|
julho 2, 2020
Rommulo Vieira Conceição no Arte em Diálogo do MNBA nas redes sociais
Premiado artista baiano (Salvador, 1968), e radicado há vinte anos em Porto Alegre (RS), Rommulo Vieira Conceição vai falar sobre suas obras, o processo de criação, e sua trajetória, no projeto Arte em Diálogo - Na Quarentena, nesta sexta-feira, dia 3 de julho, às 16h, em vídeo compartilhado nas redes sociais do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram - Facebook @MNBARio / Instagram @mnbario.
Rommulo Vieira Conceição é um artista visual negro, professor e pesquisador que trabalha com diversos meios, como a instalação, os objetos, a escultura, o desenho e a fotografia, explorando as sutilezas de percepção do espaço na contemporaneidade e as relações do homem contemporâneo no mundo atual.
Na capital gaúcha, Rommulo desenvolveu seu mestrado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005 – 2007) e o doutorado em geologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Suas obras remetem à percepção do homem contemporâneo ao espaço físico que ele ocupa. Segundo Rommulo, “A organização, a percepção e a utilização do espaço físico caracterizam o comportamento social e demonstram características da identidade do homem no espaço/tempo da sua existência. Dessa forma, ao sobrepor diferentes espaços, eu imagino, dentre outras coisas, estar trabalhando também com as características da identidade do homem contemporâneo, que são complexas, simultâneas e atravessadas pela sobreposição de interesses e conteúdos da sua época”.
Rommulo Conceição vem encorpando seu currículo desde 1998, com mostras individuais e coletivas, e residências artísticas no Brasil, na Argentina, na Austrália, no Japão e na Finlândia. Em 2016 participou da exposição coletiva “Territórios: artistas afrodescendentes no acervo da Pinacoteca” na Pinacoteca de São Paulo,entre outras exposições. Entre as premiações obtidas estão Rumos Itaú Cultural (2006), 1º Prêmio FUNARTE de Produção em Artes (2008/2009), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias de São Paulo (2012) e Prêmio Aquisição Marcantônio Vilaça-FUNARTE (2012).
O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram desenvolveu o projeto Arte em Diálogo - na quarentena, para as redes sociais, a fim de proporcionar aos artistas contemporâneos e à sociedade uma interação afetiva e reflexiva, neste difícil momento de isolamento social.