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outubro 1, 2019
Trilhas artísticas com Daniel Escobar, Renata Sampaio e Vitor Grunvald no MARGS, Porto Alegre
O MARGS dá continuidade ao ciclo de encontros “Trilhas artísticas”, organizado para trazer a público relatos de experiências sobre o desenvolvimento de trajetórias e pesquisas artísticas. A segunda edição reúne Daniel Escobar (artistas e mestrando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS), Renata Sampaio (artista, educadora e curadora independente) e Vitor Grunvald (professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mediação de Igor Simões (curador educativo e professor da UERGS).
4 de outubro de 2019, sexta-feira, das 14h às 17h30
MARGS - Auditório
Praça da Alfândega s./n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
51-3227-2311
Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada)
Entrada Franca
Em uma iniciativa do Instituto de Artes da UFRGS em parceria com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o “Trilhas artísticas” apresenta, mensalmente, artistas e curadores abordando seus percursos e metodologias de trabalho. Inicialmente, serão três encontros, de setembro a novembro, sempre das 14h às 17h30min, no auditório do museu. A entrada é gratuita.
O primeiro encontro, no dia 19.09.209, reuniu Marina Camargo (artista visual), Diego Groisman (curador, pesquisador, tradutor, produtor cultural e gestor da Casa Baka) e Fabiana Faleiros (artista visual e pesquisadora), com mediação de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS.
O próximo e terceiro encontro, com data marcada para 01.11.2019, contará com Elias Maroso, Richard John e Romy Pocztaruk. A coordenação do projeto “Trilhas artísticas” é da professora e pesquisadora Marina Câmara (UFRGS).
SOBRE O TRILHAS ARTÍSTICAS
Trata-se de um ciclo de conferências de artistas e curadores abordando seus processos criativos e as metodologias de trabalho responsáveis pelo alcance de suas obras ou curadorias. Coordenada pela Profª. Marina Câmara, a iniciativa é uma parceria do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Prorext), com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).
Ao longo de três encontros, os participantes apresentam e compartilham com o público os modos de operação que permitiram que seus trabalhos tivessem projeção profissional inclusive para além da cena local ou para além da cena artística restrita. Cada conferência contará com a presença de três participantes e a mediação de um convidado. Por ser uma atividade de extensão, quem tiver 75% de presença em todo o ciclo, poderá solicitar certificado de participação como ouvinte.
PROGRAMAÇÃO
Daniel Escobar
Sua fala trará a público os bastidores da obra “A Arte da Conversação” em suas diferentes versões realizadas no contexto de três cidades brasileiras – Belo Horizonte, Sorocaba e Porto Alegre. Caracterizada por um processo de negociação para obtenção de um conjunto de letras de fachadas comerciais tomadas emprestadas, a obra empenha-se em inscrever temporariamente uma palavra no corpo da cidade.
Renata Sampaio
Irá nos contar como o seu autorreconhecimento enquanto mulher negra a fez enxergar a elaboração artística como potente forma de criação de contranarrativas pelas maiorias minorizadas, e a curadoria como uma forma de alastrar essas vozes.
Vitor Grunvald
Apresentará os caminhos do projeto “Família Stronger” que tem desenvolvido com o artista e diretor Paulo Mendel ao longo dos últimos três anos. Trata-se de um documentário de narrativa transmídia sobre um coletivo LGBTQIA+ da periferia de São Paulo que inclui a realização de (vídeo)instalações, curtas e longa-metragem, além de trabalhos relacionados com uso da tecnologia para experimentação com estratégias documentais e com a imaginação etnográfica.
SOBRE OS PARTICIPANTES
Daniel Escobar [Santo Ângelo/RS, 1982]
Mestrando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Sua obra aborda as paisagens do desejo criadas pelo consumo e pelo entretenimento, com uma pesquisa conduzida por questões relacionadas ao capital e suas múltiplas hipóteses (indústria da publicidade, capital imobiliário, mercado turístico, capital simbólico, fake news e rede). Participou de residências como Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, 2008-2009) e Bolsa Iberê Camargo/Casa de Velázquez (Madrid, 2014). Em 2018, foi finalista do Prêmio Pipa Online e premiado com o Incentivo Extraordinário. Possui obras em acervos públicos e privados no Brasil e no exterior, incluindo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte do Rio (MAR), Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Casa de Velazquez (Madrid), entre outros.
Renata Sampaio [Rio de Janeiro/RJ, 1988]
É artista, educadora e curadora independente. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), trabalha com produção em performance e videoarte, tendo participado de exposições coletivas em cidades do Brasil, Portugal e Espanha. Interessa-se por temas ligados ao corpo negro feminino, território e intimidade. Destaque para a participação no programa Diálogos Ausentes do Itaú Cultural com a Performance da Invisibilidade: o estereótipo da negra nas artes cênicas e a curadoria da mostra de vídeo-performances Esteriotipação: mulheres negras performam, no Rio de Janeiro e São Paulo. Possui 14 anos de experiência como mediadora cultural, tendo sido co-coordenadora do programa educativo da 11ª Bienal do Mercosul. Em 2019, lançou o jogo Corpo Negro Cubo Branco, na qual reflete sobre o impacto de ser um corpo negro dentro do setor educativo de uma exposição/instituição de arte.
Vitor Grunvald [Belém/PA, 1983]
Vitor Grunvald é viado, nortista, professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ‘corpa’ livre do coletivo de ‘artivismo’ Revolta da Lâmpada. É um dos coordenadores do Núcleo de Antropologia Visual – UFRGS, além de integrar diversos outros grupos de pesquisa na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui formação também em cinema pela Academia Internacional de Cinema. É fotógrafo, realizador audiovisual e seus trabalhos, tanto acadêmicos quanto artísticos, giram em torno de gênero, sexualidade, arte, imagem, performance, cinema e estratégias documentais. Seu último trabalho, Domingo, parte de um projeto documental de narrativa transmídia realizado com Paulo Mendel, foi selecionado para a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.