|
abril 4, 2021
História Excêntrica da Arte Contemporânea com Daniela Labra e Clarissa Diniz no Zait
História excêntrica da arte contemporânea
O curso é ministrado por Daniela Labra e Clarissa Diniz em aulas temáticas que comentam movimentos, artistas, teóricos, exposições e eventos não só circunscritos nas regiões que configuram a narrativa hegemônica da História da Arte. Assim, elaboramos contra-narrativas oficiais a partir de um panorama artístico histórico diverso, transnacional e crítico.
Matrículas abertas par o curso de 6 de abril a 4 de maio de 2021
PROGRAMA
Aula 1. Apresentação geral e discussão: ex-cêntrico desde qual centro? Uma conversa sobre narrativas canônicas e modernismos reinventados. (com Daniela Labra e Clarissa Diniz)
Aula 2. Ornamento não é crime (com Clarissa Diniz)
Em 1908, o arquiteto Adolf Loos lança o texto "Ornamento e crime", colaborando para o cânone racista que, desde sua perspectiva euro-etnocêntrica, pretende esvaziar certos complexos onto-estéticos ao encarcerá-los como "adornos" ou "ornamentos". A aula retoma o texto de Loos e o problematiza e transborda a partir de outros modos de compreender as agências das formas, traçando um percurso por entre a art déco, a arte moderna e a arte indígena contemporânea no Brasil.
Aula 3. Vanguardas do pós-Guerra para além dos eixos (com Daniela Labra)
Com uma abordagem geopolítica, comentamos sentimentos de vanguarda estética no pós Guerra e ações artísticas em regiões como Japão, Argentina, Senegal, Leste Europeu e outras.
Aula 4. Estéticas Visionárias (com Clarissa Diniz)
A partir da experiência peruana de Pablo Amaringo e da Escola Usko-Ayar (1988), esta aula percorre projetos, gestos e intencionalidades estético-políticas dedicadas não à episteme realista, mas a mundos que só se dão a ver em condições e contextos singulares. Por entre uma trama de identificações e de diferenças entre práticas de "miração" ou de "ficção visionária", investigamos como o engajamento das artes com aquilo que não cabe na chave do visível pode elaborar críticas, possibilidades e alternativas ao mundo tal como o vemos.
Aula 5. Sistema da Arte Contemporânea e o ex-cêntrico comodificado: negociações, concessões e possibilidades estéticas-éticas (com Daniela Labra).
Aula de encerramento com uma discussão sobre o panorama das artes atual as fricções entre mercado e existência artística.
Com Daniela Labra, curadora, crítica e fundadora da Plataforma Zait e Clarissa Diniz, curadora e pesquisadora, mestre em história da arte pela UERJ, doutoranda em antropologia pela UFRJ e professora da EAV Parque Lage.
De 06/04 a 04/05
Terças das 10h às 12h (Horário de Brasília)
Valor:
Curso live: R$ 450,00
Com acesso exclusivo às gravações das aulas e materiais complementares no Fórum Zait.
Inscrições online