição de John Bock e encontro com diretor da galeria.
13h - Almoço
14h30 - Galeria Paula Cooper: exposição de Dan Flavin, Cristain Marclay. Encontro com curador.
15h30 - Galeria Tanya Bonakder: Ernesto Neto, Hanna Starkey.
16h30 - Galeria Matthew Marks: exposição de Ellsworth Kelly (encontro com diretor da galeria).
19h - Palestra: Complexidade módulo 1 (Luiz Alberto Oliveira)**
22h30 - Blue Note: Jazz com Chick Correa (opcional)

17 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Galeria Barbara Gladstone: exposição de Rosmarie Trockel, (encontro com Blain VandenBerg)
11h - Galeria Matthew Marks:
12h - Galeria Andrea Rosen: exposição Nigel Cooke (Galeria 1), Elliott Hunneley (Galeria 2)
13h - Almoço
14h30 - Galeria Luhring Augustine: Reinhard Mucha, Yasumasa Morimura, Rachael Whiteread, Christopher Wool, George Condo - encontro com Claudia Altman-Siegel.
15h30 - Galeria Gagosian: Richard Serra
16h30 - Galeria Sonneband: "Colors of Shadow" - new color photographs by Hiroshi Sugimoto.
17h30 - Galeria James Cohan: exposição de Folkert de Jong: encontro com Elyse Goldberg, diretora da galeria
19h - Palestra: Fernando Cocchiarale / Frederico Carvalho
.
18 de novembro
9h - Café da manhã
10h - saída do hotel
11h - Drawing Center Soho:"Gego - Between Transparency and the Invisible". Eleanore Mikus
12h30 - Lanche
13h30 - Walter De Maria: Broken Kilometer
14h - Walter De Maria: Earth Room
15h - visita a Atelier
16h - Livre
19h - Palestra: Complexidade modulo 2 (Luiz Alberto Oliveira)**
22h - Stand Up Comedy: uma noite de 'comédia de palco' para quem entende bem Inglês (ou para quem quer fazer um estudo antropológico interessante).

19 de novembro
8h - Café da manhã
8h30 - saída do hotel
9h30 - 11h - Trem para Dia Beacon
11h - Dia Center Beacon: Bernd & Hilla Becher, Joseph Beuys, Louise Bourgeois, John Chamberlain, Hanne Darboven, Walter de Maria, Dan Flavin, Michael Heizer, Robert Irwin, Donald Judd, On Kawara, Imi Knoebel, Sol LeWitt, Agnes Martin, Bruce Nauman, Max Neuhaus, Blinky Palermo, Gerhard Richter, Robert Ryman, Fred Sandback, Richard Serra, Robert Smithson, Andy Warhol, Lawrence Weiner.
13h - Lanche
14h - Dia Center Beacon: (Agnaldo Farias, Fernando Cocchiarale, Charles Watson, Frederico Carvalho)
16h30 - Trem de volta para Manhattan
19h - Palestra de Fernando Cocchiarale (Arte Contemporânea)

20 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Guggenheim Museum: "El Greco to Picasso, Time Truth and History": Agnaldo Farias
13h - Almoço
14h30 - PS1 Contemporary Art Center. James Turrel, Richard Artschwager, Lawrence Weiner, Pipilotti Rist, William Kentridge, entre outros (Agnaldo Farias, Fernando Cocchiarale, Charles Watson,
19h - Palestra: Os Princípios da Cosmologia Contemporânea (Luiz Alberto Oliveira)**

21 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Whitney Museum of American Art: Picasso e Arte Americana / Kiki Smith / Mark Grotja
13h - Almoço
15h - Visita a atelier*
19h - Palestra: Agnaldo Farias
22h - Terra Blues: Noite de Blues (opcional)

22 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Encontro com Sean Scully em seu Atelier
11h30 - New Museum of Contemporary Art: (encontro com curador Richard Flood)
13h - Almoço
18h - Palestra / encontro: fechamento do projeto
21h - Jantar de despedida

23 de novembro
8h - Café da manhã
9h - saída do hotel
10h - Livre
16h - encontro no foyer
16h30 - Saída para o aeroporto JFK
17h30 - Check in no aeroporto JFK
20h30 - vôo para Brasil

Posted by João Domingues at 12:51 PM | Comentários (2)

julho 18, 2006

Inscrições Seminário Com:Atitude 2006

Seminário Com:Atitude 2006 - 4o Seminário de Comunicação por Patrocínios e Cidadania Corporativa

Inscrições até 14 de agosto de 2006

Centro Fecomercio de Eventos
Rua Dr. Plínio Barreto 285, Bela Vista, São Paulo - SP
Inscrições: 11-3292-4833 ou www.comatitude.com.br
Preço: R$ 1,5 mil
Investimento: Inclui material de apoio, cafés, certificado de conclusão e acesso por um ano ao site de atualização permanente.
Realização: Significa e Articultura
Patrocínio: Nestlé e Petrobrás
Apoio: Caixa Econômica Federal
Apoio institucional: Aberje e Fecomercio
Seminário Com: Atitude 2006: 15 e 16 de agosto de 2006

Seminário Com:Atitude 2006 - 4o Seminário de Comunicação por Patrocínios e Cidadania Corporativa

Evento de referência sobre as ações das marcas nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva, de comportamento e entretenimento. A quarta edição do Com:Atitude ocorrerá, este ano, nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.

Realizado pela Significa e Articultura, agências idealizadoras do conceito de comunicação por atitude e pioneiras no seu planejamento estratégico, o Com:Atitude traz conhecimento consistente e atualizado sobre o tema em oito painéis, casos exemplares e pesquisas inéditas sobre as atitudes de marcas e a percepção dos consumidores.

Posted by João Domingues at 12:13 PM

Curso Arte e Lugar, com Jailton Moreira, no Torreão, Porto Alegre

Curso Arte e Lugar, com Jailton Moreira

Inscrições abertas

Torreão
Rua Santa terezinha 79, Porto Alegre - RS
51-3332-5199 / 3311-9827
informações: jmoreira@turbo.com.br
Datas: 3, 10, 17, 24 de agosto; 14, 21, 28 de setembro; 9, 26 de outubro; 9, 16 de novembro
Horário: quintas-feiras, 18h30-21h
Vagas: entre 10 e 22 alunos
Preço: R$330 (R$165 na matrícula e R$165 cheque para 5 de setembro)

Por meio da projeção de vídeos (DVD) o curso trata das relações entre arte e lugar. Abordando separadamente alguns elementos da arquitetura cada palestra estabelece conexões sobre os procedimentos que diversos movimentos da história da arte, culturas antigas e o cinema trabalharam cada tema.

Curso Arte e Lugar - Programa:

AULA 1 - Tetos e Cúpulas (vídeo de 78 minutos)
Quais as situações mais persistentes de ocupação dos fechamentos superiores do espaço? Em que pontos propostas contemporâneas se cruzam com culturas ancestrais? Buscando fazer um inventário destas relações serão exibidos exemplos como a Igreja de São Marco em Veneza, Miguelangelo, Batistério de Florença, Jenny Holzer, Andréa Mantegna, Tiepolo, Phanteon de Roma, Igreja de Santa Sofia em Istambul, Bruneleschi, Alfred Speer, Robert Irwing, James Turrell, Steven Spielberg, Maria Ivone dos Santos, Jantar Mantar de Nova Deli etc.

AULA 2 - Olhe onde pisa (vídeo de 62 minutos)
O que se busca encontrar quando se desvia o olhar do observador para o chão onde ele pisa? O encontro irá enfatizar uma direção pela horizontalidade que tem perseguido a escultura contemporânea e outras propostas de ocupação de espaço. Para tanto serão vistos exemplos de Rachel Whitehead, Monte Nebo na Jordânia, Duomo de Siena, Família Boyle, Carlos Vergara, Richard Long, Carl André, Olafur Eliasson, Sofi Hemon, Stanley Kubrick, Mauro Fuke, Bill Viola, Maya Lin, Richard Serra, Robert Smithson etc.

AULA 3 - A porta (vídeo de 61 minutos)
Tomando como eixo da discussão três portas emblemáticas na história da arte, as Portas do Batistério de Florença de Ghiberti, as Portas do Inferno de Rodin e o Etant Donnés de Marcel Duchamp, o encontro demonstra a encruzilhada artística em que estas foram concebidas. Também serão apontados outros exemplos como Porta do Palácio de Balawatt, Andréa Pisano, Bruneleschi, Donatello, Luca della Robia, Charles Chaplin, Michael Green e Ingar Dragset, Pete Docter etc.

AULA 4 - A janela (vídeo de 77 minutos)
De todos os temas propostos, a janela é o mais recorrente na história da arte. O encontro aborda os problemas acarretados com a inserção desta estrutura no lugar de sua percepção. Serão vistos exemplos de Alfred Hitchcock, Patrício Farias, Roy Lichtenstein, Rafaello, Regina Silveira, Magritte, Jannis Kounellis, Marcel Duchamp, Antoni Tápies, Wim Wenders, Hawa Mahalde Jaipur, Giovanni Bellini, Leonardo da Vinci, Joseph Cornell, Hélio Fervenza, Matisse etc.

AULA 5 - A escada (vídeo de 68)
O encontro fala das propriedades estruturais até as conotações simbólicas do tema. Aponta também para os contrastes entre variantes topológicas e uma compreensão do elemento escada como espaço de representação. Serão exibidos exemplos de Claes Oldenburg, Victor Fleming, Wolfgand Laib, Olaytaytambo e Pizac no Peru, Sapa no Vietnan, Frederico Câmara, Piranesi, Escher, Rolf Wicker, Sakara no Cairo, Robert Rauschenberg, Serguei Eisenstein, Eduardo Frota, Peter Fischli e David Weiss, Brian de Palma, Marina Abramovic etc.

AULA 6 - A coluna (vídeo de 78 minutos)
Buscando transpor as possibilidades estruturais do elemento da coluna veremos uma série de outras aplicações que os artistas e as diferentes culturas exploraram através dos tempos. Exemplos como Stonehenge, Yerebatan Saray em Istambul, Le Corbusier, Thiago Bertolozzo, Jerash na Jordânia, Praça de São Pedro no Vaticano, Agrigento e Segesta a Sicília, Palmira na Síria, Walter de Maria, Templo de Karnak no Egito, Brancusi, Sérgio Camargo, Waltercio Caldas, Nuno Ramos, Walt Disney etc. conduzirão a um passeio onde a diversidade é a única medida.

AULA 7 - A parede (vídeo 78 minutos)
A parede é o lugar geralmente esperado como suporte da arte. Por que esta expectativa? Que conotações simbólicas e estruturais este elemento efetua no espaço? Serão apresentados exemplos de Alan Parker, cavernas de Lascaux, Serra da Capivara no Piauí, Keith Harring, Sol LeWitt, Ann Hamilton, Gisela Waetge, Maria Lúcia Cattani, Roman Polanski, Robert Gober, Lia Menna Barreto, Jéssica Stockholder, Arthur Barrio, Marepe, Kieslowski, Laércio Redondo, Járed Domício, etc

AULA 8 - Mobiliário (vídeo 77 minutos)
Com fundamento da categoria do objeto no modernismo muitos elementos do mobiliário de interiores foram subvertidos pelos artistas no último século das mais distintas maneiras. Artistas como Gaudí, Edgar de Souza, Doris Salcedo, Caio Machado, Axel Lieber, Cildo Meirelles, Tony Oursler, Fabiano Marques, Victor Grippo, Nury Gonzáles, Rebeca Horn, José Rufino, Saul Steinberg, Amílcar Parker, Matt Groening, etc. evidenciam estas proposições.

AULA 9 - O decorativo (vídeo de 70 minutos)
O encontro propõe repensar o conceito de decorativo a partir de idéias como ajuste e adequação na tentativa de uma resposta inventiva e complexa de um diálogo com um espaço proposto. Serão vistos exemplos de Andrea Del Sarto, casas de Chiloé no Chile, Batistério de Pisa, Pompéia e Vila Adriana na Itália, Palácio Azem em Damasco, Alighiero e Boetti, Tiântan Gôngyuán em Pequim, aldeias Torajas na Indonésia, Museu Histórico de Xian, British Museum, Jaques Tati etc.

AULA 10 - O espaço interno (vídeo 78 minutos)
Se o cubo branco do espaço expositivo é uma invenção do modernismo é também a partir do modernismo que ele também começa a ser questionado. O vídeo mostrando Hélio Oiticica, Stanley Donen, Kátia Prates, Hans Hemmert, Richard Wilson, Lucas Samaras, Ken Lum, Orson Wells, Francis Ford Coppola, Daniel Senise, Helmut Batista, Simparch, Ricardo Basbaum e outros enfatizará a responsabilidade que o cinema tem na transformação destas noções.

AULA 11 - O espaço externo (vídeo 90 minutos)
O abandono do espaço interno da galeria na busca das grandes extensões da paisagem para receber o gesto artístico não é uma exclusividade contemporânea. Culturas antigas buscavam também relações que podem ser simétricas e análogas com algumas propostas atuais. Veremos exemplos como Christo, Werner Herzog, Michael Heizer, Gordon Matta Clark, Robert Irwing, Robert Smithson, David Lean, John Ford etc.

Posted by João Domingues at 10:38 AM

Curso Design da Luz, com Eliana Zarone no Collegio das Artes, São Paulo

Curso Design da Luz, com Eliana Zarone

Inscrições abertas

Collegio das Artes
Rua Francisco Leitão 265, Pinheiros, São Paulo - SP
Inscrições: 11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
Vagas: 12
Horário: quartas-feiras, 19h30-22h30
Período: 8 de agosto até 19 de dezembro de 2006
Preço: 6 parcelas de R$ 155
Público-alvo: artistas iniciantes e em formação

O curso tem como objetivo introduzir o aluno em experiências com o design da luz com materiais maleáveis e moldáveis como papel, cartão, policarbonato, entre outros, enfatizando a construção da forma por corte e dobra, pela geometria e pela organização modular de sua arquitetura, na construção de design para luminárias.

Através da modelagem, construção e desconstrução de associações modulares, procede-se o levantamento das hipóteses formais, por induções sintáticas, onde o arranjo formará volumes, idéias e temáticas, para interagir com a luz e suas possibilidades de expressão.

Nas aulas práticas, orientação Gustavo Dias.

Posted by João Domingues at 10:38 AM

julho 17, 2006

Cursos MAM, São Paulo

Cursos MAM SP
Artes Plásticas: Desenho, com Dudi Maia Rosa; Laboratório de Criação, com Teresa Berlinck; Cenografia, Tridimensionais e o Espaço Cênico, com Eduardo Werneck; Introdução à Pintura, com Sérgio Niculitcheff; Aquarela, com Tuneu
Figurino, com Lívia Bellotto e Paula Iglécio
Teatro para Adultos, coordenação de Lígia Cortez
História da Arte no Ocidente. Do Renascimento à Contracultura, com Magnólia Costa
Fotografia: Luz Marginal procura corpo vago, com Gal Oppido; Fotografia autoral como forma de expressão e Fotografia - curso básico, com Marcelo Greco; História da fotografia na América Latina, com Simonetta Persichetti
Auto-retrato e suas narrativas, com Marcelo Greco

Inscrições abertas

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo - SP
11- 5549-9688 / 5085-1300
www.mam.org.br
Mensalidades: entre R$ 120 e R$ 172
Todos os cursos têm duração de 4 meses

Ementa dos cursos

DESENHO
Dudi Maia Rosa - Artista plástico

O desenho de observação, não como cópia ou prática acadêmica, mas como instrumento para o desenvolvimento da percepção visual e debate de questões ligadas à arte contemporânea. Aulas com modelo vivo e discussão da produção dos participantes durante o curso.

Público • adulto
Turma 1
Terças-feiras, das 17h às 19h
Início • 8 agosto
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 172 / mês

Turma 2
Terças-feiras, das 19h30 às 22h
Início • 8 de agosto
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 172 / mês

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO
Teresa Berlinck - Artista plástica

Dirigido a profissionais e interessados em exercitar a criatividade por meio da reflexão sobre o processo de criação e exercícios em ateliê. Serão estudados textos sobre o assunto, além de realizadas atividades com acompanhamento da produção de cada participante.

Público • adulto
Terças-feiras, das 08h às 10h
Início • 8 de agosto
Duração • 4 meses
20 vagas
R$ 160 / mês

INTRODUÇÃO À PINTURA
Sérgio Niculitcheff - Artista plástico

Em um ateliê coletivo, os alunos realizam trabalhos com acompanhamento individual, privilegiando o uso da tinta acrílica sobre papel e a exploração de recursos de expressão desse meio. As técnicas utilizadas são exemplificadas com obras de artistas contemporâneos.

Público • adulto
Quartas-feiras, das 20h às 22h
Início • 9 de agosto
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 160 / mês

AQUARELA
Tuneu - Artista plástico

Desenvolvimento de linguagem pessoal, valorizando o desenho e vários procedimentos em pintura, utilizando os recursos da técnica da aquarela.

Público • adulto
Quintas-feiras, das 20h às 22h
Início • 10 de agosto
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 160 / mês

CENOGRAFIA
Tridimensionais e o espaço cênico

Eduardo Werneck - Cenógrafo e artista plástico

Enfoca o papel da obra tridimensional nos espaços públicos e fechados. Os participantes realizam atividades práticas e teóricas por meio de pesquisa de estruturas e materiais. Todos são convidados a criar maquetes a serem inseridas posteriormente no espaço cênico. O coordenador do curso acompanha todos os projetos desenvolvidos individualmente.

Público • adulto
Quartas-feiras, das 17h30 às 19h30
Início • 23 de agosto
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 160 / mês

FOTOGRAFIA
Luz marginal procura corpo vago

Gal Oppido - Fotógrafo

Critérios de reflexão sobre a imagem plana e estática servirão de baliza para exercícios de percepção da luz e suas fontes diversas, desde a solar até as discretas luzes domésticas. Na prática, a luz é usada como formadora de conteúdos plásticos, a partir da sua incidência nos corpos nus e em objetos e paisagens cotidianas.

Público • a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual. É necessário possuir equipamento 35 mm, com possibilidade de operação manual e tripé.

Segundas-feiras, das 20h30 às 23h
Início • 7 de agosto
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 172 / mês

FOTOGRAFIA - CURSO BÁSICO
Marcelo Greco - Fotógrafo

Aprender os fundamentos técnicos e conceituais da fotografia e sua história como ferramenta de expressão.

Público • iniciantes em fotografia
Sextas-feiras, das 19h30 às 21h30
Início • 11 de agosto
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 160 / mês

FOTOGRAFIA AUTORAL
a fotografia como forma de expressão
Marcelo Greco - Fotógrafo

Auxiliar na conscientização do aluno para as escolhas temáticas e os interesses que o levam a fotografar. Inseri-lo nas condições culturais que o influenciam e orientá-lo no desenvolvimento da percepção de seu próprio olhar. Serão apresentados trabalhos de diversos fotógrafos conceituados historicamente, situando essa produção no tempo e nas condições culturais da época. No final do curso, o aluno sairá com um pequeno livro individual com o material realizado ao longo dos 4 meses.

Público • a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual.
Quintas-feiras, das 17h às 19h30
Início • 10 de agosto
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 172 / mês

FOTOGRAFIA AUTORAL II
a fotografia como forma de expressão
Marcelo Greco - Fotógrafo

O objetivo fundamental é auxiliar o aluno no desenvolvimento de sua expressividade através do uso da imagem fotográfica. Depois de efetuar um percurso pelo desenvolvimento do olhar em Fotografia Autoral, este curso trata da fotografia contemporânea apresentando 12 fotógrafos e suas produções e quatro fotógrafos que serão apresentados conforme a estrutura e interesse do grupo. Será também discutida a produção e edição de um trabalho pessoal.

Público • a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual.
quintas-feiras, das 8h às 10h
Início • 10 de agosto
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 172 / mês

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DA AMÉRICA LATINA
Simonetta Persichetti - professora e jornalista

Traçar um panorama da fotografia e do desenvolvimento do olhar na América Latina nos séculos XIX e XX por meio dos principais movimentos e do trabalho dos principais fotógrafos. Discutir a importância de um olhar latino-americano como formador de discurso e de uma estética própria que nos coloca dentro do mercado internacional. Pensar numa linguagem própria da fotografia da América Latina, não como fonte de dissociação, mas como uma maneira de delimitar nossas características.

Público • adulto
Quintas-feiras, das 20h às 22h
Início • 10 de agosto
Duração • 4 meses - 12 aulas
30 vagas
R$ 160 / mês

TEATRO PARA ADULTOS
Professores da Casa do Teatro Célia Helena
Coordenação Lígia Cortez

Voltado para aqueles que querem, por meio do contato com o teatro, potencializar sua expressão pessoal. Aulas criativas de interpretação possibilitam um mergulho descontraído na vivência artística, estimulando a criatividade e a expressividade.

Público • adulto
Sábados, das 11h às 13h
Início • 12 de agosto
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 120 / mês

FIGURINO
Lívia Bellotto e Paula Iglécio - Figurinistas

O processo de criação e execução de um figurino para cinema ou emissora de televisão, desde a leitura de um roteiro até a apresentação do projeto, com o estudo das cores e a escolha dos materiais. Noções da história da indumentária. O métier do figurinista.

Público • pessoas interessadas em figurino, moda e estética
Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30
Início • 7 de agosto
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 160 / mês

HISTÓRIA DA ARTE NO OCIDENTE
DO RENASCIMENTO À CONTRACULTURA
Magnólia Costa - Crítica de arte

As manifestações artísticas mais relevantes entre os séculos XV e XX são analisadas em dois módulos, do ponto de vista da filosofia, sociologia e outras ciências, com objetivo de exercitar o olhar para o reconhecimento de técnicas e estilos.

Público • adulto
Turma 1 •
Séculos XV ao XIX: do renascimento ao impressionismo
Quintas-feiras, das 15h às 17h
Início • 10 de agosto
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 160 / mês

Turma 2 •
Século XX: do expressionismo à arte conceitual
Quintas-feiras, das 18h às 20h
Início • 10 de agosto
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 160 / mês
WORKSHOP - JULHO

O Auto-Retrato e suas Narrativas
Marcelo Greco - fotógrafo

A fotografia sempre esteve envolvida com a representação humana. O auto-retrato é uma das formas mais contundentes e complexas no espaço das manifestações artísticas e pessoais com a fotografia.

Como ferramenta narrativa pode apresentar uma janela para a experiência de vida de um fotógrafo, uma oportunidade de aprender sobre si mesmo e uma ferramenta de comunicação com outros, uma exposição espetacular de sua intimidade, pode ser uma fantasia gloriosa ou uma realidade reveladora. Pode ser politicamente carregada ou psicologicamente complexa.

Neste curso os alunos irão ver e discutir trabalhos de diversos tipos em torno do auto-retrato e irão desenvolver um trabalho próprio que será criticado e discutido no grupo.

Público • adulto
Sábados e domingos, das 10h às 14h
dias • 23, 24, 30 de setembro e 01 de outubro
20 vagas
R$ 350

Posted by João Domingues at 12:07 PM | Comentários (3)

julho 14, 2006

Curso: Processos poéticos do corpo como suporte, com Alexandre Sá e Daniela Mattos, no Parque Lage, Rio de Janeiro

Curso Processos poéticos do corpo como suporte
Professores: Alexandre Sá & Daniela Mattos

Inscrições até 8 de agosto de 2006

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 / 21-2538-1091 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Horário: terças-feiras, 19h30-22h30

Curso: Processos poéticos do corpo como suporte

O curso tem como objetivo possibilitar aos alunos a investigação dos instrumentos necessários para a compreensão da performance como um meio de expressão artística, que se estabelece gradativamente no âmbito da construção plástica, tornando-se fundamental para a experiência estética na contemporaneidade. Em termos gerais, avaliaremos seu processo histórico, sublinhando aspectos que moveram seu surgimento e observando sua potência poética de vivência e experimentação enquanto elementos primordiais para essa linguagem. Serão abordadas, como eixo fundamental do curso, questões em torno do uso e estudo do corpo como suporte para o trabalho de arte, e ainda, discutir as práticas individuais dos alunos através de exercícios propostos de acordo com os conteúdos desenvolvidos.

Os pontos investigados serão:
* Aproximações e distâncias
- Aproximações e distâncias possíveis entre a Performance e a Performance Art.
- Que outras linguagens permeiam a Performance na Arte Contemporânea?

* Breve Histórico da Performance.
- Futurismo, Construtivismo, Dada, Surrealismo, Bauhaus: Proto-Performances?
- Flávio de Carvalho, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Artur Barrio, Antônio Manuel - O início da Performance no Brasil?
- Happenings, Body Art, Living/Live Art ou Performance Art?
- Gerações Mediáticas ou O vídeo como Narcisismo: de 1970 aos dias de hoje.

* O corpo e as linguagens artísticas tradicionais
- De que modo a pintura e a escultura contribuíram para o surgimento da performance como linguagem?
- O corpo e a ação intencional como movimentos de pesquisa.
- A ação é sempre um movimento corporal que segue uma regra?
- Teatralidade e performance? Relações inseparáveis?

* O corpo-instrumento
- Como processar uma ação poética proposta tendo o corpo como instrumento plástico?
- A relação que se dá entre forma e conteúdo, objetividade e subjetividade.
- A questão da personagem, do autor, do ator, do sujeito.
- Consciência corpórea: caminhos e descaminhos. E algumas partituras. Possibilidades de construção.
- Corpo (?!) pequenas semiologias. Onde se coloca o significado e o significante?

* Quando o individual vira coletivo: transbordamentos entre Arte e Vida.
- Anos 60/70: cena nacional e internacional.
- Lygia Clark, Hélio Oiticica e Arthur Barrio: legados de experiência.
- Os excessos e o auto-referente ou Arte=Vida: perdas e ganhos.
- Registros e outros hábitos: A Performance direcionada à Fotografia e/ou ao Vídeo.
- Os coletivos e a contemporaneidade.


Bibliografia básica:
BASBAUM, Ricardo (org.) Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001.
Caderno Videobrasil vol. 1- Performance, São Paulo, Associação Cultural Videobrasil, 2005.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem, Perspectiva, São Paulo, 1989.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo, São Paulo, Iluminuras, 1999.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance, São Paulo, Perspectiva, 1987.

Alexandre Sá é mestre em Linguagens Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e licenciado em História da Arte pela UERJ. Além de professor universitário, trabalha como artista plástico, poeta e crítico de arte. Participou de diversas exposições (nacionais e internacionais), entre as quais podemos destacar: Où sommes-nous ? (Escola de Belas Artes de Montpellier, França - 2006), e Instalativa 1.6 (pocket version) (Posição 2004, Parque Lage; RJ - 2004). Desenvolve com regularidade trabalhos em vídeo e recentemente vem desenvolvendo trabalhos como curador.

Daniela Mattos é artista e curadora, trabalhando com ênfase nas áreas de performance e vídeo. Mestranda em Linguagens Visuais no PPGAV/EBA - UFRJ. Participou de diversas exposições e mostras de vídeo, entre as quais: "Conversations" (Galeria SKUC, Ljubiana, Eslovênia, 2006) e "14º VideoBrasil - Investigações Contemporâneas" (SESC-Pompéia, São Paulo, 2003). Como curadora destaca: "agentedupla://vídeos_brasileiros" (MADC - Museo de Arte y Diseño Contemporâneo, San José, Costa Rica, 2003 / UDESC, Florianópolis, 2003) e "A_mostra Grátis", mostra de vídeos mensal, (Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro, de 2002 a 2004).

Posted by João Domingues at 10:13 AM

julho 13, 2006

Workshop Tudo que um crítico gostaria de dizer numa seleção mas nunca teve oportunidade de falar ao artista, com Cristiana Tejo no SENAC, Maceió

Workshop Tudo que um crítico gostaria de dizer numa seleção mas nunca teve oportunidade de falar ao artista, com Cristiana Tejo

20 a 23 de julho de 2006

SENAC - Poço
Rua Pedro Paulino 77, Poço, Maceió - AL
82-3216-7825 ou marketing@al.senac.br
Informações e inscrições: 82-8835-5030 ou anaglafira@anaglafira.art.br, c/ Ana Glafira
Horários: 20 e 21 de julho: 14h30-17h30 e 19-22h; 22 de julho, 9-12h; 22 de julho, 15-18h; 23 de julho, 9-12h
Preços: curso: R$ 50; leitura crítica de portfolios: R$ 50 (individual, apenas 10 vagas). Desconto de 50% p/ estudantes em todos os formatos.Para os dez primeiros inscritos no curso e leitura de portfolio: R$ 75
Idealização e Coordenação: Ana Glafira - www.anaglafira.art.br
Realização: Projeto Ecomunitário Pitanguinha Minha Vida
Parceria: AL Cultura, SENAC, Fredynox
Apoio: APL Cultura em Jaraguá, Fórum de Artes Visuais de Alagoas, Clube do Clic - Um Olhar Sem Fronteira, Projeto Corredor das Artes, ID 5 - Soluções Internet, Tchello Design - www.tchello.art.br

Tudo que um crítico gostaria de dizer numa seleção mas nunca teve oportunidade de falar ao artista, com Cristiana Tejo

O intuito do workshop é introduzir os alunos nas principais questões da contemporaneidade, tendo como perspectiva o campo teórico e prático da arte contemporânea. Serão três dias intensivos, divididos em dois momentos: acontecem aulas teóricas e leitura de portfólios - um acompanhamento individual de artistas plásticos emergentes e não-emergentes. O workshop tem um total de 15h aula, somadas às leituras individuais de portfólios (nº limitado), sendo o ideal que os participantes que façam a leitura de portfólio, também participem do curso.

Tópicos:
- Quem é o artista - uma perspectiva histórica
- Quem é o artista na atualidade e qual o campo da arte hoje
- O século XX, suas transformações e conseqüências para a arte
- O que é arte contemporânea: quando começou, quem diz o que é arte
- Principais movimentos artísticos do Século XX e seus ecos no século XXI
- Para onde caminha a arte
- Critérios para a elaboração de um portfólio

Metodologia:

Curso: aulas teóricas expositivas, com ampla utilização de vídeos e projeção de imagens.
Leitura de Portfólio: acompanhamento individual aos artistas. Discussões acerca da maneira de preparar um portfólio e das questões intrínsecas às poéticas de cada artista.

Material bibliográfico:
A professora fornecerá uma bibliografia extensa para ser distribuída e selecionará alguns textos para serem fotocopiados pelos alunos.

Formato de portfólio para leitura:
Fotografias, imagens impressas ou em CDs em baixa resolução

O curso é destinado à artistas plásticos, fotógrafos, arte-educadores, arquitetos, profissionais do segmento cultural
e público interessado em ampliar seu conhecimento em artes visuais e seus aspectos na contemporaneidade.

Cristiana Tejo
Curadora Rumos Visuais Itaú, Crítica de Arte e Coordenadora do Deptº de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco / Recife-PE

Posted by João Domingues at 10:30 AM

julho 11, 2006

Simpósio Emoção Art.ficial 3.0 - Inteface Cibernética no Itaú Cultural, São Paulo

Simpósio Emoção Art.ficial 3.0 - Inteface Cibernética

19 a 22 de julho de 2006

Itaú Cultural
Av. Paulista 149, estação Brigadeiro do metrô, São Paulo - SP
11-2126-7521 ou atendimento@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
255 lugares
Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início das atividades

Simpósio promovido pelo Itaú Cultural faz reflexão sobre arte, ciência e tecnologia

Acompanhando a terceira edição da bienal internacional de Arte e Tecnologia, o simpósio "Art.ficial 3.0 - Interface Cibernética" traz especialistas do Brasil e do exterior para debater sobre a ciência da interface, a disciplina cibernética, os novos suportes da arte tecnológica, sistemas auto-organizáveis, teoria do caos, entre outras temas

Durante quatro dias, de 19 a 22 de julho, com entrada franca, o Itaú Cultural promoverá o simpósio internacional "Emoção Art.ficial 3.0 - Interface Cibernética". O evento vai juntar, em seis mesas e quatro palestras, pensadores e artistas internacionais e brasileiros para debater e refletir sobre conceitos que fundamentam a exposição. Edmond Couchot, artista plástico, professor, ensaísta e estudioso contumaz das relações da arte e da tecnologia, fará a palestra inaugural - às 20h do dia 19 -, dando o tom da reflexão sobre as práticas artísticas que vêm emergindo nesse segmento.

Esse simpósio leva o mesmo título da mostra Emoção Art.ficial 3.0 - Inteface Cibernética que estará aberta ao público de 19 de julho a 24 de setembro de 2006, no próprio instituto. Av. Paulista, 149.Não há reservas antecipadas. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início da atividades

Simpósio Emoção Art.ficial 3.0 - Interface Cibernética - Programação:

19 de julho, quarta-feira, 20h
Palestra inaugural com Edmond Couchot
Criador, desde 1965, de dispositivos cibernéticos interativos que solicitam a participação do espectador, Couchot vai discorrer sobre a segunda interatividade. Em uma referência direta à cibernética de segunda ordem ou dos "sistemas que observam", esse conceito traz o novo caráter da experiência estética contemporânea na arte tecnológica, e um novo tipo de relação entre o espectador e a obra. Como uma forma de ilustrar a dissertação do artista, "Les Pissenlits", composta por ele com o também francês e professor Michel Bret em 2006, estará presente na exposição.

20 de julho, quinta-feira
14h
Cibernética, Arte, Idéias - Mesa com Jasia Reichardt e Golan Levin

17h
Além das Interfaces - Mesa com Christa Sommerer, Lauren Mignonneau, Rejane Cantoni e Daniel Kutschat

20h
A Endo-bolha - Virando o Submarino Amarelo pelo Avesso - Palestra de Otto Rössler

21 de julho, sexta-feira
14h
Seres Humanos, Reflexões e Máquinas com Nelson Monteiro Vaz e France
Cadet

17h
O Legado de Gordon Pask - Mesa com Paul Pangaro e Usman Haque

20h
Retratos Eletrônicos - Palestra de Jasia Reichardt

22 de julho, sábado
14h
A Interatividade de Segunda Ordem - Mesa com Michel Bret, Diana Domingues e Marie Hélène Tramus

17h
O Prometeu Pós-Moderno e o Computador Consciente - Mesa com Otto Rössler e Bill Seaman

20h
Interação, Cibernética e Citröens - Palestra de Paul Pangaro

Posted by João Domingues at 5:17 PM

julho 8, 2006

Inscrições: Vida Coletiva - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo

Vida Coletiva - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo

Inscrições abertas

Porão das Artes - Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ibirapuera, Portão 3 - Pavilhão da Bienal, São Paulo - SP
Inscrições e informações: 11-5574-5922 ramal 257 / F: 11-5549-0230 ou seminarios27bsp@bienalsaopaulo.org.br
Preço: inteira R$ 52, meia R$ 27
Vagas limitadas
Organização: Lisette Lagnado
Arquitetura - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo: 4 e 5 de agosto de 2006

Vida Coletiva - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo

A 27ª Bienal de São Paulo continua seu programa de seminários em torno do tema "Como Viver Junto". Após a realização de três encontros que lotaram o Pavilhão no Ibirapuera, com enorme sucesso, a curadora geral Lisette Lagnado é organizadora do próximo seminário: "Vida Coletiva", marcado para os dias 04 e 05 de agosto, com inscrições abertas.

O debate se estrutura em torno de uma das vertentes dos seminários de Roland Barthes no Collège de France realizados em 1976 e 1977, que deram origem ao tema da mostra. Em sua análise de sanatórios e claustros, o filósofo examinou sistemas para um viver-junto e um viver-só. Estendendo o olhar para a sociedade, Barthes reflete sobre ritmos de vida com síncopes diferentes.

Outra base conceitual tanto para o seminário como para esta edição da Bienal é o "Programa Ambiental" de Hélio Oiticica. Trata-se de analisar a passagem do museu para o mundo, a transformação do espectador da arte em participador.

Celso Favaretto enfoca o desejo de viver a arte, a partir de uma análise da produção artística nas décadas de 60 e 70. Jane Crawford discutirá o surgimento de novos movimentos estéticos em Nova York dos anos 70 e a proposta de uma arte inclusiva, próxima da comunidade.

Além da vertente histórica do seminário, a exposição de Jeanne Marie Gagnebin apresenta reflexões sobre a condição do "estrangeiro" em uma comunidade. A curadora Catherine David explora a busca de novas formas de expressão entre a compulsão e a subjetividade a partir dos filmes de Pedro Costa. Peter Pál Pelbart centra as atenções em torno da solidão condicionada pela falência das comunidades em tempos modernos e Yuko Hasegawa avança para uma análise da arte do século 21.

Programação:

4 de agosto, sexta-feira
18h
Credenciamento

19h
Conferência: "Gordon Matta-Clark e o Mundo Artístico de NYC nos anos 70" - Jane Crawford

20h45
conferência: "60/70: Viver a Arte, Inventar a Vida" - Celso Favaretto

5 de agosto, sábado
10h
Conferência: "Como Viver Junto?" - Jeanne Marie Gagnebin

11h
Conferência: "Novos meios de expressão a partir dos filmes de Pedro Costa" - Catherine David

11h45 - debate

15h
Conferência: "Como viver-só" - Peter Pál Pelbart

16h
Conferência: "Museu de Arte no século 21: lugar de confronto e coexistência" - Yuko Hasegawa

16h45
Debate

18h
Encerramento do seminário

Conferencistas e os temas do seminário "Vida Coletiva":

Jane Crawford

É documentarista e cineasta radicada em Nova York. Roteirizou e dirigiu os filmes Matta: the eye of a surrealist, sobre o artista Roberto Matta, Sheds and Rundown, sobre o trabalho de Robert Smithson e Gray Scale sobre Richard Serra. É viúva de Gordon Matta-Clark e restaurou seus 19 filmes. Sua exposição "Gordon Matta-Clark e o Mundo Artístico de NYC nos anos 70" fala de um projeto artístico nascido da indignação com mentiras e hipocrisia do governo norte-americano durante a guerra do Vietnã. Crawford discutirá a arte de Nova York dos anos 70 e a dialética de um circuito artístico ligado à comunidade.

Celso Fernando Favaretto

É Mestre e Doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, é professor de filosofia e estética no ensino superior desde 1970. Leciona na Faculdade de Educação da USP e escreveu os livros Tropicália, alegoria alegria e A invenção de Hélio Oiticica. Sua conferência "60/70: Viver a Arte, Inventar a Vida" fala sobre o desejo de viver a arte, transformar a produção artística para mudar a vida a partir de uma análise da arte das décadas de 60 e 70.

Jeanne Marie Gagnebin

Nascida na Suíça, Jeanne Marie Gagnebin leciona há muitos anos no Brasil. É professora titular de filosofia na PUC-SP e livre-docente de teoria literária na Unicamp. Publicou Walter Benjamin: Os cacos da história, História e Narração em Walter Benjamin e Sete aulas sobre memória, linguagem e história. Sua conferência discute a posição do estrangeiro nas sociedades. Parte do texto Digressão sobre o estrangeiro, escrito em 1908 pelo filósofo G. Simmel e tem como base a formulação de Edmond Jabès: "O que é um estrangeiro? - Aquele que te faz crer que você está em casa".

Catherine David

Formada em lingüística e história da arte pela Université de la Sorbonne e École du Louvre em Paris. Foi curadora do Centre Georges Pompidou, diretora do Witte de With, em Roterdã e curadora da Documenta X de Kassel. Sua exposição discute experiências do mundo capazes de ultrapassar circunstâncias de classe social, educação, geopolítica, etc. Também debate a busca por uma forma de expressão entre a compulsão (pathos) e a pura subjetividade (projeção) a partir do rigor formal e político de Pedro Costa.

Yuko Hasegawa

Vive em Tóquio. Foi diretora artística do 21st Century Museum of Contemporary Art, em Kanazawa, e professora de história da arte na Tokyo National University of Fine Arts and Music. Sua conferência discute a produção artística do século XXI a partir de uma análise dos valores que norteiam a contemporaneidade. Fala de obras que pedem a participação do espectador e mostras que propõem trocas de conhecimento para um aprendizado coletivo.

Peter Pál Pelbart

É filósofo e ensaísta nascido na Hungria. Vive em São Paulo e leciona como professor titular na PUC-SP. Traduziu obras de Gilles Deleuze e publicou O tempo não-reconciliado e Vida capital. Sua conferência "Como viver-só" discute o aumento no número dos que não têm comunidade e o surgimento de novas solidões. Também levanta questões sobre o futuro das comunidades.

Posted by João Domingues at 2:40 PM

julho 4, 2006

Inscrições: Curso O Processo Criativo - 2006

O Processo Criativo - 2006
Charles Watson - Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Palestrantes convidados:
Agnaldo Farias, Professor da USP, curador do Instituto Tomie Othake - SP
Fernando Cocchiarale, Curador do MAM RJ e professor da EAV Parque Lage
Federico Carvalho, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Irving Sandler, Crítico, curador e escritor - New York
James Rondeau, Curador de Arte Contemporânea
Luiz Ernesto Moraes, Artista, Profesor da EAV Parque Lage
Stephanie D`Alessandra, Curadora de Arte Moderna - Art Institute of Chicago
Stephen Polcari, Crítico, curador e escritor - New York

Inscrições abertas

Inscrições: 21-2538-1879/1091
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou wats352@attglobal.net

Um curso interdisciplinar dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas idéias seja fundamental.

Posted by João Domingues at 11:19 AM

Inscrições: Curso Produção em arte contemporânea, com Leda Catunda, no Collegio das Artes, São Paulo

Curso Produção em arte contemporânea, com Leda Catunda

Inscrições abertas

Collegio das Artes
Rua Francisco Leitão 265, Pinheiros, São Paulo - SP
Inscrições: 11-3064-4740 ou cursos@collegiodasartes.art.br
Vagas: 12
Horário: quartas-feiras, 19h30-22h30
Período: 9 de agosto até 25 de outubro de 2006
Preço: 3 parcelas de R$ 275
Público-alvo: artistas iniciantes e em formação

Pretende-se abordar no curso questões pertinentes à produção em arte contemporânea. Para tanto, serão propostas leituras e discussões de textos específicos, escolhidos dentro de uma bibliografia recém publicada em português. Paralelamente, serão debatidas as produções dos participantes, através dos próprios trabalhos ou de registro fotográfico dos mesmos. Serão propostos ainda exercícios práticos visando aquecer a discussão sobre parâmetros, limites e o alcance poético na produção contemporânea.

Posted by João Domingues at 11:02 AM

Inscrições: 2° Fórum Nacional de Museus na UFOP, Ouro Preto

2° Fórum Nacional de Museus

Inscrições abertas

Universidade Federal de Ouro Preto - Centro de Convenções
Rua Diogo de Vasconcelos 328, Pilar, Ouro Preto - MG
www.forumnacionaldemuseus.com.br
Inscrições: www.forumnacionaldemuseus.com.br/inscricoes.asp
Preços: Profissionais: R$ 40; Associados da ABM: R$ 30; Estudantes: R$ 15
Realização: Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Associação Brasileira de Museologia
2° Fórum Nacional de Museus: 22 a 26 de agosto de 2006
Apoio: Conselho Federal de Museologia, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Prefeitura de Ouro Preto, Superintendência de Museus de Minas Gerais, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Patrocínio:
Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social


2° Fórum Nacional de Museus na Universidade Federal de Ouro Preto

O 2° Fórum Nacional de Museus, a ser realizado de 22 a 26 de agosto, na cidade de Ouro Preto/MG, é uma oportunidade para a interação entre os diversos profissionais da área museológica, estudantes e professores, por meio de uma extensa programação. Além disso, a realização do 2° FNM implicará a troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais. Permitirá, também, delinear as diretrizes para o próximo governo com relação às políticas públicas para o setor museológico, visando a continuidades das ações empreendidas desde o lançamento da Política Nacional de Museus, no ano de 2003.

Durante o 2° FNM, serão oferecidas oficinas de capacitação aos participantes, nas mais diversas áreas de atuação do campo museológico, e serão reunidos grupos de trabalhos temáticos, para se discutir as diretrizes da Política Nacional de Museus para o setor.

Durante o Fórum ocorrerá o 2° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia e o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia.

Público alvo
Profissionais de museus, museólogos, historiadores, antropólogos, artistas, arqueólogos, sociólogos, educadores, professores, secretários estaduais e municipais de cultura, agentes culturais, estudantes e interessados no tema.

Programação:

22 de agosto, terça-feira
9-17h
Credenciamento e novas inscrições

11h
Entrega das obras de restauração e modernização do Museu da Inconfidência

14-17h
Reunião dos Grupos de Trabalho

17h30h
Sessão de Abertura

23 de agosto, quarta-feira
9h30-12h
Mini-cursos

14-17h
Reunião dos Grupos de Trabalho

Comunicações Coordenadas: apresentação de trabalhos com temas diversificados. Interessados em apresentar trabalhos podem fazer solicitação ao Sr. Cícero Almeida, através do e-mail demu@iphan.gov.br

17h30
Mesa Redonda - 60 anos do ICOM
Conferencista - Alissandra Cummins (Presidente do ICOM)
Coordenador - José do Nascimento Júnior (DEMU/IPHAN)
Debatedores: Carlos Roberto Ferreira Brandão (presidente do ICOM/BR) e Teresa Scheiner (UniRio)

24 de agosto, quinta-feira
9h30-12h
Mini-cursos

14-16h
Painéis
Financiamento e Fomento - Coordenador: Marco Acco (Ministério da Cultura)
Membros: Eneida Rocha (DEMU/IPHAN), representante SECOM, Sérgio Sá Leitão (BNDES), Luiz Fellipe Torelli (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL), representante PETROBRÁS.

Observatório de Museus - Coordenadora: Denise Studart (Fiocruz)
Membros: Luciana Sepúlveda (Fiocruz), Adriana Mortara, e Ana Maria Werneck (Superintendência dos Museus/MG), José Matias Lima (IBGE).

Sistemas de Museus - Coordenadora: Silvana Nascimento (Superintendência de Museus/MG)
Membros: Simone Flores (SEM/RS), Clarete Maganhoto (COSEM/PR), Francisco Régis Lopes (SEM/CE) e Rosângela Brito (SIM/PA)

16h30-18h30
Painéis

Diversidade Museal - Coordenador: Raul Lody
Membros: Luís Mott (Grupo Gay da Bahia), Aikyry Wajãpi (Conselho das Aldeias Wajãpi - Apina) , Arnaldo da Silva Filho (Movimento Negro Unificado/PE) e Cláudia Rose Ribeiro da Silva (Museu da Maré)

Museus e Privados - O desafio da sustentabilidade
Coordenador: Danilo Miranda (SESC/SP)
Membros: Ângela Gutierrez (ICFG), Ronaldo Bianchi (MAM/SP), Fernando Schüler (Museu Iberê Camargo) e Ângela Mascelani (Museu Casa do Pontal)

Mini-fórum: Jornalismo cultural e museus.
Coordenadora: Claudia Noronha (CWA)
Membros: representantes de jornais e revistas de circulação nacional.

19h
Mesa redonda: 50 Anos do 1º Congresso Brasileiro de Museus
Coordenador: Mário Chagas (DEMU/IPHAN)
Participantes: Maria Célia Teixeira Moura Santos (UFBA), Rui Mourão (Museu da Inconfidência), Adolfo Samyn Nobre de Oliveira (ABM), Ecyla Castanheira Brandâo.

25 de agosto, sexta-feira
9h30-12h
Mini-cursos

14-17h
Reunião dos Grupos de Trabalho

17h30
Palestra: Políticas Públicas de Cultura no Século XXI
George Yúdice - Diretor dos Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Universidade de Nova York
Coordenador - Juca Ferreira (Secretário Executivo do Ministério da Cultura)

26 de agosto, sábado
9h30
Plenária Final - Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho - Definição das diretrizes do 2° Fórum Nacional de Museus

Grupos de Trabalho:
GT I - Museus de Arte - Mônica Xexéo (Museu Nacional de Belas Artes) e Luiz Guilherme Vergara (Museu de Arte Contemporânea de Niterói)

GT II - Museus de História - Vera Tostes (Museu Histórico Nacional) e Thaís Velloso Pimentel (Museu Histórico Abílio Barreto)

GT III - Museus Militares - Almirante Sena Bittencourt (Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha) e Nóris Leal (Museu Militar do Comando Militar do Sul)

GT IV - Museus Universitários e de Ciências - Marcus Granato (MAST/RJ) e Maria das Graças Ribeiro (UFMG)

GT V - Museus Etnográficos e Arqueológicos - José Carlos Levinho (Museu do Índio) e José Alexandre Diniz (Museu de Arqueologia de Xingó)

GT VI - Museus Comunitários e Ecomuseus - Antonio Carlos Pinto Vieira (Museu da Maré) e Odalice Miranda Priosti (ABREMC)

GT VII - Museus da Imagem e do Som e de Novas Tecnologias - Coordenadores: Maria Amélia Junginger (MIS Paraná) e Karen Worcman (Museu da Pessoa).

Mini-cursos (23,24 e 25/08)
MC I - Segurança em Museus - Rosário Ono (USP)

MC II - Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica - Átila Tolentino (DEMU/IPHAN) e Vinícius Barcelos (DEMU/IPHAN)

MC III - Museus e Turismo - Telma Lasmar (COFEM, UNIPLI e UFF) e Tânia Omena (ABBTUR e UNIRIO)

MC IV - Conservação em Museus - Luís Cruz Sousa (CECOR/EBA/UFMG), Yacy-Ara Froner (CECOR/EBA/UFMG) e Leonardo Barreto (13ª SR/IPHAN)

MC V - Gestão e documentação de acervos - Rosana Nascimento (UFBA)

MC VI - Plano Museológico: Implantação, Gestão e Organização dos Museus - Rose Miranda (DEMU/IPHAN) e Márcio Rangel (DEMU/IPHAN)

MC VII - Ação Educativa em Museus - Magaly Cabral


Programação Paralela
II Encontro Nacional de Estudantes de Museologia - II ENEMU
23 a 25/08 - das 14 às 17 h
A participação no ENEMU é restrita a Estudantes
E -mail para informações: "renumu@gmail.com".

Encontro dos Professores Universitários do Campo da Museologia
22/08 - das 10 às 17h

1ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários - ABREMC
22/08 - das 10 às 17h

Pauta: Abertura, apresentação da diretoria, leitura da Ata da AGO de 31/05/2006, Plano de Metas da ABREMC, Planejamento do IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários, planejamentos de publicação sobre "processos museológicos comunitários", discussão sobre o valor da anuidade de filiação e criação da logomarca e site da ABREMC.
Contatos e mais informações: (21) 3395.0066, (21) 2418.3140, abremc@br.inter.net, ecomuseusc@br.inter.net.

Posted by João Domingues at 10:46 AM