|
janeiro 15, 2020
Creativity MasterClass com Charles Watson na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Pesquisas das últimas décadas têm modificado expressivamente o que entendemos como criatividade e inovação, e sugerem que talento (a habilidade inata para uma atividade), se é que existe, não é um fator significante na construção de uma vida de contribuições criativas. Ao contrário do que o senso comum afirma, criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, pois não pode ser dissociada do investimento vertical em uma atividade ou linguagem específica. Pessoas são potencialmente criativas, mas para desenvolverem conhecimento tácito são necessários fatores como uma relação passional com o assunto, intensa curiosidade, persistência e a coragem necessária para identificar e enfrentar as dificuldades que sempre vão surgir ao longo de um processo. No mundo real, não é a inspiração que produz o trabalho, é o trabalho o que produz inspiração. Ter uma ideia na cabeça não é o suficiente, é preciso concretizá- la: “Poesia não é feita de ideias, é feita de palavras”, diz Mallarmé a Degas.
Professor: Charles Watson
31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2020
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
21-2334-4088 ou 2553-3748/9224 (Dynamic Encounters)
Matricular online
Conteúdo
1. CRIATIVIDADE DEFINIÇÃO: (convergent / divergent, tolerância e ambiguidade, sim e não)
2. CRIATIVIDADE E LIMITES: (o campo semântico / necessidade da restrição no sistema)
3. O MENTOR: (Os Ombros de Gigantes)
4. PAIXÃO, MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA: (O Sol na Barriga)
5. TALENTO / TRABALHO INTENSO
6. A REGRA DE 10: (10 anos / 10.000 horas)
7. UM LEÃO POR DIA: (Prática Deliberada)
8. PROCESSO PURO: (O melhor lugar no mundo / Síndrome do segundo produto)
9. CURIOSIDADE: (Mistério e Espanto)
10. PERSISTÊNCIA: (Penso, logo desisto)
11. A PLATEIA: (Um mal necessário?)
12. ABDICAÇÃO DO “EU”: (Flow)
13. A CRACK IN EVERYTHING: (a engenharia do erro / risco, erro, medo de errar)
14. DINHEIRO, SUCESSO, ÉTICA CRIATIVA: (Sucesso como fracasso)
15. ROBUSTEZ / RESILIÊNCIA: (O declínio de um Paradigma / Adaptabilidade Organizacional Sustentada)
Horário
Sexta, 19-22h,
Sábado e domingo, 14-18h
Investimento
R$ 700,00
Dinâmica
Investigando fatores culturais, históricos, psicológicos e neurocientíficos, os encontros mostram como novas tecnologias de pesquisa nestas áreas estão esclarecendo os mecanismos envolvidos em processos de inovação e pensamento criativo. Amplamente ilustrado com textos, imagens e entrevistas, o workshop traça a relação entre altos níveis de motivação e desempenho criativo otimizado. O MasterClass 01 (Sol na Barriga) consiste em até 5 palestras escolhidas a partir de um repertório de 14 temas disponíveis neste módulo – esta escolha será efetuada de acordo com as particularidades da composição de cada grupo.
REFERÊNCIAS
Vídeos
Muhammad Ali – Aos Olhos do Mundo (2001). Dir: Phil Grabsky
Chuck Close – A Portrait in Progress (1997). Dir: Marion Cajori
No Ordinary Genius: The Illustrated Richard Feynman (1994). Dir: Christopher Sykes
I’m Your Man (1988). Dir: Leonard Cohen
Livros
DAWKINS, Richard. The Blind Watchmaker. New York: Norton and Company, 1986.
DAWKINS, Richard. The Selfish Gene. Londres: Penguin, 1976.
HOFSTADTER, Douglas. Metamagical Themas. New York: Basic Books, 1986.
KOESTLER, Arthur. The Act of Creation. Reino Unido: Hutchinson, Macmillan Inc. 1964.
CSIKSZENTMIHALYI, Isabella; Csikszentmihalyi, Mihaly. Optimal Experience. Cambridge University, 1988.
Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Finding e Desempenho Otimizado. Formado pela Bath University / Inglaterra, ministra o workshop O Processo Criativo, na EAV Parque Lage / Rio. De centros culturais pelo Brasil à empresas como Coca-Cola, Natura, Procter&Gamble, Globo, Vale, 3M, Concremat, realiza palestras desde a década de 90. Sua pesquisa interdisciplinar, constantemente atualizada, investiga fatores que influenciam processos de inovação e criação.
Diretor do workshop Dynamic Encounters, há 27 anos proporciona viagens nacionais (80) e internacionais (57), com visitas à museus, galerias, eventos de arte e ateliês de artistas, resultando em um acervo audiovisual de aproximadamente 1.500 horas de entrevistas com profissionais da indústria criativa.
Seu workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade é um marco em educação visual e o Grupo de Estudos uma referência de produção prática e análise crítica. Além dessas atividades educacionais, Charles é construtor de barcos e ensina physical thinking através do workshop de marcenaria e construção naval Wet Dream.
A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.
FONTE: Creativity MasterClass 01