|
setembro 28, 2020
Conversa online com Raquel Nava e Graça Ramos na Referência
A curadora e historiadora da arte Graça Ramos e a artista visual Raquel Nava participam da Conversa online “De corpos quentes e frios”, com transmissão pelo Instagram @referenciaarte, quando abordarão temas pertinentes à produção de Raquel Nava como o uso da cor, o desenho, a pintura, a instalação, a moldagem, a taxidermia, influências, similaridades e as mudanças de rota. O público pode participar da conversa com perguntas e comentários.
30 de setembro de 2020, quarta-feira, às 17-18h
Referência Galeria de Arte
Instagram @referenciaarte
Raquel Nava (1981) investiga o ciclo da matéria orgânica e inorgânica em relação aos desejos e hábitos culturais, usando taxidermia e restos biológicos de animais justapostos aos materiais industrializados em suas instalações, objetos e fotografias. A variação cromática com a qual trabalha nos objetos e fotografias se aproxima da paleta utilizada na sua produção de pintura. A diversidade de sua produção está nos experimentos com técnicas e materiais, mas sempre surge uma referência aos órgãos ou aos organismos.
Formou-se em artes visuais pela Universidade de Brasília (2007), obteve título de mestre em Poéticas Contemporâneas pela mesma instituição (bolsa Capes 2010-12) e foi aluna da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (2005). Trabalhou como professora de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UnB (2010-2017). Expõe com regularidade desde 2006, tendo realizado mostras no Brasil e no exterior.
Em 2016 teve o projeto de Pesquisa e Residência Artística Taxidermia Contemporânea: transformações e apropriações contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura/DF- Brasília. Indicada ao Prêmio Pipa 2018 e ao Prêmio Indústria Nacional Marcantônio Vilaça 2019. Vive e trabalha em Brasília.
Graça Ramos é doutora em História da Arte e curadora independente. Atua em Brasília.
Material de imprensa realizado por Agenda KB Comunicação - Luiz Alberto Osório