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junho 29, 2006
Workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade 2006/2 - 25ª edição
Workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade 2006/2 - 25ª edição
Inscrições até 7 de julho de 2006
Atelier
Rua Mundo Novo 1045, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
21-2553-3748 / 21-2554-8890 ou wats352@attglobal.net
Professor: Charles Watson (Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage)
Duração: 5 semanas
Vagas: 20
Procedência & Propriedade 2006/2: 7 de julho a 12 de agosto de 2006
O workshop Procedência & Propriedade é um curso intensivo que usa o desenho como seu principal veículo. O Desenho é visto como meio de construir idéias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las. A proposta de imersão durante cinco semanas resulta em um volume de produção normalmente equivalente a um ano de trabalho. O curso é concebido para artistas plásticos, arquitetos, programadores visuais, designers e para todos cujo trabalho depende de inteligência visual.
1. Histórico
O workshop Procedência & Propriedade, ao longo de suas 24 edições nos últimos 10 anos, tem exercido importante papel na formação de diversos profissionais não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outros estados brasileiros. Originalmente concebido para um grupo de alunos de pintura, hoje destina-se a artistas plásticos, arquitetos, programadores visuais, designers e a todos cujo trabalho depende de inteligência visual. Desde 1994, tendo recebido cerca de 350 participantes, o curso vem evoluindo e expandindo-se de acordo com o aperfeiçoamento de sua filosofia, que visa cada vez mais enfatizar a importância do trabalho contínuo e concentrado. Para tanto, dispõe de um atelier de 115m2, disponível com exclusividade para o workshop, onde é possível colocar em prática essa proposta.
2. Objetivos
A tarefa de concentrar tempo contínuo de atividade e foco inteligentemente direcionado gera uma surpreendente produção, particularmente importante para a formação de vocabulário plástico, assim como para a reciclagem de processos de trabalho, valendo-se do ambiente reflexivo e questionador do curso. Evidências sugerem que, com freqüência, fracassamos nas tentativas de resolver problemas, não porque sejam insolúveis, mas sim por desistirmos prematuramente. Todos temos um ponto a partir do qual paramos de trabalhar ou investir, um limiar que não costumamos ultrapassar, entre a desistência e uma nova região extremamente fértil. Às vezes, esse limiar se forma por cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza, ou medo de errar, e assim sucumbimos, já frustrados, ou com a sensação de que poderíamos ter ido além ou feito melhor. Procedência & Propriedade é um curso que simula uma situação de intenso foco de energia sobre uma área de problema, sem distrações, e mostra os inevitáveis resultados e surpresas que aguardam quem participa desse processo.
3. Ênfase nos seguintes tópicos:
percepção de problemas visuais: aprender a ler, perceber e decodificar os problemas visuais propostos por uma pintura, um desenho, uma escultura, um filme, uma instalação etc;
articular e trabalhar problemas visuais: aprender a verbalizar (traduzir em palavras ou textos) um problema visual de forma a abordar mais objetivamente um universo que habitualmente descrevemos com meios subjetivos;
desenvolvimento de critérios pessoais: desenvolver rigor e independência na capacidade de criticar, avaliar e redirecionar seu próprio trabalho;
desenvolvimento de linguagem pessoal: adquirir, através dos exercícios propostos, um vocabulário visual e pessoal apoiado na disciplina e na intensa produção;
desenho como ferramenta: aprender a utilizar o desenho como meio de construir idéias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las;
limites: reconhecer que a presença de limites, e não a sua ausência, é pré-requisito para a formação de novas idéias e soluções criativas;
flexibilidade: alertar para as eventuais modificações naturais do processo (desenho ou pintura), e organizar novas estratégias compatíveis com a situação emergente;
entender uma linguagem: contextualizar situações visuais formadas por vocabulários formais (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio);
manipular linguagem: aplicar, na prática do próprio trabalho, na articulação de idéias e na consciência de outras linguagens, o vocabulário adquirido, produzindo uma linguagem particular ou pessoal;
disciplina: seguir os prazos propostos, praticar a concentração e a continuidade no trabalho;
foco: delimitar áreas de ação e direcionar os investimentos de energia;
independência: adquirir capacidade de se auto-impor tarefas, planejar processos de trabalho, tornar-se consciente de suas próprias limitações tanto na leitura visual quanto na prática.
4. Metodologia
Ao longo do período de cinco semanas, será exigido de cada participante a permanência mínima de seis horas diárias, durante seis dias por semana. Tal investimento de tempo ininterrupto propicia uma mudança de atitude no confronto com nossos próprios limites, provocando o surgimento de novas e surpreendentes respostas. As primeiras duas semanas são dedicadas a constantes exercícios, alguns cronometrados, até que o aluno alcance um patamar a partir do qual começa a formar seu próprio critério. O processo todo é documentado em DVD, cujas fitas são usadas durante o workshop como apoio didático, tanto para avaliação de estratégias individuais, como para levantamento de fatores compositivos.
5. Vídeos e palestras
Além da parte prática, o workshop será complementado com sessões de vídeo, exibindo entrevistas e depoimentos sobre a vida, obra, e processo criativo de artistas e cientistas de notável contribuição para o pensamento humano, particularmente aqueles para quem a visualização ou o desenho têm sido importantes métodos de articulação de idéias. Na área da ciência: Buckminster Fuller, David Bohm, Richard Feynman, Roger Penrose. Nas artes: Jackson Pollock, Willem de Kooning, Francis Bacon, Robert Rauschenberg, Marcel Duchamp, Marina Abramovitch, Frank Stella, Schnabel, Frida Kahlo, Richard Long, Bill Viola, Elizabeth Murray, David Hockney, Picasso, Howard Hodgkin, John Cage. Toda segunda-feira, às 19:00h, haverá palestras de artistas, teóricos ou cientistas, discorrendo sobre a importância da visualização no processo de concepção de novas idéias.
6. Jantares
Como meio de ritualizar o término de uma semana de trabalho, aos sábados, quatro pessoas do grupo oferecem um jantar para os demais. Esse evento propicia um momento de descanso, relaxamento e diversão, antes do início da nova semana.
7. Contato com participantes anteriores
Caso informações adicionais se mostrem necessárias, serão fornecidos números de telefone de participantes de workshops anteriores, para que o interessado possa entender melhor a dinâmica do curso.
8. Alojamento
Para residentes fora do estado do Rio de Janeiro, podemos oferecer alojamento durante o período do curso. A acomodação pode ser em quarto simples ou duplo. Há também uma cozinha exclusiva para os integrantes do curso. Uma ampla videoteca de mais de 300 filmes sobre arte e pensamento criativo ficará disponível durante todo o período do workshop assim como uma grande quantidade de catálogos sobre arte contemporânea.
9. Horários
Durante o período do curso, o atelier estará aberto de segunda-feira a sábado, das 12h às 2h (14 horas diárias), podendo o aluno escolher o horário mais conveniente.
10. Matrícula
Os interessados devem entrar em contato pelos telefones 21-2553-3748 ou 21-2554-8890. As vagas são limitadas a 20 participantes, a fim de proporcionar melhor assistência individual e facilitar o intercâmbio de informações.
Inscrições: Debates e laboratórios: Territórios recombinantes
Territórios recombinantes
André Lemos, Daniela Castro, Elida Tessler, Gisele Ribeiro, Helga Stein, Lucas Bambozzi, Luiz Duva, Marcus Bastos, Raquel Garbelotti
Inscrições até 21 de julho de 2006
Informações: 11-3846-3962 ou info@premiosergiomotta.org.br
Datas:
12 e 13 de agosto:
Goethe-Institut - ICBA
Salvador
26 e 27 de agosto
Centro de Artes - UFES
Vitória
16 e 17 de setembro
Faculdade de Artes Visuais - UFG
Goiânia
23 e 24 de setembro
Santander Cultural
Porto Alegre
Parcerias: Goethe-Institut - Salvador-Bahia (ICBA), Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Santander Cultural. Apoio: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura (Ciberpesquisa) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Secretaria de Produção e Difusão Cultural da Universidade Federal do Espírito Santo, Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paço das Artes
Realização: Instituto Sergio Motta, Prêmio Sergio Motta
Patrocínio Odebrecht, Prince Claus Fund
Territórios recombinantes integra a programação do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2006. Críticos e artistas vinculados ao Prêmio encontram parceiros em Salvador, Vitória, Goiânia e Porto Alegre para um final de semana de debates e laboratórios que visam debater, gerar e difundir a produção em arte tecnologia no Brasil.
Inscrições: Curso Fotografia e Artes Plásticas: História e Interações, de Marcos Bonisson
Curso Fotografia e Artes Plásticas: História e Interações, de Marcos Bonisson
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2244-5660 / 2541-6930 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Curso Fotografia e Artes Plásticas: História e Interações: início 11 de julho de 2006
Horário: terças-feiras, 19-22h
Carga Horária: 24 horas (8 aulas de 3h)
Preço: 2 parcelas de R$ 170, ou R$320 à vista
Curso Fotografia e Artes Plásticas: História e Interações
A fotografia tem sido um suporte utilizado dentro do universo mais amplo das artes visuais contemporâneas. Com esse enfoque, serão trabalhadas as possibilidades de abordagem e conceituação dos trabalhos dos participantes, à luz das experiências extraídas da história da fotografia e sua interação com outras mídias.
Marcos Bonisson é carioca e artista visual. Estudou Artes Visuais na escola do Parque Lage sob a direção de Rubens Ghershman (1977-1981) e desde 1979 trabalha com fotografia , artes plásticas e vídeo. Morou por dez anos em Nova Iorque, onde trabalhou em laboratórios fotográficos e na Agência Magnum no setor de arquivo e duplicação (1990). No Brasil, tem colaborado com as principais publicações brasileiras e exposto seus trabalhos em galerias e espaços culturais. Foi indicador do Prêmio Nacional de Fotografia concedido pela Funarte nos anos de 1997 e 1998, e curador de fotografia da galeria L.G.C Arte Hoje de 1998 a 2001.
Marcos Bonisson tem trabalhos em coleções como a de Gilberto Chateaubriand, Joaquim Paiva e da Fondation Cartier pour L´art contemporain em Paris, entre outras. Foi ganhador da Bolsa Rio Arte 2000 com o projeto em vídeo Hèliophonia, que abordava o Quase-Cinema do artista Hélio Oiticica, e que este ano será exposto na Bienal de São Paulo.
Inscrições: Workshop sobre Processing, Arte e Tecnologia, com Zachary Lieberman na PUC, São Paulo
Workshop sobre Processing, Arte e Tecnologia, com Zachary Lieberman
Inscrições abertas
PUC - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Campus Marquês de Paranaguá - Laboratório 9
Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo - SP
Inscrições: processingpuc@gmail.com
www.pucsp.br/tecnohipermidia
Vagas: 30
Preço: R$ 75
Workshop sobre Processing, Arte e Tecnologia: 15 e 16 de agosto de 2006
Com tradução consecutiva
Drawn Table
Texto de Jane de Almeida sobre o artista publicado no catálogo do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica de 2006.
junho 21, 2006
Inscrições: Verdade da Arte; Arte da Verdade: O Contemporâneo em Heidegger e Derrida, de Paulo Cesar Duque-Estrada na Estácio de Sá, Rio de Janeiro
Curso UniversidArte Idéias
Verdade da Arte; Arte da Verdade: O Contemporâneo em Heidegger e Derrida, de Paulo Cesar Duque-Estrada
Inscrições até 17 de julho de 2006
Universidade Estácio de Sá - Campus Copacabana
Rua Raul Pompéia 231, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-3202-9400 / 9416 ou universidarte@estacio.br
link para inscrição on line:
Período: 17 de julho a 4 de setembro de 2006
Horário: segundas-feiras, 19-21h
Preço: R$ 300
Série de cursos,debates e palestras destinados a estudantes e pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos sobre as questões fundamentais do universo visual e suas relações com outras áreas de conhecimento.
Programa:
O curso pretende apresentar ao público dois autores, Heidegger e Derrida, que são de extrema importância para o pensamento da nossa contemporaneidade. Assim, por um lado, tentaremos entender o papel que a arte desempenha nas suas respectivas considerações sobre o modo atual em que se dá a relação consigo mesmo, com os outros, com o mundo ao redor, e com o que quer que venha ao nosso encontro. Por outro lado, no âmbito desta discussão, o curso pretende também proporcionar uma familiaridade com alguns dos conceitos ou termos mais importantes que dizem respeito à experiência de pensamento que ambos os autores nos convidam a fazer. A título de alguns exemplos, citaríamos, em Heidegger, termos como "mundo", "terra", "ser", "ente"; e, quanto a Derrida, "escritura", "différance", "rastro", "espectro".
Paulo Cesar Duque-Estrada
Doutor em Filosofia pelo Boston College, e pós-doutor na New School for Social Research Nova York. Departamento de Filosofia da PUC-Rio: cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação; Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio: professor das disciplinas "Teorias Estéticas Contemporâneas I e II", do curso "Arte e Filosofia", de pós-graduação "Lato Sensu";Dirige um núcleo de estudos sobre desconstrução;
Organizador de: "Às margens: a propósito de Derrida" (Ed.Loyola/PUC; 2002); "Desconstrução e ética: ecos de Jacques Derrida" (Ed. Loyola / PUC; 2004);
junho 6, 2006
Inscrições: Curso de pós - graduação lato sensu em Cinema, vídeo e fotografia: análise e produção em multimeios no Centro Universitário Belas Artes, São Paulo
Curso de Pós - graduação lato sensu em Cinema, vídeo e fotografia: análise e produção em multimeios
Corpo docente: Marcia Ortegosa, Lucy Figueiredo, Rosa Cohen
Inscrições até 30 de junho de 2006
Centro Universitário Belas Artes
Rua Dr. Álvaro Alvim 76 Vila Mariana, São Paulo - SP
11-5084-6010
www.belasartes.br
Preço: R$718,72
Carga horária: 360h
Período: noturno
Processo seletivo: análise curricular e entrevista
Coordenação do curso: Marcia Ortegosa e Lucy Figueiredo
Coordenação geral Pós-graduação: Mônica Bueno Leme
Curso de pós - graduação lato sensu em Cinema, vídeo e fotografia: análise e produção em multimeios
Curso de pós-graduação lato sensu "cinema , vídeo e fotografia: análise e produção em multimeios" visa atender profissionais e alunos da área de cinema, fotografia, vídeo, design, artes visuais e comunicação. pesquisadores da área de ciências humanas, interessados em aprofundar a compreensão de conceitos teóricos, visando a produção videográfica e fotográfica.
O curso pretende utilizar os conceitos estéticos que guiam a produção imagética, possibilitando ao aluno fazer uso da linguagem visual, de modo expressivo e criativo, compreendendo a interface das novas tecnologias e do hibridismo que caracteriza a elaboração das imagens na contemporaneidade.
Com a revolução digital, a área de audiovisual, do cinema, do vídeo e da fotografia, tornaram-se um campo em crescente expansão, exigindo do profissional destas áreas, além das ferramentas técnicas de softwares, um instrumental estético que possibilite leitura e produção das imagens.
Este curso visa, portanto, a formação de um profissional mais capacitado a uma gramática do ver, estimulado pelos caminhos da reflexão e da criatividade, formando assim um diferencial no mercado de trabalho.
Público-Alvo
Profissionais e alunos da área de cinema, fotografia, vídeo, design, artes visuais e comunicação. pesquisadores da área de ciências humanas, interessados em aprofundar compreensão dos conceitos teóricos do cinema, do vídeo e da fotografia, visando reflexão estética e prática em torno das questões que envolvem a imagem no audiovisual e na fotografia no momento contemporâneo.
Corpo docente
Marcia Ortegosa é Mestre em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes ECA - USP. É professora de Cinema e Vídeo do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Belas Artes. Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Puc. É crítica de cinema e fotógrafa. Como crítica de cinema possui diversos ensaios publicados em jornais, revistas e DVD. È co-autora da Significação - Revista Brasileira de Semiótica, n.14 da Eca-Usp e da revista Contexto, n. 2. Atua como produtora de vídeo experimental no campo das artes visuais. Atualmente desenvolve ensaios pessoais e realiza pesquisa teórica na área de fotografia, cinema e questões da imagem na contemporaneidade. É coordenadora do curso lato senso "Cinema, Vídeo e Fotografia: Análise e Produção em Multimeios" do Centro Universitário Belas Artes.
Lucy Figueiredo é Mestre em Fotografia pela Escola de Comunicações e Artes ECA - USP. Bacharelado e Licenciatura em Artes Plásticas, fotógrafa e professora. Como fotógrafa possui experiência profissional em diversas áreas e atualmente é diretora do Foto33. Como fotojornalista atuou nas principais revistas semanais e jornais diários como Revista Afinal, W São Paulo e Jornal Diário Popular, fazendo coberturas nacionais, internacionais e editoriais. Atualmente desenvolve ensaios pessoais e realiza pesquisa teórica na área de fotografia. Participou de diversas exposições entre as quais MASP, MIS, Centro Cultural São Paulo e Salões de Arte Contemporânea. É editora do Caderno de Fotografia no portal de jornalismo da Universidade Anhembi-Morumbi. Realizou a curadoria das mostras: Evidência, Irrealidades Cotidianas e Excentricacidade e como educadora possui experiência em instituições como: Universidade Anhembi-Morumbi, UNIP, Sesc-Pompéia, Faculdade Paulista de Artes e Senac. É coordenadora e docente do curso lato senso "Cinema, Vídeo e Fotografia: Análise e Produção em Multimeios" do Centro Universitário Belas Artes.
Rosa Cohen é Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É escritora e crítica de Artes.
Realizou conferências sobre a linguagem do cinema e obras de cineastas como Peter Greenaway.
Em 2003 entrevistou Peter Greenaway em Amsterdam e produziu trabalho em DVD sobre sua obra fílmica. Publicou ensaios como "Desconstrução Fílmica da Pintura O Banquete dos Oficiais da Companhia Cívica de São George: Descrições Cromáticas" in Revista Sinopse no 36, 2001 Editora da FAUSP. Elaborou críticas de Artes Plásticas da trilogia dos livros de Sérgio Gregório de 1998 a 2000. Atualmente faz palestras e escreve artigos sobre cinema, artes plásticas e outras mídias. Está preparando a edição dos livros de poesia visual Kong, de sua tese de doutorado e texto crítico da exposição Réquiem de Sérgio Gregório.
junho 5, 2006
Inscrições: Processo de Seleção para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais FASM, São Paulo
Processo de Seleção para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais Faculdade Santa Marcelina Turma 2006/2º Semestre
Inscrições: 12 e 13 de junho de 2006
Faculdade Santa Marcelina - Secretaria do Programa de Estudos Pós Graduados em Artes
Rua Dr. Emilio Ribas 89, Edifício Monsenhor Biraghi, 3º andar, sala 332, Perdizes, São Paulo - SP
11-3824 5800/5808 ou pos-graduacao@fasm.edu.br
www.fasm.edu.br
Taxa: R$ 120
Vagas: 25 (preenchimento não obrigatório)
Documentação necessária:
- requerimento de inscrição preenchido;
- fotocópia autenticada do RG e CPF;
- Cópia do diploma ou documento de conclusão do curso de graduação (reconhecido pelo
MEC);
- cópia do histórico escolar do curso de graduação emitido por universidade brasileira
reconhecida pelo MEC;
- 3 cópias do curriculum vitae (CV);
- 3 cópias de projeto de pesquisa.
- aluno estrangeiro deverá ter sua situação oficializada no país, bem como fazer prova de língua portuguesa, sendo também necessária a prévia validação pelo MEC de sua graduação, no caso de ter sido feita no exterior.
Processo Seletivo: todas as etapas são eliminatórias.
1ª etapa: análise do projeto de pesquisa;
2ª etapa: prova escrita;
3ª etapa: entrevista com os aprovados na 1ª e 2ª etapas, sobre a bibliografia, prova escrita, proposta de trabalho e CV do candidato, bem como apresentação de portfólio contendo fichas técnicas dos trabalhos documentados (naqueles projetos nos quais a apresentação da produção é pertinente).
Calendário do processo seletivo:
- Solicitação de isenção de taxa: 05 de junho de 2006*
- Inscrições: 12 e 13 de junho de 2006
- Resultados da 1ª etapa: 20 de junho de 2006
- Prova escrita: 22 de junho de 2006 (período: das 14h às 17h)
- Resultados da 2ª etapa: 26 de junho de 2006
- Entrevistas (locais e horários divulgados oportunamente): 27 e 28 de junho de 2006
- Resultado final: 30 de junho de 2006
Prova escrita:
Exclusiva para os candidatos aprovados na 1ª etapa. A prova escrita abordará questões a partir da bibliografia indicada neste edital. Será permitida consulta à bibliografia indicada.
Bibliografia para a prova escrita e entrevista:
Obs. A indicação dos livros que se seguem não implica em obrigatoriedade de leitura de todos eles. O candidato tem a liberdade de elaborar a sua bibliografia, incluindo títulos não mencionados.
AGRA, Lucio. História da Arte do Século XX. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma historia concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992
CHIPP, Herschel Browing. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
STANGOS, Nikos. Conceitos fundamentais da arte moderna. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. 306 p. il.
junho 1, 2006
I Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche
I Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche
5 e 7 de junho de 2006
Teatro da Maison de France
Av Presidente Antônio Carlos 58, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2544-2533 / 3974-6699 ou contato@teatromaisondefrance.com.br
www.teatromaisondefrance.com.br
Promoção: Grupo de Pesquisa Spinoza & Nietzsche (SpiN), Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Apoio: UFRJ, CAPES, Consulado da França, Banco do Brasil
Inscrições e informações pelo e-mail: spinoza.nietzsche@yahoo.com.br (a conta para depósito será indicada por e-mail)
Valor das inscrições - Até o dia do evento para realizar depósito e enviar comprovante e ficha de inscrição, ou no local (dentro do limite de vagas):
Graduandos - R$ 45
Pós-Graduandos - R$ 60
Professores - R$ 80
Público em geral - R$ 80
I Congresso Internacional Spinoza & Nietzsche - Programação
5 de junho, segunda-feira (Teatro da Maison de France)
08h30 - Credenciamento e entrega de material (permanece ao longo do dia)
09h45 - Mesa de Conferências 1:
Prof. Dr. Maurício Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil)
Profa. Dra. Maria Cristina Franco Ferraz (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil)
Debate coordenado por Marcello Picchi (SpiN/UFRJ)
11h45 - Almoço
13h - Mesa de Conferências 2:
Prof. Dr. André Martins (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil)
Profa. Dra. Chantal Jaquet (Université de Paris I, Sorbonne, França)
Prof. Dr. Patrick Wotling (Université de Reims e Université de Paris IV - Nouvelle Sorbonne, França)
Debate coordenado por Jorge Moraes (SpiN/UFRJ)
16h30 - Coquetel de Abertura
6 de junho, terça-feira (sala Celso Lemos - IFCS)
9h - Comunicações
Mesa coordenada por Renato Nunes Bittencourt (SpiN/ PPGF/UFRJ)
10h20 - Intervalo
10h30 - Comunicações
Mesa coordenada por Hugusnardo de Carvalho (SpiN/UFRJ)
11h50 - Almoço
14h - Comunicações
Mesa coordenada por Luis Guilherme Barbosa (SpiN/UFRJ)
15h20 - Intervalo
15h30 - Comunicações
Mesa coordenada por Drayfine Teixeira (SpiN/UFRJ)
16h50 - Intervalo
17h - Comunicações
Mesa coordenada por Gabriel Cid (SpiN/UFRJ)
18h30 - Intervalo
18h40 - Comunicações
Mesa coordenada por Nastassja Pugliese (SpiN/UFRJ)
7 de junho, quarta-feira (Teatro da Maison de France)
10h - Comunicações
Alex Leite (UESB-BA)
Renato Bittencourt (UFRJ)
Nastassja Pugliese (UFRJ)
Debate coordenado por Gabriela Braga (SpiN/UFRJ)
11h10 - intervalo
11h20 - Comunicações
Bernardo Carvalho Oliveira (PUC-RJ)
Antônio Augusto M. de Pinho (PUC-RJ)
Jorge Moraes (UFRJ)
Debate coordenado por Luís Otávio Mantovaneli (SpiN/UFRJ)
12h30 - Almoço
14h - Mesa de Conferências 3:
Profa. Dra. Anna Hartmann (Universidade do Rio de Janeiro, UniRio, Brasil)
Prof. Dr. Homero Santiago (Universidade de São Paulo, Brasil)
Debate coordenado por Carlos Canano (UFRJ)
16h15 - Pause Café
16h30 - Mesa de Conferências 4:
Profa. Dra. Viviane Mosé (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil)
Prof. Dr. Filippo Mignini (Univesità di Maceratta, Itália)
Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Jr (Universidade de Campinas, Unicamp, Brasil)
Profa. Dra. Marilena Chauí (Universidade de São Paulo, USP, Brasil)
Debate coordenado pelo Prof. Dr. André Martins (UFRJ)
21h10 - Coquetel de Encerramento