|
setembro 29, 2021
Canclini participa do webinário Emergências Culturais Latino-Americanas, da Cátedra Olavo Setubal
Webinário marca lançamento de segundo caderno de pesquisa da Cátedra Olavo Setubal, tendo como tema Emergências Culturais
Parceria do Itaú Cultural com o IEA/USP, a cátedra, que atualmente tem o antropólogo argentino Néstor García Canclini como titular, reflete, neste encontro on-line, sobre o movimento cultural que originou a Lei Aldir Blanc e sobre a construção de redes impulsionada pelos Pontos de Cultura. Participam do encontro, entre outros, Canclini e os pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, que assinam o caderno.
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, realizada em parceria pelo Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, realiza no dia 30 de setembro, quinta-feira, às 14h, o webinário Emergências Culturais Latino-Americanas: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil. O encontro virtual, transmitido ao vivo pelo site do IEA/USP, marca o lançamento do segundo Cadernos de Pesquisa da atual titularidade da cátedra, exercida pelo antropólogo cultural Néstor Garcia Canclini, voltada aos processos de transformação da cultura e das comunicações contemporâneas.
Aberto ao público, o webinário conta com a participação de Canclini e dos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, especialistas em políticas culturais que acompanham o desenvolvimento do projeto do argentino. O trio de autores do caderno divide o debate com Luciana Modé, coordenadora do Observatório Itaú Cultural, Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, diretora do Centro Universitário Maria Antonia da USP, e Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra.
Tendo o mesmo nome do novo caderno lançado, o encontro – assim como a publicação – dá continuidade às reflexões dos autores sobre a institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais (projeto de Canclini na cátedra), abordadas no primeiro volume. A proposta, agora, é que Canclini, Brizuela e Sharine apresentem os temas abordados nessa segunda imersão, abrindo posteriormente a discussão para os demais convidados.
Anotações e debate
O caderno Emergências Culturais Latino-Americanas: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil, que dá base para o webinário, traz na apresentação assinada por Martin Grossmann e Liliana Sousa e Silva, coordenadora executiva da cátedra, destaques como “a existência de conexões entre o processo de elaboração e sanção da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) no Brasil e a construção de redes impulsionada pelos Pontos de Cultura, com seus desdobramentos em vários países da América Latina”.
Em A Enérgica e Larga Melodia do Acontecimento, Sharine Melo aborda o movimento social que originou a Lei Aldir Blanc, que foi uma das ações emergenciais para o setor cultural a serem adotadas durante o período de calamidade pública provocada pela pandemia de Covid-19. Para tanto, a pesquisadora entrevistou ativistas, gestores, artistas e profissionais da cultura que se articularam em rede pela aprovação e implementação da lei. Indo além, conversou, ainda, com beneficiários do programa.
Já Juan Brizuela se voltou à dimensão territorial dos processos de institucionalização cultural, no texto Emergência Cultural no Agreste Baiano, no qual se focou no Programa Cultura Viva e nos Pontos de Cultura em municípios do interior da Bahia. A partir de entrevistas com atores locais, o pesquisador aborda questões relacionadas ao território e a disputas sociais e religiosas, além da relação - no âmbito da geopolítica cultural brasileira - entre centros e periferias, interiores e metrópoles.
Juntos com Néstor García Canclini, Sharine e Brizuela assinam Os Pontos de Cultura na América Latina, texto de conclusão do caderno. Segundo eles, as pesquisas e considerações registradas no volume “apontam para processos de sedimentação transnacional de instituições, ao mesmo tempo frágeis e potentes, voltadas a organizações comunitárias e à busca por direitos culturais e cidadania”.