|
agosto 1, 2021
Cursos do segundo semestre de 2021 na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A partir das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, a Escola de Arte Visuais do Parque Lage (EAV) repensa sua experiência pedagógica que, há 45 anos, acontece em torno da maior floresta urbana do mundo. No dia 2 de agosto de 2021, a instituição abre o segundo semestre com 50 cursos remotos e presenciais.
Um corpo docente de aproximadamente 40 professores/artistas oferece proposições bastante diversas, com valores a partir de R$ 330. Os cursos estão subdivididos em oito núcleos artísticos: pintura e desenho, imagem em movimento, estudos críticos e curatoriais, volume e espaço, corpos, desenvolvimento de projetos/poéticas, oficinas gráficas e fotográficas e parquinho lage.
“Com base na experiência bem-sucedida com os cursos de julho, quando tivemos alunos de 18 estados brasileiros, trabalhamos ainda mais fortemente na formatação de cursos na plataforma digital para o segundo semestre. Seguimos muito entusiasmados com a possibilidade de novas experiências de troca entre pessoas de todo o país. As salas de aula virtuais passaram a ser um ponto de encontro da diversidade cultural brasileira e isso é de uma riqueza inestimável para alunos, artistas e professores”, avalia Yole Mendonça, diretora da EAV Parque Lage.
As aulas remotas eliminam fronteiras e estabelecem um fluxo de comunicação potente com públicos de outros países, inclusive, como observa a mexicana Pamela Conde Veja:
“Quando soube dos cursos on-line da EAV, fiquei grata pela oportunidade de construir novas expressões artísticas e de trocar pontos de vista bastante diversos com pessoas de todo o Brasil. Enxergar além das fronteiras que nos dividem está sendo uma experiência muito enriquecedora, inesperada e inspiradora”, comenta a aluna que assiste da Cidade do México ao curso de julho ‘Arqueologia do Cotidiano – O acontecimento e o trivial como instrumento de produção em arte’, da professora Fabia Schnoor.
Ulisses Carrilho, curador da EAV, ressalta que o programa pedagógico da instituição é pensado a partir das urgências da atualidade: “Nos interessa a arte que se pensa afetando e afetada pelo seu tempo e pela produção das imagens das pessoas. Esta é a gênese da EAV, desde a sua fundação em 1975, por Rubens Gerchman: a criação de uma escola que faça sentido diante das circunstâncias desse país, cada vez mais comprometida com a sociedade e preocupada em fazer da arte uma possibilidade de invenção para um número maior de pessoas”, afirma.
Sobre os desafios de migrar para o ambiente digital, o professor Bernardo Magina, que dá aulas de pintura, diz que foi preciso repensar do zero a dinâmica de seus cursos: “De início, foquei numa abordagem mais teórica e, a partir da própria experiência com os alunos, desenvolvi um modelo de exercícios práticos que vem funcionando muito bem on-line. Foi interessante observar a troca colaborativa entre alunos de diferentes gerações: os mais jovens orientando os mais velhos sempre que surgiam dúvidas tecnológicas. Ao final, todos se adaptaram.”
Em 2019, o aluno Leo Stuckert buscou o curso ‘Colagem como forma de pensamento’, de Pedro Varela, com o objetivo de levar para a pintura o raciocínio da colagem. A transferência das aulas para o ambiente digital não o afastou da EAV Parque Lage: “Nas aulas presenciais podíamos desenvolver os trabalhos com a interação do professor e dos colegas. A chegada da pandemia mudou a dinâmica e as propostas do Pedro passaram a ser apresentadas via fotografia, sem o compartilhar físico dos trabalhos. Por outro lado, a plataforma utilizada nos permitiu uma análise mais focada dos trabalhos e acesso infinito à produção de outros artistas, além da presença de alunos de regiões distintas do Brasil e do mundo”, avalia.
Cursos de curta duração
Artistas mulheres no brasil – módulo 1 | Fernanda Lopes e Carolina Martinez
Fotografia artevida: histórias e experiências | Simone Rodrigues
Experiências gráficas: narrativas e memórias do cotidiano | Bia Amaral e Giodana Holanda
Muito além da superfície | Susana Spadaccini
Atelier da escuta | Ana Emerich
Artistas mulheres no brasil – Módulo 2 | Fernanda Lopes e Carolina Martinez
Amor: cura ou loucura | Ana Benjó e Maria Teresa Melloni
Relações entre escultura-objeto-corpo | Paulo Couto
Aparecer e significar a arte abstrata | Paulo Couto
Composteiras: saberes regenerativos com Beatriz Nascimento | Millena Lízia e Walla Capelobo
Dimensões expositivas: da visualidade à cena | Sonia Salcedo Del Castillo
Exercícios críticos do olhar | Bruno Miguel
Exposições de arte visuais – da ideia à realização | Julia Baker e Stella Paiva
Fotografia iniciante | Thiago Barros
Portifólio de artista: estratégias de apresentação e desenvolvimento de carreira | Bruno Miguel
Cursos contínuos
Práticas artísticas de vida | Anna Costa e Silva
Questões prático teóricas da pintura na contemporaneidade | Bruno Miguel e Luiz Ernesto
Antiformas de intervenção | David Cury
Encontros e reflexões | Iole de Freitas
Xilogravura e conexões | Julio Castro
Exercícios fundamentais de pintura | Luiz Ernesto
Poética expositiva – desenvolvimento e acompanhamento de projetos | Sonia Salcedo Del Castillo
Litografia | Tina Velho⠀⠀
Desenho de observação. processos e outras práticas poéticas | Valério Ricci Montani⠀⠀
O desenho na arte contemporânea | Valério Ricci Montani
Cursos semestrais
A prática da pintura | Chico Cunha
Composição: como ler obras bidimensionais | Gianguido Bonfanti
Cor e forma | Bernardo Magina
Dinâmica das cores | Bernardo Magina
Experiências epidérmicas/epidêmicas: movimentos para organizações de cadernos de artistas-pesquisadoras/es | Millena Lízia
O processo criativo – assoviando e chupando cana | Charles Watson
Pintura hoje: produção e mapeamento em tempo real | Gustavo Matos e Bob N
Linguagens do espaço e tempo – volta ao mundo físico | Fabiana Éboli Santos
Oficina de pesquisa de linguagens do espaço e tempo | Fabiana Éboli Santos
Stencil em base fotográfica – da gravura à arte urbana | Julio Castro e Ana Clara Lemos
Oficina de transformação de materiais | Marcos Duarte
Fotografia e imagens técnicas – desenvolvimento de projetos | Denise Cathilina
Cor e forma 2 – aprofundando questões pictóricas | Bernardo Magina
Pintura brasileira: lado B | Bernardo Magina e Clarissa Diniz
Laboratório de pesquisa e prática de escrita em arte | Fernanda Lopes
Conversações sobre escritos de arte | Fernando Cocchiarale e Marcos Bonisson
Fotografia expandida | Denise Cathilina
Fios para labirintos | Mariana Manhães
Colagem como forma de pensamento | Pedro Varela
A arte cura | Nadam Guerra
Tópicos de curadoria e montagem de eventos de arte | Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli
Linguagens visuais: teorias e prática em videoarte e fotografia | Marcos Bonisson
Arte no parque [Pontes online] | Daniela Seixas e Deise Alcantara
Luz e cena | Iza Valente e Rogério Emerson Magalhães
Entre ontem e amanhã: laboratório de pesquisa e acompanhamento | Fábia Schnoor
Acesse as informações completas no dite da EAV Parque Lage