|
janeiro 27, 2020
Oficinas com Ana Paula Oliveira, Fernando Limberger e Daniel Caballero na Casa do Parque, São Paulo
Oficinas gratuitas com os artistas da exposição Três paisagens na Casa de Cultura do Parque: Coleta de sementes do Parque Villa-Lobos para plantio, dobraduras em papel e modelagem com argila são as atividades propostas para adultos e crianças com mais de 6 anos.
8 de fevereiro de 2020, sábado, 10h às 13h e 15h às 17h
Casa de Cultura do Parque
Av. Prof. Fonseca Rodrigues 1300, Alto de Pinheiros, São Paulo
11-3811-9264 ou ccparque.com
Como parte das ações do Núcleo Educativo da Casa de Cultura do Parque, serão oferecidas oficinas com os artistas participantes da exposição Três paisagens, em cartaz até 15 de março.
Fernando Limberger e Ana Paula Oliveira iniciam as atividades no dia 8 de fevereiro. Às 10h, Limberger recebe os participantes para uma expedição ao Parque Villa-Lobos, que fica em frente à Casa, em uma ação semelhante a que ele realizou para criar a instalação Paisagem reflexa (2019), obra que faz parte da mostra e que propõe uma relação entre paisagem e paisagismo.
Durante muitos meses, Limberger, que também é paisagista, coletou e preparou sementes do parque para então plantar sobre um desenho de inspiração modernista – que nunca vai se completar, pois algumas sementes não vão germinar e outras requerem mais tempo que o da exposição.
Na primeira parte da oficina, o artista vai orientar na localização e coleta de sementes de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas disponíveis no parque nesta época do ano. Na segunda etapa, de volta à Casa de Cultura do Parque, os participantes recebem noções básicas sobre secagem, identificação das espécies e preparação para o plantio.
No mesmo dia, às 15h, Ana Paula Oliveira propõe uma oficina de dobraduras em papel que está presente em Tempo hábil (2019), trabalho inédito para a exposição em cartaz. A obra é composta por seis dormentes de madeira presos por cintas para amarrar carga de caminhão, que sustentam a peças formando uma pirâmide triangular suspensa. De uma das arestas desta pirâmide, saem 5 mil dobraduras de papel na forma de cigarra invadindo o espaço.
Nesta oficina, Oliveira ensina técnicas básicas da tradicional técnica japonesa, o origami, para os participantes confeccionarem dobraduras de cigarra, pássaro tsuru, pirâmide, cubo e outras, sempre sobre quadrados perfeitos de papel.
No encerramento da mostra Três paisagens, dia 14 de março, às 15h, Daniel Caballero conta a história de São Paulo partindo da formação vegetativa da cidade para realizar a oficina Histórias da terra vermelha. Neste encontro, os participantes fazem exercícios de modelagem com argilas e com terra vermelha, uma característica dos Campos de Piratininga, local onde a cidade de São Paulo começou.
Na dinâmica da oficina, Caballero introduz a prática da modelagem, enquanto amplia o repertório imaginativo, numa relação de empatia pelo solo e senso de lugar.
Oficinas com os artistas da exposição Três paisagens
Paisagem reversa: coleta e preparação de sementes para o plantio
Com Fernando Limberger
Data: 8 de fevereiro, sábado, das 10h às 13h
Vagas: 15 pessoas (crianças a partir de 6 anos e adultos )
Tempo hábil: dobraduras em papel
Com Ana Paula Oliveira
Data: 8 de fevereiro, sábado, das 15h às 17h
Vagas: 15 pessoas (crianças a partir de 6 anos e adultos)
Histórias da terra vermelha: modelagem em argila
Com Daniel Caballero
Data: 8 de fevereiro, sábado, das 15h às 17h
Vagas: 15 pessoas (crianças a partir de 6 anos e adultos)
Inscrição pelo email contato@ccparque ou pelo whatsapp 11-99797-5058
Três Paisagens, exposição com Ana Paula Oliveira, Daniel Caballero e Fernando Limberger
Visitação: quarta a sexta, das 11h às 19h, sábados e domingos das 10h às 18h, até 15 de março de 2020
Sobre A Casa de Cultura do Parque
A Casa de Cultura do Parque, inaugurada em março de 2019, oferece oportunidades de vivências criativas e plurais no campo das artes e do conhecimento. A programação abarca exposições de arte, oficinas e apresentações musicais, além de cursos no campo artístico. São ações diversas, que se complementam, e que fazem da Casa do Parque um espaço singular no contexto cultural da cidade de São Paulo. O Núcleo Educativo oferece visitas mediadas às exposições da Casa de Cultura do Parque para grupos de escolas públicas e privadas, além de promover debates, ciclo de palestras e oficinas para diferentes públicos.