|
junho 15, 2021
Yná Kabe Rodríguez e convidados em Ativações na Hábito/Habitante na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A exposição coletiva Hábito/Habitante, realizada pela Escola de Artes Visuais, terá uma série de ativações. Reunindo cerca de 60 obras de mais de 40 artistas brasileiros, a mostra apresenta um arco de trabalhos que partem da década de 1960 e apontam para as coletividades.
Primeira Escola de Indisciplina do Brasil apresenta Semana Poliesportiva
Propondo práticas desportivas em suas instâncias de pluralidade e dissidência, reunindo questões de competição e indisciplina e o lugar das corpas em movimento quando estão no jogo. Através de aulas, atividades virtuais poliesportivas e um caderno de Educação Física da EIB.
Dentro da ideia de quadra poliesportiva em uma construção da “matéria” de Educação Física no currículo escolar, a Semana Poliesportiva da EIB busca apresentar outras noções de esporte, competição e práticas desportivas, nos alongando nas discussões de pedagogias transgressoras na educação das corpas, em um contexto de experiências marginais às “práticas corporais".
PROGRAMAÇÃO
Meditação e suas práticas indisciplinares
10 de junho, quinta-feira, 12h30-13h - Meditação guiada
Limites da performance: resistência das corpas em movimento
17 de junho, quinta-feira, 16h20-17h - Aula de Vogue Performance
Jogar Online: das práticas desportivas à distância e jogos online
24 de junho, quinta-feira, 19h-20h - Transmissão de jogo
Queimada e outros esportes transvestigêneres - Abertura da Quadra Poliesportiva
25 de junho, quinta-feira, 9h-17h - Esportes transvestigeneres
Happy Hour HH
25 de junho, quinta-feira, 16h20-18h - Happy hour virtual
Yná Kabe Rodríguez, 29 anos, Recanto das Emas, Distrito Federal. É bacharela em Artes Visuais pelo departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília e mestra em Arte Contemporânea pelo programa de Pós-Graduação em Arte Visuais. (PPGAV) na linha de pesquisa MPAC (Métodos e Processos em Arte Contemporânea). Trabalha como artista-babá-curadora-pesquisadora, ocupando o cargo de secretária na SEC-EIB (Secretaria para o Desenvolvimento da Primeira Escola de Indisciplina do Brasil) e é mãe na Casa de Olfenza.
Primeira Escola de Indisciplina do Brasil
A Primeira Escola de Indisciplina do Brasil (EIB) é um processo de imaginação político-pedagógico, que busca investigar as diversas possibilidades de construir um currículo a partir das pedagogias/aprendizagens indisciplinares territorializando o Brasil como escola e pátio de produção de conhecimento dissidente. A secretaria (SEC-EIB) e a escola têm como função organizar as atividades e proposições para imaginação como a construção de um currículo escolar e a produção do Projeto Político-Pedagógico da escola, jogando com as expectativas e parâmetros do que seria válido como conteúdo escolar, o corpo docente de uma escola de indisciplina, os territórios de aprendizagem e os diversos materiais pedagógicos.