|
junho 3, 2021
Respiração: o novo programa público do Pivô
Programação gratuita é composta por uma série de conversas, aulas e oficinas online
Respiração é um programa público gratuito que atravessa toda a programação do Pivô, contemplando a residência Pivô Pesquisa, o Programa de Exposições e o Pivô Satélite. Informado pela não separabilidade, o programa percebe corpo e mente como organismo único, profundamente implicado em todas as coisas do universo. Ao longo do ano, serão investigadas relações entre corporeidades, sexualidades, territorialidades, ancestralidades, classe, raça e gênero.
O objetivo do programa transversal é estabelecer diálogos entre pesquisas artísticas distintas e articular as discussões realizadas no contexto dos programas do Pivô, estendendo-as a um público mais amplo. A programação, realizada online nesta primeira etapa, é composta por uma por uma de série de conversas, aulas e oficinas que pretendem instaurar um espaço de criação construído coletivamente e permeável à trocas intelectuais e afetivas. O programa visa instigar a imaginação, o abdômen, os joelhos e os quadris, a partir de interlocuções entre os mais diversos saberes. Seu conteúdo está sendo concebido em diálogo entre a equipe do Pivô e alguns dos inúmeros curadores e artistas que têm colaborado com a instituição em 2021.
A programação será inaugurada em 4 de junho com um exercício de criação visionária. A poeta e filósofa abigail Campos Leal apresentará uma introdução teórica e conceitual à imaginação radical preta. abigail é uma das organizadoras do Slam Marginália, uma competição de poesia feita por e para pessoas trans. No formato de oficina, “eu era uma estrela: introdução à imaginação radical preta” inclui também um breve exercício de fabulação radical através da escrita, estimulado pelas produções de Carolina Maria de Jesus, Samuel Delany, Octavia Butler, Saidiya Hartman, Conceição Evaristo, Jota Mombaça, Ventura Profana e Castiel Vitorino Brasileiro. Como parte deste projeto, serão concedidas 5 bolsas de estudo no valor de R$100 para pessoas trans em situação de vulnerabilidade econômica (inscrições encerradas).
Partindo da obra “Delirar o racial”, dos artistas Davi Pontes e Wallace Ferreira, a segunda atividade do programa público investigará o conceito de coreografia. O filme da dupla, que está em cartaz na plataforma digital Pivô Satélite, será o disparador para a conversa entre os artistas e o professor e pesquisador André Lepecki. Lepecki é Professor Titular e Coordenador do Departamento de Performance Studies na New York University. Seus escritos e conferências exploram as relações entre a dança, a coreografia, o espaço urbano e a ordem neoliberal, observando sempre “a capacidade imanente da dança de teorizar o contexto social”. No novo filme, Pontes e Ferreira lançam mão de recursos coreográficos, uma série de ações que lidam com a incerteza, a desordem e o provisório, para escapar do fantasma da linearidade e pensar uma ética fora do tempo para vidas negras. A conversa acontecerá no dia 09 de junho, transmitida ao vivo pelo YouTube, com mediação do curador Victor Gorgulho e interpretação simultânea em Libras.
Em três encontros por semana, a partir de 17 de junho, a artista Deise de Brito apresentará o curso “Devolve o meu quadril?”. O conjunto de estudos práticos explora a interligação entre a coluna, a pélvis, a bunda, as coxas, os joelhos e os pés, através de uma fundamentação corporal negro-diaspórica. A proposta tem como âncora danças negras orientadas sob uma gestualidade cotidiana. Deise de Brito é artista da dança e do teatro, educadora e Doutora em Artes. Sua pesquisa é voltada a artistas negros em gêneros ligados ao entretenimento, além de investigações relacionadas ao corpo na diáspora negra das Américas. Sua premissa é a desobediência como estratégia de descolonização do corpo e da mente.
O Ciclo II do Pivô Pesquisa 2021, sob condução da curadora Catarina Duncan, receberá Tiganá Santana em sua aula inaugural, em 24 de junho. Compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, pesquisador, professor e tradutor, Santana é reconhecido internacionalmente como um dos grandes pesquisadores brasileiros das línguas africanas e da música afrodiaspórica. O encontro será no formato de uma conversa aberta, explorando musicalidades e saberes, para tratar da relação estabelecida entre entes, seres, coisas, imaterialidades existentes em qualquer dimensão de realidade, tendo como fundamento a cosmologia africana dos bantu-kongo. Mais informações em breve. A curadora nos explica: “Busco construir no espaço e tempo do segundo ciclo do Pivô Pesquisa encontros de acolhimento, que alimentem a alma, o corpo e a mente de maneira integrada. Tiganá e Inaê são mestres de vivências integradas, entre mundos, linguagens e experimentações que podem nos guiar nessa caminhada."
Encerrando a primeira etapa do programa, a artista Inaê Moreira apresentará sua pesquisa sobre o que tem chamado de Dança Intuitiva, em que busca estabelecer relações entre movimento, memória e corpografias ancestrais em espaços coletivos de pesquisa. Èmí Wá, a mãe Oxum, empresta seu nome à oficina que, a partir de 02 de julho, será realizada em cinco encontros coincidindo com as mudanças de fases da Lua. Em iorubá, a palavra èmí significa o sopro da vida e pode ser traduzida para o português como respiração, a produção da energia vital. A artista conta: “Nesta prática vamos transitar entre os mangues, rios, mares, florestas e ventanias que ancoram a espiritualidade Iorubá, respirando com consciência por meio de forças que têm o poder de curar e de expandir nossas potências criativas”.
Respiração, programa público transversal, conta com o patrocínio de Beck's
PROGRAMAÇÃO
"eu era uma estrela: introdução à imaginação radical preta"
Oficina com abigail Campos leal
04 de junho, das 16h às 19h
20 vagas
Gratuito (inscrições encerradas)
"Delirar o racial: coreografia e o futuro sem tempo"
Conversa com André Lepecki, Davi Pontes e Wallace Ferreira
Mediação: Victor Gorgulho
09 de junho, 19h
Gratuito pelo canal de YouTube do Pivô
"Devolve o meu quadril?"
Oficina com Deise de Brito
17, 24 de junho e 01 de julho, das 15 às 17h
30 vagas
Gratuito
Tiganá Santana: aula inaugural Pivô Pesquisa 2021 Ciclo II
Mediação: Catarina Duncan
24 de junho, 18h
Gratuito pelo canal de YouTube do Pivô
"Èmí Wá"
Oficina com Inaê Moreira
02, 09, 17, 23 e 31 de julho, das 16 às 18h
30 vagas
Gratuito
Informações e inscrições em www.pivo.org.br.