|
outubro 1, 2019
Jornadas de Outubro na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Desde de 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança no Brasil é festejado no dia 12, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração ao mês inteiro com programação pública dedicada a crianças de todas as idades, que inclui jongo com o coletivo Quilombo Etu, oficinas ao ar livre, visitas à exposição Campo e banho na piscina do palacete.
Até 26 de outubro de 2019
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Programação
21-2334-4088
APRESENTAÇÃO
Nesta edição, a coordenação do projeto organizou uma programação que parte do desejo de reflexão sobre a escola. Por que as escolas existem? Pode a escola ser uma floresta? Pode a floresta ser uma escola? É possível saber onde começa e onde termina o aprendizado? Como nos formamos na relação com a arte? O que uma escola de arte tem a aprender com as crianças? Quais as pistas para desenvolvermos uma justa reciprocidade envolvendo aluno, escola e professores, todos aprendizes? Essas são algumas das perguntas com as quais caminharemos juntos, a olhar para dentro e para fora da nossa escola durante as Jornadas de Outubro.
“Desejamos nos aproximar dos saberes proporcionados pela floresta e pela arte. Queremos substituir certezas totalitárias por perguntas. Questionar coletivamente a separação entre natureza e cultura, sensibilizar o olhar e a escuta, sensibilizar a desaceleração que aponta para uma possibilidade outra de educação. Apostar menos na norma e mais no convívio, na experimentação e na troca entre os corpos. Vivenciar a experiência com o mundo, consigo e com o outro como possibilidades de criação”, reflete Gleyce Kelly Heitor, coordenadora de ensino da EAV.
Para compor a programação deste ano, que se estende até o sábado, dia 26 de outubro, a instituição convida crianças, famílias, artistas e professores à proporem vivências, ampliando as reflexões sobre a temática “escola”.
A programação inclui dançar jongo com o Quilombo Etu, conhecer ou relembrar músicas do repertório afro-brasileiro na festa Rebolinha acompanhados pela MC Leão, assistir filmes, experimentar a exposição “Campo”, a floresta e o palacete de muitas formas, com os professores do Parquinho Lage, com educadores e com as famílias (segue programação completa mais abaixo).
As inscrições devem ser feitas por e-mail ou diretamente na secretaria da EAV Parque Lage.
Organização: Gleyce Kelly Heitor, Gilson Andrade, Luana Vieira Gonçalves, Luana Moura e Ulisses Carrilho
PROGRAMAÇÃO
Gratuito | Aberto ao público | Classificação livre
Inscrições gratuitas para todas as atividades abertas ao público. Caso o participante não esteja presente 30 minutos antes do início da aula, a reserva será liberada para lista de espera. Sujeito a lotação.
Inscrições por e-mail ou efetuadas diretamente na secretaria da EAV – Parque Lage.
Sábado, 5 de outubro
ATIVAÇÕES DE PERGUNTAS DO PARQUINHO LAGE
Duas atividades simultâneas
Horário: 10h30 – 12h30
Público: crianças de 6 à 12 anos
Esta edição das Jornadas de outubro parte do desejo de refletirmos juntos sobre o “ser escola”. Trocando certezas por perguntas, através de duas atividades artísticas, de forma lúdica, pretendemos refletir com as crianças sobre as questões que norteiam o parquinho lage: Por que as escolas existem? Pode a floresta ser uma escola? Pode a escola ser uma floresta?
Atividade 1: Por que as escolas existem?
Professores: Filipe Machado e Roberto França
Local: sala 1
Atividade 2: Pode a floresta ser uma escola? Pode a floresta ser uma escola?
Professores: Bruno Balthazar e Pri Fiszman
Local: parque
ATIVAÇÃO DA EXPOSIÇÃO CAMPO: COMO EXPERIMENTAR A FLORESTA?
Horário: 14h00 – 16h00
Professores: Daniela Seixas e Rodrigo Ferreira
Local: Cavalariças
Público: crianças de todas as idades
Através da exposição Campo e do espaço da Escola de Arte Visuais do Parque Lage, o parquinho lage e o Programa educativo – Uma escola dentro da escola se juntam com crianças de todas as idades para vivenciar processos sensoriais e experienciar perguntas.
Neste sábado, partindo dos sentidos do corpo, despertados pela exposição Campo, será proposta uma experimentação e dissolução das fronteiras e modos de sentir o espaço da floresta-urbana-escola. Caminhada, invenção de trajetos, coletas, desenhos, escutas e investigações com os elementos da natureza como prática de criação e aprendizado.
Quinta-feira, 10 de outubro
ATIVAÇÃO EXTERNA: DE ESCOLA PARA ESCOLA COM ESCOLA POR VIR
Horário: 19h00 – 22h00
Convidada: Thelma Vilas Boas
Local: Lanchonete<>Lanchonete, R. Pedro Ernesto, 16, Gamboa.
Público: famílias, professores e interessados por arte e educação
De escola para escola acontece pela primeira vez nesta edição das Jornadas de Outubro. Pretende provocar encontros entre escolas criando espaço para a troca de saberes e processos. Neste encontro estaremos no espaço da Lanchonete<>Lanchonete, localizado na Gamboa, conversando sobre o caminhar, construir e inventar espaços de convívio/resistência/aprendizado/troca. Serão realizadas duas ativações, Letramento e Geometria, a partir de experiências em processo de invenção na Escola Por Vir.
A L<>L propõe a invenção coletiva da Escola Por Vir a fim de potencializar o impacto positivo das suas práticas na comunidade e criar possibilidades outras nas quais se possam gestar futuros livres e críticos, com maior justiça e bem-estar social para todxs, contribuindo, assim, com a ressignificação deste território vítima da violência do racismo e da fome.
Alocada desde junho de 2019 em um galpão de 240m2, a Lanchonete <> Lanchonete _ Escola Por Vir é um espaço de convivência gratuito, seguro, digno e rico nas diferenças e pluriversidades, fruto de invenção coletiva, com diversas estações de experimentações (projetos) em diferentes campos do saber à disposição da comunidade que favoreçam a troca de aprendizados e colaborem para construção livre, orientada e interterritorial de inteligência, alimentando o desenvolvimento físico/intelectual das subjetividades dos participantes crianças, jovens e adultos, majoritariamente locais, negros e de baixa renda.
Reconhecendo o crítico contexto socioeconômico, a crescente injustiça social e o anúncio do final de políticas governamentais de proteção aos direitos das minorias e dos recursos naturais, a L<>L se afirma como um gesto de resistência ao imponderável.
Através de uma práxis que combina, no mesmo lugar, a comensalidade com atividades que potencializam a constituição de sujeitos autônomos e emancipados, utilizando uma linguagem simples e franca, construída concomitante à escuta, as iniciativas da Lanchonete <> Lanchonete _ Escola Por Vir seguirão ativadas com e a partir do contexto local e suas singularidades, suas urgências e as prioridades dos moradores da Pequena África.
A cozinha – escola – comunitária da L<>L, gratuita e aberta diariamente, que oferece axs participantes oficinas de preparo saudável de alimentos in natura, de artes, de impressões gráficas, de letramento, de estudos de narrativas não brancas, será amplificada e integrada a outros campos do saber trazidos pela Escola Por Vir.
Sábado, 12 de outubro
ARTE EM FAMÍLIA ESPECIAL CAMPO: A IMAGEM MÁGICA
Professoras: Caroline Valansi e Maria Laet
Horário: 10h30 – 12h30
Público: crianças a partir de 4 anos e suas famílias
ATIVAÇÃO DA EXPOSIÇÃO CAMPO: COMO EXPERIMENTAR O TEMPO?
Com Julia Saldanha e Nivea Santana
Horário: 14h00 – 16h00
Local: Cavalariças
Público: crianças de todas as idades
Através da exposição Campo e do espaço da Escola de Arte Visuais do Parque Lage, o parquinho lage e o ‘Programa educativo – Uma escola dentro da escola’ se juntam com crianças de todas as idades para vivenciar processos sensoriais e experienciar perguntas.
Quanto tempo o tempo tem? Como medimos tempo no nosso corpo? No espaço? O que é um dia para nós pode ser a vida inteira de um inseto. Nesta ativação, inspirada pela exposição Campo, vamos pensar juntos o tempo contando a história de uma borboleta que acabou de descobrir o mundo. Para experimentar o tempo no espaço vamos fazer uma atividade a partir da obra “Paff”, do artista Ernesto Neto.
PISCINA LIVRE
Horário: 15h00 – 18h00
Aberto ao público
REBOLINHA CONVIDA MC LEÃO
Com Galo Preto, João Penoni e Sabrina Rodrigues
Horário: 15h00 – 18h00
Local: pátio da piscina
Aberto ao público
Sábado, 19 de outubro
ATIVAÇÕES DE PERGUNTAS DO PARQUINHO LAGE
Duas atividades simultâneas
Horário: 10h30 – 12h30
Público: crianças de 6 à 12 anos
Esta edição das Jornadas de outubro parte do desejo de refletirmos juntos sobre o “ser escola”. Trocando certezas por perguntas, através de duas atividades artísticas, de forma lúdica, pretendemos refletir com as crianças sobre as questões que norteiam o parquinho lage: Por que as escolas existem? Pode a floresta ser uma escola? Pode a escola ser uma floresta?
Atividade 1: Por que as escolas existem?
Professores: Regina Neves e Zoè gruni
Local: sala 1
Atividade 2: Pode a floresta ser uma escola? Pode a escola ser uma floresta?
Professores: Alexis Zelensky e Fernanda Zerbini
Local: parque
Pecinhas, pedacinhos, sons, e estímulos que convidam as crianças à criação de uma escola dentro da floresta. Como é essa escola? É uma escola para as formigas? É pequena? É grande? No micro e no macro, são infinitas as possibilidades de encontrar os limites dessa escola. Com fitas de demarcação, papéis e microfone, vamos construir junto com as crianças os registros da criação de uma escola da floresta.
ATIVAÇÃO DA EXPOSIÇÃO CAMPO: COMO EXPERIMENTAR A PRESENÇA?
Professores: Rodrigo Maré, Andressa Rocha e Antônio Amador
Horário: 14h00 – 16h00
Local: Cavalariças
Público: crianças de todas as idades
Através da exposição Campo e do espaço da Escola de Arte Visuais do Parque Lage, o parquinho lage e o Programa educativo – Uma escola dentro da escola, se juntam com crianças de todas as idades para vivenciar processos sensoriais e experienciar perguntas.
Sábado, 26 de outubro – Encerramento
ARTE EM FAMÍLIA ESPECIAL DE FAMÍLIA PARA FAMÍLIA
Professores: Zie e sua família – Lara Corrêa, Clarissa Diniz e Luiz Guimarães
Horário: 10h30 – 12h30
Local: sala 1
Público: crianças a partir de 4 anos e suas famílias
JONGO PARA TODAS AS IDADES: QUILOMBO ETU
Com Pâmela Carvalho, Pablo Carvalho e Rodrigo Maré
Horário: 14h00 – 16h00
Local: salão nobre
Público: crianças de todas as idades
O Quilombo Etu é um coletivo-projeto criado e protagonizado por jovens negros moradores de favela. Entendendo que a favela pode ser lida como Quilombo contemporâneo, onde a população preta resiste, se reinventa e se fortalece, o grupo pretende trazer a noção de “Etu” – palavra que em kikongo significa “nós” para dentro deste Quilombo. Um Quilombo construído a partir da coletividade e unidade preta e favelada.
Nosso Quilombo promove ações como oficinas de danças populares afro-brasileiras, percussão, rodas de conversa, entendendo corpo e mente como um só, e como chaves para a construção do indivíduo preto.
A atividade das Jornadas de outubro consiste numa oficina-roda a partir dos elementos do jongo e de outras manifestações das culturas populares pretas. Partindo da premissa de que corpo e mente não são dissociados e que a valorização das narrativas e epistemologias pretas são essenciais para a prática do antirracismo, a ação buscará abranger públicos de todas as idades.
>> Atividades extra e intra muros
Atividades fechadas destinadas a grupos de crianças parceiros do parquinho lage
Parque Lage na Maré
Projeto de parceria entre o parquinho lage e a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna
Sábado, 2 de outubro
JOGOS, BRINCADEIRAS E DISTRIBUIÇÃO DE DOCES
Professores: Pri Fiszman, Marrytsa Melo, Alexis Zelensky, Patrícia Alves Dias e Pedro Rochas
Horário: 16h00 – 18h00
Local: Lona Cultural Municipal Herbert Vianna
Público: crianças e adolescentes de 4 a 17 anos
Sábado, 12 de outubro
LABORATÓRIO DE INVENTOS E LIVRINHO DE ARTISTA
Professores: Marrytsa Melo, Filipe Machado, Julia Saldanha e Luana Vieira
Local: EAV- Parque Lage
Público: crianças de 4 a 12 anos
Parquinho lage e Projeto Circulando
Recepção de grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos frequentadores da rede de atendimento do Projeto Circulando – Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).
Quinta-feira, 10 de outubro
VISITA À EXPOSIÇÃO CAMPO
Professores: Educativo da exposição Campo
Local: Cavalariças, EAV- Parque Lage
Público: crianças e adolescentes de 4 a 17 anos
Quinta-feira, 24 de outubro
ATIVIDADE DO PARQUINHO LAGE
Professora: Deise Alcantara
Local: EAV – Parque Lage
Público: crianças e adolescentes de 4 a 17 anos