|
dezembro 7, 2020
Arquipélago traz reflexões sobre Tunga e Waltercio Caldas ao MARGS Online, Porto Alegre
MARGS traz reflexões sobre obras de Tunga e Waltercio Caldas em parceria com coletivo de artistas e pesquisadores
Desenvolvida pelo Arquipélago, ação será apresentada em duas etapas no Instagram e Facebook do Museu, trazendo a público análises escritas e visuais sobre obras do Acervo Artístico da instituição
De 7 a 12 de dezembro de 2020, serão compartilhadas reflexões a partir do tríptico de desenhos “01”, do artista Tunga. E de 14 a 19 de dezembro de 2020, sobre “O colecionador”, livro de artista de Waltercio Caldas
Fechado ao público para reformas e melhorias, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) intensifica suas ações nas redes sociais e apresenta ao público um programa especial de reflexões sobre obras que integram o Acervo Artístico do Museu. Dois grandes nomes da arte contemporânea no Brasil terão seus trabalhos analisados: Tunga (1952-2016) e Waltercio Caldas (1946).
Os exercícios crítico-visuais começam a ser compartilhados a partir desta segunda-feira, 7 de dezembro de 2020, e se estendem até o dia 19 de dezembro de 2020, no Instagram e no Facebook do MARGS. Serão duas edições de parceria do Museu com o Arquipélago – coletivo de artistas e pesquisadores que difunde por meios digitais conteúdos relacionados à arte contemporânea e à produção artística.
Por meio do projeto Delta, participantes do Arquipélago desenvolvem análises escritas e/ou visuais a partir de obras integrantes de acervos ou de exposições de instituições artísticas de Porto Alegre e região. No caso do MARGS, foram selecionadas as seguintes obras de seu Acervo Artístico: “01” (1984-86), tríptico de desenhos de Tunga, e “O colecionador” (1974), livro de artista de Waltercio Caldas.
Na primeira semana de programa, de 07 a 12.12.2020, o exercício crítico-visual será voltado à obra “01”, de Tunga, adquirida em 1986 pelo Museu através de prêmio no “Salão Caminhos do Desenho Brasileiro”. O trabalho é emblemático por evocar diversos signos recorrentes e que se transubstanciam no universo poético de Tunga: o tacape, potencializado pelo magnetismo; os corpos duplicados, em uma estranha unidade; e o Torus, exótica figura topográfica que o artista elege como seu labirinto e que permite pensar em diferentes conexões entre tempo e espaço.
Os textos e as referências visuais com múltiplos caminhos possíveis para pensar essa obra de Tunga serão apresentados pelos artistas e pesquisadores do Arquipélago: Ana Alice, Andressa Cantergiani, Daniele Barbosa, Ío (duo formado por Laura Cattani e Munir Klamt), Letícia Lopes e Marcelo Gobatto.
A segunda edição do programa, de 14 a 19.12.2020, compartilhará reflexões impulsionadas pelo livro de artista "O colecionador" (1974), de Waltercio Caldas – obra doada ao MARGS no ano de 2000 pelo empresário e colecionador Gilberto Chateaubriand Bandeira de Mello (1925). A partir da coleção de “fins” proposta no livro de Waltercio Caldas, as análises desdobrarão, tanto crítica quanto poeticamente, questões relevantes da atualidade, em seus frequentes encerramentos e recomeços.
Os conteúdos sobre esse trabalho de Waltercio Caldas serão apresentados pelos artistas e pesquisadores que integram o coletivo Arquipélago: André Severo, Eduardo Veras, Guilherme Mautone, Juliana Proenço, Luísa Kiefer e Paulo H. Lange.
SOBRE ARQUIPÉLAGO
Arquipélago é um movimento coletivo de artistas e pesquisadores/as das artes ilhados/as, dispostos/as a compartilhar processos e potências criativas, como forma de reexistência e conexão em meio ao isolamento e às diversas crises que o permeiam. Criado em março de 2020, por Juliana Proenço, Laura Cattani e Munir Klamt, a partir da ideia de Frantz, o perfil difunde diariamente conteúdos relacionados à arte contemporânea e à produção artística.
instagram.com/arquipelago_2020
SOBRE DELTA
Um dos projetos desenvolvidos no Arquipélago chama-se "Delta". Nele, participantes do perfil desenvolvem análises escritas e/ou visuais a partir de obras integrantes de acervos ou de exposições de instituições artísticas de Porto Alegre e região; já se realizaram duas edições em parceria com a Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão. Sempre há mais um/a de “comentador/a” para uma mesma obra, buscando-se, com a iniciativa, desvelar os múltiplos caminhos, referências e ideias que podem surgir a partir de um trabalho artístico. Os resultados são postados fragmentando-se a imagem da obra no feed do Instagram, em uma espécie de mosaico – os/as espectadores/as são convidados/as a reconstruí-la, conferindo as diversas propostas críticas apresentadas.
Programa – Obra “01”, de Tunga
07.12: Por Andressa Cantergiani
08.12: Por Marcelo Gobatto
09.12: Por Ío (duo formado pelos artistas e pesquisadores Laura Cattani e Munir Klamt)
10.12: Por Daniele Barbosa
11.12: Por Ana Alice
12.12: Por Letícia Lopes
Programa – Obra “O colecionador”, de Waltercio Caldas
14.12: Por André Severo
15.12: Por Guilherme Mautone
16.12: Por Eduardo Veras
17.12: Por Juliana Proenço
18.12: Por Paulo Lange
19.12: Por Luísa Kiefer
PARCERIA MARGS-ARQUIPÉLAGO
A partir de obras de Tunga e Waltercio Caldas que integram o Acervo Artístico do MARGS
De 7 a 19 de dezembro de 2020, nas redes sociais do MARGS
Instagram: instagram.com/museumargs
Facebook: facebook.com/museumargs