|
janeiro 19, 2020
Programa de Residências Linha 2020/01 - Inscrições
O Programa de Residência do Linha, em Porto Alegre, selecionará até 12 artistas para trabalharem nos ateliês compartilhados do prédio, sob orientação das curadoras convidadas Gabriela Motta e Fernanda Albuquerque, e da curadora geral do Linha, Luísa Kiefer. O Programa prevê uma série de encontros para discussão e acompanhamento da produção do projeto proposto, bem como saídas de campo e open studios para convidados do meio artístico. O novo formato fortalece a atuação do Linha também como espaço de formação.
Inscrições até 2 de fevereiro de 2020
Linha
Av. São Pedro 540, São Geraldo, Porto Alegre, RS
A residência tem duração de 5 meses e após a finalização estão previstas exposições coletivas que darão conta de mostrar ao público aquilo que foi produzido ao longo do primeiro semestre. Dúvidas podem ser encaminhadas para linhapoa.curadoria@gmail.com
Sobre o Linha
O Linha é um espaço independente de artes visuais, localizado em Porto Alegre. Um lugar aberto, múltiplo e inovador, que tem como principal objetivo promover o acesso de diferentes públicos à arte e aos artistas. Para isso, está organizado em três eixos centrais: ateliês de artistas, com um Programa de Residência, galeria e bar. Reúne, em um mesmo espaço, formação, produção, difusão e pesquisa em artes visuais.
No prédio de quatro andares, localizado na Av. São Pedro, no quarto distrito, há 3 ateliês compartilhados e um individual. Os artistas residentes são selecionados por meio de edital público e são acompanhados por curadores que propõem interlocuções, diálogos e orientação ao longo de sua permanência no Linha. Além dos ateliês, exposições, oficinas, workshops, exibição de filmes e outras atividades ligadas ao campo cultural tem espaço no bar e na galeria.
EDITAL
Programa de Residências Linha 2020/01
1. Apresentação
O LINHA é um espaço autônomo de artes visuais, localizado na Av. São Pedro, no quarto distrito, em Porto Alegre. Um lugar aberto, múltiplo e inovador, que tem como principal objetivo promover o acesso de diferentes públicos à arte e aos artistas, bem como ser um espaço de formação, produção, difusão e pesquisa em artes visuais. Para isso, está organizado em três eixos centrais: programa de residências, galeria e bar.
Este edital destina-se à ocupação dos ateliês e está aberto a todos artistas que desejem participar do Programa de Residências - Linha, ao longo do primeiro semestre de 2020. Durante cinco meses, os artistas selecionados trabalharão em um ateliê compartilhado e serão acompanhados por uma equipe curatorial. Ao longo do período, ocorrerão encontros mensais de orientação e discussão dos projetos em desenvolvimento, bem como formação de uma bibliografia comum, saídas de campo, open studio com participação de convidados do circuito das artes e comidas compartilhadas com discussões sobre temas e tópicos pertinentes. Nos dois meses seguintes ao término da residência, serão realizadas exposições coletivas, por grupos, para mostrar a produção realizada no período.
Como queremos manter o Linha como um espaço aberto, de constante troca e compartilhamento, para que possamos aproximar as artes do nosso dia a dia, os artistas que se candidatam ao programa deverão estar dispostos a receber, vez ou outra, o público visitante que possa querer conhecer os trabalhos em desenvolvimento.
2. Objetivo
Este edital tem como objetivo selecionar os artistas que irão participar do Programa de Residências - Linha, ao longo do primeiro semestre de 2020 (de março a julho).
3. Das vagas
São oferecidas até 12 vagas.
4. Das atribuições do Linha
4.1. O Linha oferece: Um espaço de trabalho em uma sala a ser compartilhada por até 4 artistas, com cerca de 53m 2 ; mesa de trabalho e cadeira; wifi de alta velocidade no prédio inteiro; banheiros equipados com chuveiro e tanque para limpeza de materiais; infraestrutura e limpeza das áreas comuns; divulgação do artista e de sua produção por meio das redes sociais do Linha e eventuais veículos de comunicação; possibilidade de expor e vender trabalhos no bar e em outras áreas previamente delimitadas pela equipe do Linha, conforme item 12.3 deste edital; possibilidade de realizar workshops/oficinas pagos, conforme item 12.4 deste edital.
4.2. O Programa de Residência consiste em:
- acompanhamento da produção pela equipe curatorial, com encontros mensais em grupos de até 4 artistas, para discussão e orientação a respeito da produção em desenvolvimento, visando a profissionalização do artista;
- dois encontros para partilhar uma refeição e discutir tópicos pertinentes a serem escolhidos pelo grupo;
- duas saídas de campo (ateliês de artistas, exposições, museus);
- um open studio, com a participação de críticos e curadores convidados para conhecerem a produção desenvolvida no Linha;
- participação do artista em uma exposição coletiva, organizada pela equipe curatorial, a ser realizada nos meses seguintes ao término do período de residência (agosto e setembro).
5. Das atribuições dos candidatos
Todos os candidatos se comprometem a:
- respeitar as regras da casa e do ateliê compartilhado, bem como firmar o contrato proposto pelo Linha para dar início a sua participação no Programa de Residência;
- participar das atividades propostas pela equipe de curadoria e dos encontros mensais de orientação;
- estar aberto, vez ou outra, a receber visitas em seu ateliê, uma vez que a ideia do prédio é funcionar também como ateliê aberto;
- fornecer à equipe do Linha material para divulgação da sua obra e do projeto em desenvolvimento.
6. Do investimento
A mensalidade do Programa de Residência é de R$ 650,00. Neste valor está incluído o espaço de trabalho, a infraestrutura e o acompanhamento da equipe curatorial.
6.1 Da forma de pagamento
A mensalidade será paga via depósito bancário até o dia 10 de cada mês. O não pagamento até a data estipulada implicará em multa de 2% e juros de 0,5% ao dia, conforme regras do contrato.
7. Do período de permanência
O Programa de Residência tem duração de 5 meses. Caso o artista opte por sair antes, ele deverá dar aviso prévio de 1 mês, para que a vaga possa ser preenchida por um candidato suplente. O aviso poderá ser feito de duas formas: permanência durante o mês do aviso ou o pagamento da mensalidade integral e saída do ateliê na data escolhida.
8. Das inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente online. O interessado em participar do Programa de Residências - Linha 2020/01 deverá preencher a ficha de inscrição disponível no link http://bit.ly/formulariolinha2020 e enviar por email (assunto: Inscrição Programa de Residências - NOME DO ARTISTA), para o endereço linhapoa.curadoria@gmail.com, em um único arquivo pdf: portfólio (cujo nome do arquivo deverá ser o nome do artista), incluindo:
- dados para contato
- minibio
- currículo /
- imagens de trabalhos, com ficha técnica das obras apresentadas (título, data, materiais, dimensões, etc.)
O arquivo final não deverá ultrapassar 10MB.
9. Da seleção
A seleção se dará por meio da avaliação do dossiê e da ficha de inscrição. Serão levados em consideração a consistência da produção e a coerência e a viabilidade do projeto proposto para ser desenvolvido ao longo da residência.
9.1. A análise dos dossiês será realizada pela mesma equipe curatorial que será responsável pelo acompanhamento dos artistas ao longo do período de residência.
9.2. A divulgação do resultado será realizada por email e pelas redes sociais do Linha.
10. Cronograma
Lançamento do edital - 19/12/2019
Encerramento das inscrições - 02/02/2020
Divulgação dos artistas selecionados - 17/02/2020
Envio da documentação - 18 a 21/02/2020
Chamada de suplentes - 27/02/2020
Início da residência - 02/03/2020
11. Da equipe curatorial
A equipe curatorial do Programa de Residência - Linha 2020, primeiro semestre, será composta por:
Fernanda Albuquerque. Curadora, pesquisadora e professora do Curso de Museologia, da Especialização em Práticas Curatoriais e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, todos eles da UFRGS. É Doutora em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pela UFRGS (2015), com estágio na University of the Arts London (UAL). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011) e Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Já desenvolveu projetos para instituições como Instituto Tomie Ohtake, Bienal de São Paulo, Goethe Institut Porto Alegre, Santander Cultural, Bienal do Mercosul, Galería Gabriela Mistral, Fundação Ecarta, Museu Murillo La Greca e Centro Universitário Maria Antonia. Desde 2014, realiza, em parceria com Mônica Hoff, o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação, com edições em Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo. Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo.
Gabriela Motta. Curadora, crítica e pesquisadora em artes visuais. Doutora em Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, pela USP (2015), e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É bolsista do PNPD/CAPES - PPGAV-UFPEL (2016 – 2020). Entre os projetos de reconhecidas instituições nas quais atuou estão o Prêmio IP Capital Partners de Arte – PIPA 2015; Prêmio Marcantonio Vilaça CNI-SESI/2014; Rumos Itaú Artes Visuais, edição 2011/2013 e edição 2008/2010; projetos com as instituições MAC – USP, MAC Niterói e Fundação Iberê Camargo. Em 2010 foi contemplada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais. É autora do livro “Entre olhares e leituras: uma abordagem da Bienal do Mercosul”, publicado pela editora ZOUK. Tem artigos publicados em diversas revistas especializadas e em catálogos sobre arte contemporânea.
Luísa Kiefer. Curadora geral do Linha. É Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Realizou estágio doutoral no departamento de fotografia da School of Media, Arts and Design da University of Westminster, Londres, Inglaterra. É Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo mesmo programa e jornalista formada pela PUCRS. Desde 2013, atua como curadora independente, tendo realizado exposições em diversos espaços de arte de Porto alegre, como Fundação Ecarta, Galeria Gestual, Espaço Cultural ESPM, Galeria Mamute, Sala Branca da Galeria Alice Floriano, Instituto Ling e Fundação Vera Chaves Barcellos. É proprietária do Atelier das Pedras, espaço que abriga o acervo da artista Gisela Waetge.
12. Das disposições gerais
12.1. São oferecidas até 12 vagas. O Linha não tem a obrigação de preencher todas as vagas ofertadas, ficando esta decisão a cargo da comissão de seleção.
12.2. São encorajadas e desejadas produções em diferentes técnicas para promover a multiplicidade das artes visuais.
12.3 Será permitida a comercialização de obras dentro do espaço do ateliê, ao longo do período de residência do artista no Linha. Tais vendas serão de inteira responsabilidade do artista.
12.4. O artista interessado poderá propor a realização de workshops e oficinas pagos. O Linha se ocupará da divulgação e do gerenciamento das inscrições. O Linha ficará com uma taxa de 30% sobre o valor total das inscrições.
12.5. O Linha não se responsabiliza por oferecer equipamentos eletrônicos, tais como computador, câmera fotográfica, impressora, nem demais materiais de produção, como folhas, lápis, réguas, tintas, pincéis, etc., ficando estes a cargo dos artistas residentes. No entanto, o espaço poderá contribuir para a aquisição de materiais por meio de ações e campanhas articuladas entre a equipe do Linha e o artista.
12.5.1. Materiais (eletrônicos ou não) adquiridos por meio de ações e campanhas feitas pela equipe do Linha em parceria com o artista, ao término do período de permanência do artista, serão incorporados ao patrimônio do Linha.
12.6. O artista receberá o seu espaço de trabalho limpo e organizado. Será de sua responsabilidade mantê-lo assim pelo bom convívio no espaço, já que os ateliês são compartilhados. Ao término do seu período, o artista deverá entregar o espaço nas mesmas condições em que o recebeu (salvo pintura das paredes).
12.7. O curador geral será responsável pela interlocução entre os ocupantes dos ateliês e demais integrantes da equipe do Linha. Junto aos artistas, ele auxiliará na resolução de eventuais necessidades e problemas, encontrando as soluções e as medidas cabíveis, bem como na organização da programação de outros eventos.
12.8. A equipe curatorial, formada por 2 curadores convidados e o curador geral, será responsável por conduzir o Programa de Residências, organizando os encontros mensais de orientação, bem como as demais atividades.
12.9. No início da vigência do Programa de Residência, será firmado um contrato entre o Linha e o artista, no qual constarão todas as regras da casa e as atribuições de cada parte. Este contrato regerá a permanência do artista no Linha.
12.10. Cada artista receberá uma chave do prédio – para uso pessoal e intransferível – e poderá usar o espaço do ateliê diariamente. É expressamente vedado o pernoite.
12.11. O Linha não se responsabilizará por itens individuais, tais como materiais e obras. O cuidado com os pertences pessoais e trabalhos é de inteira responsabilidade do ocupante. O Linha oferece armários que poderão ser fechados com cadeado.
12.12. Dúvidas deverão ser enviadas por email para linhapoa.curadoria@gmail.com, com o assunto “Dúvida edital”.
Linha
Av. São Pedro, 540 - São Geraldo Porto Alegre - RS
FONTE
Edital completo
Formulário de inscrição